Anda di halaman 1dari 16

ELABORAO DO PR-PROJETO

Tambm neste semestre (7 Stimo) voc dever realizar o pr-projeto inicial para elaborao do Trabalho de Concluso de Curso-TCC a ser desenvolvido no 8 semestre do curso, de acordo com as seguintes modalidades:

I.

Diagnstico Organizacional com caractersticas semelhantes a uma consultoria/assessoria, procurando atender interesse especfico nas seguintes reas: rea de Marketing; rea Financeira; rea de Produo e Logstica; rea de Recursos Humanos.

II.

Projetos de Criao de Empresas que podem ser desenvolvidos tanto para atender uma demanda concreta da comunidade local ou regional, quanto para a formao de um acervo institucional, com projetos para os mais variados ramos de atividades, de interesse da UNOPAR; e

III.

Projetos Especiais PE que so atividades relacionadas a estudos de casos, projetos de pesquisa, ensino e extenso, podendo ser desenvolvidos a partir de proposies dos alunos ou dos professores orientadores.

No caso de adoo pela modalidade de Diagnstico Organizacional, o pr-projeto dever estar integrado s grandes reas do curso conforme descrito acima. Na adoo das modalidades de Projetos de Criao de Empresas, ou Projetos especiais, estes devem estar integrados a rea de concentrao das pesquisas na rea de CINCIAS EMPRESARIAIS E SOCIAIS APLICADAS: Prioritria

Contabilidade Financeira Controle Gerencial Potencial

Estudos organizacionais Planejamento sustentvel, gesto e anlise ambiental e responsabilidade scioambiental

A adoo das linhas mencionadas como ponto de concentrao da produo cientfica do curso, alm de contribuir para o aprimoramento dos pilares sobre os quais ergue-se a UNOPAR ensino, pesquisa e extenso contribui com a sua insero local.

Orientaes para elaborao do Pr-Projeto

O pr-projeto dever ser inserido no portflio, em data informada no Cronograma e no Ambiente Virtual de Aprendizagem, no 7 (stimo) semestre, o passo inicial para elaborao do projeto final do Trabalho de Concluso de Curso - TCC que ir acontecer no 8 (oitavo) semestre.

No referido pr-projeto necessrio constar os seguintes itens:

Elementos pr-textuais

Capa (obrigatrio) Folha de rosto (obrigatrio) Sumrio (obrigatrio)

Introduo (o que fazer?) Justificativa (Porque fazer?) Objetivos Elementos textuais Metodologia Caracterizao da organizao em estudo Referencial Terico Cronograma

Elementos ps-textuais

Referncias (obrigatrio)

A seguir so apresentadas as orientaes de como dever ser redigido o pr-projeto.

CAPA Elemento obrigatrio onde constam as informaes indispensveis do trabalho. As informaes descritas devem obedecer seguinte ordem:

nome da instituio: seguido do nome do centro (Sistema de Ensino Presencial Conectado) e do nome do curso que deve ser apresentado em letras maisculas, fonte Arial, tamanho 14, espacejamento simples de entrelinhas e alinhamento justificado;

nome do(s) autores(s): organizado(s) em ordem alfabtica e em letras maisculas. Recomenda-se deixar um espao espao simples de entrelinhas entre o nome da Instituio/curso e o(s) nome(s) do autor(es). Deve ser apresentado tambm em fonte Arial, tamanho 14, espacejamento simples de entrelinhas e alinhamento centralizado;

ttulo do trabalho: deve ser claro e preciso, identificando o seu contedo e possibilitando a indexao e recuperao da informao; em maisculas e negritadas, fonte Arial, tamanho 16, espacejamento simples de entrelinhas e centralizado;

subttulo (condicionado necessidade): se houver subttulo, deve ser precedido de dois pontos (:), fonte Arial, tamanho 14, espacejamento simples de entrelinhas, negrito e capitalizado (as primeiras letras das palavras principais em letras maisculas), procurando assim evidenciar a sua subordinao ao ttulo principal;

local e ano: especifica a cidade e o ano de entrega do trabalho. Devem ser apresentados em fonte Arial, tamanho 12, entrelinhas simples, e apenas as iniciais em maisculas.

30

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ADMINISTRAO BACHARELADO NOME DO ALUNO

TTULO DO TRABALHO:
Subttulo do Trabalho, se Houver

Cidade Ano

31

FOLHA DE ROSTO

A Folha de Rosto obrigatria e contm os elementos essenciais identificao do trabalho. Deve possuir todos os elementos da capa (com exceo do nome da instituio), acrescidos dos abaixo relacionados: natureza do trabalho: deve informar o tipo de trabalho (monografia, trabalho de concluso de curso, trabalho apresentado para uma disciplina, projeto de pesquisa entre outros); objetivo do trabalho: deve informar se apresentado para aprovao em uma disciplina, para a obteno de um grau, para a obteno de um ttulo e outros; nome do orientador e, se houver, do co-orientador;

As informaes sobre natureza e objetivo do trabalho devem ser apresentadas com alinhamento justificado, com recuo esquerdo de 7 cm, espacejamento simples de entrelinhas, fonte Arial e tamanho 10. Os demais elementos devem ser centralizados na folha.

32

NOME DO ALUNO

TTULO DO PROJETO: subttulo do projeto, caso houver

Pr Projeto para elaborao do Trabalho de Concluso de Curso apresentado UNOPAR Universidade Norte do Paran, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Bacharelado em Administrao.

Tutor Orientador: Professor Supervisor:

Cidade Ano de entrega

33
SUMRIO

a transcrio das partes que compem o trabalho, conforme aparecem no texto, na mesma ordem e grafia. um elemento obrigatrio, cujas partes so acompanhadas do(s) nmero (s) da(s) folha(s). Deve ser encabeada pela palavra SUMRIO, com todas as letras maisculas, negrito e centralizado. apresentado da seguinte forma: a) os elementos pr-textuais como: errata, dedicatria, agradecimentos, epgrafe, resumos, listas de ilustraes, listas de tabelas entre outros, no constam no sumrio; b) no se utiliza nenhum tipo de sinal (ponto, hfen, travesso) entre os nmeros indicativos de seo e seus ttulos, nem aps os ttulos; c) os indicativos das sees primrias e de suas subdivises, bem como seus ttulos, devem aparecer no sumrio da mesma forma que apareceram no texto; com os mesmos recursos tipogrficos (negrito, itlico, caixa alta, fonte e outros); d) uma linha pontilhada deve ser usada para ligar o nome da seo folha correspondente; e e) no corpo do sumrio, recomenda-se a utilizao de espacejamento 1,5 de entrelinhas, fonte Arial, tamanho 12 e alinhamento justificado. Um espao em branco deve ser deixado entre uma seo primria e outra.

1 1 INTRODUO (O QUE FAZER?)

Na Introduo deve-se apresentar o tema do pr projeto. Busca-se familiarizar o leitor com o contedo a ser abordado no mesmo. No recomendado formular temas demasiadamente amplos; pretende-se aqui objetividade. Essa a parte do trabalho onde o assunto apresentado como um todo, sem detalhes. Trata-se do elemento explicativo do autor para o leitor. A introduo deve: estabelecer o assunto, definindo-o claramente, no deixando dvidas quanto ao campo que abrange (voc deve deixar claro qual a modalidade que optou Diagnstico, Criao de Empresa ou Projetos Especiais); redigir texto abordando o contexto da situao. Partir do geral para o especfico, explicando de que se trata o trabalho e como o mesmo est estruturado; Permite-se que o aluno descreva sua trajetria intelectual at chegar a deciso da elaborao do projeto. importante responder essas questes: Por que voc optou por esta modalidade? Que matrias despertaram seu interesse durante a graduao que o levaram a escolha do tema a ser trabalhado? Que autores lhe suscitaram interesse?

2 2 JUSTIFICATIVA (PORQUE FAZER?)

A Justificativa o complemento da Introduo, deve ser redigido um texto de uma a duas pginas apresentando a relevncia da realizao do trabalho para o aperfeioamento acadmico-profissional, citaes de autores confirmando sua relevncia e os benefcios que o mesmo trar para o acadmico, para empresa e a sociedade. As perguntas a serem respondidas so: Qual a contribuio do trabalho para sua experincia acadmica? Qual a contribuio do trabalho para a empresa? Qual a contribuio do trabalho para a sociedade? Qual a relevncia do tema escolhido? Para qu vai servir o trabalho? Falar sobre a macro-viso, o cenrio onde se desenrola o trabalho e a importncia deste; Usar referncia bibliogrfica que justifique o tema.

Neste momento o aluno deve conjecturar sobre a problematizao do seu trabalho, ou seja, qual o problema que ele pretende resolver ou contribuir para a soluo? Questo que ir amparar a justificativa do seu projeto.

3 3 OBJETIVOS

Os objetivos demonstram quais so as metas que se pretendem alcanar com o trabalho. Os objetivos so dois: objetivo geral e objetivos especficos. Esta etapa importantssima, pois objetivos mal formulados conduzem o trabalho a rumos que no atendam as necessidades acadmicas e organizacionais. Defina com muito critrio qual ser o objetivo geral de seu trabalho. Lembre-se que eles devem estar vinculados com o modelo de TCC que voc pretende realizar (Diagnstico, Criao de Empresa, ou Projetos especiais).

3.1 OBJETIVO GERAL

Objetivo geral aquele que se quer alcanar plenamente com o trabalho, a soluo de um problema. O objetivo geral da uma viso geral e abrangente do que se pretende alcanar.

3.2 OBJETIVOS ESPECFICOS

Os objetivos especficos so as aplicaes do objetivo geral a situaes particulares. Desmembra e detalha o contedo do objetivo geral. So aqueles que indicaro a resposta ao objetivo geral. Normalmente cada objetivo especfico gera uma ou mais questes a serem respondidas no trabalho. Os objetivos especficos so aspectos parciais que devem ser atingidos para que o objetivo geral seja alcanado. So formulados com verbo no Infinitivo.

Exemplos: Apontar; Definir; Enunciar; Relatar; Descrever; Discutir; Esclarecer; Examinar; Explicar; Identificar; Transcrever; Aplicar; Demonstrar; Empregar;

Interpretar; Traar; Usar; etc.

4 4 METODOLOGIA
Na metodologia deve-se abordar os procedimentos que sero utilizados para a obteno do conhecimento. Aqui se deve redigir o texto explicando, em linhas gerais, como ser desenvolvido o trabalho. A metodologia divide-se em 03 partes: perspectiva do estudo, delimitao do estudo e limitaes do estudo. Perspectiva do estudo

a) tipo

de

estudo

(pesquisa

descritiva,

estudo

de

caso,

levantamento, pesquisa exploratria, etc)

b) tipos de dados (primrios e/ ou secundrios) c) forma de coleta de dados (entrevista, questionrios) d) forma de apresentao dos resultados.

4.1 DELIMITAO DO ESTUDO


Definio do locus, isto especificar onde ser realizado o estudo e o perodo de tempo necessrio. onde? como?

Definio relacionada a populao e amostra (se houver aplicabilidade):

Esclarecer qual a populao e a amostra utilizadas no projeto. Devese tambm definir qual o tipo de amostra utilizada, bem como, calcular a sua confiabilidade. Exemplo, caso o projeto exigir uma pesquisa entre funcionrios de uma empresa, deve-se responder: a) Qual a populao, ou seja, o total de funcionrios? b) Qual a amostra, ou seja, a quantidade de funcionrios selecionados para responder a pesquisa?

4.2 TCNICA, ANLISE E INTERPRETAO DE DADOS


Aps a coleta de dados deve ser definido qual ferramenta se pretende utilizar

5
para analisar e interpretar os dados. As ferramentas mais comuns so: tabelas, grficos, quadros, anlises qualitativas etc.

4.2.1 Limitaes do estudo

Especificar as dificuldades (limitaes) que podero ser encontradas na realizao do estudo, relacionadas aos instrumentos de coleta de dados e ao tratamento desses dados.

6 5 CARACTERIZAO DA ORGANIZAO EM ESTUDO


Para os alunos que optarem pela modalidade de Diagnstico, ou Projetos Especiais Pesquisa, este um dos itens que dever ser descrito detalhadamente, pois para estes dois tipos de modalidade o aluno dever ter escolhido uma empresa para realizar o trabalho. J para os alunos que optarem por criao de empresa, haver alguns dados que ainda no sero possveis de ser informado, neste caso voc deve solicitar orientao com seu tutor eletrnico sobre como proceder. a) Nome da empresa. b) Endereo completo. c) Telefone / Fax. d) Website; e-mail. e) Nome dos scios majoritrios, acionistas controladores e grupos associados. Obs:. No caso de empresa estatal, citar o nome do presidente, secretrio, ministros, etc. No caso de ONGs (Organizaes no governamentais) citar o nome do presidente. f) Nome e cargo da chefia direta.

g) Ramo de atividade e rea de atuao. (em qualquer uma das reas relacionadas no regulamento de estgio). h) Recursos Humanos da Empresa. Fazer uma breve descrio sobre o ambiente de Recursos Humanos da empresa. i) j) Nmeros de empregados da empresa. Categorias dos profissionais que atuam na empresa (exemplo:

nmeros de administradores, economistas, relaes pblicas, etc. k) Diviso tcnica de trabalho na empresa (breve descrio de como so divididas as tarefas operacionais, tcnicas e administrativas) l) Organograma da empresa.

m) Produtos e servios desenvolvidos pela empresa. n) Cadeia de suprimentos (Identificar quais so os prestadores de servios e fornecedores para produo dos principais produtos da empresa): o) Histrico da Empresa. p) Poltica Ambiental da Empresa. Descrever se a empresa possui uma poltica ambiental, observando se realiza reciclagem de lixo; se tem poltica que evita desperdcio de gua, energia; se tem programas de educao ambiental.

7 6 REFERENCIAL TERICO

Elemento essencial. Trata-se do quadro terico que vai embasar os estudos, no qual o autor deve posicionar-se teoricamente frente ao tema, definir as principais variveis que sero utilizadas, assim como suas hipteses e/ou pressupostos tericos. Para tanto, necessrio a busca do conhecimento acumulado sobre o assunto, que ser, posteriormente, desenvolvido e aprofundado. fundamental que os alunos procurem ler bastante sobre os assuntos relativos ao tema que pretendem abordar no trabalho. Com isto necessria uma reviso bibliogrfica em livros, arquivos, referncias eletrnicas, sistemas de documentao, relatrios anurios, coletneas, manuais, etc. A redao desta parte do projeto deve ser feita com algum cuidado porque ela no uma seqncia de frases em se especificam os autores e o que eles afirmam sobre o assunto. um texto, logicamente ordenado, que se constitui numa espcie de resenha crtica do material consultado. Deve: a) Relatar qual assunto pretende abordar, descrevendo qual a modalidade escolhida (Diagnstico, Criao de Empresa, Projetos Especiais); b) fazer referncia a trabalhos anteriormente publicados, situando a evoluo do assunto; c) partir do tema mais geral para os especficos; d) se basear numa linha de raciocnio lgica e de conexo entre as idias, evitando tpicos soltos e sem relao entre si; e) limitar a reviso s contribuies mais importantes diretamente ligadas ao assunto; f) Dimensionar o setor que pretende elaborar o trabalho e sua importncia para a sociedade, considerando o nmero de empresas que atuam na rea, os empregos gerados, entre outros dados que forem relevantes. g) Estabelecer relaes da rea da rea do trabalho com as demais reas da administrao, adotando uma viso sistmica. h) mencionar o nome de todos os autores, no texto e, obrigatoriamente, nas referncias; i) permitido o uso de citaes eletrnicas, desde que apresentados o autor e a data da consulta; j) Longas cpias literais de trabalhos de terceiros so consideradas plgio, podendo o aluno ser submetido s penalidades.

8 7 CRONOGRAMA

O cronograma o instrumento utilizado para o planejamento das atividades ao longo do tempo que se demanda para a realizao do mesmo. ferramenta de controle do tempo e ritmo de trabalho. A pergunta a ser respondida com o cronograma "quando as diferentes etapas do trabalho sero efetuadas?" Segue um exemplo de cronograma. Aqui foram colocadas as etapas que voc dever realizar neste semestre. Caso julgue necessrio incluir ou alterar algum item solicite orientao de seu tutor eletrnico. Cronograma
MAR Estabelecimento dos Objetivos Leitura Escrita da reviso Bibliogrfica Elaborao do pr-projeto Insero do pr-projeto no portflio X X X X X X X X X X X X X X X X ABR MAI JUN

No cronograma a seguir colocamos um cronograma completo do que voc dever realizar neste semestre e no prximo semestre. Lembre-se que o pr projeto que voc realiza no 7 ter continuidade no 8 semestre, por este motivo importante que voc j tenha em mente um cronograma total de como ir realizar seu trabalho.

Cronograma Total
MAR ABR Estabelecimento dos Objetivos Leitura Escrita da reviso Bibliogrfica Elaborao do pr-projeto Insero do pr-projeto no portflio Ajuste da reviso bibliogrfica Desenvolvimento do trabalho (coleta dos dados) Desenvolvimento do trabalho (anlise dos dados) Consideraes Finais X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X MAI JUN 2012/2

9 REFERNCIAS
Referncia a relao das fontes utilizadas pelo autor em ordem alfabtica, incluindo as referncias eletrnicas. So os elementos que identificam os livros, sites, revistas, peridicos, etc. utilizados para a redao do projeto. Refere-se ao material consultado, que foi citado no corpo do trabalho. Ou seja, todas as obras citadas no texto devem obrigatoriamente figurar nas referncias.

Anda mungkin juga menyukai