Anda di halaman 1dari 18

Curso: Anual Noturno Disciplina: Direitos Difusos Professor: Guilherme Madeira Data: 12.08.2011 Twiter professor: @madeiradez - professormadeira.

com Civil ECA Ato infracional Crimes 1 Sistemas legislativos de proteo da infncia (Sistema internacional) a. Sistema geral Sistemas internacionais de proteo da infncia a1. Declarao universal dos direitos do homem 1948 a2. Pacto internacional sobre os direitos civis e polticos 1966 b. Sistemas especficos So os sistemas internacionais que cuidam especificamente da criana. b.1 Declarao de Genebra ou Carta da Liga sobre a Criana 1924 (1 declarao internacional que cuida especificamente da criana). b.2. Conveno sobre os direitos da criana 1989 o tratado com maior nmero de ratificaes j feitas at hoje. 2 Fases da infncia e da juventude no Brasil baseado na obra do prof. Paulo Afonso Garrido de Paula. 1 Fase: Fase da absoluta indiferena 2 Fase: Fase da mera imputao criminal a fase das ordenaes, do cdigo criminal do imprio de 1830 e do Cdigo Penal de 1890. Aqui se cuida da criana e adolescente como praticante de crime. No havia a definio de ato infracional. 3 Fase: Fase Tutelar Fase do Cdigo Mello Matos de 1927 e do antigo Cdigo de Menores de 1979. 4 Fase (atual): Fase da proteo integral (fase do ECA) Ateno 1: Previso constitucional sobre infncia e juventude: CF: artigos: 6, 24, XV, 203, 208, IV e 227. 1

3 Conceito de criana e adolescente Criana a pessoa com at 12 anos incompletos. Adolescente a pessoa entre 12 e 18 anos art. 2, ECA. a) O art. 227, CF fala do jovem. Para a ONU, jovem a pessoa entre 15 e 24 anos. b) A PEC 394/05 (modifica o art. 227, CF incluindo o jovem) jovem a pessoa entre 15 e 29 anos. Essa faixa etria tambm est no PL 27/2007, que cria o Estatuto da Juventude. c) Existe a lei 11.692/08 que cria o Pro Jovem estabelece que jovem a pessoa entre 15 e 29 anos (art. 2). Ateno 2: Como a Conveno dos direitos da Criana e adolescente fala da criana? Criana a pessoa com menos de 18 anos. Ateno 3: Aplicao do ECA ao maior de 18 e menor de 21 anos - Pode ser aplicado desde que haja expressa previso legal e carter excepcional art. 2, Par. nico, ECA. Ex.: Duas medidas aplicveis ao maior de 18 e menor de 21 anos: Medidas socioeducativas de internao e semiliberdade. Adoo do maior de 18 e menor de 21 anos regida pelo ECA se j estava na guarda do adotante. Ateno 4: A emancipao afeta a incidncia do ECA no mbito civil? No afeta. A capacidade civil no afasta a incidncia do ECA. O critrio de proteo um critrio biolgico e no de capacidade civil. 4 Interpretao art. 6 - ECA O art. 6 do ECA diz que na interpretao desta lei ser levado em conta os fins sociais, as exigncias do bem comum, direitos e deveres individuais e coletivos e a condio peculiar da criana e do adolescente como pessoas em desenvolvimento. 5 Princpios a) Princpio da proteo integral ECA: art. 1, art. 3, art. 100, par. nico, II. O STF, no HC 949/RJ, 12/08/08, ministra Carmen Lucia, disse que a capacidade civil no afeta as regras do ECA (caso de emancipao). b) Princpio da garantia da prioridade absoluta ECA: art. 4, caput e pargrafo, art. 100, III e IV. A garantia da prioridade consiste em proteo e socorro, em elaborar polticas pblicas, executar as polticas pblicas e destinao privilegiada de recursos. Importante para todos os concursos exceto para Procuradoria: Acordo STF RE 410715, AGR/SP; relator: Min. Celso de Mello, 22/11/05: No existe reserva do possvel em sede de infncia e juventude ante a prioridade absoluta.

Curso: Anual Noturno Disciplina: ECA Professor: Guilherme Madeira Data: 26.08.2011 Direito vida e sade (art. 7 ao 10, ECA) Proteger a vida e a sade da gestante tambm proteger a vida da criana e do adolescente. garantido o direito vida da criana e do adolescente. Este tema foi discutido na ADPF 54 (aborto), com entendimento do STF da possibilidade do aborto do anencfalo. ADI 3510 Discusso de clulas tronco embrionrias. Se o ECA garante direito vida como usar clulas tronco? O STF entendeu no haver incompatibilidade. Atendimento gestante art. 8, ECA e art. 24 da conveno sobre os direitosda criana. Art. 8 - mulher garantido o direito de ser atendida preferencialmente pelo mesmo mdico do pr-natal. Aleitamento materno art. 9, ECA; art. 5, L, CF; art. 83, 5 da LEP. Declarao Innocenti declarao que fala do direito ao aleitamento. Foi feita em SpedaleDegliInnocenti, Florena, Itlia, por isso o nome. Nada tem a ver com inocncia, inocente. Feita por um grupo de alto nvel que faz recomendao aos pases de que deve ser investido no atendimento questo do aleitamento materno. A natureza jurdica dessa declarao de soft law. Soft Law - Trata-se se ato internacional feito por entidades no governamentais e que no tem fora vinculante para o estado como o caso dos tratados e convenes. Deveres dos hospitais e congneres art. 10 Haver identificao plantar (p) e digital do beb e digital da me. A identificao prevista no ECA uma identificao mnima, o que significa dizer que essa identificao pode ser complementada. Os hospitais devem guardar por 18 anos, no mnimo, O descumprimento dos deveres do art. 10 crime do art. 228 ou 229, dependendo da situao. *ateno 2 maus tratos art. 13 o descumprimento deste dever est previsto como infrao administrativa.

Ateno 3 o consentimento da gestante para adotar somente vlido aps o nascimento da criana (art. 13, nico) devendo ser encaminhada para a vara da infncia. Direito liberdade O ECA garante o direito de brincar, praticar esportes e diverso (art. 16, IV). Ateno 1 toque de recolher ou toque de acolher consiste em portaria feita pelo juiz com base no art. 149, I, do ECA, que limita a permanncia de crianas e adolescentes na rua. Oito julgamentos do CNJ. O primeiro foi em 08/09/2009 relatado por Ives Gandra da Silva Martins Filho, que considerou vlido. Os outros 7 julgamentos foram em 10.11.2009, quando o relator Ives Gandra julgou da seguinte forma no conheo do pedido, pois ele foi jurisdicionalizado. Isso significou que quando h ao discutindo algo no cabe ao no CNJ. Prxima aula participao na vida poltica.

ANUAL NOTURNO Estatuto da Criana e do Adolescente Guilherme Madeira Data: 09/09/2011 Aula 03

MATERIAL DE APOIO

SUMRIO 1) DIREITO PARTICIPAO POLTICA 2) BULLYING 3) DIREITO CONVIVNCIA FAMILIAR

Observao: STJ superior interesse da criana HC 203.405, (31.08.2011) MS - Relator Sidnei Benetti considerou possvel a interceptao telefnica em Vara Cvel dois requisitos: no pode haver outra medida, e deve haver indcios da prtica de crime.

DIREITO PARTICIPAO POLTICA A grande discusso referente ao adolescente internado. O adolescente internado pode votar por fora da resoluo 23.219/2010 TSE.

BULLYING No h previso legal (conceito legal). O CNJ tambm no regulamenta. O Conselho Nacional do Ministrio Pblico no regulamenta. Conceito (noo): todas as formas agressivas realizadas de forma voluntria e repetitiva que ocorrem sem motivao evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra o outro, causando dor e angstia, realizadas dentro de uma relao desigual de poder (Ato 3 de 2011, da Promotoria da Infncia da cidade de So Paulo). O conceito menciona repetitivo a simples violncia de uma criana contra a outra no bullying. H ainda a necessidade da relao desigual de poder, que deve ser lembrada. A definio fala em estudante por regulamentar a relao na escola, mas no exclusividade de estudantes.

DIREITO CONVIVNCIA FAMILIAR Artigos 19 a 24, ECA. 1 Estado de filiao: direito personalssimo irrenuncivel, indisponvel, imprescritvel.

ANUAL NOTURNO 2011 Complexo Educacional Damsio de Jesus

2 Reconhecimento de paternidade: em regra, o reconhecimento irrevogvel. 2.1 Formas de reconhecimento de paternidade: - Qualquer documento pblico ou particular; - Testamento; - Investigao administrativa de paternidade (lei 8560/92); - Investigao judicial de paternidade.

Ateno1 ainda que o testamento seja revogado, no tocante ao reconhecimento, este permanecer vlido. Ateno 2 se o filho for pr-morto, ento o reconhecimento s pode ser feito caso tenha deixado descendentes (art. 26, pargrafo nico, ECA). Ateno 3 investigao administrativa de paternidade (lei 8560/92) nascimento registro no Reg. Civ de Pessoas Naturais envio para o Judicirio audincia duas possibilidades reconhecimento de paternidade ou pedido de DNA. A ausncia do suposto pai no exame de DNA administrativo no gera consequncias. A presuno de paternidade s existe na ao judicial. Ao negatria de paternidade Segundo o STJ, possvel promover a ao negatria, desde que o reconhecimento seja baseado em vcio do consentimento (erro, dolo ou coao). Dvida 1 a jurisprudncia no resolve a questo referente ao pai biolgico querer tornar-se pai no registro. Dvida 2 nos casos envolvendo reproduo assistida, quando o casal se separa e o marido deseja promover a ao negatria de paternidade, os juzes sequer tm permitido o exame de DNA.

ANUAL NOTURNO 2011 Complexo Educacional Damsio de Jesus

ANUAL NOTURNO Estatuto da Criana e do Adolescente Guilherme Madeira Data: 23/09/2011 Aula 05

MATERIAL DE APOIO
SUMRIO 1) FAMLIA SUBSTITUTA

2 - Adoo: A adoo plena se ope a adoo simples do CC/16. A adoo simples era a adoo contratual. Era a adoo que criava vnculos apenas entre adotante e adotado, no criando vnculos com os pais do adotante. Esta adoo deixou de existir a partir de 1988 (com o advento da CF). As que existiam, com o advento da CF88, passaram a ser plena ou no? Duas posies: Para o STJ, tem prevalncia o ato jurdico perfeito, ou seja, no possvel alterar-se um registro da adoo simples. H posio minoritria no sentido de que deve ser dada prevalncia a equiparao entre filhos naturais e adotivos de forma que devem constar no registro como avs os pais do adotante.

2.3 Idade do adotante art. 42, ECA Idade mnima: 18 anos Diferena de idade entre adotante e adotado: 16 anos Ateno: Antes de 2009 havia previso expressa no sentido de que a diferena de idade poderia ser de apenas um dos cnjuges. Aps 2009 o artigo que dizia isso foi revogado.

2.4 Vedaes No pode adotar por procurao art. 39, 1, ECA Irmos no podem se adotar art. 42, 1 , ECA O ascendente no pode adotar o descendente art. 42, 1, ECA O tutor e o curador podem adotar o pupilo ou curatelado aps saldar as contas da tutela ou curatela art. 44, ECA.

2.5 Consentimento dos pais biolgicos - Art. 45 e art. 166, ECA a) Como regra, obrigatrio o consentimento dos pais biolgicos. Ateno 1: Se a genitora for gestante, ento, o consentimento somente ser vlido aps o nascimento da criana. Ateno 2: O consentimento pode ser retirado at a publicao da sentena.

ANUAL NOTURNO 2011 Complexo Educacional Damsio de Jesus

Ateno 3: O STJ entendeu que mesmo no caso de vcio do consentimento da gestante deve ser dada preferncia ao superior interesse da criana e, no caso, estava a nove anos a famlia adotiva. Foi mantida com a famlia adotiva (Resp. 1199465/DF Relatora: Ministra Nancy Andrigli, julgamento de 14/6/2011).

b) Exceo: b.1) De pais desconhecidos b.2) Se os pais foram destitudos do poder familiar.

2.6 Modalidades de adoo Adoo conjunta: s pode se forem casados ou se viverem em unio estvel. a) Adoo unilateral a adoo feita pelo padrasto ou madrasta. Ex.: A casado com B. B tem uma filha, que no filha de A. Na adoo unilateral, A vai adotar a filha de B. Vai criar vnculo com o padrasto j que com a me o vnculo j existia. E o pai biolgico? Ver se est dentro das excees. Se for pai desconhecido (exceo b.1), no vai haver qualquer problema. Ateno: O pai biolgico, se constar do registro, dever ser destitudo do poder familiar. O padrasto parte legtima para mover a ao de destituio do poder familiar (Resp. 1106637/SP, j. 01/06/2010, relatora: Min. Nancy Andrigli).

b. Adoo post mortem art. 42, 6 a adoo em que o adotante falece no curso da adoo. possvel desde que tenha havido inequvoca demonstrao da vontade de adotar.

ANUAL NOTURNO 2011 Complexo Educacional Damsio de Jesus

ANUAL NOTURNO Estatuto da Criana e do Adolescente Guilherme Madeira Data: 07/10/2011 Aula 06

MATERIAL DE APOIO SUMRIO 1) ADOO (continuao) 2) GUARDA

2.6 Modalidades de adoo c) Adoo por casais separados ou divorciados possvel desde que haja acordo sobre guarda e visitas, e que o estgio de convivncia tenha se iniciado na constncia do casamento art. 42, 4 ECA. d) Adoo internacional art. 50 e 51, ECA Antes da mudana da lei, a adoo internacional era a adoo feita por estrangeiro. Hoje, a adoo internacional quando o adotante domiciliado ou residente fora do pas. Na adoo internacional, o brasileiro ter preferncia sobre o estrangeiro. Ad. int. por estr. Ad. Int. brasileiro Adoo nacional F. extensa Famlia natural e) Adoo homoafetiva O ECA silente, e a jurisprudncia autoriza.

2.7 - Estgio de convivncia art. 46, ECA Trata-se de um perodo em que adotante e adotado ficam juntos para ver se funcionam como famlia. S possvel devolver a criana no estgio de convivncia. Prazo: a) Adoo nacional: no h prazo mnimo. Pode ser dispensado se j est, por exemplo, na guarda legal. A simples guarda de fato por si s no autoriza a dispensa do estgio de convivncia. b) Adoo internacional: o prazo mnimo de trinta dias. O juiz no pode dispensar e deve ser cumprido, obrigatoriamente, em territrio nacional.

ANUAL NOTURNO 2011 Complexo Educacional Damsio de Jesus

2.8 Adoo e registro civil a) O registro original cancelado (art. 47, ECA) b) lavrado um novo assento sem referncia adoo. Antes da mudana da lei, o registro novo seria lavrado no local da adoo. Com a nova lei poder, tambm, ser lavrado no domiclio do adotante. c) Nome: Ex.: Guilherme Madeira Dezem Guilherme = prenome Madeira Dezem = patronmico A sequncia no obrigatria. O patronmico ser normalmente alterado. E o prenome, pode haver alterao? Pode haver alterao do prenome, e se for o adotado maior de doze anos, indispensvel o seu consentimento.

2.9 Efeitos da adoo a) D a qualidade de filho art. 41, ECA. b) Para fins de direito sucessrio, no haver qualquer discriminao art. 42, ECA. c) Origem biolgica: O adotado tem direito a conhecer sua origem biolgica e o processo de adoo sendo maior de dezoito anos. Segundo o ECA, se for menor de dezoito anos, ser possvel, observada a assistncia jurdica e psicolgica (art. 58). O ECA no fixa idade mnima para ter direito a ter acesso ao processo de adoo.

3 GUARDA art. 33 a art. 35, ECA a. Noo uma modalidade de colocao em famlia substituta. No CC, a guarda decorre do poder familiar, que no deve ser confundida com a guarda do ECA, a qual ser objeto de nosso estudo. b. Efeitos da guarda: Gera deveres de assistncia moral, material e educacional. Guarda para fins previdencirios (Art. 33, 3, ECA): A MP 1.523/97, convertida na lei 9528/97, exclui o inciso IV da Lei 8.213/91. O STJ entende que a guarda no gera direitos previdencirios. Resp. 720706/SE relator Gilson Dipp, julgado de 09.08.2011. Para concurso da Defensoria: Embora tenha esta jurisprudncia, o superior interesse da criana deve prevalecer e afastar tal entendimento.

ANUAL NOTURNO 2011 Complexo Educacional Damsio de Jesus

ANUAL NOTURNO Estatuto da Criana e do Adolescente Guilherme Madeira Data: 21/10/2011 Aula 07

MATERIAL DE APOIO

SUMRIO 1) Guarda (continuao) 2) Tutela 3) Autorizao para viajar

4 - Deveres da guarda deveres de assistncia moral, deveres de assistncia material e ainda educacional. Ateno 1: a guarda no pressupe o rompimento dos laos com a famlia natural, salvo se conferida para fins de adoo.

5 Programas de incluso (art. 34) Acolhimento institucional no medida de internao, medida de proteo. Prazo mximo de 2 anos com reavaliao mxima a cada seis meses. O prazo do acolhimento pode ser prorrogado em carter excepcional, ouvido o MP. *NO CONFUNDIR COM O PRAZO DA MEDIDA SCIO-EDUCATIVA DE INTERNAO. Aqui (internao) o prazo mximo, em regra, de trs anos. TUTELA O pressuposto da tutela que no haja poder familiar. Dura at os dezoito anos. Autorizao para viajar Art. 83, 84, 85 do ECA e resoluo n. 131 do CNJ (26/05/2011). No ECA: A - Viajem nacional, art. 83 Regra fora da comarca, sem autorizao judicial, criana no pode viajar desacompanhada dos pais ou responsvel. Ateno: Essa restrio apenas para criana. dispensada a autorizao: 1 se estiver acompanhada de ascendente; 2 se acompanhada de colateral, maior de idade, at o terceiro grau, comprovado por documento. 3 Para comarcas contiguas, art. 83, 1, a.

2 Viajem internacional Criana e adolescente somente saem do pas acompanhados dos pais ou responsvel. Fora disso precisa de autorizao judicial.

ANUAL NOTURNO 2011 Complexo Educacional Damsio de Jesus

Exceo: dispensvel a autorizao judicial se estiver na companhia de um dos pais, autorizado pelo outro com firma reconhecida.

Resoluo n. 131/2011 do CNJ Crianas ou adolescentes residentes no Brasil em viajem para o exterior: dispensvel a autorizao nas seguintes hipteses: Se em companhia de ambos os genitores; Em companhia de um dos genitores com autorizao do outro por firma reconhecida; Desacompanhado dos pais ou responsvel, se estiver acompanhado de terceiros maiores e capazes, desde que haja autorizao de ambos os pais com firma reconhecida. Viajem internacional de criana ou adolescentes residente no exterior em viajem pelo Brasil. Art. 2 da resoluo: dispensvel, se estiver acompanhado de ambos os genitores; dispensvel, se estiver em companhia de um dos genitores, INDEPENDENTEMENTE DE AUTORIZAO ESCRITA DO OUTRO. Se desacompanhado de ambos os pais, estiver com pessoa maior e capaz, com autorizao de ambos, com firma reconhecida.

ANUAL NOTURNO 2011 Complexo Educacional Damsio de Jesus

ANUAL NOTURNO Estatuto da Criana e do Adolescente Guilherme Madeira Data: 04/11/2011 Aula 08

MATERIAL DE APOIO

SUMRIO 1) Conselho Tutelar 2) Ato Infracional

CONSELHO TUTELAR

a)

Natureza jurdica

um rgo permanente, autnomo e no jurisdicional (art. 131, ECA)

b)

Atuao no municpio

Deve ter um conselho tutelar, no mnimo, por municpio. Quem regulamenta a lei municipal. composto por cinco membros e estes tem mandato de trs anos, permitida uma reconduo. Obs.: So cinco membros, nem mais nem menos. Ateno 1: Na eleio, so eleitos suplentes. Pergunta: quantos suplentes so eleitos? O ECA no fala sobre a quantidade de suplentes eleitos. Quem diz isso a resoluo no 75/CONANDA (Conselho Nacional da Criana e Adolescente) no seu art. 8, que diz que sero cinco suplentes. Ateno 2: As decises do Conselho tutelar so tomadas pelos cinco conselheiros tutelares. vedada deliberao com qurum abaixo de 5 conselheiros (art. 8, Res. 75).

c)

Condies de elegibilidade (art. 133, ECA)

A lei municipal pode fixar outras condies alm daquelas constantes do art. 133? Sim, lei municipal pode fixar outros critrios de elegibilidade e impedimentos. So trs as condies trazidas pelo art. 133, ECA: - Idoneidade moral; - Idade superior a 21 anos; - Residncia no municpio; d) Impedimentos Art. 140, ECA

O impedimento para servir no mesmo Conselho. Se tiver mais de um conselho tutelar no mesmo municpio, pode o pai ser conselheiro em um e a me no outro.

ANUAL NOTURNO 2011 Complexo Educacional Damsio de Jesus

e)

Funcionamento do Conselho

A lei municipal que regulamenta, inclusive para fins de vencimento.

f)

Efeitos da funo art. 135, ECA

A funo de conselheiro tutelar estabelece presuno de idoneidade. servio pblico relevante. Priso especial.

g)

Atribuies do Conselho tutelar art. 136

Ateno: As decises do Conselho Tutelar somente sero revistas a pedido de quem tenha legtimo interesse pela autoridade judiciria (art. 137, ECA). Art. 136. So atribuies do Conselho Tutelar: I - atender as crianas e adolescentes nas hipteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII; II - atender e aconselhar os pais ou responsvel, aplicando as medidas previstas no art. 129, I a VII; III - promover a execuo de suas decises, podendo para tanto: a) requisitar servios pblicos nas reas de sade, educao, servio social, previdncia, trabalho e segurana; b) representar junto autoridade judiciria nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberaes. IV - encaminhar ao Ministrio Pblico notcia de fato que constitua infrao administrativa ou penal contra os direitos da criana ou adolescente; V - encaminhar autoridade judiciria os casos de sua competncia; VI - providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciria, dentre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor de ato infracional; VII - expedir notificaes; VIII - requisitar certides de nascimento e de bito de criana ou adolescente quando necessrio; IX - assessorar o Poder Executivo local na elaborao da proposta oramentria para planos e programas de atendimento dos direitos da criana e do adolescente; X - representar, em nome da pessoa e da famlia, contra a violao dos direitos previstos no art. 220, 3, inciso II, da Constituio Federal; XI - representar ao Ministrio Pblico para efeito das aes de perda ou suspenso do poder familiar, aps esgotadas as possibilidades de manuteno da criana ou do adolescente junto famlia natural. (Redao dada pela Lei n 12.010, de 2009) Pargrafo nico. Se, no exerccio de suas atribuies, o Conselho Tutelar entender necessrio o afastamento do convvio familiar, comunicar incontinenti o fato ao Ministrio Pblico, prestando-lhe informaes sobre os motivos de tal entendimento e as providncias tomadas para a orientao, o apoio e a promoo social da famlia.

ANUAL NOTURNO 2011 Complexo Educacional Damsio de Jesus

ATO INFRACIONAL

1 Sistemas de responsabilidade infanto-juvenil a) Criana no recebe medida socioeducativa; criana s recebe medida de proteo, que est prevista nos

artigos 99 e 100, ECA (rol exemplificativo). b) O adolescente recebe medida socioeducativa, que so previstas em rol taxativo no art. 112, ECA.

Ateno1: Para o adolescente em conflito com a lei poder ser aplicada medida de proteo cumulada com medida socioeducativa. Para o adolescente vtima, poder ser aplicada medida de proteo. Ateno2: No confundir a medida protetiva de abrigamento com a medida de internao. A medida de abrigamento medida protetiva que tem prazo mximo de 2 anos com reavaliao a cada 6 meses no mximo. A medida de internao tem prazo mximo de 3 anos com reavaliao mxima a cada 6 meses (ver tpico prprio). Ateno 3: As medidas socioeducativas so aplicadas, via de regra, na sentena salvo as hipteses de remio.

a.

Advertncia

Segundo o ECA, advertncia a admoestao verbal (art. 115, ECA). Trata-se da nica medida que exige apenas materialidade e indcios suficientes de autoria. A materialidade tem que estar provada; o que dispensa a prova contentando-se apenas com indcios a autoria.

b. Obrigao de reparar o dano art. 116, ECA Qualquer medida forma de reparar o dano. ampla a forma de reparao. Desde que haja compensao do prejuzo da vtima poder ser feita a reparao.

4 Prestao de servios comunidade art. 117, ECA a) Trabalhos forados so vedados.

b) Prestao de servios comunidade tem carter pedaggico. c) Prazo dessa medida: prazo mximo de seis meses, com 8 horas semanais, preferencialmente aos finais de semana e feriados.

ANUAL NOTURNO 2011 Complexo Educacional Damsio de Jesus

ANUAL NOTURNO Estatuto da Criana e do Adolescente Guilherme Madeira Data: 02/12/2011 Aula 09

MATERIAL DE APOIO

SUMRIO 1) Ato Infracional (continuao)

5 Liberdade assistida (LA) art. 118 e 119, ECA Recebe um orientador que vai acompanhar o adolescente pelo prazo mnimo de seis meses. O ECA no prev expressamente prazo mximo da liberdade assistida.

6 Medidas restritivas de liberdade So duas as medidas restritivas de liberdade: semiliberdade e internao. a. b. c. d. So as nicas aplicveis ao maior de 18 e menor de 21 anos. Tudo o que se aplica na internao, aplica-se na semiliberdade. Limite mximo: 21 anos. Art. 120, ECA Assim como o regime semiaberto, a semiliberdade pode ser fixada inicialmente ou como forma de transio para o meio aberto.

7 Internao (art. 121 a 125, ECA) a. Princpios:

Art. 121. A internao constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princpios de brevidade, excepcionalidade e respeito condio peculiar de pessoa em desenvolvimento. Excepcionalidade: Se houver outa medida mais adequada no se usa a internao.

b.

Modalidades:

b.1. Internao provisria: aquela que existe antes da sentena. O prazo mximo de 45 (quarenta e cinco) dias. b.2. Internao definitiva: aquela que vem a partir da sentena. Ateno: O conceito de internao definitiva questionvel por conta dos efeitos da apelao do ECA. Se tiver efeito suspensivo o conceito ser outro: Definitiva a internao que vem aps o trnsito em julgado. Para a Defensoria pblica, prefervel este segundo conceito.

ANUAL NOTURNO 2011 Complexo Educacional Damsio de Jesus

c.

Cabimento da internao art. 122, ECA

I Ato infracional com violncia ou grave ameaa. No porque foi praticado com violncia ou grave ameaa que vai automaticamente ter internao. II Reiterao no cometimento de atos infracionais graves. Exige reiterao, ainda que hediondo. Ex.: trfico. Um adolescente pego no trfico e obteve remisso. O fato de ter havido remisso impede contar essa conduta para fins de reiterao? No. Se houve remisso no conta para fins de reiterao. Reiterao a mesma coisa que reincidncia? No a mesma coisa; para haver reiterao precisa de dois anteriores. III Descumprimento reiterado e injustificado de medida anteriormente imposta. A internao-regresso exige a prvia oitiva do adolescente nos termos da smula 265, STJ.

d. Prazo das internaes d.1. Inciso I e II (I - tratar-se de ato infracional cometido mediante grave ameaa ou violncia a pessoa; II - por reiterao no cometimento de outras infraes graves;):

No tem prazo determinado. Isso no quer dizer que no tem prazo mximo, que de trs anos. Reavaliao mxima a cada seis meses.

d.2. Inciso III (III - por descumprimento reiterado e injustificvel da medida anteriormente imposta): Tem prazo de trs meses.

e.

Peculiaridades

e.1. Atividades externas so permitidas desde que o juiz no proba na sentena. e.2. Adolescente em estabelecimento prisional de adultos, observado dois requisitos: prazo mximo de cinco dias e desde que haja separao dos adultos.

Procedimento de apurao de ato infracional prxima aula

ANUAL NOTURNO 2011 Complexo Educacional Damsio de Jesus

Anda mungkin juga menyukai