Anda di halaman 1dari 18

A AVALIAO INSTITUCIONAL E A GESTO DEMOCRTICA NA ESCOLA SILVA1, Itamar Mendes da PUC-Campinas imendess1@uol.com.br; imendess@puc-campinas.edu.

u.br GT: Estado e Poltica Educacional / n.05 Agncia Financiadora: Sem Financiamento O propsito deste trabalho discutir a avaliao em suas relaes com a gesto em escolas de Educao Bsica. A investigao focou a participao de pais/mes nos processos de avaliao do trabalho realizado na/pela escola no municpio de So Bernardo do Campo SP e nas possveis repercusses desta prtica no cotidiano da instituio escolar.

Investigar esta questo significa considerar a Gesto Democrtica e suas repercusses tico-polticas como fundamental vida das instituies escolares. Prtica ancorada na busca da superao de tradies autoritrias e na participao que requer transparncia de aes, diviso de poder e corresponsabilizao de todos/as pelos erros e acertos do processo. Requer tambm definies claras de objetivos, opes tico-polticas e limites de ao (PARO, 1997; SILVA, 2002).

A sociedade brasileira vem empreendendo esforos para democratizar-se e educao, pois a prpria Constituio Federal, promulgada em 1988, no Inciso VI do Artigo 206, define a Gesto Democrtica como princpio a ser observado na oferta do ensino pblico: gesto democrtica do ensino pblico, na forma da lei.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDBEN , Lei n 9394/1996, dedica o Artigo 14 para regulamentar o preceito constitucional. Entretanto, no estabelece mais que princpios para que os sistemas de ensino e as unidades escolares tenham possibilidades de se responsabilizarem e exercitarem a autonomia em seus respectivos nveis de atuao.

A LDBEN estabelece a participao dos/as envolvidos/as e interessados/as no processo ao expandir os estratos decisrios tradicionais, chegando comunidade escolar. Participao que assume caractersticas propositivas (Inciso I) de acompanhamento e
Pedagogo, Mestre em Superviso e Currculo e Doutor em Educao (Currculo) pela PUC/SP. Atualmente compe o corpo docente permanente do Programa de Ps-Graduao em Educao da PUCCAMP.
1

controle (Inciso II), que podem ser evidenciados pela participao em fruns como os Conselhos de Escola e em processos de avaliao. No Artigo 12, os Incisos VI e VII evidenciam, ainda, a diretriz do aprofundamento das relaes com a sociedade.

Na Gesto Escolar, a Avaliao Institucional aparece como ao estratgica de acompanhamento, controle e proposio destinada qualificao do trabalho realizado, vez que a gesto da escola implica na tomada de decises e na sua respectiva execuo e avaliao (Regimento das Escolas Municipais de So Paulo, apud SILVA, 2002, p. 16).

A avaliao uma operao de leitura da realidade, do mundo (FREIRE, 1981). O termo "leitura" significa, aqui, que o/a avaliador/a aborda seu objeto como quem l os fatos encadeados em um texto, que neste caso a prpria realidade presenciada e/ou vivenciada durante o ano letivo na escola que o/a filho/a freqenta. Ele/a tem, na mente, conhecimentos e, sobretudo questes correspondendo a expectativas, que determinam uma atitude antes da leitura. Tambm tem, diante de si, um conjunto de sinais que dever decifrar e dar sentido.

A avaliao das aes desenvolvidas pela escola assume caractersticas de autoavaliao organizada e realizada por seus membros (gestores/as, docentes,

funcionrios/as e organismos colegiados) e usurios/as diretos/as (alunos/as, pais/mes) e pode variar em abrangncia, profundidade e periodicidade e, de acordo com os objetivos propostos, envolver pessoas e utilizar os mais variados instrumentos.

A avaliao realizada durante o processo permite que se revejam rumos e/ou se alterem procedimentos ainda durante sua realizao, ao passo que a avaliao final se presta para aferir resultados e ordenar novos processos. Um e outro procedimento avaliativo so de fundamental importncia para o desenvolvimento do que se pretende e se caminham na direo do aprofundamento da assuno dos rumos pelos/as envolvidos/as, se ter uma avaliao com caractersticas emancipatrias (SAUL, 1988).

A afirmao a seguir, apesar de referir-se a instituies de ensino superior, pode ser tomada como desafio de aprofundamento da democratizao da escola bsica brasileira,

pois o que se faz na escola foi durante muito tempo responsabilidade exclusiva de educadores/as profissionais.
No caso da auto-avaliao, ou seja, da avaliao interna promovida pela prpria comunidade acadmica, segundo seus conceitos, seu ritmo, suas finalidades e suas regras, existe forte possibilidade de o processo ser participativo, dirigido ao social e destinado aos prprios sujeitos para efeitos de melhoria institucional, individual e coletiva. (DIAS SOBRINHO, 2001, p. 15).

Propor que pais/mes se incorporem ao conjunto dos que definem rumos para a instituio escolar ainda um objetivo auspicioso. Pois, h uma cultura autoritria no Brasil que faz educadores/as e pais/mes sentirem dificuldades em construrem prticas diferenciadas de relacionarem-se no interior da escola e a respeito da educao das crianas, cuja responsabilidade, agora se admite, dividem como pais/mes e educadores/as.

A sociedade brasileira vive um verdadeiro movimento avaliador, coloca-se para a avaliao e/ou falta desta, responsabilidades extraordinrias e at se tem incentivado a participao social em sua realizao. No entanto, imprescindvel destacar que, apesar de incentivar a participao dos/as pais/mes na escola, as opes oficiais acerca da avaliao feitas pelos rgos responsveis pelo ensino no Brasil, em qualquer nvel, tm se aproximado mais do treinamento e do domnio de habilidades vinculadas preparao para o trabalho e necessidades do mercado globalizado.

Porm, este processo apresenta contradies, vez que a avaliao introduzida no se constitui apenas em poltica pblica formada a partir de presses do capital, mas compe repercusses da luta da sociedade pela ampliao de suas possibilidades de influir sobre os rumos da educao. Exemplar deste movimento a Lei Federal n 8.069/1990 ECA construda a partir da iniciativa da Sociedade Civil que estabelece em seu Artigo 53, Inciso V, Pargrafo nico o direito dos pais ou responsveis ter cincia do processo pedaggico, bem como participar da definio das propostas educacionais. Assim, os propsitos do estudo foram buscar saber: os pais/mes vm participando efetivamente destes processos? Suas sugestes e crticas tm sido consideradas para efeito de planejamento? A participao destes na avaliao promove melhoria da qualidade da educao ofertada s crianas?

Avaliao Institucional como Instrumento da Gesto Democrtica: a Participao de Pais/Mes Em So Bernardo do Campo SP, foi a Secretaria de Educao que props s escolas implantar um sistema de avaliao que buscasse colher as impresses de pais/mes acerca do trabalho de cada uma das escolas pertencentes a sua rede. Ao faz-lo, em 2002, pretendia incorporar prticas consolidadas de algumas unidades escolares e

adquirir dados quantitativos que pudessem aferir o desempenho da Rede e de cada uma de suas escolas em certos quesitos, onde cada uma pudesse obter dados acerca de seu prprio desempenho, na viso dos usurios co-responsveis pelo processo de educao das crianas uma Auto-Avaliao Institucional.

A Secretaria pretendia, ainda, medir o desempenho eficincia de seu sistema de ensino e de cada instituio em particular, aferir a eficcia dos investimentos realizados. Tambm compunha a preocupao dos responsveis pela administrao da educao municipal obter dados para orientar aes futuras. Um iderio notadamente atento e aderente s indicaes de mecanismos multilaterais como o Banco Mundial.

A escolha deste municpio para o desenvolvimento desta pesquisa que procurou trabalhar longitudinalmente com dados secundrios produzidos pelas prprias escolas ao longo dos anos de 2003, 2004 e 2005, ancorou-se no fato de ter sido um dos primeiros a desencadear tal prtica no Estado de So Paulo.

A fase inicial da pesquisa previu contato com as escolas realizado mediante visitas agendadas, aps uma primeira apresentao dos motivos da solicitao de audincia s direes. De um universo de 10 escolas consultadas, escolhidas pela localizao central ou perifrica e por informaes acerca do tempo de permanncia do/a diretor/a na unidade, foram seis as que aceitaram conversar mais sobre a questo. Destas EMEBs2, 04 foram escolhidas para receber a pesquisa, 02 de ensino fundamental e 02 de educao infantil.

Na escolha das escolas participantes da pesquisa foram utilizados os seguintes critrios:

Escola Municipal de Educao Bsica EMEB a denominao das escolas municipais em So Bernardo do Campo.

1) A existncia da prtica da avaliao consolidada na escola; 2) A conservao dos registros minimamente organizados (questionrios originais) e/ou algum nvel de compilao dos dados3; 3) A permanncia dos diretores durante o perodo pesquisado; 4) A disposio da direo em participar formalmente, aps esclarecimento dos objetivos e procedimentos, da pesquisa proposta; 5) Equilibrar a amostra entre escolas que atendessem Educao Infantil e Ensino Fundamental.

As duas escolas de ensino fundamental, EMEB Joo Vicente da Silva e EMEB Antonio Higino da Silveira4 tm caractersticas de construo semelhantes e iniciaram suas atividades na mesma poca, portanto, seus prdios so relativamente novos e bem conservados. Caracterizam-se como escolas de mdio porte (acima de 500 alunos/as) e localizam-se a aproximadamente 15 quilmetros do centro da cidade, em reas de proteo de mananciais, porm, com algumas diferenas quanto ao nvel de urbanizao dos bairros.

As duas escolas de educao infantil, EMEB Otvio Vassoler e EMEB Maria da Silveira5 tambm tm caractersticas de construo semelhantes, so prdios mais antigos com boa rea verde e localizados prximos ao centro da cidade, aproximadamente a 3,5 quilmetros. Atendem a cerca de 250 alunos/as cada uma e contam com boa participao das comunidades. Suas dirigentes encontram-se na escola h mais de 05 anos. Porm, h diferenciao quanto a condio econmica das comunidades usurias. A EMEB Otvio Vassoler atende a uma populao de classe mdia, enquanto que a EMEB Maria da Silveira a uma camada mais pobre e moradora de conjuntos habitacionais populares e/ou favelas.

As escolas pesquisadas realizaram suas avaliaes utilizando questionrio. Este instrumento se mostrou adequado em virtude de que a avaliao a ser realizada envolvia grande pblico. Assim, pensou-se logo em questionrio com perguntas fechadas para

A pesquisa utilizou-se de dados secundrios, pois trabalhou com os resultados de avaliaes j realizadas pelas escolas participantes. 4 Os nomes so fictcios e escolhidos de forma a manter o sigilo das instituies pesquisadas e de suas direes e demais envolvidos nos processos. 5 Os nomes so fictcios e escolhidos de forma a manter o sigilo acerca das instituies pesquisadas, de suas dirigentes e demais pessoas envolvidas nos processos.

colher dados mais objetivos e se prevendo poucas perguntas abertas para assuntos menos objetivos e mais complexos.

No mbito geral, o questionrio se caracteriza como instrumento de coleta de informaes, utilizado numa sondagem ou inqurito, busca investigar em profundidade determinada questo ou objeto (CHIZZOTTI, 2001; CHAGAS, 2006).

Evidentemente, os processos iniciados levariam a reordenamentos no fazer da escola e todos/as que atuam em seu interior sabiam disso e se preocupavam. Pois, a avaliao costuma influenciar a ao das pessoas e instituies e produzir resultados que conduzem, no caso da escola, a reflexes e busca de novos rumos, definindo melhor o perfil da instituio e a repensar o seu projeto poltico-pedaggico.

Nas escolas pesquisadas, mesmo entre aquelas que iniciaram seus processos de construo de processos de Avaliao Institucional anos antes da proposta oficial havia desconfiana por parte de muitos/as acerca das possibilidades de sucesso desta empreitada.

A avaliao compe o processo educativo e caracteriza-se como meio de se obter informaes e subsdios para correes e melhorias que forem necessrias. Nela elaboram-se juzos de valor, qualitativos ou quantitativos, sobre uma determinada atividade isolada ou processo, sobre um fazer, uma ao. E, como os/as pais/mes poderiam fazer frente a estes imperativos da avaliao se eram leigos no assunto educao escolar e at possuam, boa parte deles/as, baixo grau de letramento? Estariam educadores/as e instituio escolar a se submeterem aos desejos de pessoas que no foram preparadas para exercer este papel? Perderiam poder e respeito? Teriam que passar a dar explicaes sobre o trabalho que desenvolviam h vrios anos e com sucesso?

Para a escola, a avaliao feita por pais/mes ao final de um ano inteiro de vivncia e observao, que inclui a subjetividade, se inscreve em um processo geral de comunicao/negociao e envolve a auto-estima de pais/mes de se coresponsabilizarem pelo processo educativo de seus/suas filhos/as naquela determinada instituio escolar que os/as valoriza e as suas opinies.

O discurso do/a avaliador/a se faz com referncia a uma relao entre a escola ideal e a escola real em que o/a filho/a estuda. Em outras palavras: o/a avaliador/a tem sempre um p fora do presente no ato de avaliao. Ele/a tem um p no dever-ser. Sabe (ou deve saber) o que deve ser (deve saber fazer) a escola. em nome desse dever-ser, que representa o contedo de uma expectativa especfica, que ele/a julga (aprecia) o desempenho atual da instituio avaliada.

Avaliar no consiste, pois, simplesmente, em medir esse desempenho, mas em dizer da adequao, ou no, ao desempenho que se podia esperar dessa instituio/escola. Em sntese, coloca-se em relao com a expectativa de qualidade do trabalho desenvolvido pela escola, implica um conjunto de valores e a possibilidade de sua efetivao (RIOS, 2001).

O trecho a seguir, extrado de carta que a direo de uma das escolas pesquisadas manda aos/s pais/mes no incio do ano como devolutiva das avaliaes realizadas no ano anterior, corrobora a hiptese quanto ao sentido da avaliao para as escolas e que o clima institucional (BRUNET, 1995) interfere significativamente no trabalho que realiza. Expressa ainda o tipo de opo poltica que direciona o trabalho de gesto nesta escola, a democrtica, alm de confirmar que a avaliao no se caracteriza como um procedimento neutro.
com muita alegria e sentido de dever cumprido que mais uma vez dirijo-me a todos neste incio de ano para falar da nossa parceria na educao das crianas desta escola. Neste ano minha satisfao maior ainda em poder comunicar-lhes que em 2003 conseguimos ampliar o sucesso de nosso trabalho em todos os agrupamentos (...) apesar de todas as dificuldades e esta uma vitria de vocs tambm. (Grifo no Original)

Tendo por suposto que toda avaliao carrega certo grau do desejo e do sonho do/a avaliador/a acerca do objeto em foco pode-se depreender da a necessidade de orientar o/a avaliador/a em relao a aspectos/quesitos a serem levados em considerao no processo. Estes devem apresentar relao estreita com os objetivos anunciados pelas instituies em suas relaes com os/as pais/mes e alunos/as, enfim, com a comunidade escolar como um todo.

Avaliao Institucional Como Instrumento da Gesto Democrtica A inteno deste item organizar os dados coletados por categorias que se apresentam como capazes de subsidiar reflexes que visam esclarecer os objetivos desta investigao: 1) a importncia dada avaliao por pais/mes; 2) consideraes sobre o ensino e s possibilidades transformadoras da avaliao; 3) gesto escolar; 4) instrumento e periodicidade da avaliao. A seguir os quatro itens identificados e as anlises que se mostraram possveis no momento:

1) A importncia dada avaliao pelos pais/mes Neste caso considera-se a importncia do ponto de vista quantitativo pelo nmero de questionrios respondidos e qualitativo pelo envolvimento dos/as pais/mes com o processo demonstrado, principalmente, pela utilizao de espaos de avaliao considerados facultativos, pois destinado a respostas abertas: apontar pontos positivos e/ou negativos e apresentar sugestes. Vez que uma das hipteses dos/as educadores/as era que o baixo nvel de letramento de muitos desfavoreceria a participao.

No ano de 2003 constatou-se uma baixa participao na EMEB Joo Vicente da Silva (39%). Quanto ao fato a direo da escola afirmou que a forma de aplicao do questionrio foi diferente naquele ano. Explicando disse que de 1999 (ano em que o procedimento avaliativo se iniciou nesta escola) a 2003 o diretor reunia os/as pais/mes no ptio da escola e procurava motivar a todos/as para responder ao questionrio e os devolver aos/s professores/as por meio das crianas, fato que no ocorreu em 2003 e voltou a acontecer em 2004 e 2005. Tal fato possibilita refletir sobre os sentidos da avaliao e a relevncia indicada pelos seus proponentes. As pessoas necessitam ser incitadas para o ato de avaliar, na maioria das vezes.

Na EMEB Maria da Silveira o ndice percentual de respondentes est intimamente ligado ao nmero de presentes nas reunies com pais/mes. Assim, os ndices ficam sempre acima de 50%, sendo que no primeiro ano coberto pela pesquisa ficou em 65,23%, passando a 54,29% em 2004 e a 56,64% em 2005.

A EMEB Otvio Vassoler utilizou, durante os anos pesquisados, o questionrio padro6. As respostas foram efetivadas durante a realizao da ltima reunio com pais/mes do ano letivo. O nmero de respondentes ficou em 66% no primeiro e no terceiro ano e em 67% no segundo. Tal constncia de presena chamou a ateno, mas parece que se explica pelo perfil da comunidade ser de uma classe mdia mais esclarecida e participante.

Na EMEB Antonio Higino da Silveira a participao nas reunies e conseqentemente nas avaliaes cresceu significativamente nos anos pesquisados, quase dobrando o nmero dos respondentes de 2003 33% para 2004 e 2005 66%.

Na maioria das escolas constatou-se crescimento na devoluo dos questionrios respondidos, ficando acima de 50%. Por outro lado tambm cresce a utilizao dos espaos destinados s questes abertas, sendo que parte dos/as respondentes utilizou os espaos para dizer algo no previsto e inesperado como gostaria de trocar a areia do parque por grama ou destacar que considero a escola muito bem dirigida e organizada.

Nestes dados encontra-se ainda a possibilidade de se confirmar o que aponta Dias Sobrinho (2001) acerca da necessidade de superar a simples medida e adentrar aos complexos contextos atinentes aos processos educativos quando se pensa em realizar avaliao da instituio escolar. o campo da qualificao do processo avaliativo que se desenha com a apresentao de opinies alm da simples resposta fechada.

Tambm as direes constatam este movimento e um indicador importante pode ser o texto a seguir que faz parte de carta enviada aos/s pais/mes pela direo de uma das escolas como devolutiva da avaliao, resposta por escrito, logo no incio do ano.
A comunidade nos revelou que j so muitos os que conseguem avaliar e/ou separar os problemas que ocorrem na escola dos que refletem na mesma. Os resultados tabulados nos revelam que mesmo os inmeros entraves ocorridos durante esse ano letivo como troca de professores e funcionrios de limpeza, reforma/construo, problemas de desmoronamento, falta de gua etc, no

Aprendizagem de Seu Filho; Atendimento da Escola Quanto a Direo, Secretaria e Professoras; Segurana da Escola; Trabalho Realizado pela APM/ Conselho de Escola; Pontos Positivos; Pontos Negativos.

10

foram suficientes para abalar a credibilidade em um trabalho que vem sendo construdo desde 1998.

Apesar deste reconhecimento, e das indicaes de crescimento da qualificao dos processos as direes das quatro escolas pesquisadas so unnimes em apontar o grau de contato com a leitura/escrita das famlias como um fator interveniente no processo que dificulta uma maior participao na avaliao, pois afirmam que no esto contentes com a participao atual que envolve pouco mais da metade dos/as pais/mes.

Tal fato utilizado para justificar o procedimento de resposta aos questionrios serem dadas em sala-de-aula e sob a superviso dos/as professores/as em trs das quatro escolas. Pois, estando na escola os/as professores/as podem ajudar e at atuar como mediadores/as de escrita. Tambm h o temor das direes que se mandarem para casa o nmero dos respondentes diminua muito e torne a amostra pouco representativa dos anseios e do pensamento dos/as pais/mes.

certo que tal procedimento poder ampliar o nmero de respondentes, mas poder influenciar em alguns ndices. Pense-se no item aprendizagem das crianas. Ser que respondendo na prpria reunio e sob a superviso e/ou ajuda dos/as professores/as as pessoas no ficaro constrangidas em apontar falhas, vez que estes/as so os/as responsveis diretos/as pelo ensino? Parece que esta uma hiptese, no mnimo, plausvel, pois sem pretender desqualificar os trabalhos realizados, os ndices de aprovao deste item so altssimos, sempre prximo de 90% de bom e timo, algo que parece ser incomum.

Por outro lado importante destacar que se trs escolas procuram fazer com que os questionrios sejam respondidos em reunio e, mesmo assim no esto satisfeitas com a participao de pouco mais que a metade daqueles/as que deveriam se fazer presentes, talvez seja necessrio problematizar a reunio com pais/mes: sua importncia, organizao, horrios, pauta etc.

2) Consideraes sobre o ensino e s possibilidades transformadoras da avaliao Constatou-se que a avaliao realizada pelos pais/mes difere quanto ao rigor com que avaliam dependendo do nvel educacional com o qual se lida. As famlias de crianas que freqentam as escolas de educao infantil foram mais generosas ao avaliar a

11

responsabilidade das escolas quanto a aprendizagem das crianas. J as famlias de crianas que freqentam o ensino fundamental tenderam a ser mais rigorosas nas exigncias de aprendizado das crianas.

Mas apesar das diferenas os ndices demonstraram que em 2003 e 2004 a aprovao do trabalho pedaggico realizado por todas as escolas esteve acima de 90%, aproximando dos 100% nas escolas de educao infantil e ficando perto dos 90% nas de ensino fundamental.

Uma hiptese a ser levantada que talvez ainda haja no imaginrio das famlias o entendimento de que na educao infantil se pode ensinar pouca coisa, pois as crianas no so capazes de aprender muitos contedos escolares. Assim, tudo que aprendem considerado como excedendo s expectativas e a avaliao expressa este espanto nos altos ndices de timo e bom com que definem o trabalho pedaggico das escolas. claro que nesta anlise no se est a supor a incapacidade de avaliar dos pais/mes nem tampouco que as escolas estudadas no realizem excelentes trabalhos, mas a confirmar, pela variao de ndices, o escopo terico utilizado de que a avaliao se faz sempre a partir de certa leitura de mundo, permeada por valores, vivncias e experincias acumuladas.

No conjunto de respostas abertas destinadas a apontar aspectos positivos aparecem com destaques referncias aprendizagem das crianas; competncia das professoras e da direo escolar; ao atendimento dado pela escola aos que a procuram e, nas escolas de ensino fundamental referncias informtica e biblioteca. Estas notaes livres, pois grande parte dos/as respondentes deixa o espao em branco, so analisadas sempre com bastante ateno pelas direes das escolas pesquisadas.

No que respeita a considerar se a opinio dos/as pais/mes tem ajudado a delinear mudanas nas escolas pesquisadas pode-se tomar como exemplo a evoluo do quesito segurana na EMEB Maria da Silveira. Entre os anos de 2004 e 2005 houve mudana significativa na avaliao positiva (timo e bom) deste item. Houve melhora na avaliao que passou de 22,3% em 2004 para 44,8% em 2005. De um ano para o outro a aprovao ao item mais que dobrou o que leva a supor que algo foi feito, e houve influncia no planejamento e na ao do ano seguinte. Tambm atesta a competncia da

12

populao avaliadora, pois soube apontar a dificuldade e reconhecer quando o problema foi enfrentado, ainda que os dados indiquem a necessidade de se avanar mais na questo.

Corrobora a anlise de que a avaliao tem possibilitado mudanas a devolutiva dada aos/s pais/mes pela direo da EMEB Joo Vicente da Silva expressa no texto abaixo
A avaliao realizada no ms de dezembro de 2003 por pais de alunos (...) teve cada um dos relatrios lido, compilado e sua sntese discutida durante reunio entre equipe de direo, professoras e funcionrios. Tambm mandamos os resultados para a Secretaria da Educao. O resultado da avaliao foi considerado muito positivo no somente pela grande aprovao ao trabalho desenvolvido (consideramos como aprovao apenas os quesitos timo e Bom), mas em virtude da ateno e do tempo que os senhores dispensaram para responder s questes e nos enviar de volta o questionrio respondido demonstrando que a maioria dos pais entendeu a importncia desta avaliao para o desenvolvimento e aperfeioamento do trabalho que realizamos (Grifo no Original).

Estas hipteses podem ser confirmadas, em parte, em se observando a reclamao ou o apontamento de alguns pais/mes que indicam como ponto negativo a escola no atender de 5 a 8 sries e ensino mdio.

Por outro lado os ndices porcentuais em todas as escolas pesquisadas sofrem mudanas significativas durante o perodo estudado. Em vrios aspectos nota-se uma migrao do quesito timo para o quesito bom. Tal procedimento pode expressar que a prtica avaliativa tende a promover a incorporao do procedimento como constitutivo do processo educativo e do trabalho da escola e como direito das famlias avaliar e emitir opinio que altere os rumos do que se faz na instituio. a incorporao do conceito isegoria, no qual o/a cidado/ tem conscincia que no s pode, mas deve, influir e decidir sobre o processo do qual parte e interessado/a. desta conscincia construda na prtica cotidiana de uma comunidade que continua a aprender, se supe, advm um maior rigor na atribuio de conceitos.

Participar da avaliao e de qualquer outro processo da educao escolar, como j se destacou neste trabalho foi durante muito tempo exclusividade de especialistas. Se as famlias percebem que numa concepo de gesto democrtica ele pode emitir parecer sobre a educao das crianas realizada na escola e este um direito consolidado, deixa de estar maravilhada com a ddiva e passa a considerar mais seriamente os pontos

13

positivos e os nem to positivos assim, passando a indicar a necessidade de melhora constante no processo. Tambm, como aponta Paulo Freire (1996), o ser humano inconcluso e suas necessidades crescem na medida em que conquista patamares mais elevados de participao, conscincia e autonomia, o que pode significar um reconhecimento do que foi feito, mas a clara indicao de que se est distante do ideal (RIOS, 2001), que o existente no mais impacta o/a avaliador/a.

3) Gesto da escola As famlias tenderam a valorizar a existncia e o trabalho dos organismos colegiados como Conselho de Escola e A.P.M. No se pode aferir, porm, o nvel de engajamento das famlias no funcionamento do Conselho de escola e/ou da A.P.M. Para isto seria necessria nova investigao focada neste aspecto da gesto escolar.

Na EMEB Joo Vicente da Silva, o trabalho da Associao de Pais e Mestres A.P.M. e do Conselho de Escola cresce em avaliao positiva entre os anos pesquisados cerca de 10 pontos percentuais, superando 90%, o que poder indicar uma maior atividade participativa no interior da escola e/ou um crescimento nos servios prestados por estes rgos, especialmente a A.P.M. Tal constatao poder influir decisivamente na melhoria dos servios prestados, no sucesso escolar dos/as alunos/as e no reconhecimento e respeito da comunidade para com a escola (NVOA, 1995).

Ao longo dos anos observa-se migrao dos ndices de timo para Bom nos itens Atendimento recebido na Direo e na Secretaria. Talvez seja, mais uma vez se confirma o dado e faz aumentar a fora do argumento, em virtude de que o costume de ser bem atendido faz o espanto de encontrar esta prtica no servio pblico manifesto em reconhecimento se esvaia e a avaliao assuma critrios mais rigorosos. De qualquer maneira parece ficar evidenciado que a Avaliao Institucional posta em prtica se faz num contexto de Gesto Democrtica e que pode concorrer para a

melhoria/aperfeioamento dos processos desenvolvidos na/pela escola.

Houve tambm razovel reconhecimento acerca do papel do gestor nos processos de organizao geral da escola como elemento fundamental ao sucesso das crianas na escola.

14

Em vrias escolas foi possvel detectar nas respostas s questes abertas elogios forma como as crianas so tratadas nas escolas, especialmente destaca-se o carinho, respeito, amor e dedicao com as crianas o que parece denotar a influncia para a promoo do sucesso escolar da existncia de um clima institucional positivo e de reconhecimento da forma como a instituio gerida. Este comportamento mais forte na educao infantil, mas o trecho apresentado acima foi retirado da compilao de respostas de uma escola de ensino fundamental e no se caracteriza como fala isolada. No trecho a seguir, extrado de resposta dada por pais/mes de crianas do ensino fundamental, tm-se reafirmadas as constataes destacadas acima: Eu acho a escola excelente, meus filhos chegam em casa muito felizes.

Em vrias das escolas pesquisadas encontraram-se menes elogiosas direo da unidade nas questes destinadas a indicar pontos positivos e negativos. Uma nica resposta foi encontrada em que o respondente apontava problemas na direo da unidade, mas contraditoriamente nos pontos positivos esta direo aparecia muito elogiada.

importante destacar que a forma de provimento dos cargos de diretor/a de escola na rede de So Bernardo do Campo o concurso pblico. Trs dos/as diretores/as das escoals pesquisadas ingressaram no cargo por meio de concurso realizado em 1998. Destacam que neste ano ingressou muita gente de fora e com nvel mais elevado de formao, pois foi bastante valorizada formao acadmica, ento, muitos tinham psgraduao.

Tal constatao pode ser importante, na medida que a hiptese latente de que com um nvel mais elevado de formao pode-se pensar numa gesto da escola mais aberta e democrtica. Por outro lado supe-se ainda um papel determinante para o gestor na unidade escolar, o que mereceria maiores investigaes, pois somente estes apontamentos das avaliaes de pais/mes no parecem suficientes para embasar uma anlise desta magnitude.

4) Periodicidade e instrumento da Avaliao As avaliaes so realizadas anualmente, em fins do ms de novembro, e prxima do encerramento das atividades letivas. Indicam que o procedimento importante e deve

15

ser considerado como subsdio para a melhoria do trabalho que a escola realiza. O objetivo divulgado
Entendemos que a escola um espao onde deve existir entrosamento de todos (funcionrios e comunidade). Com o trmino de mais um ano letivo pedimos que responda este questionrio com a maior sinceridade e clareza possvel. Os resultados obtidos nos levaro a possveis melhorias na escola e continuidade do que at o momento vem dando certo.

Na avaliao da instituio escolar adota-se a modalidade de avaliao final, pois ao trmino dos processos que se detm sobre o realizado e se chega a uma determinada concluso. importante se pensar em avaliao ao final das unidades e o ano letivo constitui-se numa grande unidade de trabalho e realizaes. Porm, a prtica da avaliao, que em algumas escolas teve incio com a exigncia da Secretaria, deve ampliar-se para lograr xito em constituir-se instrumento de mudanas e de participao democrtica. Pois,
Se a avaliao aspira ser parte da mudana, ela no deve converter-se apenas em instrumento metodolgico e processo institucional ao final de uma etapa para atender exigncias externas. (CARVALHO & PORFIRO, 2001, p. 19)

No que respeita aos instrumentos utilizados, duas das escolas pesquisadas, Joo Vicente da Silva, que mantm ensino fundamental de 1 a 4 srie, e Maria da Silveira, que mantm educao infantil de 04 a 06 anos, utilizavam questionrios que ampliavam os aspectos solicitados pela secretaria de educao. Ambas tinham em comum tambm o fato de terem iniciado o processo de avaliao em tela antes da solicitao formal da secretaria da educao. A primeira comeou a realizar a avaliao no ano de 1999 e a segunda um ano depois.

Porm, a escola de educao infantil Maria da Silveira no divulgou, ao longo dos anos pesquisados, todos os dados coletados Secretaria de Educao do Municpio, mas somente aqueles solicitados. A justificativa da escola para o fato corrobora uma compreenso de que a avaliao na perspectiva das escolas presta-se mais a reorganizao do trabalho, pois afirma que a secretaria no tem destinao certa aos dados que excedem os solicitados, ento prefere no mandar at por motivos operacionais7.

Organizao dos dados em moldes quantitativos.

16

A EMEB Joo Vicente da Silva utiliza um questionrio que variou nos anos pesquisados quanto s questes e quanto ao nmero destas. No primeiro ano coberto pela pesquisa encontram-se questes que desaparecem nos anos seguintes. Algumas outras questes tambm se apresentaram como diferentes das propostas pela Secretaria e seguidas pelas demais, porm, analisando o contedo das questes constatou-se que dividem assuntos que aparecem juntos na proposta oficial. A organizao dos questionrios indica o entendimento da necessidade de se obter um maior detalhamento da organizao e do funcionamento dos setores componentes da estrutura da Instituio com vistas a uma compreenso mais profunda de problemas e possibilidades.

As escolas Antonio Higino da Silveira e Otvio Vassoler utilizam o questionrio padro fornecido pela Secretaria da Educao do Municpio e introduziram a avaliao a partir de 2002, quando o procedimento passou a ser exigido. As direes afirmam que anteriormente utilizavam outros espaos para receber impresses dos/as pais/mes (conversas informais, caixa de sugestes e reunies bimestrais).

Ao cabo da investigao o questionrio parece ser mesmo o instrumento mais adequado para colher os dados que estas instituies desejam obter.

Porm, seria interessante completar e cruzar os dados obtidos por meio dos questionrios com outros instrumentos de coleta menos formais e que pudessem utilizar outras linguagens. So muitos os momentos de encontro entre os/as educadores/as e as famlias: reunies com pais/mes; festas; visitas dos/as pais/mes escola; atendimentos para reclamaes e assuntos referentes a uma criana em particular etc. Importante que nenhuma oportunidade de colher impresses seja desperdiada e que os/as pais/mes sintam que h interesse real de saber o que pensam e desejam para a escola de suas crianas. por a que se constri as bases para uma gesto democrtica.

Consideraes Finais Estas consideraes no se pretendem conclusivas, mas destacar enfoques e anlises j indicadas no texto.

Ento, as indicaes feitas ao longo do texto parecem deixar claro, em primeiro lugar, que os dados da avaliao tm sido considerados para a definio de aes e melhorias

17

para a escola, como demonstraram os trechos das cartas de devolutiva aos/s pais/mes ou a evoluo dos ndices de aprovao da segurana numa das escolas; Em segundo, que os pais/mes tm boa disponibilidade para a atividade avaliativa, pois mais da metade se mobiliza para participar, alm de que se sentem valorizados neste processo; Terceiro, os pais/mes entendem o processo e demonstram engajamento, compromisso com a avaliao e capacidade para faz-lo; Quarto, o envolvimento dos pais/mes reflete positivamente nos/as filhos/as, que se sentem felizes e se interessam pelo estudo e por aspectos que o envolvem professores/as, funcionrios e a prpria instituio escolar; Quinto, a avaliao serve como instrumento de orientao de reviso de prticas planejamento para a gesto escolar e de possveis atitudes dos rgos de gesto do sistema de ensino, que por vezes se v cobrado de forma organizada por toda uma comunidade; Sexto, a Avaliao Institucional realizada na escola tem potencial de se constituir em elemento alterativo e constitutivo da gesto democrtica; Stimo, que as escolas podem aperfeioar seu sistema de avaliao e aprofundar a organizao e o funcionamento de mecanismos j existentes, como: reunies com pais/mes, APMs, Conselhos de Escola, atendimentos particulares, pais/mes representantes de classe, visitas escola, caixas de sugestes, mostras de trabalhos e outras atividades culturais etc.

Por fim, se a participao de pais/mes no processo pedaggico e na definio das propostas educacionais, que supe avaliao, foi durante muito tempo indesejada, um tabu nos meios educacionais isto comea a mudar. Pois, j faz parte do domnio pblico que preciso toda uma aldeia para se educar uma criana e a legislao passou a prever e a normatizar esta prtica por meio da criao de Conselhos de Escola e outras modalidades de participao. Nas escolas pesquisadas as pessoas entenderam estas exigncias de seu tempo histrico e adotaram a Auto-Avaliao Institucional como procedimento comum, a Gesto Democrtica que se desenha cotidianamente.

Referncias BRASIL. Congresso Nacional. Constituio Federal de 1988. . Braslia, Dirio Oficial da Unio, 1988. _________________________ Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Braslia, Dirio Oficial da Unio, 1996.

18

_________________________Lei n 8.69/1990. Braslia, Dirio Oficial da Unio, 1990. BRUNET, L. Clima de Trabalho e Eficcia da Escola, In NVOA, A. As Organizaes Escolares em Anlise, Lisboa, Dom Quixote, 1995, p. 125 a 140. CARVALHO, E.F & PORFIRO, J.C.M Avaliao Institucional: A Experincia da Universidade Federal do Acre, Campinas, RAIES V.06 n 02 (20) Jun. 2001, p. 17 a 32. CHAGAS, A.T.R. O Questionrio na Pesquisa Cientfica. http://www.fecap.br/adm_online/art11/anival.htm. Acesso em 20/04/2006. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Cincias Humanas e Sociais, 5 ed., So Paulo, Cortez, 2001. DE ROSSI, V.L.S. Projeto Poltico Pedaggico Entre Coraes e Mentes, So Paulo, Moderna, 2000. DIAS SOBRINHO, J. Avaliao: tcnica e tica, Campinas, RAIES V.06 n 03 (21) Set. 2001, p. 07 a 19. FREIRE, P. A Importncia do Ato de Ler, So Paulo, Cortez / Autores associados, 1981. _________, Pedagogia da Autonomia, So Paulo, Paz e Terra, 1996. MENEGHEL, S.M. & LAMAR, A.R. Avaliao como Construo Social reflexes sobre as Polticas de Avaliao da Educao no Brasil, Campinas, RAIES V.06 n 04 (22) Dez. 2001, p. 17 a 26. NVOA, A. As Organizaes Escolares em Anlise, Lisboa, Dom Quixote, 1995. PARO, V.H. Gesto Democrtica da Escola Pblica, So Paulo, tica, 1997.

PREFEITURA DO MUNICPIO DE SO PAULO, Regimento Comum das Escolas Municipais, In SILVA, I. M. Conselhos de Escola na Cidade de So Paulo, So Paulo, POLIS/IEE-PUC/SP, Agosto, 2002. RIOS, T. Compreender e Ensinar, 2 ed., So Paulo, Cortez, 2001. SAUL, A.M. Avaliao Emancipatria: desafio teoria e prtica de avaliao e reformulao de currculo, So Paulo, Cortez: Autores Associados, 1988.

Anda mungkin juga menyukai