Anda di halaman 1dari 17

1

UNIVERSIDADE PAULISTA Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II PIM II CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTO DE SISTEMAS DE INFORMAO

Projeto Web Terminal rumo a Copa 2014 / Olmpiadas 2016

1 Semestre

UNIP Interativa Plo 2010

UNIVERSIDADE PAULISTA

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II PIM II CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTO DE SISTEMAS DE INFORMAO

Projeto Web Terminal rumo a copa 2014 / Olimpiadas 2016

1 Semestre

UNIP Interativa Plo 2010

RESUMO

O presente projeto tem como objetivo realizar um diagnstico estrutural, buscando possveis melhorias para as prticas atuais e evidenciar a necessidade de se implantar um sistema de informaes em diversas estaes, pontos tursticos e de acordo com suas necessidades de desenvolvimento, de forma a contribuir com nossa populao. Isto significa que os terminais necessitam ser eficientes e geis na gesto das informaes e que dependem dessas informaes para serem rpidos e competentes. Nesse contexto, os terminais atravs das vrias tecnologias disponveis podem contribuir com toda a organizao dos jogos e atraes que esto por vir nos prximos anos auxiliando seus usurios e contribuindo para a localizao, escolhendo a forma mais econmica de se chegar ao local constituindo-se em ferramenta fundamental para turistas e moradores da cidade de So Paulo e Rio de Janeiro. Para isso foi realizado uma grande pesquisa sobre rotas, localizao e infraestrutura das cidades e atraes: linguagem de programao, hardware, meio ambiente e resultados baseados nos conceitos de Lgica, Desenvolvimento Sustentvel, Estatistica e Fundamentos de Sistemas Operacionais no Curso Gesto de Tecnologia da Informao, a partir do contato com uma situao real. Palavras-chave: lgica, desenvolvimento sustentvel, estatstica e fundamentos sistemas operacionais.

ABSTRACT

This project aims to conduct a structural diagnosis, searching for possible improvements in practice, even suggesting improvements for current practice and highlight the need to deploy a information system at various stations, tourist spots and According to their development needs in order to contribute with our population. This means that the terminals need to be efficient and agile management of information and who depend on these information to be fast, agile and competent. In this context, the terminals through the various technologies available, may contribute to the whole organization of the games and attractions that are to come in the next few years helping its users and contributes to location, choosing the most economical way to reach the site which makes it an essential tool for tourists and residents Sao Paulo and Rio de Janeiro. For that was conducted a major survey on routes, location and infrastructure of towns and attractions: language programming, hardware, environment, and results based on the concepts Logic, Sustainable Development, Statistics and Fundamental Operating Systems Course in Management of Information Technology, the from contact with a real situation. Keywords: logical, sustainable development, statistics and foundations operating systems.

SUMRIO

INTRODUO.......................................................................................................................6 1. CIDADES E ATRAES...................................................................................................7 1.1 Copa do Mundo e Jogos Olmpicos....................................................................................7 1.2 Localizaes e Estratgias..................................................................................................7 2. SISTEMAS, APLICATIVOS E ESTRUTURA.................................................................9 2.1 Sistemas Operacionais........................................................................................................9 2.2 Dispositivo de Interface do Usurio (Thin Clients)..........................................................10 2.3 Aplicao WEB................................................................................................................11 3. O PROJETO.......................................................................................................................12 3.1 Suas Caractersticas...........................................................................................................12 3.2 Anlise...............................................................................................................................13 3.3 Desenvolvimento...............................................................................................................13 3.4 Implantao para Testes....................................................................................................14 3.5 Catalogao.......................................................................................................................14 4. CONCLUSO...................................................................................................................16 REFERNCIAS.....................................................................................................................17

INTRODUO

H disponvel atualmente no mercado diversas ferramentas associadas ao uso da internet com tecnologias interativas de uso simples, econmico e durvel, facilitando a vida de qualquer usurio. O estudo que ser realizado daqui para frente, se baseia em um recurso fcil e prtico com aplicativos e estratgias bem elaboradas, sendo definido previamente a sua utilizao. Sero realizadas pesquisas sobre diversos pontos estratgicos, culturais e comercias que daro nicio ao projeto com as instalaes dos terminais Thin Client, utilizando um sistema operacional Linux, uma aplicao Web e um hardware simples e totalmente funcional ligado a servidores de fcil acesso. Segundo pesquisa, o gerenciamento das informaes, o risco de perda de dados e o custo de manuteno de hardware reduzido, podendo ser atribudo a uma questo de desenvolvimento sustentvel. Muitos projetos no definem para que sero usados os equipamentos e sistemas antes de compr-los; mquinas e softwares, em si, nada resolve, se no forem absolutamente adequados para uma finalidade especfica. preciso organizar, planejar e definir a estratgia exata para atender a necessidade da populao e do meio ambiente. Esse trabalho cria um projeto de terminais de computadores que buscar unir todas as prioridades fundamentais que beneficiem os jogos, eventos e novidades culturais, contemplando as disciplinas de lgica, desenvolvimento sustentvel, fundamentos de sistemas operacionais e estatstica, visando demonstrar os mtodos que levou cada ponto da pesquisa a essas escolhas, aps o levantamento dos dados ser realizado uma anlise com a teoria vigente. O trabalho ser desenvolvido por teorias e prticas j utilizadas, dando assim concluses a cada aplicao .

1. CIDADES E ATRAES

1.1 Copa do Mundo e Jogos Olmpicos Em 30 de outubro 2007, finalmente a notcia se tornou oficial: o Brasil ser o pas anfitrio da Copa do Mundo de Futebol de 2014, o comunicado foi feito durante a reunio do comit executivo da Fifa em Zurique, na Sua. Essa ser a segunda Copa realizada nos gramados do pas - a primeira, em 1950. Para os torcedores ser uma oportunidade de assistir em casa ao principal torneio da modalidade esportiva mais praticada no mundo. J os Jogos Olmpicos de Vero de 2016, ser um evento multiesportivo realizado no segundo semestre de 2016, no Rio de Janeiro. A escolha foi feita durante a 121 Sesso do Comit Olmpico Internacional, que aconteceu em Copenhague, Dinamarca, em 2 de Outubro de 2009. Com base nesses futuros acontecimentos, viu-se a necessidade de criar um novo projeto visando terminais de computadores que interligados entre si ajudaria na logstica dos jogos.

1.2 Localizaes e Estratgias

O uso de terminais de computadores ainda muito incipiente no Brasil, mas uma possibilidade enorme a ser explorada desde uma expectativa por maior nmeros de turistas (dentro e de fora do Brasil) e at mesmo se bem sucedido, aumentar o foco para a melhoria de informao para a populao nacional . Inicialmente o projeto ser realizado nas cidades de Rio de Janeiro e So Paulo, onde ocorrero as principais atraes e jogos. Esses terminais sero estrategicamente localizados e ajudaro a acomodar todos os turistas e moradores das respectivas cidades. Segundo pesquisa, a Copa do Mundo em So Paulo ainda est em fase de anlise, o assunto foi discutido em Johannesburgo, nos ltimos dias. A Fifa informou que o estdio est ameaado: "Por enquanto, decidiu-se que o Morumbi est suspenso da Copa", afirmou

Rafael Salguero, em entrevista Agncia Estado. Mas apesar dessa deciso ainda existe espao para uma reviravolta, ainda que mnima. So Paulo considerada a maior cidade do pas, recebe atraes diferenciadas constantemente. Visando isso, busquei os principais pontos a serem instalados em So Paulo: Terminal Rodovirio Tite, que considerado um dos maiores do mundo (com 61 empresas de nibus, com 331 linhas atendem diretamente, 611 localidades em todos os estados do Brasil (exceto Amazonas e Acre) e 4 pases (Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile), alm de uma linha seletiva para os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, onde tambm sero instalados e uma empresa de auto-lotao So Paulo Santos).

E por fim, terminais espalhados em todas as linhas de mtro (Azul, Verde, Vermelha e Amarela) que levam as principais regies da grande So Paulo: estao Paraso devido a juno da linha azul com linha verde; Estao da S juno linha azul com linha vermelha; Estao Paulista, que ser inaugurada brevemente, fazendo parte da linha amarela tendo em mente o grande fluxo de visitantes a Av. Paulista e tambm pela juno com a linha amarela no terminal Consolao (Linha Verde).

J no Rio de Janeiro, um dos pilares da candidatura carioca a experincia dos jogos pan-americanos em 2007, considerado oficialmente o melhor pan americano da histria. O projeto Rio 2016 utiliza 100% das instalaes construdas na poca: Parque Aqutico Maria Lenk; Arena do Rio; Veldromo do Rio e Estdio Joo Havelange. Alm disso, em 2011 o Rio recebe os jogos mundiais militares, em 2013 a Copa das Confederaes e em 2014 a Copa do Mundo todos eventos esportivos de grande porte. As principais reas dos jogos olmpicos sero Zona Deodoro, Zona Barra , Zona Maracan e Zona Copacabana. Sero instalados terminais nas estaes de metr: Ipanema; Estcio (transferncia para a linha 2); Botafogo e Carioca (a estao mais movimentada, por onde passam mais de 82 mil pessoas por dia*). Sero instalados terminais no Aeroporto Internacional Galeo - Tom Jobim e no Aeroporto Santos Dumont.

2. SISTEMAS, APLICATIVOS E ESTRUTURA

2.1 Sistemas Operacionais Hoje em dia, o computadores de mesa ou notebooks normalmente vem com

o Windows instalado. Por outro lado os computadores da Macintosh rodam o sistema operacional OS-X. Mas h tambm outros servidores utilizados por corporaes, como os sistemas operacionais Linux e UNIX. O sistema operacional (SO) a primeira coisa que o computador carrega. Sem um sistema desse tipo, o computador se torna intil. Recentemente comearam a surgir sistemas operacionais para pequenos computadores, em diversos dispositivos desde celulares a pontos de acesso sem fios. Os computadores utilizados nestes pequenos dispositivos se tornaram to poderosos que hoje eles podem at rodar um sistema operacional e aplicativos. Um computador de um celular moderno mais poderoso do que um computador de mesa h 20 anos. Geralmente, voc pode fazer alteraes no funcionamento de qualquer dispositivo que rode um sistema operacional pois so feitos de cdigos portveis em vez de circuitos fsicos permanentes, eles podem ser alterados sem que seja necessrio descartar o dispositivo inteiro. Dentro dos sistemas operacionais existentes, o Linux tem um dos melhores rendimentos, a seguir suas caracterticas: Suporta grande carga de trabalho sem falhar: pode permanecer em funcionamento por meses ou anos, sem precisar ser reiniciado uma nica s vez. Processos rodando em Linux podem ser encerrados de forma isolada, sem afetar todo o sistema. Custo de licena zero: pode ser instalado em quantos computadores desejar, existe

tambm a vantagem de cdigo-fonte aberto, com inmeras opes de configurao e softwares desenvolvidos para Linux, se tornando o sistema mais flexvel do mercado podendo se adaptar a qualquer empresa.

10

Segurana: muito mais imune a vrus e outras ameaas de segurana do que outros sistemas operacionais. O Linux tambm usado por sua extrema capacidade de operao. Servidor de bancos de dados: atuando em diversas empresas do ramo como Oracle, Sybase, IBM, etc.

2.2 Dispositivo de Interface do Usurio (Thin Clients) Os thin clients so aparelhos de pequeno porte que gastam pouca energia e possuem menor capacidade de processamento, pois so ligados a um servidor onde tudo processado. Eles compartilham a capacidade e os recursos do servidor, podendo ser conectados a ele via rede local ou via Internet, permitindo o acesso de qualquer lugar do mundo. So equipamentos que raramente apresentam defeitos , podendo ser substitudos sem que seu ambiente de trabalho do usurio se altere. Desta forma o gerenciamento das informaes, o risco de perda de dados e o custo de manuteno de hardware reduzido. Ao se projetar um aplicativo cliente-servidor, h uma deciso a ser tomada sobre quais partes da tarefa devem ser executadas no cliente e quais o seriam no servidor. Esta deciso pode afetar de modo crucial o custo de clientes e servidores e a segurana do aplicativo como um todo e a flexibilidade do projeto para uma modificao ou porte posterior para outra plataforma. Uma questo de projeto o quo especfico o programa aplicativo do cliente dever ser. Usar programas de clientes padronizados tais como um navegador Web, pode economizar custos de desenvolvimento, visto que no se precisa desenvolver um cliente customizado, mas deve-se aceitar as limitaes do cliente padro.

Com base em pesquisas sero citadas algumas vantagens do Thin Client: Baixo custo de administrao de TI; Facilidade de proteo; Baixo custo de hardware; Menor custo para licenciamento de softwares; Baixo consumo de energia;

11

Resistncia a intempries; Menor dissipao de calor para o ambiente (economia com ar condicionado); Mais silencioso que um PC convencional (dimuindo a poluio sonora); Necessita menor largura de banda na rede onde empregado; No necessita de ser substitudo com a mesma frequncia de um PC convencional, gerando menos lixo eletrnico.

2.3 Aplicao WEB

Podemos definir sistemas Web como sistemas projetados para utilizao atravs de um navegador na internet ou em redes privadas ( Intranet ). Trata-se de um conjunto de programas que executado em um servidor de HTTP (Web Host). O desenvolvimento da tecnologia web est relacionado, entre outros fatores, a necessidade de simplificar a atualizao e manuteno mantendo o cdigo-fonte em um mesmo local, de onde ele acessado pelos diferentes usurios. Uma aplicao web tambm definida como aquilo que se processado em algum servidor, exemplo: quando voc entra em um e-commerce a pgina que voc acessa antes de vir at seu navegador processada em um computador ligado a internet que retorna o processamento das regras de negcio nele contido, por isso aplicao e no simplesmente site web. Veja figura abaixo como exemplo:

12

Figura 1 Modelo Cliente-Servidor (Aplicao Web Clssica). Fonte: NIEDERAUER (2007)

Algumas vantages das aplicaes Web so: No h necessidade de instalao de software no cliente (utiliza-se o browser); O processamento realizado no servidor; Atualmente existem tecnologias que proporcionam interfaces amigveis, assim como as aplicaes tradicionais; Processo de manuteno mais gil;

3. O PROJETO

3.1 Suas Caractersticas

Com base nos argumentos apresentados nesta pesquisa, para propor uma vivel soluo que atenda as necessidades e expectativas, o projeto ser desenvolvido com as seguintes caractersticas: Aplicao Web-based: O propsito da aplicao fornecer aos usurios que utilizam transporte pblico, a melhor maneira de se locomover at os eventos principais: eventos da cidade alm da copa do mundo e jogos olmpicos a serem realizados no Brasil. Por ser uma aplicao Web, o Hardware utilizado ser baseado em Thin Clients, pois os mesmos fornecem suporte aos requisitos do sistema e apresentam vrias vantagens conforme citado anteriormente. O sistema operacional a ser utilizado no Hardware, ser o sistema operacional Linux, perante suas vantagens e fcil abordagem, utilizando aplicao WEB sendo acessvel em qualquer ponto estratgico por base da internet viabilizando qualquer manuteno esttica diretamente do servidor.

13

SERVIDOR DE BACKUP

SERVIDOR DE APLICAO

SERVIDOR DE BANCO DE DADOS

WEB

TERMINAIS

Figura 2 Demonstrativo de organograma elaborado pelo autor.

O projeto ser dividido em 4 grandes etapas, sendo cada etapa essencial para execuo e implanto dos terminais. 3.2 Anlise Sero utilzados 10 analistas que conversaro com o usurio e que atravs de entrevistas, enquentes e outros meios de comunicao se adequara o projeto as expectativas. partir da anlise, pode-se encaminhar para o desenvolvimento de regras de negcio para que o projeto possa ser implantado com total segurana

3.3 Desenvolvimento Para a realizao do desenvolvimento sero utilizados 50 profissionais com experincia em desenvolvimento de aplicaes Web. Buscando a melhor performance na comunicao Servidor / Terminal. As tecnologias utilizadas para o desenvolvimento da aplicao sero: Linguagem de Programao: JAVA tem como todos as linguagens de programao suas prprias caractersticas para descrever algoritmos, ou seja, seus prprios fundamentos da linguagem. Orientada a objetos, desenvolvida por uma pequena equipe de pessoas na Sun Microsystems. Inicialmente elaborada para ser a linguagem-base de projetos de

14

software para produtos eletrnicos, destacando-se sua simplicidade e principalmente o foco em ter processamento distribuido, chamadas a funes de acesso remoto (sockets) e os protocolos Internet mais comuns (HTTP, FTP, Telnet, etc.) so suportadas em Java, de forma que a elaborao de aplicativos baseado em arquiteturas cliente-servidor. Banco de Dados: O MySQL um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do ingls (Structured Query Language) como interface. atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhes de instalaes pelo mundo. Servidor de Aplicao: JBoss (pronuncia-se Djei Boss) um servidor de aplicao de cdigo fonte aberto baseado na plataforma J2EE implementada

completamente na linguagem de programao Java. Como baseada em Java, JBoss pode ser usado em qualquer Sistema Operacional que suporte Java.

3.4 Implantao para Testes Alguns meses antes da abertura dos eventos, alguns pontos estratgicos j iro contar com uma verso funcional da aplicao. O objetivo disto colher opinies dos usurios e identificar problemas que no foram encontrados durante os testes de mesa. O sistema emitir relatrio de quantas solicitaes foram recebidas durante determinados perodos: dia/hora/ms agrupados por terminal, assim podendo ajustar melhores localidades a serem designadas as instalaes futuras.

3.5 Catalogao Os terminais possuiro uma interface amigvel, com tela touch screen, facilitando o usurio e tambm se indentificando com terminais bancrios. Executando a escolha da rota visualizando com nfase no Google Maps, alm disso utilizando uma parte significativa da tela com banners associados aos principais eventos.

15

Figura 3 Demonstrativo de fluxograma elaborado pelo autor.

O sistema dever ser capaz de, dado um determinado local de origem e um de destino, informar qual o melhor trajeto para o usurio, levando em considerao os seguintes critrios: tempo, distncia, economia.

16

4. CONCLUSO

No nico do trabalho foi destacado os maiores motivos para a realizao do projeto: a Copa de Mundo de 2014 e as Olmpiadas de 2016, com base nesse tema viu-se a necessidade de implantar um sistema que acolhesse e ajudasse a populao na localizao e no trajeto para esses eventos. Com isso no captulo 1 - Cidades e Atraes, foi feita uma pesquisa sobre as cidades que abrigaro esses eventos, sendo ento previsto a implantao desses terminais em pontos tursticos ou em pontos de maior trfego de pessoas. J no captulo 2 - Sistemas, aplicativos e estrutura, foi feita uma extensa pesquisa sobre sistemas, dispositivos e aplicao web a serem utilizadas no projeto, sendo assim escolhido o sistema Linux e o dispositivo Thin Clients. Com base em tudo que foi pesquisado foi possvel no captulo 3 -O Projeto, fazer a elaborao do projeto, demonstrando suas caractersticas e como ser feita sua implantao. Tendo por base tudo que foi definido no trabalho, se implatado conforme o projeto, os terminais atingiro a meta, que informar o turista e visitante sobre os jogos e atraes das cidades, com rapidez, praticidade, de forma direta e sustentvel.

17

REFERNCIAS

http://oglobo.globo.com/rio/rio2016/mat/2009/02/13/comite-rio-2016-divulga-seuprojeto-olimpico-754399492.asp http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2016# Prepara.C3.A7.C3.A3o http://www.simplescidade.com.br/rio-janeiro/postagens/2007-07-13/475/pan-comochegar http://www.metrorio.com.br/estacoes.htm http://www.infraero.gov.br/movi.php?gi=movi&PHPSESSID=n42ji2h72dqm77cdmi2p ta6al3 http://www.ocorreiodopovo.com.br/esporte/fifa-diz-que-morumbi-esta-fora-da-copado-mundo-de-2014-7230180.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Thin_client http://pt.wikipedia.org/wiki/JBoss http://pt.wikipedia.org/wiki/Aplicao_Web http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/cidades-copa2014/cidades-sede-copa-2014-estadios-capitais-fifa-cbf-abertura-final.shtml http://www.criarweb.com/artigos/622.php

Anda mungkin juga menyukai