Anda di halaman 1dari 25

1

CADERNO DE DIRETRIZES BSICAS E TCNICAS PARA APRESENTAO DE PROJETOS DE DRENAGEM SAAE LIMEIRA SP.

DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS PARA A APROVAO DE PROJETOS DE GUAS PLUVIAIS SAAE LIMEIRA SP.

O interessado dever protocolar no SAAE: 1. Requerimento solicitando a aprovao do projeto hidrulico de guas pluviais; 2. Anexar 06 cpias do projeto hidrulico de guas pluviais, em escala 1:1000, com curvas de nveis eqidistantes de metro em metro, com cotas oficiais (RNs) adotadas pelo municpio, conforme item 01 das diretrizes bsicas adotadas pelo SAAE; 3. Anexar 06 cpias do memorial descritivo de drenagem, contendo memria de clculo de dimensionamento das galerias, planilhas de dimensionamento e, relao de materiais com as devidas especificaes tcnicas, conforme item 05 das diretrizes bsicas adotadas pelo SAAE; 4. Anexar 01 cpia digital (.dwg formato AutoCad 2000) do projeto hidrulico de guas pluviais, em escala 1:1000, com curvas de nveis eqidistantes de metro em metro, com cotas oficiais (RNs) adotadas pelo municpio; 5. Anexar 01 cpia dos perfis longitudinais e greides de cada rua; 6. Anexar 01 cpia da ART do projeto hidrulico, conforme item 03 das diretrizes bsicas adotadas pelo SAAE; 7. Anexar 01 cpia da certido de viabilidade do loteamento expedida pela Secretaria de Planejamento PML (SEPLAN); 8. Anexar, se for o caso do traado da rede de guas pluviais, em que envolver reas de terceiros, autorizao registrada em cartrio do aval do proprietrio(s) das mesmas, conforme item 13 das diretrizes bsicas adotadas pelo SAAE. OBS.: Das 06 cpias anexadas, 02 cpias ficaro retidas no processo administrativo de aprovao e 04 cpias, ficaro disposio do empreendedor.

CADERNO DE DIRETRIZES BSICAS E TCNICAS


Requisitos Bsicos para elaborao de Projetos Hidrulicos: 1. Dever apresentar folhas do projeto hidrulico, em escala 1:1000, com curvas de nveis eqidistantes de metro em metro, com cotas oficiais (RNs) adotadas pelo municpio e devero conter o padro de legenda com a logomarca do SAAE, conforme desenho ilustrado na folha n 11 e a indicao do norte magntico. 2. Adotar os padres de visualizao de projeto hidrulico adotados pelo SAAE, conforme o exemplo na folha n 12. 3. Anexar cpia da ART do projeto hidrulico, devidamente assinado pelo engenheiro responsvel. 4. Adotar para galerias de guas pluviais, tubulao em concreto, conforme especificao ABNT-NBR-8890/03 (EB 969), e/ou galerias de seo retangular (aduelas), e considerar nos clculos, o escoamento em seo plena. 5. Devero conter Memria de Clculo Hidrolgico, Memorial Descritivo, descrevendo os materiais e suas quantidades a serem utilizados e suas respectivas especificaes tcnicas, quantidades de equipamentos (poos de visitas, bocas coletoras, muros-alas, escadas hidrulicas); Planilhas de clculo contendo, trechos (segundo o comprimento), distncias (m), cotas dos poos de visitas montante e a jusante (m), profundidade dos poos de visitas (m), declividades (m/m), dimetros (m), velocidade (m/s) e vazo (l/s); Planilhas de Verificao da Capacidade de Escoamento das Vias. 6. As redes de guas pluviais devero ser projetadas, em planta, no tero mais baixo das vias, reservando o tero mais alto para rede de distribuio de gua tratada e o eixo das vias para as redes coletoras de esgoto sanitrio. 7. Os estudos hidrolgicos devero ser conduzidos de modo a possibilitar o dimensionamento criterioso e econmico de todo o sistema de drenagem.

8. Para galerias de guas pluviais (tubos em concreto), dever ser adotado [= 0,013] (coeficiente de Manning). Para as galerias de guas pluviais em sees quadradas ou retangulares (aduelas), dever ser adotado [= 0,018]. 9. No clculo das vazes de projeto sero utilizados os seguintes mtodos, em funo da rea a ser Drenada (AD): A) Mtodo Racional: para AD < 200 ha (2 km2); B) Mtodo I-Pai-Wu: quando AD > 200 ha (2 km2) at 20.000 ha (200 km2). 10. Apresentar na demonstrao dos clculos, a equao de intensidade durao - freqncia de reconhecida validade, expressa pela equao de chuva da UNICAMP Limeira, do Prof (Dr. Dirceu Brasil Vieira e Medeiros), conforme equao dada abaixo (mm/min): i = 77,56 __*___ Tr(0,1726) (1,087 * (Tr(0,0056))) (tc + 25) (equao de chuva de Limeira)

11. Para o perodo de recorrncia (TR), dever ser adotado o seguinte tempo de recorrncia: 10 anos (residencial, comercial, etc.). Para canais a cu aberto, pontes, canais em galeria (aduelas), adotar TR = 100 anos, conforme norma e diretriz do DAEE. Para o tempo de concentrao (tc), adotar o tempo de escoamento superficial mnimo de 10 minutos (residencial, comercial, etc.). Nos demais casos, o tempo de concentrao dever ser determinado por metodologia e modelos usuais, atravs de expresses de reconhecida validade, como por exemplo, a equao da California Culverts Practice Frmula Emprica (DAEE) ou a equao de Picking, todas dadas abaixo (min): Tc = 57 * (L3 / h)0,385 (equao da California Culverts Practice) Tc = 5,3 * (L2 / I)1/3 (equao de Picking)

12. Para o coeficiente de escoamento superficial (runoff) ser fixado em funo das caractersticas da rea a ser drenada. Para reas a serem pavimentadas, o coeficiente a se adotar ser entre 0,50 e 1,00 utilizandose preferencialmente c=0,80 (DAEE rea totalmente urbanizada). Nos

demais casos, desde que devidamente comprovado, adotar os valores preconizados pelas diretrizes da norma DAEE. 13. Para direcionar os fluxos dgua nos cruzamentos das vias, sero previstos sarjetes em concreto, conforme modelo aprovado pela PML. 14. A bacia de contribuio dever ser demonstrada e apresentada em desenho anexo. Na delimitao das bacias e sub-bacias, devero ser englobadas as reas de drenagem externas ao empreendimento, cujas contribuies afluem ao mesmo. Tais reas sero objeto de anlise meticulosa, devendo ser cadastrados, em planta, todos os dispositivos j existentes nessas reas, e que direcionem (ou desviem) caudais rea do empreendimento, como sarjetes, valas, canais e galerias. 15. Nos clculos hidrolgicos, devero ser considerados para velocidades limites nas canalizaes como mnima igual a 0,70 m/s e mxima igual a 5,0 m/s, (0,70 m/s V 5,0 m/s), em funo da possibilidade de sedimentao no interior das canalizaes, observando os parmetros de Ganguillet - Kutter para escoamento de guas pluviais seo plena [= 0,013] (coeficiente de Manning). Para o clculo das vazes, adotar a equao da continuidade. Para efeito prtico, a tabela de declividades e vazes, contida na folha de n 13, servir como referncia, ressalvando ao apontamento das observaes abaixo. Para a declividade mnima dos ramais das bocas coletoras e da rede de guas pluviais (qualquer tubulao e em qualquer trecho), adotar I = 0,010 m/m. Obs.: 1) Para as galerias de guas pluviais em sees quadradas ou retangulares (aduelas), dever ser adotado declividades entre 0,010 m/m e 0,018 m/m; 2) Todas as redes de guas pluviais (tubos de concreto) tero Imn = 0,010 m/m e se houver trechos de menor declividade, haver necessidade de justificativas e acordo prvio com a equipe tcnica de fiscalizao do SAAE. 16. A Verificao de Capacidade das Vias ser calculada considerando-se os seguintes critrios: A) A capacidade ser determinada pelo mtodo e a equao de Izzard / Manning, conforme equao dada abaixo (m3/s), adotando como altura mxima de escoamento junto guia de 15 cm (padro PML); B) Os clculos sero resumidos numa Planilha de Verificao da Capacidade de Escoamento das Vias, a qual rene Estudo Hidrolgico determinando as vazes contribuintes, e a capacidade de

escoamento, que confrontadas e atendidas as condies tcnicas, permitem concluir sobre a implantao ou no de galeria de guas pluviais. Q = 0,375 * (z/n) * Y(8/3) * I(1/2) (equao de Izzard / Manning)

17. A primeira boca coletora de cada via dever ser projetada e posicionada, em projeto, somente aps as verificaes das seguintes condies: A) Existncia de ponto baixo; B) Capacidade hidrulica da via inferior vazo de contribuio; C) Velocidade do caudal (vazo de contribuio na sarjeta) maior que 3,0 m/s; D) Vazo de contribuio maior que 600 l/s. 18. Capacidade de engolimento das Bocas coletoras a serem adotadas: A) Boca-de-leo simples: 150 l/s; B) Boca-de-leo dupla: 310 l/s; C) Boca-delobo simples: 50 l/s; D) Boca-de-lobo dupla: 100 l/s, conforme ilustraes contidas nas folhas de n 16 a 21. Obs.: Dar-se- preferncia para que todo o empreendimento tenha somente Bocas-de-leo duplas, tendo em vista a melhor realizao da manuteno e limpeza futura pelo SAAE. Caso haja necessidade de se projetar bocas-de-lobo (simples ou dupla), haver necessidade de justificativas e acordo prvio com a equipe tcnica de fiscalizao do SAAE. 19. Dimetros Mnimos para galerias de guas pluviais (tubulao em concreto armado): A) Ramais das Bocas-de-Leo = 400 mm; B) Rede coletora = 500 mm. Os trechos de galerias de guas pluviais que exijam dimetros superiores a 1200 mm, podem ser substitudos por sees quadradas ou sees retangulares (aduelas em concreto). 20. O recobrimento mnimo da tubulao da rede de galerias de guas pluviais (tubulao em concreto armado), ser: A) 800 mm = 0,70 m; B) 800 mm = 1,00 m; C) 1000 mm = 1,00 m; D) 1200 mm = 1,20 m; E) 1500 mm = 1,50 m. Recobrimento de tubulaes superior a 4,0 m, utilizar tubulao classe CA-2 para todos os dimetros. Obs.: 1) Quando se tratar de viela sanitria ou faixa no edificante, o recobrimento mnimo ser de 0,50 m para qualquer dimetro de tubo e este dever ser em concreto armado. 2) Se, por motivos topogrficos, houver imposio de um recobrimento menor, as tubulaes devero ser dimensionadas sob o ponto de vista estrutural.

21. Indicar no projeto hidrulico o local de lanamento final da galeria de guas pluviais. Quando o lanamento for em crregos ou mananciais, dever prever a construo de Muro-Ala de acordo com o desenho da folha n 23, o mais prximo possvel do crrego. Os locais de lanamento das galerias devero ser estudados cuidadosamente, devendo-se, para tal, considerar: A) Possibilidades de eroso de aterros; B) Estabilidade do local de sada, quando se tratar de sada de aterros; C) Existncia de obstrues passagem das tubulaes, como residncias, adutoras, etc. Devero ser indicados e detalhados todos os dispositivos de proteo a serem adotados, tais como enrocamentos, muros-alas, valetas de proteo de cortes e aterros, sarjetas de corte, banquetas de aterro, bacias de amortecimento, descidas dgua (rpidos ou escadas hidrulicas), etc. Quando os lanamentos forem diretamente para talvegues, dever ser apresentado projeto de obras de proteo das margens e dos cursos dgua, contra eroses e assoreamentos, conforme orientao e parecer tcnico do DAEE / DEPRN. Para a determinao das dimenses da escada hidrulica, deve-se utilizar o mtodo e a equao de Francis, dada abaixo (m3/s), levando em considerao ao ltimo trecho de rede de guas e pluviais a ser lanado: Q= 1,838 * L * H3/2 (equao de Francis)

22. O Espaamento entre dois Poos de Visita sucessivos dever ser no mximo de at 80,00 metros lineares. 23. Quando o traado da rede de Galeria de guas Pluviais, envolver a rea de terceiros, dever ser anexada ao projeto, autorizao registrada em cartrio do aval do proprietrio da mesma e registro em escritura da faixa no edificante, com largura de 3,00 m. 24. Quando no empreendimento forem projetadas redes de guas pluviais em vielas sanitrias ou faixas no edificantes, dever ser contida em item especial no memorial descritivo e no desenho do projeto hidrulico a seguinte frase: As Galerias de guas Pluviais internas s propriedades implantadas na faixa no edificante sero de responsabilidade dos proprietrios dos terrenos, no cabendo ao SAAE Servio Autnomo de gua e Esgoto, responsabilidade pela sua manuteno e limpeza.

25. Os tampes de Ferro Fundido Dctil dos Poos de Visitas devem ser mod. TD-80 (articulado com tampa 535 mm, aro 645 mm, altura 95 mm, peso 38 kg e carga 22.000 kg), com a logomarca SAAE - Limeira G.A.P., conforme padro SAAE e normas ABNT-NBR-10160/05 (EB618). 26. O tubo de queda (degrau) dever ter altura mxima de 1,50 m, conforme desenho na folha n 13. Para altura maior que 1,50 m, o fundo do Poo de Visita dever ser revestido com paraleleppedo de granito. 27. Para o reaterro da vala dever ser compactado com equipamentos manuais, com solo de boa qualidade at 20 cm acima da geratriz superior externa da tubulao. As demais camadas podero ser compactadas com soquetes mecnicos ou eletro-mecnicos, nunca ultrapassando uma camada de aproximadamente 15 cm. Todos os aterros e reaterros executados na obra devero ser compactados com grau mnimo de 95% do Prctor Normal (P.N.). 28. As Bocas coletoras devero ser interligadas diretamente aos Poos de Visita (ligaes individuais), e devem-se evitar ao mximo o uso de Caixa de Encontro, as quais somente devero ser projetadas quando no houver outra soluo e ainda, de comum acordo prvio com a equipe tcnica de fiscalizao do SAAE e conforme desenho na folha n 22. 29. No caso de existirem pontos de travessia de crregos, rodovias, ferrovias, companhia de energia eltrica, etc., devero ser anexados projetos e memoriais descritivos, seguindo as exigncias dos rgos afins (DAEE / DEPRN), uma vez que a obra dever estar devidamente regularizada junto aos mesmos quando da doao dos sistemas ao SAAE. 30. Nos empreendimentos constitudos por unidades habitacionais multifamiliares, dever ser elaborado o projeto de drenagem das reas condominiais. Na execuo desse projeto sero considerados os seguintes critrios: A) Entende-se por rea predial aquela inscrita ao retngulo formado, quando se prolongam, em planta, as projees das faces externas de cada prdio; B) Devero ser consultados os Projetos de Implantao e Hidrulico a fim de adequar os dispositivos de drenagem das reas externas a infra-estrutura a projetada, como passeios, estacionamentos, play-grounds, caixas dgua, etc. C) Quando no existirem galerias

pluviais nas imediaes, as descargas das reas condominiais podero ser lanadas, por meio de canalizaes, nas sarjetas das vias. D) As canaletas implantadas tero seo preferencialmente retangular. E) dispensvel o dimensionamento das canaletas em planilha, sendo necessrio apenas delimitar as bacias contribuintes em planta, indicando a rea para cada canaleta. A seo a ser adotada ser atravs de Verificao de Capacidade de Canaleta. Ser apresentada planilha de clculo para os trechos de tubulao entre caixas pluviais devendo ser adotado como dimetro mnimo 400 mm com coeficiente de rugosidade de Manning [= 0,013] e recobrimento mnimo de 0,50 m. 31. Manejo ambiental: Durante a construo dos dispositivos e da rede de guas pluviais devero ser preservadas as condies ambientais, exigindose, entre outros, os seguintes procedimentos: A) Todo o material excedente de escavao ou sobras dever ser removido das proximidades dos dispositivos; B) O material excedente removido ser transportado para local pr-definido em conjunto com a Fiscalizao cuidando-se ainda que este material no seja conduzido para os cursos d'gua, de modo a no causar assoreamentos; C) Nos pontos de desge dos dispositivos devero ser executadas obras de proteo de modo a no promover a eroso das vertentes ou assoreamento de cursos d' gua; D) Durante o desenvolvimento das obras dever ser evitado o trfego desnecessrio de equipamentos ou veculos por terrenos naturais de modo a evitar a sua desfigurao; E) Alm destas, devero ser atendidas, no que couber, as recomendaes de outras normas ambientais, referentes captao, conduo e despejo das guas superficiais ou sub superficiais. 32. Decanto-Digestores (Fossas Spticas): O projeto do sistema de tratamento de esgoto dever ser apresentado e dimensionado conforme os parmetros preconizados pela ABNT-NBR-7229/93 e ABNT-NBR13969/97, conforme ilustrao contida nas folhas de n 24 e 25. Este dever conter memria de clculo dos equipamentos a serem adotados [Decanto-digestor (Fossas), Filtro Anaerbio e Poo Absorvente (Sumidouro) ou Valas de Infiltrao ou outro sistema]; memorial descritivo e neste constando o tipo de solo do local (sondagens do solo), se somente esgoto domstico ou industrial (efluente), planta de situao

10

com a localizao da rede coletora interna at a estao de tratamento a ser implantada, detalhes construtivos, manejo e orientaes sobre a prpria estao de tratamento. Devero ser especificados para o sistema utilizado (residncias, escritrios, refeitrios, vestirios, etc.), os valores de contribuio de esgotos e de lodo fresco, ponderando-se a mdia dos ndices apontados pelas normas. Dever ser adotado nos clculos, o maior nmero de pessoas contribuintes, durante o turno de 24 horas, no caso de empresa, escritrios, restaurantes e similares. 33. Quando no empreendimento a ser aprovado forem previstas Bacias de Deteno e/ou Bacias de Conteno, haver necessidade de avaliao e aprovao por parte da Secretaria de Planejamento PML e os projetos hidrulicos, memrias de clculo, estudo hidrolgico e etc., devero ser apresentados em conformidade com as regras contidas no Guia Prtico para Projetos de Pequenas Obras Hidrulicas, editado pelo DAEE para avaliao e aprovao deste SAAE.

Anda mungkin juga menyukai