Anda di halaman 1dari 64

N4 2semestrede2009 ano2 ISSN:16475496

EUTRO TERRA
Revista Tcnico-Cientfica |N4| Outubro 2009 http://www.neutroaterra.blogspot.com

Os objectivos que se pretendem com a publicao da Neutro Terracontinuam os mesmos, ou seja, divulgar assuntos de carcter tcnicocientfico, com uma abordagem crtica, mas construtiva, de forma que esta publicao possa ser vista como uma referncia em assuntos relacionados com a Engenharia Electrotcnica.
Doutor Beleza Carvalho

Instalaes Elctricas Pg. 5

Mquinas Elctricas Pg. 13

Telecomunicaes Pg. 23

Segurana Pg. 27

Energias Renovveis Pg. 33

Domtica Pg.41

Eficincia Energtica Pg. 47

InstitutoSuperiordeEngenhariadoPorto EngenhariaElectrotcnica readeMquinaseInstalaesElctricas

EDITORIAL Doutor Jos Antnio Beleza Carvalho Instituto Superior de Engenharia do Porto ARTIGOS TCNICOS

E EUTRO TER RRA

05|

Proteco das Pessoas em Instalaes Elctricas de Baixa Tenso. Clculo dos Dispositivos de Proteco. Doutor Jos Antnio Beleza Carvalho Instituto Superior de Engenharia do Porto Veculos Elctricos. Caractersticas e Tipos de Motores. p EngPedroMiguelAzevedodeSousaMelo InstitutoSuperiordeEngenhariadoPorto InfraEstruturas de Telecomunicaes em Edifcios (ITED). O que mudar com o ITEDRNG? Eng Lus Peixoto Televes Electrnica Portuguesa EngSrgioFilipeCarvalhoRamos Instituto SuperiordeEngenhariadoPorto Sistemas Automticos de Segurana Deteco de Monxido de Carbono Segurana. Carbono. Eng Antnio Augusto Arajo Gomes Instituto Superior de Engenharia do Porto Centrais Fotovoltaicas para a Microproduo Eng Roque Filipe Mesquita Brando Instituto Superior de Engenharia do Porto Sistema de Gesto de Iluminao LUTRON Eng Snia Viegas Astratec, Li h i C A Lighting Consultant l Ascensores Optimizao Energtica Eng Jos Jacinto Ferreira Eng Miguel Leichsenring Franco Instituto Superior de Engenharia do Porto

13| |

23|

27|

33|

41|

47|

EVENTOS 60| Workshop Discusso do Manual ITEDNG e da 1. edio do Manual ITUR

FICHA TCNICA
DIRECTOR: PRODUO GRFICA: PROPRIEDADE: Doutor Jos Antnio Beleza Carvalho Antnio Augusto Arajo Gomes rea de Mquinas e Instalaes Elctricas Departamento de Engenharia Electrotcnica Instituto Superior de Engenharia do Porto jbc@isep.ipp.pt ; aag@isep.ipp.pt ISSN:16475496

CONTACTOS: PUBLICAOSEMESTRAL:

EDITORIAL

Caros leitores

Os objectivos que se pretendem com a publicao da Neutro Terracontinuam os mesmos, ou seja, divulgar assuntos de carcter tcnicocientfico, com uma abordagem crtica, mas construtiva, de forma que esta publicao possa ser vista como uma referncia em assuntos relacionados com a Engenharia Electrotcnica. Neste mbito, devese destacar o novo enquadramento regulamentar das Infraestruturas de Telecomunicaes em Edifcios (ITED) e das Infraestruturas de Telecomunicaes em Loteamentos e Urbanizaes (ITUR), que exigiu a criao de novos manuais tcnicos, nos quais, alguns dos colaboradores desta revista tiveram uma aco relevante como consultores da ANACOM. Estes documentos estiveram em consulta pblica e encontramse para aprovao pela Comunidade Europeia.

O correcto dimensionamento dos dispositivos de proteco das pessoas contra contactos indirectos em instalaes elctricas de baixa tenso, uma das condies fundamentais para que uma instalao possa ser utilizada e explorada com conforto e em perfeitas condies de segurana. De acordo com a normalizao em vigor, , tambm, uma das condies essenciais para a certificao ou licenciamento das instalaes elctricas por parte das entidades ou organismos responsveis, a quem esto atribudas estas competncias. Nesta publicao, apresentase um artigo que aborda o dimensionamento dos dispositivos de proteco das pessoas contra contactos indirectos em dois diferentes regimes de neutro.

Outro assunto de grande interesse apresentado nesta publicao, tem a ver com a utilizao de veculos elctricos. Na realidade, os impactos ambientais e econmicos dos combustveis fsseis tm uma forte provenincia do sector dos transportes. Assim, nos ltimos anos, temse verificado um aumento do desenvolvimento dos veculos elctricos, principalmente das solues hbridas. No artigo que apresentado so comparadas as caractersticas da propulso elctrica e trmica, so referidos os principais tipos de sistemas de propulso elctrica, terminando com uma abordagem acerca das tendncias futuras dos veculos elctricos.

Nesta publicao da revista Neutro Terra, podese ainda encontrar outros artigos relacionados com assuntos reconhecidamente importantes e actuais, como o dimensionamento de sistemas automticos de segurana atravs de deteco de monxido de carbono, o dimensionamento de centrais fotovoltaicas para microproduo, e um artigo sobre sistemas de gesto de iluminao. No entanto, quero destacar a publicao de um artigo sobre optimizao energtica em ascensores. Alm da importncia que assunto toma na rea da Engenharia Electrotcnica, interessa referir que corresponde a um trabalho de fim de curso realizado por dois recmlicenciados do Departamento de Engenharia Electrotcnica, que atesta a qualidade do trabalho que se tem realizado.

Nesta publicao, iniciase a apresentao do tema Divulgao. Pretendese fundamentalmente divulgar os laboratrios do Departamento de Engenharia Electrotcnica, onde so realizados vrios dos trabalhos correspondentes a artigos publicados nesta revista O primeiro laboratrio escolhido foi o Laboratrio de Instalaes Elctricas.

Estando certo que esta edio da revista Neutro Terra vai novamente satisfazer as expectativas dos nossos leitores, apresento os meus cordiais cumprimentos.

Porto, Novembro de 2009 Jos Antnio Beleza Carvalho

|3

EMDESTAQUE

Telecomunicaes NovoEnquadramentoRegulamentar
A Resoluo do Conselho de Ministros n. 120/2008, de 30 de Julho, definiu como prioridade estratgica para o Pas no sector das comunicaes electrnicas a promoo do investimento em redes de nova gerao.

Contendo orientaes estratgicas do Governo para as redes de nova gerao (RNG) como sejam a abertura eficaz e no discriminatria de todas as condutas e outras infraestruturas de todas as entidades que as detenham, a previso de regras tcnicas aplicveis s infraestruturas de telecomunicaes em loteamentos, urbanizaes e conjuntos de edifcios (ITUR), a adopo de solues que eliminem ou atenuem as barreiras verticais instalao de fibra ptica e que evitem a monopolizao do acesso aos edifcios pelo primeiro operador, havia que definir um regime integrado, eventualmente complexo, mas que estabelecesse as linhas fundamentais de interaco, neste contexto, entre os vrios agentes do processo tendente operacionalizao de redes de comunicaes electrnicas electrnicas.

DecretoLei n 123/2009, de 21 de Maio Estabelece o regime aplicvel construo de infraestruturas aptas ao alojamento de redes de comunicaes electrnicas, instalao de redes de comunicaes electrnicas e construo de infraestruturas de telecomunicaes em loteamentos, urbanizaes, conjuntos de edifcios e edifcios. Revoga: a) O Decreto Lei n. 59/2000, de 19 de Abril; b) O Decreto Lei n. 68/2005, de 15 de Maro; c) Os n.os 5 a 7 do artigo 19. e os n.os 5 a 7 do artigo 26. da Lei n. 5/2004, de 10 de Fevereiro.

Nota: As regras e procedimentos publicados pelo ICPANACOM ao abrigo e em cumprimento do DecretoLei n. 59/2000, de 19 de Abril, mantm se em vigor at que sejam substitudos por outros publicados ao abrigo do DecretoLei n. 123 de 21 se Decreto Lei n. de Maio de 2009.

Declarao de Rectificao n. 43/2009, 25 de Junho Rectifica o DecretoLei n. 123/2009, de 21 de Maio.

Decreto Lei n DecretoLei n 258/2009, de 25 de Setembro Considerando as imprecises contidas no Decreto Lei n. 123/2009, de 21 de Maio, este DecretoLei procede a pequenas rectificaes nalguns artigos, dada a dificuldade prtica na aplicao dos preceitos.

O novo regime jurdico das Infraestruturas de Telecomunicaes em Edifcios (ITED) e das Infraestruturas de Telecomunicaes em Loteamentos, Urbanizaes e Conjuntos de Edifcios (ITUR), exigiu a criao de novos manuais de normas tcnicas, que estiveram em consulta pblica e agora encontramse para aprovao pela Comunidade Europeia, prevendose a sua publicao p g p p p p ,p p em Janeiro/Fevereiro de 2010.

|4

4|

ARTIGOTCNICO

DoutorJosAntnioBelezaCarvalho InstitutoSuperiordeEngenhariadoPorto

Proteco das Pessoas em Instalaes Elctricas de Baixa Tenso p Clculo dos Dispositivos de Proteco
RESUMO 1. CLCULOS NO REGIME DE NEUTRO TN

O correcto dimensionamento dos dispositivos de proteco das pessoas contra contactos indirectos em instalaes elctricas de Baixa Tenso (BT), uma das condies fundamentais para que uma instalao possa ser utilizada e explorada com conforto e em perfeitas condies de segurana. De acordo com a normalizao em vigor, , tambm, uma das condies essenciais para a certificao ou licenciamento das instalaes elctricas por parte das entidades ou organismos responsveis, a quem esto atribudas estas competncias.

Este regime de neutro caracterizase por todas as massas da instalao serem ligadas ao ponto da alimentao ligado terra, prximo do transformador ou do gerador da alimentao da instalao, por meio de condutores de proteco.

O ponto da alimentao ligado terra , em regra, o ponto neutro.

De acordo com a legislao em vigor, nas instalaes fixas podese utilizar um s condutor com as funes de condutor

A funo dos dispositivos de proteco das pessoas contra os contactos indirectos ser o corte automtico da alimentao da instalao elctrica, que, em caso de defeito, e em consequncia do valor e da durao da tenso de contacto, evitar o risco de se produzirem efeitos fisiopatolgicos perigosos nas pessoas. Esta medida de proteco obriga coordenao entre o Regime de Neutro (ou Esquema de Ligao Terra (ELT)) adoptado na instalao, e as caractersticas dos condutores de proteco e dos respectivos dispositivos de proteco.

de proteco e de condutor neutro (designado por condutor PEN) desde que o condutor de proteco tenha uma seco no inferior a 10mm2, se de cobre ou a 16mm2, se de alumnio e, a parte da instalao comum (esquema TNC) no esteja localizada a jusante de um dispositivo diferencial.

Este regime de neutro encontrase representado na Figura 1.

Neste regime de neutro um defeito de isolamento similar a um curtocircuito entre fase e neutro, e o corte deve ser assegurado pelo dispositivo de proteco contra curtos

Neste artigo so apresentados alguns exemplos de clculo dos dispositivos de proteco das pessoas contra contactos indirectos, de acordo com o Regime de Neutro adoptado para a instalao elctrica.

circuitos, com um tempo mximo de corte especificado que funo da tenso limite convencional (UL) admissvel para o local da instalao, ou seja, 25V ou 50V em corrente alternada, sendo o valor definido pela classificao do local quanto s influncias externas.

PE

Figura1:Regimeterrapeloneutro,ouesquemaTN(FonteSchneider Electric)

|5

ARTIGOTCNICO

Segundo a norma CEI 364 o tempo de corte do dispositivo de proteco dever ser de 0,4s para UL=50V e, 0,2s para UL=25V.

A curva deste dispositivo de proteco apresentada na figura 3.

Seguidamente, apresentase um circuito de uma instalao elctrica de BT, trifsica (400V), onde adoptado o regime de neutro TNC, ou seja, a funo de neutro e de proteco esto combinadas num nico condutor (PEN).

Este circuito apresentado na figura 2.

Figura3:CurvadedisparoTM250D. (FonteSchneider Electric)

Como se pode verificar, a actuao do disparador magntico deste disjuntor poder ser regulada para funcionar entre 5 a
Figura2:Exemplodeclculo.RegimeTNC

10 vezes o valor nominal (In), ou seja, entre 1250 e 2500A.

O circuito tem um comprimento de 40m, a seco do condutor d f d de fase d 95mm2 e a d condutor d proteco de do d de de 50mm2.

Neste regime de neutro a impedncia da malha de defeito Zs ser:

Zs =

O circuito est protegido com disjuntor NS 250N (Merlin Gerin) equipado com disparador magnetotrmico TM 250 curva D.

K .U 0 Id

(1)

em que K toma o valor de 0,8 para instalaes elctricas, U0 a tenso simples nominal da instalao e Id a corrente de defeito. defeito

Pretendese verificar se neste regime de neutro, a proteco das pessoas contra contactos indirectos est efectivamente garantida com este dispositivo de proteco. Para que a proteco contra curtoscircuitos tambm garanta a proteco contra contactos indirectos, necessrio para os disjuntores que: Uma condio fundamental para o correcto

dimensionamento d di di i t do dispositivo d proteco, conhecer a iti de t h sua curva de actuao, de maneira a obterse o valor da corrente correspondente ao limiar de funcionamento do disparador magntico do aparelho de proteco.

Zs

K .U 0 Im

(2)

em que Im a corrente de actuao do disparador magntico do dispositivo.

6|

ARTIGOTCNICO

Para a proteco por fusveis, necessrio que:

Para o circuito apresentado na figura 2, o comprimento mximo protegido do circuito, para uma regulao do (3) disparador magntico de 5xIn (Im=1250A) ser de:

K .U 0 Zs If

em que If a corrente convencional de funcionamento do fusvel.

0,8.230.95 214m 0,0225.(1 + 19).1250

(9)

para uma regulao do disparador magntico de 10xIn Atendendo A d d a que neste regime d neutro um d f i i de defeito efectivamente um curtocircuito entre uma fase e o condutor de proteco, a impedncia da malha de defeito ser ento: (Im 2500A) (Im=2500A) ser de:

0,8.230.95 107 m 0,0225.(1 + 19).2500

(10)

Z s Rs = f

l l + PE sf s PE

Atendendo que o comprimento do circuito de 40m, (4) verificase que em qualquer dos casos o disjuntor garante a proteco das pessoas contra contactos indirectos.

em que f a resistividade de condutor de fase, PE a resistividade do condutor de proteco, l o comprimentos dos condutores, sf a seco do condutor de fase e sPE a seco do condutor de proteco. No entanto, devese tambm verificar se o tempo de actuao do dispositivo compatvel com o especificado pelas curvas de segurana, para a tenso limite convencional definida para o local da instalao, que como j foi referido, Considerando que os condutores de fase e de proteco tm as mesmas caractersticas, a impedncia da malha de defeito ser ento: segundo a norma CEI 364 dever ser de 0,4s para UL=50V e, 0,2s para UL=25V.

l Z s Rs = .(1 + m) sf
em que ;

Assim, tornase importante calcular o valor da tenso de (5) contacto em caso de defeito.

U c = RPE .I d
em que:

(11)

m=

sf s PE

(6)

Id =
ento:

K .U 0 = Zs

O comprimento mximo protegido do circuito ser ento ento, para disjuntores:

K .U 0 i . .(1 + m) sf

(12)

K .U 0 .s f

.(1 + m).I m

(7)

U c = RPE .
RPE = l

K .U 0 .s f

.l.(1 + m)

(13)

e para fusveis ser de:

sPE

K .U 0 .s f

.(1 + m).I f

(8)

U c = K .U 0 .

m 1+ m

(14)

|7

ARTIGOTCNICO

Para o exemplo em considerao, representado na figura 2, temse:

Neste regime de neutro, a presena de um primeiro defeito no origina valores de tenso de contacto perigosos para as pessoas.

1,9 U c = 0,8 * 230 * = 120,6V 1 + 1,9

(15) No entanto, obrigatrio a presena de um Controlador Permanente de Isolamento (CPI), de maneira a sinalizar o defeito e permitir a sua eliminao o mais rapidamente possvel.

Pelas curvas de segurana, e para a tenso limite convencional de 25V, o dispositivo deve actuar num tempo inferior a 180ms.

Como se pode verificar na curva de funcionamento do disjuntor, apresentada na figura 3, o dispositivo actuar num tempo inferior ao referido e compatvel com o especificado pela norma CEI 364.

A manifestao de um segundo defeito, sem que tenha sido eliminado o primeiro, implicaria agora a existncia de tenses de contacto muito perigosas, devendo ser tomadas as medidas adequadas de forma a evitar riscos de efeitos fisiopatolgicos perigosos nas pessoas susceptveis de ficar

Assim, para esta instalao, e para este regime de neutro, podese garantir que o disjuntor apresentado protege efectivamente as pessoas contra contactos indirectos.

em contacto com partes condutoras simultaneamente acessveis.

Como tal, a proteco das pessoas neste regime de neutro orientada para o dimensionamento dos dispositivos de proteco actuarem na situao de segundo defeito.

Figura 4:Painel deregulao dorel electrnico TM250D. (Fonte SchneiderElectric)

Tambm se devem eliminar todas as situaes que possam contribuir para diminuir a fiabilidade do sistema. Assim, no se deve distribuir o condutor neutro, pois poder correrse o

2. CLCULOSNOREGIMEDENEUTROIT

risco de manifestarse um segundo defeito sem que o primeiro tenha sido sinalizado, actuando a proteco e

Este esquema de ligao terra apresenta como principal vantagem, a garantia de continuidade de servio em presena de um primeiro defeito de isolamento.

perdendose todas as vantagens inerentes utilizao deste regime de neutro.

Figura5:EsquemadeLigaoTerraIT.(FonteSchneider Electric)

8|

ARTIGOTCNICO

Este regime de neutro caracterizase por as partes activas da instalao elctrica serem isoladas da terra ou ligadas a esta atravs de uma impedncia de valor elevado. As massas dos aparelhos de utilizao so ligadas terra, individualmente ou por grupos.

O circuito tem um comprimento de 76m, a seco do condutor de fase e de proteco de 25mm2. O circuito est protegido com disjuntor especifico para proteco de sadas motor NS 80H (Merlin Gerin) equipado com disparador motor integrado MA 80.

A situao mais comum nas instalaes onde adoptado este regime de neutro, todas as massas, incluindo as da fonte, estarem ligadas a um mesmo elctrodo de terra (figura 5). Assim, as condies de eliminao da corrente de um segundo defeito so ento garantidas pelas mesmas condies indicadas para o esquema TN.

Pretendese verificar se neste regime de neutro, a proteco das pessoas contra contactos indirectos est efectivamente garantida com este dispositivo de proteco.

Tambm no caso deste regime de neutro fundamental para o correcto dimensionamento do dispositivo de proteco, conhecer a curva de actuao do dispositivo, de

Neste regime de neutro IT, a proteco das pessoas contra contactos indirectos fundamentalmente garantida por dois tipos de equipamentos: pelos CPI, essencialmente destinados vigilncia do primeiro defeito, embora possam tambm ser utilizados como dispositivos de proteco nas situaes em que for necessrio provocar o corte ao primeiro defeito; pelos dispositivos de proteco contra sobreintensidades (disjuntores e fusveis). Estes dispositivos so utilizados nas situaes em que ao segundo defeito so aplicadas as condies de proteco definidas para o esquema TN;

maneira a obterse o valor da corrente correspondente ao limiar de funcionamento do disparador magntico do aparelho de proteco.

A curva deste dispositivo de proteco apresentada na figura 7.

Seguidamente, apresentase um circuito de uma instalao elctrica de BT, trifsica (400V), onde adoptado o regime de neutro IT, sem neutro distribudo (situao comum neste regime de neutro) . Este circuito apresentado na figura 6.

Figura7:CurvadedisparoMA80. (FonteSchneider Electric)

Como se pode verificar, a actuao do disparador magntico deste disjuntor verificase entre 6 a 14 vezes o valor nominal
Figura6:Exemplodeclculo.RegimeIT

(In=80A), ou seja, entre 480 e 1120A.

|9

ARTIGOTCNICO

Tambm neste regime de neutro, tal como no regime TN, um defeito efectivamente um curtocircuito entre uma fase e o condutor de proteco.

Para uma regulao do disparador magntico de 14xIn (Im=1120A) ser de:

l
Ento, para este circuito, sem neutro distribudo, a impedncia da malha de defeito ser:

0,8. 3.230.25 79m 2.0,0225.(1 + 1).1120

(22)

K . 3.U 0 Zs Im
do dispositivo.

Atendendo que o comprimento do circuito de 76m, (16) verificase que para qualquer regulao do disparador MA (6 a 14xIn), o disjuntor garante a proteco das pessoas contra contactos indirectos.

em que Im a corrente de actuao do disparador magntico

No entanto, tal como no regime de neutro TN, tambm se Neste regime de neutro considerase como boa aproximao que ao segundo defeito, o comprimento da malha de defeito duplo em relao ao primeiro defeito. deve verificar se o tempo de actuao do dispositivo compatvel com o especificado pelas curvas de segurana, para a tenso limite convencional definida para o local da instalao, que como j foi referido, segundo a norma CEI Ento, a impedncia da malha de defeito ser neste caso: 364 dever ser de 0,4s para UL=50V e, 0,2s para UL=25V. Assim, tornase importante calcular o valor da tenso de contacto em caso de segundo defeito.

Z s Rs = 2 * ( f

l l + PE ) sf s PE

(17)

Considerando tambm que os condutores de fase e de proteco tm as mesmas caractersticas, a impedncia da malha de defeito ser ento:

U c = RPE .I d

(23)

l Z s Rs = 2 * ( .(1 + m)) sf
em que ;

em que, atravs de uma deduo idntica efectuada para o (18) regime de neutro TN, obtmse:

m=

sf s PE

U c = K . 3.U 0 .

=1

m 2.(1 + m)

(24)

(19) Para o exemplo em considerao, representado na figura 6, temse:

O comprimento mximo protegido deste circuito ser ento, para disjuntores:

U c = 0,8 * 3 * 230 *
(20)

K . 3.U 0 .s f 2. .(1 + m).I m

1 = 79,7V 2 * (1 + 1)

(25)

Pelas curvas de segurana, e para a tenso limite convencional de 25V, o dispositivo deve actuar num tempo

Para o circuito apresentado na figura 6, o comprimento mximo protegido do circuito, para uma regulao do disparador magntico de 6xIn (Im=480A) ser de:

inferior a 280ms.

Como se pode verificar na curva de funcionamento do disjuntor, apresentada na figura 7, o dispositivo actuar num (21) tempo inferior ao referido e compatvel com o especificado pela norma CEI 364.

0,8. 3.230.25 l 184m 2.0,0225.(1 + 1).480

10|

ARTIGOTCNICO

Assim, tambm para esta instalao, e para este regime de neutro, podese garantir que o disjuntor apresentado protege efectivamente as pessoas contra contactos

como tenso de contacto limite, 25V ou 50V. Assim, tornase importante calcular o valor da tenso de contacto em caso de defeito e, atravs da curva de segurana dos 25V ou 50V, conforme o caso, obter o tempo mximo de actuao do dispositivo para que a tenso de contacto nunca ultrapasse o

indirectos.

3. CONCLUSES

valor da tenso limite convencional.

Neste artigo apresentouse dois exemplos de clculo e dimensionamento dos dispositivos de proteco das pessoas contra contactos indirectos. Um exemplo para o regime de neutro TN, e outro para o regime de neutro IT.

Este facto obriga, tambm, a conhecer muito bem as curvas de funcionamento dos dispositivos de proteco, para verificar se esta regra do tempo de actuao tambm garantida. No caso dos disjuntores, a zona de funcionamento magntico dos disparadores quase instantnea, no sendo

Atendendo a que nestes regimes de neutro, e para o caso dos exemplos apresentados, uma situao de defeito sempre uma situao de curtocircuito entre um condutor activo e a massa do equipamento de utilizao, ou seja, um curtocircuito entre um condutor activo e o condutor de proteco, so, normalmente, os dispositivos de proteco contra sobreintensidades que tero a funo de tambm garantir a proteco das pessoas contra contactos indirectos.

a regra do tempo de actuao problemtica para este tipo de equipamento de proteco.

O facto tornase mais importante quando os dispositivos de proteco so fusveis.

O regime de neutro TT, para o dimensionamento dos dispositivos de proteco das pessoas contra contactos indirectos, no obriga necessariamente a conhecer todas as

Na realidade, nos exemplos que so apresentados, o que se teve que fazer foi verificar se realmente o dispositivo de proteco contra curtoscircuitos tambm verificava as condies necessrias proteco das pessoas contra contactos indirectos.

caractersticas da instalao.

A anlise do dimensionamento dos dispositivos de proteco para o regime TT ser efectuada num prximo artigo.

Bibliografia
Este facto foi analisado atravs da verificao do mximo comprimento protegido.
[1] Regras Tcnicas das Instalaes Elctricas de Baixa Tenso" (DecretoLei n. 226/2005 de 28 de Dezembro)

Efectivamente, nestes dois regimes de neutro, para se poder dimensionar correctamente os dispositivos de proteco, fundamental conhecer bem as caractersticas do circuito, nomeadamente comprimento da instalao, tipo de condutores, trajecto dos cabos, seco dos condutores, etc. Outro factor importante, verificar se o dispositivo actua num tempo compatvel com especificado pelas normas de segurana. Este facto depende das condies do local da instalao elctrica.

[2] Tcnicas e Tecnologias em Instalaes Elctricas" L. M. Vilela Pinto Edio Certiel

[3] Instalaes Elctricas de Baixa Tenso. A Concepo e o Projecto" Aulas de IELBT, Jos Beleza Carvalho, ISEP

[4] Instalaes Elctricas Industriais" Joo Mamede Filho Editora LTC 5 Edio

[5] Esquemas de Ligao Terra em BT (Regimes de Neutro) Caderno Tcnico n 172 Bernard Lacroix e Roland Calvas.

De acordo com estas condies, a legislao em vigor impe

Edio: Schneider Electric

|11

Publicidade

12|

ARTIGOTCNICO

EngPedroMiguelAzevedodeSousaMelo InstitutoSuperiordeEngenhariadoPorto

Veculos Elctricos p Caractersticas e Tipos de Motores


RESUMO obtidos no motor de combusto interna maiores potncias e mais baratos, com menores custos de produo [1]. Os impactos ambientais e econmicos dos combustveis fsseis tm uma forte provenincia do sector dos transportes. Este facto tem motivado, nas ltimas dcadas, um aumento do desenvolvimento dos veculos elctricos, principalmente, das solues hbridas. Tais desenvolvimentos resultam da integrao de diversos domnios da engenharia, sendo de destacar os novos materiais e concepes de motores elctricos, a electrnica de potncia, os sistemas de controlo e os sistemas de armazenamento de energia. As sucessivas crises energticas nos finais do sculo XX, as crescentes preocupaes ambientais e a tomada de conscincia dos limites das reservas de combustveis fsseis colocaram em evidncia os veculos elctricos como alternativa aos transportes convencionais. Paralelamente, o sector dos transportes responsvel por enormes quantidades de energia consumida, cujos valores aumentam consideravelmente todos os anos.

Neste

artigo

procurase

apresentar

as

principais

Em particular, nos meios urbanos, a substituio dos meios de transporte actuais por veculos elctricos trar enormes redues nos nveis de poluio atmosfrica, bem como nos ndices de rudo.

caractersticas dos sistemas de propulso elctrica actuais. Comease fazer uma comparao entre os veculos elctricos e os convencionais, baseados nos motores trmicos de combusto interna. Pela sua importncia, feita uma referncia sucinta aos sistemas de armazenamento de energia.

Tambm em termos gerais, as emisses das centrais elctricas, baseadas em combustveis fsseis, associadas generalizao dos veculos elctricos sero muito inferiores

So comparadas as caractersticas da propulso elctrica e trmica, sob a perspectiva das exigncias dos sistemas de traco. So referidos os principais tipos de sistemas de propulso elctrica (motor, conversor e controlador), vantagens e desvantagens relativas.

ao somatrio das emisses dos motores de combusto interna, actualmente em circulao.

As razes assentam nos rendimentos muito superiores dos motores elctricos, bem como na capacidade de efectuarem frenagens regenerativas.

Por ltimo, uma abordagem acerca das tendncias futuras dos veculos elctricos. Neste cenrio, de referir tambm o contributo das fontes renovveis de energia elctrica na reduo das emisses de 1. INTRODUO poluentes para a atmosfera.

Embora o tema dos veculos elctricos tenha conhecido uma divulgao alargada, sobretudo nas duas ltimas dcadas, no se trata de uma novidade propriamente dita. No final do sculo XIX eram relativamente populares e, at finais da dcada de 1910, as suas vendas tiveram alguma expresso. Somente a partir da dcada de 30, os veculos elctricos desapareceram, devido aos desenvolvimentos

A tabela 1 apresenta uma comparao entre veculos elctricos e convencionais (baseados em motores trmicos) [2].

A proliferao dos veculos elctricos ser ditada pela aceitao dos utilizadores dos actuais meios de transportes (nos designados pases desenvolvidos tratase da

generalidade dos seus cidados).

|13

ARTIGOTCNICO

Tabela1 CaractersticasdeVeculosElctricoseConvencionais

Veculos Elctricos TipodeMotor FontedeEnergia PesoPrprio TransmissodePotncia Frenagem Rendimento ImpactosAmbientais CustoInicial CustosdeManuteno MotorElctrico Baterias,supercondensadores, clulasdecombustvel Elevado(fundamentalmente, devidosbaterias) devido s baterias) Podeprescindirdecaixade velocidades Regenerativa Elevado Reduzidos Elevado Reduzidos

Veculos c/Motores Trmicos / MotordeCombustoInterna GasolinaeGasleo Leves,emtermoscomparativos SistemadeEngrenagens(caixa develocidades) Dissipativa Baixo Elevados Mdio Muito Elevados

Tal significa que, no mnimo, os veculos elctricos tm de apresentar caractersticas semelhantes s dos actuais, baseados em motores trmicos, tais como: segurana, conforto, fiabilidade, robustez e desempenhos, com preos competitivos.

2.1. Sistema de Gesto de Energia

O sistema de gesto de energia (implementado pelo controlador) assume importncia fundamental, uma vez que o fluxo de energia, quer no modo motor baterias motor, quer no modo regenerativo motor baterias,

Para tal, muito tm contribudo os progressos obtidos, nos ltimos anos, nos seguintes domnios: electrnica de potncia (novas arquitecturas de conversores), mquinas elctricas (novas concepes de motores e evoluo dos materiais), sistemas de controlo (gesto optimizada dos fluxos de energia, com bons desempenhos na traco) e sistemas de armazenamento de energia.

dever ter sempre associado elevados rendimentos.

No funcionamento em modo regenerativo (perodos de desacelerao do veculo), a diminuio da energia cintica do veculo no se traduz em dissipao, mas antes em armazenamento de energia.

2.2. Sistema de Armazenamento de Energia 2. CARACTERSTICAS DOS VECULOS ELCTRICOS Actualmente, na questo da autonomia dos veculos Em termos bsicos, um veculo elctrico assenta na integrao dos seguintes componentes (Figura 1): sistema de gesto de energia; sistema de armazenamento de energia; sistema de propulso elctrica. Este facto explica a razo da generalidade dos fabricantes de automveis disponibilizarem apenas veculos hbridos (motor trmico + motor(es) elctrico(s)). elctricos reside o seu principal ponto fraco.

14|

ARTIGOTCNICO

Figura1 EstruturadeumVeculoElctrico(baseadoem[3])

No obstante a necessidade de grandes melhorias nas caractersticas dos sistemas de armazenamento de energia, h a registar evolues importantes nos ltimos anos.

primeiros mas tm valores superiores aos das clulas de combustvel.

So de referir os desenvolvimentos nas baterias baseadas Embora se afaste do tema principal a tratar neste artigo, feita, em seguida, uma breve referncia ao estado actual daqueles sistemas [2], [4]. b) Super Condensadores As principais caractersticas destes sistemas so: energia especfica (Wh/Kg); potncia especfica (W/Kg); densidade de energia (Wh/volume); densidade de potncia (W/volume); vida til (n de ciclos); temperatura de funcionamento ; custo. Possuem caractersticas importantes para permitir bons a) Baterias comportamentos dinmicos (potncia suficiente para as aceleraes e capacidade de recuperao de energia nas Tm valores de energia especfica superiores aos super condensadores e inferiores s clulas de combustvel. Tm ciclos de funcionamento mais elevados do que as No que se refere potncia especfica, so inferiores aos baterias. frenagens). Tm tempos de carga muito curtos. Apresentam valores muito elevados de potncia especfica., no entanto, tm valores baixos de energia especfica, pelo que so usados como complemento das baterias ou clulas de combustvel. em nquel (Ni) e ies de ltio (Li), principalmente nestas ltimas (elevada densidade de energia).

|15

ARTIGOTCNICO

c) Clulas de Combustvel

A Figura 2 ilustra a sua constituio: motor elctrico; conversor de potncia; controlador; sistema de transmisso mecnica.

Estes sistemas produzem energia elctrica, atravs da reaco qumica do hidrognio e oxignio, sendo o vapor de gua o nico produto da reaco.

O seu impacto ambiental nulo, apresentado rendimentos elevados. Tm elevados valores de energia especfica (superiores aos das baterias e super condensadores), mas baixos valores de potncia especfica (inferiores aos daqueles).

As exigncias impostas pelos veculos elctricos implicam motores com caractersticas particulares, sendo de destacar: elevadas densidades de potncia e de binrio, rendimentos altos em diferentes regimes de carga (no apenas o nominal) e custos moderados.

Continuam a ser alvo de pesquisas, com vista a melhorar as suas caractersticas e custos.

O sistema de propulso elctrica dever permitir dispor de elevadas potncias instantneas, com bons rendimentos, em todos os modos de funcionamento [3], [5].

2.3. Sistema de Propulso Elctrica

Na Figura 3 esto representadas as caractersticas mecnica (Tel(nr)) e de potncia (Pel(nr)) tpicas dos sistemas de

Os sistemas de propulso elctrica (drives) apresentam estruturas semelhantes s das drives industriais, em uso h j vrios anos. No entanto, atendendo s especificidades dos veculos elctricos arranques e paragens sucessivas, regimes de carga e condies ambientais distintas, etc. , as suas caractersticas so, em geral, muito diferentes das drives industriais [5]. sobre este sistema que se procurar incidir com mais detalhe.

propulso elctrica.

Est tambm includa a caracterstica mecnica tpica de um motor trmico (tracejado).

visvel a excelente adaptao dos sistemas elctricos aos requisitos de qualquer veculo de traco.

Figura2 EstruturaBsicadoSistemadePropulsoElctrica(setasacinzento:fluxodeenergia)

16|

ARTIGOTCNICO

Actualmente, as principais escolhas so as seguintes: Motor de Corrente Contnua (DC); Motor de Induo Trifsico; Motor Sncrono de manes de Permanentes; Motor Brushless DC; Motor de Relutncia Comutada.

3.1. Motor de Corrente Contnua (DC)

Historicamente, o incio da traco elctrica esteve intimamente associado ao motor srie (DC).
Figura3 CaractersticasdeVeculosElctricoseConvencionais

As razes prendemse com a sua caracterstica mecnica, No sistema elctrico so obtidos elevados binrios nas baixas velocidades; normalmente, acima da velocidade nominal do motor, o binrio desenvolvido decresce, mantendose aproximadamente constante a potncia desenvolvida. Esta zona de funcionamento zona de enfraquecimento do campo crucial em termos da gama de velocidades permitida. , pois, uma zona importante do funcionamento dos motores elctricos dos sistemas de propulso [ ] l l [3]. No entanto, os motores de corrente contnua convencionais Comparando com a caracterstica de um motor de combusto, h a salientar que o binrio desenvolvido no arranque inferior neste ltimo. apresentam rendimentos relativamente baixos, bem como baixas densidades de potncia, para alm de exigirem elevados nveis de manuteno (fiabilidade reduzida). Para tal, muito contribui a existncia do sistema colector/escovas, A zona d f i de funcionamento com potncia constante i conseguida, no caso dos motores trmicos, somente com a incluso de um sistema de transmisso mltipla, no sendo necessrio nos sistemas elctricos. Em certos casos, so usados motores DC de manes permanentes (no tm enrolamento de excitao, este substitudo por manes permanentes). De notar tambm que o valor nominal da potncia do motor de d combusto necessariamente mais elevado, ou seja, um b i i l d j veculo elctrico cujo funcionamento est circunscrito zona das baixas velocidades, ter associado um motor com menor potncia nominal [6]. Embora apresentem melhores rendimentos, no eliminam os inconvenientes do comutador mecnico (colector), para alm das limitaes de potncia e preo, associados aos manes permanentes. A ttulo de exemplo [7]: carro de golfe, sem controlo no modo de enfraquecimento de campo 3. TIPOS DE SISTEMAS DE PROPULSO ELCTRICA (apenas baixas velocidades). o qual impe tambm limites nas velocidades. So tambm de referir a utilizao de outras variantes clssicas de motores DC: excitao independente e shunt. vocacionada para as exigncias inerentes aos sistemas de traco, e com a simplicidade dos respectivos sistemas de controlo e da sua implementao (controlo independente do campo magntico e do binrio).

Os sistemas de propulso elctrica so caracterizados pelo tipo de motor associado.

|17

ARTIGOTCNICO

Normalmente, ambos os enrolamentos dos motores DC so equipados com conversores de potncia Choppers baseados em MOSFETs (Metal Oxide Semiconductor Field Effect Transistor) , permitindo o funcionamento em modo regenerativo (conversor ligado armadura) e na zona de enfraquecimento de campo (conversor ligado excitao) [7].

A capacidade de processamento necessria implementao dos sistemas de controlo por orientao de campo elevada, uma vez que estes se baseiam em modelos dinmicos do motor, fortemente no lineares, expressos em referenciais distintos. Tambm a variao dos parmetros do motor (em particular, a resistncia rotrica) tem importncia

determinante na eficcia destes sistemas de controlo.

Os

avanos

verificados

na

electrnica

de

potncia

Os conversores de potncia mais utilizados baseiamse em IGBTs (Insulated Gate Bipolar Transistor), sendo as tenses aplicadas ao motor obtidas por modulao de largura de impulsos (PWM).

(principalmente, a partir da dcada de 80 do sculo passado), permitiram a implementao de sistemas de controlo para mquinas de corrente alternada (AC), embora mais complexos do que no caso DC.

Os sistemas de controlo so actualmente baseados em Uma vez que so motores com concepes mais simples e robustas (menor manuteno e preo), com maiores densidades de potncia e rendimentos, tornaramse preferenciais aos tradicionais sistemas DC. A Figura 4 apresenta a estrutura dos inversores mais comuns. processadores digitais de sinal (DSP).

3.2. Motor de Induo Trifsico

So muito utilizados, atendendo sua simplicidade construtiva e robustez, principalmente a variante em gaiola de esquilo, apresentando rendimentos mais elevados relativamente aos motores DC.
Figura4 InversordeMotordeInduoTrifsico (setasavermelho:semicondutoresdepotnciacontrolados) ( t lh i d t d t i t l d )

Embora no possuam caractersticas naturais para a traco elctrica, a implementao de sistemas baseados no controlo vectorial controlo por orientao de campo permitiram melhorar os desempenhos dinmicos deste tipo de motores, possibilitando o funcionamento nas duas zonas indicadas na Figura 3: binrio constante e potncia constante.

Como referido, aos comportamentos dinmicos exigidos, acresce tambm os elevados rendimentos associados aos fluxos de energia modo motor e frenagem regenerativa.

So caractersticas fundamentais a garantir pelos sistemas de controlo, que continuam a ser alvo de investigao.

O controlo por orientao de campo assenta numa filosofia semelhante dos motores DC (controlo independente do fluxo e do binrio). No entanto, a sua implementao muito mais complexa, uma vez que, no motor de induo trifsico no existe um circuito prprio para a excitao ausncia de desacoplamento natural das grandezas fsicas (correntes) que controlam o campo magntico e o binrio. Estes motores, designados na literatura anglosaxnica por permanent magnet brushless AC motors, apresentam uma permanent motors configurao estatrica semelhante das mquinas AC polifsicas convencionais. 3.3. Motor Sncrono de manes de Permanentes

18|

ARTIGOTCNICO

A principal diferena reside no rotor, onde o enrolamento de excitao no existe, bem como o sistema de anis e escovas, sendo substitudo por manes permanentes com elevadas densidades de energia, em resultado dos progressos obtidos nas ltimas dcadas neste domnio.

Onde: Ld coeficiente de autoinduo longitudinal do enrolamento induzido; Lq coeficiente de autoinduo transversal do enrolamento induzido.

Actualmente, so de destacar os manes baseados em elementos de terras raras, em particular, ligas de neodmio, ferro e boro (NdFeB).

Deste modo, o binrio desenvolvido tem duas componentes: uma resultante da interaco do campo magntico fixo e do campo de reaco do induzido; uma segunda componente resultante do binrio de anisotropia.

Relativamente aos motores sncronos convencionais, tm maiores densidades de potncia (reduo de peso e volume), melhores rendimentos (eliminao das perdas rotricas), maior robustez e fiabilidade (ausncia de anis e escovas). Estes so motores com elevadas densidades de binrio. Em relao a estas ltimas, esto ao nvel dos motores de induo trifsicos, tendo ainda melhores rendimentos e maiores densidades de potncia [8]. Os conversores de potncia mais usuais assemelhamse aos anteriores, com tenses de alimentao reguladas pela tecnologia PWM. A Figura 5 apresenta dois cortes seccionais de configuraes destes motores. Os sistemas de controlo so baseados no controlo vectorial controlo do ngulo de binrio. Assim, na zona de funcionamento com binrio constante (baixas velocidades) Figura 3 so obtidos elevados valores de binrios.

A presena do campo constante do rotor no torna possvel o funcionamento no modo de enfraquecimento de campo, atravs dos sistemas de controlo usuais nas mquinas sncronas convencionais. Assim, o funcionamento na zona de velocidades elevadas (Figura 3) implica controlar a componente desmagnetizante do campo de reaco do induzido, em fase com a posio do campo rotrico
Figura5 MotorSncronodemanesPermanentes[8]

(componente longitudinal eixo d).

Os manes so colocados no interior da estrutura rotrica.

O desenvolvimento de novas estratgias de controlo das componentes da reaco do induzido eixos d, q (por ex.,

Por um lado, torna possveis velocidades mais elevadas, uma vez que a fixao dos manes permite suportar foras centrifugas mais elevadas; por outro lado, esta configurao dota t tipo de d t este ti d motores d caractersticas anisotrpicas t de t ti i t i (LdLq), mais concretamente, anisotropia inversa (Ld<Lq).

com maior imunidade s variaes dos parmetros do motor), que podem incluir novas configuraes de mquinas de manes permanentes, continua a ser alvo de interesse da investigao, com vista a melhorar as suas caractersticas [8].

|19

ARTIGOTCNICO

3.4. Motor Brushless DC

As caractersticas referidas das correntes estatricas, bem como a comutao electrnica, implicam a incluso de

Do ponto de vista construtivo, este tipo de motores tm uma estrutura semelhante aos motores DC convencionais, sendo eliminados o enrolamento da armadura e o sistema colector/escovas.

conversores de potncia e sistemas de controlo dedicados.

Estes ltimos so bastante mais simples do que no caso dos motores sncronos de manes permanentes [8], [9].

No rotor so colocados manes permanentes, semelhana dos motores anteriores.

3.5. Motor de Relutncia Comutada

Estes motores so muito semelhantes aos motores de passo Os enrolamentos do estator so alimentados por uma fonte exterior, sendo atravs destes que se d a entrada de energia elctrica. Com efeito, os enrolamentos do estator so alimentados H dois aspectos fundamentais a referir: com impulsos de corrente (uma fase de cada vez), em funo da posio do rotor, o que implica tambm a incluso de A funo de comutao do colector/escovas sensores de posicionamento rotrico. de relutncia varivel, necessitando de um conversor e controlador dedicados.

substituda por um sistema de comutao electrnica: a comutao das correntes nos enrolamentos do estator feita em funo do conhecimento, em cada instante, da posio do campo magntico rotrico. Normalmente, so utilizados sensores de efeito de Hall para este fim. A Figura 6 apresenta um corte seccional de uma configurao real deste tipo de motor. Atendendo configurao deste tipo de motores, a distribuio espacial do campo magntico do rotor no entreferro , em cada instante, do tipo rectangular (mais precisamente, trapezoidal). As correntes que circulam nos enrolamentos estatricos tm uma evoluo temporal do tipo rectangular (trapezoidal). Em Apresentam uma construo simples, robusta e fivel, semelhana dos motores AC anteriores.

comparao com distribuies de campos magnticos e correntes sinusoidais, com os mesmos valores de pico (motores anteriores), os binrios desenvolvidos so consideravelmente mais elevados, atendendo aos maiores valores eficazes. No entanto, existir uma maior componente alternada no binrio desenvolvido. Os circuitos magnticos do estator e do rotor so formados Deste modo, para alm das vantagens comuns aos motores sncronos de manes permanentes robustez, fiabilidade, elevados rendimentos h a salientar as elevadas densidades de potncia, superiores s dos motores anteriores. Os enrolamentos do estator so colocados em torno dos respectivos ncleos polares. De notar que na estrutura rotrica (plos salientes) no existem enrolamentos nem manes permanentes. por empilhamentos de chapas de materiais ferromagnticos.
Figura6 MotorTrifsicodeRelutnciaComutada(6plosno estator e4plosnorotor)[10]

20|

ARTIGOTCNICO

Tal como os motores brushless DC, caracterizamse por distribuies de campo no espao rectangulares. So mquinas anisotrpicas, cujo princpio de funcionamento assenta no desenvolvimento de um binrio de relutncia.

Como

tal,

farse

em

seguida,

uma

sntese

das

caractersticas dos sistemas baseados em motores AC, anteriormente apresentados. a) Robustez e simplicidade

Apresentam excelentes caractersticas para a traco binrios muito elevados nas baixas velocidades e zona de funcionamento com potncia constante caracterizada por intervalos alargados de velocidades.

Os sistemas com motores de induo trifsico e de relutncia comutada apresentam maior robustez e fiabilidade, com menor necessidade de operaes de manuteno. b) Rendimento, densidade de Potncia e binrio

Os

conversores

de

potncia

utilizados

apresentam dois

Os motores de manes permanentes tm os melhores rendimentos, bem como densidades de potncia e binrio, em particular, o motor brushless DC. De destacar tambm o motor de relutncia comutada em termos de densidade de binrio. bi i c) Custo Os motores de manes permanentes so os mais caros, essencialmente, devido ao custo dos manes permanentes. d) Conversores de potncia e sistema de controlo Os conversores dos motores de induo trifsicos e dos motores sncronos de manes permanentes apresentam

caractersticas

prprias:

usualmente,

existem

semicondutores de potncia por fase (por ex., IGBTs, MOSFETs), o que poder implicar um elevado nmero de semicondutores no conversor, no caso de motores com elevado nmero de fases. No entanto, como as correntes do estator tm forma rectangular (trapezoidal), as perdas de comutao nestes conversores so bastante inferiores s que ocorrem nos motores de induo e sncronos de manes permanentes. Isto permite a utilizao de semicondutores com valores nominais mais baixos, podendo compensar o acrscimo do nmero.

Os sistemas de controlo so bastante complexos, atendendo aos nveis de saturao que ocorrem no circuito magntico, particularmente, nas extremidades dos plos do estator.

estruturas semelhantes; os seus sistemas de controlo assentam no controlo vectorial, embora nos primeiros (controlo por orientao de campo) a sua implementao seja mais complexa, atendendo influncia que a variao dos parmetros do motor tem na sua eficcia. Nos motores de manes permanentes, o funcionamento no modo de enfraquecimento de campo implica a utilizao de estratgias prprias. Os conversores dos motores de relutncia comutada incluem, normalmente, um maior nmero de

O binrio desenvolvido no constante; existe uma componente alternada (ripple), principalmente nas

velocidades baixas, que tende a diminuir com o nmero de fases do motor. Uma outra desvantagem o rudo acstico. Aqui, as componentes mecnicas do motor tm tambm um papel importante na sua diminuio [10].

semicondutores de potncia (interruptores controlados), 3.6. Anlise Comparativa dos Diferentes Sistemas considerando o mesmo nmero de fases. Atendendo s no linearidades do circuito magntico destes motores, os Pelas razes j apresentadas, a utilizao dos motores DC convencionais nos veculos elctricos encontrase cada vez mais limitada, praticamente nas aplicaes de pequena potncia. sistemas de controlo so bastante complexos. e) Desempenhos

Os motores DC brushless e os motores de relutncia comutada desenvolvem binrios mais elevados nas baixas velocidades, com grandes intervalos de velocidade no

|21

ARTIGOTCNICO

funcionamento

com

potncia

constante.

Apresentam

aceitao

proliferao

dos

veculos

elctricos

excelentes desempenhos dinmicos, podendo prescindir da caixa de velocidades.

dependero de mltiplos factores, sendo de destacar os sociais, ambientais, econmicos e tecnolgicos. O papel dos estados de cada pas (por ex., atravs de incentivos fiscais

Como foi referido, a classificao dos sistemas DC, com base nos critrios apresentados, muito inferior dos sistemas AC, com excepo para os custos e conversores de potncia.

para aquisio de veculos elctricos) e dos fabricantes de automveis (segurana, fiabilidade, conforto, desempenhos) assumir importncia crucial.

4. CONCLUSES

A revitalizao dos veculos elctricos implica necessidades de desenvolvimentos em mltiplos domnios cientficos e

Os constrangimentos energticos presentes nas ltimas dcadas, quer ao nvel da limitao de recursos, quer pelos impactos ambientais associados s fontes convencionais, tornam as alternativas de transportes baseadas na propulso elctrica cada vez mas consistentes.

tecnolgicos, tais como: autonomia de alimentao, electrnica de potncia, mquinas elctricas e sistemas de controlo.

O desenvolvimento de sistemas de armazenamento de energia com maior autonomia ser determinante para a

Os motores DC foram os primeiros a ser aplicados na traco elctrica, devido s suas caractersticas naturais e

proliferao, a curto prazo, dos veculos hbridos e, a mdio/longo prazo, dos veculos puramente elctricos.

simplicidade dos sistemas de controlo. Os elevados nveis de manuteno exigidos, densidades de potncia e

Bibliografia
[1] Si Li i El Situ, Lixin, Electric V hi l D l i Vehicle Development: Th P The Past, P Present & Future, 3rd International Conference on Power Electronics Systems and Applications, 2009. [2] Gulhane, Mr. Vidyadhar , et al., A Scope for the Research and Development Activities on Electric Vehicle Technology in Pune

rendimentos relativamente baixos, a par da evoluo dos conversores de potncia e sistemas de controlo de motores AC, conduziram preferncia por estes ltimos.

O motor de induo trifsico, amplamente utilizado no sector industrial pela sua robustez, fiabilidade e custo, tambm uma opo clara para a traco, atendendo aos bons desempenhos dinmicos conseguidos atravs do controlo vectorial.

City, IEEE, 2006. [3] Chan, C.C., An Overview of Electric Vehicle Technology, Proceedings of the IEEE, Vol. 81, N9, September 1993. [4] Chan, C.C., The State of the Art of Electric, Hybrid, and Fuel Cell Vehicles, Proceedings of the IEEE, Vol. 95, N4, April 2007. [5] Nanda, Gaurav, Kar, Narayan, A Survey and Comparison of

Os motores de manes permanentes e de relutncia comutada tm vindo a ganhar terreno em relao ao motor de induo trifsico. Com efeito, aliam a fiabilidade deste a melhores rendimentos, densidades de potncia e binrio, e elevadas gamas de velocidade de funcionamento. Como desvantagens, o custo (motores de manes permanentes) e sistemas de controlo complexos (motores de relutncia comutada). apresentam, Os sistemas baseados o maior nestes motores de

Characteristics of Motor Drives Used in Electric Vehicles, IEEE, 2006. [6] Naunin, Dietrich, Electric Vehicles, IEEE, 1996. [7] Weiss, Helmut, Revitalization, Performance Measurement, and Improvement of Electric Vehicles, IEEE, 2008. [8] Krishnan, R., Electric Motor Drives Modeling, Analysis and Control, Prentice Hall, 2001. [9] Chan, C.C, et al., Novel Permanent Magnet Motor Drives for Electric Vehicles, IEEE Transactions on Industrial Electronics, vol.43, n2, April 1996. n 2, [10] Bill Drury, The Control Techniques Drives and Control Handbook, The Institution of Electrical Engineers, 2001.

actualmente,

potencial

desenvolvimento e de aplicaes futuras.

22|

ARTIGOTCNICO

LusPeixoto,SrgioFilipeCarvalhoRamos,Eng.s Televes /InstitutoSuperiordeEngenhariadoPorto

InfraEstruturas de Telecomunicaes em Edifcios (ITED) q O que mudar com o ITEDRNG?


A defesa dos interesses dos consumidores de comunicaes electrnicas passa por infraestruturas de telecomunicaes modernas, fiveis e adaptadas aos servios dos operadores pblicos. Sendo permitida a aplicao de apenas uma Caixa de Coluna, por piso, que albergar os cabos e equipamentos referentes s trs tecnologias Cabo Coaxial (CC), Fibra ptica (FO) e Par de Cobre (PC). Esperase que o instalador organize com rigor a colocao dos mesmos na caixa evitando os possveis com este pargrafo que se iniciam as prescries tcnicas do novo Manual de Infraestruturas de Telecomunicaes em Edifcios (ITED) alterado e renovado de acordo com as Novas Normas Europeias e sobretudo com a necessidade de se adaptarem os edifcios s Redes de Nova Gerao. Duas Fibras, dois Cabos coaxiais e um cabo Par de cobre na entrada do Armrio de Telecomunicaes Individual (ATI) so as cablagens mnimas obrigatrias para fraces O novo manual ITED no sendo um manual de ruptura relativamente ao 1 mesmo assim bastante inovador tanto em conceitos de infraestrutura como de equipamentos e respectivas especificaes. No caso de uma Moradia na ligao entre a Caixa de Entrada Moradia Unifamiliar (CEMU) e o ATI tornase apenas obrigatria a passagem de Cabo par de cobre Categoria 6, Afirmar que o novo manual ITED se relaciona com a obrigao de instalar fibra ptica nos edifcios tratase de uma afirmao bastante redutora daquilo que representa na realidade o novo Manual ITED. Por fogo habitacional, em cada diviso Quartos, e Sala ser obrigatria a instalao de uma Tomada Mista ( TV Para alm da introduo da fibra ptica, o novo manual introduz melhoras nas condutas, nos equipamentos, respectivas aplicaes e mtodos de comprovao, cujas principais diferenas para o anterior se pretendem destacar neste artigo. 52150 MHz + RJ45 Cat. 6 ) e ainda um Tomada RJ45. Na Cozinha reservase a obrigatoriedade de apenas uma Tomada Mista. sendo facultativa a instalao de cabo das restantes tecnologias, Fibra e Cabo Coaxial. autnomas presentes numa Instalao Colectiva. cruzamentos, respeitando raios de curva e identificando claramente todos os cabos.

Desde de logo se obriga instalao de um sistema colectivo de Antenas SMATV (Satellite Master Antenna Television) e um outro de CATV (Cable Television, ou Community Antenna Television) em edifcios que possuam 2 ou mais fogos.

A rede de CATV tem que obrigatoriamente partir em estrela desde o Armrio de Telecomunicaes do Edifcio (ATE) inferior enquanto que a rede de SMATV seguir a tipologia que melhor se adeqe ao edifcio, partindo normalmente do ATE superior em cascata de derivadores.
Tabela1 CaracterizaodasClassesedasCategoriasemPC

|23

ARTIGOTCNICO

A Zona de Acesso Privilegiada (ZAP) passa a ser obrigatria de colocao em qualquer fogo sendo no mnimo constituda por: Duas Tomadas Mistas (TV 52150 MHz + RJ45 Cat. 6); Duas Tomadas Fibra ptica.

Fibra ptica; Cabo Coaxial; Cabo Par de Cobre .

A fibra ptica a instalar nas ITED ser Monomodo e a conctica a utilizar ser SC/APC.

O cabo coaxial dever cumprir especificaes perfeitamente definidas at aos 3GHz e pelos limites especificados para a resistncia hmica, o condutor central ter que ser integralmente em Cobre.
Figura1 ExemplodeumatomadaZAP

A cablagem estruturada para o interior do edifcio dever Esta pequenssima abordagem sobre o Novo Manual ITEDRNG no poderia concluirse sem uma b d i l i breve referncia aos f i limites de qualidade dos mais influentes equipamentos que compem uma infraestrutura ITED: A figura 2 apresenta um diagrama ilustrativo do manual ITEDRNG num edifcio colectivo. garantir a Classe E de ligao em cabo de Cat6.

ITEDRNG Nova e diferente concepo de condutas

Figura2 DiagramaredesITEDnumedifciocolectivo.

24|

ARTIGOTCNICO

O novo paradigma da obrigatoriedade da instalao das trs tecnologias obrigar reestruturao das caixas, armrios, bastidores ou espao dedicados recepo e derivao da cablagem.

Com efeito, haver cada vez mais uma preocupao


Tabela2 CaracterizaodasTCDC(TecnologiasdeComunicao porDifuso,emcabocoaxial)

crescente em dotar os edifcios com espao suficiente para o alojamento dos equipamentos activos que sero necessrios alojar no seu interior.

O Armrio de Telecomunicaes de Edifcio (ATE), que constitui a fronteira entre a entrada dos diferentes operadores e a rede colectiva ter de ser convenientemente projectada de modo a alojar as trs categorias. Essa soluo poder passar pela previso de um espao (sala tcnica), armrio nico ou multiarmrio.

Relativamente ao Armrio de Telecomunicaes Interior (ATI), que faz parte da rede individual de tubagens, poder ser constitudo por uma ou duas caixas e pelos seus equipamentos (activos e passivos), de interligao entre a rede colectiva e a rede individual de cabos. O ATI poder ser
Tabela3 ClassesdeFibraptica

constitudo por um armrio bastidor, ficando a soluo ao critrio do projectista.

No que respeita utilizao especfica de tubos de seco circular, deverseo considerar a tubagem que consta das Normas EN 50086 2 2 ou EN 50086 2 4 onde so 5008622 5008624 especificados os tipos de tubos, bem como a respectiva adaptao ao local de instalao. No que concerne execuo dos projectos de infra estruturas de telecomunicaes, os projectistas vem reconhecidas e incrementadas as suas obrigaes e responsabilidades.

Ao projectista ser, pois, exigida responsabilidade pelo seu projecto at ao final da obra devendo efectuar o acompanhamento da execuo, dar todo o apoio ao instalador e dono de obra e, aps reconhecimento dos ensaios de funcionalidades por parte do instalador, assinar o livro de obra. A semelhana do que foi vertido pelo decreto lei 59/2000, o projecto ITED entregue nos servios
Tabela4 TiposdeTubosausarnasITEDs

municipais no carece de aprovao ou verificao prvia.

|25

ARTIGOTCNICO

Para cada tipo de edifcio, nomeadamente no que se refere sua utilizao, preverseo solues mnimas a adoptar em cada caso.

Memria Descritiva; Medies e mapa de quantidades dos trabalhos; Oramento; Fichas tcnicas.

Caber, no entanto, ao projectista, conjuntamente com o dono de obra, aferir das desejveis necessidades de telecomunicaes para os diversos tipos de edifcios tendo em conta o cumprimento dos requisitos mnimos Com entrada em vigor do Novo Manual de Infraestruturas de Telecomunicaes em Edifcios (Janeiro / Fevereiro de 2010), haver a obrigatoriedade para todos os tcnicos que trabalham nesta rea, projectistas e instaladores, em obter formao reconhecida nesta rea. O projecto de Infraestruturas de Telecomunicaes em Edifcios dever ser, tipicamente, um projecto de execuo, devendo obedecer ao artigo 70. do DecretoLei 123/2009, de 21 de Maio, ou seja, dever ser constitudo por: Informao identificadora do projectista ITED; Identificao do edifcio a que se destina, A actualizao de conhecimentos, aliado ao estrito cumprimento da legislao em vigor contribuir, sem precedentes, para a edificao de edifcios dotados de infra estruturas adequadas s actuais e futuras tecnologias de telecomunicaes.

estabelecidos para cada um deles.

nomeadamente a sua finalidade;

OBJECTIVOS GERAIS E ENQUADRAMENTO Promover competncias aos ps-graduados no mbito do projecto, execuo e fiscalizao de instalaes de infra-estruturas de telecomunicaes em edifcios e urbanizaes, sistemas de segurana, domtica e gesto tcnica centralizada. DESTINATRIOS O curso destina-se a bacharis e licenciados recm formados na rea da Engenharia Electrotcnica e/ou Engenharia Electrnica, assim como quadros no activo que pretendam adquirir competncias no mbito das telecomunicaes, segurana e domtica LOCAL ISEP Instituto Superior de Engenharia do Porto Rua Dr. Antnio Bernardino de Almeida, 431, 4200-072 Porto Tel: 228 340 500 Fax: 228 321 159 Info: jbc@isep.ipp.pt www.isep.ipp.pt www.dee.isep.ipp.pt

26|

ARTIGOTCNICO

EngAntnioAugustoArajoGomes InstitutoSuperiordeEngenhariadoPorto

Sistemas Automticos de Segurana Deteco de Monxido de Carbono


Resumo expostas a uma atmosfera susceptvel de lhes provocar intoxicaes e, at, mesmo a morte.
A segurana de pessoas e bens um aspecto fundamental na qualidade de vida das pessoas.

O Monxido de Carbono no se v, no se cheira, no se ouve, mas mata.

Os sistemas automticos de segurana em geral e os sistemas geral, automticos de deteco de Monxido de Carbono (CO) em particular, visam assegurar a proteco das pessoas em locais cuja qualidade atmosfrica as possa por em perigo.

2. Principais Fontes de Monxido de Carbono

O Monxido de Carbono (CO), que constitui a maior parte da


O Monxido de Carbono um gs inflamvel, que se mistura facilmente no ar ambiente, muito perigoso devido sua elevada toxicidade e que sendo i d i id d d inodoro, i l e i id no permite que incolor inspido, i os ocupantes das instalaes tenham conscincia de estar expostas a uma atmosfera susceptvel de lhes provocar intoxicaes e, at, mesmo a morte.

poluio do ar, resultado, essencialmente, da combusto incompleta de combustveis fsseis.

Os incndios florestais e o trfego rodovirio so os principais exemplos de fontes de poluio por Monxido de Carbono, podendo ser, tambm, formado por oxidao de poluentes orgnicos, tais como o metano.

O Monxido de Carbono, que constitui a maior parte da poluio do ar, resultado, essencialmente, da combusto incompleta de combustveis fsseis.

No sector residencial, muitos aparelhos usados no diaadia funcionam com base em combustveis slidos (lenhas,

O Monxido de Carbono forma com a hemoglobina do sangue, um composto mais estvel do que hemoglobina e o oxignio, podendo levar morte por asfixia. Concentraes abaixo de 400 ppm (parte por milho medida de concentrao) no ar causam dores de cabea e acima deste valor so potencialmente mortais.

carvo), lquidos (petrleo, gasleo) ou gasosos (gs natural, propano, butano ou GPL), cuja queima pode, tambm, ser fonte de CO, nomeadamente: Caldeiras (a lenha, carvo, gs e gasleo) Salamandras (a lenha ou carvo) Esquentadores (a gs) Aquecedores portteis (a GPL, ou a petrleo) Foges (a lenha, carvo e gs) Braseiras (a carvo)

O presente artigo aborda, em geral, a temtica da deteco de monxido de carbono, no que se refere aos aspectos

regulamentares, tcnicas e tecnolgicos da mesma, que possam servir as pessoas em geral e os projectistas e instaladores em particular.

As condutas e chamins obstrudas ou mal dimensionadas, 1. Monxido de Carbono provocando uma deficiente sada dos produtos da combusto, podem igualmente, motivar o aumento da O Monxido de Carbono (CO) formado pela combinao de um tomo de carbono e um tomo de oxignio. As garagens e aparcamentos de veculos automveis um gs extremamente perigoso devido sua elevada toxidade, que se mistura facilmente no ar ambiente, e que sendo inodoro, incolor e inspido, no permite que os ocupantes das instalaes tenham conscincia de estar cobertos so, igualmente, locais com elevado potencial produo e concentrao de Monxido de Carbono e, por conseguinte, de perigo potencial para as pessoas que os utilizam. concentrao de monxido carbono.

|27

ARTIGOTCNICO

3. Efeitos do Monxido de Carbono na Sade

Os grupos mais susceptveis aos efeitos do CO so as crianas, as pessoas idosas e as pessoas com doenas

O Monxido de Carbono (CO) penetra no organismo atravs da respirao e entra nos pulmes e no sangue, combinandose com a hemoglobina, diminuindo a

cardacas, respiratrias ou anemia. Os trabalhadores de garagens e polcias de trnsito esto muito expostos presena deste gs, pois os automveis libertam para a atmosfera elevadas quantidades de monxido de carbono. As nossas casas podem, igualmente, ter problemas de acumulao de CO, sendo que em Portugal entre os anos de

capacidade de transporte de oxignio dos pulmes at aos tecidos.

A exposio a este poluente traduzse em dificuldades respiratrias e asfixia, principalmente para os indivduos com problemas cardiovasculares. Para alm disso este poluente provoca tambm a diminuio da percepo visual, destreza manual e capacidade de trabalho.

1995 e 2003, o nmero de mortes ocorridas por efeito txico de monxido de carbono foi de 268, o que corresponde a quase 30 mortes por ano.

4. Proteco Geral Contra a Intoxicao por Monxido de Carbono

Existem dois tipos de intoxicao por monxido de carbono: A intoxicao crnica, cujos sintomas so dores de cabea, nuseas, vmitos e cansao, a qual se poder desenvolver de forma lenta e afecta pessoas Caso se verifique uma intoxicao por inalao de Monxido de Carbono, devero de imediato ser tomadas algumas medidas para proteco da vtima, nomeadamente: Arejar o local; Desligar os aparelhos que possam estar na origem do acidente; Evacuar a vtima para fora da atmosfera txica, o mais rapidamente possvel, e colocla em repouso,

habitualmente expostas s concentraes elevadas de CO; A intoxicao aguda, que provoca vertigens, fraqueza muscular, distrbios visuais, taquicardia, perturbaes de comportamento, desmaios e, no limite, o coma e mesmo a morte.

preferencialmente, deitada; Chamar os servios mdicos de emergncia

No que se refere ao sector residencial, a anlise dos acidentes resultantes de intoxicaes com CO, efectuadas com base nos dados do sistema EHLASS / Sistema Europeu de Vigilncia de Acidentes Domsticos e de Lazer, entre os anos de 1987 e 1999 mostra que a maioria dos acidentes/intoxicaes por gs ou Monxido de Carbono ocorrem no Outono/Inverno e tm a sua origem em equipamentos para aquecimento (por exemplo salamandras e caldeiras) que, normalmente por esquecimento, so deixadas acesas durante a noite. A perigosidade destes acidentes reflectese no elevado nmero de hospitalizaes e bitos registados anualmente, com origem no Monxido de Carbono (9% dos acidentes ocorridos por intoxicao / envenenamento). A taxa de letalidade (relao entre o numero de bitos e o nmero de vtimas) tambm elevada: 5%. Contudo, deverse sempre tomar medidas que permitam prevenir a ocorrncia deste tipo de acidentes que podero passar por: Garantir que os aparelhos de queima so instalados de acordo com as normas e especificaes tcnicos em vigor e por entidades reconhecidas; Proceder manuteno regular dos aparelhos que utilizem combustveis fsseis, recorrendo aos servios de entidades reconhecidas; Providenciar, periodicamente, inspeces s instalaes de gs, realizadas por entidades devidamente

reconhecidas para o efeito. Proceder limpeza regular dos queimadores dos foges a gs, caso estes apresentarem sinais de estarem obstrudos, no caso da mistura args no se efectuar nas melhores condies, originando maior produo de CO;

28|

ARTIGOTCNICO

No manter em funcionamento o motor do automvel dentro de uma garagem fechada, uma vez que a quantidade de CO libertada pode tornarse perigosa.

Edifcios (SCIE), no seu artigo 185., determina as caractersticas dos sistemas automticos de deteco de gs combustvel, nomeadamente no que se refere constituio dos mesmos.

No adquirir aparelhos que no respeitem as normas de segurana;

Assim um sistema de deteco automtica de Monxido de As medidas anteriormente mencionadas podero ser complementadas com a instalao de um Sistema de Deteco Automtica de Monxido de Carbono, que de uma forma autnoma e automtica detecta as concentraes perigosas de monxido de carbono e, de acordo com essas concentraes, promove medidas de sinalizao e de reduo desses nveis de concentrao, por extraco e/ou insuflao de ar. Carbono ser constitudo pelos seguintes elementos, devidamente homologados e compatveis entre si: Unidade de controlo e sinalizao; Detectores; Sinalizadores pticoacsticos; Transmissores de dados; Cabos Canalizaes

5. Deteco Automtica de Monxido de Carbono

A figura 1, mostra a arquitectura geral de um sistema de deteco de monxido de carbono:

5.1. Definio
Gesto Tcnica Centralizada

Um sistema de deteco e alarme de Monxido de Carbono (CO) uma instalao tcnica com a capacidade de medir e comparar automaticamente a concentrao de Monxido de Carbono, e quando essas concentraes atingirem valores acima dos valores prestabelecidos, sinalizar e executar todas as aces definidas como necessrias, para garantir o aviso e a proteco dos seres vivos.
Detectores Automticos

Unidade de Controlo e Sinalizao

Sinalizadores pticosAcsticos

Sistemas de Extraco/Insu flao Ar Outros Imputs

5.2. Enquadramento Regulamentar

O enquadramento regulamentar de segurana contra incndio em edifcios, encontrase definido pela Portaria n. 1532/2008 de 29 de Dezembro aprovou e publicou o Regulamento Tcnico de Segurana contra Incndio em Edifcios (SCIE), conforme determinado no artigo 15 do DecretoLei n. 220/2008 de 12 de Novembro que aprovou o regime jurdico da segurana contra incndios em edifcios (SCIE) e, que, entre outros aspectos, aborda a questo da deteco de gases e do controlo da poluio do ar. 5.3. Constituio Geral do Sistema Unidade de Controlo e Sinalizao
Alimentao Rede

Outros Outputs

Alimentao Emergncia

Figura1 ArquitecturaGeraldeumSistemaAutomticode DetecodeMonxidodeCarbono

A Unidade de Controlo e Sinalizao (Central de Deteco e O Regulamento Tcnico de Segurana Contra Incndio em Alarme) o crebro do sistema.

|29

ARTIGOTCNICO

um equipamento electrnico programvel, capaz de interpretar correctamente as informaes vindas dos detectores automticos e de outros tipos de inputs, de monitorizar o funcionamento dos diversos elementos e respectivos circuitos, gerar sinalizao e executar comandos, em conformidade com a programao predefinida.

tcnicas dos fabricantes dos equipamentos, de modo a verificar quais as reas de proteco efectivas dos mesmos.

c)

Altura de Colocao

O Monxido de carbono um gs menos denso que o ar, pelo que tem tendncia para subir e, por conseguinte,

As Unidade de Controlo e Sinalizao podem ser, em termos funcionais, divididas em dois grupos principais: Sistema de Zonas; So sistemas de pequenas dimenses em que as aces so definidas por zona. Sistema Enderevel. So sistemas de grandes dimenses em que as aces podem ser definidas por elemento.

acumularse na parte superior das instalaes. Gs Frmula VolumeMolar Densidadeem RelaoaoAr Monxido Carbono
Tabela1 CaractersticasdoMonxidodeCarbono

CO

22,40

0,967

O Regulamento Tcnico de Segurana contra Incndio em Detectores Edifcios (SCIE), no seu artigo 180. determina que os detectores do sistema automtico de monxido de carbono Tem como funo realizar a medio dos nveis de concentrao de monxido de carbono e de transmitir essa informao central. d) Sinalizadores pticoAcsticos devem ser instalados a uma altura de 1,5 m do pavimento.

a) Tecnologias

O Regulamento Tcnico de Segurana contra Incndio em Edifcios (SCIE), no seu artigo 180. determina quando for

As tecnologias deteco, varia de fabricantes pata fabricante de equipamento, mas, de um modo geral, as mais utilizadas so as seguintes: Electroqumicos; Pelistor; Catalitico Semicondutor.

atingida a concentrao de 200 ppm de monxido de carbono, as pessoas devem ser avisadas atravs de um alarme ptico e acstico colocado junto s entradas do espao em questo, por cima das portas de acesso e no interior nos ns de circulao.

A referida sinalizao realizada atravs de sinalizadores pticoacsticos, normalmente construdos em caixa

b) rea de Proteco

metlica, que possuiro no visor frontal a inscrio Atmosfera SaturadaCO, a qual ser iluminada em caso de

O Regulamento Tcnico de Segurana contra Incndio em Edifcios (SCIE), no seu artigo 180., determina que os detectores do sistema automtico de monxido de carbono devem ser distribudos uniformemente de modo a cobrir reas inferiores a 400 m por cada detector.

alarme e possuiro tambm, um avisador acstico incorporado, com som intermitente.

e) Canalizaes

Neste particular salientase o disposto no Artigo 77. Deverse, no entanto, ter em ateno as especificaes Proteco dos circuitos das instalaes de segurana,

30|

ARTIGOTCNICO

do Regulamento de Segurana Contra Incndio em Edifcios. . f) Alimentao de Energia Elctrica

No caso particular do Monxido de Carbono, quanto mais rpido for detectada a sua presena, menores sero os perigos e danos provocados por ele, podendo mesmo pouparse vidas.

O sistema de deteco automtica de monxido de carbono deve, em situao normal de funcionamento, ser alimentado pela rede elctrica 230V/50 Hz. No projecto e instalao de sistemas de segurana, em geral e, de deteco automtica de Monxido de Carbono, em particular, fundamental o conhecimento profundo dos O Regulamento Tcnico de Segurana contra Incndio em Edifcios (SCIE), no seu artigo 180. determina que o sistema automtico de deteco de monxido de carbono dever dispor de uma fonte local de energia, capaz de garantir o funcionamento do mesmo por um perodo no inferior a 60 minutos em caso de falha de energia da rede. aspectos regulamentares que enquadram a rea, assim como o conhecimento tcnico e tecnolgicos sobre os

equipamentos disponveis no mercado, de modo a garantir que os equipamentos especificados so os mais indicados, quer em termos caractersticas e qualidade, quer em termos econmicos.

g) Simbologia de Projecto

Cada vez mais, existem parques de estacionamento cobertos e os espaos para actividades de lazer e de compras so,

A simbologia a utilizar no projecto de Sistemas de Deteco Automtica de Monxido de Carbono a seguinte: Central de Deteco de Monxido de Carbono SinalizadordeAtmosferaPerigosa (CO) DetectordeMonxidodeCarbono

tambm, dotados de parques de estacionamento cobertos, potenciando o perigo de concentraes de CO perigosos para as pessoas.

A existncia de equipamentos de deteco automtica da presena de gases txicos confere s pessoas uma maior confiana nos espaos de utilizao e, consequentemente, uma maior qualidade de vida.

Devendo, em cada pea desenhada, constar da legenda os smbolos utilizados nessa pea.

A qualidade de vida e a proteco das pessoas constituem, cada vez mais, um processo concomitante das sociedades modernas, para isso contribuindo em geral os sistemas

6. Consideraes Finais

automticos de segurana e, em particular, os sistemas automticos de deteco de Monxido de Carbono.

Este artigo visou abordar aspectos regulamentares, tcnicos, tecnolgicos e conceptuais, ao nvel do projecto e da instalao de Sistemas Automticos de Deteco de Monxido de Carbono.

FontesdeInformaoRelevantes Fontes de Informao Relevantes


[1] DecretoLei n. 220/2008 de 12 de Novembro, regime jurdico da segurana contra incndios em edifcios. [2] Portaria n. 1532/2008 de 29 de Dezembro, Regulamento

Uma segura, fivel e rpida deteco de presena de gases txicos, que possam colocar em perigo a vida de pessoas e animais, um componente crucial de um conceito geral de sistemas de segurana e proteco.

Tcnico de Segurana contra Incndio em Edifcios. [3] www.dgge.pt [4] www.fichet.pt [5] Fire Protection Handbook, NFPA [6] www.nfpa.org

|31

ARTIGOTCNICO

EngRoqueFilipeMesquitaBrando InstitutoSuperiordeEngenhariadoPorto

Centrais Fotovoltaicas p p para a Microproduo


1. Enquadramento e reflectese no ambiente, devido produo crescente de Gases com Efeito de Estufa (GEE). Portugal, produz apenas uma pequena parte da energia que consome, toda a restante energia consumida importada. No ano de 2008 a potncia instalada em Portugal era de 14916 MW, sendo que 30,7% dessa potncia da Portugal apresenta uma forte dependncia energtica do exterior, das maiores da UE. responsabilidade das centrais hidroelctricas, 39,01% da responsabilidade de centrais termoelctricas e 30,29% referente a produo em regime especial (P.R.E.). De entre No explorando quaisquer recursos energticos fsseis no seu territrio desde 1995 (quando deixou de extrair carvo), a sua prpria produo de energia assenta exclusivamente no aproveitamento dos recursos renovveis, como sendo a gua, o vento, a biomassa e outros em menor escala. No entanto Portugal, excepo do Chipre, tem a melhor insolao anual de toda a Europa, com valores 70% Esta situao tem consequncias directas na nossa economia, uma vez que o custo dos combustveis fsseis importados encarece a produo de bens e servios em territrio nacional. Para alm disso tem tambm implicaes sociais, pois representa custos acrescidos para o consumidor superiores aos verificados na Alemanha. Esta diferena leva a que o custo da electricidade produzida em condies idnticas seja 40% menor em Portugal. Este aspecto uma enorme vantagem que tem de ser capitalizada. os P.R.E. destacamse os 2624 MW da responsabilidade de produtores elicos e apenas 50 MW instalados em sistemas fotovoltaicos [1].

Fig.1Irradiaosolar(kWh/m2)

|33

ARTIGOTCNICO

2. Produo Descentralizada

Entre 1990 e 1995 promoveu um programa de instalao de painis fotovoltaicos ligados rede em 1.000 telhados, vindo

Em Portugal, a produo de energia elctrica atravs de instalaes de pequena escala, utilizando fontes renovveis de energia ou processos de converso de elevada eficincia energtica, pode contribuir para uma alterao do panorama energtico portugus, de forte dependncia do exterior.

a atingir a marca de 2.250 equipamentos, com potncia mdia de 2,6 kWp por telhado, abrangendo mais de 40 cidades. Este projecto foi um sucesso, o que deu origem a um novo programa. O 100.000 telhados solares foi lanado, com o objectivo de alcanar 500 MW de gerao de energia solar [2]. No final de 2008 a Alemanha tinha mais de

Com a entrada em vigor do DecretoLei n 363/2007 de 2 de Novembro, cujo objecto o de estabelecer o regime jurdico aplicvel produo de electricidade por unidades de microproduo, a produo descentralizada, nomeadamente a produo atravs de centrais fotovoltaicas, atingiu uma grande dinmica.

5GW de potncia instalada de origem fotovoltaica, apresentando taxas de crescimento de 1,5 GW/ano.

3.

Componentes de uma Central Fotovoltaica

Como o dimensionamento de centrais de microproduo fotovoltaicas um assunto ainda novo mas em rpida

Com a produo mais prxima dos locais de consumo energtico consegue reduzirse os custos de transporte e distribuio, permitindo a autonomia e redundncia energtica.

evoluo, nomeadamente em termos de necessidade de instalao, a formao de todos os agentes envolvidos no processo ainda uma lacuna.

Com a ligao destes equipamentos de produo s redes de baixa tenso, o paradigma do sistema energtico muda.

normal

veremse

cometidos

alguns

erros

de

dimensionamento, instalao e operao dos sistemas.

Aspectos como a localizao, a escolha do inversor, a escolha As redes de baixa tenso passam a assumir um protagonismo cada vez maior em termos da obteno de uma maior eficincia econmica e energtica. A nvel mundial tambm h a preocupao da produo descentralizada, salientandose a Alemanha que foi um dos pases pioneiros na utilizao da energia fotovoltaica distribuda. do tipo de painel fotovoltaico a instalar, o estudo da estrutura de suporte, a anlise da potncia entrada (DC) e a injectar (AC) e a simulao do sistema antes da instalao so muitas vezes descurados pelos tcnicos e projectistas, mas que assumem uma importncia extrema para que o sistema escolhido funcione nas condies ptimas.

Fig.2Microproduo descentralizada

34|

ARTIGOTCNICO

a) Localizao

direco do Sul e a projeco da linha do sol, prximo do intervalo compreendido entre 150 Este e 208 Oeste.

O sistema fotovoltaico pode ser instalado em qualquer superfcie com boa exposio solar. O mesmo se passa se em vez de se analisar a radiao, se analisar a energia recebida. facilmente perceptvel pela Para optimizar o rendimento do sistema fotovoltaico, este adaptado s caractersticas arquitectnicas do edifcio, podendo ser instalado em telhados inclinados ou planos, integrados nas fachadas ou em campo aberto. A orientao dos painis tambm um aspecto muito importante. Como Portugal est situado no hemisfrio Norte a orientao ideal voltada para sul. figura 4 que o ponto de orientao em que a energia recebida maior com uma inclinao de 30 e orientada a Sul. No entanto possvel com uma inclinao e orientao diferentes obter a mesma energia.

A localizao da instalao muito importante para se poder realizar um projecto mais coerente e real. Cada local tem uma incidncia do sol distinta, alterando assim a produo de energia elctrica.

O estudo realizado na Alemanha, no Institut fr Solare Energiesysteme (ISE), em Fraunhofer [3] consegue dar uma perfeita noo da variao da radiao solar com o ngulo de inclinao e a sua orientao (figura 3). De salientar que o referido instituto trabalha no estudo de sistemas b) Inversor
Fig. 4 Variaodaenergiaproduzida.

fotovoltaicos h mais de 20 anos. Nos sistemas conectados rede, a corrente DC produzida A radiao tem o seu ponto mximo de incidncia quando orientado a Sul com uma inclinao de 30, mas conseguese ter praticamente a mesma radiao com variaes de ngulo de inclinao entre aproximadamente os 17 e os 43, bem como um ngulo azimutal, isto , ngulo formado entre a Para tal existem equipamentos, denominados por inversores, que fazem a converso de corrente contnua em corrente alternada, com caractersticas similares da rede elctrica, no que diz respeito tenso, frequncia, forma de onda, onda distoro harmnica etc harmnica, etc. pelos painis fotovoltaicos no pode ser ligada directamente rede elctrica elctrica.

Os inversores, como qualquer outro componente de um sistema fotovoltaico, devem dissipar o mnimo de potncia, produzir uma tenso com uma taxa de distoro harmnica baixa e em sincronismo com a rede elctrica, quando o sistema estiver conectado rede rede.

Fig. 3 VariaodaRadiaosolarkWh/m2

|35

ARTIGOTCNICO

No caso de inversores conectados rede elctrica, estes podem ser classificados em dois tipos, os que so comutados pela prpria rede, que utilizam o sinal da mesma para se sincronizarem e os autocomutados, onde um circuito electrnico no inversor controla e sincroniza o sinal ao sinal da rede.

Um dos critrios mais importantes na escolha do inversor o seu rendimento. Sendo este o elemento que converte a energia continua vinda dos painis fotovoltaicos em energia alternada, quanto maior for o seu rendimento menores sero as perdas da converso. Algumas marcas desenvolveram inversores especficos para serem usados em Portugal, no entanto dever ser escolhido um inversor com um rendimento superior a 95%, com invlucro resistente (aconselhvel IP 65) e com um bom sistema de refrigerao. O site www.renovaveisnahora.pt disponibiliza uma lista de inversores que se encontram certificados em Portugal. O produtor pode instalar um outro inversor, mas a certificao da instalao ficar pendente at ser apresentado o certificado de conformidade do equipamento. Com a elevada concorrncia que existe hoje em dia no mercado, uma anlise atenta aos painis disponveis poder trazer alguns ganhos nos custos de aquisio. No entanto, factores como o rendimento e o espao disponvel para a instalao, so tambm aspectos a ter em conta aquando da escolha dos painis fotovoltaicos a instalar. Existem vrios aspectos condicionantes da escolha dos inversores, mas no caso da microgerao um dos maiores factores que limitam a escolha dos inversores e o rendimento do sistema so as perdas por mismatch. A tenso DC mxima permitida entrada do inversor, a corrente mxima, o nmero de seguidores MPP e o nmero mximo de strings permitidas pelo inversor, importante para limitar a influncia das perdas por mismatch, so tambm dados que assumem elevada importncia aquando da seleco do inversor a aplicar na instalao. Outro aspecto importante na escolha dos painis A escolha dos painis fotovoltaicos a instalar deve atender a vrios factores, o primeiro deles o custo por Wp. c) Painel Fotovoltaico Fig. 5 Inversorderede

fotovoltaicos, so as perdas por efeito de mismatch. Estas perdas so causadas pela interligao entre as clulas solares ou entre os painis que no possuem caractersticas iguais, ou esto sujeitas(os) a condies diferentes. Estas perdas so um srio problema nos painis fotovoltaicos pois, a sada deste vai ser limitada pela clula ou clulas com as condies mais desfavorveis.

Fig. 6 Efeitodosombreamentonossistemasfotovoltaicos.

36|

ARTIGOTCNICO

Este fenmeno tambm acontece na interligao entre painis, sendo a srie de painis limitada em corrente pelo painel que tem menor valor de corrente e em tenso pelo menor valor de tenso das strings ligadas em paralelo.

Um outro aspecto importante, no caso de instalao em telhados o peso do sistema. preciso garantir que o peso da estrutura, painis e inversor no causem colapso da estrutura do edifcio.

Por exemplo quando um painel de uma string est coberto por sombras, o valor da corrente da srie de painis em que este est colocado vai ser limitado pela corrente deste, logo fica limitada a potncia da srie.

Se a opo da central passar pela instalao de seguidores solares, para movimentao mono axial ou bi axial, a estrutura de suporte ter que ser dimensionada para permitir a instalao dos motores necessrios realizao das deslocaes. Embora haja estudos que garantam ganhos

Desta forma a potncia superior produzida pelos painis no atingidos pelo sombreamento tem de ser dissipada o que leva a que existam locais nos painis em que a dissipao de potncia provoca aquecimento que pode danificar

de produo na ordem dos 25% com a instalao de sistemas dotados de seguidores solares, questes como o aumento da manuteno do sistema tero que ser ponderadas.

irreversivelmente um painel.

A resistncia aos ventos tambm uma caracterstica a ter em conta no dimensionamento da estrutura de suporte. Normalmente as estruturas so dimensionadas para suportar ventos at 150 Km/h e por isso nenhum dos apoios da estrutura de suporte dever ter menos de 10 cm de superfcie.

Fig. 7 Sombreamentodepainis

d) Estrutura de Suporte

As estruturas de suporte so fundamentais para a instalao de d uma central f l fotovoltaica, exigindo algum cuidado na l i i i d l id d escolha de entre as diversas variedades disponveis no mercado.

Uma anlise cuidada ao local de instalao da central para aferir se o terreno regular ou irregular, ou no caso de ser para i t l em t lh d se ele i li d ou no, instalao telhado l inclinado essencial para o correcto dimensionamento da estrutura de suporte.
Fig. 8 Exemplosdeestruturasdesuporte

|37

ARTIGOTCNICO

e) Potncia DC Vs Potncia AC

Com este software possvel simular o funcionamento da central e aferir qual o melhor posicionamento dos painis

Os painis fotovoltaicos so caracterizados pela sua potncia nominal mxima.

por forma a minimizar o efeito do sombreamento e a maximizar a energia produzida.

Essa potncia, que obrigatoriamente deve constar na ficha tcnica do produto, obtida em condies STC (Standard Test Conditions), ou seja, com uma radiao de 1000 W/m2, 25 C e AM=1,5.

Como essas condies quase nunca no se verificam em condies reais de instalao e como existem perdas nos equipamentos, aceitvel fazerse um

sobredimensionamento da potncia instalada por forma a se ter disponvel na sada a mxima potncia permitida para a instalao.

Em instalaes reais normal sobredimensionarse o nmero de painis a instalar, como forma de compensar este efeito.

No entanto, preciso ter algum cuidado com o sobredimensionamento por forma a no se ultrapassar a mxima potncia permitida entrada do inversor.

f) Simulao
Fig.9 Exemplodedadosobtidosdosimulador

A simulao do sistema dimensionado e a anlise dos relatrios produzidos pelo simulador devero assumir importncia crucial pois, possvel inferir da informaes sobre a viabilidade tcnica e econmica do projecto. Informao sobre a energia prevista ser produzida e sobre as perdas do sistema, so tambm informaes muito importantes de analisar porque so informaes vlidas para o clculo dos indicadores de viabilidade econmica do Existem inmeros simuladores disponibilizados no mercado, uns em verso freeware, outros em que necessria licena de instalao e utilizao. j d projecto em estudo. Um outro indicador importante dado pelo software o Performance Ratio (PR) do sistema fotovoltaico. Este indicador d informao sobre a relao de energia Um dos programas mais completos o PVSyst [4]. Desenvolvido pelo Institut of Environmental Sciences da Universidade de Genebra, este software permite o estudo, dimensionamento, simulao e anlise de dados de projectos fotovoltaicos. efectivamente produzida pelo sistema e a energia que seria produzida por um sistema ideal, a trabalhar nas condies STC. De li t STC D salientar que sistemas com PR superiores a 70% it i podem j ser considerados eficientes.

38|

ARTIGOTCNICO

Normalmente este tipo de softwares disponibiliza uma base de dados muito completa sobre as condies meteorolgicas dos diversos locais do planeta e possui informao sobre as caractersticas dos componentes dos inmeros fabricantes existentes no mercado.

comercializadores e instaladores deste tipo de sistemas de produo de energia.

Neste artigo foram abordados os aspectos aos quais se deve dar ateno aquando do dimensionamento de centrais fotovoltaicas.

A qualidade e fiabilidade dos resultados obtidos pela simulao tornam esta ferramenta indispensvel no dimensionamento deste tipo de sistemas. Dada a necessidade de se projectar e instalar estes sistemas com a mxima rapidez, alguns dos assuntos aqui abordados so descurados na prtica. No entanto, ficou provada a necessidade de um estudo cuidado de todos os

componentes do sistema pois s assim se consegue obter o mximo proveito das instalaes.

5.

REFERNCIAS

[1] REN, Dados Tcnicos Electricidade, Valores provisrios 2008 [2] WAED, www.localpower.org
Fig. 10 Energiaproduzida/perdasmensais

[3] Burger, Bruno, Auslegung und Dimensionierung von Wechselrichtern fr netzgekoppelte PVAnlagen, ISE,

4.

CONCLUSES

www.ise.fraunhofer.de [4] PVsyst, www.pvsyst.com

Dado o recente aumento de instalaes de microproduo, nomeadamente de centrais fotovoltaicas, e a rpida evoluo que se tem verificado nesta rea obrigam a uma cada vez maior necessidade d f d i id d de formao d projectistas, dos j i

|39

Publicidade

40|

ARTIGOTCNICO

Eng SniaViegas Astratec,Lighting Consultant

Sistema de Gesto de Iluminao LUTRON


1. INTRODUO 2. ILUMINAO

Os custos da construo dos edifcios e posteriormente a sua manuteno, so cada vez mais elevados.

Para os que possuem o sentido da viso, a iluminao um bem essencial, esta pode ser natural ou artificial, sendo sempre benfico privilegiar a iluminao natural, a

A dimenso e a densidade de ocupao, que hoje caracterizam os edifcios, os objectivos de flexibilidade de utilizao e conteno de custos de funcionamento, so cada vez mais uma necessidade, tornando indispensvel a racionalizao do projecto e a optimizao da explorao dos edifcios.

iluminao artificial tem sofrido evolues tecnolgicas com o passar dos anos, com origem na descoberta do fogo e desenvolvimento da energia elctrica, sendo que a iluminao foi o primeiro servio disponibilizado pelas empresas produtoras de electricidade.

A iluminao pode ser definida como o efeito visual obtido Quer sejam atravs de imposies legais, como os recentes diplomas relativos ao Sistema de Certificao Energtica (SCE), Regulamento das Caractersticas de Comportamento Trmico dos Edifcios (RCCTE) e Regulamento dos Sistemas Energticos de Climatizao em Edifcios (RSECE), quer surjam das prprias necessidades de evoluo da actual sociedade, assistimos a uma exigncia cada vez maior dos requisitos de conforto, de segurana e flexibilidade. Esta preocupao no se pode esgotar no correcto e eficaz projecto dos sistemas implementados, mas importante no descurar a sua performance ao longo do seu tempo de vida til dos Sistemas. O melhor ou pior desempenho energtico de um Sistema de iluminao depende essencialmente dos seguintes factores: A automatizao e integrao de sistemas nos edifcios um tema actual e que se vem tornando obrigatrio dadas as necessidades actuais de cumprir os requisitos energticos, de segurana, de conforto, de sustentabilidade e Eficincia dos diferentes componentes do sistema: lmpadas, balastros e armaduras; A utilizao dada instalao, sendo muito importante adequar o tipo de controlo utilizado e a luz natural disponvel; A manuteno efectuada nas instalaes. Para se fazer bom uso da iluminao, esta deve estar no local correcto, no tempo preciso, na intensidade e quantidade certa e com a cor e qualidade ideal, oferecendo condies de salubridade, conforto, segurana e eficincia energtica. no crebro dos observadores, resultante da luz ali existente, ou seja o nvel energtico existente nesse local, que o resultado da soma de todas as radiaes electromagnticas que l existem e cujas frequncias so visveis pelos seres humanos.

adaptabilidade em todas as fazes da vida de uma edificao: projecto, construo e utilizao, englobando a sua manuteno e remodelaes. De acordo com estas necessidades as caractersticas tecnolgicas evoluram desde os tempos em que no existia nenhuma automatizao nos edifcios, passando pelos sistemas centralizados em que, num nico ponto, era possvel saber o estado dos equipamentos do edifcio e exercer controlo sobre eles, mas sem integrao dos vrios sistemas, at aos sistemas de gesto integrados com arquitecturas distribudas.

Um dos grandes avanos tecnolgicos baseados em microprocessadores, foi criar a possibilidade de se efectuar um controlo inteligente da iluminao, proporcionando uma maior flexibilidade e oferecendo uma melhor gesto da iluminao. Atravs deste controlo possvel criar um ambiente esteticamente agradvel e, ao mesmo tempo, poupar energia.

|41

ARTIGOTCNICO

Os factores que tm influncia neste controlo podem ser o tipo de ocupao, as funes desenvolvidas no espao, a hora do dia e os nveis de iluminao exterior. Sendo um sistema de controlo dotado de inteligncia, este tem a capacidade de memorizao dos nveis de iluminao para efectuar ajustes automticos, ou seja, a programao dos cenrios de iluminao.

3. O SISTEMA DE GESTO DE ILUMINAO LUTRON

O Sistema de Controlo de Iluminao da LUTRON, que tem sido um dos pioneiros na regulao de iluminao, desde a dcada de 60, aps Joel Spira ter inventado o seu primeiro regulador em 1959.

Algumas caractersticas do Sistema LUTRON: O controlo de iluminao pode ser realizado com uma arquitectura independente ou em rede centralizada ou distribuda, sendo que uma arquitectura em rede tem mais vantagens, inclusive a da integrao com os restantes sistemas de gesto e controlo existentes no edifcio e flexibilidade da instalao. Poupana de energia com a regulao da potncia de fluxo; Capacidade para regular os vrios tipos de iluminao, assim como: 1. Incandescncia e Halogneo (230V, transformador magntico, transformador electrnico de Os reguladores de iluminao permitem o chamado arranque suave que por exemplo para as lmpadas incandescentes lhe pode prolongar o tempo de vida til que tendem a apresentar falhas de funcionamento quando so ligadas e o filamento sofre um choque trmico, podendo tambm oferecer proteco contra picos de corrente. Regular a iluminao tambm origina poupanas indirectas, com a reduo da carga trmica da iluminao e consequente economia energtica relacionada com os sistemas AVAC. fase

directa, transformador electrnico de fase inversa ELVI) 2. Fluorescncia Balastro electrnico regulvel

(analgico 110v, DSI ou DALI) 3. Non (transformador magntico) e LEDs Programao de vrios cenrios de iluminao; Transio gradual entre os vrios cenrios de iluminao, proporcionando maior conforto e tambm valorizando os aspectos decorativos; Possibilidade de utilizao de comando distncia por meio de infravermelhos;

42|

ARTIGOTCNICO

Possibilidade de integrao com outros sistemas (ex. Comandos de cortinas);

Quando as luzes esto desligadas, no h consumo de energia, logo a utilizao de TRIAC's para regulao do fluxo luminoso ir gerar poupanas energticas, relativamente ao tempo de vida til da lmpada, este no afectado pelo nmero de vezes que esta liga e desliga, mas sim pela temperatura que atinge, reduzir a temperatura aumenta o tempo de vida til da lmpada, tabela 1.

Possibilidade de gravao de cenrios para posterior simulao de presena, sendo que esta funo poder estar interligada com os sistemas de segurana;

Possibilidade de regulao automtica da iluminao atravs de relgio astronmico, detectores de presena e sensores de iluminao;

Filtro RTISS, RTISSTE e SOFTSWITCH para estabilidade da iluminao

Tabela1Relaodepoupanacomumalmpadaincandescente (extradodeLUTRON)

% de Luz A LUTRON efectua a regulao da iluminao atravs de TRIAC's, um TRIAC um interruptor de estado slido que abre e fecha 120 vezes/segundo. 90% 75% 50% 25%

Poupana Energtica 10% 20% 40% 60%

Vida til da Lmpada 2 vezes mais 4 vezes mais 20 vezes mais > 20 vezes mais

A regulao efectuada controlando a proporo do tempo da luz ligada versus desligada, quanto mais tempo o TRIAC est aberto mais brilhante a luz visvel, pelo contrrio, quanto mais tempo o TRIAC est fechado, mais tnue est a luz, ver figura 1.

Figura1 Relaodailuminaocomaposiodotriac (extradodeLUTRON)

|43

ARTIGOTCNICO

Utilizando este sistema de regulao e apesar de se ligarem e desligarem as luzes, este processo acontece de uma forma to rpida que no perceptvel para o olho humano, por outro lado a nossa percepo da luz superior ao real, ver figura 2.

A escolha do mtodo de controlo da luz elctrica (lmpadas) tem um papel importante para a regulao eficaz da iluminao.

Se se utilizar um controlo do tipo on/off, este no ser o mtodo mais eficaz, por outro lado um controlo

proporcional permite sadas de sinal adaptativas ao longo do tempo (dia), normalmente este o mtodo mais indicado para o controlo e regulao da iluminao, sendo assumido que a principal fonte de iluminao a da luz solar, nos casos que a fonte de luz uma mistura de luz solar com luz elctrica/artificial loop de controlo proporcional fechado, existem mtodos que permitem filtrar e eliminar totalmente o contributo da luz elctrica loop de controlo proporcional aberto. Assim, o posicionamento, a direco e da rea de vista do sensor de iluminao, so factores relevantes para a escolha do mtodo de controlo.

A Lutron usa o mtodo de controlo proporcional, o que pode ser configurado como em loop aberto ou fechado.
Figura2 Relaoentreluzperceptvelereal (extradodeLUTRON)

Quando se controla no mesmo sistema a regulao de cortinas/persianas e de luz elctrica (lmpadas), as cortinas

Para controlo da iluminao natural so utilizados sensores de luz (iluminao), que avaliam continuamente a luz do dia disponvel, para garantir o nvel de luz dentro um intervalo prdeterminado. pr determinado De modo geral os sensores de iluminao geral, respondem luz que incidente na superfcie do sensor, alm da luz directa do sol, que na maioria dos casos no se quer que seja reflectida nas superfcies, a outra fonte de luz natural proveniente da reflexo (e relativamente difusa) da luz solar no cu e nas nuvens.

/persianas tm uma sada de controlo on/off, enquanto que a iluminao elctrica regulada em loop de controlo proporcional, sendo que no fornecida ordem de abertura/fecho das cortinas/persianas enquanto os valores do sensor de iluminao se encontrarem no intervalo pr definido (banda morta do sistema), se o sinal do sensor de iluminao ultrapassar este intervalo, ento as

cortinas/persianas so actuadas para obter o valor central do intervalo, para garantir que no so dadas ordens constantes de actuao aos motores (vistos que esta aco seria muito

Para um controlo eficiente da luz natural dentro dos edifcios, necessrio orientar o sensor de iluminao (luz) de forma a que consiga medir a luz solar reflectida na proporo exacta em que varia nas superfcies que se pretendem controlar. O local ideal ser aquele em que o sensor consegue medir o mximo de iluminao solar mas solar, no influenciado por outras fontes exteriores de brilho (luz).

desagradvel para os utilizadores do espao e desgastante para os motores).

O sensor de iluminao converte a quantidade de luz detectada num sinal de corrente contnua que pode variar, por exemplo, entre 0 e 3 mA ao longo do dia, sendo que o sinal de sada do controlador proporcional que determina os nveis de regulao das lmpadas proporcional a este sinal,

44|

ARTIGOTCNICO

quanto mais elevado o sinal do sensor, mais baixo o nvel de iluminao elctrica. No controlo on/off so definidos trs nveis que correspondem luz incidente no sensor, que podem ser definidos como valor desejado, elevado e fraco, o intervalo de valores entre estes nveis deve ser grande o suficiente para fornecer a histerese do sistema (diferena mxima obtida entre as leituras de um ciclo de calibrao, expressa em percentagem do alcance), quando um determinado limiar ultrapassado, o sistema de controlo actua de forma a obter de novo valores aceitveis.

Utilizam correco de coseno espacial, o que representa correctamente as fontes de luz em vrios ngulos de incidncia;

ngulo de viso vertical de 60 graus e 180 graus na horizontal fornecem um amplo ngulo de viso adequada para sistemas de controlo proporcional;

A viso orientada para o lado, proporcionando direco ao sensor e tornandoo facilmente adaptvel a uma variedade de locais de montagem;

Grande alcance dinmico (0 a 20000 Lx) e resposta linear dentro deste intervalo.

A relao entre a iluminao fornecida pelos candeeiros de tecto e pelos candeeiros de p ou secretria, nem sempre muito boa, mas melhora medida que nos afastamos das janelas, ento deve escolherse como localizao Com sistemas de controlo centralizado de iluminao possvel efectuar comutao, regulao e gesto de energia e controle de sombra de forma centralizada ou localizada, gerir todo o sistema, incluindo a gesto da manuteno de agendamento, sistema de diagnstico e relatrios do estado da instalao, bem como a integrao com o SGIT de outros fabricantes pode ser realizada atravs de BACnet, Lonworks, RS232, ou CCI/CCO (entradas e sadas de contactos).

preferencial para o sensor de iluminao uma distncia de cerca de duas janelas para o interior da sala. Quando se controla simultaneamente as luzes e as cortinas, o sensor deve estar localizado mais prximo da janela para receber a influncia directa da janela a ser controlada, devendo ento localizarse o sensor distncia de cerca de uma janela.

A hora do nascer e do prdosol mudar todos os dias, o Antes de dar por terminada a instalao do sistema de controlo de iluminao, este deve ser calibrado, necessrio dizer ao sistema qual o nvel de iluminao desejado e definir o nvel a contribuio da iluminao artificial requerida para um dia tpico de iluminao natural, os valores medidos durante a noite ou com as As possibilidades de programao deste sistema tm as seguintes caractersticas: Programao de sequncias: sequncias de iluminao automticas disponveis para cada espao, as sequncias podem ter vrios passos e cada passo pode ter uma temporizao programada de 0,2 segundos a 90 minutos com incremento de 0,1 segundos; Parties: Controlo adaptativo da iluminao em espaos configurveis; Os sensores de iluminao da LUTRON tm as seguintes caractersticas: Uma resposta espectral que est perto de resposta do olho humano; Compensao da iluminao exterior: Seleco relgio astronmico integrado no sistema permite

programar eventos para o amanhecer e/ou anoitecer, enquanto que um programador horrio normal apenas permite criao de eventos a horas fixas.

cortinas/persianas fechadas (se forem do tipo blackout total), que definimos a contribuio da iluminao artificial sem influncia de qualquer iluminao natural, com toda a iluminao ligada, os valores medidos pelo sensor so registados, esta informao pode ento ser utilizada durante o dia para subtrair a contribuio da iluminao artificial medida continuamente pelo sensor, tornando o sistema dotado de um controlo proporcional em loop aberto.

automtica de cenas prprogramadas com regulao da iluminao artificial (lmpadas) e natural

(cortinas/persianas).

|45

ARTIGOTCNICO

JosJacintoFerreira,MiguelLeichsenringFranco,EngS InstitutoSuperiordeEngenhariadoPorto

Ascensores p g Optimizao Energtica


1. ENQUADRAMENTO Performance of Buildings (Desempenho Energtico de Edifcios)2 , transposta parcialmente para o direito nacional Segundo um estudo recente da Unio Europeia1 , o sector dos edifcios ser responsvel por cerca de 40% do consumo total de energia neste espao geogrfico. pelo DecretoLei n 78/2006 de 04 de Abril, e a Directiva 2005/32/CE de 06 de Julho de 2005 EuP Energy Using Products (Requisitos de concepo ecolgica dos produtos que consomem energia)3 . Cerca de 70% do consumo de energia deste sector verificar se nos edifcios residenciais. Os ascensores no so referidos explicitamente nestas duas directivas, quando se aborda a temtica do aumento da Em Portugal, mais de 28% da energia final e 60% da energia elctrica consumida em edifcios. Na Directiva EPB so referidos essencialmente equipamentos Por forma a dar cumprimento ao Protocolo de Kyoto, no qual se definiu uma drstica reduo da emisso de CO2, a Comunidade Europeia emanou vrias directivas que se relacionam directa ou indirectamente com a temtica da utilizao de energia. Na EuP, por sua vez, tambm no se indicam tcnicos dos edifcios como sistemas de aquecimento, climatizao e iluminao, bem como sistemas de eficincia energtica.

isolamento trmico dos edifcios.

especificamente os ascensores, embora sejam referidos por As mais importantes so entre outras, a Directiva 2002/91/CE de 16 de Dezembro de 2002 EPB Energy
1VerDirectiva2002/91/CEde16.12.2002.

exemplo motores elctricos, que faro parte integrante de um ascensor.

2O

objectivo desta directiva passa pela promoo da melhoria do desempenho energtico dos edifcios na Comunidade, tendo em conta as condies climticas

externas e as condies locais, bem como as exigncias em matria de clima interior e a rentabilidade econmica. Esta Directiva estabelece requisitos em termos de: a) enquadramento geral para uma metodologia de clculo do desempenho energtico integrado dos edifcios; b) aplicao de requisitos mnimos para o desempenho energtico de novos edifcios; c) aplicao de requisitos mnimos para o desempenho energtico dos grandes edifcios existentes que sejam sujeitos a importantes obras de renovao; d) certificao energtica dos edifcios; e) inspeco regular de caldeiras e instalaes de ar condicionado nos edifcios e, complementarmente, avaliao da instalao de aquecimento quando as caldeiras tenham mais de 15 anos. O DecretoLei n 78/2006 de 04 de Abril Sistema Nacional de Certificao Energtica e da Qualidade do Ar (SCE) transpe parcialmente para a ordem jurdica (SCE), nacional esta directiva comunitria, tendo como finalidade assegurar a aplicao regulamentar, nomeadamente no que respeita s condies de eficincia energtica, utilizao de sistemas de energias renovveis e, ainda, s condies de garantia da qualidade do ar interior, de acordo com as exigncias e disposies contidas em: a) Regulamento das Caractersticas de Comportamento Trmico dos Edifcios (RCCTE) DecretoLei 80/2006 de 04 de Abril, e b) Regulamento dos Sistemas Energticos e de Climatizao dos Edifcios (RSECE) DecretoLei 79/2006 de 04 de Abril.
3

Esta directiva cria um quadro de definio dos requisitos comunitrios de concepo ecolgica dos produtos consumidores de energia com o objectivo de

g garantir a livre circulao destes produtos nos mercado interno. p Prev ainda a definio de requisitos a observar pelos produtos consumidores de energia abrangidos por medidas de execuo, com vista sua colocao no mercado e/ou colocao em servio. Contribui para o desenvolvimento sustentvel, na medida em que aumenta a eficincia energtica e o nvel de proteco do ambiente, e permite ao mesmo tempo aumentar a segurana do fornecimento de energia. Nota: a presente directiva no aplicvel a meios de transporte de pessoas ou mercadorias.

|47

ARTIGOTCNICO

De acordo com um estudo da S.A.F.E Agncia Suia para a Utilizao Eficiente da Energia, realizado em 2005, os ascensores podem representar uma parte significativa do consumo de energia num edifcio (o consumo energtico de um ascensor poder representar em mdia 5% do consumo total de energia de um edifcio de escritrios). Na Suia estimase que o somatrio do consumo de energia dos cerca de 150.000 ascensores instalados represente cerca de 0,5% do total de 280 GWh de consumo energtico do pas.

2. O MODELO DE APOIO PARA A DETERMINAO DO CONSUMO ANUAL

Com o objectivo de desenvolver sugestes de optimizao energtica num dado ascensor j existente, com base no consumo energtico medido, optouse por recorrer norma alem VDI 4707:2009, publicada em Maro de 2009 pela Associao dos Engenheiros Alemes (Verein Deutscher Ingenieure). assim possvel realizar uma avaliao e classificao universal de e transparente com base da em eficincia critrios

A reduo do consumo de energia nos edifcios poder ser obtida atravs da melhoria das caractersticas construtivas, reduzindo dessa forma as necessidades energticas, atravs de medidas de gesto da procura, no sentido de reduzir os consumos na utilizao e atravs do recurso a equipamentos energeticamente mais eficientes.

energtica

ascensores,

standardizados.

2.1 Objectivos da norma

1. Permitir uma avaliao e classificao universal e transparente da eficincia energtica de ascensores,

No prembulo da Directiva EuP referese que a melhoria da eficincia energtica de que uma das opes disponveis consiste na utilizao final mais eficiente da electricidade considerada um contributo importante para a realizao dos objectivos de reduo das emisses de gases com efeito de estufa na Comunidade.

baseada em mtodos de clculo e teste dos seus consumos energticos; 2. Disponibilizar a construtores civis, arquitectos,

projectistas, empresas instaladoras e de manuteno de ascensores e a operadores um enquadramento que lhes permita incluir a procura de energia de ascensores na sua avaliao da eficincia energtica do edifcio e assim

Da que seja importante estudar tambm a optimizao energtica de ascensores.

seleccionar os equipamentos mais adequados; 3. Servir de base para um rating energtico de ascensores no mbito da eficincia energtica total do edifcio,

No presente artigo ser apresentado um resumo do estudo sobre o consumo energtico realizado a uma amostra composta por 20 ascensores elctricos instalados pela SchmittElevadores, Lda. em Portugal.

dando origem elaborao de um certificado energtico.

2.2 mbito da norma

A Norma VDI 4707:2009 aplicase avaliao e classificao Para a determinao do consumo anual de energia a partir dos dados obtidos, foi utilizado um modelo, desenvolvido com base na norma alem VDI 4707:20094. de novos ascensores de pessoas e de cargas, quanto sua eficincia energtica. Pode igualmente ser utilizada para a: a. determinao da eficincia energtica de ascensores j instalados; Com base nos dados obtidos foram ento identificadas diversas hipteses de optimizao, que podero e devero ser implementadas. b. comprovao dos parmetros fornecidos pelos

fabricantes de ascensores; c. determinao do consumo energtico estimado.

Paraumadescriomaisdetalhadaconsultaroponto2.

48|

ARTIGOTCNICO

2.3 Valores caractersticos

Estes dois valores de necessidade energtica determinam a classe de eficincia energtica do ascensor, dependendo da

A necessidade energtica, isto , o valor esperado de consumo de energia, calculado com base em determinadas premissas, pode ser caracterizada com base na: 1. Necessidade energtica de standby e 2. Necessidade energtica de manobra.

sua intensidade de utilizao.

Existem sete classes de necessidade energtica e de eficincia energtica, representadas pelas letras A a G. A classe A representa a menor necessidade energtica, e logo a melhor eficincia energtica.

A necessidade energtica de standby a necessidade energtica total do ascensor, quando este se encontra em modo standby, isto , quando o sistema de traco se encontra desligado.

A necessidade energtica global de um ascensor depende, para alm da sua concepo, especialmente da sua utilizao. Dependente do tipo de edifcio, da utilizao do ascensor e do nmero de passageiros, so definidas 5 categorias de utilizao que diferem entre si devido ao

S sero consideradas as partes do equipamento elctrico e os componentes que contribuem para a prontido de reaco e de funcionamento do ascensor (por exemplo, a iluminao da casa de mquinas e da caixa do ascensor no so consideradas).

tempo mdio de manobra dirio. Dependendo da parcela temporal entre a necessidade energtica de standby e de manobra, podem ser calculadas vrias classes de eficincia energtica para as 5 categorias de utilizao.

Na tabela 1 seguinte so apresentadas as 5 categorias de A necessidade energtica de manobra a necessidade energtica total do ascensor durante a manobra para um ciclo de manobras previamente definido e com uma determinada carga especfica. 2.4 Determinao O valor resultante da necessidade energtica especfica em mWh/(kg.m) est relacionada com a distncia percorrida em metros e com a carga nominal em kg. As necessidades energticas de standby podem ser determinadas por medio ou pela soma dos valores de A utilizao de cargas distintas da carga nominal para clculo da necessidade energtica especfica devem ser necessidades energticas individuais, desde que caractersticos das especificaes e dos valores utilizao, os tempos mdios de manobra e de standby, bem como exemplos de ascensores que se enquadram nessas categorias.

suficientemente conhecidos.

documentadas. As necessidades energticas de standby so determinadas 5 Estes valores de necessidade energtica especfica podem ser utilizados para comparar a eficincia energtica de diferentes ascensores. As necessidades energticas de manobra so determinadas para manobras de referncia utilizandose cargas individuais Dependendo dos valores de necessidade energtica, os ascensores so divididos em classes de necessidade energtica de standby e de manobra. com referncia carga nominal de acordo com a seguinte tabela 2. minutos aps a concluso da ltima manobra.

|49

ARTIGOTCNICO

Tabela1 CategoriasdeUtilizao deUtilizao Categoria de Utilizao


IntensidadedeUtilizao FrequnciadeUtilizao TempoMdiodeManobra (horas/pordia) TempoMdiodeStandby (horas/pordia) TipodeEdifcioe de Tipo de Edifcio e de Utilizao

1
Muitobaixa Muitorara 0,2(0,3) 23,8 Edifciode Edifcio de habitaocomat 6apartamentos

2
Baixa Rara 0,5(>0,31) 23,5 Edifciode Edifcio de habitaocomat 20apartamentos

3
Mdia Pontualmente 1,5(>12) 22,5 Edifciode Edifcio de habitaocomat 50apartamentos

4
Elevada Elevada 3(>24,5) 21 Edifciodehabitao Edifcio de habitao commaisde50 apartamentos

5
Muitoelevada Muitoelevada 6(>4,5) 18

Pequenoedifciode Pequenoedifciode Pequenoedifciode Pequenoedifciode escritriosede escritriosede escritriosede escritriosedeservios servios compouco servios com2a5 servios comat10 emalturacommaisde movimento pisos pisos 10pisos Pequenohotel Hoteldedimenso mdia Grandehotel

Pequenoedifciode escritriosedeservios em alturacommaisde100m

Hospitaldepequena oumdiadimenso Ascensordecarga compouco movimento Ascensordecarga commovimento mdio Ascensordecarga integradonoprocesso produtivocom1turno

GrandeHospital Ascensordecarga integrado noprocessoprodutivocom vriosturnos

As manobras de referncia so constitudas pelo seguinte ciclo de manobra:

realizadas com uma cabina vazia.

Para corrigir os valores em relao ao espectro de cargas 1. Incio da manobra de referncia com a porta do ascensor aberta; 2. Fechar a porta do ascensor; 3. Viagem para cima ou para baixo utilizando todo o curso do ascensor; 4. Abrir e fechar imediatamente a porta do ascensor; 5. Viagem para baixo ou para cima utilizando todo o curso do ascensor; 6. Abrir a porta; 7. Fim da manobra de referncia. Nota: o factor de carga no utilizado quando as necessidades energticas de manobra so determinadas tomando por b d base o espectro d cargas i di d na tabela 2 de indicado b l 2. As manobras de referncia so somadas de acordo com o rcio temporal indicado na tabela 1.
0% 20% 50% 75% 100% Tabela2 EspectrodeCargas Cargaem%dacarganominal %deManobras 50% 30% 10% 10% 0%

apresentados

na

tabela

em

cima,

as

necessidades

energticas de manobra determinadas com a cabina vazia so multiplicados pelos seguintes factores de carga: 0,7 para ascensores com contrapeso (peso da cabina mais 40% ou 50% da carga nominal); 1,2 para ascensores sem qualquer compensao ou com uma compensao at 30% do peso da cabina;

Para ascensores com uma massa de contrapeso igual ao peso da cabina mais 40% ou 50% da carga nominal, ou para ascensores com uma massa de compensao inferior a 30% do peso da cabina ou para ascensores sem qualquer compensao, as manobras de referncia podem ser

50|

ARTIGOTCNICO

As necessidades energticas de manobra podem ser determinadas por medio ou pelo somatrio de valores conhecidos de necessidades energticas individuais.

necessidades energticas por dia e os dias de operao por ano.

Procedimento de clculo: As necessidades energticas de manobra em Watthora (Wh) determinadas nas manobras de referncia so divididas pela carga nominal da cabina e pela distncia percorrida durante a manobra de referncia. Para garantir uma boa qualidade de dados, as manobras de referncia devero ser realizadas diversas vezes. 1. Carga nominal Q em kg 2. Necessidade energtica Pstandby em W 3. Necessidade energtica Emanobra em mWh/(kg.m) 4. Tempo de utilizao tmanobra em horas por dia 5. Distncia percorrida snominal em m durante o tempo de utilizao por dia 6. Snominal = Vnominal x tmanobra As medies dos valores de consumo de energia devem ser feitas a seguir ao interruptor principal do circuito de potncia e a seguir ao interruptor para os circuitos de iluminao. Obtmse assim a necessidade energtica diria: [1]

E s tan d by = Ps tan d by t s tan d by

[2]

A iluminao da casa de mquinas e da caixa do ascensor no sero consideradas, para a determinao do consumo de energia.

E manobra = E manobra ,especifico s no min al Q


E dia = E s tan d by + E manobra

[3]

[4]

Deverseo ter em conta tambm para efeitos de medio os circuitos elctricos de interligao de ascensores em grupo, devendose somar esses valores aos consumos em standby (proporcionalmente para cada ascensor do grupo).

As necessidades energticas nominais anuais so dadas por:

E Ano = E dia 365

[6]

2.5 Necessidades energticas e classes de eficincia Para alm dos circuitos e das cargas j mencionadas, podem existir ainda outros circuitos independentes para alimentar cargas necessrias para o funcionamento do ascensor (por exemplo aquecimento ou arrefecimento). Os valores de consumo de energia para estas cargas tm de ser igualmente determinados e documentados separadamente. As classes de eficincia energtica para um ascensor so As medies devem ocorrer em condies reais de funcionamento do ascensor, no se podendo desligar quaisquer cargas, que normalmente estejam activas durante o normal funcionamento do ascensor. determinadas a partir dos valores de consumo de energia em standby e em manobra, projectando a potncia em standby e a necessidade energtica em manobra com os tempos mdios de standby e viagem para a obteno do consumo dirio, de acordo com a tabela 1 e dividindo o valor obtido As necessidades energticas esperadas para operao de um ascensor podem ser projectadas calculando as necessidades energticas por ano usando os valores de necessidade energtica de standby e de manobra de acordo com a parcela temporal na categoria de utilizao do ascensor, as Obtmse assim a energia necessria total especfica para o ascensor. pelo nmero de metros percorridos e pela carga nominal. Ao ascensor atribudo uma classe de necessidade energtica tomando por base as tabelas 1 e 2, e de acordo com as necessidades energticas de standby e de manobra. energtica

|51

ARTIGOTCNICO

Para a atribuio das necessidades especficas de energia a classes de eficincia energtica, os valores limite para a manobra e para as necessidades de standby pertencentes a uma mesma classe so combinados de acordo com as tabelas 3 e 4 utilizandose a seguinte equao:

Tabela4 Classesdeeficinciaenergtica manobra Classesdenecessidadesenergticas manobra


Consumo energtico 0,56 0,84 1,26 especfico (mWh/(kg.m)) Classe A B C 1,89 2,80 4,20 > 4,20

E Ascensor ,max = E manobra ,max +

Ps tan d by ,max t s tan d by 1000 Q v no min al t manobra 3600


[7] Os valores caractersticos podero ser entregues pelo fabricante ao construtor ou utilizador do ascensor no mbito de um oramento. Se no foi indicada nenhuma categoria de 2.6 Certificado Energtico

Pstandby dever ser indicado em mW e tmanobra em h.


Tabela3 Classesdenecessidadeenergticas standby Classesdenecessidadesenergticas standby
Potncia /Output (W) Classe 50 100 200 400 800 1600 >1600

utilizao,

fabricante

poder

apresentar

valores

caractersticos para diferentes categorias. Estes valores podem ser apresentados num certificado energtico.

Na figura 1 apresentase um exemplo de um certificado energtico para um ascensor j existente:

Certificado Energtico para Ascensores segundo a norma VDI 4707 (Verso 03-2009)
Classe de Eficincia Energtica (VDI 4707): Nmero Ascensor: Tipo de Ascensor: Descrio: Local de Instalao: Cd. Postal Carga Nominal: Velocidade: Curso: N Pisos Valores medidos: VN106072 S casa de mquinas, suspenso central em E dficio Douro R da Boavista, 232 ua 4150-322 Porto 630 kg 1,0 m/s 15,00 m 6 Dias utilizao: Factor de carga: Potncia em stand-by Necessidade energtica para uma manobra de referncia seg. VDI 4707: Necessidade Energtica de Stand-by (VDI 4707): 100 W (Classe B) 414 kWh Categoria de Utilizao (VDI 4707) Intensidade de Utilizao: Tempo mdio de Manobra (horas por dia): elevada - elevada 3 (> 2 ... 4,5) Tempo mdio de stand-by (horas por dia): Tipo de Edifcio e de utilizao tpica: Edifcio de habitao com mais de 50 apartamentos; E difcio de escritrios em altura com mais de 10 pisos; Grande Hotel; Hospital de pequena ou mdia dimenso; Ascensor de carga integrado no processo produtivo com um turno 365 0,7 54,00 W

A B C D E
1,3518519

0 0 C 0 0

36,50 Wh

F G
365 Dias de operao por ano

0 0

Necessidade Energtica de Manobra (VDI 4707): 1,89 mWh/(mkg) (Classe D) 3357 kWh 4

Necessidades energticas anuais nominais de circuitos independentes: 3771 kWh

1,518518519 S p ,5 85 85 9 possvel comparar classes energticas dentro da mesma categoria de utilizao! p g g

21

Certificado elaborado em

28-06-2009
Data

por
Nome Assinatura e carimbo da empresa

Figura1 OCertificadoEnergtico

52|

ARTIGOTCNICO

3. IDENTIFICAO DE HIPTESES DE OPTIMIZAO

2. Os Displays nos patamares: os sinalizadores, com indicao do piso em que se encontra

Para se poderem adoptar as diferentes hipteses de optimizao que so em baixo propostas, terse de medir o seu impacto no consumo de energia, bem como determinar o seu impacto em termos econmicos.

momentaneamente o ascensor, bem como as setas de sinalizao esto continuamente com as lmpadas ou com os segmentos ligados.

Soluo: Recurso a leds para os displays nos patamares e 3.1 Ascensor em Standby dentro da cabina, eliminando dessa forma as pequenas lmpadas Dizse no prembulo da Directiva Comunitria EuP que como princpio geral, o consumo de energia dos produtos que consomem energia em estado de viglia ou desactivados dever ser reduzido ao mnimo necessrio para o seu funcionamento normal. 3. Painel de botoneira de cabina: situao idntica dos displays nos patamares, porquanto dentro da cabina tambm existem sinalizadores com indicao do piso em O consumo em standby provocado por vrios sistemas do ascensor: 1. O Comando do Ascensor: mesmo com a mquina imobilizada, o autmato do ascensor est sempre activo para poder reagir de imediato a um qualquer comando do exterior. Paralelamente estar a controlar 4. Variador de frequncia: quando o ascensor dotado de um sistema de variao de frequncia, o variador estar sempre activo, mesmo quando o ascensor no se encontra em movimento. Soluo: ver ponto anterior. que a cabina se encontra no momento produzidos incandescentes. actualmente Todos pela os ascensores

SchmittElevadores

possuem j esta soluo implementada.

continuamente todas as seguranas do ascensor. O(s) transformador(es) normalmente utilizados tm perdas, apesar de no haver qualquer solicitao directa.

Soluo: Aps anlise do padro de trfego do ascensor, Soluo: Aps anlise do padro de trfego do ascensor, desligar durante as horas mortas, algumas das funes do comando, introduzindo um modo sleep. Desta forma, ser possvel por exemplo selectivamente desligar alguns pisos do edifcio soluo aplicvel por exemplo num edifcio de escritrios, que funciona em pleno apenas entre as 08.00 horas e as 20.00 horas. Poderse desligar tambm algumas das funes de controlo e superviso do comando. Terse, contudo, de admitir um tempo de reaco maior, quando durante o modo sleep ocorrer algum comando externo. Quanto aos transformadores, prevse a instalao de fontes de alimentao mais eficientes, por exemplo atravs da aplicao de componentes de electrnica de potncia. Ambas as solues esto j contempladas na ltima gerao de comandos electrnicos, modelo Schmitt+Sohn 5. Cortina fotoelctrica ou clula fotoelctrica: sistema de proteco dos utentes, instalado na porta de cabina do ascensor. temporizar um perodo da noite em que o variador de frequncia colocado em modo sleep. Num prdio de habitao, este perodo ser tipicamente entre a 1.00 horas e as 6.00 horas da manh. O variador ficar durante esse perdo em modo sleep, sendo reactivado quando ocorrer um comando externo. O tempo de reaco do ascensor, perante um comando externo ser maior do que em modo contnuo de utilizao. Conseguese obter uma poupana de at 50% no consumo energtico provocado pelo variador de frequncia. Este sistema j se encontra implantado em todos os novos sistemas de elevao da Schmitt Elevadores, Lda.

Microtronic MC10.

|53

ARTIGOTCNICO

Soluo: Desligar o sistema de cortina fotoelctrica ou cortina fotoelctrica quando a porta de cabina se encontra fechada.

Soluo: Temporizar o extractor, isto , ele s dever ser activado quando a cabina iniciar uma manobra e dever desligarse 30 segundos aps a ltima manobra.

6. Luz de cabina: em muitos ascensores, principalmente em ascensores sem porta de cabina, a luz de cabina encontrase permanentemente acesa, mesmo quando o ascensor no se encontra em movimento.

10. Sistema de comunicao bidireccional: desde 1998, com a introduo da Directiva Ascensores, obrigatria a instalao de um sistema de comunicao bi direccional entre a cabina do ascensor e uma central de atendimento permanente, 24 horas por dia, 365 dias

Soluo 1: Eliminar a iluminao permanentemente acesa na cabina. Atravs de um temporizador, desligar a iluminao 3 minutos aps a ltima manobra realizada.

por ano, para todos os ascensores instalados a partir dessa data.

Soluo: dado se tratar de um sistema de segurana, Soluo 2: Recurso a leds para iluminao da cabina, substituindo as lmpadas fluorescentes, incandescentes ou de halogneo existentes. Estas lmpadas led tm o mesmo formato das lmpadas de halogneo ou das lmpadas fluorescentes (leds em forma tubolar). recomendase que o sistema no seja desligado ou colocado em modo sleep. A poupana energtica poder ser obtida atravs da aplicao de sistemas com fontes de alimentao mais eficientes, o que j est a ocorrer nos novos sistemas da SchmittElevadores, Lda.

7. Motor da porta de cabina: est constantemente em carga, para garantir que a porta de cabina se mantm fechada.

3.2 Ascensor em movimento

Hipteses para a reduo do consumo de energia com o ascensor em movimento:

Soluo: A porta de patamar manterse fechada, mesmo que a porta de cabina no esteja em carga. Logo, poderse desligar o motor da porta de cabina 2 minutos aps a ltima manobra realizada. Desta forma o motor da porta de cabina deixa de estar 1. Modernizao de ascensores existentes, atravs da substituio de mquinas com redutor (de 1 ou 2 velocidades) por mquinas sem redutor (geearlss), mas com controlo por variao de frequncia.

permanentemente em carga e a consumir energia. 2. A aplicao de variadores de velocidade por variao de 8. Sistema de excesso de carga: sistema electrnico que controla a carga mxima que pode entrar na cabina, estando continuamente ligado. frequncia em ascensores com sistemas de traco por mquinas de 1 ou 2 velocidades permitir uma reduo (estimada pelos fabricantes de mquinas) de at 30% no consumo de energia. Paralelamente aumentase o Soluo: Desligar o sistema de excesso de carga 3 minutos aps a ltima manobra; conforto de utilizao do ascensor (menores rudos e menores vibraes), garantese uma paragem mais nivelada ao piso e um menor desgaste mecnico do 9. Extractor instalado no tecto da cabina: quando o ascensor for dotado de um extractor, este poder estar continuamente ligado. ascensor (os arranques e as paragens do ascensor so muito menos bruscas). Dever recorrerse a variadores de frequncia de ltima gerao (VEV Variadores Electrnicos Regenerativos), que produziro menores perdas.

54|

ARTIGOTCNICO

Este sistema de gesto de trfego disponibilizar ento 3. Prever sistemas de reinjeco de energia gerada pela mquina na rede (Recuperao de Energia). o(s) ascensor(es) necessrio(s), optimizando o nmero de manobras a realizar pelos ascensores e distribuindo os passageiros a transportar pelos diferentes ascensores Um ascensor ideal deveria reinjectar na rede, em movimento ascendente, a mesma energia que consumiu anteriormente descida (carga mnima e carga mxima, respectivamente, em ascensores elctricos). Apresentamse em seguida outras aces, que embora no A relao energia reinjectada face energia absorvida seria ento de 1:1. Mas um ascensor real tem perdas devido acelerao, travagem, paragem, aos atritos e ao prprio sistema de traco. Esta energia no recupervel. Assim, o grau de recuperao de energia (relao entre a energia reinjectada durante a viagem ascendente dividida pela energia necessria para ambas as manobras subida e descida) no ultrapassa normalmente os 50%. Em ascensores de dimenses reduzidas o grau de recuperao de energia no ultrapassar os 30%. Logo, s far sentido (do ponto de vista econmico e energtico) a instalao de um sistema de reinjeco em ascensores de grandes cargas e que realizem muitas manobras. 4. Sistema de ventilao forada da caixa do ascensor controlado por termstato, para minimizar as perdas 4. Recurso a comandos electrnicos, que adaptem o seu funcionamento a uma melhor gesto do trfego, por exemplo, atravs do funcionamento em grupo. 5. Instalao de luminrias de baixo consumo nos patamares, Em edifcios de habitao, com dois ou mais ascensores numa mesma caixa instalados antes dos anos 90, tipicamente cada ascensor funciona em autonomia. Atravs da modernizao do comando, mediante a instalao de um comando electrnico em grupo, ser possvel fazer a gesto de funcionamento da bateria. Desta forma ser enviado apenas um ascensor de cada vez a cada solicitao, colocandose em movimento o ascensor que se encontrar mais prximo do local onde foi enviado o comando externo. A avaliao do padro de trfego poder ser feita no prprio ascensor ou por um sistema de gesto de trfego centralizado no edifcio, quando este tem vrios ascensores instalados. 2. Para se atingir o objectivo universal de utilizao racional de energia (elctrica) num edifcio, no se dever 1. A concepo de ascensores eficientes em termos de energia contribuir para um menor impacto ambiental; Em termos gerais possvel extrair as seguintes concluses: 4.1 Concluses Gerais 4. CONCLUSES podendo o seu accionamento ser calorficas; 3. Sistema de arrefecimento da casa de mquinas controlado por termstato; 2. Instalao de luminrias de baixo consumo na caixa do ascensor; 1. Instalao de luminrias de baixo consumo na casa de mquinas do ascensor (quando esta existir); estando relacionadas directamente com o funcionamento do ascensor, permitiro uma reduo do consumo de energia no edifcio e no s especificamente no ascensor: 3.3 Outras aces existentes no edifcio.

comandado por sensores de movimento;

|55

ARTIGOTCNICO

analisar apenas a eficincia energtica, mas tambm o balano energtico. Assim, no caso dos ascensores, deverse ter em conta, para alm do perodo de operao, tambm o fabrico e a manuteno dos mesmos, o fornecimento de matriasprimas, bem como a sua reciclagem: a anlise do ciclo de vida do produto.

Efficient Energy Use), vrios estudos sobre a eficincia energtica de ascensores;

5. Verificamse diversas barreiras adopo de ascensores eficientes em termos energticos:

a) O Comprador e o utilizador do ascensor no tm 3. A norma VDI4707:2009 apenas analisa a eficincia energtica de ascensores. Contudo, para a avaliao da eficincia energtica do sistema edifcio com interesses coincidentes: Na grande maioria das situaes, o ascensor no fornecido directamente ao cliente final, mas a uma empreiteiro geral que o incorpora no edifcio. Este orientase

ascensor(es) deverseo considerar ainda outros critrios (no abrangidos pela referida norma), como por exemplo as perdas calorficas atravs da ventilao (obrigatria) da caixa do ascensor.

fundamentalmente pelo preo de aquisio do ascensor e no pelos custos de energia elctrica e de operao que este venha a provocar no futuro, que ser sempre suportado pelo utilizador.

4. Verificouse que a temtica da eficincia energtica ainda pouco explorada pela indstria de ascensores, seja atravs da incorporao nos ascensores das novas tecnologias j disponveis em outras aplicaes, seja atravs da divulgao de informao relevante em termos do desempenho energtico dos equipamentos comercializados. Existem ainda muito poucos estudos realizados neste mbito na Europa, com uma notvel excepo da Sua que tem vindo a patrocinar, atravs de uma organizao estatal (a SAFE Swiss Agency for Pelo que se recomenda uma sensibilizao do cliente final bem como de projectistas (arquitectos e gabinetes de engenharia). b) Em edifcios existentes, ocorre uma grande

resistncia incorporao de novos componentes que possam por em causa a operao e a disponibilidade dos ascensores existentes. Em novos edifcios mais fcil incorporar as novas tecnologias.

Distribuiodeconsumosemfunoda categoriadeutilizao
5 4 3 Standby 2 1 0% 1 Manobra Standby 34,8% 65,2% 20% 2 44,4% 55,6% 40% 3 69,4% 30,6% 60% 4 88,4% 11,6% 80% 5 88,3% 11,7% 100% Manobra

Figura2 Distribuiodeconsumosanuaisemfunodacategoriadeutilizao

56|

ARTIGOTCNICO

6. Recomendase

que

consumo

energtico

dos

sistemas de reinjeco de energia: o consumo em stand by representa apenas cerca de 12% do consumo total.

ascensores seja considerado tambm no mbito do Regulamento dos Sistemas Energticos e de Climatizao dos Edifcios (RSECE) DecretoLei 79/2006 de 04 de Abril. Dessa forma existiria desde logo uma maior ateno na fase de projecto por parte dos projectistas relativamente aplicao de ascensores eficientes energeticamente, para que pudessem ver aprovado o seu projecto.

2. Do total dos 20 ascensores elctricos estudados apenas 2 apresentam uma classe de eficincia energtica A. So precisamente os 2 ascensores que so equipados com mquinas com redutor, mas com apenas uma velocidade e sem velocidade varivel por variao de frequncia. Estando numa categoria de utilizao 1, ambos os ascensores tm um baixo consumo de standby. Contudo

4.2 Concluses Especficas

do ponto de vista do conforto, da segurana devido ao facto de terem uma mquina com apenas uma

A partir do estudo da amostra de 20 ascensores elctricos possvel identificar as seguintes concluses:

velocidade, no se consegue uma paragem nivelada ao piso, havendo normalmente um degrau sada da cabina do rudo (actuao dos contactores e dos traves) e do

1. O consumo do ascensor em standby (estado em que se encontra o ascensor quando no est em movimento, ascendente ou descendente), pode variar entre 12% e 65% do consumo total de energia anual do mesmo ascensor, em funo da categoria de utilizao do mesmo. Do grfico possvel concluir que quanto menor for a categoria de utilizao, mais relevante se torna o consumo energtico de um ascensor em standby ao longo de um ano, pelo que o investimento a realizar na melhoria d eficincia energtica se d lh i da fi i i i deve concentrar em todas as medidas que possam reduzir o consumo em standby. Assim, para a categoria de utilizao 1 (intensidade de utilizao muito baixa e frequncia de utilizao muito baixa) a que corresponde, por exemplo, um edifcio de habitao (que representar a situao com o maior nmero d ascensores i i de instalados em l d Portugal), o consumo anual de energia em standby representa 65% do consumo energtico total do ascensor. Por outro lado, quanto maior for a intensidade de utilizao e a frequncia de utilizao, maior o consumo energtico durante a manobra. Na categoria de utilizao 5 ( tili (correspondente a um grande h it l ou um d t d hospital grande edifcio de escritrios) valer a pena concentrar os esforos de investimento em melhorias no

desgaste do material recomendarseia a substituio da mquina e a aplicao de um sistema de variao de velocidade por variao de frequncia.

3. Do estudo realizado, podese concluir ainda que muito difcil, se no impossvel, atingir a classe de eficincia energtica A, em ascensores com categorias de utilizao de 1 a 3. Para as categorias mais elevadas s se conseguir atingir a classe de eficincia energtica A, recorrendo a um sistema de reinjeco de energia.

4. Para alm da avaliao da optimizao energtica dever ser realizada tambm a avaliao econmica. Para a grande maioria das situaes estudadas o investimento s se amortiza passados mais de 5 anos, pelo que a realizao desse investimento far sentido quando se pretender modernizar o equipamento (por fadiga dos materiais, por exemplo) ou como forma de aumentar o conforto, a segurana e diminuir o rudo e o desgaste do ascensor, ou por alguma imposio legal.

5. Estimase que em Portugal, dos cerca de 120.000 ascensores instalados, cerca de 90% ainda foram instalados com tecnologias menos eficientes do ponto de vista energtico, pelo que existe um grande potencial de poupana no consumo de energia elctrica.

desempenho energtico das mquinas de traco e em

|57

ARTIGOTCNICO

6. Os resultados obtidos podero contribuir para a formao de um critrio de qualidade para ascensores e para a sua operao, e dessa forma para uma gesto sustentvel.

[4]

CASTANHEIRA, Lus; BORGES GOUVEIA, Joaquim Energia, Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel. Porto, Spi Sociedade Portuguesa de Inovao, 2004. ISBN 972858945X.

[5] 5. BIBLIOGRAFIA

CIAS, Vtor; FERNANDES, Susana Reabilitao Energtica dos Edifcios: Porqu? Oz Diagnstico Levantamento e Controlo de Qualidade em Estruturas

[1]

ALMEIDA, Anbal, PATRO, Carlos, FONSECA, Paula, MOURA, Pedro Manual de boas prticas de eficincia energtica. Lisboa, ISR Departamento de Engenharia Electrotcnica e de Computadores Universidade de Coimbra e BCSD Portugal Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentvel, 2005. [7] [6]

e Fundaes, Lda, 2006. KNTSCHER, Dietmar Energiesparende

Aufzugsysteme LiftReport n2 Ano 32, 2006. FITZGERALD, A.; KINGSLEY, Charles; UMANS, Stephen Electric Machinery. Nova Iorque, McGraw Hill, 2003. ISBN 0071230106. [8] FRANCHI, C. Acionamentos Elctricos. Editora rica, Ltda, 2007. ISBN 9788536501499. [9] GAMBOA, Jos Ascensores e Elevadores. Lisboa, Rei dos Livros, 2005. ISBN 9725110072. [10] JANOVSKY, Lumomr Elevator Mechanical Design. 3 Edio. Mobile USA, Elevator World, Inc., 1999. ISBN 1 886536260.

[2]

BARNEY, Gina Elevator Traffic Handbook Theory and Practice. Nova Iorque, Spon Press, 2003. ISBN 0 41527476I.

[3]

BOLLA, Mario Verbesserung der Energieeffizienz von Aufzgen und Frderanlagen durch Entwicklung eines Neuartigen Frequenzumformers Jahresbericht 2007. Seftigen, Bundesamt fr Energie, Suia, 2007.

58|

LEGISLAO

Segurana Contra Incndio em Edifcios


Sntese dos principiais diplomas:

o DecretoLei n. 220/2008, de 12 de Novembro Estabelece o regime jurdico da segurana contra incndios em edifcios (SCIE).

o P t i n. 1532/2008 d 29 d D Portaria 1532/2008, de de Dezembro b Aprova e publica o Regulamento Tcnico de Segurana contra Incndio em Edifcios (SCIE).

o Despacho n. 2074/2009, de 15 de Janeiro Define os critrios tcnicos para determinao da densidade de carga de incndio modificada, para efeitos do disposto nas alneas g) e h) do n. 2 do artigo 12. do Decreto Lei n. 220/2008, de 12 de Novembro.

o Portaria n. 64/2009, de 22 de Janeiro Estabelece o regime de credenciao de entidades para a emisso de pareceres, realizao de vistorias e de inspeces das condies de segurana contra incndio em edifcios (SCIE).

o Portaria n. 610/2009, de 8 de Junho Regulamenta o f i R l t funcionamento d sistema i f t do i t informtico previsto no n. 2 d artigo 32 d D ti it do ti 32. do Decreto Lei n. 220/2008 d 12 t L i 220/2008, de de Novembro.

o Portaria n. 773/2009, de 21 de Julho Define o procedimento de registo, na Autoridade Nacional de Proteco Civil (ANPC), das entidades que exeram a actividade de comercializao, instalao e ou manuteno de produtos e equipamentos de segurana contra incndio em edifcios (SCIE) (SCIE).

o Portaria n. 1054/2009, de 16 de Setembro Taxas por servios de segurana contra incndio em edifcios prestados pela Autoridade Nacional de Proteco Civil (ANPC).

||59 59

EVENTOS

Workshop Discusso do Manual ITEDNG e da 1. edio do Manual ITUR

No dia 1 de Julho de 2009 realizouse no auditrio E do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) um Workshop subordinado ao tema Discusso do Manual ITEDNG e da 1. edio do Manual ITUR.

O evento, organizado pelo grupo de docentes e director da Psgraduao em Telecomunicaes, Segurana e Domtica, foi dirigido a projectistas, instaladores, certificadores, professores, estudantes e, contou, ainda, com a presena de diversas entidades institucionais deste sector.

A realizao do evento deveuse, ao facto de se encontrarem em consulta pblica as propostas de manuais ITEGNG e ITUR e se pretender apresentar e discutir essas propostas, de forma a obter contributos das diversas entidades, profissionais e estudantes presentes, para posteriormente fazer chegar a ANACOM uma smula dos aspectos discutidos.

Dado o tema em discusso, o painel de oradores convidados foi constitudo por consultores da ANACOM para a elaborao dos referidos manuais, tendo sido desta forma garantida iseno e qualidade de todas as comunicaes realizadas.

Os trabalhos foram iniciados com a abertura institucional realizada pelo Presidente do Departamento de Engenharia Electrotcnica e director do Curso de Especializao Psgraduada em Infraestruturas de Telecomunicaes, Segurana e Domtica, o Professor Doutor Jos Antnio Beleza Carvalho.

Seguiramse as comunicaes: o Infraestruturas de Telecomunicaes em Urbanizaes Nova Regulamentao Eng Jorge Miranda, ANACOM o ITED/ITUR Nova Gerao Tecnologia Fibra ptica Eng Antnio VilasBoas, Ordem Engenheiros o ITED/ITUR Nova Gerao Tecnologia Cabo Coaxial Eng Hlder Martins, Televs o ITED/ITUR Nova Gerao Tecnologia Par de Cobre Eng Lus Pizarro, Ordem Engenheiros

No final das intervenes foi reservado um perodo para discusso, em que o painel esteve disposio dos participantes para esclarecer as dvidas e responder s perguntas realizadas.

Tendo sido o sentimento geral de todos que este evento se revelou de extrema importncia e que as palestras foram de excelente qualidade, a organizao est de parabns e com a responsabilidade acrescida de organizar novos eventos na rea de interveno do curso de especializao ps graduada em Infraestruturas telecomunicaes, segurana e domtica.

60|

EVENTOS

|61

DIVULGAO

Instituto Superior de Engenharia do Porto Departamento de Engenharia Electrotcnica Laboratrio de Instalaes Elctricas
O laboratrio de Instalaes elctricas do Departamento de Engenharia Electrotcnica do Instituto Superior de Engenharia do Porto, enquadra as valncias de Instalaes Elctricas, Telecomunicaes, Domtica e Sistemas Automticos de Segurana.

Apoia a leccionao de diversas unidades curriculares do curso de Licenciatura em Engenharia Electrotcnica Sistemas Elctricos de Energia Bolonha, da PsGraduao em InfraEstruturas de Telecomunicaes, Segurana e Domtica e da PsGraduao em Eficincia Energtica e Utilizao Racional de Energia Elctrica.

Est equipado com diversas bancadas de testes e ensaios e equipamentos modulares nas reas tcnicas anteriormente referidas.

Possui diversos equipamentos de medio essenciais execuo de certificaes ITED, equipamentos no mbito da certificao, explorao e manuteno das instalaes elctricas e equipamentos no mbito da realizao de auditorias energticas e da monitorizao da qualidade de servio.

|62

62|

CURIOSIDADE

|63

Anda mungkin juga menyukai