Anda di halaman 1dari 5

REGIMES DE TRABALHO DOS SERVIDORES

www.escolaecia.com.br

1. SERVIDOR PBLICO Servidor pblico segundo Di Pietro (2003) o termo utilizado, em sentido amplo, para designar "as pessoas fsicas que prestam servios ao Estado e s entidades da Administrao Indireta, com vnculo empregatcio e mediante remunerao paga pelos cofres pblicos. Assim, so considerados servidores pblicos: os servidores estatutrios, ocupantes de cargos pblicos providos por concurso pblico e que so regidos por um estatuto, definidor de direitos e obrigaes; os empregados ou funcionrios pblicos, ocupantes de emprego pblico tambm provido por concurso pblico, contratados sob o regime da CLT. So tambm chamados de funcionrios pblicos; e, os servidores temporrios, que exercem funo pblica despida de vinculao a cargo ou emprego pblico, contratados por tempo determinado para atender necessidade temporria de excepcional interesse pblico, prescindindo de concurso pblico. At a publicao da Constituio Federal de 1988, a Administrao Pblica adotava a CLT para regular as relaes trabalhistas, com os ento chamados empregados pblicos. Os trabalhadores do Servio Pblico, at a promulgao da Constituio Federal de 1.988 no possuam qualquer tipo legal de relao coletiva de trabalho com a Administrao Pblica. Nem poderiam: sem direito sindicalizao e sem direito greve, no podiam unir-se em Sindicatos, e, deste modo, agir de maneira conjunta, articulada, enquanto interlocutores sociais. (BEIRO, 2004) Conforme afirma Beiro (2004) a Constituio Federal de 1988 estabeleceu para a Administrao Pblica o Regime Jurdico nico, estabelecendo sua adoo pela administrao direta, pelas autarquias e fundaes, extinguindo a possibilidade do ingresso em outro regime jurdico, que no fosse o estatutrio, universalizando esse modelo de regime. Com a Constituio de 1.988 e a consagrao daqueles direitos antes negados, os trabalhadores do Servio Pblico passam a ser encarados no mais como meros sujeitos, mas como atores coletivos, capazes de relacionarem-se efetivamente entre si e com terceiros, notadamente a Administrao Pblica. (BEIRO, 2004)

O artigo 39 da Constituio estabeleceu ainda que a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios instituiro, no mbito de sua competncia, regime jurdico nico e planos de carreira para os servidores da administrao pblica direta, das autarquias e das fundaes pblicas. No entanto, a Emenda Constitucional n 19/98 suprimiu a obrigatoriedade de um regime jurdico nico para todos os servidores pblicos, podendo, ento, a Unio, Estados e Municpios estabelecer regimes jurdicos diferentes como regimes no-contratuais, ou da CLT ou ainda de natureza administrativa especial. Di Pietro (2000) a esse respeito comenta que

Com a excluso da norma constitucional do regime jurdico nico, ficar cada esfera de governo com liberdade para adotar regimes jurdicos diversificados, seja o estatutrio, seja o contratual, ressalvadas aquelas carreiras institucionalizadas em que a prpria Constituio impe, implicitamente, o regime estatutrio (...)

2. O REGIME ESTATUTRIO O regime estatutrio possui determinadas peculiaridades. Neste regime o servidor nomeado atravs de um ato unilateral, ingressando numa situao jurdica j delineada, sem poder modific-la, pois so regidos por um estatuto que uma lei. O acordo estabelecido entre empregado e empregador (ente pblico) serve apenas para formar o vnculo entre ambos e para que o servidor possa tomar posse no cargo para o qual foi nomeado. Mas a ele no sero dadas condies de discutir as respectivas condies de trabalho e vantagens previamente estatudas. O regime estatutrio foi introduzido no Pas em 1939, no Governo de Getlio Vargas e trouxe vrias garantias para os servidores como a admisso apenas por concurso pblico; fixao do nmero de cargos e dos vencimentos em lei; e estabilidade funcional. A esses servidores aplicam-se alguns dos dispositivos da Constituio Federal, como por exemplo, garantia de salrio nunca inferior ao mnimo, dcimo terceiro salrio, repouso semanal remunerado, entre outros.

O servidor estaturio tem estabilidade, mas no tem direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Servio. No entanto, como afirma Beiro (2004), com relao a outros direitos comuns ao regime celetista, o servidor estatutrio acaba perdendo. O Direito de Negociao no Setor Pblico, por exemplo, exercido de maneira muito tmida, pois sofre muitas restries.

(...) para ser o resultado da negociao coletiva exigvel juridicamente, deve ser transformado em ato administrativo vlido, exarado pela autoridade competente (geralmente o Chefe do Executivo, ou diretamente, por Decretos, Portarias e outros atos, ou indiretamente, atravs do envio de Projeto de Lei Casa Legislativa, como por exemplo no caso da concesso de reajuste salarial). (BEIRO, 2004) 3. REGIME CELETISTA

O regime celetista regido pelo Direito do Trabalho e disciplinado pela Consolidao das Leis do Trabalho CLT. O regime celetista est submetido, no entanto, s normas constitucionais de ingresso mediante concurso pblico e aos parmetros de controle fiscal e financeiro da Unio e dos entes federados, atravs da Lei de Responsabilidade Fiscal. Esto submetidos a este regime os empregados pblicos os empregados pblicos, ocupantes de emprego pblico tambm provido por concurso pblico, contratados sob o regime da Consolidao das Leis do Trabalho. O servidor pblico celetista ento est subordinado s regras do sistema de administrao pblica e ao sistema trabalhista aplicado aos empregados comuns. O regime celetista observa uma relao contratual que sempre pressupe uma liberdade de negociao de preos e condies de fornecimento de utilidades. Santos (2000) sobre o regime celetista ressalta que:

As caractersticas desse regime se antagonizam com as do regime estatutrio. Primeiramente, o regime se caracteriza pelo princpio da unicidade normativa, porque o conjunto integral das normas reguladoras se encontra em um nico diploma legal a CLT. Significa que, tantas quantas sejam as pessoas federativas que adotem esse regime, todas elas devero guiar-se pelas regras desse nico diploma. Neste caso, o Estado figura como simples empregador, na mesma posio, por conseguinte, dos empregados de modo geral. Ainda segundo Carvalho Filho (2000) outra caracterstica do regime celetista diz respeito natureza da relao jurdica entre o Estado e o servidor trabalhista.

Diversamente do que ocorre no regime estatutrio, essa relao jurdica de natureza contratual. Significa dizer que o Estado e seu servidor trabalhista celebram efetivamente contrato de trabalho nos mesmos moldes adotados para a disciplina das relaes gerais entre capital e trabalho.

4. REGIME ESTATUTRIO X REGIME CELETISTA As opinies sobre qual o melhor regime para o servidor pblico divergem e as discusses em torno disso parecem no vo terminar to cedo. H aqueles que consideram que os servidores que exercem funes tpicas de Estado, deveriam se submeter ao regime estatutrio, e no celetista. A esse respeito Dallari (1992) comenta que

(...) na verdade, o regime celetista totalmente inadequado administrao pblica, at mesmo porque foi talhado para disciplinar o relacionamento entre empregados e empregadores, no setor privado da economia, visando defesa do trabalhador. J o regime estatutrio o que se ajusta perfeitamente ao regime jurdico administrativo, que tem como norte, sempre, a defesa do interesse pblico. Outros como Moreira Neto (1998) entendem que realmente o vnculo estatutrio o mais adequado, pois atende preferencialmente os interesses pblicos, em funo dos quais institudo o vnculo estatutrio. (...) o regime estatutrio [...] prprio dos entes pblicos em suas relaes com seus servidores (...). J o regime celetista disciplinaria o relacionamento entre trabalhadores e patres, no setor privado, visando defesa do empregado, e no no setor pblico.

Assim, visando o atendimento do interesse pblico o regime jurdico do vnculo entre o Estado (rgos e entidades de Direito Pblico) e o servidor deve ser o estatutrio.

CONCLUSES

Diante das transformaes pelas quais passa o mundo do trabalho e as relaes entre empregados e empregadores, no caso do Estado o ideal seria chegar a um consenso onde se resguardasse o interesse pblico e ao mesmo tempo o empregado fosse beneficiado e tivesse seus direitos garantidos. Obviamente, no mbito pblico, o regime estatutrio o que melhor atende s exigncias e necessidades do empregador. J no mbito particular, o regime celetista oferece uma ampla gama de direitos ao trabalhador. Portanto, o desafio encontrar o caminho como fizeram muitos pases que criaram mecanismos de flexibilizao das condies de trabalho dos servidores pblicos, encontram um meio-termo que beneficiou a todos. O mais importante que o Estado consiga valorizar seus empregados e ao mesmo tempo conseguir a mxima eficincia e qualidade nos servios prestados populao.

Anda mungkin juga menyukai