Anda di halaman 1dari 5

onfira abaixo o gabarito e as respostas comentadas:

1 Assinale a alternativa incorreta.


a) Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao. b) Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico. c) Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, dependendo de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local. d) Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local. e) Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente. Voc deixou essa questo em branco. A resposta certa a letra C. De acordo com o artigo 5, inciso XVI, da Constituio Federal: "Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente". (grifo nosso)

2 Incluem-se no conceito de reunio:


a) as passarelas e manifestaes. b) as passeatas e manifestaes. c) as passeatas e pareceres. d) as passarelas e pareceres. e) as paradas e manifestaes. Voc deixou essa questo em branco. A resposta certa a letra B. Jos Afonso da Silva em seu livro Curso de Direito Constitucional Positivo, na 24 edio de 2005, da editora Malheiros, diz na pgina 264: "Incluem-se no conceito de reunio as passeatas emanifestaes nos logradouros pblicos". (grifos nossos)

3 Assinale a questo que contm a palavra que corretamente preenche a


lacuna da afirmativa a seguir: A reunio uma formao grupal ________. a) eficaz. b) permanente c) passageira. d) duradoura. e) estvel Voc deixou essa questo em branco. A resposta certa a letra C. "A reunio uma formao grupal passageira", segundo os ensinamentos de Jos Afonso da Silva em seu livro Curso de Direito Constitucional Positivo, na 24 edio de 2005, da editora Malheiros, na pgina 264. (grifo nosso)

4 Assinale a alternativa que contm as palavras que corretamente preenchem


as lacunas da afirmao a seguir: A associao uma organizao _______ e de base _________, fundada portanto no acordo de vontades dos aderentes. a) permanente; contratual. b) passageira; contratual. c) permanente; legal. d) passageira; legal. e) permanente; consumeirista. Voc deixou essa questo em branco. A resposta certa a letra A. Jos Afonso da Silva nos orienta em sua obra Curso de Direito Constitucional Positivo, 24 edio de 2005, editora Malheiros, pgina 264, que: "A associao uma organizao permanente e de base contratual, fundada portanto no acordo de vontades dos aderentes". (grifos nossos)

5 O elemento essencial do direito de propriedade que faz com que ele seja
um instituto do direito individual :

a) a sua funo consumerista. b) a sua funo empresarial. c) a sua funo econmica. d) a sua funo social. e) a sua funo constitucional. Voc deixou essa questo em branco. A resposta certa a letra D. "A Constituio Federal garante o direito de propriedade, desde que este atenda sua funo social". (grifos nossos) "(...) Existem outras normas constitucionais que interferem com a propriedade mediante provises especiais (arts. 5, XXIV e XXX, 170, Ii e III, 176, 177 e 178, 1882, 183, 184, 185, 186, 191 e 222). Esse conjunto de normas constitucionais sobre a propriedade denota que ela no pode mais ser considerada como um direito individual nem como instituio do Direito Privado" (SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 24. ed. So Paulo: Malheiros, 2005. p. 270).

6 Os direitos patrimoniais do autor compreendem as faculdades de:


a) utilizar, fruir e dispor de sua obra, mas no pode autorizar sua utilizao ou fruio por terceiros no todo ou em parte. b) utilizar, fruir, mas no de dispor de sua obra, bem como de autorizar sua utilizao ou fruio por terceiros no todo ou em parte. c) utilizar, fruir e dispor de sua obra, bem como de autorizar sua utilizao ou fruio por terceiros no todo ou em parte. d) unicamente fruir e dispor de sua obra, sem poder autorizar sua utilizao ou fruio por terceiros no todo ou em parte. e) unicamente utilizar sua obra, bem como de autorizar sua utilizao ou fruio por terceiros no todo ou em parte. Voc deixou essa questo em branco. A resposta certa a letra C. Jos Afonso da Silva em seu livro Curso de Direito Constitucional Positivo, na 24 edio de 2005, da editora Malheiros, diz na pgina 276: "Os direitos patrimoniais do autor compreendem as faculdades de utilizar, fruir e dispor de sua obra, bem como de autorizar sua utilizao ou fruio por terceiros no todo ou em parte".

7 Os direitos patrimoniais do autor:

a) podem ser alienados por ele ou por seus sucessores. b) podem ser alienados somente por ele. c) podem ser alienados somente por seus sucessores. d) no podem ser alienados em hiptese alguma. e) no podem ser alienados por seus sucessores. Voc deixou essa questo em branco. A resposta certa a letra A. "Os direitos patrimoniais do autor so alienveis por ele ou por seus sucessores" (SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 24. ed. So Paulo: Malheiros, 2005. p. 276).

8 Assinale a alternativa que contm o instituto que definido pela seguinte


afirmao: " ________ a limitao que afeta o carter perptuo da propriedade, porque meio pelo qual o Poder Pblico determina a transferncia compulsria da propriedade particular". a) Desapropriao. b) Propriedade. c) Liberdade. d) Associao. e) Privacidade. Voc deixou essa questo em branco. A resposta certa a letra A. De acordo com os ensinamentos de Jos Afonso da Silva, em sua obra Curso de Direito Constitucional Positivo, 24 edio, da editora Malheiros, na pgina 281, item 13: "Desapropriao a limitao que afeta o carter perptuo da propriedade, porque meio pelo qual o Poder Pblico determina a transferncia compulsria da propriedade particular". (grifo nosso)

9 As principais caractersticas do direito de propriedade so:


a) relativismo, autenticidade e perpetuao. b) relativismo, disponibilidade e perpetuao. c) absolutismo, disponibilidade e perpetuao. d) absolutismo, autenticidade e perpetuao.

e) absolutismo, exclusividade e perpetuao. Voc deixou essa questo em branco. A resposta certa a letra E. Jos Afonso da Silva em seu livro Curso de Direito Constitucional Positivo, 24 edio, da editora Malheiros, diz na pgina 279: "(...) os caracteres tradicionais do direito de propriedade, pelo que era tido como direito absoluto, exclusivo e perptuo". (grifos nossos)

10 Segundo Jos Afonso da Silva, o direito do consumidor est entre os


direitos fundamentais e o artigo 170, inciso V, da Constituio Federal, eleva a defesa do consumidor condio de: a) princpio da hipossuficincia. b) princpio da igualdade. c) princpio da legalidade. d) princpio da ordem econmica. e) princpio da liberdade. Voc deixou essa questo em branco. A resposta certa a letra D. Jos Afonso da Silva em seu livro Curso de Direito Constitucional Positivo, 24 edio de 2005, da editora Malheiros, explana na pgina 262/263: "Reala de importncia, contudo, sua insero entre os direitos fundamentais, com o que se erigem os consumidores categoria de titulares de direitos constitucionais fundamentais. Conjugue-se isso com a considerao do art. 170, V, que eleva a defesa do consumidor condio de princpio da ordem econmica". (grifos nossos)

Anda mungkin juga menyukai