Anda di halaman 1dari 24

INSTITUTO FED. DE CIENCIA E TECNOL. DO ES CAMPUS DE COLATINA COORDENADORIA DE CONSTRUO CIVIL Disciplina Topografia- Porf.

Jos Maria de Souza

ALTIMETRIA
Conceito: a parte da topografia que trata dos instrumentos e mtodos empregados no estudo da representao do relevo do solo. Portanto a altimetria determina as alturas (sentido vertical) entre os vrios pontos da superfcie do terreno, em relao a uma superfcie horizontal de referncia. Temos a conscincia de que apenas a projeo horizontal e o conhecimento da rea, no so suficientes para identificar todas as caractersticas de um terreno, necessrio tambm conhecer a representao do relevo do mesmo, ou seja, identificar a forma desse terreno, completando assim os dados que nos daro subsdios para um aproveitamento total e racional dessa superfcie. O estudo do relevo de um terreno consiste na determinao de alturas de seus pontos caractersticos e definidores da sua altimetria, relacionados com uma superfcie de nvel que se toma como elemento de comparao. Altura de um ponto: o comprimento da perpendicular baixada deste ponto sobre um plano horizontal qualquer, denominado superfcie de nvel de comparao (SNC). Esta SNC pode ser tomada de duas maneiras, a saber: a) Arbitrariamente, e as alturas dos diferentes pontos que caracterizam o terreno a ela relacionada sero denominadas cotas. b) Superfcie mdia do nvel do mar, ento as alturas dos diferentes pontos do terreno recebero o nome de altitudes. OBS: Toda altitude uma cota, mas nem toda cota altitude. ELEMENTOS DA ALTIMETRIA Datum : Elemento de referncia em cartografia (linha ou plano) em relao ao qual so consideradas as posies dos outros elementos; linha, plano, origem. Locais mais comuns onde se materializa um datum: Prefeituras, Igrejas, Pontes, Estaes ferrovirias.

Diferena de nvel: Para se calcular alturas (cotas ou altitudes) necessrio que se determinem as diferenas de nvel entre pontos definidores do terreno, ento, diferena de nvel distncia vertical que separa os pontos topogrficos considerados. Este elemento poder ter valor negativo ou positivo, conforme os pontos estudados estiverem acima ou abaixo daquele tomado como termo de comparao. Referncia de nvel (RN): Superfcie de comparao sobre a qual so referenciadas as medidas das alturas no levantamento altimtrico. um ponto que deve ser escolhido no local no inicio do levantamento e ser o mais estvel possvel. um ponto que deve ser identificado na caderneta de campo, pois dele poder sair futuras operaes; possveis locais para se colocar RNs,: alicerce de construo e marcos de concretos.

Obteno de diferenas de nvel (Exerccio)


INSTRUMENTOS DE NIVELAMENTO (noes sobre nveis) De modo geral, os instrumentos empregados nos trabalhos de nivelamento so denominados nveis. Os nveis, cujo princpio construtivo baseado no fenmeno da gravidade, tm como finalidade fornecer, durante as operaes topogrficas, retas do plano horizontal. Os nveis, de acordo com o plano de visada, podem ser classificados em duas categorias: 1- Nveis cujo plano de visada sempre na horizontal.

Nestes, a linha de colimao girando em torno de um eixo vertical, devidamente ajustado, descreve sempre um plano horizontal. A horizontalidade do plano de visada, fornecida por estes instrumentos, obtida com base no emprego de nveis de bolha, no equilbrio dos lquidos dos vasos comunicantes, ou pelo emprego do princpio de corpos suspensos. Quando o princpio construtivo baseado no emprego dos nveis de bolha e o plano de visada determinada por meio de luneta, os instrumentos assim constitudos so denominados nveis de luneta.

Os instrumentos de nivelamento, cujo princpio construtivo baseado no equilbrio dos lquidos nos vasos comunicantes, do origem aos chamados nveis dgua. Enquanto os nveis cuja construo tem como base o princpio dos corpos suspensos, do origem aos instrumentos denominados perpendnculos. Esses so instrumentos de mdia ou escassa preciso, porm de fcil manejo e muito utilizado em operaes altimtricas para fins agrcolas. Nvel de Bolha. Trata-se de um instrumento simples, que tem como finalidade determinar a vertical que passa por um ponto e, conseqentemente, nos fornece o plano horizontal. So utilizados nos aparelhos topogrficos, principalmente, para horizontalizar a base dos elementos medidores, como tambm para verticalizar os respectivos eixos alm de inmeras outras aplicaes afins.

Nvel Esfrico. So constitudos basicamente de uma calota esfricas de cristal ou plstica, acondicionadas em caixas metlicas. A condio de esfericidade que permite a formao da bolha. Na parte mais elevada da calota, so gravados crculos concntricos, ou mesmo apenas um circulo que permite determinar a posio de colocao da bolha.

O nvel esfrico pode ser fixado permanentemente, em determinados instrumentos ou montados em suportes destacveis em outros aparelhos. Quando o nvel for fixo a base do instrumento deve ser paralela ao eixo mvel e ao plano axial. Caso no haja paralelismo, isto ser corrigido, atuando-se em parafuso prprio para este fim. No caso do nvel montado em suporte, o reajuste feito em funo do plano axial, que deve ser perpendicular a um plano vertical do instrumento. A referida superfcie estar na vertical quando a bolha ocupar exatamente o centro da calota esfrica.

Nvel Cilndrico. constitudo de um tubo cilndrico de cristal de 2 a 10 cm de comprimento e de 0,8 a 2,0 cm de dimetro. Somente a superfcie externa do nvel cilndrica. A superfcie interna polida, de maneira que o corte do nvel passando pelo seu eixo, mostrar um ligeiro arco, quanto maior for o arco mais sensvel ser o nvel. Estes nveis so utilizados em instrumentos desde os tipos mais rudimentares (nvel de pedreiro), at os mais modernos (teodolitos e nveis de luneta).

Nvel de Luneta. um instrumento que consta de uma luneta cujo plano de visada devidamente horizontalizado, atravs de um nvel de bolha, com auxilio de trs parafusos niveladores. A imagem ntida obtida atravs de parafuso de enfoque e poder ser levada mira com o auxilio do parafuso de chamada. A preciso de um nvel de luneta depende em princpio da sensibilidade do nvel e da capacidade de aumento da luneta.

Nvel de Pedreiro. O nvel de pedreiro, bastante utilizado na construo civil pode tambm ser usado como dito anteriormente em operaes topogrficas de nivelamento. Montado em um trapzio indicar pontos de mesma altura desde que a bolha fique na posio de nivelada. Nesta modalidade esse tipo de instrumento utilizado para marcao de curva de nvel, porm, sem muita preciso, atendendo apenas a alguns tipos de servios.

Nvel de Mangueira O princpio dos vasos comunicantes utilizado nos denominados nveis de mangueira. Estes nveis, alm de fcil manejo e de serem adquiridos e montados rapidamente, permitem marcaes boas nos nivelamentos.

1- Nveis cujo plano de visada tem movimentos ascendentes e descendentes em relao horizontal.

Clinmetro. um equipamento que utilizado em trip, permite medir rampas pelos ngulos de inclinao, em percentagem ou em graus. A visada feita por luneta.

Teodolito. um equipamento utilizado tanto para levantamentos planimtricos como para o levantamento altimtrico (nivelamento), dotado de limbo horizontal e vertical. Esse equipamento nos d condio de alcanar grande preciso nos trabalhos executados.

Mtodos de nivelamento (nota de aula)


MTODOS DE LEVANTAMENTOS ALTIMTRICOS (NIVELAMENTO)

Nivelamento: a operao topogrfica que consiste na determinao da diferena de nvel entre dois pontos ou mais caractersticos de uma poro de superfcie da terra. Classificao do nivelamento quanto preciso: a) De alta preciso ou 1 ordem: Ocorre quando o erro admitido menor que 2mm/km percorrido. Ex: Utilizado em movimentao de RN do Sistema Geodsico Brasileiro (SGB). b) De preciso ou 2 ordem: Quando o erro permitido estiver entre 2mm/km e 6mm/km. Ex: Utilizados em levantamentos Geodsicos locais. c) Nivelamento Geomtrico Topogrfico ou 3 ordem: Quando o erro tolerado estiver entre, 6mm/km6 e 30mm/km. Ex: Trabalhos comuns de topografia e engenharia.

Objetivos para a elaborao de um nivelamento:


- Aproveitamento de queda dgua - Nivelamento de obras (Const. Civil) - Elaborao de loteamentos (aproveitamento racional da rea)

- Nivelamento de canais (canalizao) - Construo de estradas, linhas de eletrificao e - Controle de eroso (conteno de encostas) ferrovias (determinar melhor posicionamento do eixo)

NIVELAMENTO GEOMTRICO: (DIRETO) A determinao das alturas dos pontos topogrficos no nivelamento geomtrico feito empregando-se um ou mais planos horizontais, referidos a um RN conhecido. ELEMENTOS DO NIVELAMENTO GEOMRICO Ponto visado: Qualquer ponto do terreno que caracterize um acidente e que se faz uma leitura, com finalidade de se calcular a altura ou auxiliar no calculo da mesma: ponto de altura conhecida, estaca inteira ou intermediaria. Visada R: Geralmente coincide com a primeira visada feita na mira topogrfica, depois de cada nova instalao do aparelho, se refere a pontos de alturas conhecidas (leituras positivas). (AI) Altura do instrumento (plano de referncia): Plano horizontal imaginrio formado pela adio da leitura a r altura da estaca adotada como RN e da qual sero subtradas as leituras a vante, para determinao das alturas dos outros pontos visados desta estao (coincide com o fio mdio do equipamento). Visada vante: Leituras feitas na mira colocada sobre os pontos cuja alturas deseja-se determinar, que subtradas de AI determina a altura do ponto visado (leituras negativas). Visada vante intermediria: So as visadas feitas nos pontos visveis da estao em que estiver fixado o nvel, menos a ultima. Visada vante de mudana: a visada efetuada no ultimo ponto visvel da estao em que estiver instalado o aparelho. Corresponder a visada r da prxima estao do nvel. Caminhamento: Piqueteamento da linha (rea) a ser nivelada, normalmente (5mX5m; 10mX10m, 20mX20m) Ponto auxiliar: Faz se necessrio quando na mudana de instalao do nvel no for possvel visar um ponto do prprio caminhamento.

Nivelamento Geomtrico Simples aquele que com apenas uma posio do aparelho no terreno consegue-se determinar as dns entre todos os pontos topogrficos em estudo, portanto procedimento usado em terrenos relativamente planos. EX: 0,650 2,450 B dn A Dn(AB) = 2,450 0,650 Dn(AB) = 1,800m Como o ponto B pode estar acima ou abaixo de A, convencionou-se que a primeira leitura seja a leitura a r e seja o minuendo das operaes e as demais leituras sejam leituras a vante. Assim se o resultado da operao for positivo o ponto estar acima do anterior, se o resultado for negativo o ponto estar abaixo e a dn ser negativa.

Dn(BA) = 0,650 2,450 Dn(BA) = - 1,800m No nivelamento geomtrico, o perfil do terreno a ser estudado piqueteado de acordo com a natureza do trabalho a ser feito e a topografia do terreno, e o equipamento poder ser instalado sobre o alinhamento dos pontos ou fora dele.

Exerccios: 1) Calculara as cotas dos pontos e as diferenas de nvel totais, levando em considerao a SNC 20,000m abaixo do ponto A

0,800 2,500 B A

0,200 C

I 3,000

2,400

1,400 F

E D

Visadas Pto visado R Vante AI Cota

Dif de nvel + OBS

2) Com o nvel estacionado em um ponto foi visado

A de altitude conhecida,

328,356m e os demais pontos relacionados abaixo. Calcular as demais altitudes e as dns parciais. I A = 2,345m I B = 1,324m Visadas Pto visado R Vante AI Altitude I C = 3,456m I D = 1,896m I E = 2,347m Dif de nvel + OBS RN = 328,356m

3) Calcule as cotas e as dns parciais dos pontos do nivelamento abaixo: 4 3 3,392 2 2,657 1 2,875 3,118 1,482 1,068 0,520 0,981 A 8 7 5 6

Visadas Pto visado R Vante AI Cota

Dif de nvel + OBS

SNC ABAIXO DO PONTO 1=253,500

Nivelamento Geomtrico Composto o nivelamento geomtrico constitudo por uma sucesso de nivelamentos simples, devidamente amarradosgeomtrico constitudo por uma sucesso de nivelamentos simples, devidamente amarrado uns aos outros pelas estacas vante de mudana. empregado em terrenos de desnveis acentuados em que a determinao da diferena de nvel total exige mais de uma instalao do aparelho. II C 0,200 Dn(t) = dn(AB) + dn(BC)

3,000 I 0,300 B A

3,500

Dn(AC) = (3,500 0,300) + (3,000 0,2000) Dn(AC) = (3,200)+(2,800) = 6,000m

O nivelamento geomtrico composto pode ser: a) Nivelamento de uma poligonal aberta: a modalidade mais comum de nivelamento, feito o levantamento em uma linha poligonal onde o ponto de sada diferente do ponto de chegada, dentre os quais podem ser citados o nivelamento do eixo de uma estrada e o transporte de RN conhecido para outra localidade. Neste tipo de nivelamento necessrio se efetuar outro nivelamento em sentido contrrio para se determinar o erro cometido, a esse procedimento d o nome de contra-nivelamento.Os procedimentos de clculo so os mesmos do nivelamento geomtrico simples, tendo o cuidado agora pois, como temos mudana de instalao de instrumento altera tambm as alturas de instrumentos (AI).

Exerccios: 1) Calcule as cotas e dns parciais dos pontos do perfil abaixo:

1,050 2,150 3,150 2,950 1,000 0,350 0,800 3,000

C B E D Visadas Dif de nvel AI Cota + OBS RN= Cota do ponto A= 100,000

Pto visado

Vante

Para verificarmos se cometemos algum erro de clculo podemos aplicar a seguinte frmula: (verificao dos clculos) Cota final = Cota inicial +

R - VANTE pd

2) Calcule as altitudes e diferenas de nveis parciais dos pontos expressos pelas leituras abaixo e faa a verificao dos clculos: A 1 = 3,000 A 2 = 0,800 B 2 = 1,150 B 3 = 0,500 B 4 = 3,450 B 5 = 3,850 B 6 = 2,010 C 6 = 3,800 C 7 = 0,140

A altitude de referncia (RN) = o ponto 1 que tem altitude 100,000m

Visadas Pto visado R Vante AI Altitude

Dif de nvel + OBS RN= Altit. do ponto 1= 100,000

3) Calcule as diferenas de nvel e as altitudes dos pontos expressos na planta baixa do nivelamento abaixo, sendo a altitude do ponto 1= 50,000m.

1 1,354 3,456

2 0,265

3 3,476

4 5 2,045 6 1,648 7 2,343 2,876

3,126 1,469 3,023 8 3,468 9 2,348 10 1,568 12 2,444 1,770 3,421 15 14 13 11

Visadas Pto visado R Vante AI Altitude

Dif de nvel + OBS RN= Altit. do ponto 1= 50,000m

b)Nivelamento de poligonal fechada:

No nivelamento de poligonal fechada o ponto inicial o mesmo de chegada, por isso no necessrio efetuar o contranivelamento, pois a diferena entre a altura do ponto de sada e o de chegada nos apresenta o erro cometido.

b1) Preciso e erro permitido nos nivelamentos de poligonal fechada: A preciso de um nivelamento depende: Da preciso do equipamento utilizado; Da extenso da poligonal nivelada; Do tipo da mira utilizada; Da habilidade do operador no que se refere leitura de mira e estacionamento do equipamento.

Erro permitido em nivelamentos (tolerncia) : T=2

T = tolerncia e = Preciso do equipamento ou preciso exigida ( u = Extenso da poligonal (km)


mm ) km

Exemplo: Um equipamento tem preciso de 5mm/km, foi feito um levantamento em uma poligonal de extenso de 2000m, a altitude inicial 139,150m e chegou-se a uma altitude final de 139,145m, pergunta-se este levantamento esta dentro da tolerncia.

Distribuio do erro: O erro distribudo em partes iguais levando em considerao o nmero de vezes em que o instrumento instalado no campo.

d=

Ec n AI

d = distribuio do erro Ec = Erro cometido n AI = nmero de altura de instrumento

1) Dadas as poligonais, calcular a caderneta de nivelamento e corrigir se necessrio as alturas. a) altitude do ponto 1= RN 110,328m Preciso do nvel utilizado- 7mm/km Extenso da poligonal 1264m F 1,322 A 2,348 3,418 1,320 2 Leituras R Vante 0,265 3 1,342 0,963 C 3,912 6 3,418 1,629 1 E B 4 5 2,329 D 1,928

Estaca

Alt. Instr.

Alt. Provis.

Correo

Alt. definitiva

b) altitude do ponto A= RN 10,000m Preciso do nvel utilizado- 5mm/km Extenso da poligonal 1000m 1 2,771 1,851 3,950 0,405 E 3,415 C 3,098 B 3 D 1,009 2

1,150

G =A

0,902

Estaca

Leituras R Vante

Alt. Instr.

Alt. Provis.

Correo

Alt. definitiva

Topologia - a parte da topografia que estuda as formas exteriores da superfcie do terreno levantada.

Representao do Relevo
Aps executar o levantamento altimtrico do terreno, procedimento que nos proporciona determinao das alturas dos pontos definidores da superfcie nivelada, temos agora temos que conceituar os diversos processos de representar o relevo do terreno fruto deste nivelamento. Tal representao tem grande importncia para os projetos de engenharia, por isso a necessidade de constar na planta topogrfica., eEstes elementos altimtricos se prendem ao modulado do terreno, configurando de modo geral suas depresses e elevaes.

Processos de Representao:
Processo de desenho perfil Processo dos pontos cotados Processo das curvas de nvel

A escolha do processo a ser usado em uma representao do relevo, depende do objetivo a que se destina o levantamento, mas qualquer que seja o processo utilizado dever satisfazer as seguintes condies: Realar de maneira mais expressiva possvel as formas do terreno; Permitir determinar com preciso a altura de um ponto qualquer no terreno; e Exprimir os declives e permitir sua determinao (conseguir determinar porcentagem de rampa).

Processo do desenho do perfil topogrfico:


Perfil: a representao no plano vertical das alturas dos pontos do terreno, obtidas em um nivelamento. A unio desses elementos por linhas retas ou curvas constitui a representao grfica do perfil do terreno.

Esta a modalidade mais rigorosa para representar o relevo, por isso necessrio em todo projeto de engenharia ligado ao estudo de movimentao de terra (greides). Usa-se este processo quando a finalidade conhecer particularidades do relevo do terreno. Assim o desenho do perfil representa a interseo do terreno com planos verticais que passam pelos Alinhamentos medidos no terreno. Portanto para se elaborar um perfil necessrio que se conhea as distncias horizontais entre os pontos e as alturas dos mesmos. Os perfis so esquematizados em planos cartesianos (x, y), sendo que no eixo x representamos as distncias horizontais entre os pontos e no eixo y os valores correspondentes das alturas dos mesmos, estes dados so extrados das cadernetas de nivelamento calculadas, por isso os perfis so preferencialmente executados em papel milimetrado transparente ou opaco. Como na maioria das vezes as distncias horizontais predominam em relao s verticais e o objetivo do perfil topogrfico salientar as condies de elevaes e depresses da superfcie, prefere-se usar duas escalas, sendo que na maioria dos projetos a escala vertical (alturas) dez vezes maior que a horizontal (dist. Horiz.),

alturas (cotas, altitudes ou dn) Esc- 1:50

Distancia horizontal Esc 1:500

Processo do desenho dos pontos cotados:


Consiste apenas em colocar ao lado dos pontos topogrficos representados na planta o nmero que indica a sua altura (cota ou altitude). Neste processo todos os pontos relativos ao permetro, bem como os que caracterizam acidentes internos da poligonal levantada, devero ser devidamente cotados. Embora no representando a forma do terreno, este processo constitui elemento bsico para o traado de curvas de nvel por interpolao. Para tal objetivo, considera-se que as distncias horizontais que separam os pontos topogrficos representam terrenos com declividades constantes.
0(772) 1(743) 28(764) 27(765) 26(772) 25(763) 24(753) 23(753) 22(753) 21(760) 19(762) 20(771) 18(750) 17(732) 14(671) 15(681) 16(730) 12(670) 13(670) B(739) A(724) 11(662) C(714) 3(748) 2(742) 4(741) 5(738) 7(669) 8(660)

6(714)

D(668) 9(655) 10(661)

Processo do desenho das curvas de nvel:


Curva de nvel: So linhas sinuosas de cotas constantes e inteiras, com um espaamento conveniente, dada pela interseo de planos horizontais eqidistantes com a superfcie do terreno.(lugar geomtrico de pontos que tm a mesma altura) Este processo consiste em determinar, na planta, os pontos de passagens das curvas de nveis de cotas inteiras, os pontos assim determinados so devidamente ligados de acordo com suas respectivas alturas, a fim de constituir as ditas curvas de nveis que representaro a forma do terreno em planta.

0(772) 1(743) 28(764) 27(765) 26(772) 25(763) 24(753) 23(753) 22(753) 21(760) 19(762) 20(771) 18(750) 17(732) 14(671) 15(681) 16(730) 12(670) 13(670) B(739) A(724) 11(662) C(714) 3(748) 2(742) 4(741) 5(738) 7(669) 8(660)

6(714)

D(668) 9(655) 10(661)

Eqidistncia Vertical: a distncia constante entre os planos horizontais sucessivos, que determinaram os pontos de passagem das curvas de nvel representadas em planta. A eqidistncia vertical depende do rigor com que se quer representar o relevo do terreno, depende tambm da escala utilizada no desenho. Conforme a natureza do trabalho a EV j pr-fixada, e com relao escala recomenda-se os seguintes valores para EV. Escala 1:500 1:1000 1:2000 1:5000 1:10000 Eqidistncia Vertical (EV) 0,50m 1,00m 2,00m 5,00m 10,00m

Para melhor visualizar e entender o relevo em planta deve-se representar com traos mais fortes as curvas mestras que geralmente so mltiplas de 5m ou 10m.

100 95 95

O traado de curva de nvel constitui o processo mais expressivo para representar a forma do relevo do terreno. A interpretao de relevo assim expresso na planta feito pelas distncias horizontais que separam as curvas de nveis. Assim se as curvas estiverem mais afastadas umas das outras, significa que o terreno tem uma topografia suave, quanto mais prximas trata-se de topografias mais acidentadas. Outra considerao que tem que ser feita quanto a declividade do terreno se esta em declive ou aclive, ento se observa que quando as curvas de cotas maiores envolvem as de cotas menores temos depresso, caso contrrio se trata de elevao. O maior declive de um terreno ocorre no local em que aparece a menor distncia horizontal entre duas curvas de nveis. Nenhuma curva de nvel aparece ou desaparece repentinamente no terreno e em hiptese alguma curvas de nveis se cruzam.

18

12 11 10

17 16 15 14 13 12 11

20 15 10 40

30 35

Traado das Curvas de nvel


Para obter os pontos de passagem das curvas de nveis vamos trabalhar com o mtodo de interpolao matemtica. Este mtodo empregado partindo-se de um desenho cotado, deste desenho supem-se que as declividades entre os pontos sejam constantes. Dos exemplos abaixo ser mostrado o procedimento que se deve ter para a execuo do traado das curvas de nveis.

Ex1- Dado o alinhamento AB = 32,63m, sendo cota de A= 2,87m e cota de B= 12,33m, pede-se determinar as cotas inteiras com eqidistncia vertical de 1,00m contidas no alinhamento, lembrando que a escala utilizada foi 1:250.

Ex2- Obter as curvas de nvel do terreno abaixo, sendo a escala 1:500 e a EV= 1,00m.

0(772) 1(743) 28(764) 27(765) 6(714) C(714) 26(772) 9(655) 25(763) 24(753) 11(662) 12(670) 23(753) 13(670) 22(753) B(739) 15(681) 21(760) 19(762) 20(771) 18(750) 17(732) 16(730) 14(671) A(724) 10(661) D(668) 2(742) 3(748) 4(741) 5(738) 8(660) 7(669)

Anda mungkin juga menyukai