Anda di halaman 1dari 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO CENTRO DE EDUCAO PIBID

Mayara de Sousa Bertoni

SEQUNCIA DIDTICA Desenvolvendo o conceito de fraes

VITRIA 2010

1. INTRODUO A seguinte sequncia didtica pretende recordar e melhor trabalhar alguns conceitos de fraes utilizando, para tanto, mtodos de ensino pautados na ludicidade das atividades, na indagao e participao dos alunos. Foi elaborado pensando em uma turma de 5 ano do ensino fundamental a qual j foram iniciadas atividades relacionadas a fraes. As atividades propostas tm como tempo total de execuo quatro aulas. Sendo assim, dividiu-se as aulas em dois momentos, que so marcados por uma atividade oral orientada pela monitora e seguida de atividades de registro no caderno. Ao final pretende-se uma conversa com o grupo sobre os assuntos abordados e as atividades tentando assim conhecer, atravs das falas, o que a experincia representou para os educandos, tendo em vista que elas objetivam, de certa forma, sair da rotina daquela sala de aula.

2. OBJETIVO GERAL As atividades propostas objetivam de maneira geral ensinar conceitos bsicos de fraes, pois de acordo com os parmetros curriculares nacionais ao 5 ano do ensino fundamental o aluno deve conhecer os nmeros com vrgula e em forma de frao. Utilizando para tanto atividades diferenciadas e extra livro didtico.

3. ATIVIDADE INICIAL Conceituando fraes a partir de texto

3.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS A primeira atividade consiste em lermos de forma dinmica e com toda a turma o texto A Aritmtica da Emlia as fraes autoria de Monteiro Lobato. Antes de iniciar a leitura pretende-se comentar brevemente sobre os personagens do Stio de Pica Pau Amarelo. A Leitura do texto ser interrompida em alguns momentos especficos para que se utilize o quadro como ferramenta didtica e buscando, desta forma, o melhor entendimento dos assuntos tratados por parte dos alunos.

Objetiva-se com tal atividade ensinar os conceitos bsicos e as representaes de fraes, trazendo a cena elementos cotidianos dos alunos por meio de um texto infantil, possibilitando maior participao e questionamentos em sala de aula.

3.2 DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE O Texto: A aritmtica da Emlia - as fraes Dona Benta, levantando-se para atender algum que vinha procur-la. [...] ___ Que que quer rapaz? [...] ___ que eu vim trazer para mec um presente que o coronel mandou. [...] So duas melancias. [...] ___ Traga-as aqui! disse Dona Benta, mas Narizinho e Pedrinho j haviam corrido na frente e vinham voltando com as melancias [...]. ___ Faca tia Nastcia! gritou Emlia. Faca bem amolada e uma bandeja, depressa! [...] ___ Quer que parta sinh? perguntou. Dona Benta respondeu que sim, e com muita habilidade a negra picou a melancia em doze fatias. ___ timo! [...] Esta melancia veio mesmo a propsito para ilustrar o que ia dizer. Ela era um inteiro. Tia Nastcia picou-a em pedaos, ou fraes. [...] ___ Se um pedao de melancia frao, vivam as fraes! gritou Pedrinho. ___ Pois fique sabendo que ! disse o Visconde. Uma melancia inteira uma unidade. Um pedao de melancia uma frao dessa unidade. Se a unidade ou a melancia for partida em dois pedaos, esses dois pedaos formam duas fraes dois meios.

___ Se for partida em trs pedaos, cada pedao uma frao igual a um tero. Se for partida em quatro pedaos, cada pedao uma frao igual a um quarto. Se for partida em cinco pedaos, cada pedao uma frao igual a um quinto. Se for parida em seis pedaos, cada pedao um sexto. Se for partida em sete pedaos, cada pedao um stimo. Se for partida em oito pedaos um oitavo. Se for partida em nove pedaos, cada pedao um nono. Se for partida em dez pedaos, cada pedao um dcimo. [continua depois] Neste momento se faz necessrio a utilizao do quadro para podermos dialogar com os alunos sobre o conceito de frao, entendendo este como a parte do todo, e como elas so representadas. No quadro poder ser feitos desenhos como os exemplificados abaixo: Para entender melhor o que Visconde explica no texto utilizaremos no lugar da melancia o retngulo:
1 inteiro Metade Metade 1/3 1/3 1/3

Explicao: Com os desenhos podemos observar que um inteiro pode se dividir em vrias partes, portanto podemos conceituar fraes como a parte de um todo. Desta forma, temos que a melancia o todo, ou o inteiro, e os pedaos cortados dela so as partes. Voltando ao texto... [...] ___ E se for partida em doze pedaos, como esta? Pergunta Pedrinho. ___ Nesse caso, cada pedao um doze avos da melancia inteira. Um doze avos escreve-se assim: . Todas as fraes escrevem-se assim, um nmero em cima e

um nmero embaixo, separados por um tracinho horizontal ou oblquo. Com o tracinho oblquo essa frao se escreveria assim: 1/12.

At 10 no se usa a palavra avos. Depois de 10, sim, s se usa o tal avos; um onze avos; l-se um trinta e oito avos; e assim por diante. [...]

l-se

Os meninos estavam ouvindo e comendo, de modo que com a boca cheia de avos de melancia deixavam que o Visconde falasse sem interromp-lo com perguntas. E o Visconde ia falando. ___ O nmero de cima chama-se numerador e o nmero de baixo chama-se denominador. Nestas fraes: denominadores? Ningum respondeu. Fonte: Monteiro Lobato. Aritmtica da Emlia. So Paulo, Brasiliense, 1973. quais so os numeradores e quais so os

Ao termino do texto aproveitando as indagaes feitas por Visconde pede-se aos alunos para responderem. Em seguida, dando andamento a aula, comentar sobre as representaes das fraes. Explicar o que Numerador e Denominador, e as formas como podemos representar numericamente e atravs de desenhos as fraes. Para tanto utilizaremos a sntese abaixo:

Numerador Denominador

1 3

Numerador Denominador

2 5

Desta forma podemos concluir este primeiro momento da aula, passando aos alunos uma atividade escrita de fixao. A exemplo da atividade que segue: 1) Represente com desenhos o que cada uma das fraes indica:
a) 4/6

b) 3/5

c)1/8

d)8/8

2) A partir dos desenhos represente numericamente as fraes: a) c)

b) d)

3) Pedrinho tirou algumas concluses aps aula do Visconde sobre fraes. E voc? Escreva em seu caderno as suas concluses. 4) Escreva uma ou mais perguntas que voc gostaria de fazer ao Visconde sobre fraes e troque com os colegas e a professora para podermos ajud-lo!

3.3 TEMPO DE ATIVIDADE E EXPECTATIVAS Estima-se que esta primeira atividade dure cerca de duas horas. Ao final esperase que o aluno seja capa de entender o conceito bsico de fraes e saber represent-las de diversas formas.

4. ATIVIDADE FINAL Fraes com TANGRAN 4.1 OBJETIVO ESPECFICO A segunda atividade consiste em montar um Tangram a partir de uma folha de papel A4, e com ele trabalhar atividades relacionadas com formas geomtricas de figuras planas aliadas a representaes numricas de fraes. Esta atividade tem por objetivo trabalhar o conceito j estabelecido de Frao A parte de um todo Pretende-se que com ela seja introduzido o trabalho com operaes de fraes. O desenvolvimento da atividade possibilita o dilogo e d aos alunos a possibilidade de perguntarem e levantarem hipteses. Tendo o professor um papel questionador.

4.2 DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE O professor construir com os alunos um Tangran em folha de papel A4, e com o desenrolar desta atividade retornar em determinados momentos ao contedo anteriormente visto. Segue o passo a passo da atividade.

a)
A B

1 Etapa Em uma folha de papel A4 marcar os pontos A e B

b)

2 Etapa Fazer um quadrado com os maiores lados nesta folha. Dobrar o lado menor (A) do retngulo sobre o lado maior (B).

c)

3 Etapa Ao realizar a dobra sobrar um retngulo pequeno que ser descartado e o quadrado ficar dividido em duas partes (dois tringulos). Deste momento em diante dever ficar claro que o inteiro a ser considerado ser o quadrado. O professor dever informar aos alunos.

d)

4 Etapa 4.1-Considerando o quadrado como o inteiro, e utilizando a marca da dobra. Destacar que cada tringulo representa do inteiro considerado. 4.2-Pedir para os alunos separarem (recortem) os tringulos.

e)

5 Etapa Solicitar ao aluno que pegue um dos tringulos, que representa a metade do quadrado, e pedir que dobre ao meio e recorte.

f)

6 Etapa Solicitar ao aluno que monte o quadrado com as peas. Perguntar quantos tringulos menores so necessrios para formar o quadrado (o inteiro considerado). O professor questiona: Se preciso de 4 tringulos ento cada um vale? ( do quadrado). Pedir para que o aluno registre no tringulo pequeno, a frao que ele representa.

g) 7 Etapa 7.1 - Solicitar para que o aluno pegue a outra metade do inteiro (quadrado) e marque o ponto mdio da base maior. 7.2 - Aps, dobrar de forma que o vrtice oposto a base encoste-se ao ponto mdio encontrado. 7.3 - Desdobrar e recortar o tringulo obtido. Pedir aos alunos que montem o inteiro (quadrado) novamente. 7.4 - Pedir aos alunos que comparem o tringulo obtido com a pea que representa do inteiro. Perguntar o que este tringulo significa em relao ao triangulo do . A Resposta seria a metade. Ento se este tringulo a metade de e do eu preciso de 4 peas para formar o inteiro, ento de quantos tringulos desses eu preciso para formar o inteiro? 8 peas, logo este tringulo representa 1/8 do inteiro.

1/8

h)

i) j) k) l) 8.2 m) n) o) p) 8 Etapa 8.1- Ao destacar o tringulo, obtivemos um trapzio. 8.2 - Agora pedir aos alunos que encoste um dos vrtices da base maior do trapzio no ponto mdio desta mesma base. 8.3 - Pedir para que os alunos destaquem o novo tringulo formado.

1/16 1/8

q)

9 Etapa. Nesta etapa importante mostrar aos alunos que temos trs tipos de tringulos, o tringulo que representa do quadrado, o tringulo que representa 1/8 do quadrado e agora temos mais um tringulo que menor que o 1/8. Pedir para que compare com o 1/8 e perguntar: - De quantos tringulos desse eu preciso para formar o 1/8? (dois) - O que este tringulo do 1/8? (a metade) Se para fazer o inteiro eu preciso de oito oitavos, ento para fazer um quadrado inteiro eu preciso de quantos tringulos desses menores? (16). Ento cada um destes tringulos menores representa que frao do inteiro? (1/16)

r) 10 Etapa 10.1- Neste momento temos um trapzio retngulo. 10.2- Solicitar aos alunos que dobrem na marca feita pelo ponto mdio da base do trapzio anterior de modo que fique um quadrado. 10.3 - Destacar o quadrado. 10.4 - Pedir para que o aluno monte novamente o quadrado inteiro. Pedir aos alunos que verifiquem o que este quadrado pequeno tem haver com o triangulo que representa 1/16. Mostrar que dentro deste quadrado cabem 2/16, da mesma maneira que no triangulo que representa o 1/8 tambm cabem 2/16. Perguntar: - Diante deste fato o que podemos concluir? O quadrado tambm representa 1/8 do quadrado inteiro.

1/16 1/8
1/8

s) B A

11 Etapa 11.1- Temos novamente um trapzio retngulo, no entanto menor. 11.2- Solicitar aos alunos que encoste o vrtice (A), com o vrtice oposto (B), de forma que se obtenha um paralelogramo e um tringulo. 11.3 - Destacar o tringulo do paralelogramo. 11.4 - Pedir aos alunos para montar o quadrado inteiro. Pedir aos alunos que comparem o paralelogramo com os tringulos que representam 1/16. E novamente fazer as relaes com o quadrado que representa 1/8 e com o tringulo que representa 1/8. Perguntar o que o paralelogramo do inteiro.

1/16 1/8
1/8

Ao concluir a montagem do Tangram ser pedido aos alunos que respondam em seus cadernos as seguintes atividades: 1. A partir do seu Tangram responda s perguntas abaixo: a) Quantas vezes o tringulo pequeno cabe dentro de cada pea do Tangram? Desenhe para mostrar. b) O tringulo pequeno representa que frao de cada pea do Tangram? Por exemplo, ele 1/2 do quadrado?

c) Qual pea corresponde metade do tringulo grande? Represente sua resposta com desenho Respostas a) O tringulo pequeno cabe duas vezes dentro do quadrado, do tringulo mdio e do paralelogramo; e quatro vezes dentro do tringulo grande. b) O tringulo pequeno representa do quadrado, do tringulo mdio e do paralelogramo; e do tringulo grande. c) A pea que corresponde metade do tringulo grande pode ser o tringulo mdio, o quadrado ou o paralelogramo.

Ao concluir essas duas atividades ser o momento de uma conversa com toda a turma a fim de descobrir o que elas representaram para os alunos, o que eles acharam, se gostaram ou no.

4.3 TEMPO DE ATIVIDADE E EXPECTATIVAS Estima-se que o desenvolvimento da atividade dure 2 horas/aulas. E espera-se que ao final os alunos sejam capazes de entender o conceito e desenvolverem operaes de fraes.

Anda mungkin juga menyukai