Anda di halaman 1dari 4

EM

PAUTA:

ADAPTAO ESCOLAR

N 24 / 2005 -

Quando a criana ingressa na escola enfrenta dois grandes desafios: permanecer em um ambiente desconhecido e se separar das pessoas com quem est acostumada a ficar em casa. Esse momento deve ser muito bem planejado para que ela e sua famlia fiquem tranqilos nessa nova etapa de suas vidas. A famlia tem um papel importante para facilitar a adaptao da criana ao novo ambiente, deixando-a mais segura. Devem visitar a escola, se possvel, em poca de aulas para ver outras crianas brincando, interagir com elas e com as professoras. Isso contribui para que ela perceba e construa o novo ambiente. A escola deve planejar com muito cuidado e carinho esse perodo de adaptao. A separao dos pais deve ser gradual. O horrio de permanncia da criana na escola inicialmente ser curto, estendendo-se ao longo das duas primeiras semanas, ou at a criana sentir-se segura e adaptada. Os responsveis devem participar das primeiras atividades da criana na escola e ficarem no entorno, durante outras atividades. O importante que a criana no ache que est sendo deixada, abandonada na escola. Para isso, sempre que sair da escola, o adulto que estiver participando da adaptao junto criana preferencialmente o mesmo durante todo o processo deve despedir-se, avisar que ir busc-la e no se atrasar. Nunca tentar enganar a criana dizendo que estar l fora esperando, sumindo de repente ou escondendo-se.

a t i v i d a d e A entrada na escola na Educao Infantil desenvolve a criana intelectualmete e emocionalmente quando o trabalho escolar pautado numa perspectiva de autonomia. Para isso, a criana precisa sentir que o ambiente oferece respeito, afeto e segurana. Promover atividades que permitam a participao do responsvel um facilitador neste perodo. Que tal promover uma roda de histrias, onde cada responsvel conta a preferida da criana, apoiada em livros ou no? Assim, cada uma presenciar seus pais em interao com seus novos amiguinhos, com um objeto conhecido e importante para ela. A compreenso de quem a criana e o conhecimento dos fatores sociais e culturais que a influenciam fundamental para a realizao de um trabalho competente e coerente.

ATENO ! ode estar freqncia p chora com uieta ou que oq u medo. Criana muit segurana o sinalizando in

Nem sempre a relao escola e famlia tranqila. Os conflitos existem e devem ser tratados profissionalmente. Conhecer o contexto de vida de cada criana que ingressa na escola fundamental para ajud-la, tanto na sua adaptao escolar quanto no seu
d e d a i

desenvolvimento. Estes conhecimentos sobre cada aluno se dar desde o primeiro contato dos pais com a escola. Trata-se do momento de construo do vnculo de compromisso entre a escola e os responsveis, que tm o direito e dever de participarem.

a t

i v

Uma dica para exercitar a aceitao das diferenas promover encontros com os responsveis no incio do ano. Uma mostra de talentos com a participao dos responsveis pode ser muito divertida e produtiva. Afinal, a escola tambm se altera quando recebe a influncia das famlias que chegam. Assim, a promoo de encontros para debates facilita o conhecimento e a troca de informaes.

a t i v i d a d e Pensar que s as crianas precisam de cuidados durante o perodo de adaptao um equvoco. A famlia tambm enfrenta mudanas e inseguranas. A adaptao ao horrio da escola e a preocupao se a criana est sendo bem cuidada grande. As pessoas neste perodo ficam mais sensveis e isso pode facilitar ou dificultar o processo. Por esse motivo, importante ter sempre algum disponvel na escola para ouvir, conversar, orientar ou apoiar. Promover atividades para os responsveis durante o perodo de adaptao pode ser uma ao bem gostosa. Pais, mes, tios, avs encontrando-se, enquanto as crianas esto em outras atividades, integra, educa e ajuda a dissipar a ansiedade. Que tal uma oficina de brinquedos de material reciclado? Ou quem sabe ficar responsvel por preparar o lanche do dia? Os professores tambm passam por momentos de adaptao a cada incio de ano letivo. Na troca de turma ou de srie surgem diferentes reaes e sentimentos. Novos vnculos sero estabelecidos, novos objetivos e contedos sero planejados e diferentes ritmos de trabalho podem causar estranhamentos.

e a d i d i v a t A cada final de ano letivo, os educadores devem ter construdo um portflio de cada aluno e da turma. Nesses documentos devem constar como se deu o processo de desenvolvimento da criana, do grupo e comentrios relevantes. Dessa forma, o trabalho do prximo professor com cada aluno ser facilitado e enriquecido com informaes valiosas. Promover encontros para troca de informaes entre o atual professor e o professor anterior, no incio do ano letivo, ajuda bastante.

comum que surja um ciuminho, uma competio entre as professoras de anos diferentes. Imaginar se as minhas crianas esto sendo bem cuidadas, trabalhadas, se deixaram de gostar de mim, se agora s querem saber da atual professora pode causar um certo desconforto. Claro que conversar sobre isso a forma mais fcil de encontrar alvio, mas agendar visitas na turma do ano passado tambm pode ser muito prazeroso. Encontrar as crianas em atividades,

desenvolvendo-se, acaba com qualquer sentimento de preocupao. Outra idia, deixar que a turma do ano anterior apresente a atual professora da turma. Isso pode ser feito por meio de brincadeiras e jogos de adivinhao. A adaptao escolar no acontece somente no incio da escolarizao, na educao infantil. Sempre que o aluno muda de escola preciso ficar atento sobre os impactos da mudana. Sair de uma escola pequena para outra maior, assusta, causa inseguranas.

a t i v i d a d e

e d a d i v i a t

Quando alunos novos chegam escola devem ser apresentados ao novo ambiente.

Coisas aparentemente simples podem causar grandes transtornos, como no saber onde fica o banheiro ou o bebedouro.

No primeiro segmento do Ensino Fundamental, principalmente nos anos iniciais, nomear corredores, salas e turmas integra e facilita a circulao das crianas. Os nomes podem ser escolhidos por meio de votao ou podem seguir um tema: obras de um autor, sentimentos positivos, nome de flores etc. Outra etapa escolar que merece ateno a passagem do primeiro para o segundo segmento do Ensino Fundamental. Nessa passagem os alunos recebem uma srie de professores diferentes, com jeitos e cobranas diferentes, so distribudos e exigidos mais cadernos e livros, alm da mudana de horrio, que deixa as aulas mais curtas e distribudas durante a semana.
a t i v i d a d e

Visitar o segundo segmento do Ensino Fundamental, conhecer alguns professores que atuam na quinta srie estimulante e abafa um pouco a curiosidade e o temor de alguns alunos da quarta srie. Se a escola s atende at a quarta srie, esse encontro pode acontecer por meio de uma visita programada para as escolas do segundo segmento da regio. Organizar uma entrevista coletiva com os professores e alguns alunos tambm pode ser muito esclarecedor. Se for possvel envolver os responsveis nesse processo, melhor ainda.

Referncia Bibliogrfica ROSSETTI-FERREIRA, M. C. Os fazeres na educao infantil. So Paulo: Cortez, 2000.

MULTIRIO MULTIRIO - Diretoria de Publicaes - Maria Ins Delorme Equipe de Produo - Crist ina Campos (contedo), Antnio

Este exemplar parte integrante da Revista Ns da Escola no 24. Empresa Municipal de Multimeios Ltda. Largo dos Lees, 15 9 andar Humait Rio de Janeiro RJ CEP 22260-210 ouvidoriamultirio@pcrj.rj.gov.br

Castro (assessoria art st ica), Elias Moraes ( produo grfica), Marcus Martins (ilust rao), Bianca C. Pezzella (diagramao), Nancy A. Soares (reviso) Fotolitos e Impresso - Esdeva Inds t ria Grfica S/A Tiragem - 40 mil exemplares

Anda mungkin juga menyukai