Anda di halaman 1dari 24

Introduo

A acupunctura talvez tenha sido a primeira forma racional de medicina. O "Homem de Pequim, espcie humana que habitou no nosso planeta h cerca de 30 mil anos, j fazia uso de ervas. No entanto, o uso de instrumentos, como estiletes de pedra para estmulos cutneos especficos, visando equilibrar a circulao energtica do organismo foi feita racionalmente, usando j a funo oponente do dedo polegar, aliada ao seu desenvolvimento cerebral. O misterioso mundo da acupunctura s pode ser compreendido se levarmos em considerao e respeito a sua longevidade. Factores que h apenas dez anos esto a poder ser cientfica e tecnologicamente detectados, j eram manipulados com grande intimidade pelos nossos antepassados. Mas se admiramos hoje em dia as nossas mquinas computorizadas de sensibilidade, visualizao e penetrao impressionantes, porque no louvamos os antepassados da espcie que a tudo isso deram origem. Os registros que a civilizao humana detm, sobre a histria de acupunctura, datam de 3.000 A.C. Extramos um breve relato sobre essa prtica - to antiga quanto a China, cujos povos, descendentes directos do "Homem de Pequim", comearam a compilar a histria escrita da acupunctura, h aproximadamente cinco mil anos. O grande marco desse empreendimento foi a elaborao do 'NEI JING", primeiro livro conhecido, que trata de acupunctura. Era dividido em dois volumes: o "SO QUENN", que tratava do aspecto terico e o 'LING TSROU', que instrua sobre conhecimentos prticos da acupunctura. O prprio "NEI JING" relatava que civilizaes anteriores (dinastia Tcherou - 18.000 a 3.000 A.C.) usavam "agulhas" feitas de pedra. "Este mtodo hoje em dia est abandonado", dizia o primeiro livro de Acupunctura. importante lembrar que a palavra "acupunctura", de origem latina, quer dizer etimologicamente "acus",(agulha) e "puntur"(puno). Mas no tem correspondncia no vocabulrio chins que se refere a esta palavra da seguinte forma: "TCHENNTSIOU", que quer dizer, respectivamente, agulha e moxa. Acrescenta o "NEI TSING" que as agulhas teriam vindo do sul da China, onde "o sol era abundante e as terras eram frteis". O clima era agradvel e os seus habitantes tinham a face rosada. As doenas geralmente eram causadas por excessos. Desse modo as agulhas eram usadas de modo a dispersar esse efeito patolgico. J ao Norte,.o clima era

frio e reinava o vento glacial, as doenas advinham da insuficincia e vazio. Da a razo para usarmos moxas (pequenos cones, geralmente constitudos de uma erva chamada artemsia que, provida de propriedades de combusto lenta, uma vez acesas, pode provocar o estmulo pelo calor do ponto de acupunctura). O 'NEI JING' foi encomendado pelo Imperador amarelo Huang Ti, que governava os povos que habitavam as margens do Rio Amarelo. Foi escrito pelo mdico Tsri Po (Ki Pa) com ajuda de seus colegas Lei-Kong, Iu Fou, Po-Kao e Chao-Iu. As suas pginas j se referiam circulao sangunea e acrescentava o papel do bao como harmonizador do sangue que recebe distribuindo-o purificado para os outros rgos. Todos os outros rgos e funes j eram minuciosamente descritos nessa "bblia" da acupunctura. Huang-Ti reinou no perodo compreendido entre os anos 2.797 a 2.696 A.C Os perodos que se sucederam foram empreendidos esforos para o entendimento e adopo dos ensinamentos de "NEI TSING". No V sculo A.C., foi feito outro livro mdico, chamado Pienn-Ts'io (tambm conhecido por Tsrinn Iue-Jenn). Neste livro, cujo ttulo significa A Regra das Dificuldades, procurava-se esclarecer as partes mais obscuras do "NEI TSING", sendo utilizado at os dias de hoje. Do sculo III A.C., at o sculo III D.C., durante a dinastia RANN, pouco se acrescentou s obras j escritas, excepo feita ao aparecimento do genial mdico Hua To, nascido em 125 A.C. Foi esse mdico que aperfeioou a tcnica de diagnstico, atravs do exame detalhado dos pulsos (pulsologia chinesa). Outros dois mdicos, dignos de destaque durante esse perodo foram Tchoroun, Iu-I (179-156 A.C.) que adoptou o mtodo de "conduo de energia", que consistia em apenas colocar as agulhas sem tonificar ou dispersar; e Oang Mang (35-8 A.C.) que fez importantes pesquisas anatmicas. As duas dinastias seguintes (Tsinn e O), compreendidas entre os sculos III e VI da era crist, foram marcadas por grandes progressos no desenvolvimento da acupunctura. Os principais tpicos beneficiados por esse adiantamento foram: a preciso da descrio e localizao dos pontos de acupunctura e a solidificao do uso da tcnica de diagnstico atravs da palpao dos pulsos chineses. Desta forma, Roan-Fou Mi publica, entre os anos de 265 e 280, o "JIA I JING' (Regra do Um e do Cinco), tambm chamado "TCHENN JING" (Livro da Verdade). Este foi o primeiro livro que trazia os pontos colocados precisamente sobre os seus respectivos canais, citando detalhadamente o nome de cada ponto e de cada papel. Comea-se tambm a se aplicar as regras de 3

relacionamento entre os rgos e vsceras, assim como a determinar o horrio de actividade mxima de cada uma dessas estruturas. E Oang Cho-Rouo (sculo IV) publica uma obra inteira e completa abordando detalhadamente o estudo da Pulsologia Chinesa, com o ttulo de "MO JING" (Regra dos Pulsos). Do sexto sculo at o primeiro milnio da nossa era, foi um perodo de prosperidade integral para a China. A acupunctura acompanhou este desenvolvimento. As tcnicas at aquela poca existentes comearam a sofisticar-se, sendo questionado o mtodo que s fazia circular a energia, dando nfase agora tonificao e sedao dos pontos assim como seu rigoroso aferimento atravs da palpao dos pulsos. Oang Ping faz comentrios crticos ao "SOU OENN" e elabora o "SOU OENN TSRE TCHOU", obra que traz a noo das cinco energias perversas (ventos, secura, calor, humidade e frio) alm dos seis transtornos (contracturas, fogaos, indigestes e inflamaes, problemas nervosos e mucosidades). Foi na dinastia Song (sculo X ao sculo XIV) que a acupunctura comeou a difundir-se pela China, desejando a criao da primeira faculdade de Acupunctura, onde foi criado o clebre "Homem de Bronze", que um modelo no tamanho de uma pessoa com a descrio de todos os pontos e canais de acupunctura, alm de outras obras importantes. No sculo XIV, sob a dinastia monglica Iuann, a acupunctura experimentou um grande processo prtico, ensaiando-se inclusive o tratamento pelo lado oposto (descoberta dos canais distintos), entre outros. a respeito da utilizao das "agulhas e moxas" em toda a China. Na dinastia Ming, que vai do sculo XIV at a metade do sculo XVII, centenas de obras so citadas Da metade do sculo XVII at os dias de hoje, a prtica de acupunctura na China veio-se fortalecendo de tal forma que todos os povos, que de uma forma ou de outra tiveram contacto com esta modalidade de medicina, resolveram acrescent-la ao seu arsenal teraputico, como primeira escolha ou coadjuvante a outro tipo de terapia que se faa necessria.

Lei dos cinco elementos

A medicina tradicional chinesa a arte de tratar e prevenir doenas. Est baseada no TAO, no YIN/YANG como foras opostas e complementares, presentes em todos os seres e organismos. A acunpunctura consiste em estimular certas regies do corpo, como j dissemos, denominadas pontos de acunpcunctura. Os pontos de energia podem ser activados por estmulos fsicos como o dedo, uma esfera metlica, calor, electricidade, magnetismo, cor, laser, esparadrapo e agulha, que ainda o instrumento mais conhecido, simples, prtico e quase indolor, visto que as agulhas so muito finas e a sua introduo na pele feita atravs de tcnicas especiais, permanecendo no corpo por um perodo mdio de 20 a 40 minutos. Alm do corpo fsico os acupunctores consideram a existncia do Ki (energia), que circula atravs de canais invisveis chamados Meridianos, os quais formam uma rede que interliga os pontos de acupunctura, os rgos, os tecidos e todas as clulas. As doenas so observadas e analisadas como disfunes energticas onde o ki no circula fluentemente pelos meridianos, surgindo ento reas congestionadas com excesso, e outras com dfice. Os acupunctores utilizam-se tambm dos recursos da Lei dos 5 Elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e gua), que envolvem no apenas o ser humano, mas os alimentos, a natureza, e tudo o que nos cerca. Do micro ao macrocosmo os chineses desenvolveram uma interpretao do estado do ser humano e das coisas que o cercam. Partindo do princpio de que: - "Quantidade afecta qualidade em qualquer coisa na vida", podemos entrar em desequilbrio energtico, seja por falta ou por excesso de energia nos rgos que compe nossa natureza fsica.

Os antigos chineses observaram 12 "rgos" que so responsveis pela sade quando esto em equilbrio, so eles:

rgo Zang Pulmo (P) Rins (Rn) Fgado (F) Corao (C) Mestre do Corao

Vsceras Fu Intestino Grosso (IG) Bexiga (B) Vescula Biliar (VB) Intestino Delgado (ID) Triplo-Aquecedor (TA)

Elemento Metal gua Madeira Fogo Fogo Terra

(MC) Bao-Pncreas (BP) Estmago (E)

Por cada um destes "rgos" circula a energia Ki deslocando-se, no nvel subcutneo, atravs de linhas preferenciais denominadas meridianos. Esses canais imateriais conduzem a energia diferenciada em variadas combinaes Yin-Yang, cujos fluxos se intercambiam alternadamente e complementam no corpo, constituindo um sistema responsvel pela defesa, regulao e ressonncia do organismo em relao s influncias csmicas. Sade implica, em primeiro lugar, na circulao adequada da fora vital atravs de canais livres e desimpedidos. Cada meridiano formado por um nmero determinado de pontos que transmitem a energia em sentido e ordem sempre constantes. Existem vrios tipos de meridianos conforme a funo que desempenham, sendo 14 considerados importantes - 12 Meridianos principais (pares e simtricos) - 2 Meridianos extras (mpares). Os demais, destitudos de pontos prprios, so os meridianos virtuais que somente se manifestam nos estados patolgicos e os meridianos de ligao denominados Vasos Secundrios.

Os cinco elementos

Os cinco elementos so bsicos para constituio da natureza:

- Madeira, - Fogo, - Terra, - Metal, - gua. Existe entre eles relao de interdependncia e inter-restrio que determinam seus estados de constante movimento e mutao, que mantm o equilbrio interno e a harmonia entre as energias Yin e Yang. Ambos os ciclos, que se interagem e se equilibram, so necessrios para mover e transformar as energias.

O ciclo criativo gera energia e nutre a energia como a relao entre me e filho. gua gera a Madeira nutrindo seu crescimento; Madeira gera Fogo dando-lhe combustvel para queimar; Fogo gera Terra, fertilizando-a com suas cinzas; Terra produz Metal pela extraco; Metal gera gua.

A ordem no ciclo de controlo ou de inibio : Madeira inibe a Terra, com suas razes; Terra inibe a gua, absorvendo-a; gua inibe o Fogo, apagando-o 7

Fogo inibe o Metal, derretendo-o; Metal inibe a Madeira, com seu corte.

A interaco dos cinco elementos

O taosmo descreve um ciclo de produo (Sheng) e um ciclo de controlo (Ke) agindo sobre os elementos. No taosmo, tudo o que conhecemos ou pensamos como realidade um smbolo e um reflexo dos cus, de tal forma que, entendendo o 8

relacionamento macrocsmico das coisas, poderemos entender o mesmo relacionamento numa escala menor: no corpo, na astrologia pessoal, ou na poltica. A referncia taoista original era sobre as estaes do ano, ou "os cus", e elas seriam ento mais acuradamente descritas como as cinco fases. O ciclo de produo delineia um pentgono e a cadeia de controlo delineia uma estrela de cinco pontas. Essas interaces e relacionamentos formam o esboo para diferentes escolas de filosofia. A interaco dos cinco elementos torna-se uma ferramenta que ajuda os acadmicos taoistas a classificar as observaes e os dados empricos. Com base em observaes de como as coisas interagem, elas so classificadas num dos cinco elementos, tal como elas se encaixam no padro observado. Ento pode-se tirar concluses de alto nvel ou predies baseadas nos tipos dos elementos.

Diagrama da medicina tradicional chinesa para diagnstico pela lngua. Legenda: Rim (cinza), Fgado (verde), Bao (amarelo), Pulmo (azul) e Corao (vermelho). Na medicina tradicional chinesa, cada rgo do corpo humano associado a um elemento. O fgado e os rgos associados, os (tendes, os olhos) so do elemento madeira; O corao e os rgos associados (os vasos sanguneos, a lngua) so do elemento fogo;

O bao e os rgos associados (os msculos, a boca) so do elemento terra; Os pulmes e os rgos associados, a (pele, o nariz) so do elemento metal; O rim e os rgos associados, (os ossos, o ouvido) so do elemento gua.

Essa classificao seguida ao diagnosticar e ajustar o equilbrio do corpo. Para entender isso melhor, h que tomar em conta que, na medicina chinesa, os rgos no so simplesmente rgos anatmicos como entendemos na medicina ocidental, mas referemse, de facto, a fases, sistemas e energias no corpo. O nosso corpo possui canais superficiais e canais profundos, com trajectos longitudinais transversais ou diagonais, por onde circula o Qi. Os canais interligam todas as regies, estruturas e rgos do corpo. Alguns, com trajectos superficiais, foram chamados de meridianos e neles localizam-se pequenas reas denominadas pontos. Existem 361 pontos nos doze meridianos principais e nos dois meridianos da linha mediana. Esses meridianos, ou canais de energia, so formados por 12 pares principais e 8 extras, alm de diversos meridianos secundrios numa complexa rede de energia que envolve todo ser humano. Esses meridianos percorrem o corpo na sua superfcie e tambm atingem os rgos, so responsveis pela circulao de 4 factores trfico-fisiolgicos: Qi energia, Xue sangue, Ying nutrio Wei defesa. As patologias seriam uma alterao na circulao da energia, levando a uma acumulao ou a uma deficincia, produzindo as dores e doenas. Hoje, sabe-se que muitos desses pontos tm conexo com terminaes nervosas livres, que estimulam o sistema nervoso central nos seus variados nveis (medular e enceflico), libertando substncias analgsicas e neuro-hormonas. Se o paciente for alvo de factores externos e o seu organismo no estiver equilibrado, os factores internos tendem a desorganizar-se. Da a necessidade de

10

harmonizar o corpo, atravs dos meridianos, para que as energias circulem adequadamente.

11

Yin Pulmo - Taiyin da Mo Mestre do corao - Jueyin da Mo Corao - Shaoyin da Mo Bao-Pncreas - Taiyin da Perna Fgado - Jueyin da Perna Rim - Shaoyin da Perna

Yang Intestino Grosso - Yangming da Mo Triplo Aquecedor - Shaoyang da Mo Intestino Delgado - Taiyang da Mo Estmago - Yanmimg da Perna Vescula Biliar - Shaoyang da Perna Bexiga - Taiyang da Perna

12

Meridianos Extraordinrios

Du Mai

Vaso Governante ou Vaso Governador Vaso de Concepo Meridiano da Vitalidade ou Thrusting Vessel

Ren Mai

Chong Mai

Dai Mai

Meridiano da Cintura ou Girdle Vessel Mai Meridiano da Motilidade de Yang ou Yang Heel Vessel

Yangqiao

Yinqiao

Mai Meridiano da Motilidade de Yin ou Yin Heel Vessel de Yang ou Yang Linking Vessel

Yangwei Mai Meridiano Regulador

Yinwei Mai Meridiano Regulador

de Yin ou Yin Linking Vessel

13

Correlaes entre os Cinco Elementos e outras categorias

Os Yue Ling (comandos mensais) e os Huai Nan Zi estabelecem as seguintes correlaes:

Correspondncias

Elemento

Direo

Cor

Nota Musical

1 2 3 4 5

Madeira Fogo Metal gua Terra

Leste Sul Oeste Norte Centro

Verde Vermelho Branco Preto Amarelo

Jue2 (mi) Zhi3 (sol) Shang1 (r) Yu3 (l) Gong1 (d)

Joseph Needham, em Science and Civilization in China, volume 2, pginas 26223, acrescenta muitos outros conjuntos de cinco que foram arrumados paralelamente aos cinco elementos. Alguns deles esto registrados abaixo:

14

Correspondncias Elemento 1 Madeira 2 Fogo 3 Metal 4 gua 5 Terra Sabores Azedo Amargo cido Salgado Doce Cheiros Cheiro de bode Queimado Ranoso Podre Perfumado Vsceras Fgado Corao Pulmes Rim Bao

Algumas outras correspondncias so vistas abaixo:

Elemento Criatura celestial

Estao

Direco Planeta

Gostos Sentido Vsceras (yin)

Vsceras (yang)

Dedo

15

Madeira

Qng-lng o Drago Verde Zh-qu a Fnix Vermelha

Primavera leste

Jpiter

azedo

viso

fgado

vescula

dedo anular dedo mdio

Fogo

Vero

sul

Marte

amargo Fala

corao

intestino delgado

Terra

Hung-lng* o Drago Amarelo

Mudana de estao (quatro centro vezes por ano)

Saturno

doce

olfacto

bao/pncreas estmago

dedo indicador

Metal

Bi-h o Tigre Branco

Outono

oeste

Vnus

picante paladar pulmo

intestino grosso

polegar

gua

Xun-w a Tartaruga/Serpente Inverno Negra


*

norte

Mercrio salgado audio rim

bexiga

dedo mnimo

Q-ln foi tambm associado posteriormente.

Os elementos tambm tm sido associados aos oito trigramas do I Ching: Elemento Madeira Fogo I Ching Vento, trovo Fogo Trigramas (xn) (zhn) (l)

16

Terra Metal gua

Terra, montanha Cu, lago gua

(kn) (gn) (qin) (du) (kn)

gua Yin Velho Inverno Meia Noite Recolhendo Energia

Madeira Yang Novo Primavera Madrugada Gerando Energia

Fogo Yang Velho Vero Meio-Dia Distribuindo Energia

Terra Neutro Final de Vero Tarde Estabilizando Energia

Metal Yin Novo Outono Entardecer Contraindo Energia

Diferenas bsicas entre a Medicina Ocidental e a Medicina Chinesa

17

Os princpios e as abordagens de ambos os sistemas so diferentes. A medicina ocidental d prioridade aos problemas fsicos e no aos problemas mentais e emocionais, enquanto que, a medicina chinesa aborda as doenas de uma maneira holstica. A medicina chinesa usa a medicina natural e, a medicina ocidental usa substncias qumicas sintticas anlogas aos produtos naturais. A medicina chinesa, no isola os distrbios emocionais ou nutricionais das desordens fsicas no tratamento, atribuindo as causas internas das doenas aos desequilbrios da dieta e as sete emoes. As drogas usadas na medicina chinesa podem ser individualmente moldadas para adequar aos sintomas do paciente em oposio s drogas ocidentais que so padronizadas e uniformes. A cincia ocidental especializada baseada nos estudos experimentais da bacteriologia, fisiologia, farmacologia e pesquisa clnica. A identificao da doena desejvel antes do tratamento e, as drogas geralmente mais utilizadas so sintomticas, alm dos procedimentos invasivos como cirurgias de remoo dos rgos lesados. A terapia geralmente direccionada leso. A medicina chinesa, por outro lado, centraliza no ajuste do equilbrio energtico do organismo, evitando o aparecimento de leso orgnica, tem aco preventiva importante tratando a causa das doenas, alm do tratamento dos sintomas. De acordo com os mdicos Chineses, doenas diagnosticadas e tratadas precocemente pode ser detidas de entrar em estgios mais avanados.

A medicina chinesa basicamente auxilia na realizao de dois objectivos: Remover a causa da enfermidade, alm do tratamento local. Revitalizar e reforar a resistncia natural do corpo s doenas, agindo no sistema nervoso estimulando o mecanismo de compensao e equilbrio em todo o corpo. 18

O objectivo final juntar o melhor da medicina chinesa com o melhor da medicina ocidental. Tal sntese, ns acreditamos, que ir prover um sistema de sade mais completo e mais satisfatrio.

Vantagens e Desvantagens da Acupunctura

1 - Inmeras possibilidades de aplicao.

Inmeras possibilidades de aplicao til em qualquer doena e faixa etria, podendo ser associada a outras terapias, inclusive para melhorar o

19

estado imunolgico do paciente e apressar a recuperao no perodo psoperatrio. Pode ser associada aos tratamentos para emagrecimento e doenas relacionadas ao Stress. 2 -Diminuio do uso de medicamentos.

Diminuio de uso de medicamentos - Regula o equilbrio do organismo, e das funes neuro-endcrinas, melhora a circulao sangunea e aumenta a resistncia corporal; reduzindo ao mnimo a necessidade de drogas e aumenta a sua eficcia teraputica. Alm disso, constitui-se num tratamento mais econmico em relao ao tradicional mtodo da Alopatia.

3 - Simplicidade da instrumentao necessria

Muitos equipamentos mdicos so, hoje, difceis de transportar. A Acupunctura utiliza materiais simples, de fcil transporte.

4. Segurana no tratamento. A Acupunctura uma prtica extremamente segura, exigindo apenas agulhas descartveis e um bom nvel tcnico do Mdico Acupunctor.

5. Complementa as lacunas da medicina moderna

Apesar do constante progresso, a medicina moderna ainda no conseguiu resolver satisfatoriamente muitos dos problemas que atingem o ser humano. A Acupunctura hoje amplamente aplicada em Hospitais de alguns pases e tem-se demonstrado que em muitas patologias o seu efeito tem-se somado ao uso de medicamentos, cirurgia e a outras formas de tratamento com melhores resultados.

6. mtodo auxiliar no diagnstico

20

Muitas doenas so difceis de diagnosticar. A sensao proveniente da aplicao das agulhas pode denotar alteraes neurolgicas. A localizao do processo patolgico pode tambm ser indicada pela resposta estimulao de determinados pontos, o que auxilia o diagnstico. Alm do mais, se a doena funcional, a Acupunctura, via de regra, traz melhoras evidentes, o que no ocorre se j houve leso orgnica. Neste caso, ela serve como prova teraputica.

7. Os aspectos desfavorveis

O temor pelas agulhas e o tempo prolongado de tratamento. Por isso, muitos outros mtodos tm sido desenvolvidos, na esperana de substituir as agulhas, mas ainda no se comprovaram os mesmos resultados. Em muitas sociedades, a falta de conhecimento faz com que a acupunctura seja exercida por leigos que escapam ao controlo dos rgos oficiais das reas de sade. Por causa deste panorama, muitos mdicos sentem-se constrangidos em procurar um intercmbio de conhecimento com os acupunctores.

Doenas Tratveis por Acupunctura

Para os chineses tradicionais existem cerca de 300 doenas tratveis por acupunctura, os resultados variam de acordo com o paciente e o tempo de evoluo da doena.

21

REGIO CERVICAL, OMBROS E MEMBROS SUPERIORES Dor muscular Cervicalgia Dor do ombro Tendinite (LER/DORT) Epicondilite lateral e medial(cotovelo de tenista ou cotovelo de golfista) REGIO LOMBAR E QUADRIL Lombalgia aguda e crnica Dor citica MEMBROS INFERIORES Tendinite rotular Osteoartrose de joelho Sinovite/tendinite do tornozelo Fascite plantar OUTROS Dor no ps-operatrio de qualquer origem Fibromialgia Osteoartrite Distrofia simptico reflexa Dor ps-herptica REUMATOLOGIA Dor articular (nas juntas) -reumatismo. - Lpus eritematoso sistmico

CEFALIA (dor de cabea) Cefaleia do tipo tenso Enxaqueca Cefalia por disfuno tmporo-mandibular APARELHO URINRIO Clica renal

22

Ejaculao precoce Reteno urinria ps-traumtica APARELHO GENITAL FEMININO (GINECOLGICO) Tenso pr-menstrual (TPM) Dismenorria primria Sndrome do climatrio Hiperemese gravdica Dor causada por endometriose Induo do trabalho de parto NUSEAS E VMITOS Ps-operatrio, gestao, ps-quimioterapia e radioterapia GASTROENTEROLOGIA Dor de estmago (epigastralgia) Constipao (priso de ventre) Sndrome do clon irritvel Colite ulcerativa crnica (inflamao do clon) ODONTOLOGIA Dor de origem dental ou ps-operatria odontolgica Dor por disfuno temporo-mandibular: alterao da funo da ATM DERMATOLOGIA Psorase Herpes zoster TRANSTORNOS PSIQUITRICOS Stress, ansiedade, insnia, depresso, bulimia, compulso por comida Manifestaes psicossomticas Enurese nocturna Tabagismo, alcoolismo, dependncia qumica SISTEMA NERVOSO Paralisia facial perifrica Vertigem, zumbido Sndrome do tnel do carpo

23

Neuropatia diabtica Sequelas de AVC Neuralgia do trigmeo APARELHO CARDIOCIRCULATRIO Hipertenso arterial leve Fenmeno de Raynaud PNEUMOLOGIA Asma, bronquite Doena cardiopulmonar crnica ENDOCRINOLOGIA Obesidade OTORRINOLARINGOLOGIA Dor de ouvido Zumbido, tontura e vertigem

Concluso
Os cinco elementos so bsicos para constituio da natureza so a Madeira, o Fogo, a Terra, o Metal e a gua. Existe entre eles relao de interdependncia e inter-restrio que determinam seus estados de constante movimento e mutao, que mantm o

24

equilbrio interno e a harmonia entre as energias Yin e Yang. Existe um ciclo criativo que gera energia e nutre a energia como a relao entre me e filho, em que a gua gera a Madeira nutrindo seu crescimento; a Madeira gera Fogo dando-lhe combustvel para queimar; o Fogo gera Terra, fertilizando-a com suas cinzas; a Terra produz Metal pela extraco e o Metal gera gua. Existe tambm um ciclo de controlo ou inibio, em que a Madeira inibe a Terra, com suas razes; a Terra inibe a gua, absorvendo-a; a gua inibe o Fogo, apagando-o; o Fogo inibe o Metal, derretendo-o e o Metal inibe a Madeira, com seu corte. Na medicina tradicional chinesa, cada rgo do corpo humano associado a um elemento. O fgado e os rgos associados, os (tendes, os olhos) so do elemento madeira; O corao e os rgos associados (os vasos sanguneos, a lngua) so do elemento fogo; O bao e os rgos associados (os msculos, a boca) so do elemento terra; Os pulmes e os rgos associados, a (pele, o nariz) so do elemento metal e o rim e os rgos associados, (os ossos, o ouvido) so do elemento gua. Existem tambm muitas outras correspondncias com os 5 elementos como o caso do I Ching, dos trigramas, das criaturas celestiais associadas, das estaes, dos planetas, dos sentidos, das vsceras, dos rgos, dos dedos, dos sabores, dos cheiros, das cores e das notas.

25

Anda mungkin juga menyukai