Anda di halaman 1dari 2

Aula magistral-analise politica e polticas pblicas

Professor Fabiano santo O desafio informacional na legislao brasileira Livro-o poder legislativo na base das coalizes. As bases de informaes das coalizes. Polticas das assembleias estaduais-poder legislativo nos estados. Pressupostos tericos do estado-Maquiavel, Pierre bourdier, Hanna arendt. Literatura sobre a organizao discute correntes de tericos. O processo decisrio, informacional preconizam as premissas seguintes para o caso brasileiro: uma corrente trabalha com uma perspectiva denominada recursos endgenos na tomada de deciso (gesto) problema tornar mais denso o trabalho legislativo no brasil.
Texto clssico Nelson polsk-1998institucionalizao do poder legislativo tese: o congresso do usa, controvrsia(Bush), Obama, obstculo para avanar, origem da oposio no congresso, processo longnquo de institucionalizao (fora do legislativo)delimitao da fronteira com outros poderes, mandatos de longa durao-preferem o legislativo, o tornando mais forte e institucionalizada. Tomar decises sobre diversas razes ao mesmo tempo. Comisses altamente profissionalizando, universidade de regras(poder discricionrio decaiu)Mecanismos de senioridade-antiguidade, apresentam 3 variveis: Primeira-estrutural funcionalista, que pode intervir na deciso de suas polticas pblicas. Jean Clodel classificou o poder legislativo em 03 tipos:pr-ativo,reativo, e carimbador. O pr-reativo toma distncia e reage ao executivo. Reativo tem poder de veto, mas no tem iniciativa. Poder carimbador, que vem do parlamentarismo. Os partidos no tem existncia prpria, o partido majoritrio detm mais de 50% das cadeiras do parlamento (modelo Ingls). Sculo XX-O executivo se exercitando para..... O Legislativo comparativo, segundo Fernando vive a reboque do governo. Os bares da Federao tm como ponto de partida, o poder legislativo do Rio de Janeiro, e suas 33 comisses permanentes. A tradio do legislativo no Brasil. Literatura, Neo-Institucionalista tornar mais realista as profecias que foram desenvolvidas pelos economistas para estudar a democracia, processos coletivos-mtodos decisrios paradoxos, o poder decisrio no consistente, segundo declara, Lendy Welch, contrapem e classificam premissas de transitividade, a regra majoritria determina atravs do processo decisrio o que o coletivo e a maioria querem. Diagrama de Gauche.

Outro esquema apresentado chamado, Modelos Abstratos, eles tem como caracterstica a estabilidade para as organizaes e instituies, eles conferem estabilidade, mas no servem como definio para o conjunto de regras e procedimentos nos processos decisrios. Corrente pessimista-distributivista-o legislativa que se reproduzir, ou seja, ficar no poder. Em 1974David Fhescher criou o sistema conexo organizao e processo decisrio. Monarquias, benefcios, votos distrital-estado representante. Agenda nacional, partidos corporativos, temas afins, ruralistas. Viso pessimista, elevar o gasto pblico. Com produo particularista, para que serve os partidos, apenas para organizar as eleies(USA).Legislativo- caracterstica. A-superproduo, e B- subproduo, o A tem como caracterstica as polticas particularistas. A subproduo-afeta a agenda nacional. Na dcada de 70, Merryl, partido democrata-dividida entre o sul e norte, onde o Sul conservador, e o Norte democrtico causando um impasse majoritrio nas comisses. Neste contexto, existe a premissa que tudo organizado pelo partido majoritrio-configura a tese do partido informacional. Pode-se afirmar que a organizao legislativa partidria. Os partidos no tem importncia, os partidos funcionam como cartel. No Brasil o debate , o legislativo particularista, ou distributivista. Isto, o que se busca entender aps o processo de redemocratizao do pas.No Brasil o legislativo se apresenta como uma instituio fraca incapaz de discutir a agenda nacional. preciso agregar a perspectiva o desafio organizacional. O Estado informacional classificado em 03 correntes: A terceira corrente- Visa reduzir o grau de incerteza no processo decisrio em torno das politicas pblicas. Variveis- Uma vez definida uma poltica pblica o parlamentarismo no pode pun-lo.Premissa, uma vez tomada uma deciso, melhorar a qualidade, na tomada de deciso coletiva. Prioridade na informao, que deciso coletiva tomar, e como se organizar para tomar uma deciso de qualidade. No USA, as comisses so produtivas, os projetos vo para o plenrio com alto grau de informao, as comisses so superespecializadas. J no Brasil os elementos informacionais so pouco desenvolvidos no legislativo em todos os nveis.

Anda mungkin juga menyukai