Anda di halaman 1dari 9

FUNDAO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILA FEJAL CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEI CESMAC

JURADOS VOLUNTRIOS

ARAPIRACA AL 2012

FERNANDO ISSLER SILVA

JURADOS VOLUNTRIOS
Este trabalho tem como objetivo expor as caractersticas dos Jurados Voluntrios para integrar a nota da disciplina Introduo ao Estudo do Direito II ministrada pelo prof. Jos Alves Tenrio Neto

ARAPIRACA AL 2012

INTRODUO

Os direitos conferidos a todos os brasileiros so precedidos de deveres, alguns tem carter obrigatrio e so imprescindveis organizao do Estado e aplicao da justia. Entre eles, esto o voto secreto, direto e igual para todos e o dever de compor um jri popular. Sobre este, trataremos de forma mais aprofundada em suas diversas formas, enfatizando os jurados voluntrios, sua inscrio e obrigatoriedade. A responsabilidade de ser jurado cumprir um dever cvico, to importante quanto o voto, ambos so decisivos para fatos que interessam a toda sociedade.

JURADOS EM SENTIDO AMPLO

Agentes pblicos so todas as pessoas fsicas que atuam na administrao pblica, seja de forma permanente ou transitria, com ou sem remunerao. Acaba por ser uma categoria muito ampla. Mas seriam os jurados agentes pblicos? No rol dos agentes pblicos figuram os honorficos, que so as pessoas convocadas pelo Estado, para prestar uma atividade de relevncia para o poder pblico onde no h uma contraprestao pela realizao dessa atividade. Entre os agentes honorficos citamos a ttulo de exemplo os mesrios, em poca de eleies, prestao de servio militar (onde o soldo recebido pelos militares no tem carter de contraprestao pelas atividades prestadas) e os jurados, objeto do nosso estudo. A expresso jri provm do latim jurare, que significa fazer juramento. Segundo Whitaker (1910, p. 01):
Jry o tribunal em que cidados, previamente alistados, sorteados e afinal escolhidos, em sua conscincia e sob juramento, decidem, de fato, sobre a culpabilidade ou no dos acusados, na generalidade das infraes penais.

DA ESCOLHA E FUNO DE JURADO

Compor um Jri Popular traz consigo uma grande responsabilidade. Os escolhidos tero papel fundamental na deciso do caso.

Contemplado pela Constituio Federal em seu art. 5, XXXVIII:


reconhecida a instituio do jri com a organizao que lhe der a lei, assegurados: a) A plenitude de defesa; b) O sigilo das votaes; c) A soberania dos veredictos;

d) A competncia para o julgamento dos crimes dolosos


contra a vida

O doutrinador Jlio Fabbrini Mirabete (2000, p.509) conceitua o jurado da seguinte forma: o jurado, em termos jurdicos, o leigo do Pode Judicirio, investido, por lei, na funo de julgar em rgo coletivo a que se d o nome de Jri. Os jurados, em regra, so convocados de forma obrigatria como prescrito no art. 434 do Cdigo de Processo Penal:
O servio do jri ser obrigatrio. O alistamento compreender os cidados maiores de 21 (vinte e um) anos, isentos os maiores de 60 (sessenta).

O art. 439 traz a data de publicao da lista e os recursos cabveis. A lista geral publicada no ms de novembro de cada ano, podendo ser alterada de ofcio, ou em virtude de reclamao de "qualquer do povo", at a publicao definitiva, com recurso, dentro de 20 dias, para a Instncia Superior, sem efeito suspensivo.

DOS JURADOS VOLUNTRIOS

Os jurados em regra so convocados pelo Estado para exercer essa atividade, entretanto esta no a nica forma de provimento da lista de jurados a que nos referimos no pargrafo anterior, comea ento a surgir a figura do jurado voluntrio. Este no convocado pela autoridade competente para compor a lista de jurados, mas por sua prpria iniciativa inclui seu nome nela. bom que fique claro que os jurados voluntrios s se diferenciam dos convocados pela forma de ingresso. A partir do momento em que j fazem parte da lista de jurados, ambos tm as mesmas obrigaes. Devem comparecer ao tribunal do jri sempre que solicitado, no podendo se eximir da participao. O intuito da incluso dos voluntrios na lista de jurados traz benefcios boa aplicao da justia. Em geral os jurados voluntrios tm um maior interesse em compor o corpo de jurados, so, geralmente, entusiastas e estudantes de direito. Pessoas com maior nvel de escolaridade tambm so mais comumente atradas pela voluntariedade. Com isso as decises no se limitam tanto comoo causada pela defesa ou pelo Ministrio Pblico. O art. 425 do Cdigo de Processo Penal traz a quantidade para o alistamento de jurados:
Anualmente, sero alistados pelo presidente do Tribunal do Jri de 800 (oitocentos) a 1.500 (um mil e quinhentos) jurados nas comarcas de mais de 1.000.000 (um milho) de habitantes, de 300 (trezentos) a 700 (setecentos) nas comarcas de mais de

100.000 (cem mil) habitantes e de 80 (oitenta) a 400 (quatrocentos) nas comarcas de menor populao.

A quantidade dos jurados voluntrios pode ser estipulada em sua totalidade, entretanto, se no for alcanado o nmero mnimo o restante devver ser provido em sua forma convencional at que se atinja o nmero necessrio.

CONCLUSO

Os jurados de uma forma geral tm as mesmas atribuies, o mesmo carter obrigacional e os mesmo benefcios. A grande caracterstica que os diferenciam a forma de ingresso na lista de jurados. . Em suma, a supremacia do interesse pblico, nos casos do tribunal do jri, confere aos jurados o dever de porta vozes da sociedade. Alm disso, ficou demonstrado tambm, os benefcios que a inscrio voluntria dos jurados traz aplicao da justia.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF, Senado, 1998. PENAL. Cdigo de Processo (1988). Cdigo de Processo Penal. Braslia, DF, 1941. MIRABETE, Julio Fabbrini, Processo Penal. 10 ed. rev. e atual. So Paulo: Editora Atlas S.A., 2000. F. Whitaker, Jury, So Paulo, 1910.

Anda mungkin juga menyukai