Anda di halaman 1dari 7

DIFUSO DO CRISTIANISMO

49 d. C. Conclio de Jerusalm com a presena de S. Pedro (Simo) (cruxificado) e de S. Paulo (romano e por isso decapitado) e outros Apstolos (como Tiago e Barnab) sobre a Lei Mosaica da circunciso. A dvida destes primeiros Cristos era: Se teriam que adoptar algumas das prticas antigas da Lei Mosaica, inclusive a circunciso? Digamos que esta reunio marcou a ciso definitiva entre o Judasmo e o Cristianismo. 50 - Organizadas as primeiras comunidades crists na Palestina, Damasco, Antioquia (ou Antakya), feso, Atenas, Tessalnica, Chipre e Creta, Roma e Alexandria. 60 - Morre o Apstolo S. Andr em Ptras (Grcia), tendo as suas relquias sido levadas para Constantinopla. 64 Nero acusa os Cristos do incndio de Roma. Incio das perseguies de Nero; S. Pedro e S. Paulo so martirizados; S. Lino (67-76) o segundo Papa, isto , chefe da Igreja e ordenou os primeiros quinze bispos. As perseguies mais cruis contra os Cristos foram ordenadas pelos Imperadores Nero (64), Trajano (98-117), Marco Aurlio (161-180), Sptimo Severo (193-211), Dcio (250), Valrio (257-58) e Dioclesiano (303-311). 79 - O imperador Tito destruiu Jerusalm e o Templo de Salomo, restando hoje em dia apenas o Muro das Lamentaes. 103 Morre S. Joo Evangelista, em feso (94 anos). 140 - Aparecem as primeiras Heresias: Gnosticismo Corrente que defende a existncia de um Deus Bom e um Deus mau (Dualismo), Cristo Deus encarnado Homem e s corpo aparentemente e defende um grande rigor tico aos crentes. O Montanismo ou Priscilianismo, em que se defende que o Esprito Santo no um elemento do Cristianismo e se defende o ascetismo e preconiza o regresso de Cristo Terra. 230 - Alexandria um dos grandes centros do Cristianismo, onde se destacam Santo Anto (Santo Antnio do Egipto); S. Paulo de Tebas ou o Eremita; Simo, o Estilita, da Sria; e um sculo mais tarde S. Pacmio um dos fundadores do
Pgina 1

Isabel Baptista

monaquismo ainda incipiente (de que falaremos mais frente). 250 - Grandes perseguies aos cristos no norte de frica e Pennsula Ibrica pelo imperador Dcio. 257 - Perseguies do Imperador Valrio. Utilizao das Catacumbas, cemitrios subterrneos onde os Cristos depositavam os seus mortos e onde se refugiavam, para a celebrarem as suas cerimnias do culto, quando eram perseguidos. 295 - Aparecimento de outra Heresia o Arianismo. Ario de Alexandria negava a divindade de Cristo. O Filho uma criatura instrumento de Deus e como tal no tem a mesma natureza divina. Esta corrente foi condenada no Conclio de Niceia, mas foi reintroduzida nos Godos, quando estes se instalaram no Imprio Romano no sculo V. 303 - Perseguies de Diocleciano (a Era dos Mrtires) foram talvez as mais violentas. Resumindo: Alguns bispos e padres foram executados, muitos Cristos queimados vivos, lanam-nos s feras em espectculos de circo mas, os Cristos, em lugar de abandonarem as suas crenas, mais se devotaram a elas e a f em Cristo cresceu e propagou-se s mais longnquas regies do Imprio. Da sia Menor, da Macednia e da Grcia, estendeuse rapidamente a frica, Glia e Espanha. (ver MAPA) 303-324 Entre estas datas ter-se- realizado o Conclio de Elvira (nas proximidades de Crdova), Pennsula Ibrica, com a participao de dois bispos pertencentes a duas cidades portuguesas: Ossonoba (Faro) e Liberalitas Julia (vora). A questo levantada eram as Heresias. 313 Cristianismo transforma-se numa fora poderosa e Constantino alia-se nos momentos difceis e proclama o dito de Milo os Cristos passaram a poder exercer livremente o seu culto. Diz-se que durante uma batalha, Constantino, teria visto, no cu, uma cruz com os dizeres: Com este sinal vencers.

Isabel Baptista

Pgina 2

Expanso do Cristianismo at ao comeo do sculo IV (As setas indicam o trajecto seguido por S. Paulo na sua ltima viagem) 325 - Primeiro Conclio Ecumnico em Niceia. Condenao do Arianismo e estabelecimento da hierarquia da igreja. 330 - Constantino muda a capital do Imprio para Bizncio (Constantinopla ou cidade de Constantino), cidade estrategicamente melhor localizada para fazer face defesa da regio do Eufrates (atacado pelos Persas) e no Baixo Danbio (atacado pelos Godos). 391 Teodsio decreta o Cristianismo religio oficial do Estado, mandou fechar os templos dos antigos deuses romanos e iniciou violenta perseguio contra os pagos. 395 Este mesmo imperador divide o imprio pelos seus dois filhos: Honrio (Ocidente que caiu em 476 incio da Idade Mdia) e Arcdio (Oriente que caiu em 1453 s mos dos Otomanos fim da Idade Mdia) (ver MAPA). 340-342 S. Jernimo nasceu em Estridon, na fronteira da Dalmcia, actual Crocia; foi para Roma em 354; baptizou-se em 360. 382 O Papa S. Dmaso nomeou-o seu secretrio e incumbiu-o de rever os quatro Evangelhos a partir do texto grego.

Isabel Baptista

Pgina 3

Diviso definitiva do Imprio e os Povos Brbaros (federados) aliados de Roma e que esta consentia junto das suas fronteiras e de que se servia como escudo contra futuros invasores. 386 S. Jernimo chegou a Belm onde permaneceu 34 anos e organizou o seu prprio mosteiro. Desenvolveu intensa actividade literria, com obras sobre a Bblia, controvrsias teolgicas, trabalhos histricos, cartas e tradues e traduziu e reviu o texto hebraico, escrevendo uma nova verso latina do Antigo Testamento que, com os Evangelhos anteriormente revistos por ele, deu origem Vulgata, trabalho marcado pela elegncia da forma e fidelidade de pensamento em relao ao texto original. 419-420 S. Jernimo morreu e foi sepultado em Belm, posteriormente trasladado para Roma. Sc. V S. Leo Magno ocupa a diocese de Roma.

O Imprio est submetido dura prova das Invases Brbaras. A Oriente, a cristandade encontra-se dividida por numerosas e subtis interpretaes dos telogos sobre a natureza divina e humana de Cristo. O Ocidente praticamente todo na mo dos Brbaros, ainda pagos, ou recentemente convertidos ao arianismo. Um Conclio de Bispos, reunidos no Oriente (em feso), aprova sob presso do Imperador de Constantinopla, uma interpretao da pessoa de Cristo, que S. Leo Magno (bispo de Roma) considera errada e, portanto, hertica (monofisismo
Isabel Baptista Pgina 4

que considerou Cristo apenas um ente divino, negando-lhe a sua natureza humana). S. Leo Magno ope-se vigorosamente e reuniu novo conclio. 451 - O Conclio de Calcednia que aprovar a interpretao verdadeira, logo, ortodoxa e definitiva da Igreja Catlica, que considera a natureza de Cristo divina e humana. S. Leo Magno ope-se tambm a outra deciso conciliar, que considera o Bispo de Constantinopla superior a todos os bispos do Oriente, receando de que ela conduza a colocar o Bispo de Constantinopla, no Oriente, numa posio paralela do Bispo de Roma perante o Ocidente. Sc. VI S. Gregrio Magno vai tornar-se o Papa incontestado dos finais do sculo VI e um dos maiores Papas de toda a Histria da Igreja, passando a ficar ligados e subordinados a Roma todos os bispos do Ocidente. Consegue a unificao. O apogeu do Imprio Romano do Oriente deu-se com Justiniano e aps a sua morte, em 565, novas invases fazem desmoronar toda a sua obra, ficando reduzido s terras que circundam o Mar Egeu. 1054 A decadncia acompanhada de profundas querelas de natureza religiosa, levaro Constantinopla (Bizncio) a romper as relaes com Roma, ficando a cristandade do Oriente religiosamente separada da do Ocidente aquela formando a Igreja Ortodoxa e esta a Igreja Catlica. 1453 O Imprio Romano do Oriente cai s mos dos Otomanos. Fim da Idade Mdia.

MONAQUISMO (Sc. III) Paralelamente formao gradual da Santa S, outros aspectos de religiosidade crist vo aparecendo e progredindo, tanto no Oriente como no Ocidente. Perante a desorganizao da vida pblica e o ambiente de infelicidade e misria que se espalha por todo o decadente Imprio Romano, muitos voltam-se inteiramente para Deus, fogem do sculo, isto , do mundo de violncia, anarquia e pecado, e isolam-se em lugares ermos. Da que se lhes tenha chamado Eremitas, ou Monges, dado que monge significa etimologicamente s.

Isabel Baptista

Pgina 5

Como j vimos este movimento comea no Oriente: Santo Antnio do Egipto, Simo o Estilita da Sria, entre outros. Os Eremitas depressa se apercebem de que se fugissem para o deserto quem ficaria para celebrar cerimnias e prestar culto a Deus? Passaram a viver em comunidade, num Convento, em circunstncias mais benficas e que permitissem dar satisfao s suas exigncias espirituais. Assim, o monge (o que vive s) se fez cenobita (ainda que significando etimolgica e inicialmente o contrrio uma da outra, as palavras monge e cenobita passaram a usar-se, no Ocidente, para designar exactamente o mesmo: aquele que pertencendo a uma Ordem, vive num mosteiro ou num convento). 320 No Oriente, as primeiras iniciativas deste gnero partiram de S. Pacmio e em 360 S. Baslio, que fixam os primeiros regulamentos. por viverem sujeitos a esse regulamento ou regra (regula, em latim), que os membros das ordens monsticas passam a designar-se, no seu conjunto, por clero regular, em oposio aos bispos, sacerdotes e demais eclesisticos que, vivendo fora dos muros do convento e em contacto com o povo, isto , no sculo, se designam por clero secular. De que forma estes movimentos chegam ao Ocidente? Os viajantes e peregrinos, que vm do Oriente, do a conhecer essas formas de religiosidade, que aqui logo se propagam. Santo Agostinho, bispo de Hipona (actual cidade de Bona, em frica), obriga a viver em comunidade o clero sob as suas ordens, para o qual redige as regras a que dever submeter-se Ordem dos Cnegos Regrantes de Santo Agostinho. 529 - S. Bento de Nrsia (480-547?) (o Pai dos Monges do Ocidente, Patrono da Europa), o primeiro a praticar um cenobitismo completo, fundando o primeiro cenbio em Subiaco, mais tarde, outro em Monte Cassino, e redige a primeira Regra, reconhecida pelo Papa Gregrio Magno, a qual se expandir rapidamente por todo o Ocidente. S. Bento o fundador da Ordem de S. Bento ou Beneditina.

Isabel Baptista

Pgina 6

Isabel Baptista

Pgina 7

Anda mungkin juga menyukai