Anda di halaman 1dari 5

VIII ERMAC 8 o Encontro Regional de Matemtica Aplicada e Computacional

20-22 de Novembro de 2008 Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal/RN

___________________________________________________________________________________________

Anlise da Turbidez da gua em Diferentes Estados de Tratamento


Aislan Correia, Erick Barros, Jadiael Silva, Jamilson Ramalho
Depto de Sistemas de Informao, FASETE, 48601-180, Paulo Afonso, BA aisla_r9@gmail.com, erickbarros311@gmail.com, dielsilva@gmail.com, jamilramalho@gmail.com

Resumo: A gua para o uso humano deve atender ao rigoroso critrio de qualidade, de modo a no causar prejuzos sade de seus consumidores. Uma gua prpria para este fim chamada de gua potvel e as caractersticas a que a mesma deve atender so chamados de Padres de Potabilidade. O objetivo deste trabalho analisar, no ponto de vista estatstico, o ndice de Turbidez da gua, desde a sua captao at chegar a nossas casas. Este trabalho analisa a turbidez da gua em seus diferentes estados de tratamento nas localidades de Chorroch, Abar e a Barra do Tarrachil, cidades do estado da Bahia. Palavras-chave: gua, Turbidez, Tratamento 1. Introduo e Objetivos
A gua para o uso humano deve atender ao rigoroso critrio de qualidade, de modo a no causar prejuzos sade de seus consumidores. Uma gua prpria para este fim chamada de gua potvel e as caractersticas a que a mesma deve atender so chamados de Padres de Potabilidade [1]. Alm dos padres de potabilidade, devemos considerar o critrio de qualidade dos mananciais de gua destinada ao abastecimento humano. Est a chamada gua Potabilizvel, ou seja, o que pode se tornar potvel, aps tratamento convencional. Devem ser estabelecidos limites de impurezas para a gua potabilizvel, de modo que tcnicas convencionais de tratamento possam minimiz-las, tornando-a potvel. O objetivo deste trabalho analisar, no ponto de vista estatstico, o ndice de Turbidez da gua, desde a sua captao at chegar a nossas casas. Este artigo encontra-se organizado da seguinte maneira. Nas sees 2, 3, 4 e 5 apresentam uma breve introduo sobre o processo de tratamento, ndice de Turbidez e aparelhagens. Na seo 6 apresenta os resultados. Na seo 7 tm-se as concluses, agradecimentos e por fim as referncias.

2. Padres de Potabilidade
No Brasil, os padres de potabilidade foram definidos pelo Ministrio da Sade, atravs de portaria n 518 de 25 de maro de 2004. Esta portaria estabeleceu os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilncia da qualidade da gua para o consumo humano e seu padro de potabilidade.

3. Finalidade do tratamento da gua


A finalidade do tratamento de melhorar a qualidade da gua de abastecimento, irrigao, e/ou para fins industriais, proporcionando economia, segurana, higiene, melhor qualidade dos produtos industriais e agrcolas. Com o crescente aumento populacional e o conseqente aumento do consumo de gua potvel(200L/hab./dia) paralelamente aplicao de gua nas indstrias (seja para refrigerao, produo de calor, lavagem e mesmo como subproduto dos refrigerantes, sucos, etc.), na lavoura(irrigao) e para bebida dos animais, vimos que a gua prioritria para sade e bem estar social. Com a chegada do progresso veio a poluio destruindo recursos naturais, atingindo os mananciais e o ser humano. Assim houve a necessidade de se criar sistemas de tratamento para atender aos padres mnimos de potabilidade suprindo as exigncias atuais de gua em quantidade e com qualidade.

4. Abastecimento de gua
A gua, em estado bruto, conduzida at a Estao de Tratamento de gua ETA, passando por uma srie de processos que vo removendo as suas impurezas, de forma a assegurar a qualidade da gua que chega at as edificaes.

4.1 Etapas do tratamento


4.1.1 Medio de Vazo O processamento se inicia com a medio da vazo de gua bruta que est chegando ETA, servindo para determinar a vazo dos produtos qumicos a serem aplicados, e a produo de gua da unidade de tratamento [2]. 4.1.2 Dosagem do Coagulante O ensaio de floculao (teste de jarro) o mtodo empregado nas

ETAS para determinar a dosagem dos produtos qumicos a serem aplicados que proporciona a eficincia desejada de remoo das impurezas, de forma mais econmica [2]. 4.1.3 Mistura Rpida e Coagulao Ao chegar ETA, a gua em estado bruto recebe substncias coagulantes, em geral sulfato de alumnio ou frrico, para anular/desestabilizar as cargas eltricas das impurezas, alcalinizante (cal virgem ou hidratada, se necessrio), para modificar o pH da gua bruta e favorecer as reaes de coagulao. Estes produtos, principalmente os coagulantes, devem ser lanados em local que permita uma mistura homognea e rpida [2]. 4.1.4 Floculao Aps a coagulao, a gua segue para as cmaras de mistura lenta (floculadores), destinadas a promover sua agitao moderada para a transformao das substncias na forma de suspenso fina e coloidal, j desestabilizadas pelo coagulante, em partculas maiores e mais densas que a gua (flocos), que possam ser removidas pela decantao e filtrao. Nos flocos esto presentes, ainda, algas , bactrias, vrus e outros microorganismos presentes na gua bruta [2]. 4.1.5 Sedimentao ou Decantao Aps a coagulao e floculao, a etapa seguinte a separao dos slidos ou partculas, j na forma de flocos, que esto suspensas. Isso acontece nos decantadores que realizam a separao dos flocos mais densos que a gua, que ficam depositados no fundo do decantador [2]. 4.1.6 Filtrao Depois de decantada, a gua conduzida at os filtros, que so leitos de um meio poroso, constituda em geral de areia, sustentada por camadas de seixos, capaz de reter os flocos com densidade prxima da gua e que no foram removidos no processo anterior de sedimentao. Quando o leito filtrante fica sujo/colmatado, a vazo do filtro fica bastante reduzida. Por isso, realizada a lavagem em contracorrente, que remove os flocos retidos pelos gros de areia do leito filtrante [2]. 4.1.7 Desinfeco/Correo de pH Aps a filtrao, feita a desinfeco da gua com aplicao de um produto qumico capaz de destruir microorganismos patognicos, como algas e bactrias, causadores de enfermidades ao homem. A desinfeco com cloro e seus compostos amplamente utilizada, j que um desinfetante poderoso, disponvel no mercado a um custo acessvel, e de grande efeito residual. O cloro aplicado deve manter residual na rede de abastecimento que garanta a qualidade da gua at o consumidor final. A correo do pH objetiva neutralizar a acidez a gua e proteger as tubulaes contra a corroso. Esta correo realizada com correo de cal [2]. 2

4.1.8 Fluoretao O flor e seus sais tm se revelado excelentes fortalecedores da dentina. A ingesto diria de flor, segundo as pesquisas, um mtodo eficaz na preveno da crie dentria em crianas e adultos. Na etapa final do tratamento, a Embasa aplica um composto de flor na gua tratada beneficiando a comunidade principalmente a de baixa renda, que no tem atendimento odontolgico. Nas ETAs, o composto o cido fluorsilcico a 20% [2]. Estas etapas podem ser facilmente compreendidas de acordo com a Figura 1.

RESERVATRIO

Distribuio

Floculao
Coagulao Sulfato de Alumnio Cal

Filtrao

Cloro Cal Flor

Decantao Barragem

Desinfeco Correo do PH Fluoretao

Recalque

Elevatria

Figura1. Etapas do tratamento de gua

5. Determinao da Turbidez em guas, mtodo Nifelomtrico


A medida da dificuldade de um feixe de luz atravessar certa quantidade de gua chamada de Turbidez. Que causada por matrias slidas em suspenso (silte, argila, colides, matria orgnica, etc.). A turbidez medida atravs do turbidmetro, comparando-se o espalhamento de um feixe de luz ao passar pela amostra com o espalhamento de um feixe de igual intensidade ao passar por uma suspenso padro [1]. Quanto maior o espalhamento maior ser a turbidez. Os valores so expressos em Unidade Nefelomtrica de Turbidez (UNT). A cor da gua interfere negativamente na medida da turbidez devido sua propriedade de absorver luz . Segundo a OMS (Organizao Mundial da Sade), o limite mximo de turbidez em gua potvel deve ser 5 UNT [1]. As

guas subterrneas normalmente no apresentam problemas devido ao excesso de turbidez. Em alguns casos, guas ricas em ons Fe, podem apresentar uma elevao de sua turbidez quando entram em contato com o oxignio do ar.

dispersa pela amostra em ngulo de 90 em a relao da luz incidente, em relao intensidade da luz dispersa por uma suspenso-padro nas mesmas condies. A suspenso e padro de referncia so de formazina. 5.2.2 lnterferentes 5.2.2.1 O presente mtodo se aplica para determinao de turbidez a partir de zero. No h limite superior, e para valores superiores a 40 unidades dever ser feita a diluio da amostra. 5.2.2.2 Materiais flutuantes, leos e graxas e partculas maiores que se sedimentam rapidamente interferem negativamente e devem ser excludos da amostra. 5.2.2.3 Bolhas de ar, mesmo minsculas, interferem positivamente e devem ser eliminadas antes da leitura. 5.2.2.4 Turbidez excessiva interfere negativamente,por isso, para valores superiores a 40 unidades, deve.se diluir a amostra. 5.2.2.5 A cor negativamente. absorve luz, portanto,interfere

5.1 Aparelhagem
5.1.1 Turbidmetro HACH, modelo 2100 A, ou similar, com as seguintes caractersticas fsicas: nefelmetro com 5 escalas de leitura 0-0,2 01,0 0-10,0 0-100 0-1000; fonte de luz lmpada de tungstnio operada a no menos de 85% da voltagem estabelecida; sensibilidade que permite a observao de diferenas de 0,02 unidades em amostras de turbidez inferior a 1; distncia atravessada pela luz incidente e dispersa dentro do tubo de amostra no superior a 10 cm.

5.1.2 Acessrios do turbidmetro: padres secundrios permanentes de ltex, de turbidez 0,0; l.0; 10.0; 100 e 1000, calibrados contra formazina; tubos para amostras; anel-suporte para tubos ; aparador de luz; escala de turbidez. 5.1.3 Acessrios do turbidmetro: 5.1.3.1 gua destilada isenta de turbidez: filtrar a gua destilada por filtro de membrana de 0,45p.

5.2.2.6 Coleta de amostra 5.2.2.7 Amostras para determinao de turbidez podem ser coletadas em frasco de vidro neutro, tipo pyrex ou plstico.O volume necessrio 200 ml. 5.2.2.8 Amostras no analisadas logo aps a coleta podem ser armazenadas por at 24 horas, ao abrigo da luz. 5.2.3 Procedimento 5.2.3.1 Aferio do aparelho: ligar o aparelho; esperar 10 minutos, para aquecimento ; calibrar, isoladamente, as escalas do aparelho, inserindo o padro permanente, cobrindo-o, colocando o boto seletor na escala apropriada e ajustando o valor do padro na escala atravs do boto standardizao.

Figura 2. Tubidmetro

5.2. Execuo do ensaio


5.2.1 Princpio do mtodo O mtodo nefelomtrico um mtodo secundrio, indireto. Baseia-se na leitura da intensidade da luz

5.2.3.2 Quando se empregar as escalas de leitura 0.100 ou 0-1000, colocar o anelsuporte antes de colocar o padro permanente, para diminuir a distncia atravessada pela luz, aumentando assim a linearidade na medida de alta turbidez. 5.2.4 Processamento da amostra 5.2.4.1 Agitar a amostra para dispersar perfeitamente

os slidos. 5.2.4.2 Esperar um pouco para eliminar bolhas de ar e encher o tubo de vidro com amostra quase completamente, tendo o cuidado de no induzir leos e graxas, materiais flutuantes ou partculas maiores. 5.2.4.3 lnserir o tubo com amostra no lugar apropriado, cobri-lo com o aparador e fazer a leitura diretamente, usando a faixa mais baixa possvel. 5.2.4.4 Para valores superiores a 40 unidades, diluir a amostra com uma poro de amostra filtrada e repetir a leitura. 5.2.4.5 Entre uma leitura e outra, lavar os tubos com gua destilada e, em seguida, com a amostra a ser analisada. Enxug-los pelo lado de fora com papel macio.

Tarrachil-BA e Chorroch-BA, de janeiro dezembro de 2007. A Figura 3 mostra a Turbidez na captao de gua direto do rio so Francisco.
45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 jan fev mar abr mai ju n Abar jul ag o set ou t nov dez Chorroch

Barra do Tarrachil

Figura 3. Turbidez na captao de gua bruta

5.3 Resultados
5.3.1 Expresso dos resultados 5.3.1.1. A turbidez expressa por: Onde: A = leitura U. N. T. = A (B+ C) C

Observa-se que de Janeiro Maro obtm-se um maior ndice de Turbidez, por conta do maior ndice de chuvas na regio fazendo com que a mistura da terra com a gua dificulte a penetrao do feixe de luz na gua. Com isso eleva-se a mdia da Turbidez em um curto perodo de tempo, como mostra a tabela 1. Tabela 1: Mdia de Turbidez de Janeiro Maro (em UNT)
Ms

B = ml gua de diluio C = ml de amostra

Jan Fev Mar Mdia

Chorroch 13 42,5 11 22,16

Cidades Abar 15,4 12,7 23,5 17,2

B. Tarrachil 13 42,5 11 22,16

5.3.1.2 O resultado expresso em valores conforme a Tabela 1 a seguir:


Tabela 1. Expresso do Resultado (em UNT)

Nos meses de Agosto Outubro temos um menor ndice de chuvas na regio proporcionando bonana e conseqentemente baixa mdia no ndice de Turbidez, como mostra a tabela 2. Tabela 2: Mdia de Turbidez de Agosto Outubro (em UNT)
Ms Ago Set Out Mdia Cidades Chorroch 2 1,2 2,2 1,8 Abar 2,3 2,2 2,4 2,3 B. Tarrachil 2 1,2 2,2 1,8

Para valores de
0| 1| 10 | 40 | 100 | 400 | > 1 10 40 100 400 1000 1000

Para valores de
Do mltiplo de 0,05 mais prximos Do mltiplo de 0,1 mais prximos Da unidade mais prxima Do mltiplo de 5 mais prximo Do mltiplo de 10 mais prximos Do rximo de 50 mais rximo Do mltiplo de 100 mais prximos

6. Anlise da Turbidez nas cidades circunvizinhas de Paulo Afonso-BA


Baseado nessas informaes, sobre tratamento de gua vamos analisar os valores da gua, como parmetro a Turbidez. Desde a sua captao, passando pela Estao de Tratamento ETA e por fim, bombeada pela rede de distribuio para o consumo da populao, nas cidades de Abar-BA, Barra do

De acordo com a Figura 4 a Turbidez com a gua em tratamento continua sendo bastante elevada nos primeiros meses, justamente por conta das fortes chuvas na regio tendo dificuldades na captao e filtrao.

3,5 3 2,5 2 1,5 1 0,5 0 jan fev mar abr mai jun Abar jul ago set out nov dez Chorro ch

Tabela 3: Mdia da Turbidez na Rede de Distribuio (em UNT)


Ms Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Media Cidades Chorroch 2,4 16,9 4,4 2,4 1,9 2,4 1,2 1,4 1,2 1,2 1,6 3,6 3,38 Abar 2,5 2,5 1,7 2,6 1,0 1,9 1,8 0,9 0,8 0,8 1,4 0,6 1,54 B. Tarrachil 2,3 2,7 1,1 1,0 1,5 1,7 1,0 1,0 1,1 2,6 1,1 1,4 1,54

B arra do Tarrachil

Figura 4. Turbidez em tratamento na ETA (em UNT) A Figura 5 mostra a Turbidez da gua em distribuio para consumo. Observa-se um nvel ainda elevado na cidade de Chorroch, devido a existncia de quebramento na adutora principal. Ocorrendo este tipo de sinistro, interrompido todo o tratamento, chamado de perda do tratamento, laboratoristas colhem amostras de gua no local do quebramento para verificar se houve contaminao no tratamento. Feito todos os procedimentos laboratoriais e reparo na adutora principal dar-se incio novamente ao tratamento e distribuio observem que na Tabela 3, especificamente na cidade de Chorroch, houve perda do tratamento no ms de fevereiro. Aps feitos os reparos, j com a estao de tratamento operando normalmente, no ms seguinte temos seus valores dentro dos padres de potabilidade exigidos pelo ministrio da sade.

7. Concluso
Este trabalho analisou a turbidez da gua em seus diferentes estados de tratamento nas localidades de Chorroch, Abar e a Barra do Tarrachil, cidades do estado da Bahia. Verificou-se, atravs da mdia aritmtica, que em todas as cidades o ndice de turbidez esteve dentro dos padres de portabilidade permitido pela organizao mundial de sade (OMS). Com tudo, na cidade de Chorroch, em certo perodo do ano obtivemos um alto ndice de turbidez devido a acontecimentos aleatrios.

Agradecimentos
A EMBASA Empresa Baiana de guas e Saneamento S.A., especialmente a Sr Eng Marisa Pires de Carvalho, gerente regional da Unidade de Negcios de Paulo Afonso UNP, e ao Sr. Francisco Alves Pereira Jnior, gerente da Diviso Operacional da UNP, no tocante, a total liberdade e acesso as dependncias da empresa, na busca de capital intelectual para construo deste trabalho.

18 16 14 12 10 8 6 4 2 0 jan fev mar ab r mai Abar jun jul ago set out nov d ez Chorroch

Referncias
[l] Apostila EMBASA: Curso para Operador de Estao de Tratamento de gua [2]http://www.embasa.ba.gov.br/etapas_tratamento.asp acessado em 11 de junho de 2008. [3]http://www.embasa.ba.gov.br/qualidade_2/index.as p, acessado em 11 de junho de 2008. [4]http://www.ufpa.br/ccen/quimica/laboratorio%20de %20qanalmoderna_arquivos/page0009.htm, acessado em 11 de junho de 2008.

Barra do Tarrachil

Figura 5. Turbidez na rede de distribuio para populao (em UNT)

Anda mungkin juga menyukai