Anda di halaman 1dari 7

<"Classe do processo#Classe do processo=2@PROC"> n.

<"Nmero do processo#Nmero do processo no segundo grau=1@PROC">, <"Foro de origem com preposio#Foro de origem com preposio=67@PROC"> Relator: Des. <"Relator atual do processo sem tratamento#Relator atual do processo sem tratamento=45@PROC">

ADMINISTRATIVO CONCURSO PBLICO EXAME DE SADE TESTE DE ACUIDADE VISUAL REPROVAO CAPACIDADE VISUAL DENTRO DOS PARMETROS ESTABELECIDOS NO EDITAL PROVA BASTANTE NOS AUTOS ORDEM CONCEDIDA Restando suficientemente comprovado no mandamus, por exame mdico particular, que a acuidade visual da impetrante est dentro dos parmetros estabelecidos no edital do concurso pblico como aptos ao bom desempenho da funo pblica, deve-se conceder a segurana, determinando o reingresso da candidata no certame.

Vistos, relatados e discutidos estes autos de <"Classe do processo#Classe do processo=2@PROC"> n. <"Nmero do processo#Nmero do processo no segundo grau=1@PROC">, da Comarca <"Foro de origem com preposio#Foro de origem com preposio=67@PROC"> (<"Vara de origem#Vara de origem=5@PROC">), em que <"Participao da principal parte ativa#Participao da principal parte ativa=22@ATPT"> <"Partes Ativas#Apresenta a principal parte ativa seguida da expresso 'e outro' ou 'e outros' se necessrio=47@SIST"> e <"Participao da principal parte passiva#Participao da principal parte passiva=24@PAPT"> o <"Partes Passivas#Apresenta a principal parte passiva seguida da expresso 'e outro' ou 'e outros' se necessrio=48@SIST">:

ACORDAM, em <"rgo julgador atual do processo#rgo julgador atual do processo=9@PROC">, por votao unnime, conceder a segurana, confirmando a medida liminar alcanada, para o fim de considerar a candidata apta no exame de acuidade visual realizado no concurso n. 003/CBMSC/SSP/2010, destinado ao preenchimento de vagas no Curso de Formao de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, para que surta os efeitos legais. Custas na forma da lei.
Gabinete Des. <"Relator atual do processo sem tratamento#Relator atual do processo sem tratamento=45@PROC">

RELATRIO Graziela Valdete Rodrigues impetrou mandado de segurana contra ato praticado pelo Secretrio de Estado da Segurana Pblica e Defesa do Cidado, que a eliminou do concurso pblico regulado pelo Edital n. 003/CBMSC/SSP/2010, destinado ao preenchimento de vagas no Curso de Formao de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, sob a justificativa de que a candidata no atingiu o ndice mnimo de acuidade visual no dia do exame de sade. Segundo a resolvido. Assim, existindo prova suficiente nos autos da sua aptido para ingressar no Quadro de Combatentes do Corpo de Bombeiros, postulou a concesso da segurana "para ordenar que o impetrado considere aprovada a impetrante na avaliao mdica, devendo cancelar a deciso que a considerou no apta, diante do laudo apresentado e do que prev o edital, refazendo ou no nova avaliao nesse quesito, e ainda para que determine a convocao da impetrante para a prxima fase do concurso e as demais que vierem, ou, caso j se tenha realizada esta fase, que seja determinado autoridade que realize as provas com a impetrante, uma vez que tratam-se de provas de avaliao fsica, dependendo unicamente do resultado da impetrante" (fls. 12/13). O provimento liminar foi inicialmente indeferido (fls. 79/82). Aps pedido de reconsiderao, a medida restou deferida (fls. 93/97). A autoridade coatora prestou informaes, defendendo a legalidade do ato (fls. 107/116). A douta Procuradoria-Geral de Justia, em parecer da lavra do Doutor Sidney Bandarra Barreiros, manifestou-se pela concesso da ordem (fls. 119/128).
Gabinete Des. <"Relator atual do processo sem tratamento#Relator atual do processo sem tratamento=45@PROC">

impetrante, embora tenha

apresentado resultado

inferior ao mnimo no dia da avaliao, aps a correo dos culos o problema foi

VOTO 1 O mandamus versa pedido de ingresso no Curso de Formao de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Segundo a impetrante, o impetrado a eliminou do concurso pblico regulado pelo edital n. 003/CBMSC/SSP/2010, destinado ao preenchimento de vagas no Curso de Formao de Soldados do Corpo de Bombeiros, sob a justificativa de que a candidata no atingiu o ndice mnimo de acuidade visual no dia do exame de sade. Pois bem. Ao que consta dos autos, a impetrante foi aprovada na primeira fase do certame, que compreendia uma prova objetiva de conhecimentos e uma prova discursiva e, por isso, foi convocada para a segunda etapa, consistente no exame de sade, de carter eliminatrio. Na ocasio, foi considerada inapta no teste de acuidade visual. Em razo disso, foi eliminada da competio. Providenciou, ento, um exame mdico particular, que atestou a capacidade visual dentro dos parmetros estipulados no edital. Formulou recurso administrativo, que foi desprovido, sob o argumento de que a impetrante no observou os prazos estipulados no edital para a apresentao de exames complementares. Ocorre que, da leitura do edital, infere-se que no h prazo especfico para apresentao de laudo ou exames complementares em se tratando do teste de acuidade visual. Os itens 8.6, 8.7 e 8.9 dizem respeito aos exames de sade especificamente enumerados, ou seja, exames de sangue, urina, radiografias e eletrocardiograma. Com efeito:
"8.6 Para realizao do Exame de Sade o candidato dever, obrigatoriamente, apresentar no dia da inspeo de sade os seguintes exames: a.Hemograma completo; b.Hemograma completo; c.Glicemia de Jejum
Gabinete Des. <"Relator atual do processo sem tratamento#Relator atual do processo sem tratamento=45@PROC">

d.Creatinina srica; e.Sorologia para lues (VDRL quantitativo); f.Parcial de urina; g.Radiografia de trax PA com laudo; h.Radiografia de coluna crvico-traco-lombo-sacra com laudo e i.Eletrocardiograma de repouso com laudo. (sic) "8.7 O candidato cujos exames citados no item anterior apresentarem resultado duvidoso que possa comprometer a inspeo de sade, dever procurar mdico especialista particular para ser examinado e esclarecer o diagnstico, devendo comparecer na data do Exame de Sade munido com o parecer especializado, exames complementares com os respectivos laudos, se for o caso. "[...] "8.9 A Junta de Inspeo de Sade Especial poder solicitar outros exames, se necessrio, com a finalidade de esclarecer dvidas diagnsticas ou suscitadas pelos laudos dos exames apresentados. O novo exame dever ser apresentado pelo candidato at o trmino das inspees de sade." (sem grifo no original)

Observe-se, pois, que apenas para os exames relacionados no item 8.6 se exigiu, em caso de alteraes que pudessem comprometer a aptido do candidato, a apresentao de laudos e exames complementares firmados por mdico especialista na data marcada para realizao do teste de sade. Todavia, a autora foi considerada inapta colacionado. No h como se exigir que a autora comparecesse na data da realizao do exame de sade munida de laudo de mdico especialista particular ou qualquer exame complementar, pois a candidata no poderia imaginar ou supor que seria reprovada no teste de acuidade visual. Dessa forma, em razo da ausncia de previso de prazo para apresentao de exames complementares, a impetrante valeu-se do disposto no item 8.9 do edital, tambm acima colacionado, apresentando laudo complementar at a data do trmino das inspees de sade, ou seja, 30 de maro do corrente ano (fl. 50). Disse, inclusive, que assim procedeu por orientao da prpria comisso avaliadora, todavia, esse fato no se encontra comprovado nos autos. no teste de acuidade visual, previsto no item 8.10, o qual no est elencado no item 8.6 acima

Gabinete Des. <"Relator atual do processo sem tratamento#Relator atual do processo sem tratamento=45@PROC">

Conclui-se, pois, que razo assiste candidata quando afirma que no h previso expressa para a apresentao de laudo complementar em se tratando do exame de acuidade visual, porquanto o item 8.7 no a ele aplicvel. Assim, tem-se que a apresentao de atestado complementar ao laudo do exame de acuidade visual at a data do trmino das inspees de sade, nos termos do item 8.9 do edital, no se mostra absurda ou desproporcional, haja vista, vale gizar, a ausncia de previso expressa. De outro lado, igualmente lhe assiste razo quando afirma que, se no fosse a "defasagem" das lentes corretivas, certamente seria considerada apta. O anexo II do edital, que dispe sobre os ndices mnimos exigidos para o exame de sade, ao referir-se ao de teste de acuidade visual, determina:
"Ser observada a acuidade visual, segundo a escala de SNELLEN, s sendo considerados aptos: (Sem correo) os candidatos com viso mnima de 0,7 (zero ponto sete) em cada olho, separadamente, ou viso 1.0 (um ponto zero) em um o olho e, no outro, pelo menos, com 0.5 (zero ponto cinco); (Com correo) os candidatos com viso igual a 1.0 (um ponto zero) em cada olho, separadamente, com a correo mxima de 1.5 (um ponto cinco) para diptrias esfricas ou cilndricas;" (sem grifo no original).

No caso em apreo, o laudo de inspeo de sade afirmou que a candidata foi considerada inapta "por apresentar baixa acuidade visual, apresentando 0,5 no olho direito e normal no olho esquerdo sem correo e 0,7 no olho direito e normal no olho esquerdo com correo, em desacordo com o ndice mnimo exigido no Anexo II do Edital n. 003/CBMSC/SSP/2010" (fl. 63). O laudo complementar apresentado pela candidata, por ocasio da interposio do recurso, corrobora o entendimento de que com correo possuiu acuidade 1,0 (um ponto zero) em cada olho e sem correo 0,5 (zero ponto cinco) no olho direito e 1,0 (um ponto zero) no olho esquerdo, atendendo, pois, os requisitos mnimos para a aptido na referida inspeo.

Gabinete Des. <"Relator atual do processo sem tratamento#Relator atual do processo sem tratamento=45@PROC">

Por fim, importante ressaltar que a autora atualmente exerce a funo de salva vidas voluntria, cuja atribuio semelhante a que desempenhar se integrar a Corporao. 3 Ante o exposto, concedo a segurana, confirmando a medida liminar alcanada, para o fim de considerar a candidata apta no exame de acuidade visual realizado no concurso n. 003/CBMSC/SSP/2010, destinado ao preenchimento de vagas no Curso de Formao de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, para que surta os efeitos legais. DECISO Nos termos do voto do relator, por votao unnime, concederam a segurana, confirmando a medida liminar alcanada, para o fim de considerar a candidata apta no exame de acuidade visual realizado no concurso n. 003/CBMSC/SSP/2010, destinado ao preenchimento de vagas no Curso de Formao de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, para que surta os efeitos legais. O julgamento, realizado no dia <"Data da sesso com ms por extenso#Data da sesso com ms por extenso=804@SIST">, foi presidido pelo Excelentssimo Senhor Desembargador <"Presidente do rgo julgador sem tratamento#Presidente do rgo julgador atual do processo sem tratamento=76@PROC">, com voto, e dele participaram os Excelentssimos Senhores <"Composio de julgamento do processo#Composio do julgamento do processo na sesso de julgamento=806@SIST">. Pela douta Procuradoria-Geral de Justia lavrou parecer o Excelentssimo Senhor Doutor <"Procurador#Procurador que ofereceu parecer quando o processo foi PGJ=12@PROC">. Florianpolis, 14 de junho de 2011.

Gabinete Des. <"Relator atual do processo sem tratamento#Relator atual do processo sem tratamento=45@PROC">

<"Relator atual do processo sem tratamento#Relator atual do processo sem tratamento=45@PROC"> <"GNERO DO RELATOR ATUAL #DESIGNIO DO RELATOR ATUAL DO PROCESSO CONSIDERANDO SEU GNERO=70@PROC">

Gabinete Des. <"Relator atual do processo sem tratamento#Relator atual do processo sem tratamento=45@PROC">

Anda mungkin juga menyukai