Anda di halaman 1dari 3

HIGIENE DO TRABALHO: Conceitos, definies e classificao dos riscos ambientais; Riscos qumicos, fsicos e biolgicos; Parmetros e ndices utilizados

nas avaliaes dos riscos; Instrumentos e tcnicas aplicadas na medio dos riscos ambientais. SISTEMAS DE PREVENO E COMBATE A INCNDIOS: Teoria do fogo; Equipamentos fixos e mveis de combate a incndios: tipos, inspeo, manuteno e recarga; Sistemas e equipamentos de alarme e deteco e proteo contra incndio; Instrues gerais em emergncias; Brigadas de incndio; Cdigo de Segurana Contra Incndio e Pnico do RJ COSCIP. ACIDENTE DO TRABALHO: Conceitos, causas e consequncias do acidente do trabalho; Investigao e anlise do acidente do trabalho; Estatsticas de acidentes do trabalho; Doenas profissionais e doenas do trabalho; Medidas de controle: EPIs e EPCs; Nexo Tcnico Epidemiolgico Previdencirio e Fator Acidentrio Previdencirio. LEGISLAO DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO: Segurana e sade na Constituio Federal de 1988 e na Consolidao das Leis do Trabalho; Normas Regulamentadoras de SST e Legislao Complementar. BIOSSEGURANA: Biossegurana em laboratrios e reas de sade: classificao; vias de penetrao; EPIs e EPCs; boas prticas laboratoriais; Mapas de Riscos; PPRA; PCMSO; estudo de casos; Segurana qumica: caractersticas; vias de contaminao; formas de apresentao no ambiente; rotulagem; armazenamento; movimentao e transporte; Equipamentos de Conteno: cabines de segurana; descontaminao; procedimentos; Resduos: segregao, acondicionamento, transporte, uso de EPIs; gerenciamento para a reduo. ERGONOMIA: Biomecnica ocupacional: trabalho muscular; aplicao de foras; levantamento e transporte de cargas; Antropometria: o projeto de estaes de trabalho; espao e movimentao; alturas e superfcies horizontais; posturas; arranjo fsico e trabalho informatizado; Condies ambientais de trabalho: iluminao e cores, efeitos fisiolgicos da iluminao; conforto e exigncias intelectuais e de ateno; atividade mental; Fatores Humanos no Trabalho: fatores fisiolgicos, fadiga, monotonia e estresse ocupacional; Organizao do trabalho: projeto de trabalho, trabalho em grupo, horrio de trabalho e trabalho noturno e em turnos. PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS: Conceitos, classificao, identificao e avaliao dos agentes de risco ambientais; Medidas preventivas e de controle dos agentes de risco; Garantias do empregador e deveres do trabalhador. PRINCIPIOS DE GESTO DE SMS: Sistemas de Gesto de Segurana e Sade Ocupacional de acordo com a OHSAS 18001. ANLISE E GERENCIAMENTO DE RISCOS: Inspeo de segurana; Tcnicas de anlise de risco: APR e HAZOP. SEGURANA AMBIENTAL: Poluio: a crise ambiental; recursos naturais e crescimento humano; Desenvolvimento Sustentvel: impacto ambiental; medidas de controle e fatores de degradao; Energia e Meio Ambiente: aproveitamento energtico; meios aqutico, terrestre e atmosfrico; Resduos Perigosos e Radioativos; Gesto Ambiental: sistemas de gesto; anlise do ciclo de vida; preveno da poluio. II BIBLIOGRAFIA SUGERIDA MANUAL DE LEGISLAO ATLAS, Segurana e Medicina do Trabalho. 68 ed, So Paulo: Atlas, 2011.

TEIXEIRA, Pedro e Silvio Valle (org). Biossegurana uma abordagem multidisciplinar. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2010, 442 p. ABNT. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. Inspeo, Manuteno e Recarga em Extintores de Incndio - Procedimento NBR 12962:1996, 4 p. ABNT. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. Inspeo, Manuteno e Recarga em Extintores de Incndio - Procedimento NBR 12962:1996 Emenda 3:1998, 1 p. ABNT. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. Inspeo, Manuteno e Cuidados com Mangueiras de Incndio NBR 12779:2009. ABNT. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. Cadastro de Acidentes Procedimentos e Classificao NBR 14280:2001, 94 p. IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e Produo. 2 ed. So Paulo: Edgard Blcher Ltda, 2005, 614 p. CAMILLO JNIOR, Abel Batista. Manual de preveno e combate a incndios. 6 ed. So Paulo: SENAC, 2011, 216 p. CARDELLA, Benedito. Segurana no Trabalho e Preveno de Acidentes Uma Abordagem Holstica. So Paulo: Atlas, 2008. BURGESS, William A. Possveis Riscos a Sade do Trabalhador dos diversos processos industriais. 2 ed. Minas Gerais: Ergo, 1997. OLIVEIRA, Jos de. Acidente do Trabalho Teoria Prtica e Jurisprudncia. 3 ed. So Paulo: Saraiva, 1997 FUNDACENTRO. Programa de Proteo Respiratria. SP,1994 GONALVES, Edwar Abreu. Manual de Segurana e Sade no Trabalho. So Paulo: LTr, 2008. OHSAS 18001:2007. Srie de Avaliao da Sade e Segurana no Trabalho. Sistemas de Gesto da Sade e Segurana no Trabalho. BRAGA, Benedito et al. Introduo Engenharia Ambiental. 2 ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005, 318 p. MTE. Ministrio do Trabalho e Emprego. Aprova o Anexo III (Plano de Preveno de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes) e Altera a Norma Regulamentadora n 32 (NR-32). Portaria GM n 1748, de 30 de agosto de 2011, publicada no DOU de 31 de agosto de 2011, Braslia, DF, 3 p. Disponvel em: <http://www.protecao.com.br/_system/scripts/download.php?file=upload/protec ao_galeriaarquivo/518.doc> SALIBA, Tuffi Messias. Curso Bsico de Segurana e Higiene Ocupacional. 4 Ed. So Paulo: Ltr, 2011, 480p. COSCIP Cdigo de Segurana Contra Incndio e Pnico do Rio de Janeiro, 86 p. Disponvel em: <http://portalvr.com/planejamento/dcu/codseguranca.pdf> KROEMER, K. H. E. & GRANDJEAN, E. Manual de Ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005, 327 p. III PROGRAMA INFORMTICA Conceitos bsicos de computao. Componentes de hardware e de software. Conhecimento do Sistema Operacional Windows XP, seus principais recursos, manipulao de arquivos e pastas, teclas de atalho.

Conhecimento do programa Word e seus principais recursos. Internet. IV BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PREPPERNAU, Joan; Cox, Joyce, Microsoft Office Word 2007 - Passo a Passo, Bookman, 2007. RABELO, Joo. Introduo a informtica e Windows XP. Editora Cincia Moderna, 2007.

Anda mungkin juga menyukai