Anda di halaman 1dari 4

Diferenciaes da membrana plasmtica

Microvilosidades Expanses da membrana, semelhante a dedos de luvas, que ampliam a superfcie celular, oferecendo maior contato entre as clulas e o meio. Favorecendo com isso a absoro de nutrientes (intestino delgado) e secreo de substancias (clulas glandulares) Calcula-se que cada clula possui em mdia 2.500 microvilosidades.

Microvilosidades

Desmossomos ou macula adherens Regio de grande aderncia, que ligam fortemente duas clulas vizinhas, so compostos por substancias cimentantes entre as duas membranas, a qual corresponde um sistema de finssimas fibras (tonofibrilas) nos citoplasmas vizinhos. Cada desmossomo pertence s duas clulas ligadas por ele
Interdigitaes Tambm so zonas de aderncia que ligam fortemente duas clulas vizinhas, devido s dobras que suas membranas apresentam.
Desmossomos

Plasmodesmas Existentes apenas em clulas vegetais, so finssimas extenses citoplasmticas. Que interligam uma clula a outra atuando como pontes de comunicao ente elas. Gap Junctions ou Junes Tipo Fenda Formadas por conexes que permitem a passagem de ons e molculas pequenas, existente somente em clulas animais.
Especializaes Microvilosidades Ocorrncia Epitlio intestinal Epitlios de revestimento Epitlios de revestimento Clulas vegetais Funo Amplia a superfcie de contato Aumenta a adeso entre as clulas vizinhas Aumenta a adeso entre as clulas vizinhas Interligao citoplasmtica Interdigitao

Desmossomos

Interdigitaes Plasmodesmos

Componentes da clula Hialoplasma


Tambm chamado de citoplasmas ou citosol, possui consistncia gelatinosa composto por vrias substancias principalmente gua e protena. As protenas podem ser: Insolveis formando fibrilas (microfilamentos) ou microtbulos. Que formam o esqueleto interno, flexvel e dinmico. As fibrilas so formadas de filamentos de actina e miosina, so capazes de contrao e distenso, propriedade til nos movimentos amebides e contrao muscular.

Sistema de canais
A partir de modificaes da membrana, surgiram no citoplasma vrias organelas como:

Retculo endoplasmtico

Rede de canais ou vesculas achatados existente nas clulas eucariotas, formadas por invaginaes da membrana. Ele aparece em toda a clula, servindo inclusive para a formao da membrana nuclear. Quando possui ribossomos na superfcie chamado de Retculo Solveis, muitas das quais so enzimas, que endoplasmtico Rugoso (RER) ou ergastoplasma. E lhes conferem a consistncia gelatinosa (estado quando no possui os ribossomos chamado de Retculo coloidal), consistncia essa que no Endoplasmtico Liso (REL) homognea em todo o citoplasma.

Funes
As amebas e os glbulos brancos se deslocam e englobam partculas atravs da projeo do citoplasma, que empurram a membrana plasmtica, formando assim pseudpodes. Quando o hialoplasma se desloca ele arrasta consigo as organelas, esse movimento contnuo chamado de ciclose. Aumenta a superfcie de contado com o meio externo facilitando a entrada e sada de substncias. O RER atua na sntese e no transporte de protenas e lipdios para a membrana, ncleo, lisossomos e outras organelas celulares. Nas clulas glandulares as protenas fabricadas pelo RER sero encaminhadas para o Complexo de Golgi, e dali ser secretada para o exterior.

Organelas citoplasmticas Ribossomos

O REL est ligado sntese de lipdios, sendo bem desenvolvido nas clulas que
produzem hormnios esterides como por ex. o Supra renais corticoiesterides o Testculos testosterona o Ovrio estrgenos e progesteronas

Gros formados por RNA e protenas visveis no microscpio eletrnico, e se encontram presentes em todos os seres vivos, sendo encontrados no citoplasma (tanto de procariotos como de eucariotos) ou associados a membranas do retculo (eucariotos). H diferenas estruturais entre os ribossomos dos eucariotos e o dos procariotos. So os ribossomos os responsveis pela sntese das protenas.

O REL tambm se encontra bem desenvolvido nas clulas musculares, onde chamado de Retculo Sarcoplasmtico e pode servir como veculo para o impulso eltrico ou na armazenagem de ons de clcio e ATP. Atua tambm na sntese de glicdios e lipdios que formaro a membrana plasmtica. Essa sntese se completa no Complexo de Golgi

Centrolos

Complexo de Golgi

So estruturas observadas nas clulas dos Bem desenvolvido em clulas secretoras um dos animais, protozorios e outros eucariontes, no sendo primeiros papeis conhecidos do complexo de Golgi, o de encontrados nas clulas vegetais. Somente visveis no acumular e embalar o material protico oriundo do RER, microscpio eletrnico ele visto como um par de para posterior secreo. (figura abaixo) cilindros formando um ngulo reto entre si. Ao redor de cada centrolo h uma reunio de microtbulos (ster), que vo formar o fuso acromtico que quem, durante a diviso, celular separa os cromossomos.

Digesto celular ou heterofagia digesto de partculas que foram absorvidas pela clula Autofagia digesto de organelas da prpria clula ocorre quando a clula esta exposta a um perodo de fome prolongado, ou simplesmente para a renovao das organelas. Autlise, citlise ou apoptose processo de autodestruio celular, a membrana do lisossomo se rompe e as enzimas se espalham pelo citoplasma e destroem a clula. Responsvel pela renovao celular. Ex. regresso da cauda dos girinos.

Vacolos
So cavidades no citoplasma originadas invaginaes da membrana ou de dilataes retculo. de do

Funes
Possui enzimas Responsveis pela complementao da sntese de glicdio, iniciada no REL, esses glicdios sero usados de diversas maneiras. o Formao dos glicocalix o Constituio da parede celular e da lamela mdia (que divide a ce. Vegetal no final da diviso celular).

Associados a protenas formam o muco que protege as cavidades do corpo Participa da formao do acrossoma, vescula rica em enzimas existente no espermatozide. o

Vacolo digestivo formado a partir da unio de um lisossomo com o fagossomo. Vacolo contrtil presente nos protozorios de ambientes marinhos e tem a funo de manter o equilbrio hdrico, uma bolsa que aumenta de tamanho com a entrada da gua e se contrai a seguir, eliminando o excesso de gua e excretas. Existe tambm em alguns protozorios marinhos, onde possuem apenas a funo excretora. Vacolo celular presente nas clulas vegetais, podendo ocupar at 90% dela, possuem as seguintes funes: o Estocagem de metablitos o Isolam produtos txicos o Degradao de molculas o Manuteno do torpor

Lisossomos
Constitudas de pequenas bolhas membranosas, repletas de enzimas hidrolticas (hidro = gua; lise = quebra). Essas enzimas favorecem a reao de quebra de ligaes qumicas, com a adio de molculas de gua. Dessa forma diversas macromolculas como protenas e cidos nuclicos podem ser quebradas e assim digeridas. As enzimas so produzidas no RER, migram para o complexo de Golgi, sendo liberadas no interior de vesculas que constituem os lisossomos. Os lisossomos so ainda responsveis pela:

Anda mungkin juga menyukai