Anda di halaman 1dari 9

COMO RESTAURAR QUADRINHOS ANTIGOS Para editar uma imagem voc deve primeiro definir qual ser seu

objetivo final, no nosso caso estamos restaurando uma imagem desgastada pelo tempo e outros fatores, portanto nosso objetivo ser obter uma imagem como a que revista tinha quando foi lanada. Caractersticas como tipo de impresso e textura do papel devem ser conservadas, no gaste seu tempo tentando consertar uma impresso deficiente ou cores erradas. Normalmente escaneio as imagens em 200 dpi e True Color (RGB 16/Channel), no caso de paginas em preto e branco uso grayscale (escala de cinza). A imagem escolhida tem um nvel mdio de dificuldade, esta gasta e amarelada pelo tempo, alm de ter manchas e estar um pouco torta. Esta imagem permitir que vejamos as principais tcnicas usadas para recuperar imagens.

Passo 1: Eliminando defeitos nas margens V na ferramenta de pintura e defina a cor de background como a cor das margens da pagina, isso pode ser feito clicando na paleta de cores do background a direita, selecionando a ferramenta e clicando depois nas margens (procure um ponto que no esteja manchado e seja mais claro).

Vamos agora centrar a pagina, selecione-a com a ferramenta com ate o centro.

e em seguida a arraste

Aps a centralizao ela ficar assim:

Note que a pagina esta inclinada, teremos agora que gir-la para que ela fique reta. V em Image/Rotate Canvas/Arbitrary e defina o angulo de rotao, nesse caso escolhi 0,25, note que CW e CCW se referem a direo em que a imagem girar: direita ou esquerda.

Agora com imagem reta podemos tratar das manchas das margens, selecione as partes e delete as selees. No final use a ferramenta manchadas com a ferramenta preencha as margens com a mesma cor do background. e

Agora vamos definir as margens, use ento v em Image/Crop.

para selecionar toda a pagina como na figura,

O resultado ficar assim, as margens j esto todas corretas.

Passo 2: Vamos agora ajustar as cores da pgina. Use um ajuste de cores para tirar o amarelado, voc pode usar o ajuste automtico em Image\Adjustement\Auto Color

Porem ajustes automticos nem sempre trazem bons resultados, nesse caso use ento o ajuste manual em Image/Adjustement/Color Balance:

Nesse caso diminui o nvel de vermelho e azul da figura e aumentei o verde, este ajuste varia para cada caso, como o Photoshop mostra o ajuste na hora, tente ver qual a melhor combinao. Em seguida faa um ajuste de brilho e contraste na imagem, mais uma vez use o bom senso, v em Image/Adjustements/Brightness/Contrast.

Passo 3: Removendo marcas Vamos agora remover aquelas pequenas marcas que ficaram na pgina, este o processo mais trabalhoso e requer que voc copie partes das reas que esto em bom estado para substituir as estragadas. Use a ferramenta , para copiar de uma rea para outra: aperte a tecla Alt, clique na rea a ser copiada e em seguida clique na rea a ser tratada.

Como o processo de impresso antigo usava cores bsicas como amarelo, azul, verde e vermelho (e gerava as outras cores a partir delas), voc pode usar tambm a ferramenta de pintura para corrigir manchas em reas que tenham estas cores, use esta ferramenta com muito cuidado pois ela pode vazar e estragar toda a pgina. Passo 4: Redimensionar a pgina V em Image\Image Size e na caixa que ir se abrir escolha as dimenses em pixels, width a largura e height ser a altura. Eu geralmente configuro a altura como 1200 pixels para formatinho e 1500 para revistas maiores, o que d uma boa visualizao e gera arquivos de tamanho razovel. Esteja ciente que quanto maior a resoluo, maior ser o tamanho do arquivo que ser colocado para download (lembre-se que vivemos em um pas onde nem todo mundo tem Internet de banda larga).

Passo 5: Retoques finais Veja como ficou a pgina e se necessrio volte a atuar no controle de brilho e contraste, se ainda existirem manchas ou estragos refaa o passo 3. No caso, verifiquei que a imagem estava muito clara, ento usei novamente o ajuste de brilho e contraste (diminuindo o brilho) para avivar as cores:

Por fim temos a pagina restaurada, repare que apenas os estragos e efeitos do tempo foram removidos, as caractersticas como impresso e textura do papel foram mantidas.

Por fim, deixo claro que nenhum programa ir substituir os dois maiores componentes do processo de restaurao que so perseverana e pacincia. Desconfie de filtros ou ferramentas de ajuste automtico, que quase sempre destroem os scans, o processo aqui descrito trabalhoso mas traz excelentes resultados. Se concentre em qualidade ao invs de quantidade, se a revista esperou anos para ser escaneada, ela pode esperar um pouco mais para que voc faa um trabalho bem feito. No desanime com seus primeiros resultados, comece com revistas em melhor estado e com o tempo voc ser capaz de executar restauraes mais difceis.

Anda mungkin juga menyukai