Anda di halaman 1dari 12

INTRODUO

A relao entre o ambiente de trabalho e seu efeito sobre a sade do trabalhador conhecida h muito tempo. Entretanto, na antiguidade, pouco foi feito para proteger os trabalhadores, pois, normalmente, eram utilizados escravos nos trabalhos mais perigosos. O conseqente aumento no nmero de acidentes e doenas profissionais, fez surgir as primeiras leis trabalhistas, que tratavam, inicialmente, da limitao das jornadas de trabalho e indenizaes a serem pagas em caso de acidente. Com a realizao de estudos como o mencionado anteriormente, as doenas profissionais comearam a ser reconhecidas como tais e passaram a ser cobertas pelo seguro de acidente de trabalho. Na primeira metade desse sculo, a importncia da manuteno da sade dos trabalhadores industriais foi sendo cada vez mais reconhecida, o que impulsionou o desenvolvimento de uma cincia designada Higiene Industrial. Tambm conhecida como Higiene do Trabalho ou Higiene Ocupacional so procedimentos tcnicos e sistemticos que visam a identificar, qualificar, avaliar e monitorar os riscos ambientais existentes nos ambientes de trabalho. Tais riscos ambientais podem provocar danos a sade dos trabalhadores se estiverem acima dos limites de tolerncia. A Higiene Ocupacional tem como uma poderosa ferramenta um documento chamado PPRA. Este documento visa identificar os riscos existentes no mbito do trabalho e para tal exige que se tenha conhecimentos de Higiene Industrial. Para quantificar e avaliar os riscos ambientais so necessrios instrumentos de medio que possam verificar se os agentes esto acima dos limites de tolerncia. So vrios os tipos e modelos de instrumentos que podem medir vrios agentes. Como exemplo podemos citar os medidores de Nvel de Presso Sonora para a avaliao do rudo; os medidores de Stress Trmico que medem parmetros como umidade relativa do ar, incidncia solar, o calor de forma geral; os Oxmetros que medem os gases presentes na atmosfera, etc. A Higiene Ocupacional muito importante para as empresas em geral. Pois para elaborar documentos como o PPRA, por exemplo, necessrio o uso de seus conhecimentos. A importncia grandiosa devido ao fato do PPRA ser obrigatria s empresas pblicas e privadas. Os agentes ambientais estando abaixo ou em seus limites
1

de tolerncia, as empresas esto desobrigadas de pagar o adicional de insalubridade aos trabalhadores.

OBJETIVO

Assegurar aos trabalhadores padres adequados de sade e bem-estar no ambiente de trabalho, como: Eliminao das causas das doenas profissionais; Reduo dos efeitos prejudiciais do trabalho; Preveno do agravamento de doenas; Manuteno da sade dos trabalhadores e aumento da produtividade, atravs do controle do ambiente.

DESENVOLVIMENTO

Na seleo de projetos de instalaes, de processos ou equipamentos que utilizem ou produzam agentes agressivos, atendidos os parmetros de economicidade, deve-se optar por aquele que gere o menor nvel de exposio dos trabalhadores, obedecendo, no mnimo, s condies e aos limites estabelecidos na Legislao Brasileira. As instalaes, processos e procedimentos existentes devem ser objeto de aes especficas com o objetivo de reconhecimento e avaliao de agentes agressivos existentes e estabelecimento de medidas de controle. Todo trabalhador deve ser informado quanto aos riscos aos quais est exposto no desempenho de suas atribuies, receber instrues quanto aos meios de preveno e controle, e em relao aos danos que podem ser produzidos sua sade. Os programas de Higiene Industrial devem ser transparentes quanto aos mtodos, resultados e medidas corretivas. Devem criar condies para a participao e desenvolvimento dos trabalhadores, na aplicao e aprimoramento dos princpios e aes da atividade. A Higiene Industrial exige ao multidisciplinar, complementa-se e interage com as de Segurana Industrial, Sade Ocupacional e Meio Ambiente, e, para tanto, necessria a cooperao e o envolvimento dos responsveis por estas atividades, para que seus objetivos sejam alcanados. A Higiene do trabalho possui seis fases distintas: 1) Identificao dos riscos e definio de prioridades Analisar as diferentes operaes e processos para identificar a presena de agentes fsicos, qumicos, biolgicos e/ou

ergonmicos que possam prejudicar a sade do trabalhador, estimando o grau de risco; De acordo com as informaes acima, definir as prioridades de monitoramento e controle ambiental necessrio;
3

Avaliar, sob o ponto de vista da higiene industrial, novos processos e modificaes de equipamentos e processos, visando o adequado controle dos potenciais de exposio. 2) Avaliao das exposies Estabelecer plano de monitoramento para avaliar

quantitativamente as fontes potenciais de exposio e a eficincia das medidas de controle implementadas; O plano de monitoramento deve incorporar uma estratgia de amostragem que inclua, alm dos aspectos tcnicos, a relao custo/benefcio dos dados de exposio que sero obtidos; Paralelamente devem ser estabelecidos procedimentos que assegurem a qualidade dos dados obtidos, tanto referente amostragem quanto s anlises qumicas; Trabalhar em conjunto com a medicina ocupacional visando correlacionar os dados de exposio ambiental com os dados mdicos. 3) Controles de exposio Controles da engenharia, os mais recomendados, pois solucionam definitivamente a causa do problema; Controles administrativos e de procedimentos de trabalho (rodzio); Controle atravs dos equipamentos de proteo individual, apenas quando as outras opes no puderem ser aplicadas ou estiverem em vias de implementao. 4) Administrao dos resultados Documentar todos os resultados e medidas de controle. 5) Comunicao e controle Os empregados devem ser informados e treinados sobre a higiene industrial.

6) Acompanhamento

Do ponto de vista de sade fsica, o local de trabalho constitui a rea de ao da higiene do trabalho, envolvendo aspectos ligados exposio do organismo humano a agentes externos, como rudo, ar, temperatura, umidade, luminosidade e equipamentos de trabalho. Assim, um ambiente saudvel de trabalho deve envolver condies ambientais fsicas que atuem positivamente sobre todos os rgos dos sentidos humanos, como viso, audio, tato, olfato, e paladar. Do ponto de vista de sade mental, o ambiente de trabalho deve envolver condies psicolgicas e sociolgicas saudveis e que atuem positivamente sobre o comportamento das pessoas, evitando impactos emocionais, como o estresse.

MEIOS DA HIGIENE INDUSTRIAL

Educao dos chefes e empregados, indicando os perigos e ensinando como evit-los; Manuteno de constante estado de alerta contra riscos; Estudos e observaes dos novos processos e materiais a serem utilizados.

CONDIES AMBIENTAIS DE TRABALHO

1. Iluminao: a luz suficiente, constante e uniformemente distribuda (direta, indireta, semi-indireta ou semi-direta) no ponto focal do trabalho, de acordo com o tipo de tarefa visual, a fim de evitar ofuscamento ou resplandecncia que tragam fadiga vista, prejudicando o sistema nervoso, concorrendo com a m qualidade do trabalho e acidentes;

2. Rudo: a eliminao ou reduo (atravs da separao = isolamento, ou encerramento da fonte de rudo e tratamento acstico de tetos, paredes e pisos) da intensidade, variao dos ritmos e freqncia (tom) do som indesejvel que provoca perda de audio; 3. Condies atmosfricas: controle da temperatura, umidade, ventilao, composio do ar, presso baromtrica e condies txicas presentes no trabalho.

PROGRAMA DE HIGIENE INDUSTRIAL

Os principais itens do programa de higiene do trabalho esto relacionados com: a) Ambiente fsico de trabalho: iluminao, ventilao, temperatura, rudos; b) Ambiente Psicolgico de trabalho: relacionamentos humanos agradveis, tipo de atividade agradvel e motivadora, estilo de gerncia democrtico e participativo, Eliminao de possveis fontes de estresse; c) Aplicao de Princpios de ergonomia, envolvendo: mquinas e equipamentos adequados s caractersticas humanas, mesas e instalaes ajustadas ao tamanho das pessoas, ferramentas que reduzam a necessidade de esforo fsico humano; d) Sade Ocupacional: estabelecimento de um sistema de indicadores, abrangendo estatsticas de afastamentos e acompanhamento de doenas; desenvolvimento de sistemas de relatrios mdicos; desenvolvimento de regras e procedimentos para preveno mdica; e recompensas aos gerentes e supervisores pela administrao eficaz da funo de sade ocupacional.

RISCO AMBIENTAL: CONCEITOS E APLICAES

Os Riscos Ambientais compreendem os seguintes riscos: Agentes qumicos Agentes fsicos Agentes biolgicos Agentes ergonmicos

Riscos de acidentes decorrentes do ambiente de trabalho: So capazes de causar danos sade e integridade fsica do trabalhador em funo de sua natureza, intensidade, suscetibilidade e tempo de exposio.

TIPOS DE RISCOS AO QUAL O TRABALHADOR EST EXPOSTO

RISCOS FSICOS: So aqueles gerados por mquinas e condies fsicas caractersticas do local de trabalho, que pode causar danos sade do trabalhador.

RISCOS QUMICOS: So aqueles representados pelas substncias qumicas que se encontram nas formas lquida, slida gasosa, e quando absorvidos pelo organismo, podem produzir reaes txicas e danos sade.

RISCOS BIOLGICOS: So aqueles causados por microorganismos como bactrias, fungos, vrus e outros. So capazes de desencadear doenas devido contaminao e pela prpria natureza do trabalho.

RISCOS ERGONMICOS: Estes riscos so contrrios s tcnicas de ergonomia, que exigem que os ambientes de trabalho se adaptem ao homem,
8

proporcionando bem estar fsico e psicolgico. Os riscos ergonmicos esto ligados tambm a fatores externos (do ambiente) e internos (do plano emocional), em sntese, quando h disfuno entre o indivduo e seu posto de trabalho.

RISCOS MECNICOS OU DE ACIDENTES: Os riscos mecnicos ou de acidentes ocorrem em funo das condies fsicas (do ambiente fsico de trabalho) e tecnolgicas imprprias, capazes de colocar em perigo a integridade fsica do trabalhador.

CONCLUSO

A Higiene Industrial o conjunto de aes voltadas para o reconhecimento, a avaliao e o controle dos fatores ambientais e tenses originados do, ou, no local de trabalho que possam causar doena, comprometimento da sade e do bem-estar ou significativo desconforto e ineficincia entre os trabalhadores ou membros de uma comunidade de trabalhadores. Entende-se por trabalhadores os empregados, contratados, bolsistas e estagirios. A cada rgo da companhia cabe assumir a responsabilidade de executar programas especficos que atendam s suas caractersticas e necessidades particulares, sob a liderana ativa e continuada do seu gerente de maior nvel hierrquico, respeitando os direitos de todos os trabalhadores envolvidos, assegurando aos mesmos padres adequados de sade e bem-estar no ambiente de trabalho.

10

BIBLIOGRAFIA

http://zeroacidentes.blogspot.com.br/2009/10/higiene-industrial.html 19/03/2012

Acessado

em

http://pt.scribd.com/doc/6922851/54/O-QUE-E-HIGIENE-INDUSTRIAL Acessado em 19/03/2012 http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080904142444AAHic5S Acessado em 21/03/2012 http://pt.scribd.com/doc/49230935/54/VIII-3-%E2%80%93-CONCEITO-ECLASSIFICACAO-DOS-RISCOS-AMBIENTAIS Acessado em 21/03/2012 http://pt.scribd.com/doc/9519182/Risco-Ambiental-Conceitos-e-aplicacoes Acessado em 22/03/2012

11

ANEXOS

Riscos qumicos

12

Anda mungkin juga menyukai