Anda di halaman 1dari 3

ARISTTELES

Nasceu em Estagira, na pennsula macednica da Calcdica (por isso tambm chamado de o Estagirita). Era filho de Nicmaco, amigo e mdico pessoal do rei Amintas 2o, pai de Filipe e av de Alexandre, o Grande. Aos 16 ou 17 anos, Aristteles mudou-se para Atenas, ento o centro intelectual e artstico da Grcia, e estudou na Academia de Plato at a morte do mestre, no ano 347 a.C. Depois disso, passou algum tempo em Assos, no litoral da sia Menor (atual Turquia), onde casou-se com Ptias, a sobrinha do tirano local. Sendo este assassinado, o filsofo fugiu para Mitilene, na ilha de Lesbos. Foi depois convidado para a Corte da Macednia onde, durante trs anos, exerceu o cargo de tutor de Alexandre, mais tarde "o Grande". Em 355 a.C. voltou a Atenas e fundou uma escola prxima ao templo de Apolo Lcio, de onde recebeu seu nome: Liceu. O caminho coberto ("peripatos") por onde costumava caminhar enquanto ensinava deu escola um outro nome: Peripattica. A escola se tornaria a rival e ao mesmo tempo a verdadeira herdeira da Academia platnica. Com a morte de Alexandre, em 323 a.C., o imenso imprio por ele erguido esfacelou-se. Em Atenas eclodiu um movimento que visava a restaurar a independncia da cidade-Estado. Malvisto pelos atenienses por sua origem macednica foi acusado de "atesmo" ou "impiedade". Para no ter o mesmo fim de Scrates, condenado ao suicdio, exilou-se voluntariamente em Clcida, na ilha da Eubia, onde morreu um ano depois. Aristteles considerado um dos mais fecundos pensadores de todos os tempos. Suas investigaes filosficas deram origem a diversas reas do conhecimento. Entre outras, podem-se citar a biologia, a zoologia, a fsica, a histria natural, a potica, a psicologia, sem falar em disciplinas propriamente filosficas como a tica, a teoria poltica, a esttica e a metafsica. Cada uma dessas reas discutida minuciosamente pelo filsofo. Suas investigaes, muitas vezes de carter exploratrio, no chegavam a concluses definitivas. De modo geral, Aristteles fazia uma lista das hipteses j enunciadas sobre determinado assunto e demonstrava sua inconsistncia para, a seguir, buscar respostas que preservassem o melhor das hipteses analisadas. As obras de Aristteles que sobreviveram ao tempo foram obtidas a partir de anotaes do prprio autor para suas aulas, de textos didticos, de anotaes dos discpulos, ou ainda de uma mistura de vrias fontes. De suas obras destacam-se "Organon", dedicada lgica formal; "tica a Nicmaco" (cujo ttulo indica o tema; Nicmaco era tambm o nome de seu filho); "Potica" e "Poltica".

Aqui classificamos as obras doutrinais de Aristteles do modo seguinte, tendo presente a edio de Andronico de Rodes. I. Escritos lgicos: cujo conjunto foi denominado rganon mais tarde, no por Aristteles. O nome, entretanto, corresponde muito bem inteno do autor, que considerava a lgica instrumento da cincia. II. Escritos sobre a fsica: abrangendo a hodierna cosmologia e a antropologia, e pertencentes filosofia teortica, juntamente com a metafsica. III. Escritos metafsicos: a Metafsica famosa, em catorze livros. uma compilao feita depois da morte de Aristteles mediante seus apontamentos manuscritos, referentes metafsica geral e teologia. O nome de metafsica devido ao lugar que ela ocupa na coleo de Andrnico, que a colocou depois da fsica. IV. Escritos morais e polticos: a tica a Nicmaco, em dez livros, provavelmente publicada por Nicmaco, seu filho, ao qual dedicada; a tica a Eudemo, inacabada, refazimento da tica de Aristteles, devido a Eudemo; a Grande tica, compndio das duas precedentes, em especial da segunda; a Poltica, em oito livros, incompleta. V. Escritos retricos e poticos: a Retrica, em trs livros; a Potica, em dois livros, que, no seu estado atual, apenas uma parte da obra de Aristteles. As obras de Aristteles as doutrinas que nos restam - manifestam um grande rigor cientfico, sem enfeites mticos ou poticos, exposio e expresso breve e aguda, clara e ordenada, perfeio maravilhosa da terminologia filosfica, de que foi ele o criador.

Filosofia de Aristteles

Partindo como Plato do mesmo problema acerca do valor objetivo dos conceitos, mas abandonando a soluo do mestre, Aristteles constri um sistema inteiramente original. Os caracteres desta grande sntese so: 1. Observao fiel da natureza - Plato, idealista, rejeitara a experincia como fonte de conhecimento certo. Aristteles, mais positivo, toma sempre o fato como ponto de partida de suas teorias, buscando na realidade um apoio slido s suas mais elevadas especulaes metafsicas. 2. Rigor no mtodo - Depois de estudas as leis do pensamento, o processo dedutivo e indutivo aplica-os, com rara habilidade, em todas as suas obras, substituindo linguagem imaginosa e figurada de Plato, em estilo lapidar e conciso e criando uma terminologia filosfica de preciso admirvel.

Pode considerar-se como o autor da metodologia e tecnologia cientficas. Geralmente, no estudo de uma questo, Aristteles procede por partes: a) comea a definir-lhe o objeto; b)passa a enumerar-lhes as solues histricas; c)prope depois as dvidas; d) indica, em seguida, a prpria soluo;e) refuta, por ltimo, as sentenas contrrias. 3. Unidade do conjunto - Sua vasta obra filosfica constitui um verdadeiro sistema, uma verdadeira sntese. Todas as partes se compem, se correspondem, se confirmam. Pensamento de Aristteles sobre a educao: "A educao tem razes amargas, mas os frutos so doces". Aristteles (D.L. 5, 18).

Principais obras de Aristteles: - tica e Nicmano - Poltica - rganon - Retrica das Paixes - A potica clssica - Metafsica - De anima (Da alma) - O homem de gnio e a melancolia - Magna Moralia (Grande Moral) - tica a Eudemo - Fsica - Sobre o Cu

Frases de Aristteles

"O verdadeiro discpulo aquele que consegue superar o mestre." "A principal qualidade do estilo a clareza." "O homem que prudente no diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz." "O homem livre senhor de sua vontade e somente escravo de sua prpria conscincia." "Devemos tratar nossos amigos como queremos que eles nos tratem." "O verdadeiro sbio procura a ausncia de dor, e no o prazer."

FONTE: http://www.suapesquisa.com/aristoteles/ www.mundodosfilosofos.com.br/aristoteles.htm www.suapesquisa.com/aristoteles/

Anda mungkin juga menyukai