Anda di halaman 1dari 122

UIF F P s-Gradua o e m Avalia o Psicolgi ca Aval iao em C ont exto Foren se Formadora: Mestre Sandra Fornelos Formanda: Carla

a Sofia Coelho Serra

Teste da rvore

Introduo terica
O

teste da rvore insere-se dentro dos chamados "Testes Projectivos" O teste projectivo um instrumento de avaliao ao servio da clnica psicolgica e uma tentativa de compreenso do funcionamento mental do outro.

Introduo terica
As tcnicas projectivas tm como finalidade:

Aceder ao funcionamento mental do sujeito; Aprender a realidade do outro, a


subjectividade; Proceder a um diagnstico psicolgico e a um diagnstico diferencial.

Introduo terica
Objectividade vs Subjectividade Objectividade: Psicometria; Provas estandardizadas, aferidas; Procura medir uma funo. Subjectividade: Com base quase exclusivamente na intuio; Se no houver capacidade de intuir as tcnicas as teorias no valem nada; A intuio permite-nos formular as hipteses; Intuio tem de ser contrabalanada com elementos da realidade.

Introduo terica
Tcnicas projectivas Obedecem a critrios: Objectivam a subjectividade; a realidade do outro que interessa e no a nossa; Temos que ter a humildade de ter conscincia de que nem tudo sabemos. No movimento Projectivo as pessoas distorcem a realidade introduzindo crenas, valores, pensamentos prprios.

Introduo terica
Projeco nas tcnicas projectivas Como conceito aparece sempre associada percepo. No h projeco sem percepo. Quando apresentado o estmulo ao sujeito, h uma ligao das duas. H uma juno do movimento perceptivo e do movimento projectivo. Atravs da projeco a ambiguidade dos estmulos externos, ganha estatuto de imagens bem definidas. Mecanismo de adaptao realidade. No confundir com os mecanismos de evacuao do que resulta insuportvel ao sujeito (psicticos).

Introduo terica
O processo projectivo S so acolhidas , investidas pelo sujeito, as percepes ou excitaes que reactivam traos mnsicos. S vemos aquilo que podemos, com os olhos que temos. Parimos de um determinado estmulo que vai reactivar em ns memrias subjectivas e individualizadas. Ns temos coisas em comum mas temos memrias individuais. Seleco logo partida dos estmulos. Reparamos no estimulo em funo da nossa problemtica individual, em funo de ns prprios. Integramos os estmulos num esquema pessoal respostas nem certas nem erradas.

Introduo terica

Parmetros da situao projectiva O material A instruo A relao Psiclogo - Sujeito

Introduo terica
Situao projectiva Sujeito tem que se mobilizar psicologicamente para ligar, ordenar o interno e o externo. Assistimos a oscilaes mais ou menos subtis entre a realidade externa e a interna. A projeco vai acabar por colorir a realidade externa. H indivduos que mergulham nos fantasmas e secundarizam o discurso.

Introduo terica

Para outros o material to destrutivo que no voltam a contactar com a realidade. Equilbrio: oscilao entre a actividade perceptiva e a projectiva. Boa distancia: permite ao sujeito que as respostas expressas , tendo presente a realidade externa, mostrem a ressonncia fantasmtica. Importante: manter presente a realidade, no a perder de vista ( forma, cor) Desaparecimento do principio da realidade:

Quando h um investimento massivo das representaes reactivado pelo contedo latente dos cartes. Quando a projeco domina sobre a percepo.

O teste da rvore Conceitos associados


No

teste da rvore todo o desenho constitui um idioma de imagens cujo propsito comunicar. O indivduo, adulto ou criana, informa atravs do desenho sobre a sua relao com o mundo, interno e externo, no que desenvolvido (desenhado).

O teste da rvore Conceitos associados


Toda

a produo grfica leva a marca da vida psquica do indivduo, mas como explicar isto?, como explicar que a pessoa pode capturar o seu carcter numa escritura ou em desgnio grfico? que mecanismo ?, quais so as causas?....

O teste da rvore Conceitos associados


Para

responder a estas questes encontramos quatro elementos da mente humana:

O teste da rvore Conceitos associados


rea

perceptiva (AP) Encarregue de perceber ou capturar os estmulos que vm do exterior; rea Pr-motora (APR) encarregue de enviar a mensagem para a aco somtica; Consciente. Inconsciente.

O teste da rvore Conceitos associados


Encontramos uma rvore que seria o estmulo; Este captado pela AP, que neste caso seria o sentido da viso; Imediatamente passar ao inconsciente para ser reconhecido e classificado, j que naquela zona que se encontra a memria; O inconsciente far saber ao consciente para que o estmulo seja analisado de uma forma racional e possa extrair uma resposta para o APR; Uma possvel resposta neste caso poderia ser: ir podar os ramos da rvore, apanhar as frutas, ou outros.

O teste da rvore Conceitos associados


Contudo, existe tambm uma linha directa de comunicao que vai desde o inconsciente rea prmotora; esta linha recorre aos actos puramente inconscientes (impresses ou sentimentos que nos deu a imagem da rvore ao longo de nossa vida, tambm traumas, sexo, etc). Isto verdadeiro em qualquer um dos actos humanos (falar, escrever, pintar, gesticular, etc...) Todo este processo mencionado at aqui denominado "Processo Mental", assim todo o acto que faz o sujeito ser uma manifestao inconsciente de sua personalidade e do seu carcter.

O teste da rvore Conceitos associados

Por tudo isto que todo o teste projectivo tem uma vital importncia ao conhecer o sujeito, j que os seus desenhos projectam o seu interior, carregado com toda a informao inconsciente (s vezes semi-inconsciente) que surge do mesmo sujeito. No Teste da rvore, a rvore expressa as relaes que existem entre o Id, o Ego, e o Super-ego.

O teste da rvore Conceitos associados


Id

Chamamos Id mais antiga das instncias psquicas, o ncleo da nossa personalidade. Ele constitudo ou integrado pela totalidade dos impulsos instintivos. Grande parte do Id formado por elementos arcaicos, quer dizer isso, aquilo que herdou, o que o sujeito traz desde o seu nascimento. importante mencionar que os sectores do Id so inconsciente. Num aspecto dinmico, o Id composto por: Impulsos inatos, agressivos e sexuais, e por desejos reprimidos.

O teste da rvore Conceitos associados


Ego No decurso do crescimento, o bbe vai adquirindo uma experincia da realidade que origina que uma parte Id se adapte a ela. O contedo do Ego o resultado de identificaes com as caractersticas de outras pessoas que vo tendo influncia na vida da criana (especialmente as identificaes com os pais). Em primeiro lugar, o Ego pr-consciente e depois consciente. O Ego encontra-se numa posio de compromisso entre as pulses do Id, os imperativos do Super-ego e as exigncias da realidade.

O teste da rvore Conceitos associados


Super-ego No desenvolvimento da personalidade constitui-se a terceira instncia do psiquismo ao separar-se uma parte do Ego e observa-se a si mesmo julgando e criticando, ou seja, o Super-ego a instncia psquica afastada do Ego que se auto observa, critica as aces do ser humano e apresenta a imagem ideal com a qual se deveria parecer. Alm da censura, o Super-ego preside tambm na formao dos ideais, das funes imaginrias do eu, julga e critica, representa as exigncias da moralidade e da sociedade.

Origens do teste

O desenvolvimento do teste de rvore como um teste projectivo e de psicodiagnstico foi dado primeiramente por Emil Jucker, um consultor vocacional suo. Foi continuado mais tarde por Thurner, um psiclogo suo, ento, Vetter, um grafoanalista alemo e psiclogo foi o primeiro que combinou as duas cincias. Depois, o psiquiatra suo Karl Koch contribui com as suas formulaes no Teste de rvore. Muitas das interpretaes que K. Koch fez do Teste da rvore esto muito relacionadas com essa grafologia. Por exemplo: As reas; A qualidade das linhas do desenho; O local na folha.

Origens do teste

deste modo ento que na anlise final a forma, o movimento, o espao, a cor, etc, tm um papel importante tanto na anlise do Teste da rvore como na escrita. Podemos mencionar tambm o psiquiatra alemo Graf Wittgentein que contribuiu numa valiosa descoberta para o Teste da rvore.

Indice de Wittgentein
Graf Wittgentein fez uma valiosa contribuio ao teste da rvore. Deixou-nos um mtodo de medio baseado na teoria que o desenho de uma rvore podia no s reflectir a situao momentnea do sujeito, mas tambm poderia descrever o tempo e ocorrncia de um trauma no seu desenvolvimento. Supondo que: 1- a altura da rvore representa a idade do sujeito. 2- todas as medidas verticais so proporcionais ao tempo.

Indice de Wittgentein

De acordo com Graf Wittgentein, a altura total da rvore desde a raiz ou solo at ponta mais alta (a copa) representa a idade do sujeito no momento em que ele realiza o teste. Se medirmos esse segmento (chamamos AB) e expressarmos em termos de milmetros, diremos ento que o mesmo a representao da idade daquele sujeito. Se realizarmos o quociente entre a medida deste segmento (AB) expresso em milmetros e a idade do sujeito, estaremos em condies de determinar o nmero para o qual chamamos ndice de Wittgentein (IW).

Indice de Wittgentein

De seguida medimos a distncia que existe entre a raiz ou cho da rvore e a zona do tronco no qual aparece o n, fenda, ramo cortado, ou qualquer outro tipo de acidente. Este ser por exemplo o segmento CD e tambm expressaremos em milmetros. Passo final, tiramos o quociente entre a medida do segmento CD (j expresso em milmetros) e o ndice de Wittgentein; o nmero obtido desta operao dar-nos- a idade do sujeito quando viveu um facto traumtico de transcendncia na sua vida, o qual deixou marcas.

Indice de Wittgentein
Vejamos

este processo num grfico:

Aplicao

Este teste pode ser aplicado tanto a crianas como a adultos. extremamente til j pela sua aplicao rpida e validade como tambm pela sua informao rica. 1 PASSO: Ser dada ao sujeito uma folha em branco, um lpis e uma borracha, e ser pedido que desenhe uma rvore (do tipo que ele quiser, sempre que se trate de um tipo de rvore real).

Aplicao

2 PASSO: Ser dada ao sujeito outra folha em branco, um lpis e uma borracha, mas neste caso pedimos-lhe para desenhar trs rvores (do tipo que ele quer, desde que seja um tipo de rvore real). O sujeito dever estar sempre numa posio confortvel e ter certeza que no tem nenhuma rvore por perto que o leve a copiar no seu desenho (o que resultar na falta de espontaneidade).

Aplicao
No

Primeiro Passo o desenho de uma nica rvore representar o sujeito; a sua vida interior, os traumas, as recordaes, a forma de se relacionar. No Segundo Passo a primeira rvore representar o sujeito, a segunda rvore representar a famlia e a terceira rvore representar o mundo externo.

Aplicao

Entrega-se a folha em posio horizontal, para a qual devemos prestar mxima ateno j que mudanas de posio da folha, podero dar-nos uma primeira indicao do comportamento de no adaptabilidade para os formalismos, sujeito de carcter independente, no convencional mas inteligente. Este sujeito usar um tempo livre para desenhar a rvore, embora este tempo no deva superar os 30 minutos como mximo.

Aplicao

importante explicar ao sujeito que o desenho que levar a cabo da rvore dever ser completamente espontneo, natural, no precisa de estar um excelente desenho j que no ser avaliada a destreza ou habilidade artstica. Uma vez concludo o desenho, o avaliador poder ento avaliar a linha do desenho (forte, fraco, rpido, lento, curvado, direito...), o tamanho dele, o tipo de cho, a estrutura da rvore (com ou sem algumas das partes fundamentais: copa, tronco, raiz), etc.

Interpretao

A anlise do desenho da rvore realizada atravs de cinco partes do mesmo:o tronco, a copa, as razes e o solo. Sumariamente podemos dividir o desenho da rvore da seguinte forma:

Tronco
O

tronco tem uma importncia muito significante pois por meio da sua observao que poderemos avaliar: 1- O Nvel de Fora Yoica - permitir que o sujeito seja firme realidade, preservar os objectivos e metas do seu eu, poder sobrepor-se ou resistir s frustraes e presses que resultam da sua interaco com o meio que o circunda.

Tronco
2- O Nvel de Estabilidade Emocional - definitiva a presena e o nvel de conflitos associado susceptibilidade, a vulnerabilidade, a sensibilidade, a rigidez emocional, a adaptabilidade, etc. 3- O Grau de Auto-evoluo - que como o sujeito est nesse momento, o seu critrio de realidade, a fora dele, a capacidade para controlar impulsos e emoes.

Tronco

Por conseguinte, o tronco dar conta dos aspectos mais conscientes do psiquismo do sujeito. O tronco o que sustenta, representa o eu psquico, consciente, as reaces afectivas. Isto simboliza a personalidade de cada sujeito. Na observao do tronco contemplaremos as seguintes variantes e a sua interpretao:Perfis, sombras (dentro do tronco), acentuaes ou remates (nos lados do tronco), superfcies ou cascas e contorno do tronco.

Tronco - perfis
1 - Tronco Direito At a Base: Sujeito com horizontes limitados, rigidez, artificialidade, elasticidade reservada, obstinada, sistemtica, convencionalismo, habilidade para o abstracto, rgido, infantilidade e imaturidade. 2 Tronco Direito esquerda e curva direita: Sujeito com personalidade rgida para consigo mesmo, mas com os outros amvel, falador, mais aberto e menos exigente.

Tronco - perfis
3 Tronco Direito e curva esquerda: Sujeito que apresenta rigidez e indiferena, certo grau de dificuldade em comunicar. 4 Tronco com Ambos os lados Cncavos: Sujeito emotivo, sensvel, desejoso de comunicar com os outros, extrovertido.

Tronco - perfis
5 Tronco com Ambos os Lados Convexos: Sinal de vaidade, narcisismo de adorao do ego. 6 Tronco Muito Largo: forte afirmao do eu. Actua de forma impulsiva.

Tronco - perfis
7 Tronco Muito Estreito ou Magro: Sujeito muito sensvel, possui um grande refinamento. importante mencionar que este tipo de tronco, apresentado em conjunto com uma linha alta como o pescoo da girafa tambm poderia ser indicativo de psicose. Para este ltimo caso bom observar o grupo das linhas. 8 Tronco que se Estreita: Sujeito que se sente oprimido, angustiado. Indicador geral de presso angustiosa do eu. bom lembrar que neste ponto em grafologia, todo o sofrimento indicativo de opresso, de si mesmo ou do ambiente.

Tronco - perfis
9 Tronco em Linhas Brisados: poderamos estar frente a um caso de problemas prprios da idade do sujeito, ou de sade como poderia ser colesterol alto (as artrias esto estreitadas, etc). Nalguns casos ps-operatrios comum observar brisados nos traos do sujeito. Em geral, o brisado ser um indicador de angstia. 10 - Tronco Largo para cima: Indicador de masoquismo.

Tronco - perfis
11 Tronco alargado na Base Direita: O sujeito mantm uma atitude opositora, quase constante e sistematicamente. Cauteloso, obstinado. 12 Tronco alargado na Base Esquerda: O sujeito carrega a influncia da figura materna e do seu passado pessoal e individual.

Tronco - perfis
13 Tronco alargado na Base em Ambos os Lados: Devido a certos traumas, o sujeito vive sentimentos de contradio interior. H nele uma notvel diferena entre o seu pensar e o agir. Problemas para a aprendizagem, trpega forma de pensar, transtornos no desenvolvimento. 14 - Tronco de Base Larga: Sujeito com necessidade de apoio, falta de segurana, temor morte. Mais prtico que terico.

Tronco Sombras
1 Tronco Sombrio direita: O sujeito delicado no tratamento social, mas importante destacar que o seu sombreado produto de uma atitude violenta, ento indicar agressividade para o outro. 2 Tronco Sombrio esquerda: O sujeito tem uma cota importante de fantasia, de sonho, de delicadeza, mas igual ao caso anterior, o seu sombreado produto de uma atitude violenta, ento indicar agressividade mas para si mesmo (autoagresso).

Tronco Sombras
3 Tronco com Sombreado Parcial ou Total: Estado de depresso, de solido, de angstia. Quanto mais forte e marcado o sombreado, mais nos indicar a tendncia para o suicdio.

Tronco Acentuaes ou remates


1 Tronco com Acentuao Direita: O sujeito vive em conflito com o meio que o rodeia. Se h excesso de nfase indicar tendncias obsessivas e agressivas. 2 Tronco com Acentuao Esquerda: O sujeito d importncia maior ao seu mundo interior. Por tal razo a sua aproximao para o outro e a forma de enfrentar as situaes ser muito subjectiva.

Tronco Casca

A casca constitui um elemento de proteco, a cobertura do tronco. Esta superfcie torna-se a zona de contacto entre o interior e o exterior, entre o eu e o mundo que os rodeia. Podemos pensar que a qualidade ou tipo de casca ou cobertura nos daro informao das diferenas que podem existir na atitude interior e no comportamento externo.

Tronco casca
Casca Manchada. Sujeito que experimentou muito sofrimento na vida. Indicador de traumas, angstias, falta de claridade e de viso adiante. Viso negativa do futuro, geralmente baseada num passado doloroso e traumtico que no lhe permite solidificar razes de esperana.

Tronco casca
Casca em Linhas Angulares, Denteadas, Rectas, Agudas. Sujeito com uma grande susceptibilidade. Mordacidade, vulnerabilidade, obstinao, agressividade, reaco, sensibilidade menor critica, pungente, rude.

Tronco casca
Casca em Linhas Curvas, arqueadas, Arredondadas. Sujeito com facilidade para os contactos interpessoais, simpatia, carcter aberto, boa disposio para adaptar-se.

Tronco contorno
Ambos os Contornos Ondulados. Sujeito com uma vivacidade saudvel, de fcil adaptao ao ambiente, s circunstncias. Se as ondulaes so complicadas, com n e cortes (ou outros acidentes) nos indicar que um sujeito que escapa ou evita aqueles que se aproximam dele ou esto frente a si.

Tronco contorno
Ambos os contornos Difusos, retocados, Soltos, Sem Unidade. Sujeito com uma grande cota de sensibilidade e sensitividade. Pode entender-se intuitivamente com o exterior ao mesmo tempo que tem boa disposio para identificar-se. Existe no sujeito uma confuso ou falta de claridade quanto aos seus limites (o eu para o outro, o eu para o objecto), poder existir um conflito ou falta de claridade na identificao.

Tronco contorno
Contorno Irregular esquerda ou Direita. Sujeito vulnervel. Existem certos conflitos, inibio, dificuldades na adaptao. Encontram-se este tipo de traos, em sujeitos teimosos, de carcter difcil, obstinado.

Tronco contorno
Ambos os Contornos Angulares. Sujeito com uma forte oposio ao meio. Agressivo no contacto com os outros. No se deixa penetrar. Difcil no contacto. Imposio violenta. Contornos do Tronco e de Copa Interrompida. Sujeito irritvel, explosivo, nervoso, impulsivo, impaciente, frgil.

A Copa

A Copa da rvore representa a fantasia do sujeito, o tipo de actividade mental, o mundo do pensamento, a espiritualidade, e como o sujeito concebe a realidade. A copa encontra-se na parte superior do desenho, essa 1 zona encontra-se dentro do espao do super-ego. Ento podemos dizer que toda a alterao ou conflito que o sujeito experimente no seu pensamento, se reflectir nesta zona.

A Copa
A

copa constituda por dois elementos que so: 1. A Folhagem. 2. Os ramos.

Copa folhagem
Copa em Arcada com Cacho. Atitude defensiva acompanhada por diplomacia e seduo na forma de exteriorizar. H no sujeito habilidade para esconder aquilo que no quer que seja conhecido, ou por defeito deixa as coisas a meio para dizer.

Copa folhagem
Copa em Arcada. Indicador por excelncia de atitude defensiva. So sujeitos com uma personalidade formal. Grande controlo com tudo aquilo que tem relao com a espontaneidade das emoes e dos sentimentos. Estes sujeitos fazem um grande esforo e empenham-se para causar boa impresso antes dos outros. Cuidam da sua imagem e filtram tudo aquilo que vo exteriorizar.

Copa folhagem
Copa Grande ou Muito Grande. Em geral estas copas so desproporcionais; nos daro indicao de um sujeito extremamente imaginativo, narcisista, vaidoso, exibicionista.

Copa Pequena. Este tipo de copa geralmente observado em crianas pequenas. Estas so normais at aos 8 a 10 anos, mas se aparecerem em jovens ou adultos, nos indicar regresso, fraqueza mental, infantilidade.

Copa folhagem
Copa Aplanada na Zona Superior. Estes sujeitos encontram-se debaixo de grande presso que causa efeito de complexo nele; eles podem levar a inibies importantes dentro de alguma rea da sua personalidade. Copa Aplanada na Zona Direita. Indicador de que o sujeito experimenta uma sensao de vazio a qual interfere nas suas relaes externas com o ambiente. Normalmente so sujeitos de personalidade triste e deprimida.

Copa folhagem
Copa Aplanada na Zona Esquerda. Sentimento angustioso de vazio interior. No encontra (ou difcil fazer) significado para a sua vida. O futuro nem no apresenta grandes desafios nem esperanas. No h horizontes nos seus planos.

Copa folhagem
Copa Equilibrada. Este tipo de desgnios, podem dizer que no haver algum detalhe que nos chame a ateno em especial. Existe aqui desde uma boa proporo j que no h predomnio de nenhum lado em especial. Ser ento indicador de boa relao do Eu-no Eu, evita, certo grau de transparncia entre o que o sujeito mostra e o que na verdade.

Copa folhagem
Copa Comprimida nos Lados. Aqui h uma sensao de opresso, poder tambm haver um sentimento de culpa que oprime o sujeito, e por conseguinte inibe a capacidade de reaco Copa Cada sobre o Tronco. Existem no sujeito falhas na vontade. Sentimentos de abandono e frustrao.

Copa folhagem
Cerca Bipolar. Este tipo de copas indicam ambivalncia, dificuldade para definir-se (v-se isto na sua religio, atitude, comportamento, ideologia, identidade, etc...) Em muitos casos poderia ser tambm uma personalidade utpica, imaginativa.

Copa folhagem
Copa em Rolos. H suavidade e cautela nestes sujeitos. Desejo de importncia, necessidade de ver claro e concreto com a finalidade de iludir os seus prprios conflitos. Podem ser indicadores de sujeitos vivazes, evolutivos e calculadores.

Copa folhagem
Copa em Rolos Densos. No uma personalidade agressiva. Sujeitos que do excessiva importncia s formas externas, s aparncias.

Copa folhagem
Copa em Espiral ou Crculos. De movimentos concntricos que indicam um sujeito com sentimentos de opresso originados pelas normas sociais do ambiente que o rodeia, sente como se estivesse dentro de um labirinto. importante determinar se estes traos foram Centrfugos (movimento para fora) ou Centrpetos (movimentos para dentro). No caso dos movimentos Centrfugos, incluiremos a ideia que este tipo de sujeitos procuram uma sada para aquela sensao de falta de respirao, de priso, de presso ambiental ou social. No caso dos movimentos Centrpetos, incluiremos a ideia de um sujeito cercado em si mesmo, narcisista, concentrado no seu prprio eu e nas suas angstias e vivncias, tudo dirigido para si mesmo, encapsulado e no permite que qualquer coisa influencie isto.

Copa folhagem
Copa em Ns.
Traos que indicaro atitude defensiva, ocultamento (como resultado de experincias negativas vividas no passado que fazem com que este tipo de sujeitos se mostrem cautelosos, desconfiados, reprimidos). Tambm aqui reprimida a agressividade, o pensamento, o sentimento.

Copa folhagem
Copa em Rede. Existe nestes sujeitos um estado importante de confuso. Figurativamente como se estes fossem emaranhados nos seus pensamentos. muito difcil a hora de decidir, tm uma personalidade muito complicada que muito difcil de manejar.

Copa folhagem
Copa em Finais angulosos. Indicador de agressividade, desejos de ferir, tendncias para o crtico, irritabilidade.

Copa folhagem
Copa em Forma de Trevo. Indicador de originalidade. Copa Parcialmente Sombria. Este tipo de sujeitos deseja brilhar, destaca certas ideias mas esconde outras. Certo grau de agressividade que controla obedecendo s normas estipuladas e aos princpios.

Copa folhagem
Copa Totalmente Sombria. Sujeito completamente bloqueado por um forte estado angustioso. Copa em Forma de Crculos. Indicador importante de obsessividade e fraqueza mental. Nos casos de neurose obsessiva, os crculos so localizados com preciso maior e retoque ou reviso (devido a uma prpria atitude anal nestes casos). Nos casos de fraqueza mental estes crculos so mais ovais e com presso menor.

Copa folhagem
Copa Filiforme. O contorno filiforme, igual nos casos de escritas filiformes, indica habilidade para evitar aquilo que lhe desagrada, diplomaci, forma masi ou menos fugidia para enfrentar os problemas.

Copa folhagem
Copa Retocada. Sujeitos que tendem a esconder e consertar aquelas faltas feitas, com o propsito de evitar repreenses eventuais. de lembrar que todo o retoque, emenda, manchado, sujidade.... podem ser indicativos de certas intoxicaes, mas isto deve ser perfeitamente comprovado com outros indicadores dentro das escritas e do desenho.

Copa folhagem
Copa em Forma de Lgrima Invertida ou Chama. Indicador de paixo, idealismo, ardor. Copa em Forma de Palmeira. Este tipo de desenhos reflecte um desejo forte de mudanas.

Copa folhagem
Copa em Forma de Salgueiro Choro. Caso oposto ao da copa em chama h desnimo motivado talvez pelas circunstncias . Crculos dentro da Folhagem. Existe no sujeito uma procura de ressegurar de sensaes e gratificantes (oralidade)

Copa folhagem
Copa em Curvas Abertas. Sujeitos receptivos, abertos a novas situaes e experincias. Aberto ao outro de um modo de boas-vindas. Copa Descendente. Indicador de desnimo, depresso, frustrao, desejo de abandonar qualquer esforo empreendido ou no incluir-se num esforo novo. Motivaes curtas.

Copa folhagem
Copa em Forma de Larva. Certo grau de infantilidade, imaturidade, necessidade de apoio que reassegure o seu trabalhar. Copa Florida. Tpico em sujeitos sentimentais, imaginativos. Indicador tambm de doura e afecto.

Copa folhagem
Copa em Ramadas, Pndulos e Cado. Sentimentos de solido, de abandono, de frustrao. Copa Fechada e vazia. Indicadora da presena de agressividade que no manifestada

Copa folhagem
Copa redonda com ramos Salientes. Este o caso que Renee Stora denomina como "Esfrico Puro" uma redonda protuberncia (fazendo de copa) de onde partem uma quantidade de ramos ou braos em todo a direco. Indica procura infantil de proteco. Copa Infantil. Desenho normal de meninos de 7 anos. A partir desta idade, se este tipo de desenhos for apresentado, ser considerado como indicador de atraso mental.

Copa ramos
Ramos de 1 S Linha. Personalidade afvel, morna. Sujeitos que tendem a fugir ao desagradvel e o transformam ou embelezam. Tambm denota um certo grau de infantilidade. Ramos de 2 Linhas. Boa discriminao da realidade.

Copa ramos
Ramos tridimensionais. Deseja salientar-se, originalidade.

Ramos Retorcidos. Sinal de sofrer, psicolgico ou orgnico.

Copa ramos
Ramos em Esteretipo. Estes so os casos tpicos que se repetem num determinado motivo, o qual faz om que todos os ramos sejam iguais. Isto normal em crianas entre 4 a 5 anos, superada esta idade pode ser indicativa de fraqueza mental. Se uma rvore feita por um adulto, h que observar outros traos, no confirmando a debilidade mental, ento entender-se- como personalidade obsessiva.

Copa ramos
Ramos em Zig-Zag. Sujeitos de personalidade firme, obstinada, rgida. H grande tenso interna. Ramos como Ganchos opostos. Ideias contrapostas, contradio em reas diferentes da vida do sujeito.

Copa ramos
Ramos como Tubos Disseminados. Dificuldade para a tomada de decises. Ramos abertos e Alargamento. Nvel de receptividade e de expanso em aumento.

Copa ramos
Ramos abertos e Fechados. Atitude introvertida frente ao mundo que o rodeia. Inibies, complexas. Ramos fechados. Desconfiana, cautela, tendncia para se esconder.

Copa ramos
Ramos cados. Sentimento de falta de liberdade, opresso, declnio e falta de estmulo interno. Ramos brilhantes/radiantes. Disperso. Sadismo (se o trao se dirige de dentro para fora), masoquismo (se o trao entra de fora para dentro).

Copa ramos
Ramos paralelos e Abertos. Constncia, expressividade, comunicao. Ramos para cima. Desejos de superao, excesso de fantasia (se toca a borda superior da folha).

Copa ramos
Ramos Como Antenas. Indicador de sensibilidade, depresso. Ramos Como Postes de Telefone. Intenes de se mostrar como modelo a imitar embora na realidade sabe que no j que existem nele grandes complexos que os quais deseja e procura esconder.

Copa ramos
Ramos de Grossura Crescente e Fechada. Cleras sbitas que podem ser mais ou menos previsveis. Ramos em Forma de Cruz. Dissociao da realidade, pode indicar doena mental ou tambm estar devido ao consumo de algum medicamento alucingenico.

Copa ramos
Ramos com Reduo de Dimetro. Sentimentos de opresso e autodestruio. Ramos brotados. Personalidade hipersensvel e em certos casos at exagerada. Tambm pode indicar um estado neurtico importante.

Copa ramos
Ramos com Espinhos. Atitude defensiva que o sujeito adopta antes dos outros.

Razes

As Razes contribuem com informao importante, simbolizam os instintos, o mundo inconsciente do sujeito, ou seja, tem relao com os aspectos mais fundos do ser. As razes encontram-se na terceira zona (ou rea inferior, igual na escrita) eles nos dar conta do material, o fsico, a vida terrestre, a sexualidade, o critrio de realidade com que se maneja o sujeito o autor do desenho, a rea do inconsciente.

Razes
As razes podem ser de dois tipos: 1) Razes de UMA nica linha do conta de uma atitude infantil que o sujeito adopta que est oculto para ele. 2) Razes de linha DUPLA do conta de uma grande capacidade de discernimento na avaliao do sujeito frente realidade. Tambm estamos frente a sujeitos conservadores, com dificuldades para mudar de opinio, tradicionais e com razes muito fortes nas suas convices.

Razes
Razes com a Mesma Longitude que o Tronco: Para este tipo de sujeitos, a curiosidade poderia resultar de grandes problemas. Razes com menor Longitude que o tronco: Estes sujeitos tm um grau de curiosidade menor, embora de todas as formas desejam ver aquilo que est escondido para eles.

Razes
Razes com mais Longitude que o tronco: Estes sujeitos tm fortes inquietudes que pela forte intensidade deles lhes gera angstia. Tambm h preocupao excessiva pelo contacto com a realidade. Razes cortadas: Presena de represso sexual. Certo grau de indiferena instintiva.

Razes
Razes em Forma de Crculos: H nestes sujeitos uma acentuao do instintivo, o qual pode leva-los ao destravamento.

Razes
Razes enterradas (no se vem as razes): Estes sujeitos so mais afectivos, mais quentes. Pem em aco a sua parte emotiva da personalidade antes da instintiva. De qualquer maneira so pessoas mais reprimidas inconscientemente, mostram s uma parte deles mesmos.

Solo
No

Teste da rvore, o SOLO constitui no s a linha base mas tambm a linha de sustentao. Simbolicamente referimo-nos ao solo ou linha base ao que separa a coisa inconsciente (ns nos lembramos que as razes esto nesta rea, e que esta rea inferior a rea da prevalncia do Id) da coisa consciente.

Solo

necessria a sua presena no teste da rvore? A resposta Sim. A presena ou incluso do solo no desenho da rvore necessria, j que quando este no est includo poder estar representada, uma mo de sentimentos de inseguranaque experimenta o autor dos desenhos.

Solo
rvore sem solo: Sujeitos inseguros, de carcter varivel. Poder dever-se ao sentimento de perda de um pouco de apoio afectivo importante (este ltimo caso transitrio) rvore sobre pequena Linha recta que Fecha o Tronco: Sujeitos de personalidade fechada, obstinados, teimosos. Represso sexual.

Solo
rvore em pequena Linha Convexa que Fecha o Tronco: Igual direco da linha de base na escrita, o sujeito comea os trabalhos dele, as relaes, etc... com grande entusiasmo entretanto ele vai perder a energia, o interesse, decadncias antes do primeiro obstculo.

Solo
Linha de solo distncia: Em geral tratam-se de sujeitos distantes da realidade, o horizonte est demasiado distante do tempo. Tambm, podem encontrar-se este tipo de solos em pacientes hospitalizados por perodos longos, em adolescentes que convalescem em casa tm tempo mais que suficiente. Tambm indicativo de passividade.

Solo
rvore sobre solo UMA nica Linha recta: Sujeito com GRANDE apego s normas e directiva, Aceita uma certa ordem e no lhe ocorre modificar de nenhuma forma.

Solo
rvore em solo Seriado: Indicador de espontaneidade, comunicao. Se estas linhas normalmente chegarem at a borda das margens da folha, ser ento um indicador de impulsividade. Nalguns casos (deveria ser confirmado com outros indicadores no desenho ou na escrita) trata-se de sujeitos reservados.

Solo
rvore sobre solo de Curvas interrompidas:Trata-se de sujeitos com uma personalidade definida, eles sabem o que querem, tm as suas prprias normas e regras. Tm necessidade de um ideal e ao mesmo tempo de manifestaes afectivas ao meio que os rodeia

Solo
rvore sobre solo Superior: sujeitos optimistas, de disposio boa, ambicioso. rvore sobre solo Descendente: Indicador de declnio, pesar, abatimento, depresso, relutncia,.

Solo
rvore sobre solo em Forma de Ilha: Indicador de Desejos de solido, independncia, vaidade, autoadmirao, auto-proteco. rvore sobre solo junto ao Tronco e Razes: Falta de conscincia, Pobre sentido de objectividade, Carcter primitivo.

Solo
rvore sobre solo Sinuoso: Existe um sentimento e atitude de ambivalncia entre a auto-proteco (ou defesa) e a receptibilidade (ou abertura) rvore sobre solo de UM Monte: Desejos de ser idolatrado, adorado. Atitude Narcisista, se sobrevaloriza, Desejo de captar a ateno, os olhares dos que o rodeiam.

Grama

Conceito de grama: Simbolicamente e pelo seu local, cobre, esconde, oculta esses sentimentos que esto guardados na intimidade do sujeito, mas ao mesmo tempo salientam os mesmos. Debaixo da grama esto essas experincias, sentimentos, afectos, etc... que marcaram e eles marcam o nosso trabalhar, o nosso comportamento, a nossa personalidade. De acordo com as linhas que ns usamos ao elaborar a grama, isto ter um simbolismo particular.

Grama
Grama Sombria: Indicador de Ansiedade, Angstias, Depresso. Grama Sombria Muito Alto: Indicador de Medo da Morte, Ansiedade.

Grama
Grama com Numerosas Linhas a Direito: Indicador de Inquietude profissional, Ansiedade de Superao. Grama em Forma de ngulos: Indicador de Sofrimento consciente, Agressividade.

Grama
Gramas misturadas: Indicador de Desconformidade, sujeitos que protestam contra tudo com verdadeira facilidade. Incerteza (mudam de trabalho facilmente, no podem estabelecer laos estveis). Gramas desordenadas, Entrelaadas: Indicador de Descontentamento, inconformidade.

Locais
O

que se entende por LOCAL? A posio do desenho na folha. Isto est relacionado com o lugar ou sitio onde o sujeito coloca o desenho dele. Este conceito tambm pode ser aplicado a outros testes grfico.

Locais

Divide-se a folha onde o sujeito j desenhou a sua a rvore, em 4 (quatro) partes iguais, tanto na altura como na largura, ficando marcada da seguinte forma:

Locais
D-se

um nmero a cada quadrante, e a interpretao ser:

Locais

QUADRANTE 1 - POSIO TOTALMENTE ESQUERDA: Neste caso, a rvore est posicionada na sua totalidade, na casa do lado esquerdo da folha, quer dizer, ocupando parte ou todo o sector demarcado com o nmero 1. Interpretao: Estes sujeitos so agarrados, sujeitados ao seu passado, para a me e a tudo aquilo que representa a imagem desta.

Locais

QUADRANTE 2 - POSIO ESQUERDA COM TENDNCIA AO CENTRO: Aqui a rvore ocupar parte ou todo o sector demarcados com os nmeros 1 e 2. Interpretao: Estes sujeitos apresentam um desejo de proteco a dobrar. Tambm existe uma necessidade de independncia mas dentro de um ambiente ou meio nos quais esto protegidos

Locais
QUADRANTE

3 - POSIO CENTRAL COM TENDNCIA DIREITA: Neste caso a rvore, posicionada no centro e com certa tendncia ao lado direito da folha. Interpretao: Isto indica o desejo que o sujeito tem numa reconciliao, um equilbrio entre ele e o mundo que o rodeia.

Locais

QUADRANTE 4 - POSIO ESTRITAMENTE CENTRAL: Aqui a rvore est perfeitamente no centro da folha. Interpretao: Uma necessidade forte existe no sujeito de sistematizar, com certo rigor ou rigidez, as expresses da sua personalidade. H um apego importante aos hbitos e costumes. Tambm h ausncia de espontaneidade, de originalidade.

Locais

QUADRANTE 5 - POSIO TOTALMENTE DIREITA: rvore posicionada nos quadrantes demarcados com o nmero 5. Interpretao: Estes sujeitos desejam descansar na figura de autoridade. So tambm aqueles casos de mulheres, mes que infundem insegurana em seu torno. Outro indicador tambm de procura, actividade, iniciativa

Locais

QUADRANTE 6 - POSIO ALTA: Aqui a rvore est totalmente na rea superior da folha. Interpretao: Estes sujeitos esto compensando a depresso com a excitao. Esto na procura do auto-controle, existe um desejo forte e ambio de se impor sobre o outro. Outro indicador seria tambm a instabilidade.

Locais
QUADRANTE

7 - POSIO BAIXA: Aqui a rvore desenvolvida completamente na rea inferior da folha. H nestes sujeitos uma sensao de depresso importante, de abandono, de auto-censura, de incapacidade.

Interpretao:

Anda mungkin juga menyukai