Anda di halaman 1dari 5

Perodo Composto por Coordenao Questo 01 O perodo composto por coordenao formado por oraes

sintaticamente independentes. Elas podem ser sindticas e assindticas. J no perodo composto por subordinao as oraes exercem uma funo sinttica em relao outra, sendo uma orao principal e uma orao subordinada. Com base nessas informaes, observe o perodo abaixo e assinale a alternativa que o analisa CORRETAMENTE: "Ficava no canto da maloca, espiava o trabalho dos outros e nada dizia." No perodo acima h: a) Somente oraes coordenadas assindticas. b) Uma orao principal e as outras so oraes coordenadas assindticas. c) H mistura de oraes coordenadas e subordinadas. d) H trs oraes, sendo duas oraes coordenadas assindticas e uma orao coordenada sindtica. Questo 02 - Leia o perodo: Todos produziam e tudo era de todos. Analisando o perodo, extrado do texto Os Sertes, CORRETO afirmar que a orao destacada trata-se de: a) Orao coordenada sindtica aditiva b) Orao coordenada sindtica conclusiva c) Orao coordenada sindtica explicativa d) Orao coordenada sindtica adversativa

Leia o poema JOS E agora, Jos? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, Jos? e agora, voc? voc que sem nome, que zomba dos outros, voc que faz versos, que ama, protesta? e agora, Jos? Est sem mulher, est sem discurso, est sem carinho, j no pode beber, j no pode fumar, cuspir j no pode, a noite esfriou, o dia no veio, o bonde no veio, o riso no veio no veio a utopia e tudo acabou e tudo fugiu e tudo mofou, e agora, Jos? E agora, Jos? sua doce palavra, seu instante de febre, sua gula e jejum, sua biblioteca, sua lavra de ouro, seu terno de vidro, sua incoerncia, seu dio - e agora? Com a chave na mo quer abrir a porta, no existe porta; quer morrer no mar, mas o mar secou; quer ir para Minas, Minas no h mais. Jos, e agora?

Se voc gritasse, se voc gemesse, se voc tocasse se a valsa viesse, se voc dormisse, se voc cansasse, se voc morresse... Mas voc no morre, voc duro, Jos! Sozinho no escuro qual bicho-do-mato, sem teogonia, sem parede nua para se encostar, sem cavalo preto que fuja a galope, voc marcha, Jos! Jos, para onde?

(Carlos Drummond de Andrade)

Questo 03 O estudo da sintaxe do perodo composto consiste basicamente na identificao do tipo de relao que se estabelece entre as oraes no interior do perodo. Estudando o perodo composto por coordenao, voc verificou que as oraes coordenadas sindticas so assim, chamadas devido a presena marcante da conjuno coordenativa. Julgue os itens em (C) CERTO ou (E) ERRADO:

1. 2. 3. 4.

( C ) Em: ...A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou... a orao destacada uma orao coordenada assindtica. ( E ) No verso: o povo sumiu temos uma orao coordenada sindtica aditiva em relao ao verso : a luz apagou. ( E ) As oraes coordenadas sindticas aditivas quando possuem a conjuno e no so separadas por vrgulas. ( E ) Todo poema de Carlos Drummond de Andrade foi redigido no perodo composto por coordenao.

Questo 04 - Como vimos, o perodo a frase constituda por uma ou mais oraes. O perodo composto por coordenao constitudo de oraes coordenadas assindticas e sindticas. Tomemos as seguintes oraes:

I.

O amor transformou-se e muitas vezes visto como coisa do passado.

II. Ou o adolescente no vivencia ou no se deixa tocar pelo sentimento. 3

III. O adolescente tem dificuldade de verbalizar suas emoes, pois tem medo de parecer excessivamente careta. Nos enunciados acima, voc pode observar que as oraes destacadas correspondem a oraes coordenadas. Assinale a alternativa CORRETA quanto classificao dessas oraes: a) Em I temos um caso de orao coordenada assindticas alternativas. b) Temos em I e II oraes coordenadas sindticas alternativas. c) Somente em III, a conjuno empregada na orao encerra a idia de explicao. d) As trs oraes destacadas nos perodos acima exprimem a idia de adio.

Questo 05- (Fuvest SP) Dentre os perodos abaixo transcritos, um composto por coordenao e contm uma orao coordenada sindtica adversativa. Assinale a alternativa que corresponde a esse perodo: a) A frustrao cresce e a desesperana no cede. b) O que dizer sem resvalar para o pessimismo, a crtica pungente ou a autoabsolvio? c) tambm ocioso pensar que ns, da tal elite, temos riqueza suficiente para distribuir. d) Sejamos francos. Questo 06- (UCDB_MT)- Podemos falar qualquer coisa: estou absolutamente calmo. Os dois pontos dos perodo acima poderiam ser substitudos pela conjuno: a)e b)portanto c)logo d)pois

Questo 07- (PUCC_SP)a conjuno e tem valor adversativo na frase: a)Cheguei, vi e venci. b)Arrumou as malas e despediu-se. c)Deitei exausto e no consegui dormir. d)Siga meu conselho e no se arrepender. Questo 08- O conectivo e normalmente usado como conjuno coordenativa aditiva. No entanto, em uma das alternativas abaixo, isso no ocorre: a)Entrou, assistiu aula e saiu. b)Fernanda amiga de Lidiane e Lidiane amiga da Daniela. c)No se preparou para a prova de Portugus e conseguiu passar. d)Faa os exerccios e conseguir aprovao. Questo 09- (Unimep- SP) I- Mrio estudou muito e foi reprovado. II - Mrio estudou muito e foi aprovado. Em I e II a conjuno e tem, respectivamente, valor:, a)aditivo e conclusivo. b)adversativo e aditivo. c)aditivo e aditivo d)adversativo e conclusivo Questo 10- Maria assistiu aula, porm passou mal. Sem alterao de sentido, a conjuno porm pode ser substituda por: a)logo b)pois c)mas d) portanto

Anda mungkin juga menyukai