Anda di halaman 1dari 16

Sumrio

1. Descrio do Problema

2. Formulao do Problema

3. Resultados

4. Anlise Paramtrica e Discusses

5. Concluso

16

6. Referncias Bibliogrficas

11

1. Descrio do Problema
O problema consiste na obteno da distribuio de temperaturas em uma das faces de uma chapa fina que est submetida a condies de contorno gerais e tem gerao interna de calor de . A figura 1 ilustra o problema, onde o valor de L = 1m, a placa feito de um ao cuja condutividade trmica . Na figura tambm possvel identificar todas as condies de contorno nesta face da placa, que so: temperatura prescrita, isolao trmica, fluxo de calor prescrito e troca de calor por conveco.

Figura 1 Ilustao do problema proposto. Os valores do fluxo de calor e temperatura prescritos, temperatura ambiente e coeficiente de conveco do fluido adjacente sero adotados inicialmente como , , respectivamente.

2. Formulao do Problema
A metodologia empregada para derivar as equaes discretizadas dos volumes finitos nos casos de uma dimenso pode ser facilmente extendida para problemas em duas dimenses. No caso bidimensional, a equao governante do processo difusivo ser: ( ) ( )

No problema em questo (placa bidimensional), um exemplo da malha utilizada para discretizao mostrada na figura 2.

Figura 2 - Parte da malha bidimensional utilizada para discretizao. Pode-se observar que o n central do volume finito ter como ns vizinhos os ns localizados em E e W, bem como N e S. Para obtermos os coeficientes das equaes discretizadas devemos integrar a equao governante: ( ) ( )

[(

) ]

[(

)]

)]

)]

( ( ) ( )

A equao (3) nos d ento os coeficientes da equao discretizada para um volume finito genrico. Para aplicao ao problema proposto, podemos discretizar o domnio (face da chapa) da maneira mais simples possvel afim de conseguir todas as equaes possveis para a posio de cada n. A figura 3 ilustra essa malha.

Figura 3 Exemplo de malha simples para o problema. Se cada lado desta face tem uma condio de contorno, fica fcil ver que os ns denominados (1,3), (3,3), (1,1) e (3,1) sempre tero a mesma equao discretizada dependente das condies de contorno independente do quo refinada for a malha, por estarem nos vrtices do domnio e fazerem vizinhana sempre com E/S, W/S, E/N e W/N, respectivamente. Tambm possvel enxergar que os ns (2,3), (1,2), (3,2) e (2,1) tero, cada um, equaes especficas por estarem submetidos a condies de contornos diferentes e fazerem vizinhana sempre com E/W/S, E/N/S, W/S/N e E/W/N, respectivamente. Por fim, o n central (2,2) ter uma equao distinta de todos j citados por ter ns vizinhos em todas as direes. A denominao dos ns na forma de matriz (i,j) utilizada pois facilita posteriormente na lgica da programao quando da utilizao de um mtodo numrico para calcular as temperaturas nodais, uma vez que cada vizinho pode ser expresso por (i-1,j), (i+1,j), (i,j-1), e (i,j+1), sendo estes W, E, S e N respectivamente, e assim um programa genrico pode ser montado para qualquer refino de malha. A comear a discretizao das equaes pelo n central (2,2), que o caso do n genrico utilizado para derivar a equao discretizada genrica (3), os coeficientes da equao para estes ns centrais (que fazem vizinhana com todas as direes) :

Tabela 1 Coeficientes da equao discretizada para os ns centrais (2,2). aE aW aN aS aP SP SC 0

Como pde ser observado, a malha do problema regular e portanto . Para o n superior esquerdo, n (1,3), fazendo as integrais da equao (2) tem-se os coeficientes: Tabela 2 Coeficientes da equao discretizada para o n superior esquerdo (1,3). aE aW aN aS aP SP SC

Para este n podemos notar o aparecimento de SP e alguns termos a mais no coeficiente SC. Estes novos termos vem das condies de contorno superior (fluxo prescito) e esquerdo (temperatura prescrita), uma vez que na equao (2), o segundo termo da primeira integral e o segundo termo da segunda integral sero diferentes daqueles pro caso genrico. Analogamente para todos os outros ns, podemos integrar a equao (2) observando as condies de contorno de cada um e obter todas as 9 equaes discretizadas, como a tabelas abaixo. Tabela 3 Tabela geral de coeficientes da equao discretizada para cada n da malha. N aE aW aN aS aP SP SC (1,1) 0 0

(1,2)

(1,3)

(2,1)

(2,2)

(2,3)

(3,1)

(3,2)

(3,3)

Assim, com todas as equaes possveis em mos, consegue-se faze o clculo das temperaturas nodais para qualquer refino de malha. Porm, para a plotagem 2D, ainda resta saber as temperaturas nos contornos. Essas temperaturas podem ser avaliadas aplicando a Lei de Fourrier para cada volume finito que contenha uma fronteira. Assim, as equaes para as temperaturas nos contornos: Tabela 4 Equaes para temperaturas nos contornos. Contorno Temperatura Esquerdo TA Superior Direito Inferior

Agora temos todas as temperaturas necessrias para fazer uma plotagem 2D da face da chapa para anlise do mtodo e dos resultados.

3. Resultados
Um algoritmo em FORTRAN foi compilado e utilizado para realizar o clculo numrico necessrio para encontrar as temperaturas nodais atravs das equaes discretizadas, bem como as temperaturas de contorno. Com os dados em mos, o software VisIt2.4 foi utilizado para realizar uma plotagem 2D do campo de temperaturas na chapa, distinguindo os valores de temperatura atravs de um patamar de cores. Primeiramente, para validao no s dos coeficientes das equaes discretizadas mas como do algoritmo FORTRAN, alguns valores do problema foram alterados. O valor de h foi colocado como altissimo (~infinito), o que simula temperatura prescrita no contorno direito, e o valor do fluxo de calor prescrito pelo contorno superior foi colocado como zero, o que simula isolamento. A gerao de calor tambm foi desprezada. Assim, o perfil de temperaturas deve ser linear da esquerda para a direita. A figura 3 nos mostra a validez das equaes e do algoritmo utilizado. O nmero de volumes utilizados foi de n=10000 (100x100), um nmero que gerou resultados satisfatrios para o propsito da anlise.

Figura 3 Distribuio do campo de temperatura na face da chapa, ilustrando a validao das equaes e do algoritmo para dados modificadas do problema.
6

Tendo certeza da validez das ferramentas de clculo para anlise, os dados, colocados no item 1 deste relatrio, foram inseridos no algoritmo, e o resultado apresentado na figura 4.

Figura 4 Distribuio do campo de temperatura na face da chapa, para os valores e condies propostos no item 1. Pela figura 4, ja possvel perceber uma modificao do campo de temperatura, de forma que ele no mais linear da esquerda para a direita. Devido ao fluxo de calor prescrito no contorno superior, as temperaturas mais acima da face tem valores menores do que as temperaturas mais abaixo, para um mesmo valor de X, como pode ser verificado. No prximo item, ser feita uma anlise mais detalhada dos valores de fluxo de calor prescrito, gerao de calor, e coeficiente de conveco do fluido adjacente.

4. Anlise Paramtrica e Discusses


Nesta seo, faremos uma anlise mais detalhada dos parmetros q, q, e h. Primeiramente, vamos analisar o caso do valor de h ser zero, ou seja, no h fluxo de calor pelo contorno direito. Sendo assim, teremos os contornos inferior e direito isolados, contorno esquerdo com temperatura prescrita, contorno superior com fluxo de calor prescrito, e gerao de calor. Logo, espera-se que as temperaturas cresam de cima para baixo de uma forma no-linear devido gerao de calor. A figura 5 nos mostra a distribuio de temperaturas na chapa para essas condies.

Figura 5 Distribuio de temperatura na chapa para valor de h = 0 (isolamento no contorno direito). Como esperado, as temperaturas na parte superior da chapa so as menores, e vo crescendo conformo Y cresce. O ponto de encontro dos dois contornos isolados o ponto de maior temperatura pois ali o fluxo de calor se d somente por difuso na chapa. Devido gerao de calor, as temperaturas
8

prximas a esse ponto so maiores que - temperatura prescrita do lado esquerdo. Para o caso seguinte, analisaremos um valor de q muito alto. Obviamente, para este caso, espera-se que as temperaturas na parte superior da chapa sejam muito baixas e at negativas (para o caso de q ~ infinito). A figura 6 representa essas condies de plotagem.

Figura 6 Distribuio de temperaturas na chapa para o caso de q ~ infinito. Pela figura, pode-se observar que as temperaturas na parte inferior da chapa so todas iguais a . Porqu o fluxo de calor que sai na parte superior no diminui a temperatura da chapa at Y=0 ? Isso ocorre porqu a temperatura no contorno esquerdo prescrita, e portanto h difuso desse contorno para o resto da placa. Mesmo que q seja infinito, ele est sendo retirado apenas no contorno superior da chapa, e assim a conduo na parte inferior devido temperatura prescrita do contorno esquerdo transfere calor por difuso para o resto da placa. Agora vamos analisar o caso em que q alto. A temperatura do lado esquerdo sempre prescrita e portanto espera-se que a distribuio da temperatura aumente da esquerda pra direita, at onde alcana um ponto mximo
9

no centro (gerao de calor) e depois torne a diminuir at o contorno direito, onde h fluxo da calor saindo por conveco.

Figura 7 Distribuio de temperaturas na chapa para o caso de q ~ infinito. Observa-se aqui que o fluxo de calor que sai pelo contorno superior torna-se insignificante devido magnitude da gerao de calor e por ele ser constante (prescrito). A conveco do lado direito no tambm insignificante pois ela dependente do gradiente de temperatura entre fluido adjacente e o contorno direito, ento quando a gerao de calor faz com que a temperatura aumenta no contorno direito, mais calor sai por conveco, at o regime permanente. O que acontece quando aumentamos dois desses valores? o que ser analisado agora. Vamos ver o caso em que q e q. Espera-se, novamente, que o contorno superior tenha temperaturas muito baixas devido ao alto valor de q. J devido ao valor de q alto, espera-se que a temperatura para partes inferiores da placa aumente gradativamente, at a maior temperatura no contorno isolado.

10

Figura 8 Distribuio de temperaturas para o caso de q e q alto.

Como esperado, a temperatura no contorno superior baixa, e no contorno inferior so as maiores. A temperatura no contorno direito segue as temperaturas mais a esquerda, com pequena diminuio devido conveco. Para o caso de q e h alto, a distribuio de temperaturas ser igual a figura 7 com a diferena de que o contorno direito tambm ter temperatura prescrita igual temperatura do fluido. Para o caso de q e h nulo, o perfil ser igual figura 6, mas ao invs das temperaturas simularem uma parbola na placa, ser algo como uma assntota. A parbola ser mais acentuada para o caso de q e h altos. As figuras 9, 10 e 11 mostram estes casos.

11

Figura 9 Distribuio de temperaturas para o caso de q e h ~ infinitos.

12

Figura 10 Distribuio de temperaturas para o caso de q ~ infinito e h = 0.

13

Figura 11 Distribuio de temperaturas para o caso de q e h ~ infinitos.

14

5. Concluso
O que se pode concluir da anlise feita para vrias condies de contorno que dependendo do perfil de temperaturas que se deseja obter na placa, as condies de contorno devem ser alteradas de maneira adequada. bvio que no ser possvel por exemplo obter uma gerao de calor, um fluxo ou um coeficiente de conveco infinitos, como foram feito os casos analisados. Mas pela comparao entre as figuras 6 e 7 juntamente com as figuras 9, 10 e 11, um valor intermedirio entre 0 e infinito obter um perfil intermedirio entre os comparados com essas figuras. Tambm possvel saber quais so os contornos existentes em uma placa a partir do seu perfil de temperatura comparando as solues e perfis obtidos.

6. Referncias Bibliogrficas
[1] Versteeg, H. K., Malalasekera, W., An Introduction to Computational Fluid Dynamics The Finite Volume Method, Editora Longman Scientific & Technical, 1995.

15

Anda mungkin juga menyukai