Anda di halaman 1dari 11

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO FACULDADE DE CINCIAS DA ADMINISTRAO DE PERNAMBUCO FCAP CURSO DE PS-GRADUAO EM ADMINISTRAO FINANCEIRA

BALANO SOCIAL E A DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO

Trabalho realizado pelas alunas: Danielle Rosa, Erika Silva, Mrcia Moura e Patrcia Gonalves, durante a disciplina de e Princpios Economia de das

Contabilidade

Empresas, sob a orientao do Prof Jesus Miguel, em maio de 2012.

RECIFE,

1. INTRODUO

Durante muitos sculos as demonstraes contbeis foram direcionadas unicamente para uso dos proprietrios; apesar disso, a globalizao dos mercados est forando as empresas a divulgarem, a cada ano, com maior transparncia e para um pblico cada vez mais abrangente e consciente, suas demonstraes contbeis, atualmente direcionadas aos mercados investidor e financeiro, ao fisco e a outras entidades interessadas no patrimnio das organizaes. A empresa, para atingir seus fins, consome recursos naturais; utiliza capitais financeiros e tecnolgicos; utiliza tambm a capacidade de trabalho da comunidade em que est inserida e, por fim, subsiste em funo da organizao do Estado. Assim, a empresa gira em funo da sociedade e do que a ela pertence. Numa viso mais ampla, destaca-se outro enfoque do lado social da empresa que passou a ser difundido na dcada de 70 na Europa: tem comumente, como seu maior ativo, sua fora de trabalho, mas ela no mensurada no balano tradicional. Surgiu a a ideia de dispor dessas informaes, elaborando-se o Balano Social desses recursos humanos. O conceito de Balano Social que, inicialmente, se restringia a abordar aspectos relativos a recursos humanos, expandiu-se, passando a divulgar outras informaes de cunho social, entre elas a Demonstrao do Valor Adicionado (DVA) que visa demonstrar a formao e distribuio da riqueza. A evoluo da Demonstrao do Valor Adicionado (DVA), que um dos componentes do Balano Social, no Brasil originou-se da iniciativa de diversas organizaes, pesquisadores e polticos. Observa-se que outras entidades, tambm contriburam e/ou esto envolvidos no desenvolvimento do tema em nosso pas. As empresas so cada vez mais exigidas a contriburem para o

desenvolvimento econmico sustentvel. Sua aceitabilidade no mercado tem sido gradativamente, condicionada demonstrao de que realiza a referida

contribuio. Na ausncia de uma lei que estimule as diferentes organizaes a envolverem-se com as causas sociais e a assumirem a responsabilidade social que lhes cabida perante a sociedade e, de um referencial sobre as informaes a serem prestadas, principalmente porque h diferentes necessidades de diversos usurios, observa-se uma variedade de dados e formatos entre os publicados pelas empresas, dificultando a anlise dos dados. Esta carncia foi parcialmente suprida pela Lei n. 11.638, de 28 de dezembro de 2007, em vigor deste 01/01/2008, instituindo a Demonstrao do Valor Adicionado (DVA), bem como prescrevendo as informaes a serem contempladas em sua elaborao, porm, no estabelecendo o modelo a ser utilizado. Destaca-se que a elaborao e divulgao desta demonstrao, segundo a referida lei, obrigatria apenas para as companhias abertas (SENADO FEDERAL colocar site do senado na referncia).

2. A CONTABILIDADE SOCIAL

A contabilidade como cincia social, prope uma reflexo sobre a responsabilidade social de seus profissionais, uma vez que, detentores das informaes necessrias elaborao do planejamento estratgico, fornecem os dados necessrios visualizao do futuro.

A contabilidade social tem como objetivo as interaes internas e externas da empresa e, por intermdio de demonstraes que se procura identificar os reflexos que as variaes patrimoniais exercem na sociedade e no meio ambiente, que genericamente so denominadas de balano social e demonstrao do valor adicionado.

3. BALANO SOCIAL

Para Tinoco (1993, p.35), "balano social um instrumento de gesto e de informao que visa reportar da forma mais transparente possvel, as informaes econmicas e sociais do desempenho das entidades, aos mais diferentes usurios".

O balano social, no Brasil, reflete com mais frequncia s aplicaes em ativos ambientais e na rea de recursos humanos, onde so destacados programas de treinamento, assistncia mdica, lazer, qualidade de vida no trabalho e outros desta natureza. No se tem encontrado muitas publicaes relativas ao passivo, onde so identificadas as obrigaes que a empresa deve cumprir pelas dvidas sociais a resgatar e, os atrasos na execuo desses mesmos compromissos sociais, o que sem dvida, completaria o quadro que contempla a denominao de balano social.

Neste sentido, Martins e De Luca (1994, p.26-27) explicitam que "os ativos ambientais so todos os bens da empresa que visam preservao, proteo e recuperao ambiental e devem ser segregados em linha a parte no balano patrimonial, para permitir ao usurio melhor avaliao das aes

ambientais da empresa [...] os passivos referem-se a benefcios econmicos que sero sacrificados em funo de obrigao contrada perante terceiros para preservao e proteo ao meio ambiente".

Entre as diversas definies de Balano Social encontradas na literatura, destaca-se o conceito dado por Tinoco (2001, p. 14), Balano Social um instrumento de gesto e de informao que visa evidenciar, da forma mais transparente possvel, informaes econmicas e sociais, do desempenho das entidades, aos mais diferenciados usurios, entre estes os funcionrios.

Sendo assim atravs deste mecanismo, as organizaes podem acompanhar o desenvolvimento dos recursos humanos, as aes sociais e a preservao do meio ambiente. Mariano (2000) diz que ainda no existe uma tcnica ou uma estrutura padro para se elaborar um Balano Social, mas nele deve-se constar o faturamento bruto, lucro operacional, folha de pagamento e trabalhos sociais. J para a sociedade, o Balano Social serve como um demonstrativo que informa as aes de uma empresa em relao sociedade em que esta inserida, e atravs dele evidenciar os impactos sociais e ambientais resultantes de suas atividades. Ao contrario do Balano Patrimonial, deve ser de fcil entendimento para que qualquer pessoa possa ler e entender as informaes ali contidas.

COLOCAR EXEMPLO

3.1 O BALANO SOCIAL COMO FERRAMENTA DO PLANEJAMENTO ESTRATGICO

O mercado hoje se encontra inflado pelos negcios entre continentes, onde os compradores so cada vez mais conscientes e os investidores cada vez mais exigentes, tem levado as empresas a publicarem suas

demonstraes econmico-financeiras com maior qualidade e transparncia, evidenciando os aspectos qualitativos e quantitativos do patrimnio, ao mesmo tempo em que tem demonstrado sua preocupao com os aspectos social e ecolgico.

As empresas ao elaborarem as demonstraes que evidenciam seus investimentos tanto no social quanto no ecolgico no o fazem de acordo com uma estrutura formal, o que no invalida suas intenes.

Perez (1997, p.64) ao se manifestar sobre o bem estar social e ambiental, diz que "se est criando conscincia que desenvolvimento econmico e proteo do meio ambiente esto intimamente vinculados e, que em longo prazo no podero existir um sem o outro".

O balano social, antes de ser considerado mais um demonstrativo contbil, considerado uma ferramenta gerencial, pois, rene dados qualitativos e quantitativos das polticas administrativas, que se comparados e analisados de acordo com a necessidade de cada usurio, servem como instrumento de controle, auxiliando na tomada de decises e na adoo de polticas da empresa.

Com relao filosofia do trabalho, pode-se dizer que representa seu investimento na manuteno fsica da empresa. Esta manuteno pode ser observada na adequao das mquinas ao empregado, proporcionem uma melhor qualidade de vida no trabalho, alm de oportunizar um melhor desenvolvimento das potencialidades e, consequentemente, refletindo no aumento da produtividade.

Como vises estratgicas, identificam-se as polticas adotadas pela empresa e, estas so desenvolvidas nos campos de nvel interno e externo. Qualquer investimento realizado nestes campos, seguramente retorna empresa em forma de benefcios. As polticas internas podem ser voltadas principalmente ao bem estar dos empregados, mantendo o nvel de satisfao deles na organizao, ao passo que as polticas externas podem ter como objetivo proporcionar sociedade meios que favoream o desenvolvimento de programas sociais, ecolgicos e ambientais junto comunidade que a abriga.

4. DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO A Demonstrao do Valor Adicionado DVA tem a funo de identificar e divulgar o valor da riqueza gerada por uma entidade e como essa riqueza foi distribuda entre os diversos setores que contriburam, direta ou indiretamente, para a sua gerao. Foi tornada obrigatria para as companhias abertas pela Lei 11.638/07, que incluiu o inciso V ao art. 176 da Lei 6.404/76.

A DVA destinada a evidenciar, de forma concisa, os dados e as informaes do valor da riqueza gerada pela entidade em determinado perodo e a sua distribuio. As informaes devem ser extradas da contabilidade e os valores informados devem ter como base o princpio contbil da competncia.

O valor adicionado (ou valor agregado) constitui-se das receitas obtidas pela empresa em razo de suas atividades deduzidas dos custos dos bens e servios adquiridos de terceiros para a gerao dessas receitas. , portanto, o quanto a entidade contribuiu para a formao do Produto Interno Bruto PIB do pas. O valor adicionado demonstra a contribuio da empresa para a gerao de riqueza da economia, resultado do esforo conjugado de todos os seus fatores de produo.

A DVA evidencia os aspectos econmico e social do valor adicionado. Sob a tica econmica, expressa o desempenho da entidade na gerao da riqueza e a sua eficincia na utilizao dos fatores de produo, comparando os valores de sada com os valores de entrada. Sob o ponto de vista social, demonstra a forma de distribuio da riqueza gerada: a participao dos empregados, do governo, dos agentes financiadores e dos acionistas, alm da parcela retida pela empresa. Trata-se, desse modo, de uma importante fonte de informaes, medida que apresenta elementos que permitem a anlise do desempenho econmico da empresa, evidenciando a gerao de riqueza, bem como dos efeitos sociais oriundos da distribuio dessa riqueza.

Assim, o valor adicionado representa a remunerao dos esforos desenvolvidos para a criao da riqueza da companhia, tais como os

trabalhadores, que fornecem a mo-de-obra, os investidores e acionistas, que fornecem o capital, os financiadores, que emprestam os recursos, e o governo, que fornece os servios pblicos e a infraestrutura socioeconmica. A DVA evidencia no s a origem dessa riqueza, mas tambm a destinao de suas parcelas aos agentes que contriburam para sua formao.

Obedecendo estes conceitos, entende-se que existem nos produtos comercializados pelas empresas, uns diferenciais. H produtos que agregam e adicionam valor e, h apenas aqueles que adicionam valor. Esta diferena tem que ser mensurada qualitativa e quantitativamente, uma vez que o mercado cobra preo e qualidade e, isto somente possvel se a empresa, no seu processo gerencial souber fazer uso das informaes a sua disposio. Entende-se que, tanto os valores agregados quanto os valores adicionados devem estar bem demonstrados para que seu uso seja o mais consistente possvel.

5. CONCLUSO

Balano Social uma realidade do mundo globalizado na busca de melhoria das relaes entre os stakeholders, ou seja, funcionrios, fornecedores e clientes. Esta ferramenta da nova era de gesto empresarial, no apenas algo para que uma organizao possa apenas visar o lucro ou tirar vantagens, mas sim poder ser mais responsvel em todas as esferas comerciais e sociais, podendo contribuir para uma melhoria continua na vida de toda a sociedade. A empresa, para desenvolver suas atividades, consome recursos naturais; utiliza-se da fora fsica e do conhecimento de seus empregados; faz uso de bens que pertencem comunidade; polui o meio ambiente etc., assim tem a obrigao de mostrar sociedade a maneira como utiliza estes recursos. O Balano Social se apresenta como um demonstrativo social para que a sociedade constate o que a organizao esta fazendo em pr a comunidade onde esta inserida, assim, todo o desenvolvimento de seus trabalhos, poder ser avaliado pela comunidade, tanto nas aes positivas quanto negativas, e no segundo caso permitir medidas corretivas para solucionar os problemas. Algumas informaes, como a poltica de trabalho da empresa, informaes de ordem econmica financeira, do quadro de recursos humanos da empresa, da gerao de impostos, da atuao no ambiente ecolgico e investimentos no social so de suma importncia para que o Balano Social cumpra seus objetivos. com base nestes dados que poder se analisar a capacidade social das empresas. No que estes sejam os nicos, mas so base primordial para que se explicite o mximo de informaes. Porm, no basta apenas demonstrar dados passados, necessrio que com base nos exerccios anteriores, a empresa almeje quais so suas metas para o prximo ou prximos anos.

6. ANEXO DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO:

DESCRIO A GERAO DO VALOR ADICIONADO 1 RECEITAS 1.1 Vendas de mercadorias, produtos e servios (inclui tributos) 1.2 Proviso p/ devedores duvidosos

VALOR (R$)

12.700 12.000

(300)

Reverso/(Constituio) 1.3 Resultados no-operacionais 2 INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS (inclui tributos) 2.1 Custo das mercadorias, produtos e servios vendidos 2.2 Matrias-primas e insumos consumidos 2.3 Materiais, energia, servios de terceiros etc. 2.4 (Perda)/Recuperao de valores ativos 3 VALOR ADICIONADO BRUTO (1 2) 4 RETENES 4.1 Depreciao, amortizao e exausto 5 VALOR ADICIONADO LQUIDO (3 4) 6 VALOR ADICIONADO RECEBIDO EM TRANSFERNCIA 6.1 Resultado de equivalncia patrimonial e dividendos 6.2 Receitas financeiras (juros, aluguis etc.) 7 VALOR ADICIONADO TOTAL A DISTRIBUIR (5 + 6) B DISTRIBUIO DO VALOR ADICIONADO 8 DISTRIBUIO DO VALOR ADICIONADO (7 = 8) 8.1 Remunerao do trabalho (pessoal e encargos) 8.2 Remunerao do governo (impostos, taxas e contribuies) 8.3 Remunerao do capital de terceiros (juros, aluguis etc.) 8.4 Remunerao dos acionistas (juros s/ cap. prprio e dividendos) 8.5 Remunerao retida (lucros retidos/prejuzo do exerccio) 500 5.000 1.700 1.300 500 1.000 1.000 (9.000) (5.000) (1.000) (3.000) 3.700 (700) (700) 3.000 2.000 1.200 800 5.000

7. REFERENCIAS TINOCO, Joo Eduardo Prudncio. Relatrio de Administrao: Balano Social. Revista do Conselho Regional de Contabilidade do RS. n.74, Julho/ Setembro de 1993.

MARTINS, Eliseu; DE LUCA, Mrcia M. Mendes. Ecologia via contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade. Braslia, n. 86, p. 22-29, ano XXIII, mar. 1994 TINOCO, Joo Eduardo Prudncio. Balano Social. So Paulo Atlas, 2001.

PEREZ, Antonio Castilla. La profession contable hoy y a futuro. Revista Brasileira de Contabilidade. Braslia, n. 103, p. 60-73, ano XXVI, jan/fev. 1997.

MARIANO, Rosimar Pereira. Elementos Principais dos Diferentes Modelos Propostos de Balano, Pensar Contbil, Rio de Janeiro, n 09, P.27, Agostos / Outubro, 2000.

Anda mungkin juga menyukai