Anda di halaman 1dari 3

Questes para Acompanhamento da Aprendizagem

485 45

Terminar reviso

Iniciado em domingo, 20 maio 2012, 07:05 Completado em domingo, 20 maio 2012, 07:09 Tempo empregado3 minutos 42 segundos Question 1

Dos atos citados abaixo, no permitido ser praticado pelo Ministrio Pblico, de acordo com o artigo 129 da Constituio Federal:

Escolher uma resposta.

Escolher uma resposta.

a. Zelar pelo efetivo respeito aos servios de relevncia pblica. b. Promover o inqurito civil e ao civil pblica. c. Zelar pelo efetivo respeito aos Poderes Pblicos. d. Zelar pela proteo do patrimnio pblico. e. Julgar os atos violadores dos direitos fundamentais praticados pelo Estado.

Resposta Correta: Julgar os atos violadores dos direitos fundamentais praticados pelo Estado.

Comentrio resposta correta: Em nossa Constituio de 1988, o Ministrio Pblico ganhou competncia de controle administrativo, em benefcio dos direitos fundamentais e outros. No artigo 129, os incisos II e III informam que funo do MP: II - zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados nesta Constituio, promovendo as medidas necessrias a sua garantia. III promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. Seu papel no o de rever as decises tomadas na esfera administrativa e sim o de controle judicial sobre elas. Portanto, por excluso, a resposta que caracteriza a exceo a citada acima.

Question 2

O direito comparado revela serem vrios os sistemas de proteo, voltados essencialmente para manter o Poder Executivo e especialmente os seus agentes, no caminho do respeito aos direitos fundamentais. Um o sistema judicial, outro, o sistema na falta de termo melhor administrativo, um terceiro recente e at certo ponto anmalo (*) o do ombudsman, do qual se aproxima a procuratura sovitica.

(*) Anmalo: Anormal

(Fonte: FERREIRA FILHO, Manoel Gonalves. A Proteo Contra o Administrador. In:______Direitos Humanos e Relaes Internacionais. So Paulo: Saraiva, 2009)

Segundo o texto, todos os sistemas abaixo podem servir para uma manuteno do respeito aos Direitos Fundamentais, exceto:

Escolher uma resposta.

Escolher uma resposta.

a. Ombudsman. b. Sistema Administrativo. c. Procuratura. d. Poder Executivo e. Sistema Judicirio.

Resposta Correta: Poder Executivo.

Comentrio resposta correta: Os sistemas citados na resposta, alm do administrativo, servem para nos proteger contra os atos do administrador, ou seja, do Poder Executivo.

Question 3

Compreendemos que existe a necessidade de proteo contra aquele que legisla, ou seja, que cria as leis, porm a diviso de poderes tripartida em: Executivo, Legislativo e Judicirio.

Cabe, neste momento, questionar a respeito da proteo contra o Executivo que hoje, em nosso pas, est concentrado nas figuras dos nossos Administradores, como o Presidente da Repblica, os Ministros, os policiais ou outros agentes que tambm podem se tornar violadores dos nossos direitos fundamentais.

Para tanto, criamos sistemas de proteo dos direitos e isto significa dizer que:

Escolher uma resposta.

Escolher uma resposta.

a. Os sistemas foram criados para proteo dos Direitos Humanos de primeira gerao. b. Os sistemas foram criados porque o Poder Executivo, por meio de seus agentes, pode violar nossos direitos. c. Os sistemas foram criados para a proteo do direito vida. d. Os sistemas foram criados para a proteo do Poder Executivo contra o Poder Legislativo.

e. Os sistemas foram criados para proteo do Presidente da Repblica, Ministros, policiais e outros agentes.

Resposta Correta: Os sistemas foram criados porque o Poder Executivo, por meio de seus agentes, pode violar nossos direitos.

Comentrio resposta correta: No apenas o Poder Legislativo, por meio do ato de criar leis ou de se omitir na garantia de suas promessas, violador dos nossos direitos. O Poder Executivo tambm o , principalmente pelo fato dos servios pblicos que oferece, estarem concentrados nas mos de seus agentes, que so pessoas, s vezes, com tendncia a serem violadoras desses mesmos direitos.

Question 4

A respeito da proteo internacional, incorreto afirmar que:

Escolher uma resposta.

Escolher uma resposta.

a. A proteo internacional aos direitos fundamentais decorre de tratados e declaraes de direitos humanos, fundamentados na dignidade humana e integrantes do Direito Internacional dos Direitos Humanos. b. A proteo aos direitos fundamentais ainda mais poltica do que humanitria no plano internacional. Entretanto, no plano regional, a proteo mais desenvolvida a exemplo da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que engloba pases das Amricas do norte e do sul, inclusive o Brasil. c. Os direitos fundamentais so plenamente reconhecidos na esfera internacional, por meio de Tratados e documentos, como, por exemplo, a prpria Declarao Universal dos Direitos do Homem. d. Quando aquele que tem seu direito violado na esfera de seu pas, se nele, aps percorrer os caminhos legais a fim de garantir seu direito, no encontra proteo, pode recorrer a cortes e esferas internacionais desde que tenha a cidadania do pas onde est localizada a corte ou esfera superior. e. As protees regionais tambm existem no plano Europeu e, no que diz respeito aos crimes contra os direitos humanos fundamentais, ainda temos a proteo do Tribunal Penal Internacional, por meio do qual muitos pases, assim como o Brasil, assinaram tratado.

Resposta correta: Quando aquele que tem seu direito violado na esfera de seu pas, se nele, aps percorrer os caminhos legais a fim de garantir seu direito, no encontra proteo, pode recorrer a cortes e esferas internacionais desde que tenha a cidadania do pas onde est localizada a corte ou esfera superior.

Comentrio resposta correta: Receber defesa em esferas internacionais, desde que haja tratado neste sentido, no pressupe a necessidade de cidadania e sim adeso do pas ao acordo para que qualquer cidado deste possa ser beneficirio, independentemente de sua origem ou raa.

Anda mungkin juga menyukai