Anda di halaman 1dari 7

A

QdB Plant XI CIPA - 2001

No lar riscos so iguais, mas no h nenhum tipo de gerenciamento para a Segurana

Armadilhas dentro de casa

Voc sabia que os riscos de acidentes domsticos so estatisticamente iguais aos riscos existentes nas empresas? Ocorre que muitas vezes os acidentes no lar so superiores aos ocorridos nas empresas. Mas porque isso acontece? Simplesmente porque os riscos nas empresas so de certa forma gerenciados. Na empresa os trabalhadores so conscientizados a usarem os EPIs (Equipamentos de Proteo Individual), existem normas e procedimentos de Segurana do trabalho que todos so obrigados a seguir. No lar, entretanto, onde muitas vezes os riscos se igualam, no existe nenhum tipo de gerenciamento de atos ou tarefas inseguras. comum trabalhador cumpridor das normas de Segurana na empresa darem maus exemplos em casa. Como? Subindo em telhados, consertando chuveiros sem desligar a chave geral, usando chinelos no servio de construo civil. Para estes descuidados do lar fica o alerta: atitudes como esta no contribuem em nada para criar uma mentalidade preventiva em seus familiares.
Escadas devem permanecer desimpedidas de qualquer objeto mesmo que seja a samambaia predileta da vov! No devem ser enceradas. Havendo passadeiras, esta dever estar bem presa e sem rugas. Sua escada possui mais que quatro degraus? Saiba que uma pessoa estaria a mais de 50 centmetro de altura j no terceiro degrau! Mos obra! Providencie um corrimo urgente! Escadas com patamares devem possuir proteo lateral (prolongue o corrimo! No custa muito!). Os degraus devem ser concebidos e conservados em condies de segurana. Existem normas que regulamentam a construo de escadas. Informe-se e as difunda. Ter uma escada em casa no torna a vida complicada, mas com a chegada de um beb ou uma criana pequena que esteja aprendendo a andar ou engatinhar, pode complicar. Duas cancelas (portezinhos), um na parte de baixo o outro na parte de cima da escada podem lhe garantir a devida segurana. Segurana para a criana mais perigo para voc! Enquanto estes pequenos portezinhos permanecerem nos acessos das escadas, sua ateno dever ser redobrada para no voar como um albatroz sobre os degraus.

A anlise direta das situaes que encontramos diariamente, dentro de nossos lares, nos mostra que convivemos sob o mesmo teto com os seguintes riscos: quedas; incndios; queimaduras; intoxicaes, asfixias e envenenamentos; exploses; ferimentos e contuses; choques eltricos; afogamentos; riscos de acidente no trnsito; riscos de mordida de animais ou picada de insetos.

Analisando de perto cada um destes riscos potenciais, podemos perceber como e quanto eles cercam nossos lares: voc tem uma escada em casa? J se perguntou qual o potencial de risco dela? Calma! No h necessidade de demoli-la! Apenas fique atento e alerte as pessoas que convivem com voc sobre os riscos que passam despercebidos!

SEGURANA NO LAR

A
SUA CASA: UM BRILHO!

QdB Plant XI CIPA - 2001

As grandes empresas alertam seus funcionrios com cartazes enormes Piso escorregadio, Cuidado, no pise. Mas como fazer isto em casa? Na falta de meios de comunicao atrativos, um bilhetinho na geladeira ou na mesa alertando a turma que a sala est encerada ser suficiente. Isto pode ser a soluo para evitar que seu filho, ao chegar do colgio, entre na sala e antes de lhe dar um abrao, saia pelo corredor. Pode acreditar! Quanto aos lquidos derramados no cho, estes devem ser limpos imediatamente. Sem essa de: ahh ... evapora ... Deixar os corredores de circulao livres de vasos, tapetes soltos ou mesmo do seu cachorro que adora deitar exatamente no meio do caminho. Caso voc tenha um So Bernardo melhor desistir de passar por ali. Deixar a Operao Limpeza para horrios em que h menos pessoas em casa. Isto contribuir para a sua concentrao nas tarefas que envolvam produtos qumicos ou mesmo na melhor adequao do meio para o trabalho (bem-estar propiciado pela msica ou mesmo o silncio).

CASCA DE BANANA
No acredite que somente personagens de desenhos animados escorregam em cascas de banana, sabonetes e graxas! Na realidade no so eventos muito raros de acontecer e no tenha dvidas, se algum dia voc encontrar algo assim no seu caminho, desvie e retire o foco de perigo. Se insistir em passar por ali, fique tranqilo que algum amigo o tornar famoso nas videocacetadas do prximo domingo!

EST ESCURO?
Como anda a iluminao em sua casa? Lembrese: cada local exige uma intensidade de iluminao que o torna agradvel a qualquer atividade ali desenvolvida. Iluminao tambm faz parte da segurana. Ela o meio que nos permite reconhecer a grande maioria dos riscos. Para tanto, os interruptores de luz devem ser instalados em lugares de fcil acesso para que possam ser acionados de maneira instintiva e rpida. E noite? MNL de cama!!! Aposto que foi isto que gritou quando chutou o p da cama ontem! Evite locomover-se no escuro. muito dolorido tentar mover a moblia com nossos membros inferiores no meio da noite! E quantas vezes j nos enchemos de pacotes a ponto de mal conseguirmos ver o caminho a nossa frente? Crianas pequenas esto mais sujeitas a quedas e ferimentos provocados por enormes volumes que inocentemente tentam levar consigo. Esteja sempre atento. E quando acaba a energia? Sua famlia sabe como agir? Lembre-se de transmitir segurana no dilogo que ter com seus filhos (aps terminar de ler este artigo!). A conscincia de que seus protetores sabem perfeitamente o que fazer em situaes de total escurido ser o que os manter calmos at se solucionar o problema.

DAS IMPROVISAES...
Lembre-se daquela vez que voc subiu em cima de um monte de revistas para trocar uma lmpada? Garanto que havia testemunhas. O senso prtico muitas vezes nos leva a atos cujos resultados so imprevisveis. Pense bem: seu filho poder imita-lo (a) quando sentir vontade daqueles deliciosos chocolates que habitam a parte mais alta do armrio da cozinha! Para se elevar, cresa mais um pouco ou compre uma escada. Caso a escada que possua seja muito baixa, o jeito ser providenciar outra.

SEGURANA NO LAR

QdB Plant XI CIPA - 2001

Observao: caixotes ou banquinhos sobre poltronas ou mesas tornaro a tarefa muito perigosa. Leses graves so feitas desta forma, melhor adiar a tarefa do que sofrer um acidente.

PERTENCES
Quando sabemos onde buscar o que precisamos, as tarefas comeam mais facilmente. Crie e estimule o hbito da organizao entre seus entes queridos. Quintais ou reas de servio no devem (ou pelo menos no deveriam sabemos que tudo acaba indo parar l de alguma forma!) acumular bugigangas. Principalmente se compostos por madeiras com pregos, latas ou pneus. Qualquer tipo de recipiente que possa reter gua de chuva pode ser foco de doenas graves como a dengue. Pior ainda quando existem objetos espalhados pelo cho. No queira descobrir que aquele pedao de madeira que voc descartou semanas atrs voltou para dentro de sua casa espetado no p de seu filho. Se no tem mais utilidade para voc, destine-o lixeira. E quando quebra um copo ou prato? Sua esposa ou filhos sabe como agir diante desta situao? O ideal seria pegar os pedaos maiores evitando tocar nas bordas cortantes e depois, com auxlio de uma vassoura, juntar o que sobrou. Embrulhar tudo devidamente para que no venha ferir o coletor de lixo ou pessoas que por ventura venham manipular o lixo (usinas de reciclagem). Por medida de precauo, pea s crianas que no andem descalas pelo local at que uma limpeza geral seja realizada.

JANELAS, SACADAS, PORTAS


Certifique-se de que no h perigo das crianas carem das janelas ao abri-las. O ideal seria esperar adquirirem uma idade segura para tal tarefa. Em se tratando de prdios, o cuidado deve ser redobrado. Grades ou telas so uma boa alternativa. Portas e portes fechados chave ou com cadeados diminuiro as probabilidades das crianas escaparem para a rua alm de serem segurana adicional contra assaltos.

ELEVADORES
Motivadas pela curiosidade inocente e inerente infncia, as crianas devem ser orientadas quanto aos riscos que correm ao forar a abertura das portas do poo do elevador. Situaes como a falta de energia deve ser propostas para avaliar suas atitudes. Ensine-as a apertarem o boto de alarme no caso de ficarem presas; chamarem por socorro ou bater nas paredes do elevador pode ser uma maneira de avisar que esto presas. Convena-as de que a calma a melhor soluo e que se ficarem presas por 15 ou 30 minutos, que o faam de maneira mais tranqila possvel, pois pessoas estaro ali para ajuda-las.

INCNDIOS
Os produtos de limpeza, dependendo de sua composio qumica, podem ter uma facilidade enorme de inflamao. Cera ou parafina misturada gasolina e removedores inflamam-se com muita facilidade. Afaste lcoois, gasolina, ter, acetona, benzina, aguarrs e derivados de qualquer chama. Quando derramar algum lquido inflamvel, limpe-o imediatamente, pois os vapores podem ir de encontro a alguma chama e trazer o fogo para o vasilhame,

SEGURANA NO LAR

QdB Plant XI CIPA - 2001

explodindo-o. Mantenha os frascos e vidros de produtos inflamveis bem fechados. Apesar da periculosidade do produto ser conhecida, seu alerta chamar a ateno para riscos antes desconhecidos.

USANDO O FERRO
Acostume-se a desligar o ferro eltrico toda vez que se ausentar do recinto, mesmo que por alguns segundos. Apesar de ir contra as recomendaes de economia de energia eltrica, este pequeno fato pode fazer a diferena. A base metlica do ferro aquece-se o suficiente para queimar tecidos, papel ou similares que por ventura venham a ser colocados nas proximidades. Assim, ao terminar a pilha de roupas, o mais indicado a fazer coloca-lo em p em um canto isolado da casa (que no deve ter cortinas, panos, papis, etc). Por ser um objeto metlico pesado, deve ficar fora do alcance de crianas.

VOC FUMA!? TSC TSC


Muitos incndios e acidentes so causados pelo hbito do fumo na cama ou de esvaziar cinzeiros diretamente no lixo. Cigarro pode matar sem entrar no mrito da questo, fica a observao: apague o cigarro antes de lana-lo ao lixo ou mesmo na rua (pssimo hbito!), ou um incndio poder mata-lo antes do cncer de pulmo, enfisema, derrame cerebral, etc.

VELAS
Acompanhando preces ou lembradas em caso de falta de energia eltrica, a vela pode ser um objetivo perigoso. Devem ser acesas em locais seguros e afastados de objetos. Deve-se prestar ateno s correntes de ar que podem ser fracas para no apagar uma vela, mas fortes o suficiente para trazer cortinas ou papis em sua direo. Caso a vela fique acesa durante a noite, coloque-a em um prato com gua. Assim, se a vela tombar, a gua apagar a chama. Simples mas eficiente!

PILOTANDO O FOGO
O ato de levar uma panela ao fogo to comum que no damos a devida ateno instalao que temos montada em nossas casas. Listemos os principais potenciais de risco: no colocar o fogo prximo a janelas onde existem cortinas e vice-versa! Manter a vlvula do botijo de gs fechada quando no estiver usando o fogo (esta atitude anula o risco de uma criana abrir o boto do bico de gs). Antes de abrir o gs, tenha j o fsforo aceso, principalmente quando for utilizar o forno. Desligue o gs sempre que se ausentar da residncia. Em caso de vazamento, abra todas as janelas e portas. Se estiver escuro, no acenda fsforos ou ligue a luz. A concentrao de gs no recinto pode ter alcanado o nvel de explosividade. Aguarde um pouco para que o ar seja renovado atravs das janelas e portas abertas. Aps tente localizar e conter o vazamento. Em caso negativo, contate a companhia de gs. Importante: at conter completamente o vazamento, mantenha todo tipo de chama ou fasca longe do recinto.

SEGURANA NO LAR

QdB Plant XI CIPA - 2001

E agora? Como voc classifica sua cozinha?! rea restrita? Que tal fazer alguns crachs de acesso especial?! No precisa tanto! Apenas siga estes conselhos e com certeza ter para sempre sua cozinha j que ela no corre mais o risco de explodir! Sabendo agora controlar o fogo, passemos aos pratos principais. Quando se aquece uma panela contendo leo, gordura ou margarina, podemos provocar labaredas assustadoras. Isto ocorre pelo desprendimento de vapores inflamveis. Para apagar um princpio de incndio desta natureza basta abafar as chamas com uma tampa ou pano umedecido com gua (umedecido! Molhado no!). Ateno: nunca jogue gua! A gua se evaporar de maneira violenta ao contato com o leo quente e poder lanar o leo em todas as direes. Em tempo: enquanto cozinhar, deixe sempre os cabos das panelas voltados para o centro do fogo. Isto evita que voc, por descuido, catapulteie o contedo da panela para cima de si mesmo (e que crianas pequenas puxem panelas quentes do fogo). Conselho bsico: oriente a cozinheira para apagar o fsforo completamente antes de lana-lo ao lixo.

AMPERMETRO NOS DEDOS ...


Com eletricidade no se brinca. Ela uma forma de energia que visualmente no apresenta nenhum risco (a no ser que voc veja um arco voltaico!), ento fundamental chamar um tcnico credenciado para consertos deste tipo. Evite os curiosos (nem tente ser um deles). Este o principal conselho que deve ser passado a toda a famlia. Xiiii apagou tudo! Evite sobrecarregar a capacidade do relgio de fora e seus fusveis com o uso simultneo de aparelhos na residncia. E quando isto acontece? Munido de uma lanterna, vela e fusvel sobressalentes guardados naquele local estratgico para estas ocasies, bastar tomar cuidado com os contatos (terminaes) da caixa de fora. Ateno: substituir fusveis por materiais inapropriados podero causar incndios! Quem em sua casa o trocador oficial de lmpadas? Esta pessoa conhece os materiais que compem uma lmpada? Informe-a que vidro um mau condutor de eletricidade e pea-a que segure apenas ali. Se os dedos no tocarem na rosca metlica, no haver perigo de choques eltricos. Providencie para que fios descascados sejam substitudos ao invs de improvisar emendas. Uma eventual corrente em demasia neste fio pode acabar incendiando sua residncia.

Listemos: TV, vdeo cassete, aparelho de som, abajures, etc. H de concordar comigo que se todos estes eletrodomsticos fossem ligados ao mesmo tempo, numa nica tomada, esta ficaria sobrecarregada, no? Os resultados so incndios e curtos-circuitos que danificaro todos estes aparelhos (e do resto da casa tambm!). Assim, antes de conversar com todos, faa um check-up geral para no ser interrompido pelo fogo iminente, pois seu filho acaba de ligar o videogame, sua esposa est com o ferro ligado, sua filha tomando banho, sem falar no rdio, televisor, liquidificador, lmpadas...

SEGURANA NO LAR

A
QUEIMADURAS

QdB Plant XI CIPA - 2001

Conforme j havamos comentado no item que versou sobre a segurana na cozinha, voltamos a enfatiz-lo, no sentido de alertar as mames para o riscos a que as crianas se expem ao ficarem na cozinha. panelas com o cabo virado para fora do fogo e/ou frouxos; manuseio de alimentos quentes ou gua/caldos ferventes;

Saiba voc que muitas queimaduras so causadas por respingos de leo em alta temperatura. Isso ocorre quando se realiza fritura em alimentos que no estejam devidamente secos. A gua em contato com o leo muito quente provoca os respingos. Observe as medidas de segurana que voc pode tomar: secar os alimentos antes de coloca-los no leo quente; realizar frituras em panelas fundas, tendo o cuidado de colocar leo, no mximo at a metade deste recipiente; colocar os produtos para fritar utilizando uma espumadeira.

Normalmente, outros grandes aliados das queimaduras que habitam a cozinha ou regies prximas so os produtos de limpeza. Observe que cada rtulo apresenta em destaque o dizer: Mantenha fora do alcance das crianas. Soda custica, gua sanitria, detergentes, creolina, amonaco e outros, quando ingeridos, podem levar morte por envenenamento, alm de causar sofrimentos pelos danos causados no aparelho digestivo. Guarde esses produtos em armrios trancados com chaves. Em caso de acidentes deste tipo como a ingesto ou contato com os olhos, busque informaes nos rtulos. Eles sempre informam as providncias imediatas a serem tomadas. Portanto, evite arrancar ou danifica-los. Tomar conhecimento do produto que est adentrando a sua casa sinnimo de sabedoria. Na limpeza, a distrao no manejo de certas substncias pode ter conseqncias graves.

FOGOS DE ARTIFCIO!
Saiba que muitas comemoraes j foram interrompidas de forma trgica. Pessoas, na maioria adultos ou que se julgavam amadurecidas. Amadurecidos ficaram seus dedos porque caram. Quando se tratam de fogos de artifcio tenho certeza que se suas mos tivessem vontade prpria prefeririam permanecer dentro de seus bolsos. Seja So Joo ou Reveillon, crianas e fogos so uma combinao de lgrimas e dor. Falemos dos bales... Quer uma definio? Que tal: balo uma tocha acesa que pode cair sobre as casas, fbrica e plantaes, provocando incndios que roubam muitas vidas ou deixam marcas desagradveis. Estamos conversados?

VOC HIPOCONDRACO? SE FOR, SAIBA OS RISCOS QUE EST CORRENDO


O brasileiro tem um estranho (e mau) hbito de se automedicar. Diferentemente de outros pases, onde os remdios s saem das farmcias mediante a explcita recomendao mdica, no Brasil qualquer doente, que tem condies de pagar o preo, consegue adquiri-los sem muito esforo e sem a indicao do nico profissional capacitado para lhe assegurar cura: o mdico. No permita que isto ocorra em sua casa. lgico que existem remdios e remdios. Para uma dor de cabea, uma aspirina basta. H quem diga que no. Comea a a busca por drogas mais fortes.

SEGURANA NO LAR

QdB Plant XI CIPA - 2001

E quando se percebe, o organismo j criou resistncia ao medicamento, que mesmo sendo fortssimo, j no alivia mais a dor. A atitude do doente: aumentar a dosagem Sem querer se estender muito neste tema, observe e faa cumprir estes itens em sua casa: certifique-se bem quanto ao tipo de medicamento do qual ir fazer uso; no tome e nem ministre quantidades acima do recomendado pelo mdico; tenha em mente que todos os medicamentos tomados em grandes doses podem matar; verifique a data de validade do medicamento.

E o que fazer com tantos vidrinhos de remdios? Simples! Guarde-os em armrios fechados chave, conservando os rtulos para a correta identificao. Que alvio um laxante ter para uma gripe?! Neste caso pode at ajudar! Com certeza o doente far tudo para no tossir! Pense rpido! Quantos remdios voc j tomou que tinham aspecto de doce ou cheiro convidativo? Imagine que fascnio ele exercer sobre uma criana que por ventura venha a ter o frasco em mos?!

COMO VAI VOC ... POR DENTRO?


Creio que todos j ouvimos pelo menos uma destas frases: Lembre-se de: inspecionar com cuidado os alimentos antes de cozinha-los e servi-los. No caso de carnes estragadas, estas produzem intoxicaes violentas se ingeridas mesmo estando bem cozidas; descartar maioneses amanhecidas que podem levar at a morte por intoxicao alimentar; No comer frutas que desconhece. Frutas silvestres enganam pela sua aparncia e na maioria das vezes so venenosas; No consumir comidas enlatadas caso a lata esteja amassada ou estufada. Evite conservas em vidro se o aspecto da mesma no for bom. Estes so sinais de que o produto no est em condies de ser ingerido.

Estender os conceitos da preveno de acidentes, aplicados na empresa, aos familiares dos funcionrios com o intuito de conscientiza-los dos perigos no cotidiano de seus lares, o que garante o sentimento de coletividade e a unidade entre a empresa e o lar.

BIBLIOGRAFIA: Revista Proteo 10/2000

SEGURANA NO LAR

Anda mungkin juga menyukai