Anda di halaman 1dari 7

Em defesa da Pirataria Legtima

Um texto para hackers e leitores inteligentes

Jorge Machado e amigos


verso 1.02 - 22.07.2007 (se copiar esse texto, manter a formatao e estilo)

Nossos amigos da indstria tm usado eficientemente os veculos da imprensa para culpar e criminalizar crianas, jovens e adultos que compartilham arquivos na Internet, tratando-os da mesma forma que aqueles que fazem comrcio ilegal. A ambos do o nome de piratas. No nosso ponto de vista, compartilhar uma coisa, comercializar outra. No culpamos os jornalistas, pois sabemos que a grande mdia no vive do anncio de gente pequena, mas de grandes empresas. Sabemos que no escolha deles. Entendemos que existem algumas confuses a respeito das prticas de compartilhamento. O que so produtos piratas? O que o compartilhamento pela Internet? Qual a diferena entre comrcio e pirataria? Quem so os piratas? Que tal entendermos o contexto do problema para responder a tais perguntas? O objetivo desse texto , de forma simples, direta e divertida, proporcionar uma viso mais global sobre essa questo. Vamos falar da pirataria do Caribe, j que seus smbolos so referenciados freqentemente pelos amigos da indstria. Segundo um amigo nosso, foi uma corporao de editores monopolistas de Londres, chamada Conger, a primeira a usar o termo pirata para o comrcio ilegal. Isso em meados do sculo XVIII, quando adquirir livros a preos justos era algo impensvel, pois os livros dessa corporao custavam cerca de trs vezes mais que os produzidos pelos colegas escoceses. Para a felicidade de todos, a Conger no existe mais. Mas o termo pirata para se referir ao comrcio ilegal ficou. Pela forma com que os piratas so retratados na imprensa, eles deveriam ter poucos amigos. Ns afirmamos que eles tm muito mais amigos do que parece - alm das crianas. Apostamos que os leitores desse texto gostaro mais ainda dos piratas. Ns, que defendemos o compartilhamento, viemos aqui limpar a honra deles na verdade a nossa prpria barra, j que somos chamados de piratas. A partir de alguns exemplos histricos, vamos mostrar o que a pirataria legtima. O leitor inteligente vai deduzir o resto.

Um texto para todos os tipos de hackers


Escrevemos para os hackers. Quem o hacker? o sujeito que adora fazer perguntas. Ele no se conforma em ficar com uma dvida e est sempre buscando a resposta. E a cada resposta pode vir uma nova pergunta. Ele quer ver como de verdade, como funcionam as coisas. Ele est longe de ser o sujeito tpico sado da maioria de nossos sistemas educacionais! Pois gosta de questionar! O hacker adora desafios! assim que ele aprende. No nos referimos apenas ao hacker do computador, mas ao da Msica, das Letras, das Cincias e das Artes, pois h hackers em todas as reas. Se est pensando que o hacker criminoso, explicamos: o que comete crimes se chama cracker. O hacker o do bem. (Anota a, amigo jornalista). O bom cientista sabe que a ignorncia o motor da cincia. Ele precisa analisar, checar, ir mais a fundo. Que tal explorar as incertezas, considerando que as respostas obtidas so, no mximo, temporrias? Assim o hacker. Ele est sempre atrs do conhecimento. E isso consegue atravs

dos OUTROS. E quando descobre algo interessante, mostra comunidade. Os hackers perceberam que se cada um compartilha com a comunidade o que sabe, todos saem ganhando. No final, uns ajudam os outros. E com isso surgem muitas inovaes. Por isso, o hacker mais apreciado aquele que d maiores contribuies comunidade. assim que ele cria. Os bons artistas e cientistas se parecem com os hackers. So atentos a tudo que ocorre a seu redor. Esto sempre ouvindo e lendo algo, buscando novas idias. E precisam mostrar o que fazem aos OUTROS, pois se realizam atravs do reconhecimento que a sociedade lhe d. E que eles tm a ver com o pirata? Veremos adiante. O que significa pirata? O termo pirata vem do grego peirats (), que vem do verbo peiraooo (), que significa "esforar-se", "tratar de", "aventurar-se". O termo peiraoo tambm est relacionado com apeiratos que significa experimentado. Vamos diferenciar pirata de bucaneiro e de filibusteiro. O primeiro atacava barcos, tinha hbitos pouco saudveis e estava fixado nas costas. O segundo usava embarcaes bastante leves e no possua meios nem conhecimentos para navegar em alto-mar. Os piratas viviam em alto-mar. Suas embarcaes eram maiores, adequadas e equipadas para longas viagens. Para atravessar grandes distncias era necessrio ter conhecimentos nuticos e astronmicos avanados, alm de mapas detalhados (que eram raros, secretos e caros). Ademais, tinham que ter uma forte disciplina e planejamento para enfrentar longas viagens e as intempries de quem navega em guas pouco conhecidas. No devia ser fcil. Ou seria? Os corsrios, eram piratas com carta de corso. A carta de corso o colocava em proteo de algum Estado. Tanto entre piratas e corsrios, as tripulaes eram de vrias nacionalidades e origens, incluindo negros livres e indgenas. Em geral, cada membro da tripulao era selecionado por suas habilidades. Tambm havia msicos e pintores nos barcos. Pensa a, hacker, se voc fosse o capito, quem voc ia colocar no seu barco?

Como surgiram os piratas?


Nos limitemos aos fatos. Havia um Imprio que exercia domnio sobre os mares. Sua frota era conhecida como La Armada Invencible. Tempos de Felipe II, rei da Espanha. Esse Imprio tinha construdo um notvel monoplio comercial com suas colnias e controlava as principais rotas. Eram terras que foram tomadas violentamente da populao indgena. Tambm eram tempos da Inquisio, do uso da religio para a expanso do poder e expropriao. Esse imprio usava a mo de obra escrava para extrair e transportar as riquezas que roubava. E o que faziam as grandes naes na poca? Os franceses foram obrigados a se aliar aos poderosos vizinhos. A Holanda foi invadida e dominada, sofrendo tambm com a perseguio religiosa aos protestantes. A Inglaterra estava incapaz de reagir. Os demais tambm foram dominados pelo medo. Essa mquina de guerra de Felipe II era alimentada pela riqueza saqueada da Amrica. Nesse ambiente surge a pirataria no Caribe. Durante muitas dcadas, a nica resistncia que os espanhis encontraram nos mares veio dos piratas e corsrios, apoiados pelo povo livre da costa.

A galera e os piratas
Os piratas usavam muitas artimanhas para capturar um barco. Uma delas era navegar h grande distncia, fora da viso da embarcao a ser atacada, e esperar dias at achar o momento certo para se aproximar - como uma manh com denso nevoeiro com seus barcos leves e velozes. No havia escravos em barcos piratas. Quando atacavam, seja uma colnia ou um galeo, os escravos encontrados eram libertados. Sabe uma forma de reconhecer um pirata? Por esse grito: -AFUNDEM AS GALS! Gals o nome dos barcos remados por escravos. O galeo (galen) era uma gal grande. Grande para caber bastante produto roubado. Eram mquinas de movidas escravo: quando no serviam mais, estes eram jogados ao mar como se fossem pneus velhos. Para pirata, lugar de Gal era no fundo de oceano!

Um barco pirata era a grande esperana de liberdade para quem vivia na galera (aah r... agora sabe de onde vem o termo!). Por isso a GALERA estava sempre ao lado dos piratas. Era s encostar o barco que comeava a rebelio l embaixo. E da GALERA surgiram grandes piratas! (Percebeu hacker? No nosso lado a torcida grande!). Um deles foi o africano Diego, contramestre de Francis Drake. Os negros fugidos eram chamados pelos espanhis de cimarrones. Cimarrn o nome que davam para animal domstico que escapa de seu dono. A forma como tratavam os ndios no era muito diferente. (Hacker, isso foi no passado, hoje a Espanha um dos pases onde os piratas tm mais amigos!) Os negros livres e os ndios eram os grandes amigos dos piratas. Foi com os ndios que os piratas conheceram o tabaco e adquiriram o hbito de usar o cachimbo. Para os ndios, o tabaco sagrado, tem que ser puro e no se traga (no isso que se vende misturado com pesticidas, fungicidas e aditivos viciantes). Atravs da fumaa do tabaco, acreditavam poder limpar as energias ruins e conectar com seus ancestrais e as foras da natureza. Foi assim que ensinaram aos piratas. Eles tambm aprenderam algumas coisas estranhas com os ndios: que havia muitas entidades mgicas na natureza e que se podia contar com a energia e poder dos animais. E piratas gostavam muito de serpentes, drages e aves. Para os piratas, assim como os ndios, tudo estava ligado na natureza. (Energias e seres mitolgicos... At parece coisa de oriental, no hacker?! Ah, hacker voc deve ter lembrando que tem drago at na mitologia nrdica! E diz a lenda que foi um chins resgatado no oceano que os ensinou que brinco na orelha num certo ponto estimula a viso). E essa coisa de tapa-olho? Ser que todos os cegos da poca decidiram virar piratas? Voc acredita nessa histria? Fala srio! J deve ter sacado que o tapa-olho cego era para aguar a viso. E tem mais, servia para confundir o adversrio na luta corporal. Pensa a, hacker: bastava um movimento do corpo ou uma brisa do mar para aquele pedacinho de pano subir... Nas aldeias indgenas e nas comunidades de negros, podiam descansar, reparar o barco, conseguir vveres e preparar suas prximas empreitadas antes de ficar semanas no mar. (Ser que algum acredita que os piratas eram camponeses que plantavam mandioca e banana?) O povo livre da costa era fonte preciosa de informao sobre o movimento dos barcos espanhis. Quem tem muitos amigos se sente bem protegido, percebeu? Principalmente se voc est contra aqueles que tratam seus amigos como se fossem gente indigna. Trate bem eles, pois quando precisar deles, estaro contigo. Diz a, se voc morasse na costa tambm ia dar uma mo para os piratas, no !? Aposto que sim? (Ah r... Aposta coisa de pirata! E tem povo que adora apostar at hoje! Que falem nossos amigos ingleses!)

Piratas fazem comrcio?


Piratas faziam ESCAMBO. Registra: E-S-C-A-M-B-O. Escambo significa TROCA. a troca direta de excedente. Piratas no eram comerciantes. Comrcio no pirataria. Comrcio comrcio. Pirataria no tem dinheiro envolvido. No mximo, serve como medida. Repito, medida. Pois nossa mente precisa de medida para calcular, dividir. Onde voc acha que os piratas podiam depositar seu dinheiro? Voc acha que os parasos fiscais do Caribe existiam naquela poca? Banco de pirata? S se for embaixo da terra, mas sem taxas de juros, correo monetria e com o alto risco de no achar mais o endereo! Ah r, hacker! E voc comprando a histria errada esse tempo todo! Andava com a conscincia pesada, no ? No carregue esse peso nas costas! Registra a:

ESCAMBO = TROCA COMRCIO = COMPRA E VENDA


Anotou? Nem precisa. Voc uma cara inteligente, no esquece nunca mais! Quem faz comrcio no pode ser chamado de pirata. Pirataria Legtima troca! Quando algum chamar um camel de pirata, voc pode falar: Pirata o escambau! E escambau vem de escambo! Hacker, se quem troca pirata, voc um! Pirata dividia mesmo. Chega a ser engraado. Em museus europeus possvel ver peas de ouro e prata com marcas de machadadas. S assim para dividir as peas grandes! E imagine as cacetadas

para quebrar o metal! Pelo visto, as vezes no dava certo! O que era tomado do Imprio era dividido para possibilitar outras trocas. E quem vive de troca, tem que fazer as coisas circularem. O barco de pirata tinha que ser levinho para navegar rpido. E quem tem muitos amigos em diferentes lugares, pode se dar ao luxo de levar pouca coisa! Quem leva muita coisa galeo do Imprio, que tem de ser grande para caber todo o produto do roubo. Alm disso, eles precisavam pagar as guerras que eles ficavam arrumavam mundo afora (ei, hacker, naquele tempo no havia o petrleo). Ah... Voc deve estar pensando que bom que os piratas deram uma lio nesses malvados! Eles iam gastar tudo com bobagem! Isso mesmo, o problema era que na poca ningum podia dar umas palmadinhas nos bumbuns deles. Exceto, claro, os piratas!

Recapitulando
Um Imprio cujo poder se apoiava numa uma enorme mquina de guerra e em monoplios econmicos, que se alimentam reciprocamente. Leva a cabo uma guerra religiosa que espalha o terror no mundo, cujo objetivo aumentar ainda mais seu poder, baseado no medo. Apesar das injustias e atrocidades cometidas, nenhuma nao era capaz de enfrent-lo. Algumas, inclusive, se aliaram cmoda e cnicamente a ele. esse contexto que surgem os piratas e seus amigos ousados, com seus barcos leves e rpidos. Uau, d um filme muito legal. E bem atual! Est certo que os piratas fizeram suas maldades, mas agora estamos em tempos de procurar a paz e fazer novos amigos. Vamos estender as mos para aqueles que tm problemas com os piratas da informao. Os primeiros a serem convidados a subirem no nosso barco sero os advogados. Quem sabe, depois, os nossos amigos jornalistas. Nossos amigos advogados so muito inteligentes. Assim como os piratas, gostam de porto seguro. Os advogados sabem que prximo a um porto seguro onde se constri uma boa fortaleza. Eles vivem fazendo clculos mtricos com base nas leis e nas vrgulas das leis. Esses caras so inteligentes mesmo. E pessoas inteligentes gostam de desafios! Que tal atravessar o oceano se orientando pelas estrelas e com a luz do luar? Consegue imaginar o cu estrelado visto do alto-mar? Inspirador, no? D para imaginar navegar sem farol, sem radar, sem GPS, sem o etctera eletrnico? E se surge um rochedo no meio do nada? Deveria ser emocionante, no , hacker? Eram as estrelas que guiavam esses caras! Tambm, olhar para onde mais? Em todo caso, tinha que ser fera, no acha? Ser que bbados, briges e gente fora de forma ia agentar essa parada? Bucaneiro tem que dar um jeito na prpria vida para virar pirata! como cracker querendo dar uma de hacker. Fala srio!! Os caras de hollywood deveriam pensar mais antes de fazer os filmes!

Compartilhamento a nica forma de Pirataria


O comrcio de informao existe devido aos monoplios que geram um bloqueio artificial. Se fulano vende Cds ou Filmes est apenas tirando proveito de uma situao que provavelmente no foi ele quem criou. O que ele comercializa no um produto pirata, so apenas cpias ilegalmente vendidas. No existe produto pirata. Pois pirata no produz produto. Existe produto falso. Mas isso no coisa de pirata, coisa de comerciante! A regra simples: tem dinheiro na jogada no pirataria. Seno se convenceu, leia essa histria da Vov.

O delicioso bolo da vov


Imagine um bolo suculento. Digamos que seja um bolo de chocolate recheado com castanhas. Muito mais que isso, foi feito por quem? Pela Vov! Isso mesmo, falamos daquela senhora maravilhosa que sempre te bajulou. A Vov tem bastante tempo disponvel para fazer as coisas com carinho para seu netinho. E ela quer fazer tudo o que no pde fazer quando era me. como ser me pela segunda vez. No assim que elas falam? Imagine aquela delcia do bolo da Vov. Feito com aquele jeitinho e experincia que s ela tem. Ela sabe exatamente como fazer o bolo para te agradar. Hum, d gua na boca! E voc esperou a

semana inteira pelo bolo. At sonhou com ele. Aqueles recheio derretendo na sua boca... Humm O bolo da Vov famoso nas redondezas. Os vizinhos todos conhecem, porque sempre sobra um pedacinho para eles. Eles ficam at torcendo para os netinhos virem no final de semana, pois sabem que pode sobrar uma boquinha! Voc chega na casa da Vov, e ela est fazendo o bolo. Imagine aquele cheiro delicioso vindo da cozinha. Uahhh! Seu estmago est roncando. Ela diz para voc comer um biscoitinho ou uma fruta enquanto espera sentado na sala. Voc nega categoricamente. Seu estmago j estendeu um tapete vermelho para o bolo. Tem que ser o bolo! Compreensvel, voc esperou a semana inteira por essa delcia, no agora que vai jogar a toalha, no hacker?! O tempo se arrasta. Suas pernas j esto trmulas. Voc j perguntou umas trs vezes falta muito, vov?. De repente, ouve a voz amvel da velhinha avisar l da cozinha O bolo est pronto, netinho. Antes de voc pular do sof, a Vov logo emenda: Mas tem que esperar esfriar antes de comer! Nada de comer antes da hora! O bolo repousa solenemente em cima da mesa. Aquele cheiro j havia se espalhado por toda a casa e arredores. Voc est quase surtando. Seus instintos mais primitivos ameaam vir tona. Mas voc se controla. Afinal, voc um cara do bem, um hacker, no um cracker. Onde j se viu, magoar a querida Vov! Voc esperava pacientemente na sala. Sorrateiramente, algum espertinho pula o muro, entra sem ningum perceber na cozinha e ZAZ! Leva o bolo!! A Vov volta para a cozinha, no v nada. Vai a sala e lhe diz: Seu fominha, que fez com o bolo?! No lhe falei para esperar! Voc fica chocado. Algo grave aconteceu. Com a voz embargada, s consegue balbuciar, n-no fui eu!. A Vov, essa senhora que limpou muito seu traseiro, te conhece pelo avesso. Ela percebe que no est mentindo e se d conta de tudo: No pode ser!. Pnico e desespero. Onde est o bolo da Vov?! No pode ser verdade! Que pesadelo! Levaram o bolo da Vov! Voc e a vov correm para a rua. Imagine a cena hacker: voc quase morrendo de esperar o bolo e algum faz uma dessa! S pode ser cracker! Algum grita: Chamem a Polcia, levaram o bolo da Vov! Alguns vizinhos saem rua (Ah r... E ficaram sem o naquinho tambm!). Devolva meu bolo, seu malvado! grita a Vov, inutilmente com todas suas foras olhando um e outro lado da rua. (T vendo, Vov. a desigualdade social. Que tal se todos tivessem acesso ao seu bolo? Onde esto seus ideais? Acha que no d mais para mudar o mundo nessas alturas? E a militncia nos movimentos sociais, Vov? A vov achou que ia passar sem crticas nessa histria? Nada disso, a gente quer voc v dar uma mo pro seu netinho, antes que processem ele por compartilhar arquivos...). Foi-se o bolo da Vov. Que experincia traumtica. No vai chorar, hacker!? Agora imagine que algum pula o muro, leva o bolo, mas, incrvelmente, ele continua l! No mesmo lugar, sobre a mesa!! Como isso? levaram o bolo, mas ele continua l! Depois outra pessoa leva. E outra. E outra. E outros levam dos demais. Que loucura essa?! Com a informao isso. Passou o tempo em que os espanhis, e antes deles, os ndios, perdiam seu bolo, digo seu ouro. Agora so tempos de paz. Tem para todo mundo. Os piratas da informao no precisam dividir peas a machadadas, nem bolos facadas. J foi o tempo em que se espetava algum para conseguir o que se queria. Hoje, simplesmente se consegue uma cpia perfeita sem tirar nenhum naquinho do original para se compartilhar com os amigos. E o bolo continua onde est! No lindo isso?

A Internet uma Rede de Compartilhamento!


A Internet uma rede de compartilhamento. Ela foi criada para compartilhar: a) banco de dados; b) banda de transmisso; c) processamento de dados. Isto significa que se voc est usando ela, est compartilhando. Que outra coisa algum esperaria de uma rede feita para o compartilhamento? Parece to bvio, mas tem gente que ainda no captou! Ou ser que no quer entender? D para ser mais claro?

Numa rede de compartilhamento, como evitar que se compartilhe? Impondo barreiras inteis? Violando a privacidade? Processando milhares de jovens? Num cabo de fibra tica com a espessura de um fio de cabelo passam 17 bilhes de bits por segundo. uma torrente de bits. informao que flui como luz, colorida como um arco-ris. Nessa luz, circulam imagens, livros, sons. Enfim, a criatividade humana. D para imaginar que tem amigo que insiste em botar sujeiras de bits inteis, ineficientes e dispendiosas no meio do caminho? Como sustentar uma artificial escassez de bits? O que faz a Internet ser o que , o fluxo. A pirataria legtima bolo da Vov para todo mundo! Se a Vov quiser vender, problema dela. Os piratas no vo impedir, mas j que tem para todo mundo, no vo deixar de comer tambm!

Esse discurso legal. Mas e o autor, como que fica?


O autor muito importante. To importante que cada vez mais o chamamos de criador. Bonito, no ? Mas, o mais honesto seria cham-lo de co-criador. Pois ningum cria sozinho. Ou cria? Vivemos numa bolha? Se vvssemos numa bolha, seramos uma bolha dentro da bolha. Se algum artista acredita que cria s, deve ser um artista-bolha! Graas aos OUTROS somos muito mais do que bolhas. Pois os OUTROS passam as idias para ns desde que nascemos. Ou melhor, antes, desde a barriguinha da me (Se no acredita, pergunta sua me ou Vov, hacker). O que , afinal, o autor sem os OUTROS? Ainda bem, que no precisamos pagar por todas as idias que utilizamos dos OUTROS? Imagine como cit-los, nomin-los, pagar royalties? No d para conceber. Seria uma impropriedade intelectual! Ufa! Ainda bem que existem os OUTROS para nos passarem suas idias! Cada coisa legal que d para criar a partir das idias dos OUTROS! Ser que o autor, ou melhor, co-criador, no deveria devolver o que criou a partir dos OUTROS? Ah... R Hacker... Voc j deve ter percebido que no o autor que est querendo impedir! Alguns deles esto meio na dvida, claro. Mas o problema que alguns amigos nossos que gostam de falar no nome do autor, no esto pensando nele, mas sim no seu prprio bolso.

E os OUTROS?
- Ah, mas quem se importa com os OUTROS hoje em dia? Ns, os piratas da informao, nos importamos! Por isso, compartilhamos com os OUTROS! No sabemos exatamente quem so os OUTROS, mas estamos agradecidos por AINDA existirem. E no estamos muito felizes com a atual situao. Pela simples razo que o seu e o meu est atrapalhando a criatividade. Esse o foco do conflito.

Concluso
Navegar e criar com liberdade. Isso algo muito importante. Estamos em um tempo de paz e pedimos para nossos amigos que parem de controlar ou tentar censurar a Internet. Cuidem dos crimes comuns, do comrcio ilegal, dos problemas ambientais e sociais. Imaginamos que nossos amigos no vo insistir nessa coisa suja de violar a privacidade. No roubamos o bolo da vov de ningum. Ele est l, s olhar. A esta altura, nossos amigos perceberam que o conhecimento e a criatividade dependem do acesso fonte. Perceberam que graas a ns, que compartilhamos sem exigir nada em troca, que a Internet to interessante. Perceberam que a fonte da criao tem que estar sempre acessvel para que a criatividade no perea. Como seria a rede se ela tivesse sido desenhada por advogados? Uma infinidade de autorizaes, licenas, avisos, advertncias, dispositivos anti-trocas, obstculos e burocracia de todo tipo? Talvez os cibercafs tivessem que funcionar dentro de cartrios. E se a Rede fosse desenhada apenas pelas corporaes? S se poderia navegar com carto de crdito. Seria como viajar de txi. Nem todos poderiam pagar, no verdade? Como seria a Internet se fosse do jeito que eles querem? Muitas das inovaes que proporcionam lazer e alegria aos nossos amigos talvez nem tivessem existido. Pensa a, no foram hackers que

fizeram muito daquilo que voc mais usa? O problema da rede que foi desenhada para servir aos OUTROS. Mas, as pessoas no so mais educadas para servir aos OUTROS. E a sociedade se organiza cada vez mais de forma que o indivduo possa tirar o mximo de beneficio dos OUTROS. E pior, que se aproprie daquilo que dos OUTROS, como se fosse exclusivamente seu! E quais so os direitos dos OUTROS? Cada vez mais os OUTROS se parecem com o povo das que vivia na galera: ajudavam a enriquecer alguns poucos, mas mal tinham ar puro para respirar! No passado, havia galees bem armados que no gostavam da gente. Talvez no existisse outro smbolo maior de injustia naquela poca do que aqueles galees cheios de riqueza roubada, empurrados pela fora de escravos, saindo de um triste porto rumo Europa. No entanto, eles andavam to carregados que eram lentos demais. Bastava uma pequena nvoa para um de nossos barcos encostar. O Imprio tinha medo dos piratas, pois sabia que a galera que levava o barco estava do lado deles! Alm disso, na nossa perspectiva, faltava apenas um pouco de coragem para o marujo da galeo mudar de lado. Qualquer um era aliado em potencial, at mesmo o capito! Bastava aceitar COMPARTILHAR. Mas essa era uma linguagem que o Imprio no entendia. Por que? Porque no aprendeu a COMPARTILHAR. Nossos amigos so inteligentes para perceber que no somos contra o comrcio que fazem, queremos apenas continuar fazer nossas trocas livres com o povo mido que vive na costa. Embora eventualmente alguns de nossos amigos queiram criar inimigos para justificar suas atitudes, insistimos que desistam disso. A histria mostrou que o Imprio dominava seus escravos pelo medo. E isso no deu certo com os piratas. Valeu hacker.

Anda mungkin juga menyukai