Anda di halaman 1dari 25

A Ps-modernidade e a Cosmoviso Crist

Apstolo Francisco Nicolau. Bacharel em Teologia. Mestrando em Etnoteologia e Antropologia Cultural.

Introduo

Falar sobre a ps-modernidade um desafio muito grande, pelo fato de estarmos vivendo um momento de transformao, em propores inimaginveis e no termos vivenciado ainda um final. Poderamos dizer a ttulo de ilustrao, que estamos apenas no epicentro deste tornado, que tem levantado todas as coisas dos seus cmodos lugares. Quebrado sistemas, arrancado estruturas e mudado todo um modo de pensar da gerao que vive o chamado sculo XXI. Ps-modernidade no um movimento social do passado, onde poderamos analisar o seu pensamento, sua influncia e importncia, ao lermos as obras dos pensadores e intelectuais e principalmente mensurar suas causas e conseqncias, para uma determinada gerao que viveu seu tempo. Pelo contrrio, a ps-modernidade nos alcanou de pronto, quando tomamos conhecimento e conscincia da mesma. J estvamos vivendo suas aes e efeitos e dentro dela procuramos entender e nos posicionar como cristos, povo de Deus que tm a responsabilidade de ser instrumento de transformao. A ttulo de definio ficaremos com a de Jair Ferreira dos Santos, em sua obra: O QUE PS-MODERNO, Editora Brasiliense, So Paulo, 1991, pg.8, que segue: PS-MODERNIDADE O NOME APLICADO S MUDANAS OCORRIDAS NAS CINCIAS, NAS ARTES E NAS SOCIEDADES AVANADAS DESDE 1950, QUANDO, POR CONVENO ENCERRA-SE O MODERNISMO (1900-1950). Para ele, esse fenmeno nasce com a arquitetura e a computao nos anos 50, toma corpo com a arte Pop nos anos 60, cresce ao entrar pela filosofia durante os anos 70, como crtica da cultura ocidental e amadurece hoje, alastrando-se na moda, no cinema, na msica e no cotidiano programado pela tecnocincia (cincia + tecnologia) invadindo o cotidiano desde alimentos processados at microcomputadores.

O PENSAMENTO E OS VALORES DA PS-MODERNIDADE

O PENSAMENTO PS-MODERNO

1. Do Moderno ao Ps-moderno Todos os autores so concordes em que preciso conhecer um pouco da MODERNIDADE para poder entender o que vem a ser a PS-MODERNIDADE. Por modernidade, entendemos todos os fenmenos sociais que acontecem decorrentes ao acesso das pessoas aos avanos da cincia e tecnologia e tambm pela rpida urbanizao e proliferao de informao e cultura. Os Guinness, telogo europeu e profundo estudioso do impacto da modernidade sobre o Cristianismo, afirma: Modernidade uma terminologia que define um sistema oriundo das foras da modernizao e desenvolvimento centrado, sobretudo na premissa que toda causa de cima para baixo vinda de Deus ou do sobrenatural, foi substituda definitivamente por causas de baixo para cima, frutos dos designos e produtividade humana. (GUINNESS, 1992:160.) Entendemos ainda o processo de secularizao que passa a cultura ocidental. O relatrio da Consulta sobre Evangelizao Mundial, realizada em Pattaya, Tailndia, em 1980, definiu assim a Modernidade: A cultura e conscincia modernas so o resultado da interao do homem com os veculos da modernidade. Os principais veculos so a economia de mercado capitalista e o estado burocrtico centralizado. Entre os veculos secundrios, incluem-se a nova tecnologia industrial, a urbanizao acelerada, o crescimento da populao e os meios de comunicao de massa, como os mais importantes.(LAUSANNE, 1985)

Para muitas pessoas a era moderna terminou. Em quase todos os crculos acadmicos e em outras esferas, os novos fenmenos sociais, as mudanas tremendas e a grande expectativa, com a entrada do sculo XXI, traz uma certeza a todos que, uma nova era teve inicio e esta chamada de Era ps-moderna. As mudanas esto acontecendo, se para melhor ou pior o que iremos ver no decorrer deste trabalho. O exemplo mximo de uma sociedade edificada sobre o materialismo, o atesmo e a engenharia social modernista - a Unio Sovitica - fracassou. Os tradicionais ideais da economia, baseada no mercado livre e na liberdade individual, se estende por todo o globo. O Cristianismo, que no s sobreviveu ao comunismo, mas foi fator importante em forar a sua derrubada, ganha nova credibilidade medida que as crticas modernistas perdem fora e em todo o mundo multides descobrem a Palavra de Deus e se voltam para Cristo. Por outro lado, a sociedade vem se segmentando em grupos antagnicos. O tribalismo, o terrorismo e a purificao tnica fragmentam todo o globo terrestre. Os ocidentais se empenham em guerras culturais sobre questes morais tais como o aborto, a eutansia e questes intelectuais como educao e diversidade cultural.

Abaladas a respeito do politicamente correto, as universidades no funcionam mais sob a pressuposio modernista da existncia de uma verdade objetiva racional. Mesmo questes bsicas com o valor inerente da civilizao ocidental so questionadas. Ser que a herana ocidental se define pelas realizaes humanas e a liberdade, ou ser que sua herana antes de tudo o racismo, o sexismo, o imperialismo e a homofobia? Comunidades diversas - feministas, gays, afro-americanas, neoconservadoras, grupos pr-vida - compem no momento o panorama cultural... Ento, a era ps-moderna boa ou ruim do ponto de vista cristo? Talvez tenhamos que dizer como Dickens: Foi o melhor dos tempos; foi o pior dos tempos. Ele se referia, em seu The Tale of Two Cities [Conto de Duas Cidades], a Era da Revoluo Francesa, que de vrias maneiras representou o comeo do modernismo, mas suas palavras parecem se adequar a cada era da histria. (VEITH,1999) Na modernidade as pessoas gritavam: DEUS EST MORTO, na ps-modernidade com sua espiritualidade da Nova Era, a ordem outra: NO EXISTEM ABSOLUTOS, tanto tm importncia o Cristianismo como os cristais, os florais e todo misticismo e cultos afros, orientais, etc. difcil testemunhar da verdade a pessoas que no acreditam que h UMA VERDADE. Como tambm no possvel falar sobre o arrependimento de pecados, a pessoas que relativizam tudo, incluindo a moralidade e no crem que exista pecado. Tudo permitido e cada um governado por sua prpria conscincia.

O desejo enorme de reverter a realidade, aliado ao total desencanto o que se tenta denominar de ps-modernidade. Alguns acreditam que ps-modernidade nasceu com os movimentos de 1968. Naquele ano, estudantes convulsionaram o mundo fechando campus em protesto contra a guerra do Vietn, montando barricadas em Paris e em outras capitais europias para mudar o sistema educacional, causando o primeiro baque contra o imprio sovitico, na Primavera de Praga. Naqueles dias uma nova gerao de intelectuais e eruditos emergiu com a nica finalidade de desmantelar o establisment. Surgida no cenrio artstico e intelectual no decorrer da dcada de 1970 e mesmo no tendo conseguido escapar inteiramente de ser um efeito da moda, a noo sem dvida equivocada de ps-modernismo, apresenta um interesse maior em relao s declaraes sempre sensacionalistas, a respeito da ensima novidade decisiva, ao contrrio, convida a um retorno prudente s nossas origens, a uma viso em perspectiva histrica do nosso tempo, a uma interpretao em profundidade da era da qual samos parcialmente, mas que, de muitas maneiras, continua agindo, para desagrado dos arautos ingnuos do rompimento absoluto. Quando se anuncia uma nova era de arte, de saber e de cultura impe-se a tarefa de determinar o que foi feito do ciclo anterior; o novo, aqui, exige a memria, a localizao cronolgica, a genealogia. Ps-moderno: no mnimo, a noo no clara, pois remete a nveis e esferas de anlises s vezes difceis de coincidirem. Esgotamento de uma cultura hedonista e vanguardista ou surgimento de um novo poder renovador? Decadncia de uma poca sem tradio ou revitalizao do presente por meio de uma reabilitao do passado? Novo modo de continuidade na

trama modernista ou descontinuidade? Peripcia na histria da arte ou destino global das sociedades democrticas?Ns nos recusamos, aqui, a circunscrever o ps-moderno num quadro regional, esttico, epistemolgico ou cultural; caso se trate de psmodernismo, ele dever provocar uma onda profunda e geral na escala do todo social, uma vez que na verdade vivemos um tempo em que as oposies rgidas se esfumam, em que as preponderncias se tornam fludas, em que a inteligncia do momento exige que se ressaltem correlaes e homologias. ( LIPOVETSKY, 2005) Um dos primeiros acadmicos a usar a expresso ps-modernidade foi Sir Arnold Toynbee, em 1940, envolvido na pesquisa sobre a ascenso e queda das grandes civilizaes, descobriu que antes de se desintegrarem, elas sofriam o que chamou de ruptura da alma, antes de serem esmagadas por outras civilizaes, cometiam uma espcie de suicdio. Toynbee percebeu alguns sintomas que anunciavam a desintegrao das sociedades. Primeiro, um senso de abandono, uma espcie de acomodao que aceita, sem relutar, um fatalismo cnico. Desaparece o idealismo. Depois h um fluxo, as sociedades se abandonam ao vento das circunstncias aos modismos. Acabam-se as mobilizaes. Cresce a culpa pelo abandono moral. O ltimo estgio a promiscuidade, no s no sentido sexual, mas tambm como aceitao de tudo, um ecletismo e uma tolerncia acrtica da tica. H um novo pessimismo que no acredita mais na redeno humana. Depois de descobrir os limites do crescimento, o vazio da civilizao industrial e os riscos da cincia e da tecnologia, o homem ps-moderno se questiona se os cnicos no estavam certos quando afirmavam que no existe virtude, nem bondade, nem altrusmo; somente egosmo, hipocrisia. O Pastor Ricardo Gondim diz o seguinte: O homem ps-moderno no considera que Deus tenha morrido, mas que enlouqueceu. Tudo para ele falhou, o mtodo fracassou, os objetivos envelheceram. Na ps-modernidade, a esttica, o belo e a harmonia dos sons tambm perderam seus referenciais. Quem pode definir o belo? Sem um centro, tudo permitido: o rocktrash, a androginia de Prince, os esquisitismos de Michael Jackson, e a depravao de Madonna. Insatisfeitas, as pessoas buscam reinventar o passado. A ps-modernidade esvaziou a religio formal, mas no conseguiu matar a sede de espiritualidade das pessoas. Novamente, volta-se para o passado, questionando se no perdeu alguma coisa importante ao varrer o misticismo do seu conceito de vida. Tenta redescobrir uma espiritualidade no paganismo medieval, chamado hoje de Nova Era. GONDIM, Ricardo, 1996)

OS VALORES DA PS-MODERNIDADE

Construir e Desconstruir a Verdade Segundo Anderson, no seu livro Reality Isnt What It Used Be: Theatrical Politics, Ready-to-Wear Religion, Global Myths, Primitive Chic, and Other Wonders of the Postmodern World [A Realidade no mais o que era: Poltica Teatral, Religio de Consumo, Mitos Globais, o Chique Primitivo e Outras Maravilhas do Mundo PsModerno], estamos atualmente em meio a uma transio de um modo de pensar para outro. Ele cita trs processos que moldam essa transio:

(1) O colapso da f. No existe hoje um consenso universal sobre o que seja verdadeiro. Estamos, diz ele: num mercado desregulado de realidade no qual toda sorte de sistemas de crena so oferecidos ao consumo pblico. (2) O aparecimento de uma cultura global em que todos os sistemas de f se tornam cientes de todos os sistemas de f. Como resultado disso, difcil aceitar qualquer um deles como sendo absolutamente verdadeiro. (3) Uma nova polarizao. Os conflitos sobre a natureza da verdade social querem dilacerar nossa sociedade. Temos guerras culturais, especialmente batalhas sobre as questes crticas da educao e instruo moral. Anderson percebe uma distino entre os objetivistas (aqueles que crem que a verdade objetiva e pode ser conhecida) e os construtivistas (aqueles que crem que os seres humanos constroem suas prprias realidades). Os construtivistas dizem que no temos nunca tivemos e nunca teremos uma tica de olho de Deus da realidade nohumana. Dizem que vivemos num mundo simblico, uma realidade social que muitas pessoas constroem juntas e, contudo experimentam como mundo real objetivo. E tambm elas nos dizem que a terra no um mundo simblico nico, e sim um universo vasto de mltiplas realidades, porque grupos diferentes de pessoas constroem histrias diferentes, e porque lnguas diferentes encarnam maneiras diferentes de experimentar a vida. Essa ideologia ps-modernista mais que um simples relativismo. Onde o existencialismo moderno ensina que o sentido criado pelo indivduo, o existencialismo ps-moderno ensina que o sentido criado por um grupo social e sua linguagem.

Segundo James W. Sire (O Universo ao Lado): Aqui est a essncia do pensamento moderno: a autonomia da razo humana. A noo da autonomia da razo humana liberou a mente humana da autoridade dos antigos. O progresso tecnolgico e cientfico veio no das noes reveladas na Bblia, mas da hiptese de que a razo humana podia encontrar seu caminho em direo verdade.

Semelhante conhecimento significa poder, poder instrumental, poder sobre a natureza, poder de conseguir tudo o que queremos. (SIRE, 2001)

As teorias ps-modernistas comeam com o pressuposto de que a linguagem incapaz de apresentar verdades sobre o mundo de maneira objetiva. Os estudiosos contemporneos partem do trabalho dos lingistas estruturais, que notaram uma distino entre o significante (a palavra) e o significado (o sentido). Segundo eles, a ligao entre os dois arbitrria. Eles dizem que o prprio sentido das palavras parte do sistema fechado, tanto que ao se procurar o sentido de uma palavra no dicionrio, encontra mais palavras, que apesar de apontar para objetos comuns tambm podem ser signos que comunicam sentido cultural assim como as palavras, exemplo: Qual a diferena entre um cachorro e um lobo? Um cachorro domesticado, est vontade na nossa cultura; um lobo selvagem. As conotaes de cachorro so de animal de estimao das crianas e melhor amigo do homem. As conotaes de lobo so do medo infantil, do monstro que devora Chapeuzinho Vermelho e da combinao complexa de fascnio e terror que temos para com o mundo natural que est fora do controle humano. Os crticos contemporneos estudam e interpretam o sentido de roupas, construes, e outras comunicaes no-verbal da mesma maneira que os crticos clssicos analisaram o sentido de textos literrios. Todo artefato cultural assim interpretado como um texto. Isto , toda criao humana anloga linguagem.

Passar Sem a Verdade

Para os desconstrutivistas, todas as reivindicaes da verdade so suspeitas e tratadas como disfarce para jogos de poder. Estudiosos da atualidade buscam desmontar os paradigmas do passado e trazer o marginal para o centro. Esses novos modelos tendem a ser adotados sem a demanda de provas rigorosas exigidas pelos estudos tradicionais. O debate erudito continua, no tanto pelo argumento racional ou pela coleta de provas objetivas, mas pela retrica (qual o esquema que promover os ideais mais progressivos?), como admite um pesquisador ps-modernista: no mais a verdade, e sim o desempenho, no mais que espcie de pesquisa levar descoberta de fatos verificveis, mas que tipo de pesquisa vai funcionar melhor - a universidade ou instituio de estudos superiores no poder em tais circunstncias estar preocupada com a transmisso de conhecimentos em si, mas deve estar cada vez mais estreitamente ligada ao princpio do desempenho. A pergunta no dever ser: verdade? e sim Para que serve? e Quanto vale?.

Onde a educao clssica buscava o verdadeiro, o belo e o bom, o ps-modernismo acadmico busca o que funciona. O mundo acadmico tradicional operava pela razo, estudo e pesquisa; o ps-moderno governado por agendas ideolgicas, correo poltica e lutas pelo poder.

A SOCIEDADE E CULTURA PS-MODERNA

A santidade est em conflito direto com uma cultura desviada. Somos governados pela noo de que, de um modo ou de outro, a vida nos concede o direito de termos todos os nossos caprichos e desejos satisfeitos. Quase todos os pases so aparentemente movidos pela procura de prazer, da auto-satisfao, da perverso sexual e de outros vcios. Vivemos num mundo que acredita piamente que o prazer fsico conduz felicidade. A idia da ira de Deus descartada pelas pessoas como se ela fosse algo da mente puritana. Os mandamentos morais so considerados como complexos psicolgicos que precisam ser eliminados.

A caracterstica principal da cultura ocidental a exacerbao do narcisismo. A mentalidade liberal da poca abalou a f e deixou no seu rastro um oceano de ausncia de valores. Hoje vive-se correndo e sem a percepo do que est acontecendo ao nosso redor. Tudo passa muito depressa e a incapacidade de se reter o grande nmero de informaes que recebemos e assimilar as mudanas to rpidas, no damos conta que de repente esquecemos e enterramos em nossas memrias, crimes, escanda-los, mudanas polticas, etc., Nos acostumamos com o urgente e nem percebemos o que est acontecendo conosco. O que outrora era destaque nas manchetes dos peridicos, hoje vira noticia de menor importncia.

Tudo o que antigo passa a ser desprezvel. O homem ps-moderno experimenta hoje algo inimaginvel h pouco tempo atrs, receber o acmulo de informaes e experincias que valem por centenas de anos de nossos antepassados.

O homem ps-moderno tem hoje um acesso a um volume enorme de informaes tecnolgicas, cientficas, religiosas, como nunca aconteceu na histria da humanidade. Essa a primeira gerao que dispe de computador ligado, via internet, s grandes bibliotecas do mundo, que pode acessar mais de uma centena de canais de televiso via cabo. Esta a primeira gerao educada, no pela escrita, mas pelo udio visual. Isso tudo promove uma verdadeira revoluo. Esse grande acrscimo das informaes tornou o homem ps-moderno num viciado em notcias. Dificilmente as pessoas conseguem passar um dia sequer sem folhear um

jornal, uma revista, ou assistir o noticirio pela televiso. Para ficar desinformado, basta perder um dia de notcias do que acontece no mundo. Informao significa poder nos dias atuais. Esse processo vertiginoso de acesso ao conhecimento pode gerar um novo tipo de apatia e falta de interesse por qualquer valor antigo. Estar em dia com o mundo pode ser mais importante do que os livros de histria, ou mesmo um passado bem recente, pois eles parecem sempre muito distantes.

A cultura atual, como a arte ps-modernista, definitivamente ecltica. Rodeados de estilos e culturas diversos, podemos nos dar ao luxo de escolher entre uma variedade global de ofertas. Somos avisados de que vivemos numa sociedade pluralista, que trabalhamos numa economia global e que precisamos desenvolver uma percepo multicultural. A sociedade est se fragmentando em centenas de subculturas e seitas ou grupos com projetos prprios. Essa perda de identidade cultural abrangente tem uma explicao parcial em termos sociolgicos e tecnolgicos. O colapso da famlia produziu efeitos catastrficos em todos os nveis. Enquanto as inovaes modernas criaram uma certa unidade custa da identidade local, as inovaes ps-modernas esto revertendo o processo. A tecnologia que j promoveu a unidade, agora est sendo levada to longe que promoveu a diversidade.

A doutrina do multiculturalismo intensifica a segmentao da sociedade. Os acadmicos enfocam nosso pluralismo e promovem a premissa ps-modernista de que a diversidade algo bom. O multiculturalismo, naturalmente, leva ao relativismo, impresso de que, como cada cultura pensa de modo diferente, ento nenhuma cultura pode ter o monoplio da verdade. Mas por outro lado, embora o ps-modernismo promova a diversidade estilstica, ele tambm reduz estilo a superfcies. Se todos os valores culturais so relativos, ento nenhum precisa ser levado a srio. O multiculturalismo ps-modernista pode afirmar todas as culturas, mas ao fazer isso, pode destru-las todas. (GENE pgs.150-154)

OS PRINCPIOS DA IDEOLOGIA PS-MODERNISTA SO:

1. O Construtivismo Social. Significado, moralidade e verdade no existem objetivamente; ao contrrio, so construdos pela sociedade. 2. Determinismo Cultural. Os indivduos so totalmente moldados por foras culturais. A linguagem em particular determina o que podemos pensar, prendendo-nos numa priso da linguagem.

3. A Rejeio da Identidade Individual. As pessoas existem em primeiro lugar como membros de grupos. O fenmeno do individualismo americano em si j uma construo da cultura americana, com seus valores de classe mdia de independncia e introspeco; mas esse individualismo permanece uma iluso. A identidade antes de tudo coletiva. 4. A Rejeio do Humanismo. Valores que enfatizam a criatividade, a autonomia e a prioridade do ser humano so mal colocados. No existe humanidade universal, visto que cada cultura constitui sua prpria realidade. Os valores humanistas tradicionais so cnones de excluso, opresso e crimes contra o meio ambiente natural. Os grupos precisam capacitar-se para sustentar seus prprios valores e assumir seu lugar com as outras espcies do planeta. 5. A Negao do Transcendente. No existem absolutos. Mesmo se existissem, no teramos acesso a eles porque estamos limitados nossa cultura e confinados nossa linguagem. 6. Reducionismo do Poder. Todas as instituies, todos os relacionamentos humanos, todos os valores morais e todas as criaes humanas - desde as obras de arte at as ideologias religiosas - so expresses e mscaras da sede de poder primordial. 7. A Rejeio da Razo. A razo e o impulso a objetivar a verdade so mscaras ilusrias para o poder cultural. A autenticidade e satisfao vm de se submergir o eu num grupo maior, soltando os impulsos naturais tais como as emoes honestas e sexualidade, cultivando a subjetividade e desenvolvendo uma abertura radical existncia pela recusa de impor prpria vida. 8. A Crtica Revolucionria da Ordem Existente. A sociedade moderna com seu racionalismo, sua ordem e sua viso unitria da verdade precisa ser substituda por uma nova ordem mundial. O conhecimento cientfico reflete um modernismo superado, embora a nova tecnologia eletrnica prometa muito. A segmentao da sociedade em seus grupos constituintes permitir um verdadeiro pluralismo cultural. A velha ordem deve ser eliminada, para ser substituda por uma nova modalidade de existncia comunitria, que, por enquanto ainda no est claramente definida. As implicaes destas idias pode ser uma frmula para o totalitarismo. O psmodernismo minimiza o indivduo em favor do grupo. A democracia presume que os indivduos sejam livres e auto-orientados, sabem governar a si mesmos. O psmodernismo sustenta que os indivduos no so livres e que so dirigidos pela sociedade. At os negcios esto sendo replanejados segundo a linha ps-modernista. A fbrica simboliza a economia da era moderna, e esta cedeu lugar ao computador que representa a economia da era ps-moderna. A manufatura est cedendo lugar a empresas de servio. A produo de objetos concretos est cada vez mais automatizada ou terceirizada para mo-de-obra mais barata. Tambm na educao

vista claramente a nfase ps-modernista.Os estudantes so incentivados a fazerem seus trabalhos coletivamente e no individuais.A mentalidade ps-moderna vai contra o passado (modernismo) como um trator destruindo os paradigmas que sustentavam a sociedade moderna.

Os valores foram mudados, a rapidez das mudanas, as descobertas cientficas, mdicas, tecnolgicas, etc., tm trazido alm de uma longevidade as pessoas (tratamentos mdicos, cuidados higinicos, vitaminas, a cuidado do corpo), fazem com que a expectativa de vida tenha aumentado significativamente. As inovaes tecnolgicas (as mquinas) tm substitudo mo de obra, o encurtamento das distncias, globalizao, a acumulo de informaes como j dissemos anteriormente, tem contribudo para um grande problema para o indivduo ps-moderno, O HEDONISMO. Comenta o seguinte: ( LIPOVETSKY, 2005) CONSUMISMO E HEDONISMO: Com o trmino da grande fase do modernismo, houve uma transformao do pblico a que se deve ao fato de que o hedonismo, que na virada do sculo passado era o apangio de um reduzido nmero de artistas antiburgueses, tornou-se o valor central da cultura ps-modernista, em conseqncia do consumo de massa. O prazer e o estmulo dos sentidos se tornam os valores dominantes na vida comum. Neste sentido, o psmodernismo aparece como a democratizao do hedonismo. ... no decorrer da dcada de 1960 que o ps-modernismo revela suas caractersticas maiores com seu radicalismo cultural e poltico, com seu hedonismo exacerbado; revolta estudantil, contracultura, voga da maconha e do LSD, liberao sexual, mas tambm filmes e publicaes porns pop, aumento da violncia e da crueldade nos espetculos, a cultura comum se harmoniza com a liberao, com o prazer e com o sexo. Cultura de massa hedonista e psicodlica que revolucionria apenas aparente, na verdade, era simplesmente uma extenso do hedonismo da dcada de 1950 e uma democratizao da libertinagem que certas fraes da alta sociedade j praticavam h muito tempo...

O consumismo aparece nos EUA na dcada de 1920 e o hedonismo era propriedade de uma pequena minoria de artistas e intelectuais e com o tempo vai se tornar o comportamento geral na vida corrente. O capitalismo e no o modernismo que vai ser o construtor principal da cultura hedonista. Com a difuso em larga escala de objetos considerados at ento de luxo, com a publicidade, a moda, a mdia de massa e, principalmente, o crdito - cuja instituio solapa diretamente o princpio de poupana - a moral puritana cede lugar aos valores hedonistas encorajando a gastar, a aproveitar a vida, a ceder aos impulsos: a partir da dcada de 1950 as sociedades

americanas e europias se tornam fortemente presas ao culto do consumismo, do cio e do prazer.

Portanto, estabeleceu-se, sob os efeitos conjugados do modernismo e do consumismo de massa, uma cultura centrada na realizao do eu, na espontaneidade e no desfrute: o hedonismo se torna o principal eixo da cultura moderno e hoje este pensamento j uma norma de vida no mais questionada. O consumismo e o hedonismo se tornaram na era ps-moderna um padro de vida status quo, que norteia o pensamento de ento.

A RELIGIO PS-MODERNA

Desde os tempos do Iluminismo e durante toda a idade moderna, os estudiosos estavam aguardando que a religio desaparecesse isso de fato no aconteceu, mas o sculo XX presenciou um novo tipo de conflito teolgico, entre os chamados modernistas e os fundamentalistas. Os modernistas venceram a luta, tomaram conta das estruturas denominacionais da maioria das igrejas importantes, incluindo seminrios, e desde ento, vm desmitologizando a Bblia no esforo de tornar o Cristianismo agradvel mentalidade do sculo XX. Procura-se viver uma espiritualidade sem verdade. Os liberais organizaram sua teologia para acomodar o pensamento e a cultura moderna, tirando a igreja de sua preocupao com uma salvao extraterrena espiritual e levandoa a uma preocupao com os problemas concretos da sociedade. A preocupao tradicional com vistas espiritualidade se alterou para uma psicologia, usando os mesmos mtodos dos cientistas sociais seculares. Quando no existem verdades absolutas, o intelecto d lugar vontade. Critrios estticos substituem critrios racionais. Outro fator muito importante a ser destacado o fato da moralidade. Para os ps-modernistas, a moralidade, como a religio, questo de desejo. O que eu quero e o que eu escolho no s verdade (para mim), mas certo (para mim). Os psmodernistas defendem seus direitos de fazer o que querem como entendem que devem fazer.

AS NOVAS RELIGIES

O ps-modernismo gerou novas religies, e trouxe consigo uma espcie de reavivamento do paganismo medieval. As religies de mistrios hoje so buscadas por um pblico cada vez maior de interessados, uma espcie de volta a idade das trevas. No Livro A AMEAA PAG DE Peter Jones na parte I do livro:

A ORIGEM E O PROPSITO DA NOVA ESPIRITUALIDADE - no Cap.1 pgs. 25 a 28 (partes) tm o seguinte comentrio: No dia 3 de novembro de 1992 o povo dos Estados Unidos elegeu para a posio mais poderosa do planeta um presidente que havia fumado maconha, fugido do servio militar obrigatrio, e sustentado a moral sexual da revoluo hippie. Aqueles contra as instituies governamentais, os filhos do flower-power, entraram nos corredores do poder poltico nos anos 90. A poltica nunca mais seria a mesma.... Msticos da Nova Era como Ferguson e Capra analisam o impacto dos anos 60 com uma fria exatido. Ferguson diz que os valores que haviam estimulado o movimento dos anos 60 no poderiam ser institucionalizados sem uma mudana nos conceitos culturais. Assim como a conscincia muda, o mundo muda. A mudana ocorreu. Os americanos no somente toleram, mas institucionalizaram o divrcio, o aborto, o homossexualismo e o feminismo. Isso ocorreu porque a conscincia religiosa da Amrica mudou. A NOSSA VEZ, proclamaram o Presidente e a senhora Clinton ao entrarem na Casa Branca. Mas a vez de quem exatamente? NOSSA VEZ. Marianne Williamson uma seguidora e propagadora da Nova Era...... NOSSA VEZ. Jean Houston, uma guru feminista da Nova Era, e a co-fundadora da Fundao para Pesquisa da Mente. Membro da comisso dos diretores do Templo do Conhecimento que est conectado com a oculta Sociedade Teosfica e cujo objetivo a promoo de uma religio mundial nica....... NOSSA VEZ. a indicao de 27 homossexuais praticantes na administrao Clinton; por trs deles est subida ao poder da bancada homossexual em todas as reas da sociedade, incluindo as principais igrejas.... NOSSA VEZ. So as foras pr-escolha do aborto se fortalecendo. O movimento assegurou que o presidente cancelaria um projeto de lei de 1996, declarando ilegais os horrendos procedimentos conhecidos como abortos parciais..... NOSSA VEZ. So as feministas radicais em volta da primeira dama. A influncia delas monopolizou a representao norte-americana tanto na Conferncia das Naes Unidas sobre a populao do Mundo (Cairo 1993), como em Beijing na Conferncia sobre as Mulheres em 1995... NOSSA VEZ. So os 21 administradores da Casa Branca que entraram em um programa especial de testes por causa de recente uso ilegal de drogas. Das deturpadas margens da sociedade at as minsculas elites intelectuais, essa nova viso do mundo tem avanado nos ltimos quatro anos....

Os efeitos na igreja so nefastos. H um novo desafio para o povo de Deus, o nvel de guerra espiritual altssimo, o confronto inevitvel, preciso conhecer este tempo para que o Cristianismo opere de uma maneira eficaz no estabelecimento do Reino de Deus.

O pastor Ricardo Gondim, no seu livro: FIM DE MILNIO: Os Perigos e Desafios da

ps-modernidade na Igreja, no capitulo: AS PRESSES DA PS-MODERNIDADE NA IGREJA, diz o seguinte: (10) Recentemente a rede ABC, uma das trs maiores cadeias de televiso dos Estados Unidos, realizou um programa especial sobre o crescimento das igrejas na Amrica. Peter Jennings, ncora do programa, abriu a reportagem avisando que iria mostrar a luta das igrejas para sobreviverem no mercado. A reportagem mostrou duas faces do evangelicalismo norte-americano. Primeiro, a Willow Creek Commmunity Church, pastoreada pelo amigo do presidente Clinton, Bill Hibels e depois a Toronto Airport Vinneyard pastoreada por John Arnott e pertencente ao movimento das igrejas Vinneyard lideradas por John Wuimber. A primeira, uma igreja rica e tradicional, orientada para jovens yuppies e a segunda, uma comunidade neo-pentecostal voltada para o mercado mstico. Hibels adequou sua igreja s necessidades do mercado. Primeiro, pesquisou na zona mais rica de Chicago para descobrir qual o tipo de igreja aquele segmento desejaria freqentar. Descobriu que a maioria ansiava por um espao light, sem legalismos, com uma abordagem bem descontrada e com muita programao e pouca falao. Assim, ele comeou uma igreja em que o plpito foi trocado pelo palco, o sermo virou uma encenao teatral, o louvor transformou-se em um show. Os bancos de veludo da Willow Creek Community Church juntam hoje, mais de 30.000 pessoas dominicalmente, todos em busca de um ambiente descontrado, que fale de Deus, mas sem a atitude culpabilizante das igrejas do passado. Em Toronto, a Airport Vinneyard, tornou-se mundialmente famosa. O pastor local, inicialmente com a aprovao de Wimber, (hoje essa Igreja foi expulsa das Igrejas Vinneyard) comeou a teologizar sobre o gozo do Senhor. Trouxe um sul-africano neopentecostal (estudou na escola teolgica de Kenneth Hagin) chamado de Rodney Woward-Browne, para falar sobre o assunto e explodiram as manifestaes de pessoas rindo, rolando pelo cho, e urrando como animais. A reputao do que ocorria ali se espalhou pelo mundo todo, principalmente pela Europa, e de repente, milhares de cristos peregrinavam at Toronto para participar e ver com os prprios olhos o que chamavam de Toronto blessing, conhecida no Brasil como o gozo do Senhor.

O PLURALISMO FORA AS IGREJAS A SE ADAPTAREM

O pluralismo uma das principais vertentes da sociedade ps-moderna. Na psmodernidade h uma pluralidade de vises, estilos de vida, valores e credos. A pluralidade fora as pessoas a entrar em contato com outras culturas. Na modernidade, esse contato era pacfico e se respeitavam as pessoas com diferentes modos de vida. Na ps-modernidade esse contato passou a ser mais traumtico e s vezes violento. No pluralismo da ps-modernidade , as igrejas no so mais toleradas no exerccio das funes religiosas de antigamente. A sociedade plural vem paulatinamente se mostrando

restritiva. Ao mesmo tempo em que ela afirma a liberdade de cada um, restringe o direito liberdade daqueles que desejam impor seus ideais e pensamentos nos outros.

A IGREJA PERDE O MONOPLIO DA COSMOVISO

A religio detinha h sculos o direito de fornecer maioria da humanidade uma viso e explicao do universo. Os homens buscavam na religio as respostas para as questes da vida. No contexto atual, a religio apenas mais uma instituio. No passado os prprios prdios das igrejas ostentavam grandeza com suas torres e pinculos apontando para os cus, hoje se procura empurrar as igrejas para os lugares mais neutros possveis, para que o espao da f seja um espao comum com dos demais. A igreja foi afetada pela tendncia ps-moderna em termos de arquitetura, dependendo de gostos e escolhas de cada um.

GERADA NA RELIGIO UMA MENTALIDADE DE MERCADO

Peter Berger (livro do Pr Ricardo Gondim - pg. 69) diz que:

...onde vrios produtos so ofertados obedecendo as leis de compra e venda....a religio participa do mercado, e para sobreviver precisa passar por adaptaes constantes. No mercado o cliente sempre tem razo, e como o gosto dos clientes muda rapidamente, a mentalidade mercantil da igreja, fora que ela se adapte aos sabores dos novos modismos eclesisticos e tantos novos ventos de doutrina: uma necessidade de agradar o cristo como se fosse um cliente.

No desejo de agradar o mercado a igreja busca um dilogo cultural que muitas vezes fere seus princpios e a prpria Palavra de Deus. Hoje, muitos pastores tm participado de cursos com executivos para aprenderem as tcnicas de markenting, buscando estratgias mercadolgicas para serem aplicadas em seus negcios (ministrio), o resultado da disputa por clientes, que muitas so os mesmos, at porque o psmodernismo produziu crentes superficiais que nem se comprometem com uma causa e anda sempre em busca da ultima novidade. Por estes motivos, os pastores lutam para preservar seu rebanho da concorrncia. Quanto mais se disputa os mesmos crentes, mais cai o nvel dos sermes, porque o importante neste tipo de mentalidade o de manter a casa cheia.

O CRENTE NO MUNDO ATUAL FICA CONDENADO AO RELATIVISMO

No pluralismo, a cosmoviso religiosa no pode ser imposta, ela participa da sociedade como mais uma opo entre muitas. Todas as vises so verdadeiras, desde que nenhuma se imponha sobre a outra. Na ps-modernidade impera a indeciso e a dvida. Ningum tem certeza para assumir uma postura ou defender qualquer idia. O relativismo assume diferentes formas, mas a idia central que o que bom e certo para voc talvez no seja bom e certo para mim. Pode se manifestar sob a forma de relativismo cultural, relativismo tico ou relativismo de costumes pessoais. No existem padres objetivos, verdade ou justia para o relativismo - tudo relativo.

O LIBERALISMO PRESENTE

O liberalismo permite que as pessoas criem seus prprios padres e valores e os expressem atravs de palavras e atos sem qualquer preocupao com os princpios, mandamentos e regras convencionais. Tudo o que se tem de fazer confiar no prprio discernimento para decidir entre o que e o que no eticamente correto.

O EXISTNCIALISMO

Da mesma forma que o liberalismo, o existencialismo repele tudo o que possa ser considerado como verdades morais abstratas concedidas por Deus, em favor da existncia humana, assim como os valores ticos resultantes. O existencialismo prega que as pessoas como indivduos so absolutamente livres e devem criar seus prprios valores a seu exclusivo critrio. Para que possamos escolher livremente, devemos ouvir nossa conscincia interior (irracional) e nunca a razo, pois esta conduz apenas a decepes e controvrsias.

O PRAGMATISMO

O pragmatismo afirma que tudo que traz satisfao e tudo que funciona correto e bom. Representa uma das principais inspiraes da cultura ocidental e da era tecnocientfica. Para o pragmtico, os fins justificam os meios.

CONTEXTUALIZAO: OS DESAFIOS TEOLGICOS DA PSMODERNIDADE.

De muitas maneiras, a igreja no pode deixar de ser apanhada nas mudanas psmodernas. Como vimos anteriormente a sociedade ps-moderna altamente segmentada, com diferentes grupos se fragmentando em suas prprias subculturas. Como exemplo, dentro do prprio meio cristo temos visto que, eles tm suas prprias escolas, suas prprias faculdades, suas prprias livrarias, sua prpria indstria do entretenimento e sua prpria mdia. Os ps-modernistas reivindicam que, como no pode haver um consenso universal, as pessoas que compartilham uma mesma linguagem e viso de mundo devem formar suas prprias comunidades auto-suficientes. E isso est realmente acontecendo no Cristianismo contemporneo.

A ps-modernidade esvaziou a religio formal, mas no conseguiu matar a sede de espiritualidade das pessoas. Ciente de que no h cu, nem Deus, o homem psmoderno no entende porque no consegue erradicar o vazio espiritual de sua alma. Novamente volta-se para o passado, questionando se perdeu alguma coisa importante ao varrer o misticismo do seu conceito de vida. Tenta redescobrir uma espiritualidade no paganismo medieval, chamada hoje de Nova Era. Como a ps-modernidade sepultou a religio formal, o ps-moderno vive a ambigidade de ter sede no transcendente, sem querer valer-se de valores sobrenaturais, dando ao psicolgico, valores religiosos.

A Modernidade aconteceu tambm na esfera sociolgica, trazendo como conseqncia a SECULARIZAO, que segundo estudiosos, fica descartada a existncia de Deus como ser transcendente que tem poder para atuar na histria e na natureza; a PRIVATIZAO, que o processo pelo qual a modernidade produziu um abismo entre a esfera pblica e privada e a PLURALIZAO, que com a sociedade industrial voltada para oferecer o maior numero de bens e produtos, numa velocidade produtiva elevada, foi responsvel por todas as elevaes do padro e da qualidade de vida nos pases desenvolvidos. Com isto, alterou e esvaziou trs pilastras da sociedade: o convvio, as relaes humanas e a percepo da tica.

Quando analisamos a influncia do tempo nas relaes humanas, exemplificamos que, entre 1500 e 1840, a melhor mdia de velocidade das carruagens e dos barcos a vela era de 16km/h. J em 1850 a 1930 as locomotivas a vapor alcanavam em mdia 100 km/h e os barcos a vapor, 57 km/h. Logo depois, em 1950, os avies a propulso chegavam entre 480 a 640 km/h. Na dcada de 60, os jatos de passageiros j atingiam a velocidade de at 1.000 km/h. Esse avano espantoso na conquista dos espaos e do tempo fez parecer que a terra encolhia, as pessoas necessitavam se redimensionar para conviver com tamanha rapidez de mudanas; adaptar-se a relacionamentos fugazes, sem razes.

Na ps-modernidade as pessoas acreditam que podem mudar seus relacionamentos na mesma freqncia como se atualiza o mundo da moda e como oscilam as bolsas de valores de Nova Iorque ou Tquio. Assim, o homem ps-moderno se encontra com o paradoxo mximo. Est s e no gosta, mas por outro lado no sabe como desenvolver amizades slidas. No confia em ningum porque todos querem levar vantagem. Arrasado joga-se de volta no ciclo vicioso de tentar fazer novas amizades, simplesmente para descobrir que medida que troca de amigos, mais se encontra solitrio.

As igrejas do passado funcionavam, mais ou menos, como centros comunitrios nas pequenas cidades e bairros onde se instalavam. L, as pessoas se encontravam, desenvolviam um ambiente de aconchego. Divertiam-se, tinham sonhos comuns, namoravam e casavam. Hoje, as grandes igrejas agregam pessoas no s do bairro, mas de toda a cidade. Pessoas habituadas a relacionamentos fugazes, desacostumadas a um contato mais pessoal, ariscas para no se exporem.

Para o homem urbano, o encontro sexual no pode ser mais desprotegido; as negociaes precisam de assessoria de um advogado experiente; no se deve mais contentar com apenas uma consulta mdica, deve-se procurar uma segunda opinio; e, ningum deve freqentar uma igreja sem antes se certificar de que seu pastor no um oportunista.

As igrejas gradativamente se convertem de centros comunitrios em centros de autoajuda. O fim disto tudo que conseguem produzir momentos, apenas momentos, de jbilo, alegria e sensaes. Quando, porm, despedem as multides, jogam as pessoas de volta para a solido e desespero de suas vidas.

A igreja para ser autenticamente crist e eficaz precisa encarnar Cristo. Precisa se ver como a expresso do corpo de Cristo na terra. Os membros devem desempenhar seus dons, e Cristo, como cabea deste corpo, fornece a liderana. Enquanto as comunidades estiverem centradas nas institucionalizaes, nos programas e em ativismo, a igreja permanecer atraindo as pessoas, mas falhar em promover um ambiente de relacionamentos profundos.

Hoje, o discipulado, essencial para a prpria sobrevivncia do Cristianismo. Fazer discpulos a prpria preservao dos contedos principais da f. O prprio Jesus calcou Seu ministrio em relacionamentos pessoais. Ele alcanava s multides, ministrando s necessidades de todos os que Lhe procurassem no espao publico e impessoal, porm a grande parte de Seu tempo foi investido com apenas um punhado de homens e mulheres a quem chamou de discpulos, e jamais falhou em procurar no

dilogo pessoal estabelecer vnculos mais permanentes com os indivduos. Seus mtodos evangelsticos incluam olhar o fundo dos olhos das pessoas.

Alm das ministraes, tambm chamava seus discpulos para descansar. Participou de casamentos com eles... Participou de pescarias... Para Jesus, o projeto do Reino de Deus, consistia muito em estar junto, onde fortalecia o lao de submisso e prestao de contas. Ele sabia que era impossvel relacionamento duradouros e profundos sem compromissos formais. Para se resgatar o discipulado no cristianismo atual, h necessidade de se restabelecer nas igrejas, um conceito de aliana. Como a igreja metaforicamente simboliza o compromisso de uma noiva com o noivo, as pessoas devem estar conscientes de que, ao se ligarem a qualquer comunidade local, esto entrando numa aliana to espiritualmente formal, quanto um casamento, pois esta unio est sendo ligada tambm no Cu!

Para Paulo, o estabelecimento de uma liderana devidamente discipulada, era mais importante do que incrementar os esforos evangelsticos. Ele sabia que o sucesso daquele empreendimento s teria continuidade atravs de pessoas trabalhadas nos relacionamentos, no carter e submisso.

Em II Timteo 2:2, vemos que o discipulado deve ser a coluna vertebral da vida da igreja. E o que de mim, entre muitas testemunhas ouviste, confia-o a homens fiis, que sejam idneos para tambm ensinarem a outros.

A igreja sofre inmeras presses na ps-modernidade, uma delas a de gerar na religio uma mentalidade de mercado, e para sobreviver precisa passar por adaptaes constantes. No mercado o cliente sempre tem razo, e como o gosto dos clientes muda rapidamente, a mentalidade mercantil da igreja, fora que ela se adapte ao sabor dos novos ventos. Entende-se porque tantos modismos eclesisticos e tantos novos ventos de doutrina: uma necessidade de agradar o cristo como se fosse um cliente e pior, a concorrncia determina o preo. Quanto mais gente disputando os mesmos crentes, menos exigentes se tornam os sermes. O importante manter a casa cheia.

O mercado fornecendo a agenda das igrejas, os indivduos so ensinados a buscar nas escrituras o que lhes faz bem. Assim, pode-se compreender porque tantas pessoas viciaram-se nas Caixinhas de Promessas, abrem as suas bblias por acaso, buscando, por sorte, tirar uma palavra do Senhor para suas vidas e pior, correm de monte em monte querendo um toque do sobrenatural. A falta de firmeza doutrinria faz com que o crente ps-moderno facilmente sincretize a sua f.

A igreja deve se entender como um organismo vivo e, portanto, nico, e no mais uma

instituio na disputa do mercado. Suas afirmaes vem do corao de Deus e no de sua compreenso dos nichos de mercado.

Com essa identidade firmada em Deus no precisa se sentir acuada pelas foras do pluralismo e nem do mercado, ela tira a sua identidade de Deus. O crescimento torna-se fim e no meio, as outras comunidades no so concorrentes e sim coirms e o mundo, lugar de misso, no de negcios. A igreja deve recordar que Jesus a fundou com pessoas diferentes e que nunca forou uma massificao e homogeneidade dos Seus discpulos. O discipulador deve produzir nos crentes convices pessoais e solidamente estabelecidas nas escrituras. O perfil dos cristos da ps-modernidade andar de moda em moda. necessrio reavivar a busca da verdade espiritual.

O homem ps-moderno tem hoje um acesso a um volume enorme de informaes tecnolgicas, cientficas, religiosas, como nunca aconteceu na histria da humanidade. Essa a primeira gerao que dispe de computador ligado, via internet, s grandes bibliotecas do mundo, que pode acessar mais de uma centena de canais de televiso via cabo. Esta a primeira gerao educada, no pela escrita, mas pelo udio visual. Isto tudo promove uma verdadeira revoluo.

O grande acesso de informaes tornou o homem ps-moderno num viciado em notcias. Dificilmente as pessoas conseguem passar um dia sequer sem folhear um jornal, uma revista ou assistir o noticirio pela televiso.

O crente se habituou com evangelistas que ouve na televiso com a diversificao, exigindo isso da sua comunidade. Essa busca constante pelo novo faz com que o crente ps-moderno se frustre ao freqentar uma igreja comprometida com a bblia e cujo pastor tenha a viso de manter sua igreja fiel doutrina dos apstolos. Essa procura de novidades pode gerar uma poro de efeitos colaterais na igreja. Uma delas a enorme presso que gera sobre o pastor, gera tambm cristos sem profundidade e vicia as pessoas em um conhecimento sensorial.

A igreja deve ter um compromisso com a palavra e com a verdade. Na busca pelo indito, no se pode deixar quase dois mil anos de histria para trs. Deve existir um avivamento de amor antiga arte de pregar a Palavra de Deus com uno e com poder. A presso sofrida pelo Pastor pela ps-modernidade faz com que ele se sinta acuado, pois exerce uma profisso considerada irrelevante para a sociedade. Com o avano cientfico na busca objetiva da verdade, que podia ser testada e verificada, em lugar da f, a religio foi departamentalizada como um esforo dos fracassados para supersticiosamente controlar o desconhecido. Assim, o pastor na tica do ps-moderno aquele que fatura em cima dessa ignorncia. Seu trabalho consiste em confirmar o obscurantismo dos incautos que dependem do sobrenatural para sobreviver.

Este corre risco de comparao, competindo com os colegas pastores; o risco da elitizao cultural, que pelo fato de sua formao teolgica no ser aceita pelo ministrio da educao, pressiona-o a querer fazer algum tipo de curso que lhe d o status para ser aceito na sociedade; o risco da profissionalizao, fazendo com que os lderes queiram se afirmar utilizando de ttulos profissionais, como executivos e tambm utilizando literaturas seculares para administrar a igreja; corre tambm o risco de se tornar construtor de monumentos, fazendo das igrejas, verdadeiros palcios; o risco da poltica eclesistica faz com que as igrejas se transformem numa arena poltica em que os cargos, as eleies e a responsabilidade de suas nomeaes, faro dele o homem pblico que poderia ter sido no mundo secular.

A bblia clara quando afirma que os ministrios so presentes de Deus sua igreja, deve ser visto como oportunidade de servir e no de se auto-afirmar. H uma diferena fundamental entre o evangelho que se prega no ambiente da ps-modernidade e o da igreja primitiva. Como nos dias dos apstolos havia muita perseguio, converter-se significava colocar a cabea, a famlia e os amigos a premio. Hoje, por mais que se prometa que Deus resolver todos os problemas e que as pessoas alcanaro autntica felicidade, as multides permanecem passivas diante da pregao do evangelho. A mensagem da cruz que leva o pecador ao arrependimento, quebrantamento e salvao esto sendo substitudos pela mensagem do conforto. H uma preocupao de muitos lderes em no ofenderem seus rebanhos, ao invs de uma pregao bblica proftica que chame os pecadores ao arrependimento, pregam uma mensagem gua com acar, para agradar os seus clientes e no trazerem um desconforto aos mesmos com medo de perd-los. Isso ocorre porque as pessoas hoje no esto muito interessadas no cu e sim em sade e prosperidade agora, a igreja vista mais como um lugar de terapia que uma reunio de salvos que adoram a Deus. Muitos telogos dizem que: a teologia da cruz foi substituda pela teologia da glria. Martinho Lutero j tinha antevisto este grande problema, e entre os telogos modernos, Charles Colson, que inclusive diz: as teologias da religio vida mansa e a capitulao cultura popular do McIgreja, dilui a mensagem, altera o carter da igreja, perverte o evangelho e desfaz a autoridade da igreja. (COLSON, pp.44-47)

O papel da cruz mostrar s pessoas o quanto Deus nos ama e quer que imitemos o amor e compaixo de Cristo. Hoje os valores foram invertidos e no se perguntam: Como eu posso ser salvo? E sim: Como eu posso ser feliz?. O evangelho humanista sempre limitado. Ele promete o cu, mas no o reino. Jesus conhecido como Salvador, mas no como Senhor. Ele gera consumidores de religio e no servos. Deus servido pelo que d e no por quem .

No tempo dos juzes houve na bblia um homem chamado Mica (Juzes 17) cuja histria

retrata bem o evangelho humanista dos dias atuais. Ele roubara o dinheiro de sua me e quando soube que ela deitava maldies por aquele dinheiro, procurou devolver. Sua me o abenoou pelo gesto e entregou o dinheiro na mo dos ourives. Tanto ela como Mica queriam montar uma igreja particular. Para isto, precisavam de dolos, de uma estola sacerdotal e de um sacerdote que os representassem diante de Deus. Depois de montado o templo particular, chamaram o filho de Mica que desempenhasse o ofcio sacerdotal. O texto silencia o por que o garoto no deu certo, mas logo vinha passando por ali um levita, vindo de Belm de Jud, que fora consagrado como levita. Mica ofereceu-lhe dez moedas de prata, vesturio e todo o sustento necessrio e o jovem consentiu em ficar com aquele homem e lhe ter por pai e por sacerdote. A concluso do captulo no deixa dvidas quanto s intenes de Mica, ele no queria servir a Deus e sim ser servido por Ele.

(GENE pg. 216) Os cristos ps-modernos no devem esperar se dar bem nas mos dos psmodernistas. Os cristos sero denunciados por pensar que possuem a nica verdade. Sero condenados por sua intolerncia, por tentarem forar suas crenas em todo mundo. Os cristos j podem esperar ser excludos quando os ps-modernistas clamam por tolerncia e pluralismo. Com a cultura se tornando cada vez mais sem lei e brutal, os cristos podero at provar a perseguio. A igreja poder crescer ou no em tal clima.... mas a igreja de Jesus Cristo no pode ser vencida pelas portas do inferno, muito menos por uma cultura.

CONCLUSO Quando os fundamentos so destrudos, que pode fazer o justo? (Salmos 11:3).

Nossa poca vem se ocupando na destruio dos fundamentos e na tentativa de erguer algum fundamento por cima do entulho do que foi derrubado. O que vemos hoje a rejeio dos Fundamentos divinos, os princpios estabelecidos por Deus e registrados nas Escrituras Sagradas. Embora vivamos na era das Megaigrejas, e do movimento de crescimento de igrejas, h um declnio espiritual com relao ao compromisso cristo com as doutrinas bblicas. Este perodo conhecido como ps-modernidade um tempo de Espiritualidade sem Verdade (Nova Era). A Ps-Modernidade marcada por muitos deuses, mas, sem

ABSOLUTOS. A Ps-Modernidade conhecida como uma COSMOVISO DE TOLERNCIA, tolera tudo, principalmente o Maligno! Quando no existem verdades absolutas, o intelecto (a alma) d lugar vontade humano que est comprometida com a realidade do tempo presente que uma realidade atesta ou, politesta, melhor dizendo.

Como vimos em captulo anterior, s pessoas no procuram uma igreja por sua firmeza bblico-doutrinria, e sim, se ela resolve os problemas. Muitas igrejas esto sendo fundamentadas numa mensagem mercantilista/capitalista (busines, prosperidade, riquezas, abundncia, etc.). Em tais igrejas proibido falar em Cu ou Inferno e muito menos da CRUZ, pelo fato dela (a cruz) ser um instrumento de vergonha, de morte, de renncia, de humilhao e de consagrao. Os clientes (digo membros) no podem ser constrangidos com mensagens pessimistas e condenatrias. No importa A VERDADE e sim O DESEJO. Interessante notar que, Satans seduz prometendo justamente aquilo de que as pessoas gostam e o que querem. Ironicamente ele s pode dar o que elas no querem, ou seja, O INFERNO.

Na Ps-Modernidade no importa a moralidade e sim, O DESEJO. Para qu o casamento? Basta ficar um com o outro ( o termo usado no momento para um relacionamento sem compromissos). A moralidade do desejo fez baderna com a sexualidade. Tudo comeou com ataque ao casamento, por exemplo:

O amor livre, O divrcio, A plula anticoncepcional, O paganismo tecno-ertico, Os relacionamentos sem compromissos, O sexo virtual (talvez a maior aberrao gerada neste tempo de psmodernidade).

Por conta de tudo isto, o mundo no sabe como fazer com:

Os doentes contaminados pelos vrus HIV (Aids), Os rfos sem pais e rfos com os pais vivos, mas que no conhecem ou no se do a conhecer.

O nmero gritante de meninas grvidas (algumas com 12 anos de idade). O grande problema da pedofilia (neste tempo o prazer no tem preo nem idade, o prazer pelo prazer, uma das marcas da PS-MODERNIDADE). As crianas que perderam a infncia.

O grande desafio da Igreja de Jesus Cristo neste tempo de Ps-modernidade firmar-se na Palavra de Deus que diz: Os que de ti procederem edificaro as runas antigas, e tu levantars os fundamentos de muitas geraes, e sers chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para morar. (Isaas 59:12).

No passado as pessoas discutiam sobre os temas:

O que era certo ou errado, O que era verdadeiro ou falso, etc.

Existe uma tentao que precisa ser vencida, que chamada de Hedonismo Espiritual (fbrica de emoes, experincias msticas em excesso para agradar pessoas), isto Nova Era, religio de mistrios. Crer tambm pensar, a Palavra de Deus orienta a oferecermos a Deus um Culto Racional (Rm 12:1-2). Restaurar significa, trazer o original de volta, um trabalho que leva tempo e tem custo e exige pacincia.

Para viver uma vida vitoriosa na Cosmoviso da ps-modernidade precisamos aplicar a contracultura crist, que nos orienta a reconstruirmos as runas (o que foi derrubado), com a cultura do Reino, como por exemplo:

Vida espiritual sincera (por temor a Deus e no por moeda de troca, barganha). Vida familiar segundo os padres bblicos (esposo-esposa, pais e filhos). Viver na ntegra os valores morais do Reino (certo-errado verdade-mentira). Ou seja> sim, sim, no, no. Ser responsvel (responsabilidades) civis e social. Ser um mordomo fiel com relao produo e a propriedade (trabalho e mordomia dos bens).

Conscincia de misso (viver no mundo sem ser mundano, ou seja, viver no perodo da ps-modernidade, mas no se contaminando, pelo contrrio, buscando ser sal e luz).

Um trabalho a longo prazo (o tempo de mudana de uma cosmoviso) por isso precisamos formar nossos filhos e discpulos para darem prosseguimento. Nunca perder de vista o Manual (A Palavra de Deus escrita e o Testemunho interior que existe dentro do corao de todo aquele que j nasceu de novo em Jesus Cristo).

Ao estudarmos a Histria do Cristianismo podemos constatar que em todas as pocas, nas diversas cosmovises, sempre a Igreja enfrentou UM DESAFIO, mas nunca foi vencida. Cremos que tudo o que estamos vendo nos mostram o cumprimento das Escrituras Sagradas com relao ao tempo do fim, carece vigiarmos e como A Gerao Escolhida do Senhor, devemos nos levantar e assumir a posio de vencedores e no vencidos.

Apstolo Francisco Nicolau. Bacharel em Teologia. Mestrando em Etnoteologia e Antropologia Cultural. Membro da RAMC Rede Apostlica de Ministrios Cristos. Faz parte do Projeto de Transformao Brasil. Ministra sobre Guerra Espiritual desde 1991, realizando seminrios de Conquista de Cidades, Mapeamento Espiritual e Atos Profticos, no Brasil e fora do pas. Autor do Livro: Conquistando Cidades para Cristo (Um dos primeiros em lngua portuguesa sobre Conquista de Cidades). Apstolo da Igreja Batista das Naes Valinhos SP. Ministrio voltado para Israel, com compromisso de despertar a igreja Brasileira a cumprir a ordem bblica: Consolai o meu povo, diz o Senhor.. (Is. 40:1). Tendo ascendido a Terra Santa 12 (doze) vezes, e realiza seminrios sobre ISRAEL E AS PROFECIAS BBLICAS.

BIBLIOGRAFIA

SIRE, James W. O Universo ao lado. United Press: So Paulo, 2001.

DAMAZIO, Frank. Cruzando Rios Tomando Cidades. Editora Quadrangular: So Paulo, 1999.

VEITH, JR, Gene Edward. Tempos Ps-Modernos. Editora Cultura Crist: So Paulo, 1999.

JONES, Peter. A Ameaa Pag. Editora Cultura Crist: So Paulo, 2002.

LIPOVETSKY, Gilles. A Era do Vazio. Editora Manole: So Paulo, 2005.

GONDIN, Ricardo. Fim do Milnio: Os perigos e desafios da ps-modernidade. Abba Press: So Paulo, 1996. BIBLIA DE ESTUDOS EM CORES Joo Ferreira de Almeida Verso Revisada. Juerp / Imprensa Bblica Brasileira. Copyright desta reviso por Bompastor Editora: EUA, 2000.

LAUSANNE, Srie, Evangelho e o Homem Secularizado, ABU Editora e Viso Mundial: So Paulo, 1985, pg. 11.

GENE Edward Veith, Jr ( TEMPOS MODERNOS) - pgs.150-154 (7). COLSON, The Body, pp.44-47. O termo hot-tub religion (religio vida mansa) vem de J. J. Packer.

GUINNESS, OS, John, No God But God, Moody Press: Chicago, 1992, pg. 160

Anda mungkin juga menyukai