Anda di halaman 1dari 11

O contrato nada mais que um acordo de vontades.

. Em regra os negcios jurdicos no tem forma especial, somente quando a lei exigir. Ex.: compra de um apartamento com valor superior a trinta salrios mnimos.

1 - O princpio da relatividade dos efeitos do contrato


Por este princpio, os efeitos do contrato somente surtiro sobre as partes contratantes, de modo a no afetar positiva ou negativamente a terceiros, limitando a sua eficcia exclusivamente s partes contratantes. Porm este princpio no absoluto, pois h contratos que so exceo regra, estendendo seus efeitos a terceiros que no os contratantes, criando-lhe direitos ou obrigaes. 1.1 - Das Estipulaes Contratuais em Relao a Terceiros
Art. 436. O que estipula em favor de terceiro pode exigir o cumprimento da obrigao. Pargrafo nico. Ao terceiro, em favor de quem se estipulou a obrigao, tambm permitido exigi-la, ficando, todavia, sujeito s condies e normas do contrato, se a ele anuir, e o estipulante no o inovar nos termos do art. 438. Art. 437. Se ao terceiro, em favor de quem se fez o contrato, se deixar o direito de reclamar-lhe a execuo, no poder o estipulante exonerar o devedor. Art. 438. O estipulante pode reservar-se o direito de substituir o terceiro designado no contrato, independentemente da sua anuncia e da do outro contratante. Pargrafo nico. A substituio pode ser feita por ato entre vivos ou por disposio de ltima vontade.

A regra geral que os contratos s devem gerar efeitos entre as prprias partes contratantes, no dizendo respeito, a priori, a terceiros estranhos relao jurdica contratual

Modalidades de Estipulaes Contratuais 1.1.1 Estipulao em favor de terceiro Acordo de vontades pelo qual um das partes se compromete a cumprir uma obrigao em favor de algum que no participa do ato negocial.

Partes Estipulante aquele que estabelece a obrigao; Promitente (devedor) aquele que se compromete a realiza-la; Terceiro (beneficirio) destinatrio finada obrigao pactuada.

1.1.2 Promessa de Fato de terceiro Trata-se de negcio jurdico em que a prestao acertada no exigida do estipulante, mas sim de um terceiro, estranho relao jurdica obrigacional, o que tambm flexibiliza o princpio da relatividade subjetiva dos efeitos dos contratos (o contrato vincula apenas as partes contratantes).

Partes: Promitente (devedor) - assume a obrigao de conseguir de um terceiro a realizao de um ato ou negocio); Promissrio - credor da obrigao; Terceiro - realiza a obrigao.
Art. 439. Aquele que tiver prometido fato de terceiro responder por perdas e danos, quando este o no executar. Pargrafo nico. Tal responsabilidade no existir se o terceiro for o cnjuge do promitente, dependendo da sua anuncia o ato a ser praticado, e desde que, pelo regime do casamento, a indenizao, de algum modo, venha a recair sobre os seus bens Art. 440. Nenhuma obrigao haver para quem se comprometer por outrem, se este, depois de ter se obrigado, faltar prestao.

Nada impede, obviamente, por fora da autonomia da vontade, que se estabelea uma responsabilidade solidria do estipulante original, mas isso depender, por certo, de manifestao expressa nesse sentido, por aplicao da regra do art. 265do CC-02.

1.1.3 Contrato com pessoa a declarar


Art. 467. No momento da concluso do contrato, pode uma das partes reservar-se a faculdade de indicar a pessoa que deve adquirir os direitos e assumir as obrigaes dele decorrentes.

Parece com mandato, porm difere deste porque a pessoa age em nome prprio se reservando o direito de posteriormente passar o contrato para outra pessoa. Parece com estipulao em favor de terceiro, mas difere-se desta por no estar estipulado previamente, apenas reservado o direito de realizar a transferncia posteriormente. Hoje, usa-se muito para preservar a imagem da pessoa que deseja comprar (uma pessoa reconhecidamente rica, por exemplo), evitando que se saiba quem ele para que o vendedor no aumente o preo. Outro exemplo a compra de um imvel com a inteno de revender para outro e no contrato j aparece o nome desse terceiro. realizada por meio de clusula pro amico eligendo (CC 467). Requisitos: a) Prazo: estipulado no contrato ou, no silncio, 5 dias. b) Vontade do electus: o amicus electus deve aceitar a estipulao c) Forma: a forma tem de ser a mesma do contrato. CC 468.

Efeitos: a) O estipulante sai e fica o electus em seu lugar. b) Tem efeito retroativo, ou seja, como se a pessoa nomeada tivesse celebrado o contrato desde o incio. Impossibilidade (CC 470/471): a) No houver indicao, o indicado no aceita; b) Quando o electus era insolvente na indicao e o promitente no sabia2; c) Quando o electus era incapaz ou insolvente na nomeao. Obs.: Se a aceitao da proposta de contratar foi expressa, por escrito, a aquiescncia do terceiro indicado no poder ser tcita, o que deve ser observado no caso concreto, pois o silncio do terceiro no ser necessariamente interpretado como aceitao.

2 - GARANTIAS IMPLICITAS IMPOSTAS AO ALIENANTE


Aliena bem

Alienar um bem transferir-lhe a propriedade.

A --------------> B

Quando A aliena um bem e chamado de alienante ele responde por duas garantias: Defeitos materiais: ex.: vender para B um bem que est quebrado (vcio redibitrio = defeito oculto, no percebido num primeiro momento). Pode redibir o contrato Cabe: Ao Redibitria nesta ao pede-se para redibir o contrato, desfazer o negcio. Ao Quanti Minoris (ao estimatria) por meio da qual o adquirente pretende preservar a coisa, no obstante o defeito, (anular, cancelar), ou pedir abatimento do preo.

postulando, contudo, o abatimento do preo. A diferena est no pedido. Defeitos jurdicos: ex.: (evico) Ambos, tanto o vcio redibitrio como a evico, so institutos jurdicos que tm a finalidade de resguardar ou garantir o adquirente de determinada coisa em contratos translativos da posse ou propriedade, inclusive nas doaes onerosas.

2.1 - Vcios Redibitrios so defeitos ocultos em coisa recebida em virtude de contrato comutativo que a tornam imprpria ao uso a que se destinam ou lhe diminuem o valor. Fundamento jurdico: Teoria do erro: - erro sobre a vontade do adquirente em relao s qualidades da coisa; Teoria do inadimplemento contratual: - tem por fundamento a violao do princpio de garantia que onera todo alienante e o faz responsvel pelo perfeito estado da coisa, em

condies de uso a que destinada;

Teoria dos riscos: - aduz que o alienante responde pelos vcios redibitrios porque tem a obrigao de anterior. Requisitos: a) Existncia de um contrato comutativo (translativo da posse e da propriedade da coisa), ou de doao onerosa ou remuneratria; b) Um defeito oculto existente no momento da tradio; c) A diminuio do valor econmico ou o prejuzo adequada utilizao da coisa. d) Que os defeitos sejam desconhecidos pelo adquirente; e) Que os defeitos sejam graves. suportar os riscos da coisa alienada. Aproxima-se da

Possibilidades: Pode o adquirente: a) enjeitar (rejeitar) a coisa (CC 441 e 443); I. Se o alienante conhecia o vcio, responder pelo valor + perdas e danos. II. Se o alienante desconhecia o vcio, responder pelo valor + despesas contratuais;

b) exigir abatimento no preo (CC 442); so chamadas normalmente de aes edilcias; - ao redibitria: quando se rejeita a coisa; - ao estimatria: quando se abate o valor.

Prazos decadenciais art. 445: a) bem mvel: trinta dias, a contar da tradio; b) bem imvel: um ano, a contar da tradio. c) se o adquirente j estava na posse da coisa: conta-se da alienao, reduzido metade;

- Exceo: 1 e 2 do art. 445;


Art. 445. O adquirente decai do direito de obter a redibio ou abatimento no preo no prazo de trinta dias se a coisa for mvel, e de um ano se for imvel, contado da entrega efetiva; se j estava na posse, o prazo conta-se da alienao, reduzido metade. 1 Quando o vcio, por sua natureza, s puder ser conhecido mais tarde, o prazo contar-se- do momento em que dele tiver cincia, at o prazo mximo de cento e oitenta dias, em se tratando de bens mveis; e de um ano, para os imveis. 2 Tratando-se de venda de animais, os prazos de garantia por vcios ocultos sero os estabelecidos em lei especial, ou, na falta desta, pelos usos locais, aplicando-se o disposto no pargrafo antecedente se no houver regras disciplinando a matria.

- Prazos so regra geral, ou seja, as partes podem ampliar convencionalmente os referidos prazos; art. 446;
Art. 446. No correro os prazos do artigo antecedente na constncia de clusula de garantia; mas o adquirente deve denunciar o defeito ao alienante nos trinta dias seguintes ao seu descobrimento, sob pena de decadncia.

Excees ao cabimento das aes edilcias: a) Coisas vendidas conjuntamente: - art. 503 s a coisa defeituosa pode ser restituda e o seu valor deduzido do preo; b) Inadimplemento contratual: - A entrega de coisa diversa da contratada no configura vcio redibitrio, mas art. inadimplemento contratual, respondendo o devedor por perdas e danos; 389;

Teoria do Erro: - No configura vcio redibitrio e no autoriza a utilizao das aes edilcias o erro quanto s qualidades do objeto, que de natureza manifestao da vontade (art. 139), enquanto o vcio

subjetiva, pois reside na

redibitrio erro objetivo sobre a coisa, que contm um defeito oculto; - o erro d ensejo ao ajuizamento da ao anulatria do negcio jurdico, no prazo decadencial de 4 anos ( art. 178, II);

Obs.: vcios so aqueles que podem tornar imprprio o produto para utilizao ou consumo. J os defeitos inutilizam o produto ou podem trazer risco sade ou segurana do consumidor. Dito isso, v-se que o termo utilizado pelo doutrinador equvoco.

2.2 - Evico a perda da coisa em virtude de sentena judicial ou deciso administrativa por quem a possua como sua em favor de um terceiro com direito anterior sobre ela, ou seja, a perda judicial de um bem, em razo de um problema jurdico anterior alienao.

Partes: a) alienante aquele que transfere a coisa viciada, de forma onerosa; b) adquirente (evicto) aquele que perde a coisa adquirida; c) terceiro (evictor) aquele que tem a deciso judicial ou a apreenso administrativa a seu favor; Fundamentos jurdicos: - A responsabilidade pela evico decorre da lei, assim no precisa estar prevista no contrato; Requisitos: art. 447 a) aquisio de um bem;
--> contratos onerosos --> aquisio em hasta pblica

b) perda da posse ou da propriedade;


- Parcela da doutrina entende que basta a perda da posse para que o adquirente possa fazer valer o seu direito contra o alienante, isto , no seria necessrio que a sentena transitasse em julgado, nem tampouco a transferncia do domnio.

c) prolao de uma sentena judicial ou execuo de ato administrativo;


- Ao reivindicatria; que reconhece direito anterior de terceiro sobre a coisa; - Tambm h a perda em razo de um ato administrativo, ex. apreenso policial;

Quem perde o bem chamado de evicto, e quem toma o bem chamado de evictor. Evicto
Alienante

A -----------

B Bem

Evictor

A vende para B, e C (o proprietrio tem o direito de sequela = o direito de buscar o bem com quem quer que esteja com ele) ajuza ao requerendo a devoluo do bem (ao evictria), e B pode cobrar uma indenizao do alienante A. O alienante s responde pela evico quando a alienao for onerosa.

Direitos do evicto: art. 450


Art. 450. Salvo estipulao em contrrio, tem direito o evicto, alm da restituio integral do preo ou das quantias que pagou: I - indenizao dos frutos que tiver sido obrigado a restituir; II - indenizao pelas despesas dos contratos e pelos prejuzos que diretamente resultarem da evico; III - s custas judiciais e aos honorrios do advogado por ele constitudo. Pargrafo nico. O preo, seja a evico total ou parcial, ser o do valor da coisa, na poca em que se evenceu, e proporcional ao desfalque sofrido, no caso de evico parcial.

Pretenso tipicamente indenizatria: a) restituio integral do preo ou das quantias que pagou; b) indenizao dos frutos que tiver sido obrigado a restituir; c) indenizao pelas despesas dos contratos e pelos prejuzos que diretamente resultarem da evico; d) custas judiciais e os honorrios do advogado por ele constitudo; * Vale notar que a obrigao subsiste para o alienante, ainda que a coisa esteja deteriorada, exceto se tiver havido dolo do adquirente art. 451; * Caso o evicto j tenha sido compensado pelas deterioraes, o alienante poder, obviamente, deduzir o valor dessas vantagens da quantia que teria de restituir-lhe art. 452;

Espcies de evico: a) Evico parcial - Nesse caso, isto , quando da perda no-integral da coisa alienada, poder o evicto optar entre a dissoluo do contrato ou a restituio da parte do preo correspondente ao desfalque sofrido - art. 455, 1 parte; - caso no seja considervel a evico, ter direito apenas indenizao art. 455, 2 parte;

Clusula de no-evico art. 448: - As partes podem excluir, diminuir ou aumentar a garantia decorrente da evico; - Essa possibilidade s pode ocorrer mediante clusula expressa nesse sentido, nunca podendo, pois, ser implcita (presumir-se), consoante deflui claramente da primeira parte do art. 448; - Conforme exposto no art. 449 c/c art. 457, mesmo que no contrato conste a clusula o alienante no responde pelos riscos da evico, ainda assim o evicto (a quem no houvesse sido noticiado o risco de perda ou, mesmo informado, que no tenha assumido esse risco) ter, ao menos, o direito de receber o preo pago. No ter, portanto, direito indenizao pelos frutos restitudos, benfeitorias ou outras despesas, assistindo-lhe apenas o direito de haver de volta a quantia que pagou pela coisa que evenceu. OBS: Segundo a doutrina dominante, portanto, o alienante somente ficar totalmente isento de responsabilidade se pactuada a clusula de excluso e o adquirente for informado sobre o risco da evico (sabia do risco e a aceitou).

DA EXTINO DO CONTRATO

Cumprimento:

os

contratos

nascem

para

serem

extintas

pelo

seu

cumprimento, seu adimplemento. A prova principal para demonstrar o adimplemento do contrato a quitao (arts. 319 e 320).

Nulidade: o contrato ser nulo quando lhe faltar algum requisito de validade (agente, objeto, forma e vontade). Pode se dar de duas formas: a) Absoluta: decorre da ausncia de elemento essencial do ato, com transgresso a preceito de ordem pblica, impedindo que o contrato produza os efeitos desde a sua formao (ex tunc); a) Relativa: advm da imperfeio da vontade, seja porque emanada de um relativamente incapaz no assistido, seja porque contm algum vcio de consentimento, como erro, dolo, coao.

Anda mungkin juga menyukai