Anda di halaman 1dari 15

Setembro/2011

EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTURIA - INFRAERO Concurso Pblico para provimento de cargos de

PEM - Profissional de Engenharia e Manuteno Tcnico em Edificaes


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova 48, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Bsicos Conhecimentos Especficos

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc ter 3 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver o Caderno de Questes e a sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 48, Tipo 001


1. CONHECIMENTOS BSICOS Portugus Ateno: As questes de nmeros 1 a 5 referem-se ao texto abaixo. (B) A previso de uma safra de 154 milhes de toneladas de gros, um novo recorde, especialmente bem-vinda quando h tanta incerteza sobre a evoluo geral dos preos. A FAO, o organismo das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao, j havia publicado uma avaliao sombria das condies do mercado internacional. Seu ndice de preos de alimentos havia atingido em fevereiro o nvel mais alto desde o incio da srie, em 1990. A perspectiva de mais uma boa temporada agrcola no Brasil animadora. De um lado, contribuir para atenuar as presses inflacionrias, provenientes principalmente do exterior, e reforadas no mercado interno pela demanda, ainda forte, apesar de alguma desacelerao da economia. As estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministrio da Agricultura, apontam aumentos de produo de alimentos essenciais, como feijo, arroz e trigo. Os estoques finais projetados para os trs produtos so maiores do que os do ano anterior. Alm de tornar o abastecimento mais seguro, essa melhora das condies de oferta poder contribuir para arrefecer a forte alta dos preos. A colheita dever ser mais do que suficiente para garantir um abastecimento tranquilo do mercado interno e para sustentar uma vigorosa exportao. As novas projees so explicadas pela melhora das condies do tempo e por um levantamento mais preciso das reas de plantio. A agropecuria foi o setor com o maior crescimento na ltima dcada, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). O desempenho foi favorecido pela adoo do cmbio flutuante em 1999, pela oferta de crdito (C) e pelo continuado esforo de modernizao, com muito investimento em mquinas e equipamentos. As condies externas tambm foram favorveis. As oportunidades criadas pelo mercado global s foram amplamente aproveitadas, no entanto, porque o agronegcio brasileiro, em acelerada modernizao h (E) 30 anos, estava preparado para ocupar espaos.
(O Estado de S. Paulo, Notas e Informaes, A3, 13 de maro de 2011, com adaptaes)

De acordo com o texto, a perspectiva de uma nova safra recorde (A) motivar a franca retomada do crescimento da economia brasileira, em desacelerao diante das incertezas do mercado com a quebra mundial da safra de produtos agrcolas. ser suficiente para um aumento da exportao de produtos agrcolas brasileiros, exclusivamente, abrindo espao para maiores investimentos no mercado externo. possibilitar o efetivo controle de situaes que vm favorecendo a volta da inflao em todo o mundo globalizado, resultante do aumento nos preos de alimentos. dever resultar em duplo benefcio, por suprir o mercado interno e permitir um possvel controle do aumento dos preos, com a exportao dos produtos agrcolas. poder, at mesmo, facilitar a ampliao do setor agrcola brasileiro, em vista da comercializao desses produtos, escassos atualmente no comrcio exterior.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

2.

A opinio inicial de que a safra de gros no pas especialmente bem-vinda (A) vem reforar a observao a respeito da avaliao negativa da FAO sobre a escassez de alimentos essenciais para garantir o suprimento do mercado externo. se justifica pelas perspectivas das atuais condies de mercado, com o aumento de preos de alimentos e previso do retorno da inflao. contradiz o fato de que os preos de alimentos estaro sujeitos a aumentos, em razo das incertezas que cercam o comrcio mundial desses produtos. se apoia nos dados estatsticos do IBGE sobre o declnio dos investimentos dirigidos ao setor agrcola brasileiro. se baseia na garantia de abastecimento do mercado interno, menos sujeito variao no preo dos alimentos, apesar das incertezas do mercado mundial.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

3.

A afirmativa que retoma a ideia central do texto : (A) As medidas governamentais, ainda que tenham favorecido o setor agrcola brasileiro, no so suficientes para inibir a tendncia de alta dos preos e do possvel retorno da inflao. A alta dos preos de alimentos, principalmente no mercado global, tem prejudicado a comercializao e a exportao da safra brasileira de gros, especialmente por esta ter atingido um novo recorde. As ms condies do tempo tm possibilitado o aumento dos preos dos alimentos em razo das dificuldades de abastecimento tanto do mercado interno quanto do externo. No tem sido possvel estabelecer condies favorveis aos preos dos alimentos no mercado externo de produtos agrcolas, apesar da orientao de organismos internacionais, como a FAO. Investimentos em equipamentos que modernizaram o setor agropecurio brasileiro permitiram recorde na produo de gros, para abastecer o mercado interno e aproveitar as oportunidades do mercado global.
INFRAERO-Conh.Bsicos4

(B)

(D)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 48, Tipo 001


4. [A boa temporada agrcola] contribuir para atenuar as presses inflacionrias, provenientes principalmente do exterior e reforadas no mercado interno pela demanda, ainda forte, apesar de alguma desacelerao da econoo mia. (2 pargrafo) O segmento acima est reproduzido com outras palavras, mantendo-se a lgica, a correo e, em linhas gerais, o sentido original, em: A boa temporada agrcola (A) ir desacelerar a economia do mercado tanto interno quanto externo com a procura, ainda grande no exterior, com tendncias para a inflao que poder vir a ser controlado com essa oferta. bastar to somente para atender demanda interna, que se mantm excessivamente alta, devido certo recuo econmico e tambm as presses inflacionrias, com sua origem principal no exterior. dever controlar a demanda do mercado interno, de modo excessivo, apesar de que se observe claras tendncias para a inflao, por que havia sido aumentada com a falta do mercado externo. permitir um controle das presses inflacionrias que, embora tenham origem no exterior, tambm se percebem no pas, graas ao mercado aquecido, ainda que tenha havido certo recuo da economia. poder reforar uma eventual inflao decorrente do aumento de preos no mercado externo, j que o mercado interno ainda esteja demonstrando alta procura no consumo desses alimentos. hipocampo chamada giro denteado. Sabemos que metade das novas clulas morrem. E sabemos que elas so produzidas de diversas maneiras. Obtemos novos neurnios quando nos concentramos em tarefas extremamente complexas, ou at quando nos concentramos em uma meta especfica. E sabemos que os exerccios praticamente qualquer coisa que acelere os batimentos cardacos e o fluxo sanguneo levam a uma pequena exploso de natalidade desses neurnios. Os detalhes ainda esto sendo examinados, mas alguns neurocientistas esto convencidos de que o exerccio produz novos neurnios de maneira bastante direta. Quando se contraem, os msculos produzem fatores de crescimento. Normalmente, essas molculas de fatores de crescimento so grandes demais para atravessar a barreira sangue-crebro, mas, por razes ainda desconhecidas, o exerccio torna essa barreira mais porosa, permitindo que tais fatores de crescimento, aos quais j houve quem se referisse como o fertilizante milagroso do crebro, atravessem a barreira e ajudem a estimular os neurnios. Demonstrou-se que o mesmo acontece com a serotonina, que aumentada no crebro pelo exerccio e tambm estimula o crescimento de novos neurnios. (E)
(Adaptado de Barbara Strauch. O melhor crebro de sua vida. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro, Zahar, 2011, pp. 151-157)

(B)

(C)

(D)

_________________________________________________________

5.

Os estoques finais projetados para os trs produtos so o maiores do que os do ano anterior. (2 pargrafo) O pronome grifado na frase acima substitui, considerandose o contexto, a expresso (A) (B) (C) (D) (E) os estoques finais. os aumentos de produo. os alimentos essenciais. os preos. os trs produtos. As questes de nmeros 6 a 10 referem-se ao texto abaixo.

6.

Observe atentamente as afirmativas abaixo:

I. At recentemente, a maioria dos neurocientistas


no tinham se afastado das concluses extradas o em 1931... (1 pargrafo) Uma redao alternativa para a frase acima, mantendo-se a correo e a lgica, : At recentemente, a maioria dos neurocientistas no se afastara das concluses extradas em 1931...

_________________________________________________________

II. E sabemos que os exerccios praticamente qualquer coisa que acelere os batimentos cardacos e o fluxo sanguneo levam a uma pequena exploso o de natalidade desses neurnios. (2 pargrafo) Os travesses da frase acima poderiam ser substitudos por parnteses, sem prejuzo para a correo e a lgica.

Ateno:

Como a maioria dos conceitos novos, a ideia de que um crebro adulto animal ou humano pudesse de fato gerar novos neurnios teve um mau comeo, constituindo um excelente exemplo de como a cincia avana aos solavancos, na melhor das hipteses. At recentemente, a maioria dos neurocientistas no tinham se afastado das concluses extradas em 1931 por Santiago Ramn y Cajal, ganhador do Prmio Nobel, que escreveu, com toda a confiana: No crebro adulto, as vias neuronais so fixas e imutveis. Tudo pode morrer; nada pode ser regenerado. Era uma ideia que parecia fazer sentido. Mas estava errada. Agora sabemos que novos neurnios que so clulas-tronco, a verso mais primitiva e verstil das clulas so primordialmente produzidos em uma rea minscula do
INFRAERO-Conh.Bsicos4

III. ... aos quais j houve quem se referisse como o


fertilizante milagroso do crebro... (3 pargrafo) O verbo grifado acima poderia ser substitudo por aludisse, sem qualquer outra alterao na frase e sem prejuzo para a correo e a lgica. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)
o

III, apenas. I e III, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III.


3

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 48, Tipo 001


7. O verbo que tambm poderia estar flexionado no singular, sem prejuzo para a correo e a lgica do segmento, est grifado em: (A) ... o exerccio torna essa barreira mais porosa, permitindo que tais fatores de crescimento [...] o atravessem a barreira... (3 pargrafo) Agora sabemos que novos neurnios [...] so primordialmente produzidos em uma rea minscula do o hipocampo chamada giro denteado. (2 pargrafo) Sabemos que metade das novas clulas morrem. o (2 pargrafo) ... os msculos produzem fatores de crescimento. o (3 pargrafo) E sabemos que os exerccios [...] levam a uma pequena exploso de natalidade desses neurnios. o (2 pargrafo) 10. Neurologistas tm se dedicado ...... investigar o que muda no crebro ...... medida que envelhecemos; segundo alguns estudos, a aptido da memria para resgatar informaes abstratas diminui, enquanto a propenso ...... divagar aumenta. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, respectivamente: (A) (B) (C) (D) (E) Ateno: a a a a a a a

(B)

(C)

_________________________________________________________

(D)

As questes de nmeros 11 a 15 referem-se ao texto abaixo. Terremoto na justia

(E)

Seis sismlogos e um funcionrio do governo devem ir a julgamento na Itlia sob a acusao de serem os responsveis pela morte de algumas das 309 pessoas que perderam a vida no terremoto da cidade de quila em 6 de abril de 2009. Se condenados, podem ter de cumprir uma pena de at 12 anos de priso. Os sete acusados eram os responsveis por delimitar os riscos de uma crescente atividade ssmica na regio em quila. Em uma entrevista coletiva uma semana antes do terremoto, alguns deles afirmaram que os moradores locais no estavam em perigo. Depois do terremoto, muitos dos parentes das vtimas disseram que eles no se precaveram contra os tremores, deixando suas casas, por causa das afirmaes dos cientistas. O procurador de quila, Fbio Picuti, argumentou que os especialistas, mesmo que no pudessem prever exatamente quando o terremoto poderia ocorrer, deveriam ter apresentado as incertezas cientficas mais abertamente. Picuti acredita que os outros membros do comit de preveno contra terremotos so igualmente culpados, por no terem desfeito a convico de que no havia riscos de um intenso tremor devastar a cidade.
(Pesquisa FAPESP, no 185, Julho de 2011, p. 23)

_________________________________________________________

8.

... qualquer coisa que acelere os batimentos cardacos ... o (2 pargrafo) O verbo que se encontra flexionado nos mesmos tempo e modo do grifado acima est em: (A) ... que tais fatores de crescimento [...] atravessem a barreira... ... a ideia de que um crebro adulto [...] pudesse de fato... Quando se contraem, os msculos ... ... que o mesmo acontece com a serotonina... ... uma ideia que parecia fazer sentido.

(B)

(C) (D) (E) 9.

_________________________________________________________

Obtemos novos neurnios quando nos concentramos em tarefas extremamente complexas, ou at quando nos cono centramos em uma meta especfica. (2 pargrafo) Mantendo-se a correo quanto s regras de concordncia e, em linhas gerais, o sentido original, a frase acima est corretamente reescrita em: (A) A obteno de novos neurnios do-se quando as pessoas se concentram em tarefas extremamente complexa, ou at quando se concentram em uma meta especfica. Obtm-se novos neurnios quando se concentra em tarefas extremamente complexas, ou at quando as pessoas se concentra em uma meta especfica. Quando tarefas extremamente complexas est sendo executada, ou at quando as pessoas se concentram em uma meta especfica, obtm-se novos neurnios. A obteno de novos neurnios ocorre quando as pessoas se concentram em tarefas extremamente complexas, ou at quando se concentram em uma meta especfica. A obteno de novos neurnios ocorrem quando as pessoas executam tarefas extremamente complexas ou at quando se concentra em uma meta especfica.

11.

A afirmao do procurador de quila, Fbio Picuti, de que os especialistas, mesmo que no pudessem prever exatamente quando o terremoto poderia ocorrer, deveriam ter apresentado as incertezas cientficas mais abertamente (A) lana dvidas sobre a competncia dos especialistas italianos, ressaltando que nesse tipo de atividade cientfica no pode haver lugar para quaisquer incertezas. ratifica o acerto dos sismlogos quando apresentaram aos moradores as incertezas cientficas da previso, mas destaca que deveriam t-lo feito de modo mais claro. atribui a culpa pela tragdia ocorrida em quila s limitaes da cincia, que ainda no seria capaz de prever a ocorrncia de terremotos com exatido. sugere sutilmente que os especialistas tinham todas as condies para prever com exatido quando ocorreria o tremor que veio a devastar a cidade de quila. contrape a atitude que era esperada dos sismlogos quela que eles de fato tomaram quando disseram que os moradores de quila no estavam em perigo.
INFRAERO-Conh.Bsicos4

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E) (E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 48, Tipo 001


12. Leia atentamente as afirmaes abaixo sobre o texto. Legislao

I. O ttulo Terremoto na justia propositalmente


ambguo, pois a palavra terremoto pode aludir tanto a tremor de terra como a um grande abalo ou a um escndalo, despertando assim a curiosidade do leitor sobre a matria. 16.

No que concerne s disposies da Lei n 9.784/1999, considere as seguintes assertivas:

I. Em regra, inexistindo disposio especfica, os atos


do rgo ou autoridade responsvel pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de quinze dias, salvo motivo de fora maior.

II. O segmento responsveis por delimitar os riscos


poderia ser substitudo corretamente, sem prejuzo para o sentido original, por comprometidos por minimizar os perigos.

II. Os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do rgo, cientificando-se o interessado se outro for o local de realizao.

III. Ao aludir convico de que no havia riscos de


um intenso tremor devastar a cidade, o autor sugere que no pesa sobre os especialistas qualquer acusao de terem agido de m-f no episdio. Est correto o que se afirma em

III. A intimao somente pode ser efetuada por cincia


nos processos ou por via postal com aviso de recebimento. Est correto o que consta APENAS em

(A) (B) (C) (D) (E) 13.

I, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

(A) (B) (C) (D) (E) 17.

I e II. II. I. III. II e III.


o

_________________________________________________________

A substituio do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessrios ajustes, foi realizada de modo INCORRETO em: (A) (B) que perderam a vida = que a perderam deveriam ter apresentado as incertezas cientficas = deveriam ter-lhes apresentado delimitar os riscos = delimit-los deixando suas casas = deixando-as uma semana antes do terremoto = uma semana antes dele (final

_________________________________________________________

Nos termos da Lei n 9.784/1999, NO constitui critrio a ser observado no processo administrativo: (A) a interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao. o atendimento a fins de interesse geral, vedada a renncia total ou parcial de poderes ou competncias, salvo autorizao em lei. a objetividade no atendimento do interesse pblico, vedada a promoo pessoal de agentes ou autoridades. a divulgao oficial dos atos administrativos, proibida qualquer ressalva, tendo em vista a garantia irrestrita da publicidade dos atos administrativos. a adoo de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurana e respeito aos direitos dos administrados.

(C) (D) (E)

(B)

(C)

_________________________________________________________

14.

... riscos de um intenso tremor devastar a cidade. do texto)

(D)

Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante ser: (A) (B) (C) (D) (E) 15. ser devastada. serem devastados. ter sido devastada. ser devastado. ser devastado.

(E)

_________________________________________________________

18.

No que concerne s licitaes, correto afirmar: (A) dispensvel a licitao quando a Unio tiver que intervir no domnio econmico para regular preos ou normalizar o abastecimento. Segundo a Lei n 8.666/1993, possvel a criao de outras modalidades de licitao, alm daquelas previstas no diploma legal citado. No leilo, o vencedor ser o que oferecer o maior lance, que dever ser sempre igual ao valor da avaliao. Para a habilitao nas licitaes no ser exigida dos interessados habilitao jurdica, bastando habilitao tcnica, econmico-financeira e regularidade fiscal. O edital da licitao conter, obrigatoriamente, dentre outras disposies, o critrio para julgamento, com disposies claras e parmetros subjetivos. 5
o

_________________________________________________________

... algumas das 309 pessoas que perderam a vida no terremoto... (B) O verbo que tambm empregado no texto com a mesma regncia do grifado acima est em: (A) ... sob a acusao de serem os responsveis pela morte... ... que eles no se precaveram contra os tremores... Os sete acusados eram os responsveis por... ... que os moradores locais no estavam em perigo. (E) (E) ... a convico de que no havia riscos de um intenso tremor... (C)

(B) (C) (D)

(D)

INFRAERO-Conh.Bsicos4

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 48, Tipo 001


19. Considere as o n 8.666/1993: seguintes assertivas acerca da Lei 22. As atividades de proteo ao voo abrangem a coordenao de busca, assistncia e salvamento. Sobre o tema, certo que (A) a no prestao de assistncia por parte do Comandante, em regra, no exonera de responsabilidade o proprietrio ou explorador da aeronave. a assistncia no poder consistir em simples informao. o salvamento no gerar direito de remunerao, quando o socorro for prestado por aeronave pblica. no dever do proprietrio ou explorador indenizar a quem prestar assistncia a passageiro ou tripulante de sua aeronave. toda assistncia ou salvamento prestado, ainda que sem resultado til, dar direito remunerao correspondente ao trabalho e eficincia do ato.

I. As sociedades de economia mista e empresas pblicas subordinam-se ao regime da mencionada lei.

II. As obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes, concesses, permisses e locaes da Administrao Pblica, quando contratadas com terceiros, sero necessariamente precedidas de licitao, ressalvadas as hipteses previstas na Lei citada. (B)

(C)

III. A licitao no ser sigilosa, sendo pblicos e acessveis ao pblico os atos de seu procedimento, salvo quanto ao contedo das propostas, que deve ser preservado em sigilo at o encerramento do certame. Est correto o que consta em (E) (A) (B) (C) (D) (E) 20. (D)

I, II e III. I e II, apenas. II, apenas. III, apenas. II e III, apenas.

_________________________________________________________

23.

Com relao estrutura organizacional da ANAC, seo gundo a Lei n 11.182/2005, o Ouvidor ser nomeado pelo (A) Presidente do Senado Federal para mandato de 3 (trs) anos. Presidente da Repblica, para mandato de 5 (cinco) anos. Diretor-Presidente da ANAC, para mandato de 2 (dois) anos. Diretor-Presidente da ANAC, para mandato de 5 (cinco) anos. Presidente da Repblica, para mandato de 2 (dois) anos.
o

_________________________________________________________

Jlio, servidor pblico civil do Poder Executivo Federal, sempre foi extremamente respeitoso em relao hierarquia existente na Administrao Pblica. No entanto, em um determinado momento, decidiu representar contra o comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal, no tendo qualquer temor em assim o fazer. Tal postura de Jlio (A) est correta, consistindo em um dos deveres fundamentais do servidor pblico civil do Poder Executivo Federal. no est correta, implicando em desobedincia quanto estrutura hierrquica do Poder Pblico. no est correta, porm implica apenas em uma conduta imoral e no afronta hierarquia estatal. est correta, mas inexiste previso sobre tal comportamento no Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. no est correta, podendo Jlio sofrer penalidade administrativa por tal conduta.

(B)

(C)

(D)

(B)

(E)

_________________________________________________________

(C)

24.

(D)

De acordo com a Lei n 11.182/2005, os militares da Aeronutica da ativa, em exerccio nos rgos do Comando da Aeronutica correspondentes s atividades atribudas ANAC, passam a ter exerccio na ANAC, na data de sua instalao, sendo considerados como em servio de natureza militar. Estes militares da Aeronutica devero (A) permanecer na ANAC por prazo indeterminado, tendo em vista a ocupao efetiva do cargo provido por meio de legislao especfica. retornar quela Fora, no prazo mximo de 60 meses, a contar daquela data, razo mnima de 20% a cada 12 meses. ser efetivados na ANAC, onde exercero provisoriamente os cargos em que esto lotados, devendo ser remanejados no prazo mximo de 30 meses. retornar quela Fora, no prazo mximo de 30 meses, a contar daquela data, razo mnima de 15% a cada 12 meses. ser efetivados na ANAC, onde exercero provisoriamente os cargos em que esto lotados, devendo ser remanejados no prazo mximo de 60 meses.
INFRAERO-Conh.Bsicos4

(E)

_________________________________________________________

21.

Nos termos do Cdigo Brasileiro de Aeronutica, a alienao fiduciria em garantia de aeronave (A) conter, em seu instrumento, alguns itens obrigatrios; no entanto, a lei no exige a estipulao de data de vencimento. possui eficcia mesmo antes de sua inscrio no Registro Aeronutico Brasileiro. deve ser feita to somente por instrumento pblico. no possibilita, no caso de inadimplemento da obrigao garantida, que o credor fiducirio aliene o objeto da garantia a terceiros. transfere ao credor o domnio resolvel e a posse indireta da aeronave, independentemente da respectiva tradio.

(B)

(C)

(B) (C) (D)

(D)

(E)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 48, Tipo 001


25. Segundo as normas da Lei n 10.520/2002, com relao fase externa do prego, certo que (A) o acolhimento de recurso importar a invalidao de todos os atos realizados, tendo em vista que no h aproveitamento de atos de licitao na modalidade prego. o prazo fixado para a apresentao das propostas, contado a partir da publicao do aviso, ser de cinco dias teis. ser adotado o critrio de melhor tcnica para julgamento e classificao das propostas. apenas os dez primeiros colocados podero manifestar imediata e motivadamente a inteno de recorrer, aps declarado o vencedor, quando lhes ser concedido o prazo de 5 dias para apresentao das razes do recurso. o autor da oferta de valor mais baixo e os autores das ofertas com preos at 10% superiores quela, no curso da sesso, podero fazer novos lances verbais e sucessivos, at a proclamao do vencedor.
o

28.

A explorao de servios areos pblicos depender sempre da prvia concesso, quando se tratar de transporte areo regular, ou de autorizao no caso de transporte areo no regular ou de servios especializados. A concesso somente ser dada pessoa jurdica brasileira que tiver sede (A) na Amrica Latina e pelo menos 4/5 do capital com direito a voto, pertencente a brasileiros, prevalecendo essa limitao nos eventuais aumentos do capital social. no Brasil e pelo menos 2/3 do capital com direito a voto, pertencente a brasileiros, prevalecendo essa limitao nos eventuais aumentos do capital social. no Brasil e pelo menos 4/5 do capital com direito a voto, pertencente a brasileiros, prevalecendo essa limitao nos eventuais aumentos do capital social e direo confiada exclusivamente a brasileiros. na Amrica Latina e pelo menos 2/3 do capital com direito a voto, pertencente a brasileiros, prevalecendo essa limitao nos eventuais aumentos do capital social. no Brasil e pelo menos metade do capital com direito a voto, pertencente a brasileiros, prevalecendo essa limitao nos eventuais aumentos do capital social e direo confiada a maioria de brasileiros.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

26.

Segundo o Cdigo Brasileiro de Aeronutica, a licena de tripulantes ter (A) validade inicial de dois anos e prorrogao a cada cinco anos. validade inicial de cinco anos e prorrogao a cada trs anos. carter permanente. validade inicial de cinco anos e prorrogao a cada dez anos. validade de trinta anos.

29.

Considere:

I. rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta.

II. rgos e entidades da Administrao Pblica Fe(B) deral indireta autrquica.

III. rgos e entidades da Administrao Pblica Federal indireta fundacional.

(C) (D)

IV. rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico. De acordo com a Lei n 1.171/1994, dever ser criada uma Comisso de tica, encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico nos rgos e entidades indicados em (A) (B) (C) (D)
o

(E) 27.

_________________________________________________________

Joo Comandante do voo 222 da Aviao Brasil com partida na cidade de So Paulo-SP e destino final na cidade de Porto Alegre-RS. Durante a viagem, Maria deu a luz Joaquina; e Bruno faleceu em decorrncia de uma ataque cardaco fulminante. Nestes casos, o Comandante (A) no proceder qualquer anotao no Dirio de Bordo, tendo em vista que este se destina apenas s anotaes tcnicas relacionadas ao voo e preestabelecidas pelo Cdigo Brasileiro de Aeronutica. proceder ao assento, no Dirio de Bordo, apenas do nascimento de Joaquina. proceder ao assento, no Dirio de Bordo, apenas do bito de Bruno. proceder ao assento, no Dirio de Bordo, do nascimento de Joaquina e do bito de Bruno. no proceder qualquer anotao no Dirio de Bordo tendo em vista que nele dever constar apenas a data, a natureza do voo, os nomes dos tripulantes, lugar e hora da sada e da chegada da aeronave.

I, II, III e IV. I, II e III, apenas. I e II, apenas. I e IV, apenas. II, III e IV, apenas.

(E) 30.

_________________________________________________________

Compete ao Conselho de Aviao Civil (A) coordenar os rgos e entidades do sistema de aviao civil, em articulao com o Ministrio da Defesa, no que couber. formular e implementar o planejamento estratgico do setor, definindo prioridades dos programas de investimentos. elaborar e aprovar os planos de outorgas para explorao da infraestrutura aeroporturia, ouvida a Agncia Nacional de Aviao Civil ANAC. estabelecer as diretrizes da poltica relativa ao setor de aviao civil. administrar recursos e programas de desenvolvimento da infraestrutura de aviao civil. 7

(B)

(C)

(B)

(D)

(C)

(E)

(D) (E)

INFRAERO-Conh.Bsicos4

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 48, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS 31. Sobre a infraestrutura para uma Intranet, considere:

I. Wireless um padro especfico de uma tecnologia de redes sem fio. II. Wi-Fi refere-se genericamente transmisso de dados sem a utilizao de meios fsicos. III. WLAN uma rede local sem fio para fazer conexo com a Internet ou entre os dispositivos da rede.
Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

I, apenas. III, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

32.

O controle de transmisso de dados em uma rede de computadores, filtrando e permitindo ou no a passagem dos dados, a principal funo realizada pelo dispositivo denominado (A) (B) (C) (D) (E) firewall. firmware. modem. roteador. antivrus.

33.

Quando uma configurao indica uma RAM de 4GB, significa que o computador tem uma capacidade de 4 (A) (B) (C) (D) (E) gigabytes de memria apenas de leitura. gigabits de memria no processador. gigabytes de memria no processador. gigabits de memria aleatria. gigabytes de memria aleatria.

34.

A fim de maximizar o espao disponvel para a leitura do documento ou para escrever comentrios, o editor de texto Word, verso 2007, possui o modo de exibio: (A) (B) (C) (D) (E) Layout da Web. Layout de Impresso. Leitura em Tela Inteira. Estrutura de Tpicos. Rascunho.

35.

O intervalo de clulas A1 at E5 de uma planilha Excel formado por (A) (B) (C) (D) (E) 1 linha, 5 colunas e 5 clulas. 5 linhas, 1 coluna e 5 clulas. 5 linhas, 5 colunas e 5 clulas. 5 linhas, 5 colunas e 25 clulas. 25 linhas, 25 colunas e 25 clulas.
INFRAERO-PEM-Prof. Eng. Manut. Tcnico Edificaes-48

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 48, Tipo 001


36. Sobre as instalaes hidrulicas de gua fria, considere:

I. As tubulaes devem ser dimensionadas de modo que a velocidade da gua, em qualquer trecho da tubulao, no atinja
valores superiores a 3 m/s.

II. A tubulao de extravaso destinada a escoar a gua proveniente do esvaziamento do reservatrio para eventuais
limpezas.

III. Registro de utilizao o componente instalado na tubulao destinado a interromper o fluxo de gua. Deve ser utilizado
totalmente aberto ou fechado.

IV. Ramal predial a tubulao compreendida entre a rede pblica de abastecimento de gua e a extremidade a montante
do alimentador predial ou da rede predial de distribuio. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I e IV. I e II. III e IV. II, III e IV. I, III e IV.

37.

Para a execuo dos servios de revestimento em uma edificao foram contratados um pedreiro revestidor a R$ 70,00/h e um ajudante a R$ 30,00/h. Cada um tem produtividade de 0,10 h/m2 de revestimento e os encargos sociais so de 120%. Neste contexto, o custo total de mo de obra e encargos para a execuo de 1000 m2 de revestimento de (A) (B) (C) (D) (E) R$ 2.200,00 R$ 15.500,00 R$ 20.000,00 R$ 15.200,00 R$ 22.000,00

38.

Considere a figura:

4 3 2

Os elementos indicados pelos nmeros 1, 2, 3, 4 e 5, na estrutura da figura, representam, respectivamente: (A) (B) (C) (D) (E) teras, pendural, ripa, tirante e chapuz. ripas, tera, chapuz, perna e pendural. caibros, ripas, chapuz, pendural e escora. tirantes, pendural, teras, ripa e asna. ripas, frechal, chapuz, caibros e contrafrechal. 9

INFRAERO-PEM-Prof. Eng. Manut. Tcnico Edificaes-48

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 48, Tipo 001


39. No sistema predial de esgoto, a tubulao que recebe diretamente os efluentes de aparelhos sanitrios chamada de (A) (B) (C) (D) (E) tubulao primria. ramal de esgoto. subsistema de coleta. ramal de descarga. tubulao secundria.

40.

Segundo a norma vigente, a espessura admissvel "x" para o revestimento de argamassa em paredes internas (A) (B) (C) (D) (E) 5 20 mm. 20 30 mm. 10 25 mm. 25 mm. 35 mm.

41.

A utilizao de barras de ao juntamente com o concreto, possvel somente devido s seguintes razes:

I. O trabalho conjunto do concreto e do ao assegurado pela aderncia entre os dois materiais. II. Na regio comprimida, onde o concreto possui resistncia praticamente nula, ele sofre fissurao, tendendo a se
deformar, e, devido aderncia, arrasta consigo as barras de ao.

III. O concreto protege de oxidao o ao da armadura, garantindo a durabilidade da estrutura. IV. Os coeficientes de dilatao trmica do ao e do concreto so praticamente iguais. V. Nas regies comprimidas, uma parcela de compresso poder ser absorvida pela armadura, no caso de o concreto,
isoladamente, no ser capaz de absorver a totalidade dos esforos de compresso. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I, III e V. I e II. I, III e IV. II, III e IV. I, III, IV e V.

42.

Considere o desenho.
2,40 m

20 cm

10,0 m

O volume de concreto necessrio para concretar a caixa dgua da figura, composta de 10 segmentos anelares de 1 metro de altura cada, com espessura da parede de 20 cm, desprezando as juntas, de (A) (B) (C) (D) (E) 10 27,6 m3 7,2 m3 13,8 m3 44,0 m3 75,4 m3
INFRAERO-PEM-Prof. Eng. Manut. Tcnico Edificaes-48

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 48, Tipo 001


43. Exsudao do concreto a (A) (B) (C) (D) (E) facilidade do concreto em se deformar aps a cura. tendncia dos agregados grados se separar da argamassa de cimento. menor ou maior aptido do concreto de ser empregado sem perda da homogeneidade. forma de segregao em que parte da gua da mistura tende a subir para a superfcie de um concreto recm-aplicado. alterao do volume pela combinao da gua e alguns compostos anidros do cimento.

44.

Acerca do ao destinado a armaduras para estruturas de concreto armado, considere:

I. As barras da categoria CA 25 so obrigatoriamente providas de nervuras transversais oblquas. II. A massa linear absoluta o valor que representa a massa por unidade do fio ou barra de dimetro nominal expresso em
gramas por metro.

III. A rea nominal representada pela rea da seo transversal do fio ou da barra de dimetro nominal especfico expressa
em milmetros quadrados.

IV. As barras e fios de ao destinados armadura de concreto armado devem ser isentos de defeitos prejudiciais, tais como:
esfoliao, corroso, manchas de leo, reduo de seo e fissuras transversais. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II e IV. III e IV. II e III. II e IV. IV.

45.

Acerca da utilizao do cinto de segurana (Equipamento de Proteo Individual EPI) no canteiro de obras, considere:

I. A empresa obrigada a fornecer aos trabalhadores, gratuitamente, cinto de segurana e demais EPIs, quando
necessrios e adequados ao risco, em perfeito estado de conservao e funcionamento.

II. O cinto de segurana tipo paraquedista deve ser utilizado em atividades a mais de 3,00 m de altura do piso, nas quais
haja risco de queda do trabalhador.

III. O cinto de segurana deve ser dotado de dispositivo trava-quedas e estar ligado a cabo de segurana ligado estrutura
do andaime.

IV. Os cintos de segurana tipo paraquedista devem possuir argolas e mosquetes de ao forjado, ilhoses de material no
ferroso e fivela de ao forjado ou material de resistncia e durabilidade equivalentes. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

II, III e IV. I, III e IV. I e IV. II e III. I.

46.

Considere a figura.
20 m

75%

16 m

Sabendo-se que o telhado de duas guas, acima representado, tem dimenses de 16 m 20 m e inclinao de 75%, e que so necessrias 15 telhas para cobrir 1 m2 de telhado, a quantidade de telhas necessrias para cobrir o telhado todo (A) (B) (C) (D) (E) 2400 unidades. 4800 unidades. 4500 unidades. 3000 unidades. 6000 unidades. 11

INFRAERO-PEM-Prof. Eng. Manut. Tcnico Edificaes-48

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 48, Tipo 001


47. O cimento Portland, que tem a peculiaridade de atingir altas resistncias j nos primeiros dias da aplicao, chamado de cimento (A) (B) (C) (D) (E) 48. CP I. CP V ARI. CP II E. CP III. CP IV.

Considere o projeto de instalaes eltricas, a seguir:

S 3

SALA

Os condutores indicados com o nmero 1 referem-se, respectivamente, a (A) (B) (C) (D) (E) 49. fase, fase, neutro e terra. neutro, neutro, fase e terra. retorno, retorno, neutro e fase. terra, terra, fase e neutro. proteo, proteo, retorno e fase.

Na execuo do revestimento cermico, so executados procedimentos que tm por finalidade acomodar as variaes de dimenses entre as placas cermicas e permitir o alinhamento entre juntas verticais e horizontais, alm de acomodar a movimentao entre as placas cermicas e entre estas e a base. A tcnica descrita chamada de juntas (A) (B) (C) (D) (E) de nivelamento. estruturais. de controle. de assentamento. de paginao.

50.

Ao realizar a fixao de uma alvenaria, entre os outros cuidados, deve-se (A) (B) (C) (D) (E) fixar partindo dos andares inferiores para os superiores, pois os pavimentos superiores absorvem melhor e mais devagar as deformaes. aguardar no mximo dois dias entre o trmino da execuo da alvenaria e o incio da fixao, para que a estrutura absorva a carga a que foi submetida e a argamassa retraia. esperar o maior tempo possvel antes de executar a alvenaria, a fim de permitir a livre deformao lenta da estrutura. evitar camadas muito espessas com espalhamento muito curto e utilizar, como de costume, colher de pedreiro para apertar a argamassa da ltima fiada. utilizar blocos ou pedaos de elementos de vedao, pois estes se adaptam melhor aos espaos a serem preenchidos, conferindo boa resistncia e transferncia de esforos e cargas para as paredes.

51.

O processo de cobertura utilizado em esquadrias de alumnio, no qual se cria uma diferena de potencial de aproximadamente 100.000 Volts entre as partculas pulverizadas do material de cobertura e o objeto a ser pintado, o que resulta na atrao das partculas pelo objeto, obtendo-se, assim, economia de material e cobertura uniforme e sem falhas, chamado de (A) (B) (C) (D) (E) esferoidizao. anodizao. polimerizao metlica. retropintura. pintura eletrosttica.
INFRAERO-PEM-Prof. Eng. Manut. Tcnico Edificaes-48

12

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 48, Tipo 001


52. Sobre a execuo de impermeabilizao em calhas de concreto armado sobre lajes de cobertura, considere:

I. A manta dever subir pela parede da calha at a metade da sua altura na borda externa. II. As paredes da calha devem ter sua superfcie superior na mesma inclinao do telhado. III. recomendvel que a telha entre pelo menos 5 cm dentro da calha, formando um pequeno beiral, a fim de evitar entrada
de gua causada por lavagem do telhado ou umidade decorrente de evaporao.

IV. Recomenda-se, para efeito de manuteno da calha, uma largura livre de no mnimo 30 cm. V. Deve-se prever, na camada de regularizao da superfcie do fundo da calha, um caimento mnimo de 0,5% para ralos,
espessura mnima de 2 cm e, invariavelmente, um tratamento de isolao termo-acstica. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I, III e V. III e IV. I, II, IV e V. II e IV. I, II, III e V.

53.

So fases a serem cumpridas na execuo da manuteno predial e infraestrutura de edificaes: (A) (B) (C) (D) (E) solicitao, verificao, preparao, execuo, avaliao e melhorias. constatao da patologia, identificao da soluo, petio, soluo e registro. verificao, registro, pedido, estudo e soluo do problema. identificao da causa, solicitao de reparo, aprovao, execuo e controle. estudo, identificao, planejamento, execuo, gerenciamento e concluso.

54.

Na execuo da alvenaria estrutural, a marcao e o controle do alinhamento das fiadas devem ser executados utilizando-se, no mnimo, o que est apresentado, no quadro a seguir, em: Marcao (A) (B) (C) (D) (E) trilhos prumo de centro amarrao rgua de alumnio castelo escantilho apoio central trena a laser brocas escantilho Controle de alinhamento das fiadas calibrador de folga linha lpis gonimetro linha nvel de bolha goiva prumo de face banco micromtrico esquadro

55.

Os dados necessrios para planejamento de uma manuteno preditiva predial eficaz, de forma a assegurar o intervalo mximo entre os reparos e minimizar o nmero e os custos de paradas no programadas ocasionadas por falhas, devem ser obtidos por meio de (A) (B) (C) (D) (E) atendimento a cada cliente de forma personalizada, atuao independente em cada unidade predial ou planta e distribuio das operaes de forma igualitria para todas as patologias. monitoramento regular da condio mecnica real, rendimento operacional e indicadores da condio operativa das mquinas e sistemas de processo. programao de reparos e lubrificao de acordo com a demanda, promoo da relao custo-benefcio de forma linear e aplicao das ferramentas de controle de forma aleatria. classificao de criticidade atravs de lista de ativos, implantao de programas com base nos existentes em outras empresas e promoo do planejamento com aes repetitivas e duplicidade operativa. pesquisas de satisfao para medir a qualidade percebida pelos usurios, reincio do gerenciamento por uma nova estrutura de manuteno preditiva prpria e estabelecimento de dependncia das novas ferramentas de gesto e tecnologia. 13

INFRAERO-PEM-Prof. Eng. Manut. Tcnico Edificaes-48

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 48, Tipo 001


56. Considere as imagens de mquinas e equipamentos de construo civil.

II

As mquinas de terraplenagem I e II e suas respectivas funes esto corretamente expressas em: Mquina (A) (B) (C) (D) (E) p carregadeira moto scraper escavadeira rolo compactador de esteiras motoniveladora retrocompactador de pneus scraper retronivelador trator de rolo retroescavadeira rolo compactador tipo p de carneiro de pneus Funo carregar e transportar cortar solo argiloso escavar e carregar compactar britas nivelar o solo compactar asfalto cortar e nivelar compactar e transportar escavar e carregar compactar solos

57.

O bom funcionamento das esquadrias de alumnio deve-se, em grande parte, manuteno e ao processo de limpeza adotado. Para uma limpeza eficaz, deve-se utilizar (A) (B) (C) (D) (E) soluo de gua e detergente neutro, com diluio a 5%, com auxlio de esponja ou pano macio, no mnimo a cada 12 meses, em zona urbana e rural. frmulas de detergentes com incluso de saponceos, por meio de esponjas de ao, que, pela natureza abrasiva, ao longo do tempo, evitam a incrustao de sujeira. produtos cidos ou alcalinos, em diluio de 10%, condio necessria para que se evite manchar a anodizao e se torne a pintura viva, eliminando a opacidade. objetos pontiagudos, metlicos ou de madeira, para auxiliar na limpeza de cantos e locais de difcil acesso, pois nestas condies o uso do pincel de cerdas macias ineficaz. produtos derivados de petrleo, como vaselina, para deixar a superfcie brilhante, aumentar a durabilidade e melhorar o funcionamento do mecanismo de movimentao das esquadrias.

58.

Em relao execuo de edificaes com o uso de estruturas metlicas considere:

I. Com o objetivo de aumentar a eficincia estrutural do sistema de piso, as lajes de concreto armado podem ser ligadas s
vigas de ao atravs de conectores de cisalhamento, que so soldados nas mesas superiores dos perfis, formando, ento, o que conhecido por viga mista (concreto-ao).

II. A estrutura dos pisos, composta da laje e do vigamento, deve transmitir as aes gravitacionais at as colunas, e,
eventualmente, at aos contraventamentos verticais. Pode-se dizer que dentro da compatibilidade com os vos econmicos das lajes, o vigamento do piso tanto econmico quanto menor for o percurso da carga at a coluna.

III. A necessidade de uma adequada resistncia e rigidez lateral para resistir s cargas de vento um fator que se deve levar
em considerao na determinao do sistema estrutural dos edifcios altos.

IV. Uma variao comum de um arranjo de vigamento de piso o posicionamento de uma coluna para cada viga secundria
no permetro do edifcio. A proximidade entre as colunas permite que elas sejam suporte para os elementos de fechamento da fachada do edifcio. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 14

I, II e III, apenas. II, III e IV, apenas. II e IV, apenas. I, II, III e IV. I e III, apenas.
INFRAERO-PEM-Prof. Eng. Manut. Tcnico Edificaes-48

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 48, Tipo 001


59. Sobre os elementos de uma planta de localizao ou de locao, considere:

I. Indicao do norte. II. Distncia esquina mais prxima. III. Indicao dos limites externos das edificaes: recuos, afastamentos, geometria, dimenses e ngulos do terreno. IV. Amarraes dos eixos do projeto a um ponto de referncia. V. Arruamento e logradouros adjacentes. VI. Marcao dos rebaixos no meio-fio e elementos do passeio: postes, hidrantes, rvores, equipamentos pblicos. VII. Indicao de reas a serem edificadas. VIII. Nmero das casas ou dos lotes lindeiros. IX. Denominao dos diversos edifcios e blocos. X. Construes existentes, demolies ou remoes futuras, reas no edificveis.
Devem constar, necessariamente, de uma planta arquitetnica de localizao de uma edificao, segundo a norma vigente, APENAS os itens (A) (B) (C) (D) (E)

III, VI e VIII. I, III, V, VII e VIII. I, III, IV, VI, VII, IX e X. II, III e X. II, III, IV, V, VIII, IX e X.

60.

Considere a cobertura apresentada na figura a seguir:

3 4 5 2

Os elementos indicados pelos nmeros de 1 a 5 representam, respectivamente: (A) (B) (C) (D) (E) espigo, cumeeira, espigo, rufo e gua. gua, beiral, rufo, cumeeira, espigo. beiral, gua, espigo, cumeeira e gua furtada. gua furtada, beiral, rufo, cumeeira e rinco. rinco, calha, espigo, cumeeira, espigo. 15

INFRAERO-PEM-Prof. Eng. Manut. Tcnico Edificaes-48

www.pciconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai