Anda di halaman 1dari 2

Um jornalista, em visita aos Estados Unidos, passou pelo deserto de Mojave, onde so realizados os pousos dos nibus espaciais

da Nasa. Ao parar em um posto de gasolina, beira da estrada, ele observou um grande painel eletrnico que indicava a temperatura local na escala Fahrenheit. Ao fazer a converso para a escala Celsius, ele encontrou o valor 45 C. Que valor ele havia observado no painel?

Uma agncia de turismo estava desenvolvendo uma pgina na Internet que, alm dos pontos tursticos mais importantes, continha tambm informaes relativas ao clima da cidade de Belm (Par). Na verso em ingls dessa pgina, a temperatura mdia de Belm (30 C) deveria aparecer na escala Fahrenheit. Que valor o turista iria encontrar, para essa temperatura, na pgina em ingls?

Dois termmetros, um graduado na escala Celsius e outro, na escala Fahrenheit, so mergulhados em um mesmo lquido. A leitura em Fahrenheit supera em 100 unidades a leitura em Celsius. Qual era a temperatura desse lquido? Lendo um jornal brasileiro, um estudante encontrou a seguinte notcia: Devido ao fenmeno El Nio, o vero no Brasil foi mais quente do que costuma ser, ocorrendo em alguns locais variaes de at 20 C em um mesmo dia. Se essa notcia fosse vertida para o ingls, a variao de temperatura deveria ser dada na escala Fahrenheit. Que valor iria substituir a variao de 20 C?

Num termmetro de mercrio, a altura da coluna assume os valores 1,0 cm e 21 cm quando o termmetro submetido aos estados correspondentes aos pontos do gelo fundente e do vapor de gua em ebulio, respectivamente, sob presso normal. Determine: a) a equao termomtrica desse termmetro em relao escala Celsius; b) a temperatura registrada pelo termmetro quando a altura da coluna assume o valor 10 cm; c) a altura da coluna quando o ambiente onde se encontra o termmetro est a 27 C.

Analise as proposies e indique a falsa. a) O somatrio de toda a energia de agitao das partculas de um corpo a energia trmica desse corpo. b) Dois corpos atingem o equilbrio trmico quando suas temperaturas se tornam iguais. c) A energia trmica de um corpo funo da sua temperatura. d) Somente podemos chamar de calor a energia trmica em trnsito; assim, no podemos afirmar que um corpo contm calor. e) A quantidade de calor que um corpo contm depende de sua temperatura e do nmero de partculas nele existentes.

Imagine dois corpos A e B com temperaturas TA e TB, sendo TA > TB. Quando colocamos esses corpos em contato trmico, podemos afirmar que ocorre o seguinte fato: a) Os corpos se repelem. b) O calor ui do corpo A para o corpo B por tempo indeterminado. c) O calor ui do corpo B para o corpo A por tempo indeterminado. d) O calor ui de A para B at que ambos atinjam a mesma temperatura. e) No acontece nada.

(Unirio-RJ) Indique a proposio correta. a) Todo calor medido pela temperatura, isto , calor e temperatura so a mesma grandeza. b) Calor uma forma de energia em trnsito e temperatura mede o grau de agitao das molculas de um sistema. c) O calor nunca funo da temperatura. d) O calor s funo da temperatura quando o sistema sofre mudana em seu estado fsico. e) A temperatura a grandeza cuja unidade fornece a quantidade de calor de um sistema.

(Enem) A sensao de frio que ns sentimos resulta: a) do fato de nosso corpo precisar receber calor do meio exterior para no sentirmos frio. b) da perda de calor do nosso corpo para a atmosfera que est a uma temperatura maior.

c) da perda de calor do nosso corpo para a atmosfera que est a uma temperatura menor. d) do fato de a friagem que vem da atmosfera afetar o nosso corpo. e) da transferncia de calor da atmosfera para o nosso corpo.

Anda mungkin juga menyukai