Anda di halaman 1dari 2

Os Poderes do Empregador e Seus Limites Seg, 05 de Maro de 2012 00:00 Por Fernando Borges Vieira* Nossa legislao mais

s precisamente o artigo 2 da Consolidao das Leis do Trabalho considera empregador a empresa individual ou coletiva que assume os riscos das atividades econmicas e admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. Para que o empregador possa dirigir a prestao de servios de seus empregados faz-se necessrio que tenha poder para tanto. Este poder pode ser subdividido grosso modo em quatro categorias, a) poder de direo; b) poder de organizao; c) poder de controle e d) poder disciplinar. Estes poderes no so absolutos e, para que possamos compreender com a devida propriedade suas limitaes, convm diferenci-los, mesmo que em breve notcia. Poder de direo o que detm o empregador e que lhe permite determinar aos seus empregados como as tarefas ho de ser exercidas. Poder de organizao consiste na ordenao das atividades dos empregados, inserindo-as no conjunto das atividades da produo e tendo por escopo os melhores resultados da empresa. Neste sentido, os empregadores podem (em nossa opinio, devem!) desenvolver regulamentos e polticas internas s quais os trabalhadores devero aderir, de sorte a que todos caminhem na mesma direo e em busca dos j referidos melhores resultados. Poder de controle se consubstancia no direito (em nossa opinio tambm um dever) de fiscalizar as atividades profissionais de seus empregados e talvez seja esta espcie de poder que sobre maior limitao. Poder disciplinar, por fim, a prerrogativa da qual o empregador pode lanar mo para impor sanes disciplinares aos seus empregados diante da prtica de atos faltosos. Tais sanes podem ser tanto previstas nas convenes ou acordo coletivos de trabalho ou nos regulamentos da empresa e se resumem advertncia e suspenso considerando a demisso por justa causa a resciso do contrato e no medida disciplinar. Como visto, detm o empregador o poder (insistimos no dever) de organizar, dirigir e controlar a prestao de servios, bem como de aplicar sanes disciplinares aos mesmos na hiptese destes praticarem alguma falta. A relao de trabalho muito delicada, pois de um lado temos aquele que o dono do negcio, que assalaria e que exige e do outro aquele que no o dono do negcio, que assalariado e de quem se exige. Esta condio distingue os que comandam e os que so comandados e justamente nesta ordem de comando que poder surgir excessos. Mas qual, ento, o limite? De uma forma simplria, podemos afirmar que a lei, o respeito, a tica e o bom senso. Por exemplo, parece-nos bastante razovel que o empregador, observadas todas

as questes legais, valha-se de circuito interno de cmeras para vigiar e fiscalizar seus empregados; contudo, deixa de ser razovel e absolutamente proibido que haja cmeras em vestirios. Outro exemplo bem como no cotidiano de empresas: o empregador poder exercer a revista nas bolsas de seus empregados, mas vedado ao mesmo promover revista ntima, tal como preceitua o inciso VI do artigo 373-A consolidado. De forma bastante resumida, nenhum destes poderes pode ser exercido de forma a provocar quaisquer constrangimentos aos empregados, os quais no podem ser submetidos situao alguma de vexame e humilhao. Todavia e nada obstante estes limites, tambm certo que a suscetibilidade de muitos empregados acaba levando-os equivocada compreenso de que qualquer forma de controle exercido por seu empregador capaz de suscitar assdio moral ou algo que o valha. No! prerrogativa (e como j dissemos exausto, em nossa opinio um dever) do empregador, dono do negcio e responsvel pelos os riscos da atividade econmica que , exercer todo o seu bom poder no sentido de obter o melhor resultado. Ao assalariar seus empregados o empregador pode exigir a contraprestao, ou seja, que seus prestadores de servios realizem duas tarefas da forma mais adequada e proveitosa possvel. Assim, guardados os limites da legalidade, respeito, tica e, sobretudo, bom senso, recomendamos aos empregadores: dirija, controle, organize e fiscalize as atividades de seus empregados!

*Fernando Borges scio snior do Manhes Moreira Advogados e responsvel pela Coordenao de equipe que atua na rea Trabalhista.

http://www.executivenews.com.br/index.php/news/artigos/881-os-poderes-do-empregadore-seus-limites-

Anda mungkin juga menyukai