Anda di halaman 1dari 4

Partidos Polticos

Partidos de Elite
Este tipo de partidos comummente designado por partidos de elites, englobando uma srie de concepes de vrios tericos. Max Weber (1864-1920) apresentou este tipo de partido como Partido de Notveis, Maurice Duverger descreveu como Partidos de Quadros ou de Comit e Sigmund Neumann os Partidos de Representao Individual. Podemos classificar estes trs tipos como um todo, pois cada um apresenta uma vertente dos partidos de elites: os Partidos de Notveis de Weber demonstram a composio social do partido, os Partidos de Quadros ou de Comit demonstram a composio da estrutura organizativa e os Partidos de Representao Individual, de Neumann, apresentam o tipo de representao. Tendo em considerao a definio de partidos polticos, os Partidos de Elites so os primeiros partidos, a serem considerados como tal, a emergirem no inicio do sculo XIX na Europa Ocidental. Numa poca em que se presenciava existncia de um Parlamentarismo Liberal, foi necessrio a criao de organismos para gerirem e participarem na vida poltica da poca. A nvel social verificava-se a afirmao do poder da classe burguesa na sociedade e a dominar a sua presena no poder poltico. A existncia de um Sufrgio Restrito implementado e uma fraca competio eleitoral na sociedade foi relevante para o modo como foram moldados este tipo de partidos. So partidos que apenas tm preocupaes polticas relegando as questes doutrinrias e ideolgicas para segundo plano.

Partidos de Notveis
1 A.C. Magalhes, A.S. Nunes, C.E. Alves

Max Weber apresenta uma definio de partidos polticos1 que, at aos nossos dias, aceite com importncia para este tema. Este, no tema dos partidos, apresenta variados tipos de caractersticas que os partidos poderiam ter. A destacar a sua definio de Partidos de Princpios e Partidos de Patrocinato. O partido de princpios tem como base uma concepo ideolgica e doutrinria da sociedade e da humanidade, sendo a sua aco regida por princpios filosficos e abstractos. Este tipo de partidos acaba por degenerar para os partidos de patrocinatos devido ao processo de burocratizao, uma vez que existe um crescente nmero de cargos polticos que levam disputa, logo, vontade de posse de um desses. O tipo seguinte destaca-se por ser um gnero de partido que no tem em conta compromissos morais fortes nem uma aco poltica definida. Este elabora o seu programa partidrio observando o eleitorado e aproveitando o que parece ser mais apelativo aos eleitores. O partido de patrocinato objectiva apenas a diviso do poder para si e para os seus principais apoiantes, de modo a perpetuar o seu poder nos rgos polticos. A nvel social do partido, Weber descreveu o partido dos notveis como o partido que pretendia angariar para si membros que tivessem relevo na sociedade, os membros notveis. Poderiam ser mdicos, professores universitrios, gentes abastadas ou clrigos que no considerassem a poltica como a sua principal funo, meio de subsistncia. Era um tipo de partido estritamente parlamentar e aristocrtico, que tinha uma estrutura organizativa informal incipiente. Considerava-se que o estatuto do notvel ou a sua capacidade econmica eram os factores que pendiam na confiana do eleitor para com este.

Partidos de Quadros ou de Comit

A definio foi apresentada na Introduo do trabalho.

2 A.C. Magalhes, A.S. Nunes, C.E. Alves

Maurice Duverger analisa os partidos de elites, principalmente, pelo prisma da sua composio da estrutura organizativa. Este verifica que os partidos de elites so organizados em Comits ou Caucus. Define-se comits como um conjunto de comunidades de pequenas dimenses, espalhados por todo o pas, ao actuar numa zona territorial ampla, com a principal funo de aproximao do partido com a sociedade. Estes so independentes e descentralizados. So constitudos por membros recrutados entre as elites sociais tradicionais, constituindo assim um tipo de comunidade de acesso restrito. Os partidos de quadros no tm como objectivo o recrutamento massiva mas sim qualitativo. Estes funcionam de um modo semi-sazonal, pois todos os seus esforos so direccionados para a poca das campanhas eleitorais. Fora desta poca as suas aces so quase inexistentes. A nvel local no existe nos comits nenhum lao de tipo organizativo horizontal ou vertical

Partidos de Representao Individual


Singmund Neumann e a sua tipologia de partidos veio demonstrar ser revolucionria, pois deu realce ao tipo de funes exercidas pelos partidos. Os partidos de representao individual tem origem numa poca de sufrgio restrito e onde a concorrncia partidria era contida. Este tipo de partido consistia na seleco dos notveis para concorrerem ao parlamento e depois de serem eleitos gozavam de um mandato imperativo, devendo apenas seguir a sua conscincia e julgamentos pessoais. Cada deputado tinha total independncia nas suas aces. Estes no necessitavam de ter em conta com a opinio pblica porque essa ficava porta do parlamento mas apenas o que a sua conscincia ditava. Este tipo de partido foi, posteriormente, associado ao tipo de partidos de patrocinato, de Max Weber, porque a regalias que este tipo de representao apresentavam era apetecveis, logo levava a uma grande luta entre polticos para obteno de lugares no parlamento. Aps a anlise destas concepes podemos considerar que: 3 A.C. Magalhes, A.S. Nunes, C.E. Alves

Os partidos de elites eram restritos, privilegiando a filiao de membros pertencentes elite social. A nvel de estrutura organizacional eram considerados organizaes embrionrias e fracas. Devia-se ao tamanho dos comits, que no necessitavam de uma estrutura rgida devido sua pequena dimenso. Mas em contraponto a sua autonomia era grande e os organismos centrais do partido no tinham muita autoridade sobre eles, regra geral. As suas funes limitavam-se conquista do poder atravs da poca de eleies. As suas funes com a sociedade so reduzidas ao mnimo. A sua legitimidade era adquirida atravs do seu estatuto na sociedade. Os cidados confiavam nestes devido posio que estes ocupavam ou ao valor dos seus recursos financeiros.

Bibliografia
Porta, D. D. (2003). Introduo Cincia Poltica. Lisboa: Editorial Estampa. Stock, M. J., Teixeira, C. P., & Revez, A. M. (2005). Velhos e Novos Actores Polticos. Partidos e Movimentos Sociais. Lisboa: Universidade Aberta.

4 A.C. Magalhes, A.S. Nunes, C.E. Alves

Anda mungkin juga menyukai