Anda di halaman 1dari 5

A questo da dependncia psicolgica

Por: Juliana de Abreu Oliveira, Psicloga - UNIMED Falar sobre tabagismo falar sobre um tema amplo, complexo, que aborda inmeras questes, que vo desde o mbito scio-cultural (questo de sade pblica) at um problema individual (as questes que acometem a cada um). Hoje, o tabagismo considerado uma doena crnica, includa pela OMS desde 1993, no grupo dos transtornos mentais e de comportamentos. A dependncia droga conceituada pela OMS como: um padro comportamental onde o uso de determinada droga psicoativa passa a ser mais importante do que qualquer outro comportamento anteriormente considerado prioritrio. A droga psicoativa, altera o SNC (Sistema Nervoso Central), modificando o comportamento, o humor, a percepo, o estado emocional do sujeito. Ao se buscar no dicionrio, o conceito da palavra depender esta foi encontrada, contendo o seguinte significado: estar na dependncia de; estar sujeito, subordinado a; estar sob domnio, autoridade, influncia ou arbtrio de; ser a conseqncia de; no ter liberdade. Assim, traando um paralelo entre o significado de dependncia elaborado pela OMS (Organizao Mundial da Sade), e a palavra depender, pode-se pensar na complexa questo da dependncia e entender melhor a prxima relao que existe entre a pessoa e a droga. No sentido da dependncia psicolgica, a droga passa a comandar a vida daquele que a usa, a predominar sobre suas aes. importante lembrar, que essas substncias que passam a direcionar a vida do usurio, provocam uma sensao de prazer. Este fato fundamental, para se entender a dependncia psicolgica. Por que a sensao de prazer est estreitamente vinculada questo da dependncia? Um dos mecanismos que regem o funcionamento mental foi definido por Freud, como o Princpio de Prazer. Este se caracteriza como a atividade psquica no seu conjunto tendo como objetivo evitar o desprazer e proporcionar o prazer. A cincia j comprovou que o tabagismo provoca dependncia fsica, que se caracteriza pela adaptao fisiolgica ao uso crnico da droga. O organismo se acostumou com a substncia e reclama literalmente quando sente falta desta, atravs dos sintomas que aparecem quando ocorre a interrupo do seu uso, na sndrome de abstinncia. Como exemplo: dor de cabea, tontura, insnia, desconforto abdominal, maior irritabilidade e agressividade, ansiedade, dificuldade de concentrao e outros. Mas para alm dos sintomas fsicos existe associado estes, o que se caracteriza por uma necessidade de se utilizar a droga, que vai alm do corpo biolgico, do organismo a dependncia psicolgica. H uma necessidade de obter prazer, de

encontrar bem-estar, de aliviar a angstia, de evitar a dor de existir, de sanar o desconforto. Tanto que, a ausncia desta droga, representa uma sensao de intenso mal-estar (fissura). A dependncia psicolgica se refere a uma dependncia subjetiva, de alguma coisa que est faltando, e por isso existe algo que est incomodando, e que este indivduo procura se livrar. Sendo assim, como o cigarro uma droga psicoativa que altera o SNC provocando uma sensao de prazer, este, assim como outras drogas, anestesiam diminuindo por alguns minutos essa sensao de mal-estar. O cigarro se torna ilusoriamente um grande aliado, um amigo das horas difceis, um amigo das horas festivas, um amigo nas horas de solido, de estresse ou ansiedade que preenche um pouco o vazio e alivia a sensao de angstia, que comum a todos, mas que todos querem se livrar. O problema justamente este: a falsa impresso. A iluso que o cigarro provoca, de ser um aliado, por justamente diminuir a tenso. importante ressaltar que o alvio causado pela sensao de prazer momentneo, e por ser assim, no alivia a angstia, no resolve os problemas que acometem a todos, no modifica a vida, a histria de cada um, que todos deveriam aprender a lidar, sem que para isso, tivessem que se recorrer a um cigarrinho.

Pare de Fumar
Parar de fumar no um ato isolado na vida. Envolve outras reas e outras pessoas alm de voc, mas mesmo com a dificuldade que voc pode sentir, no incio, com o tempo e o apoio dos parentes e amigos fica cada vez mais fcil se livrar desse mal. Alm do mais, no existe um argumento que possa ser mais forte do que ter uma vida saudvel e prazeirosa de verdade. Se voc for atravessar uma rua movimentada com uma venda nos olhos pode at conseguir chegar ao outro lado da rua sem se machucar, mas o risco de ser atropelado bem maior do que se voc atravessar com os olhos abertos, na faixa de pedestre e com o sinal de trnsito permitindo. O que estamos querendo dizer que se voc fuma est se arriscando muito mais do que aqueles que tm hbitos saudveis de vida. Por isso, ao parar de fumar seu corpo vai recebendo benefcios constantes. As estatsticas revelam que os fumantes comparados aos no fumantes apresentam um risco:

10 vezes maior de adoecer de cncer de pulmo; 5 vezes maior de sofrer infarto; 5 vezes maior de sofrer de bronquite crnica e enfisema pulmonar; 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.

Se parar de fumar agora...

aps 20 minutos sua presso sangnea e a pulsao voltam ao normal; aps 2 horas no tem mais nicotina no seu sangue; aps 8 horas o nvel de oxignio no sangue se normaliza; aps 2 dias seu olfato j percebe melhor os cheiros e seu paladar j degusta a comida melhor; aps 3 semanas a respirao fica mais fcil e a circulao melhora; aps 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto ser igual ao de quem nunca fumou.

Alm do mais, quanto mais cedo voc PARAR DE FUMAR mais fcil vai ser.

D o primeiro passo! O mais importante escolher uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia no precisa ser um dia de sofrimento. Faa dele uma ocasio especial e procure programar algo que goste de fazer para se distrair e relaxar. No engane a si mesmo, seja sincero em sua vontade de parar! Escolha um mtodo! A parada imediata deve ser sempre a primeira opo. Voc deixa de fumar de uma s vez, cessando totalmente de uma hora para outra. Com a parada gradual voc vai reduzindo o nmero de cigarros. Para isso s contar o nmero de cigarros fumados por dia e passar a fumar um nmero menor a cada dia. Outra forma adiar a hora do primeiro cigarro. Assim, estar, a cada dia, mais prximo de para de fumar. Este processo no deve ultrapassar 2 semanas, caso contrrio, se estender e voc no vai parar de fumar.

Mas ateno! Lembre-se tambm de que fumar cigarros de baixos teores no uma boa alternativa. Eles fazem tanto mal sade quanto os outros cigarros. Cuidado com os mtodos milagrosos para deixar de fumar. Se tiver dvidas, procure orientao de um profissional de sade, seja mdico, assistente social, enfermeiro e outros. Caso necessite de medicamentos, somente um mdico poder avaliar a utilizao de outros mtodos, como, por exemplo, adesivos de nicotina. Muitos fumantes acreditam que s podero parar de fumar se reformularem totalmente sua vida, e ficam imaginando que vai ser to difcil que melhor nem tentar. Voc no precisa tornar-se um atleta, passar a ser vegetariano radical ou ter uma vida sem amigos e divertimento. Mas porque no aproveitar a oportunidade para rever sua rotina e fazer algumas mudanas para melhor? Geralmente abusamos de alimentao desequilibrada e bebidas alcolicas, levamos uma vida sedentria e acreditamos que os riscos de adoecer esto sempre muito distantes. Repense sua rotina Pense no que seria possvel fazer para mudar a sua rotina. Buscar atividades diferentes pode ajudar quando se est parando de fumar. Para quebrar as associaes que existem

entre fumar e a sua rotina, necessrio planejar atividades para "colocar no lugar do cigarro". Voc deve manter seus prazeres e lazeres - sem cigarro. Neste perodo inicial, contudo, melhor evitar certas situaes at que voc se sinta fortalecido para lidar com elas. Portanto, evite lugares com muitos fumantes! Invista em seu preparo fsico Procure iniciar caminhadas, de preferncia em lugares agradveis. Se no gosta de caminhar, procure algum exerccio ou esporte que lhe agrade. Preencha seu tempo com algo que voc realmente goste de fazer. Dance, pratique jardinagem, cozinhe pratos diferentes, v ao cinema, ao teatro, aos museus, oua msica, namore, leia, bata papo com os amigos. O importante movimentar-se, cuidando do corpo e da mente.

O QUE PODE ACONTECER QUANDO VOC PARAR DE FUMAR? Fique de olho na alimentao! Se a fome aumentar no se assuste, normal um ganho de peso de at dois quilos, pois seu paladar vai melhorando e o metabolismo se normalizando. De qualquer forma procure no comer mais do que o de costume. Evite doces e alimentos gordurosos. Matenha uma dieta equilibrada com alimentos de baixa caloria, frutas, verduras, legumes etc. Para distrair a fome voc pode comer balas ou chicletes dietticos. Beba sempre muito lquido, de preferncia gua e sucos naturais. Evite tomar caf e bebidas alcolicas. Eles podem ser um convite ao cigarro. Procure troc-los por ch e coquetis sem lcool (como de frutas e tomate). Lidando com a vontade de fumar A pessoa que fuma fica dependente da nicotina, que considerada uma droga. E daquelas bastante poderosas, pois atinge o crebro em apenas 9 segundos. normal, portanto, que os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difceis. Ao parar de fumar voc pode se sentir ansioso, com dificuldade de concentrao, irritado, ter dores de cabea e sentir aquela vontade intensa de fumar (fissura). Cada pessoa tem uma experincia diferente. Uns sentem mais desconforto, outros no sentem nada. Mas no desanime: tudo isso vai desaparecer em no mximo duas semanas. Prepare-se para no voltar a fumar e cuidado com as armadilhas. Quando perdemos algum querido, passamos por dificuldades financeiras, problemas no trabalho, rompemos um relacionamento, a resposta automtica pode ser o cigarro. Procure se acalmar e entender que momentos difceis sempre vo ocorrer e fumar no vai resolver seus problemas! Se sentir muita vontade de fumar Para ajudar, temos algumas sugestes, por exemplo, voc pode escovar os dentes ou comer uma fruta. Mantenha as mos ocupadas com um elstico, pedao de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. No fique parado: converse com um amigo, faa algo diferente, distraia a sua ateno. Saiba que a vontade de fumar no dura mais do que alguns minutos. Evite o primeiro cigarro e voc evitar todos os outros

Alguns ex-fumantes acabam voltando a fumar por estarem se sentindo to bem que acham que podem fumar apenas um cigarro - ou s acender o cigarro de um amigo. Mesmo uma s tragada pode levar voc a uma recada. Portanto, todo cuidado pouco! EXERCCIOS: UM RECURSO SAUDVEL PARA RELAXAR Respirao profunda Respire fundo pelo nariz e v contando at 6. Depois deixe o ar sair lentamente pela boca at esvaziar totalmente os pulmes. Relaxamento muscular Voc pode esticar as pernas at sentir os msculos relaxarem. Relaxamento mental Nas horas em que a vontade de fumar apertar, procure desviar o pensamento para situaes boas que voc tenha vivido ou queira que acontea. Tente fechar os olhos e lembrar de uma msica que voc goste e que acalme. Repense sempre seu esforo Diariamente, guarde o dinheiro que voc gastaria com o cigarro e conte-o ao final de cada semana. Pegue o dinheiro que economizou e compre um presente para voc ou para algum que voc goste. Se preferir, saia para fazer um programa diferente. Se voc no conseguir se segurar e fumar, no desanime! A recada no um fracasso. Comece tudo novamente e procure ficar mais atento ao que fez voc voltar a fumar. O mais importante no usar a recada como justificativa para continuar a fumar. D a si mesmo quantas chances forem necessrias at voc conseguir!

Anda mungkin juga menyukai