Anda di halaman 1dari 3

3.

Aplicao do Direito Estrangeiro no Processo


O Direito aplicvel s relaes humanas o Direito interno do Estado em que elas tm lugar, que composto tanto pelas normas nacionais como pelos tratados dos quais o ente estatal faa parte. Entretanto, o Direito estrangeiro pode excepcionalmente gerar efeitos m outro Estado, quando permitido pela ordem jurdica interna ou pelos tratados pertinentes. Para a definio da norma a ser aplicada, o juiz deve decidir em conformidade como a Lex fori. Ou seja: o ordenamento interno que de termina qual a norma, nacional ou estrangeira, apta a dirimir um conflito de Leis no espao. O juiz exerce a jurisdio de acordo com o princpio iura novit curia, pelo qual o magistrado deve aplicar a norma de ofcio aos casos que examina, por presumivelmente ter pleno conhecimento do ordenamento ptrio. Entretanto a aplicao da norma estrangeira ao processo pode ser problemtica, visto que o juiz no obrigado a conhecer o Direito de outro ente estatal. possvel, portanto, que exista a necessidade de provar a existncia da norma estrangeira no curso do processo, o que ocorrer caso o juiz no conhea o preceito de outro Estado. A doutrina elenca trs entendimentos relativos incidncia do Direito estrangeiro no processo: aplicao da norma estrangeira de ofcio pelo magistrado; aplicao da norma estrangeira a partir da iniciativa das partes; e deciso do rgo julgador favorvel ou contrria ao Direito estrangeiro. Nos termos da Lei de Introduo as Normas Brasileiras, que prev que no conhecendo a lei estrangeira, poder o juiz exigir de quem a invoca prova do texto e da vigncia e no artigo 337 do CPC que dispe que: a parte que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinrio, provar-lhe- o teor e a vigncia, se assim o determinar o juiz.

No sendo possvel comprovar a existncia e o teor da norma estrangeira dentro do processo, a doutrina elenca vrias possibilidades, dentre as quais: a converso do julgamento em diligncia; o julgamento da lide contra a parte que invoca a norma estrangeira; o julgamento em conformidade como os princpios gerais do Direito; e, especialmente caso nenhuma dessas alternativas prove o contedo e a vigncia da norma estrangeira, a aplicao da norma lex fori, alternativa preferida da doutrina. A verificao e a prova do Direito estrangeiro regem-se pela lex fori. Dentre os meios que podem comprovar a existncia da norma estrangeira encontramse a doutrina estrangeira e de Direito comparado, pareceres de juristas, publicaes oficiais que contenham o texto legal, institutos especializados, cartas rogatrias etc. O Brasil parte da Conveno Interamericana sobre prova e informao acerca do Direito estrangeiro, de 1979 (Conveno de Montevidu Decreto 1.925 de 10/06/1996), que regula a cooperao entre os Estados americanos para a obteno de elementos de prova e de informao a respeito das respectivas ordens jurdicas. Para promover a cooperao nesse campo, a Convenod e Montevidu determina que as autoridades competentes dos Estados-Partes proporcionaro aos entes estatais interessados os elementos de prova e de informao que estes solicitarem sobre o texto, vigncia, sentido e alcance legal de normas de seu ordenamento jurdico. A cooperao ser feita por meios idneos, que so aqueles reconhecidos nos ordenamentos dos Estados requerente e requerido e na prpria conveno e que incluem: a prova documental, consistente em cpias autenticadas de textos legais em vigor ou precedentes judiciais; a prova pericial, composta por pareceres de advogados ou de especialistas na matria; as informaes do Estado requerido sobre o texto, vigncia, sentido e alcance legal do seu Direito. No Brasil, as normas de outro Estado no tero eficcia quando ofenderem a ordem pblica, a soberania nacional e os bons costumes (LINB, art. 17).

Tambm podem impedir a execuo da norma estrangeira a fraude a lei, a instituio desconhecida e a lei imperfeita. Fonte: PORTELA, Paulo Henrique Gonalves. DIREITO INTERNACIONAL PBLICO E PRIVADO. Editora JusPodivm, 3 Edio, revista, ampliada e atualizada. Salvador Bahia , 2011.

Anda mungkin juga menyukai