Anda di halaman 1dari 4

Geometrias no-Euclidianas: O Desenvolvimento da Geometria Hiperblica

Paula de Oliveira Balado

As descobertas e discusses geradas no sculo XIX acabaram de vez com a idia clssica de que a geometria algo plano, nico e imutvel. Da negao do quinto postulado de Euclides surgiram s geometrias no-Euclidianas (geometrias que no obedecem aos axiomas de Euclides), alm de trazer luz novas reformulaes sobre a Geometria euclidiana (plana) quando se percebeu que Os Elementos continham erros lgicos. A Geometria Euclidiana Por volta do ano 600 a.C. os gregos introduziram a deduo na geometria, dando origem a uma geometria demonstrativa. Para os gregos s havia um espao e uma geometria. O espao no era pensado como uma coleo de pontos, mas pontos simbolizavam objetos concretos. Por exemplo, um ponto representaria uma pedra, a reta poderia ser um pedao de corda ou o plano a superfcie de uma mesa. 1 Os Elementos de Euclides representou o mais alto grau de desenvolvimento da matemtica grega. Embora o conhecimento matemtico escrito em 13 volumes no fosse da completa autoria de Euclides, ele se tornou como uma bblia da matemtica at quase 2000 anos depois. Nestas obras estavam compiladas e estruturadas as matemticas egpcia, mesopotmica e grega, no que diz respeito teoria dos nmeros, propores, geometria e lgebra. O mrito, entretanto, no estava no contedo, mas na metodologia empregada ao mesmo. Euclides usou, de maneira rigorosa e contnua o pensamento dedutivo. A partir de 10 afirmaes primitivas auto evidentes os postulados conseguiu construir e demonstrar todos os teoremas. Foi justamente este mtodo que trouxe a aceitao e mitificao da geometria euclidiana como verdade absoluta inquestionvel.
1

As 10 afirmaes primitivas foram divididas em dois grupos de cinco: os postulados, que tratavam exclusivamente sobre geometria e os axiomas, mais gerais e referentes aos outros assuntos abordados na obra. Hoje em dia postulado e axiomas so sinnimos, mas na Grcia 2 antiga tinham diferentes conceitos. Postulados de Euclides 1. Uma linha reta pode ser traada de um para outro ponto qualquer; 2. Qualquer segmento de reta finito pode ser prolongado indefinidamente para construir uma reta; 3. Dados um ponto qualquer e uma distncia qualquer pode-se traar um crculo de centro naquele ponto e raio igual distncia dada; 4. Todos os ngulos retos so iguais entre si; 5. ngulos interiores, de um mesmo lado, seja menor que dois ngulos retos, ento as duas outras retas se cruzam, quando suficientemente prolongadas, do lado da primeira reta em que se acham os dois ngulos.

Embora muito admirado e aplaudido, o modelo axiomtico dos Elementos, no que se refere ao quinto postulado, ou postulado das paralelas, suscitou questionamentos. (RPM n45) fcil observar que o quinto postulado no nada simples como os anteriores, inclusive mais complexo de compreender. At o prprio Euclides foi cauteloso ao utiliz-lo, ele no fez uso do quinto postulado
2

(http://www.euclides.org/menu/elements_esp/indiceeuclides.htm-verso digital em catalo)

(Wikipdia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Postulado)

at a proposio 29 do Livro I. Comeam aqui os questionamentos. Ficou no ar a curiosidade de saber se o ltimo postulado era realmente necessrio, se ele no poderia ser deduzido dos outros postulados. Inicialmente, supondo que o quinto postulado pudesse ser deduzido dos outros postulados, se tentou uma prova direta e para isso, era necessrio um substituto equivalente para simplificar o entendimento do quinto postulado. Os trs postulados alternativos que poderiam substituir o escrito original, possibilitando a deduo dos mesmos teoremas: 1. A soma dos ngulos internos de um tringulo qualquer sempre igual a dois ngulos retos (180); 2. Trs pontos colineares determinam um crculo; 3. Por um ponto fora de uma reta pode-se passar uma nica reta paralela reta dada. Este ltimo foi apresentado pelo matemtico escocs John Playfair num trabalho publicado em 1795 (Elementos de geometria) e de longe o mais conhecido. Desta forma, o quinto postulado foi chamado Postulado das Paralelas. Depois de muitas tentativas de prova direta, foi inevitvel que os matemticos tentassem mtodos indiretos. Assim, pelo mtodo reduo ao absurdo, nega-se o quinto postulado e se tenta deduzir uma contradio. Usando este tipo de abordagem foram particularmente importantes a do jesuta Girolamo Saccheri em 1733, a de Johnn Heinrich (publicado postumamente em 1788) e de Adrien Marie Legendre em 1794. Todos os trs desconfiavam que no seria possvel obter uma contradio a partir da negao dos postulado das paralelas. Saccheri partiu de um quadriltero ABCD com ngulos retos em A e em B no qual AD=BC. Hoje este quadriltero conhecido como quadriltero de Saccheri. Pela geometria euclidiana, percebe-se que AD paralelo a BC, logo os ngulos C e D so retos. Como Saccheri, por absurdo, nega o quinto postulado, ou seja, por um ponto fora de uma reta pode-se passar uma reta no paralela reta dada, ento existiam trs opes:

a. Os ngulos C e D so ambos retos; b. Ambos so ngulos obtusos (maior de 90); c. Ambos so ngulos agudos (menor de 90). As concluses obtidas so surpreendentes e vo contra a intuio de Saccheri, que desiste. Ele no sabia, mas inconscientemente acabava de descobrir uma nova geometria. Geometria Hiperblica Os primeiros a suspeitar que era impossvel obter uma contradio negando o postulado das paralelas, ou seja, que ele era independente dos outros postulados foram Gauss, o hngaro Janos Bolyai (1802-1860) e o russo Nikolai Ivanovich Lobachevsky (17931856). Todos os trs chegaram s suas concluses analisando o quinto postulado atravs da forma de Playfair, considerando as trs possibilidades. Carl Friederich Gauss (1777-1855) foi o primeiro a descobrir a nova geometria, embora no tivesse publicado nada, pois a Geometria Euclidiana ainda era vista como uma verdade infalvel. Qualquer um que se atrevesse a contradizer isso era desprestigiado e era a ltima coisa que Gauss desejaria, manchar a reputao que tinha frente ao meio cientfico. Segundo o professor Manfredo P. Do Carmo (1987), Gauss estudou as superfcies de curvatura negativa constante e provou que se considerarmos como reta uma curva de menor comprimento que liga dois pontos, ento a soma dos ngulos internos de um tringulo traado na superfcie menor que dois ngulos retos (180) e a diferena entre essa soma e dois retos proporcional rea do tringulo. A constante de proporcionalidade precisamente o valor absoluto da curvatura e tais 3 curvas so chamadas geodsicas.

Geometrias no euclidianas. In Aprendendo pelas razes: alguns caminhos da matemtica na histria. TENRIO, Robinson Moreira. Ed. UFBA, Salvador, 1995. pp.33
3

Na Hungria, Jnos Bolyai (1802-1860) passou muito tempo na obcecada tarefa de provar a independncia do quinto postulado. Seu pai, Farkas Bolyai era matemtico e amigo de Gauss, trovam cartas freqentemente. Em correspondncia com o filho, Farkas chegou a pedir que o filho abandonasse o problema. O filho no abandonou a questo e em 1832, seu trabalho aparece no apndice da obra de seu pai. Apesar de ter apenas essa publicao, Jnos deixou de mais de 20000 pginas de manuscritos sobre matemtica. Simultnea e independentemente do hngaro Jnos, o russo Nikolai Ivanovich Lobachevsky (1793-1856) desenvolveu o mesmo tipo de geometria no-euclidiana. O principal trabalho de Lobachevski foi "Geometrya" terminado em 1823, mas somente no dia 23 de fevereiro de 1826 que ele fez sua famosa apresentao "Sobre os Fundamentos da Geometria" em uma sesso do Conselho Cientfico do departamento de Fsica e Matemtica da Universidade de Kazan. Lobachevsky foi perseguido por seu trabalho. Membros da comunidade de matemticos russos faziam zombarias e publicavam rudes comentrios sobre ele. Em 1871, Klein deu forma e nome aos trs tipos de geometria: Geometria hiperblica (de Bolyai e Lobachevsky), Geometria parablica (geometria euclidiana) e geometria elptica (geometria de Riemann). Conseqncias trazidas pelas novas geometrias A partir do postulado das paralelas novas geometrias foram desenvolvidas e no fim do sculo XIX as novas geometrias j eram aceitas. Elas influenciaram, juntamente com a Crise dos

Fundamentos, o novo modo de pensar em matemtica. A geometria euclidiana perdeu o status de verdade inquestionvel. A geometria que antes era ligada ao concreto - um sistema interpretado-, agora podia ser mais abstrata. A nova geometria j no tinha preocupao com o conhecimento produzido com o mundo material, seno com a coerncia lgica desse conhecimento. Os postulados tornaram-se para o matemtico, meras hipteses, cuja verdade ou falsidade fsicas no lhe interessam. As novas geometrias acabaram indo alm do campo das matemticas. Na teoria da Relatividade, Einstein utiliza os espaos curvos, ou seja, geometria no-euclidiana. Nessa teoria, um corpo celeste pode ser considerado como o centro de uma parte do espao. A massa do astro, por exemplo, a Terra, provoca uma deformao no espao sua volta, que acaba sendo a causa dos efeitos gravitacionais.

Ainda em cosmologia, os cientistas especulam quanto forma do universo. Se ele de fato estiver em expanso, estaremos falando de geometria hiperblica; se estiver se contraindo, geometria esfrica (ou elptica). Se o espao nossa volta fosse esttico, apenas nesse caso estaria em prtica a geometria euclidiana. Concluso A histria tem mostrado que muitas das construes matemticas aparentemente tericas utilizadas como modelos para explicar o mundo nossa volta acabam tendo uso prtico no mundo fsico. Muitas vezes desvalorizado em relao pesquisa de ordem mais prtica, o trabalho em matemtica pura ainda demonstra seu valor nos acontecimentos da histria da matemtica.

GARDNER, Martin. As ltimas Recreaes. Ed. Gradiva. Lisboa. pp. 258-267, 2002. TENRIO, Robinson Moreira.Aprendendo pelas razes:Alguns caminhos da matemtica na histria. Ed.UFRBA. Salvador,1995 pp33

Referncias

http://pt.wikipedia.org/wiki/Postulado

http://bcs.whfreeman.com/fapp6/content/cat_030/oed/ch19_757798.pdf http://www.searadaciencia.ufc.br/donafifi/hiperbolica/hiperbolica4.htm http://www.on.br/site_edu_dist_2006/pdf/modulo3/a_geometria_dos_ espacos_curvos.pdf http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/euclides/postula doeuclides.htm http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc/Biografias/Poincare/Poinfil.html http://www.rpm.org.br/novo/conheca/45/1/euclides.htm

Anda mungkin juga menyukai