Anda di halaman 1dari 10

Jornada de Trabalho 1. O que horrio de trabalho?

aquele acordado no contrato de trabalho, se superior a seis horas com no mnimo uma hora de intervalo intrajornada.

2.

Conceitue jornada de trabalho.

Ser o perodo de tempo que o empregado ficar disposio do empregador, executando ou no sua funo, mas sob sua dependncia.

3.

Comente a smula 90 do TST (horas In Intinere).

Horas in itinere (itinerrio) so aquelas que o empregado passa em meio de transporte no percurso de casa para o trabalho, e do trabalho para casa, quando a empresa fornea transporte particular pela INEXISTNCIA do transporte pblico OU local de difcil acesso OU no servido por transporte pblico regular. Esse perodo ento passa a integrar a jornada de trabalho, devendo ser considerado na remunerao mensal. Horas in itinere (itinerrio): o tempo despendido pelo funcionrio at o seu local de trabalho considerado jornada de trabalho se: o local for de difcil acesso ou no servido por transporte pblico E o empregador fornecer transporte.

4.

Como pode ser dividida a jornada de trabalho, comente essa

classificao.
A jornada de trabalho pode ser dividida ou classificada quanto ao perodo em diurna, noturna ou mista; quanto limitao, em jornada normal e extraordinria ou suplementar; quanto ao desenvolvimento em jornada com e sem intervalo; quanto ao regime jurdico de durao em jornada normal e especial; quanto remunerao em jornada com adicional geral e com adicionais especiais; quanto prorrogao em jornada com e sem permisso de horas extras; e quanto aos turnos em jornada em revezamento e fixa.

5.

Quais so os fundamentos para a limitao da jornada de

trabalho?
A limitao da jornada de trabalho um direito indisponvel, garantido pela CF, artigo 7, inciso XIII, na medida que, o excesso de trabalho poder acarretar a perda da qualidade de vida, quando no prpria vida.

6.

Conceitue horas extras.

So as horas excedentes a jornada contratada, e so remuneradas com adicional de no mnimo 50% sobre o valor da hora normal, CF, artigo 7, inciso XVI.

7.

Comente o artigo 58 1 da CLT.

O citado artigo afirma que, a empresa (empregador) no poder descontar nem computar como jornada extraordinria os excedentes de 5 minutos no registro de ponto, e observar o limite mximo de 10 minutos do seu empregado. No sero descontadas nem computadas como jornada extraordinria as variaes de horrio no registro de ponto no excedentes de cinco minutos, observado o limite mximo de dez minutos dirios.

8.

O que acordo de prorrogao de horas, como funciona, quais

so os requisitos legais exigidos?


So horas suplementares acrescidas no horrio normal de no mximo 2h, desde que a jornada diria no ultrapasse 10 horas limites. Para que seja legal necessrio fazer a celebrao de acordo de prorrogao de horas, individual ou coletiva entre o empregado e a empresa (CLT, artigo 58) em duas vias, assinado pelo sindicato.

9.

Pode haver prorrogao de jornada para atividades

insalubres?
As atividades insalubres no devem em regra ser condicionadas aos exerccios de horas prorrogadas, porm, ocorrendo casos imperiosos, as autoridades competentes podero autorizar (CLT, artigo 60). O enunciado 47 do TST diz que, h hora ter que ser calculada da soma do salrio contratual mais o adicional de insalubridade.

10.

Como so calculadas as horas extras do comissionista?

O empregado sujeito a controle de horrio remunerado base de comisses tem direito ao adicional de no mnimo 50% pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor das comisses a elas referentes. Deve ter sua comisso calculada por dia, naquele dia que trabalhou a mais, deve ser devidamente analisado o valor da comisso que recebeu nas horas excedentes.

11.

Qual a conseqncia se as horas extras forem praticadas e

pagas com habitualidade?


Torna-se parte integrante do salrio (remunerao).

12.

Quando corre a compensao da jornada de trabalho?

Quando houver aumento da jornada em um dia pela correspondente diminuio em outro, de forma a garantir o mdulo semanal de 44 horas

13.

Quais as exigncias legais para a compensao ser

considerada vlida?
A compensao para ser vlida, deve ser ajustada por escrito, como exige o artigo 59, caput, e 2 da CLT, tal flexibilizao, exige a interveno sindical, por acordo coletivo ou conveno coletiva.

14.

Em que situao a reduo de trabalho considerada lcita?

Somente mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho, nos termos do inciso XI da CF. No poder alterar o salrio do trabalhador.

15.

Explique a necessidade de prorrogao de jornada de

trabalho no caso de necessidade imperiosa e fora maior, como o empregado deve proceder nestas situaes?
O limite de duas horas poder ser rompida, quando a empresa encontra-se em situao de emergncia, entendida como tal aquela que coloque em risco as atividades econmicas da empresa, podendo acarretar prejuzos manifestos.

Apresentando esse quadro, o empregador dever comunicar o rgo do trabalho local competente (normalmente a DRT) num prazo mximo de 10 dias, e pagar o adicional das horas extras no percentual de 25%. Mas de forma alguma dever ultrapassar 12 horas total de trabalho dirio.

16.

Comente como funciona a recuperao de tempo em razo de

paralisaes?
E preciso a autorizao da autoridade competente como requisito para iniciar a recuperao de horrio, dever ser observado o limite mximo de 2 horas dirias num perodo de at 45 dias.

17.

Explique o significado de turno ininterrupto de revezamento

de trabalho?
Quando o empregador tem a atividade econmica estabelecida em forma de turnos, sendo que a empresa tem servio de manh, tarde e noite, e empregados trabalhando nesse sistema de rodzio, atribudo a essa forma de trabalho a chamada hora por turno. Independe do tipo de atividade ou funo do empregado, se este pode ser alterado, um dia trabalha de manh, noutro dia a tarde, e noutro a noite, ele fatalmente cumpre durao de turno e tem limite dirio de 6 horas.

18.

Qual o horrio de trabalho que considerado noturno para o

trabalhador urbano, qual o adicional?


O horrio noturno aquele praticado entre s 22:00 horas de um dia e 05:00 horas do outro dia, a durao da hora noturna do trabalhador urbano de 52:30 minutos e segundos. Dessa forma a legislao definiu que 7 horas noturnas trabalhadas equivalem a 8 horas. O adicional de 20% (CLT, artigo 73), sendo que alguns acordos ou convenes coletivas determinam percentual maior.

19.

Qual o horrio de trabalho que considerado noturno para o

trabalhador rural, qual o adicional?


Considera-se trabalho noturno o executado entre s 21:00 horas de um dia e 05:00 horas do dia seguinte, o adicional ser acrescido de 25% sobre a remunerao.

20.

A hora noturna possui quantos minutos, o trabalhador tem

direito a reduo da hora noturna, por qu?


A hora noturna do trabalhador rural tem 60 minutos. Ele no tem direito a hora reduzida, mas possui o adicional de 25%, enquanto o do urbano de 20%.

Intervalo Para Descanso 1. Comente o artigo 71 1 da CLT.


O empregado faz jus ao intervalo intrajornada de 15 minutos quando a jornada diria for superior 4 horas e inferior 6 horas. Sendo superior a 6 horas o intervalo tem que ser de no mnimo de 1 hora e no mximo de 2 horas, salvo excees para acordo coletivo.

2. Comente o artigo 71 4 da CLT.


O intervalo intrajornada para o descanso e alimentao do empregado, no sendo concedido ou se for desrespeitado pelo empregador este ter que remunerar o perodo correspondente com acrscimo de no mnimo 50% sobre o valor da remunerao da hora normal de trabalho.

3. O que hora diurna?


aquela praticada entre s 05:00 horas e 22:00 horas.

4. O que hora noturna?


a praticada entre s 22:00 horas e 05:00 horas da manh.

5. Comente a orientao jurisprudencial 342 da SBDI do TST.


invalida a clusula de acordo ou conveno coletiva de trabalho, contemplando a supresso ou reduo do intervalo intrajornada, por que este constitui medida de higiene, sade e segurana do trabalho, garantido por norma de ordem pblica, infenso (contrrio) negociao coletiva.

6. O que intervalo interjornada?


o intervalo entre duas jornadas, pela CLT o tempo mnimo de intervalo interjornada de 11 horas. Sendo que nos dias de repouso que deve ser de 24 horas alm dessas o empregado tem direito ao intervalo que se perfaz em 35 horas.

7. Qual o principal objetivo do intervalo intrajornada?


Conforme descrito na CLT, o objetivo principal do intrajornada garantir ao trabalhador um intervalo para repouso e alimentao. Apenas quando no possvel liberar o trabalhador que a empresa tem a obrigao legal de remunerar o intervalo como hora extra.

Repouso Semanal Remunerado/feriados e domingos 1. Conceitue descanso semanal remunerado.

O descanso semanal remunerado (DSR) um direito assegurado a todo empregado, de um repouso semanal de 24 horas consecutivas, com jus a respectiva remunerao.

2.

Qual a natureza jurdica do descanso semanal remunerado?

A natureza jurdica salarial, pois o empregador desfruta do descanso, no sofre prejuzo em sua remunerao, embora no preste servio. Os feriados previstos em lei nacional, estadual ou municipal devero ser remunerados.

3.

Quais os requisitos para o pagamento do repouso semanal

remunerado?
Para que o empregado tenha direito a remunerao correspondente ao repouso, necessrio o cumprimento integral da jornada de trabalho semanal, sem faltas, atrasos e sadas durante o expediente. Certas ausncias, entretanto, so legais e, no acarretam perda da remunerao do repouso semanal remunerado. So elas:

a)at dois dias consecutivos em virtude de falecimento do cnjuge, ascendente (pais, avs etc.), descendente (filhos, netos etc.), irmo ou pessoa que, declarada na CTPS do empregado, viva sob a sua dependncia econmica; b) at trs dias consecutivos, em virtude de casamento; c) um dia, em cada doze meses de trabalho, em caso de doao voluntria de sangue, que deve ser comprovada; d) at dois dias, consecutivos ou no, para o fim de alistamento eleitoral; e) perodo de tempo necessrio ao cumprimento das exigncias do servio militar; f) ausncia para realizao de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior, devidamente comprovada; g) nos casos de doena, devidamente comprovada. Nesta hiptese, a justificativa da ausncia deve observar a ordem preferencial dos atestados mdicos estabelecida em lei, assim: 1 - mdico da empresa; 2 - mdico do rgo previdencirio; 3 - mdico do Sesi, Sesc, Senar ou Sest; 4 - mdico de repartio federal, estadual ou municipal, incumbida de assuntos de higiene e sade; 5 - inexistindo na localidade os mdicos acima especificados, por mdico do Sindicato a que pertena o empregado ou por profissional da escolha deste; h) ausncia por motivo de acidente do trabalho; i) paralisao das atividades por motivo exclusivo do empregador; j) ausncia justificada pela empresa, assim entendida aquela que no houver acarretado o correspondente desconto na remunerao; k) as ausncias motivadas pelo comparecimento necessrio Justia do Trabalho (reclamante, testemunha, parte etc.); l) durante o licenciamento compulsrio da empregada por motivo de maternidade ou aborto, observados os requisitos para percepo do salrio maternidade custeados pela Previdncia Social; m) at nove dias no caso de professor, por motivo de gala ou luto, em conseqncia de falecimento do cnjuge, do pai ou me, ou de filho; n) durante a suspenso preventiva para responder a inqurito administrativo ou de priso preventiva quando for impronunciado ou absolvido;

o) cinco dias, no caso de nascimento de filho, licena- paternidade, nos termos do art. 10, 1, do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias ADCT, da Constituio Federal de 1988.

4.

O trabalhador legalmente pode laborar todos os domingos do

ms?
A Lei n 11.603, de 05/12/07, assegurou que o repouso semanal remunerado dever coincidir, pelo menos uma vez no perodo mximo de trs semanas com o domingo.

5.

Como funciona o pagamento para as horas laboradas em

domingos?
O domingo trabalhado tem pagamento em dobro, caso no seja compensado com o descanso em outro dia da semana.

Frias
1. Conceitue frias. o direito que o empregado tem ao descanso de um ms a cada doze meses trabalhados.

2. Qual a natureza jurdica das frias? O direito de frias garantido constitucionalmente pelo artigo 7, inciso XVII da CF, tem como finalidade estimular o bem fsico e mental do empregado, principalmente por razes mdicas, familiares e sociais. A natureza jurdica de obrigao de fazer.

3. Como funciona a contagem do perodo aquisitivo (artigo 130 da CLT). Aps 12 meses de vigncia do contrato de trabalho o empregado ter direito a frias na seguinte proporo 30 dias corridos, quando no houver faltado ao servio por mais de 5 vezes, 24 dias corridos quando houver tido de 6 14 faltas, 18 dias corridos quando houver tido 15 23 faltas, 12 dias corridos quando tiver tido de 24 32 faltas.

4. Quais as hipteses em que no se considera a falta para a concesso de frias? No ser considerada falta ao servio, para efeito de frias, a ausncia do empregado por motivo de acidente de trabalho ou de enfermidade atestada pelo instituto nacional de seguro social.

5. Quais s hipteses em que o empregado no ter direito a frias? Nos casos do artigo 133 da CLT Licena remunerada por mais de 30 dias Afastamento por mais de seis meses, recebendo auxilio doena d previdncia social Deixar de trabalhar pro mais de 30 dias, por paralisao da empresa recebendo salrio Deixar o emprego e no ser readmitido em 60 dias.

6. E possvel a empresa conceder frias coletivas, como se deve proceder? SIM! Podero ser concedidas frias coletivas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimentos ou setores da empresa. As frias podero ser gozadas em 2 perodos anuais desde que nenhum deles seja inferior a 10 dias corridos; O empregador comunicar ao rgo local do Ministrio do Trabalho, com a antecedncia mnima de 15 dias, as datas de incio e fim das frias; Em igual prazo, o empregador enviar cpia da aludida comunicao aos sindicatos representativos da respectiva categoria profissional, e providenciar a afixao de aviso nos locais de trabalho. Os empregados contratados h menos de 12 meses gozaro, na oportunidade, frias proporcionais, iniciando-se, ento, novo perodo aquisitivo

7. Qual o valor do adicional de frias? 1/3 constitucional. CF artigo 7, inciso XVII, o gozo de frias anuais remuneradas com, pelo menos, um tero a mais que o salrio normal.

8. Quando da cessao do contrato de trabalho, como podem ser pagas as frias? Na cessao do contrato de trabalho, qualquer que seja a sua causa, ser devida ao empregado a remunerao simples ou em dobro, conforme o caso, correspondente ao perodo de frias cujo direito tenha adquirido.

Empregados c/ + de 1 ano de servios frias vencidas e no gozadas, SEMPRE sero devidas, no importando a causa. ser devida ao empregado a remunerao simples ou em dobro, conforme o caso, correspondente ao perodo de frias cujo direito tenha adquirido. Frias Proporcionais Na cessao do contrato de trabalho, aps 12 (doze) meses de servio, o empregado, desde que no haja sido demitido por justa causa, ter direito remunerao na proporo de 1/12 (um doze avos) por ms de servio ou frao superior a 14 (quatorze) dias.

9. Ao empregado dispensado por justa causa, devido frias? Ter direito as frias vencidas, pois direito adquirido, quanto as proporcionais no tem direito, se, porm for despedido sem justa causa qualquer que seja o tempo de servio, como tambm no termino do contrato prazo, o ter.

10. A partir de que data comea a correr o prazo de prescrio das frias? A prescrio do direito de reclamar a concesso das frias ou o pagamento da respectiva remunerao contada da data da entrada da reclamao trabalhista no frum, ou se for o caso, da cessao do contrato de trabalho.

Anda mungkin juga menyukai