Anda di halaman 1dari 4

Tcnicas para evangelizar

Existem diversos mtodos que podemos usar para evangelizar diversas faixas, esses mtodos devem ser de total atrativo para as pessoas, para aproxim-las e interagir conosco. Mas antes de escolhermos qualquer tcnica, temos que analisar qual delas se adequa melhor ao espao, tempo e lugar em que vamos evangelizar.

Crianas
As crianas precisam de muitos estmulos para se manterem atentas. Devemos introduzir muitos materiais visuais e auditivos para despertar sua curiosidade. Exemplos: Msica e dana: a criana aprende rpido cantar msicas. Ns podemos cantar e explicar cada parte da msica, para criana ir assimilando o aprendizado. Podemos introduzir a dana para que ela memorize mais fcil. Teatro: os teatros chamam muita ateno das crianas. Podemos realizar um teatro contando sobre a vida de Cristo, Sua morte para nos Salvar, assim ficar claro para ela o que ser Cristo. Fantoches: utilizar fantoches sem divertido. As crianas interagem, enquanto eles podem ensinar como deve ser uma criana crist. Desenhos: atravs dos desenhos podemos ver o que a criana realmente entende por Salvao, o que est sentindo, o que est acontecendo em sua vida, etc. Pois pelo desenho a criana costuma expor todos seus sentimentos. Brincadeiras e gincanas: com as brincadeiras as crianas interagem entre si, tornando-se mais prximas e formando crculos de amizade. Ela se desenvolve fisicamente e psicologicamente. Nada melhor que introduzir Jesus nesses momentos descontrados, pois vo aprender de uma forma mais natural e espontnea. Veja algumas brincadeiras: 1 - Pr o rabo no porquinho - Consiste na criana desenhar o rabinho no porquinho, com os olhos vendados. Objetivos desinibio, coordenao motora, despertar para a importncia de preservar o corpo. (Temas em que pode ser utilizado amor aos animais, cuidados com o corpo, ou apenas para descontrair as crianas.) 2 Ol, coleguinha - Uma criana fica de costas para as outras e, ao comando do evangelizador uma das crianas levanta e diz: - Ol, coleguinha!, e a criana que est de costas dever identificar quem falou. Objetivos socializao, integrao, reconhecimento dos amigos, educao auditiva. Temas - Respeito aos amigos, Boas maneiras, Importncia da Educao, ou para facilitar a integrao de novos membros no grupo.

3 Dramatizao livre de historinha - Aps contar uma histria, pedir para as crianas represent-la, sem interferir, deixando-as combinarem entre si como vo apresent-la. Objetivos integrao, fixao de contedo, desenvolver a criatividade. Temas Serve para qualquer tema, desde que a historinha escolhida tenha vrios personagens. uma forma eficiente de verificar o quanto s crianas apreenderam do contedo. Permitindo que as crianas se revezem nos papis, auxilia na fixao das principais idias transmitidas. O aspecto artstico no precisa ser levado em conta, o que interessa a espontaneidade das crianas. 4 - Bonequinhos animados - Consiste na utilizao de bonequinhos de cartolina com dois furos no lugar onde ficariam as pernas, e que o evangelizador coloca dois dedos para dar movimento aos personagens da historinha. Depois podem ser distribudos entre as crianas bonequinhos iguais para que as crianas criem as histrias ou reproduzam a histria ouvida, enquanto movimentam os bonequinhos. Objetivos despertar o interesse, desenvolver a coordenao motora, a criatividade, a integrao, fixao do contedo. Tema Adapta-se a qualquer tema em que a historia escolhida tenha poucos personagens. 5 Caixinha de areia ou quadro de isopor - Consiste em uma caixa de papelo rasa, cheia de areia, ou de um pedao de isopor, onde sero colocados os personagens da histria, que estaro presos a um palito de dente (em caso de isopor) ou de picol (no caso de areia). Objetivos despertar e manter o interesse e ateno das crianas. Serve para qualquer tema da Bblia. 6 Desenhando a histria - Enquanto o evangelizador vai contando a histria escolhida, ele vai desenhando no quadro alguns elementos da histria. Ao final pede para que as crianas reproduzam ou recriem os desenhos relacionados ao tema. Objetivos Despertar e manter o interesse das crianas. Tema Adapta-se a qualquer tema. importante lembrar que o evangelizador no precisa ser um Leonardo da Vinci, pois o importante a mensagem que o desenho passe para as crianas, pois nessa faixa etria as crianas no exigiro obras de arte para compreenderem o contedo. 7 Quando eu chegar em casa - Consiste em transmitir a mensagem desejada atravs da mmica. O evangelizador comea falando quando eu chegar em casa vou... e faz a mmica de, por exemplo, lavar o rosto, enxugar e guardar a toalha (trs aes), e pede que as crianas identifiquem o que far. Em seguida, cada criana falar trs coisas que far ao chegar em casa e as outras devero descobrir. Objetivos Integrao, identificao de aes, percepo do prprio corpo, da ao da vontade. Tema Pode ser utilizado ao falar em Higiene Pessoal, Valorizao do Corpo como instrumento divino.

8 - Lio com objetos: quando usamos um objeto comum para ensinar um princpio espiritual. Jesus usou este mtodo. Ele falou sobre cobras, flores, passarinhos etc. Relacionado a este mtodo est o uso de uma atividade para ilustrar um ponto (por exemplo, ensinar a confiar em algum atravs da atividade de andar de olhos vendados).

Adolescentes
Os Adolescentes so muito ativos, esto na fase de descobrir o que realmente gostam e querem fazer. O Evagelista pode ajudar nessa misso, mostrando que o ambiente da igreja pode ser atrativo. Veja como: Esportes: aulas de esporte vo tirar a mulecada da rua, trazendo para convivncia crist. O esporte vai desenvolver seu corpo, ocupar seu tempo, e nesse tempo ser falado de Jesus, abordando temas da bblia, etc. Msica e dana: como para as crianas a msica e a dana sem dvida um convite para o Evangelismo. Formar grupos para apresentaes uma tima idia, pois alm de todas as vantagens o adolescente comea a desenvolver o senso de comprometimento. Teatro: o teatro dos adolescentes ser mais interessante se for feito por eles mesmos, pois tero que estudar o roteiro, as falas e encen-las. Com isso aprendero melhor o assunto e desenvolvero sua capacidade criativa.

Jovens
Os jovens esto vivendo para o futuro. Exemplo: estudando para ter uma profisso (no futuro!), trabalhando para ter uma vida melhor (no futuro!), lutando para construir uma famlia (no futuro!). Esto adquirindo muitas responsabilidades, e normal nessa fase no querer se comprometer com mais nada. Todas as tcnicas que j citamos como tearo, msica, dana, esportes, gincanas, so vlidas para os jovens tambm. Alm dessas: Feira de profisses: os jovens esto em busca da profisso ideal para eles. Nada melhor que uma feira expondo as diversas profisses do mercado. Mostrar que todos da Igreja tm uma profisso e mesmo assim tem tempo pra Deus. Tambm pode abordar as profisses dos personagens da Bblia. Festas e eventos em geral: eles procuram tempo para descontrao, bate-papo, fazer amizades, etc. interessante promover festas, louvorzo, cinema, passeios e outros. Tudo isso vlido para atrair mais jovens ao grupo. Tcnicas circenses: Evangelistas usando tnicas de circo como malabares, fogos, palhaos, mgicas, com certeza ir aproximar os jovens, com isso falar do amor de Cristo ser mais divertido.

Entre o grupo legal sempre sairem juntos para restaurantes, reunio nas suas casas, marcar encontros, assim evita que o jovem encontre outros amigos no seguidores da conduta crist e se desvie da Igreja.

Adultos
Essa faixa etria est muito comprometida com a casa, filhos, cnjuge, trabalho, contas. E nesse meio onde encontram seus maiores problemas. Os Evagelistas podem atrair adultos dessa maneira: Palestra para casais: os Evagelistas podem promover palestras com pastores para tratar de assuntos que norteiam a vida dos casais. Grupos de orao: eles podem vir acompanhados de pessoas que j frequentam a Igreja, e assim permanecer entre eles. Cursos extracurriculares: os adultos se sentem desatualizados, por isso traz-los para cursinhos os faz se sentirem reciclados. Sempre relacionando temas cristos. Educao financeira: as pessoas dessa faixa etria tem muitos compromissos financeiros. Trazer uma pessoa qe domina esse assunto uma tima idia. Pois com o oramento familiar equilibrado, eles podem ter mais tranquilidade para falar de outros assuntos.

Idosos
Os idosos so pessoas que no tem mais tantos compromissos como os jovens e adultos. Podemos alcan-los assim: Atividade fsica: o Evangelista pode associar as atividades fsicas com conversas sobre Jesus, pois o idoso adora esse tipo de atividade. Grupo de estudo: assim como os adultos, os idosos tambm querem se reciclar. Criar grupos de estudo sobre a Bblia uma bela idia, pois ele vai estar exercitando seu crebro, que o rgo que mais sofre com a idade. Artesanato: geralmente as idosas so mestres nesse quesito. Elas adoram ensinar. As Evangelistas podem ter aulas de artesanatos com as senhoras, e nesses momentos de aprendizados falarem sobre o amor de Cristo, a Salvao e outros assuntos. Sade: realizar consultas, exames, checagem de presso, etc, trazendo profissionais capacitados ir atrair os idosos. Ao se aproximar iniciado o Evangelismo, dessa forma o idoso poder aceitar Jesus e perceber que a Igreja est preocupada com ele.

Anda mungkin juga menyukai