Anda di halaman 1dari 22

Como Apresentar Projetos a Agncias de Financiamento

Por Leandro Lamas Valarelli As dicas a seguir referem-se basicamente ao universo de fundaes e agncias de cooperao no governamentais, brasileiras ou internacionais. Em grande parte, baseiam-se na experincia de muitas organizaes, assim como em depoimentos de dirigentes e responsveis pela anlise, seleo e aprovao de projetos naquelas instituies. Portanto, no so regras, mas pontos a serem observados. O importante alertar que, alm de um projeto consistente, preciso informar-se sobre a instituio qual vai solicitar apoio e apresentar suas idias de modo claro e objetivo. Algumas tendncias gerais da cooperao internacional no governamental Algumas tendncias da cooperao internacional j so bastante conhecidas: reduo global do volume de financiamentos para a Amrica Latina e o Caribe; maior nfase no apoio a projetos, reduzindo os chamados apoios institucionais. Mas existem algumas outras caractersticas das fundaes e agncias que vale a pena ter em conta quando se pensa na apresentao de projetos. Vrias fundaes e agncias tm, assim como as ongs que elas apoiam, passado por profundos processos de reorganizao de estruturas e prioridades. Reestruturao, downsizing e profissionalizao so termos que, cada vez mais, vm fazendo parte do cotidiano destas organizaes e do seu vocabulrio. Esto sendo constantemente cobradas por seus conselhos, doadores e contribuintes quanto ao impacto de sua atuao prpria e dos projetos e instituies que apoiam. As tendncias que se verificam a partir desta dinmica so: Profissionalizao dos quadros. Cada vez mais, as pessoas que trabalham nestas instituies conhecem bastante ou tiveram experincia sobre o "outro lado", o dos projetos e ongs. Maior preocupao em focar a atuao, reduzindo o leque de temas e aspectos nos quais atuam e do apoio, visando aumentar o seu impacto. Algumas instituies tm, inclusive, optado por fazer doaes maiores a um nmero menor de organizaes, de forma a aumentar o impacto de seus fundos. Opes mais claras relativas ao tipo e ao tamanho das instituies que apoiam. Privilegiam organizaes pequenas, com atuao local e capacidade inovadora. Outras tm optado por apoiar grupos maiores, regionais e nacionais com maior possibilidade de difundir experincias, opinies e influenciar polticas pblicas. Esto se tornando mais pr-ativas e levando mais a srio seu papel na formulao de polticas pblicas. Cada vez mais definem objetivos prprios e reas nas quais querem investir. Assim, procuram organizaes parceiras que possam levar adiante estes projetos, reduzindo o oramento para atendimento a demandas. Preocupao crescente com a sustentabilidade e a replicabilidade dos projetos e iniciativas. Isto leva priorizao de projetos que nascem e se desenvolvem apoiados em relaes de parceria e colaborao entre vrias organizaes e projetos. Priorizao de projetos participativos, que envolvem o pblico alvo no desenho de um projeto: na definio do problema, na indicao das solues e na execuo das aes.

O que voc deve saber antes de entrar em contato?

Tente se informar o mximo possvel sobre a fundao ou agncia, dedicando tempo pesquisa e preparao, antes de tentar entrar em contato com o possvel doador. Localize ou pea folders, publicaes, orientaes para envio de projetos. Visite a home page na Internet. Confira as reas programticas da fundao. Verifique se voc est includo nas prioridades e se atende aos critrios da entidade. Veja a relao (se disponvel) de projetos que eles j apoiaram e compare com o tipo de projeto que voc desenvolve ou pretende implementar. Cheque os procedimentos apontados pela entidade sobre como fazer contato. Algumas pedem uma carta inicial, curta e objetiva. Outras s estabelecem contato a partir do recebimento de projetos apresentados segundo roteiros, formulrios e listas de documentos necessrios, fornecidos pela entidade. Verifique se existe alguma exigncia quanto ao projeto ter sido concebido e estruturado segundo algum mtodo de planejamento especfico. Conhea a si mesmo e sua organizao. Assegure-se de que seu conselho tem clara sua misso. Seja capaz de definir por que vocs so diferentes e como podem resolver os problemas. Escreva um documento conceitual e deixe-o na gaveta por uma semana. Depois, releia e mostre aos colegas e pergunte se o texto realmente est comunicando o que voc est querendo dizer, de maneira honesta e direto ao ponto.

O que os doadores esperam sobre o modo de contato e de apresentao da proposta ? Informe-se sobre com quem voc deve falar: nome, cargo, funo. A pior coisa enviar cartas dirigidas a algum que no est mais no cargo. Dirija-se diretamente pessoa e acredite na sua capacidade profissional e inteligncia. Siga suas recomendaes e seja respeitoso com os procedimentos da entidade. Esforos de lobby, como 25 cartas de apoio de outras instituies, no funcionam. Evite o uso de contatos pessoais diretos com o conselho da entidade, passando por cima do responsvel pelo recebimento e avaliao de projetos. No tente criar canais pessoais e informais, tais como convites para jantar, a no ser que proposto pela pessoa como um jantar de trabalho. Prepare-se para a entrevista. Releia o material sobre a fundao ou agncia e prepare-se para apresentar com clareza e objetividade sua organizao e seu projeto. Focalize mais as solues (e menos os problemas) que o projeto pretende oferecer. Evite os jarges e a falta de conciso. Numa entrevista, garanta sempre a presena das pessoas que vo dirigir o projeto, e no apenas do responsvel pela captao de recursos. Jamais pergunte "Quanto devemos solicitar?". Tenha bem definidas as suas necessidades e seu oramento e apresente-os de forma bem fundamentada.

Quais as caractersticas de uma proposta bem sucedida, na opinio dos doadores? Quando ela possibilita aos doadores ver como seu investimento resultar num impacto de longo prazo, indicando os planos para a sustentao no futuro; A que revela o interesse e o compromisso do Conselho da organizao; Quando demonstra que o solicitante refletiu claramente sobre o seu papel e suas polticas no contexto em que opera. E que, alm de entender profundamente

este contexto, consegue articular claramente a essncia e a personalidade da organizao na busca de solues; Ser bem estruturada, demonstrando com clareza o problema e os objetivos para enfrent lo; Comprovar que a organizao j demonstrou ter capacidade para fazer um trabalho slido, contando com lderes capazes, comprometidos, perseverantes e efetivos; Apresentar maneiras inovadoras, consistentes e pouco usuais para resolver problemas; Estar em sintonia com as prioridades da instituio doadora.

Quais so algumas das razes pelas quais uma proposta pode ser rejeitada? No estar em sintonia com os objetivos e prioridades da entidade doadora; Ser genrica a ponto de poder ser atribuda a qualquer outra instituio; Ter um oramento bastante alto quando comparado com as despesas operacionais gerais da organizao ou se h algo espantoso, como 60% de despesas administrativas; Se no demonstra a capacidade da organizao e de seu pessoal de levar adiante o projeto; Discurso arrogante ou retrico; Falta de honestidade ou falta de carter. Na proposta, qual a seo mais importante, de maior peso? H um consenso generalizado entre os doadores sobre a importncia da carta inicial ou do chamado sumrio executivo, geralmente de uma pgina ou duas, que apresenta o resumo da proposta. a primeira coisa que os doadores lem. H uma avaliao comum: se voc no puder dizer quem , o que pretende, onde, quando e porqu em uma pgina, no poder faz-lo em dez. Portanto, espera-se que nesta carta inicial ou sumrio estejam contidos os seguintes aspectos: Logo nos primeiros pargrafos, a organizao deve dizer o que quer e como a proposta se encaixa nas prioridades programticas do doador; Fazer um resumo sobre o problema (ou necessidades), como o diagnosticaram e como pretendem solucion-lo. Em seguida, as partes da proposta (texto mais desenvolvido sobre o projeto) que mais merecem a ateno dos doadores so o oramento e a caracterizao da organizao e do seu pessoal, para avaliar a capacidade da organizao em implementar o projeto. O que os doadores procuram no oramento? Cada doador tem seus formulrios, esquemas ou roteiros prprios para apresentao de oramentos. Mas numa fase de apresentao de propostas ou discusso inicial, voc talvez tenha que apresentar seu oramento a seu modo. Mas, de maneira geral, as atenes para os oramentos esto voltadas para os seguintes aspectos: A poro do oramento solicitada ao doador; As fontes de onde viro os outros recursos (governamentais, associados, outras financiadoras etc.);

Como a organizao levar o projeto adiante se no obtiver tudo que pretende; A parcela representada pelo oramento do projeto no contexto do oramento global da organizao; Comparaes, no detalhadas, de trs anos quando se trata de projetos em andamento (ano passado, este ano, ano que vem); Os salrios dos funcionrios principais e o tempo que eles dedicaro ao projeto; Os valores de contrapartida da organizao ou comunidade e como evoluiro no tempo. Mas existem reservas quanto a contrapartidas oradas em espcie, tais como trabalho voluntrio, tempo de reunio etc., que elevam de maneira irreal o custo total do projeto; Oramentos bem estruturados, que indicam a natureza das despesas e sua evoluo no perodo. Oramentos muito detalhados so considerados inadequados, devendo ser usados apenas para gerenciamento interno da organizao. Detalhes e explicaes devem ser dadas em notas de rodap.

Qual considerado o tamanho ideal de uma proposta? Embora cada doador tenha seus formulrios e roteiros prprios, h uma grande tendncia de valorizar propostas iniciais que tenham, no mximo, entre 3 e 8 pginas, com no mximo um ou dois anexos que sirvam para aumentar a compreenso de algum aspecto da proposta ou da organizao. Informaes detalhadas demais, que no foram solicitadas, ou pr propostas de 30 pginas, tendem a ser avaliadas por ltimo. Os doadores alegam que, neste estgio inicial, uma organizao deve colocar a essncia do que est propondo. As informaes adicionais so geralmente requeridas atravs dos formulrios ou a partir do desenvolvimento do interesse pelo projeto. A melhor forma de sua proposta chamar a ateno est no fato dela ser capaz de, assim como a carta inicial ou sumrio executivo, apresentar claramente o problema e o modo como sero construdas as solues, de modo direto, breve e sem jarges. Qual a importncia do layout na apresentao da proposta? Os critrios fundamentais que elegem uma proposta com uma boa apresentao no esto ligados capacidade de chamar a ateno pela sua forma, ao contrrio do que muitas vezes se pensa. Pense nos profissionais que lero sua proposta como pessoas que tm muitas outras propostas para analisar e que esto principalmente interessados nos contedos delas. A proposta no deve ser uma pea publicitria. O fundamental que ela seja apresentada de modo a facilitar e agilizar o seu manuseio, a leitura e a compreenso do projeto. Para tanto, indica-se que uma proposta: Apresente o pensamento escrito de maneira lgica, levando o leitor progressivamente a compreender a natureza e as caractersticas da execuo do projeto; Tenha tipos e tamanhos de letra que tornem a leitura fcil; Seja grampeada, pois torna-se mais fcil desmont-la e arquiv-la. Capas duras, espiral e pastas de plsticos com folhas soltas no so indicadas; Contenha poucos materiais anexos, apenas os que realmente acrescentarem informaes relevantes para a compreenso de seu projeto e que no exijam tempo ou esforo demasiado para serem vistos. Recortes de jornal, brochuras ou cartilhas, vdeos, grficos e dados estatsticos tm valor limitado e muito provavelmente no so objeto de ateno, a no ser que sejam claramente muito importantes.

* Alm da experincia do autor, o texto se baseia tambm em um conjunto de opinies de representantes de fundaes americanas, contidas no livro Guide to proposal writing, de Jane C. Geever & Patricia McNeill, The Foundation Center, NY, 1993.

Portaria n 29, de 09 de fevereiro de 1999.


Da AGNCIA NACIONAL DO PETRLEO

Das Disposies Gerais

Art. 1 - A atividade de distribuio de combustveis lquidos derivados de petrleo, lcool combustvel e outros combustveis automotivos, considerada de utilidade pblica, ser exercida exclusivamente por empresa sediada no Pas, organizada de acordo com as leis brasileiras, mediante autorizao conferida com observncia ao disposto nesta Portaria.

- O artigo primeiro especifica que a atividade de distribuidora de combustveis considerada de utilidade pblica e s pode ser exercida por empresa com sede no pas, que dever ser organizada de conformidade com as leis brasileiras e cuja autorizao ser concedida com o que dispe a presente Portaria.
Comentrio

Art. 2 - A atividade de distribuio caracteriza-se pela comercializao autorizada dos produtos relacionados no artigo anterior, seu armazenamento, mistura, aditivao, transporte, e controle de qualidade.

- No artigo segundo ficou definido de que a atividade de distribuio ser caracterizada pela comercializao dos produtos liqudos derivados do petrleo, lcool combustvel e quaisquer outros combustveis automotivos, bem como o seu armazenamento, mistura, aditivao, transporte e controle de qualidade.
Comentrio

Art. 3 - O exerccio da atividade de distribuio depende do atendimento das seguintes exigncias:

I - possuir autorizao para o exerccio da atividade de distribuio, expedida pela Agncia Nacional do Petrleo - ANP;

II - dispor de instalaes prprias ou de terceiros, devidamente aprovadas pela ANP, para o recebimento e armazenagem dos produtos; III - solicitar, adquirir e retirar os produtos exclusivamente de fornecedores autorizados, observados os volumes mensais autorizados pela ANP ou pelo rgo responsvel pela poltica de comercializao do lcool combustvel, ou definidos em contratos cujos extratos devero ser, obrigatoriamente, remetidos ANP.

- No artigo terceiro especificado algumas exigncias bsicas para o exerccio da atividade de distribuidora de combustveis que sero: 01 - Deve possuir a autorizao do rgo regulador (ANP) para exercer a atividade de distribuio; 02 Dever arrumar instalaes prprias ou de terceiros para o armazenamento e recebimento dos combustveis, desde que sejam devidamente aprovadas pelo rgo regulador; 03 - Dever solicitar, adquirir e retirar os produtos de fornecedores devidamente autorizados, devendo observar as quatidades mensais autorizadas pelo rgo regulador, bem como as quantidades definidas em contrato, sendo que os extratos de movimentao devero obrigatoriamente serem remetidos para a ANP.
Comentrio

Da Autorizao para Exerccio da Atividade de Distribuio

Art. 4 - O pedido de autorizao para o exerccio da atividade de distribuio dever ser acompanhado da seguinte documentao:

I - requerimento da interessada; II - Ficha Cadastral - FC, devidamente preenchida conforme modelo aprovado pela ANP; III - Cpia do Carto do Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas (CNPJ) da matriz e das filiais; IV - ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado no Registro do Comrcio do local onde se encontra sediada a empresa, e em se tratando de sociedade por aes, acompanhado de documentos de eleio de seus administradores ou diretores; V prova de inscrio nas Fazendas Federal, Estadual e Municipal, da matriz e das filiais;

VI - certides de quitao de tributos e contribuies Federais, Estaduais e Municipais onde atua a empresa; VII prova de regularidade relativa Seguridade Social- INSS e ao Fundo de Garantia de Tempo de Servio FGTS; VIII - certides dos cartrios de distribuio civil e criminal, das Justias Federal e Estadual, dos cartrios de registro de protestos das comarcas da sede da empresa e de suas filiais, do domiclio do scio quotista majoritrio e do acionista controlador; IX - indicao dos nomes e qualificao dos representantes ou prepostos da distribuidora perante a ANP; X - Autorizao de operao de instalaes prprias, ou contratos de cesso ou locao de espao em instalaes de terceiros ou de arrendamento ou locao de instalaes, autorizadas na ANP, devidamente registrados em cartrio, na forma de extrato, se for o caso.

- No artigo quarto esto especificados alguns documentos requeridos para a abertura de processo para o exerccio da atividade de distribuidor de combustveis, cujo documentos devero ser encaminhados juntamente com o requerimento de solicitao de autorizao. Veja o artigo 5.
Comentrio

Art. 5 - A interessada dever comprovar capital social integralizado no incio da operao de, no mnimo, R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais), a serem corrigidos, periodicamente, a critrio da ANP.

Art. 6 - A Empresa , por si ou por seus scios acionistas, dever comprovar capacidade financeira para honrar todas as obrigaes da distribuidora relacionadas ao exerccio da atividade.

1 - A comprovao de capacidade financeira exigida no caput deste artigo dar-se- atravs da apresentao de patrimnio prprio ou seguro ou carta de fiana bancria.

2 - Esta comprovao ser valorada em montante proporcional ao volume de vendas real ou projetadas.

3 - O valor acima especificado nunca dever ser inferior ao montante de tributos devidos, decorrentes do exerccio da atividade e no recolhidos at o final do ms que anteceda a apresentao desta comprovao.

4 - O incio das atividades somente ser autorizado aps a comprovao de que trata o caput deste artigo..

Comentrio - No artigo sexto e em seus pargrafos so definidas mais algumas exigncias para a concesso da autorizao, condicionando que o incio das atividades s sero concretizadas aps a apresentao e comprovao das exigncias requeridas pelo rgo regulador no presente artigo.

Art. 7 - A ANP emitir parecer autorizando o exerccio da atividade de distribuio, no prazo de at 90 (noventa) dias, contados a partir da data da protocolizao do requerimento da interessada.

1 - A no manifestao da ANP, no prazo previsto no caput, acarretar o deferimento do pedido de Autorizao.

2 - A Autorizao somente ser concedida aps a aprovao pela ANP de toda a documentao exigida no artigo anterior.

3 - A ANP poder solicitar da interessada informaes ou documentos adicionais, e, neste caso, o prazo mencionado no caput deste artigo ser contado a partir da data de atendimento das solicitaes, devidamente protocoladas na ANP.

4 - No ser concedida autorizao a interessada de cujo quadro de administradores, scios cotistas ou acionistas participe pessoa fsica ou jurdica que, nos ltimos cinco anos, tenha sido administrador de distribuidora, que, obedecido o devido processo legal, no tenha liquidado dbitos decorrentes do programa de subsdios.

- No artigo stimo e seus pargrafos, regulamentado algumas condies que sero observadas pelo rgo regulador no andamento do processo de autorizao para o exerccio da atividade de distribuidor de combustveis.
Comentrio

Art. 8 - A transferncia da titularidade da autorizao para o exerccio da atividade de distribuio ser permitida, mediante prvia e expressa aprovao da ANP, desde que o novo titular satisfaa os requisitos dispostos na presente Portaria.

- No artigo oitavo condicionou a transferncia de titularidade da autorizao do exerccio de distribuidor de combustveis, para o novo titular, desde que este venha a satisfazer os requisitos exigidos na presente Portaria e que obtenha aprovao do rgo regulador. A exigncia requerida para evitar possveis irregularidades e transtornos no sistema de distribuio de combustveis que fatalmente poderiam acarretar prejuzo os consumidores e ao pas.
Comentrio

Art. 9 - A introduo ou substituio de administradores ou scios cotistas de uma distribuidora dever ser previamente comunicada ANP atravs do envio e da protocolizao do conjunto de documentos relacionados nos incisos VI, VII e VIII do Art. 4.

- No artigo nono definiu-se que a introduo, substituio de administradores ou scios cotistas da uma distribuidora ser comunicado ao rgo regulador atravs do envio e respectiva protocolizao dos documentos exigidos nos incisos VI, VII e VIII do artigo 4 da presente Portaria, que so: 01 - VI - certides de quitao de tributos e contribuies Federais, Estaduais e Municipais onde atua a empresa; 02 - VII prova de regularidade relativa Seguridade Social- INSS e ao Fundo de Garantia de Tempo de Servio FGTS; 03 - VIII Comentrio certides dos cartrios de distribuio civil e criminal, das Justias Federal e Estadual, dos cartrios de registro de protestos das comarcas da sede da empresa e de suas filiais, do domiclio do scio quotista majoritrio e do acionista controlador; Portanto sem a comprovao das tais exigncias no ser concedida

a autorizao para a modificao dos interessados.

Da Autorizao para Construo, Operao e Ampliao de Instalaes de Armazenamento

Art. 10 - O pedido de autorizao para construo ou ampliao de instalaes de armazenagem de combustveis dever ser acompanhado:

I - da documentao relacionada no artigo 4o desta portaria;

II - de memorial descritivo do projeto com a indicao do engenheiro responsvel, com anotaes de responsabilidade tcnica (ART) registradas no CREA, apresentando o servio pretendido, capacidade de movimentao e armazenagem e dados tcnicos bsicos;

III - dos documentos de projeto compreendendo os seguintes itens:

a - Planta geral das instalaes contendo as indicaes e identificaes de tanques de armazenamento (dimenso, volume e produto armazenado), edificaes e equipamentos de processo (tubulaes, bombas, compressores, caldeiras e bicos de enchimento);

b - Especificaes tcnicas dos equipamentos de processo; c - Planta detalhada de cada tanque ou tipo de tanque; d - Planta geral indicando tanques, bacias de conteno, vias de acesso e do sistema adotado para combate a incndio; e - Planta de seo transversal da bacia de conteno dos tanques, quando for o caso, com as indicaes das alturas e perfis dos diques, dimenses, incluindo o clculo da capacidade da bacia; f - Planta geral de instalaes eltricas; g - Plantas gerais de drenagem. IV - de cronograma de implantao; V - de Licena de construo emitida pela Prefeitura local; VI - de Licena de Instalao, expedida pelo rgo ambiental competente; VII - comprovao de propriedade de terreno, atravs do registro de imveis e contrato de arrendamento, devidamente registrado em cartrio se for o caso.

No artigo dcimo especificado algumas exigncias necessrias para obter autorizao para construo, operao e ampliao de instalaes de armazenamento. No caso da construo e ampliao das instalaes de armazenamento de combustveis, para empresas que j possuem a autorizao para o exerccio da atividade de distribuio, ests devero atender somente o que determina o pargrafo nico do presente artigo.
Comentrio -

Pargrafo nico. - O pedido de autorizao para construo ou ampliao de instalaes de armazenagem de combustveis das distribuidoras que j possuem Autorizao para o exerccio da atividade de distribuio, dever ser acompanhado da documentao relacionada nos incisos II a VII deste artigo, bem como aqueles relacionados nos incisos I e II do Art. 4.

- Como determina o pargrafo nico do presente artigo, as empresas que j possuem a devida AUTORIZAO para o exerccio da atividade de distribuidor de combustveis, e que desejarem construir ou ampliar as suas instalaes de armazenagem de combustveis, devero encaminhar pedido de autorizao acompanhados dos documentos mencionados nos incisos II e VII do presente artigo, juntamente com o requerimento da interessada e com respectiva Ficha Cadastral-FC preenchida.
Comentrio

Art. 11 - A documentao relacionada no artigo anterior ser analisada no prazo de at 60 (sessenta) dias, contados a partir da data de sua protocolizao na ANP.

1 - A no manifestao da ANP no prazo previsto no caput implicar em aceitao da documentao apresentada.

2 - A ANP poder solicitar da interessada informaes ou documentos adicionais, e, neste caso, o prazo mencionado no caput deste artigo ser contado a partir da data do atendimento das solicitaes devidamente protocoladas na ANP.

3 - Aprovados os projetos e a documentao apresentada, a ANP emitir a autorizao de construo ou ampliao, sendo exigido o registro das anotaes de responsabilidade tcnica (ART) no CREA do engenheiro responsvel.

- No artigo dcimo primeiro e seus pargrafos esto descritos alguns procedimentos administrativos que devero ser observados tanto pelo interessado como pelo rgo regulador, principalmente com relao a emisso da autorizao para a construo ou ampliao das instalaes de armazenamento de combustveis. Devendo devendo ficar atento que somente aps o cumprimento de todas as exigncias que se dever iniciar as obras de construo, e antes disto estar sujeita a interdio das instalaes.
Comentrio

Art. 12 - Aps a concluso das obras, a interessada dever apresentar ANP pedido de autorizao de operao acompanhado de licena de operao expedida pelo rgo ambiental competente e Atestado de Comissionamento da obra, expedido por entidade tcnica especializada, societariamente independente da empresa solicitante, enfocando a segurana das instalaes e certificando que as mesmas foram construdas segundo as normas tcnicas adequadas.

1 - A Autorizao de operao ser concedida pela ANP, no prazo de at 30 (trinta) dias, contados a partir da data da protocolizao dos documentos relacionados neste artigo.

2 - A no manifestao da ANP no prazo previsto no caput, acarretar o deferimento da Autorizao.

3 - A ANP, caso entenda necessrio, solicitar da interessada informaes ou documentos adicionais e neste caso, o prazo mencionado no pargrafo anterior ser considerado a partir da data de atendimento das solicitaes devidamente protocoladas na ANP.

- No artigo dcimo segundo e seus pargrafos esto descritos outras exigncias que devero ser observadas tanto pelo interessado como pelo rgo regulador. Vale observar que no pargrafo terceiro o legislador deixa bem claro que poderia haver outros documentos e informaes a serem exigidas do interessado, alm dos mencionados no artigo anterior, o que poder estar ferindo direitos e princpios constitucionais, j que ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. Como a Portaria na especifica que informaes e documentos seriam estes, o interessado poder ou no atender ao pedido do rgo regulador.
Comentrio

Art. 13 - O distribuidor autorizado dever apresentar ANP, os contratos de cesso ou locao de espao em instalaes de terceiros ou de arrendamento ou locao de instalaes, devidamente registrados em cartrio, na forma de extrato, bem como a Ficha de Cadastro de Tancagem - FCT, devidamente preenchida pela empresa locadora, em modelo prprio aprovado pela ANP.

1 - A ANP ter at 60 (sessenta) dias para autorizar a operao dessas instalaes.

2 - A no manifestao da ANP no prazo previsto no pargrafo anterior, acarretar o deferimento da Autorizao.

3 - A ANP poder solicitar da interessada informaes ou documentos adicionais e, neste caso, o prazo mencionado no pargrafo primeiro passa a ser contado a partir da data da protocolizao dos documentos ou informaes solicitados.

No artigo dcimo terceiro definido para as empresas (distribuidoras) interessadas que vierem operar instalaes de terceiros devero apresentar os documentos (cesso, locao e arrendamento) devidamente registrados em cartrios e a Ficha de Cadastro de Tancagem-FCT devidamente preenchida pela empresa locadora do espao. Vale observar que no pargrafo terceiro o legislador deixa bem claro que poderia haver outros documentos e informaes a serem exigidas do interessado, alm dos mencionados no artigo anterior, o que poder estar ferindo direitos e princpios constitucionais, j que ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. Como a Portaria na especifica que informaes e documentos seriam estes, o interessado poder ou no atender ao pedido do rgo regulador.
Comentrio -

Art. 14 - A ANP poder, a qualquer tempo, vistoriar as instalaes de armazenagem de combustveis, que, estando estas em desacordo com as normas e legislaes vigentes, poder interdit-las at o integral cumprimento das exigncias cabveis e sem prejuzo das demais penalidades previstas no Decreto n 2.953, de 28 de janeiro de 1999.

- Comentrio - No artigo dcimo quarto estipulado de que o rgo regulador,


poder vistoriar as instalaes de armzanamento de combustveis, e poder interdiar as que estiverem em desacordo com as normas e legislaes vigentes.

Art. 15 - As instalaes para armazenamento de combustveis cuja operao esteja aprovada pela ANP so denominadas Bases de Distribuio.

- No artigo dcimo quinto definido de que as instalaes para armazenamento de combustveis sero denominadas Bases de Distribuio. Base
Comentrio

de distribuio - a instalao com as facilidades necessrias ao recebimento de derivados de petrleo, ao armazenamento, mistura, embalagem e distribuio, em uma dada rea do mercado, de derivados de petrleo.

Da Comercializao

Art. 16 - Os pedidos dos volumes mensais de combustveis a serem adquiridos pela distribuidora, sujeita ao regime de cotas, sero autorizados pela ANP, respeitada as normas pertinentes.

Comentrio - No

artigo dcimo sexto especificado de que o rgo regulador autorizar os pedidos mensais dos volumes de combustveis que sero adquiridos pela distribuidora.

1 - Os volumes correspondentes aos pedidos autorizados sero, obrigatoriamente, entregues pelo fornecedor autorizado e retirados pelas distribuidoras.

Comentrio - No

pargrafo primeiro do presente artigo ficou definido que ser obrigatrio a entrega e a retirada pelas distribuidoras dos volumes autorizados pelo rgo regulador.

2 - Ficam desobrigadas do previsto no caput deste artigo, as distribuidoras que firmarem contratos de fornecimento com fornecedores autorizados.

Comentrio

- No pargrafo segundo do presente artigo ficou definido que ficaro

desobrigadas do cumprimento do dispositivo do artigo dcimo sexto, as distribuidoras que firmarem contratos de fornecimento de combustveis com fornecedores devidamente autorizados pelo rgo regulador.

3 - A atribuio de novas cotas para distribuidora em cada base obedecer a disponibilidade de produtos naquela base, levando-se em conta o somatrio das cotas atribudos pela ANP ao volume de contratos negociados com fornecedor autorizado.

- No pargrafo terceiro do presente artigo ficou definido que para se conceder o pedido de novas cotas de combustveis para as distribuidoras, por bases, sero observados os princpios de disponibilidade de produtos na respectiva base, levando-se sempre em conta o somatrio das cotas atribudas pelo rgo regulador com o volume de contrato negociados com os fornecedores autorizados.
Comentrio

Art. 17 - So condies obrigatrias para a comercializao dos produtos de que trata esta Portaria:

I - estar o produto de acordo com as especificaes e condies de registro determinadas pela ANP; II - manter informado o consumidor a respeito do uso, da nocividade e da periculosidade dos produtos; III - no ter sido adicionada ao produto adquirido de fornecedor autorizado, qualquer substncia cuja mistura no tenha sido previamente autorizada pela ANP;

- No artigo dcimo stimo, ficou definido de que as distribuidoras estaro obrigadas a observarem as condies para a comercializao dos produtos que so tratados na presente Portaria, que sero as seguintes: As Distribuidoras devem comercializar os combustveis dentro das especificaes e nas condies em que foram registrados; As Distribuidoras devero informar ao consumidor quanto ao uso, a nocividade e da periculosidade dos combustveis e outros produtos; e as distribuidoras no podem adicionar aos produtos adquiridos, quaisquer substncias que no tenham sido autorizado pelo rgo regulador, ficando passvel de autuao pelo no cumprimento do presente dispositivo.
Comentrio

Art. 18 - Durante o perodo de transio estabelecido no Art. 69 da Lei n 9.478, de 06 de agosto de 1997, fica proibida a comercializao de derivados de petrleo e lcool combustvel entre distribuidoras.

- No artigo dcimo oitavo ficou definido de que no perodo de transio do estabelecido no artigo 69 da Lei n 9.478/97, est proibida a comercializao de derivados de petrleo e do lcool combustvel entre as distribuidoras. Porm, deve-se observar o que est descrito no artigo 69 da Lei n 9.478/97, que diz:
Comentrio

"Art. 69 - Durante em perodo de transio de, no mximo, trinta e seis meses, contados a partir da publicao desta Lei, os reajustes e revises dos preos dos derivados bsicos de petrleo e do gs natural, praticados pelas refinarias e pelas unidades de processamento, sero efetuados segundo diretrizes e parmetros especficos estabelecidos, em ato conjunto, pelos Ministros de Estado da Fazenda e de Minas e Energia."

Portanto, o referido artigo no trata do assunto referente da comercializao dos combustveis entre as distribuidoras, e sim das condies dos reajustes e das revises dos preos dos derivados bsicos de petrleo e do gs natural prticados pelas refinarias e pelas unidades de processamento, cujos as diretrizes e parmentros estabelecidos sero definidos em conjunto pelos Ministros de Estado da Fazenda e de Minas e Energia.

Das Informaes

Art. 19 - As Distribuidoras obrigam-se a apresentar ANP a totalidade de suas movimentaes de combustveis e demais derivados de petrleo atravs de Demonstrativo de Controle de Produtos - DCP`s, conforme o estabelecido pela norma vigente.

1 - A no apresentao dos DCP`s implicar em aplicao das penalidades previstas no Decreto n 2.953, de 28 de janeiro de 1999 .

2 - Para os efeitos do disposto neste artigo, ser considerada inadimplente a Distribuidora que encaminhar seu DCP, em desacordo com as normas da ANP.

- No artigo dcimo terceiro e seus pargrafos, obriga as distribuidoras apresentarem o total de suas movimentaes de combustveis e demais derivados de petrleo por meio do Demonstrativo de Controle de Produtos-DCPS, caso no seja apresentado, o infrator estar sujeito as penalidades previstas no Decreto n 2.953/99. Como tambm, ser considerada descumpridora da norma se enviar o seu DCP em desacordo com a legislao do rgo regulador.
Comentrio

Das Obrigaes da Distribuidora

Art. 20 - A Distribuidora obriga-se :

I - solicitar ao fornecedor autorizado, atestado de qualidade do produto, no ato da sua aquisio; II - fornecer combustveis automotivos aditivados ao preo dos similares no aditivados, na falta eventual deste produto; III - garantir a qualidade e a quantidade dos combustveis, quando transportados sob sua responsabilidade ou quando armazenados em instalaes prprias ou de terceiros; IV - observar e respeitar as normas que regem a ordem econmica, o controle do meio ambiente e a segurana do consumidor; V - informar ANP o trmino do exerccio da atividade de distribuio; VI - informar ANP o trmino da operao de instalao, ou de contrato de cesso, arrendamento ou locao de espao de tancagem que mantenha com terceiros; VII - permitir o livre acesso dos agentes fiscalizadores da ANP e dos rgos credenciados s suas instalaes e documentao; VIII - informar ANP, no prazo mximo de 30 (trinta) dias, alteraes nos dados cadastrais, mediante apresentao de requerimento, acompanhado dos documentos pertinentes. IX - apresentar ANP, a cada 6(seis) meses, as certides de quitao de tributos Federais, Estaduais e Municipais , bem como a comprovao de regularidade junto Seguridade Social e ao Fundo de Garantia de Tempo de Servio.

- O artigo vigsimo veio a definir algumas obrigaes para as Distribuidoras cumprirem, cujos dispositivos so os seguintes:
Comentrio

No inciso primeiro, a Distribuidora est obrigada a solicitar ao fornecedor autorizado o atestado de qualidade do produto, no momento da aquisio do produto, porm no especificado a obrigatriedade da existncia de um labortorio dentro das bases e nem como seriam a emisso destes atestados, ou seja, se seriam por retiradas ou por bateladas de armazenamento nos tanques.

No inciso segundo, a Distribuidora estar obrigada a fornecer o combustvel automotivo aditivado ao preo do similar no aditivado, na falta eventual deste produto para entrega. Portanto existe a obrigatoriedade de fornecer o combustvel automotivo aditivado pelo preo do combustvel no aditivado, no caso da falta evetual do produto aditivado para entrega.

No inciso terceiro, a Distribuidora estar obrigada a garantir a qualidade e a quantidade dos combustveis, quando transportado sob sua responsabilidade. Portanto a Distribuidora s estar obrigada a garantir a qualidade e a quantidade dos combustveis se ela for a responsvel pelo transporte do combustvel ao seu destino. No sendo responsvel para nos casos do transporte que forem realizados e contratados por terceiros. Como tambm, a Distribuidora estar obrigada a garantir a qualidade e a quantidade dos combustveis armazenados em suas instalaes ou nas de terceiros.

O inciso quarto, obriga a Distribuidora a observar e respeitar as normas que regem a ordem econmica, o controle do meio ambiente e a segurana do consumidor, portanto

Nos incisos quinto e sexto a Distribuidora est obrigada a comunicar ao rgo regulador o trmino da atividade de distribuio, da operao, do contrato de cesso, do arrendamento ou da locao de espao de tancagem com terceiros, caso isto no ocorra a Distribuidora estar sujeita a autuao por descumprir os termos do presente incisos.

No inciso stimo a Distribuidora est obrigada a permitir o livre acesso dos agentes fiscalizadores do rgo regulador e dos respectivos rgos credenciados s suas instalaes e documentao, portanto no deve haver restries a entrada dos fiscais no estabelecimento que ser fiscalizado e nem pode haver restries na verificao da documentao exigida pela fiscalizao.

No inciso nono, a Distribuidora est obrigada apresentar ao rgo regulador, a cada 6 (seis) meses, as certides de quitao de tributos Federais, Estaduais e Municipais, como tambm a comprovao de estar quite com Seguridade Social e ao Fundo de

Garantia de Tempo de Servio, portanto a Distribuidora dever remeter e comprovar semestralmente, para o rgo Regulador, que no est em dbito com Seguridade Social e nem com o Fundo de Garantia de Tempo de Servio, ficando evidente que trata-se de um renovao de uma condio exigida anterior no inciso VII do artigo 4 da presente Portaria.

Das Disposies Transitrias

Art. 21 - At a edio de norma regulamentando o Atestado de Comissionamento mencionado no Art. 11, aplicam-se as normas e procedimentos estabelecidos no Art. 22 desta Portaria.

- O artigo vigsimo primeiro orienta aos interessado para o fato de no haver norma especifica regulamentando o Atestado de Comissionamento da obra, cujo os procedimentos e normas sero observadas, no que couber, o que est estabelecido no artigo 22 desta Portaria. Porm deve-se observar que o assunto relativo ao Atestado de Comissionamento da obra, tratado no artigo 12 da presente Portaria e no no artigo 11 como foi mencionado pelo legislador.
Comentrio

Art. 22 - Aps a concluso das obras, a distribuidora dever solicitar ANP a vistoria das instalaes e a emisso da autorizao de operao.

- No artigo vigsimo segundo, o legislador orienta ao interessado, que aps a concluso das obras, para solicitar ao rgo regulador a devida vistoria das instalaes e a emisso da competente ato de autorizao de operao.
Comentrio

1 - A Autorizao de operao ser concedida pela ANP no prazo de at 30 (trinta) dias, contados a partir da data da vistoria, se aprovadas as instalaes, ou no prazo de 30 (trinta) dias aps o atendimento das irregularidades identificadas.

- O pargrafo primeiro, defini que a autorizao para o funcionamento da base de distribuio, s ser concedida dentro de 30 (trinta) dias, que sero contados
Comentrio

a partir da data em que houve a vistoria, se as instalaes forem aprovadas ou se houver irregularidades, somente aps ests terem sido sanadas que se contar o prazo de 30 (trinta) dias para a expedio da autorizao de operao.

2 - Por ocasio da vistoria, devero estar disponveis, no canteiro de obras, os seguintes documentos:

I - Alvar de Funcionamento emitido pela Prefeitura Municipal; II - licena de operao emitida pelo rgo de meio ambiente competente; III - Projeto de combate a incndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros local; IV - Apresentao das anotaes de responsabilidade tcnica (ART) do projeto e das obras de construo e montagem expedidas pelo CREA local; V - Certificados de Arqueao dos tanques de produtos emitidos pelo INMETRO; VI - Aprovao do projeto eltrico e de aterramento pela concessionria de energia eltrica local, quando exigida pela mesma. Na falta desta aprovao devero ser respeitados os critrios estabelecidos norma NBR-5418; VII - Testes hidrostticos dos tanques (recalques), conforme norma NBR-7821; (Norma Brasileira) VIII - Testes hidrostticos das linhas, conforme norma ANSI B31.3; ( American National Standards Institute) IX - Certificados de qualificao dos soldadores; X - Radiografias e respectivos laudos das soldas (tetos e costados dos tanques e linhas), teste e laudo das soldas do fundo dos tanques, laudo da resistncia da malha de aterramento, conforme normas NBR-7821 e NBR-7824;

3 - Dever ser integral a obedincia ao projeto aprovado.

4 - Cpia dos documentos citados nos incisos I, II, III e IV devero ser incorporados ao pedido de vistoria encaminhado ANP.

Art. 23 - As Distribuidoras em operao tero o prazo de 90 (noventa ) dias para se adequarem s disposies constantes da presente Portaria, contados a partir de sua publicao no Dirio Oficial da Unio.

Art. 24 - Os pedidos de autorizao para exerccio da atividade de distribuio j protocolizados na ANP, sero analisados de acordo com o disposto nesta Portaria.

Art. 25 - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Art. 26 - Revogam-se as Portarias MME n 008 de 16 de janeiro de 1997, ANP n 202, de 28 de dezembro de 1998 e demais disposies em contrrio.

DAVID ZYLBERSZTAJN Diretor-Geral

Publicado no DOU de 10/02/99

Anda mungkin juga menyukai