Anda di halaman 1dari 3

Geografia

8ano-Junho
1. O que uma migrao? Uma migrao a deslocao de pessoas dentro do mesmo pas ou entre pases. 2. Quais os dois tipos de migrao? Os dois tipos de migrao so: 1. A migrao interna; 2. A migrao externa ou internacional. 3. O que a migrao interna? A migrao interna a deslocao de pessoas dentro do mesmo pas.

4. E a migrao externa? A migrao externa a deslocao de pessoas entre pases diferentes. 5. Quais so os dois tipos de migrao externa/intercontinental? Os dois tipos de migrao externa so: 1. A migrao intracontinental; 2. A migrao intercontinental. 6. Em que consiste a migrao intracontinental? A migrao intracontinental quando h uma migrao dentro de um continente. Ex: Ucrnia (Europa)-> Portugal (Europa). 7. E como se define a migrao intercontinental? A migrao intercontinental quando ocorre uma migrao entre continentes. Ex: Europa-> Amrica. 8. Como se chama a uma pessoa que migra para outro pas no pas de origem? A uma pessoa que migra para outro pas, no pas de origem, d-se o nome de emigrante. 9. E qual o nome que se d a uma pessoa que migra para outro pas no pas de chegada? A uma pessoa que migra para outro pas, no pas de chegada, d-se o nome de imigrante. 10. O que so movimentos pendulares? Os movimentos pendulares so a deslocao diria de pessoas. Ex: Casa-> escola, escola-> casa; casa-> trabalho, trabalho-> casa. 11. O que o xodo rural? O xodo rural a sada de pessoas das reas rurais (aldeias/campos) para as reas urbanas (cidades).

12. Como se classifica a durao das migraes? As migraes classificam-se como: 1. Temporrias (quando so por um curto perodo de tempo); 2. Definitivas (quando so para sempre); 3. Sazonais (quando so durante uma poca do ano). 13. Quais os motivos das migraes? Os motivos das migraes so: 1. Econmico (financeiro); 2. Lazer; 3. Estudo; 4. Ps-reforma; 5. Refugiados (catstrofes naturais/guerras); 6. Reunificao familiar. 14. Em que se divide o estatuto jurdico das migraes? O estatuto jurdico divide-se em: 1. Legal (quando o imigrante no tem documentos ou quando estes so falsos); 2. Ilegal (documentos legais). 15. Qual a natureza das migraes? As migraes podem ser: 1. De livre-vontade; 2. Obrigatria (quando h guerras, catstrofes naturais, etc.). 16. Em que se classifica o saldo migratrio? O saldo migratrio pode ser: 1. Positivo (quando a imigrao superior emigrao); 2. Negativo (quando a emigrao superior imigrao); 3. Nulo (quando a imigrao igual emigrao). 17. Quais as consequncias das migraes nas reas de partida? E na rea de chegada? As consequncias das migraes nas reas de partida so: 1. A sada de jovens e adultos; 2. Populao envelhecida; 3. A taxa de natalidade diminui; 4. A populao activa diminui; 5. O aumento de divisas enviadas pelos imigrantes. As consequncias das migraes nas reas de chegada so: 1. O aumento da populao jovem e adulta; 2. O aumento da taxa de natalidade; 3. Populao rejuvenescida; 4. O aumento do desemprego; 5. O aumento do n de populao activa; 6. A multiculturalidade; 7. O aumento da criminalidade.

18. Quais as caractersticas das reas urbanas? As caractersticas das reas urbanas so: 1. Os edifcios em altura; 2. O preo caro do solo; 3. A intensa actividade comercial; 4. O movimento constante de veculos e pessoas; 5. A diversidade de servios; 6. Os numerosos equipamentos sociais; 7. As profisses melhor remuneradas (mais bem pagas). 19. Quais as caractersticas das reas rurais? As caractersticas das reas rurais so: 1. O predomnio da actividade agrcola; 2. Rendimentos mais baixos do que na cidade; 3. Modernizao agrcola (menos necessidade de mo-de-obra); 4. O xodo rural (campos-> cidade); 5. Ambientes tranquilos; 6. Populao pouco numerosa; 7. Povoamento disperso. 20. Quais os impactos do crescimento urbano? O crescimento urbano tem vrios impactos: 1. Fragiliza o ambiente fsico (transformao da paisagem); 2. Delapida os recursos naturais; 3. Criminalidade; 4. Racismo/Xenofobia; 5. Escassez de habitao, saneamento e gua (nos bairros de lata/favelas); 6. Congestionamento de trnsito; 7. Poluio; 8. Aumento do trfico (droga, por exemplo) /prostituio; 9. Ausncia do planeamento urbano catstrofes naturais. 21.Quais as reas funcionais de uma cidade? A baixa : centro de negcios e de deciso da cidade funo histrica, poltica, cultural.rea residencial: organizada de acordo com o nvel econmico dos moradores.rea industrial: situadas em reas perifricas e junto a importantes eixos de circulao da cidade. Centro histrico: funo cultural e residencial; nem todas as cidades o possuem. Predomina o patrimnio histrico de interesse turstico

Anda mungkin juga menyukai