Anda di halaman 1dari 8

inel T TA Pa

TTA NBR IEC


p Ty

Painel de distribuio e Centro de Controle de Motores para aplicaes Industriais em Baixa Tenso.

Te sted Asse

siplux
Ensaios TTA/PTTA segundo NBR IEC 60439-1 Adequado s exigncias da norma regulamentadora NR10

bly

60439-1

1. SIPLUX: Modular e adequado para todas as aplicaes


O conceito do painel SIPLUX baseado em peas modulares o que possibilita a sua aplicao em diversos tipos de montagens como: Centro de controle de motores (extravel ou fixo); Quadro de distribuio (com ou sem compartimentao); Quadro de Distribuio por exemplo atravs de Todas as possibilidades de medies por termo grafia, compartimentao desde instalao e a manuteno 2b at 4b, e o amplo range efetiva atravs da eventual de aplicaes alcanadas troca de equipamentos. atravs da utilizao dos So possveis as montagens disjuntores SENTRON VL simples ( Side-by-side ) com e WL fazem do SIPLUX o acesso por porta frontal, trapainel mais verstil do seira e nos compartimentos mercado. superiores aos barramentos, Os barramentos podem ou montagem back-to-back ser colocados opcionalpara reduzir a rea nemente na parte superior cessria da sala ou na parte posterior. de mquinas. Todos os componentes Comunicao em Profibus podem ser instalados DP, medio e gerenciamennos cubculos, indepento de energia so os conceidentemente da posio tos do Totally Integrated do barramento e da Power quando utilizando profundidade. disjuntores SENTRON VL e A excelente acessibiliWL. dade s barras facilita a manuteno preventiva, Side-by-side ( CCM )
2300 2300

Back-to-back ( CCM )

Side-by-side ( QDF )

2300

600 800 0 800

1200 0 800 1000

800 1000 1200

Centro de Controle de motores


Tanto na verso fixa como na extravel, o CCM SIPLUX assegura a confiabilidade, versatilidade e a ergonomia. CCM Fixo: At 28 partidas por coluna com ET200S . Grau de proteo IP20 incluso com a porta aberta, garante a segurana para o operrio contra toques acidentais. CCM Extravel: Compartimento lateral frontal para as entradas e sadas de cabos de fora e comando, garantindo a facilidade de acesso e segurana s conexes. Mdulos frontais de 80mm de altura para gavetas extraveis, cujo tamanho mnimo de 2 mdulos (2M = 160mm) e mximo de 6 mdulos (6M = 480mm). Cada coluna comporta at 11 gavetas de 2 mdulos ou at 22 mdulos para livre distribuio. Barramento vertical protegido por um canal metlico, que evita toques acidentais. A insero da garra de fora feita atravs da abertura de guilhotinas de proteo (patenteadas ) que garantem a segurana total ao operador. A abertura intencional da guilhotina sem a gaveta s ser possvel com a utilizao das duas mos. Os barramentos verticais em formato T, garantem uma alta rigidez mecnica quanto a solicitao de grandes potencias de curto-circuito. Possibilidade de execuo das trs posies de trabalho da gaveta como: inserida, teste e extrada / isolada mantendo a porta do compartimento sempre fechada, com indicao de status visual mecnico e por contatos secos, o qual permite monitoramento a distncia (opc.).
Principio extravel Indicao de posio Descrio de funes

L3 L2 L1 N

1
(Connected position)

Sistema de contato isolado Circuito principal Circuito auxiliar Chave principal Porta da gaveta

closed closed 0/1 closed

Movimentado desde posio conectado para posio TEST ou vice versa (s possvle com chave principal desligada)

L3 L2 L1 N

0
(Disconnected position)

Sistema de contato isolado Circuito principal Circuito auxiliar Chave principal Distancia de isolao visivle Porta da gaveta

open open 0/1 closed

Movimentado desde posio TEST para posio desconectado ou vice versa (s possvle com chave principal desligada)

L3 L2 L1 N

TEST
(Test position) Sistema de contato isolado Circuito principal Circuito auxiliar Chave principal Porta da gaveta

open closed 0/1 closed

2. CCM inteligente com ET200S Com mdulos de partidas extraveis


Por reduo de espaos, facilidade, rapidez de montagens, grandes possibilidades de controle e troca a quente, a soluo centralizada com ET200S a melhor opo para CCMs fixos com mdulos de partidas extraveis.

At 80% menos fiao. At 50% menos espao necessrio no painel. Potencia de cada partida 16 A / 7,5 kW. Possibilidade de troca de partida a quente. Mdulos terminais encaixados sem ferramentas Reduo de tempos de montagem. Bus de energia integral com capacidade de corrente de at 40/50 A. Coordenao tipo 2 entre disjuntor e contator at 50kA. Modelo ET200S High feature. Parametrizao via bus, proteo de sobrecarga eletrnica.

Leitura de corrente via Profibus. 2 Entradas digitais parametrizveis (ex. Controle local). Monitoramento contra assimetria de fases. Proteo contra rotor bloqueado. Definio de alarme ou disparo contra sobrecargas. Funo de partida de emergncia.

Painel inteligente Um painel inteligente definido por sua capacidade de analise e tomada de decises em suas funes atribudas em uma instalao eltrica, controlando as grandes variedades das instalaes baseadas na organizao dos softwares e hardwares e na descentralizao do processo.

Equipamentos inteligentes. Por qu?


Projeto: Estrutura do projeto simplificada com mltiplas funes integradas. Instalao: Reduo da fiao, do numero de conexes e das fontes dos erros. Comissionamento: facilidade na programao, flexibilidade de ajustes e alterao de comando via software. Padronizao das funes: alta flexibilidade na seleo das funes de comando, padronizao dos componentes e substituio dos mdulos de comando (temporizadores, contadores, etc; j integrados no equipamento). Registro, estado, diagnsticos e estatsticas: o pessoal de manuteno ganha valiosas informaes sobre a situao de cada componente em tempo real para estabelecer manutenes preventivas e com paradas programadas; minimizando assim os custos envolvidos em paradas no desejadas.
PLC
Coluna Coluna bornes com I/Os

Colunas de CCM

PLC

Coluna Coluna bornes com I/Os

Colunas de CCM

P R O F I

CCM inteligente extravel com SIMOCODE Pro


A soluo SIPLUX para CCMs inteligentes tem grandes influencias e vantagens para o aumento da produtividade, disponibilidade da planta, e pela grande quantidade de informaes disponibilizadas o que possibilita a manuteno preventiva real. O CCM inteligente com SIMOCODE Pro a soluo SIPLUX para as instalaes com grandes responsabilidades.

Aumento da produtividade e disponibilidade da planta pelo sistema de gesto de motores: diagnstico e proteo completa dos motores aumentam a confiabilidade e a disponibilidade destes aparelhos.
Funes de proteo Funes de controle

. Proteo contra sobrecarga (Classe 5-40) . Proteo de motores por termistor . Monitorao de falta de fase . Proteo contra assimetria . Proteo contra bloqueio do rotor . Monitorao de fuga a terra . Monitorao de limites de corrente . Monitorao do tempo de operao (horas) NOVO! . Monitorao do tempo de parada do motor NOVO! . Monitorao do nmero de partidas do motor NOVO!
etc. Funes de monitorao ampliadas:

. Rel de sobrecarga . Partida direta . Partida reversora . Partida estrela-triangulo 1) . Partida estrela-triangulo com reveso 1) NOVO! . Partida suave (Soft starter) 1) . Partida suave (Soft starter) com reverso 1) NOVO! . Duas velocidades (para motores com enrolamentos
separados), tambm com reversao 1) NOVO!

. Duas velocidades (para motores com enrolamentos Dahlander


separados), tambm com reversao 1) NOVO!

. Monitorao de temperatura Pt100/Pt1000 1) NOVO! . Monitorao de tenso 1) NOVO! . Monitorao de potncia 1) NOVO! . Monitorao de cos phi 1) NOVO! . Deteco da sequncia de fases 1) NOVO! . Monitorao de entrada analgica com sinel de
0/4 - 200 mA 1) NOVO! Armazenamento das curvas de medio 1) NOVO!

. Atuao de disjuntor Caixa Moldada . Atuao de vlvula soleride 1) . Atuao de posicionador 1)

* Blocos lgicos (tabelas verdade, contadores, temporizadores, funes sensveis borda, monitorao de valores limites ...) * Funes padro (Monitorao de queda de energia, partida de emergencia, falhas externas ...)

3. TTA - Conformidade com NBR IEC 60439-1


SIPLUX um painel com ensaios de tipo totalmente testados (TTA) e em conformidade com as mais altas exigncias da norma regulamentadora NR10, oferecendo uma operao e manuteno 100% seguras.

O sistema SIPLUX fornecido com todos os equipamentos internos devidamente montados e interligados conforme norma NBR IEC 60439-1. Tanto os painis de distribuio como os Centros de Controle de Motores SIPLUX, so conjuntos com ensaios de tipo totalmente testados (TTA).

Estes ensaios compreendem: Elevao de Temperatura. Propriedades Dieltricas. Corrente Suportvel de Curto-circuito. Grau de Proteo. Eficcia do Circuito de Proteo. Distncias de Escoamento e de Isolao. Funcionamento Mecnico. Os valores de ensaio do sistema SIPLUX so: Tenso de isolao: 1000 VAC. Tenso de operao: 480 VCA(TTA) ou at 800 VAC(PTTA), 50/60 Hz. Temperatura ambiente: 40C. Grau de proteo: at IP54. Corrente de curto circuito de breve durao (Icw, 1s): at 80 kA. Compartimentao at 4b. Tenso de impulso at 12kV. Barramento principal ensaiado at 4000 A. Preparado para o conceito CCM inteligente.

Conformidade com as exigncias da norma regulamentadora NR10


O maior destaque do SIPLUX a sua grande aptido para a proteo de pessoas, assegurando sempre a melhor soluo no compromisso entre a segurana e a facilidade de operao e manuteno.

Acessrio 3WL para curto-circuito e aterramento Facilita o estabelecimento de curto-circuito e aterramento e evita qualquer possibilidade de religar a alimentao com o curto-circuito estabelecido. Barramentos verticais na parte traseira Compartimento de proteo totalmente blindado que evita contatos acidentais, porem permitindo o acesso para termografia. Sua seco em formato T, o que incrementa a sua rigidez mecnica, Fornecendo uma alta suportabilidade para os mais altos nveis de curtos-circuitos de breve durao (80 kA at 1s).

Grau de proteo mnima IP20 Proteo contra contatos acidentais incluso com a porta aberta, evita acidentes provocados por queda de ferramenta dentro do painel. As guilhotinas patenteadas do CCM garantem segurana total do operador, mesmo intencionalmente, so necessrias as duas mos para poder ser aberta.
SUPORTE P

Conexo / Desconexo da gaveta do CCM com a porta fechada Mantm o grau de proteo IP incluso na operao de extrao. O sistema patenteado do SIPLUX evita tambm a movimentao de cabos internos, e garante uma operao livre de manuteno por muito mais tempo.

TOMADA COMANDO
TOMADA

DESLIZANTE 300A

DETALHE X

ACESSRIO OPCIONAL: SENSOR TEMPERATURA PT-100

DETALHE X

OPCIONAL:

SENSOR TEMP. PT-100

BLOQUEIO MECNICO

TRAVA PORTA

Sirius Mtodo de Partida Cdigo: A&C /2029-CA

Contatores e Rels de Sobrecarga SIRIUS Cdigo: IND2/2015-CA

Sirius Disjuntores Captulo 2 Cdigo: IND2/2139-CA

Sirius Contatores Captulo 3 Cdigo: IND2/2031-CA

Rels de Sobrecarga Captulo 4 Cdigo: IND2/2040-CA

Rels 3UG Cdigo: IND2/1894-CA

Disjuntores Cdigo: A&C 2300-CA

Ergon e Ergonfuse Seccionadores Tripolares Cdigo: IND2/2018-FO

Capacitores para C.F.P Cdigo: IND2/2249-CA

AS-Interface Catlogo Tcnico Cdigo: IND2/2078-CA

Signum Dispositivos de Comando e Sinalizao Cdigo: IND2/2182-CA

SIRIUS Gerenciamento de Motores Cdigo: A&C /2260-CA

Safety Integrated Cdigo: A&C/2244-CA

Instrumentos de Medio Cdigo: A&C/2283-CA

Controladores de Temperatura Cdigo: A&C/2303-CA

Consulte os catlogos acima atravs do site www.siemens.com.br/catalogosemanuais ou entre em contato nas regionais Siemens abaixo.

Sede Central So Paulo: Av. Mutinga, 3800 Pirituba - 05110-910 Tel. (55 11) 3908-2211 Fax (55 11) 3908-2631 Braslia: Tel. (55 61) 3213-2600 Fax (55 61) 3213-2639 Campinas: Tel. (55 19) 3707-6102 Fax (55 19) 3707-6111 Fortaleza: Tel. (55 85) 3261-7855 Fax (55 85) 3244-1650 Porto Alegre: Tel. (55 51) 2104-1700 Fax (55 51) 2104-1714 Recife: Tel. (55 81) 3461-6200 Fax (55 81) 3461-6276 Rio de Janeiro: Tel. (55 21) 3431-3000 Fax (55 21) 3431-3474 Salvador: Tel. (55 71) 3340-1420 Fax (55 71) 3340-1433 So Paulo: Tel. (55 11) 3833-6559 Fax (55 11) 3833-6580 Florianpolis: Tel. (55 48) 3221-0220 Fax (55 48) 3221-0206 Canoas: Tel. (55 88) 08005417676

Vendas Curitiba: Belo Horizonte: Tel. (55 31) 3289-4400 Tel. (55 41) 3360-1171 Fax (55 31) 3289-4444 Fax (55 41) 3360-1170

www.siemens.com.br/sirius
Automao e Controle Central de Atendimento Siemens Tel. 0800-119484 e-mail: atendimento.br@siemens.com www.siemens.com.br
E20001-A093-L300-X-7900

Siemens Ltda As

As informaes aqui contidas correspondem ao estado atual tcnico, e esto sujeitas a alteraes sem aviso prvio.

Impresso em Maio/07 A&C-CD/2321-CA

Anda mungkin juga menyukai