Anda di halaman 1dari 3

Guia completo do Ocomon mdulo admin no Linux (exclusivo VOL) [Artigo]

Pgina 1

Guia completo do Ocomon mdulo admin no Linux (exclusivo VOL)


Autor: Digenes Ramos <pdblinux at yahoo.com.br> Data: 09/09/2008 Porque fiz o manual? Aps um milagre divino me tornei coordenador de suporte tcnico de uma empresa em So Jose dos Campos, onde j existia um programa para gerenciamento de incidentes, mas que no possua mtricas ou gerava informaes suficientes para que fosse feita uma anlise de desempenho do servio prestado. Foi ento que comecei a pesquisar pela internet procura de alguma soluo de gerenciamento de incidentes. Como j havia trabalhado em outras empresas de maior porte, tinha conhecimento do Remedy, timo software, mas pago e seu valor restringia um pouco sua aceitao na empresa onde estou no momento. J tinha conhecimento do Ocomon, mas quando fui procurar por documentao do software, verifiquei que era pouca e que vrias pessoas tambm estavam procurando pela mesma coisa, e como para sugerir uma soluo eu teria que demonstrar suas funcionalidades para os diretores, resolvi montar este pequeno manual.

Introduo sobre o Ocomon


Ocomon - Software para Gerncia de Incidentes e Inventrio. Ocomon foi desenvolvido por Franque Custdio do Centro Universitrio La Salle (Unilasalle). O Ocomon foi concebido sob a viso de software open source sob o modelo GPL de licenciamento, utilizando tecnologias e ferramentas livres para o seu desenvolvimento e manuteno. Ele est dividido em 2 mdulos: Mdulo de Ocorrncias; Mdulo de Inventrio. Principais funes do mdulo de ocorrncias: abertura de chamados de suporte por rea de competncia; vnculo do chamado com a etiqueta de patrimnio do equipamento; busca rpida de informaes referentes ao equipamento (configurao, localizao, histrico de chamados, garantia) no momento da abertura do chamado; envio automtico de e-mail para as reas de competncia; acompanhamento do andamento do processo de atendimento das ocorrncias; encerramento das ocorrncias; controle de horas vlidas; definies de nveis de prioridades para os setores da empresa; gerenciamento de tempo de resposta baseado nas definies de prioridades dos setores; gerenciamento de tempo de soluo baseado nas definies de categorias de problemas; controle de dependncias para o andamento do chamado; base de conhecimento; consultas personalizadas; relatrios gerenciais; controle de SLAs. Principais funes do mdulo de inventrio: cadastro detalhado das informaes (configurao) de hardware do equipamento; cadastro de informaes contbeis do equipamento (valor, centro de custo,localizao, reitoria, fornecedor..); cadastro de modelos de configurao para carga rpida de informaes de novos equipamentos; cadastro de documentaes relacionadas aos equipamentos (manuais, termos de garantia, mdias..); controle de garantias dos equipamentos; histrico de mudanas (de localidades) dos equipamentos; controle de licenas de softwares;

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora.php?codigo=8847

13/06/2012 10:29:32

Guia completo do Ocomon mdulo admin no Linux (exclusivo VOL) [Artigo] controle de licenas de softwares; busca rpida das informaes de chamados de suporte para o equipamento; busca rpida de informaes dos equipamentos; buscas por histrico de mudanas (localizao); consultas personalizadas; estatsticas tcnicas e gerenciais do parque de equipamentos; relatrios gerenciais. Questes tcnicas:

Pgina 2

Linguagem: PHP verso:4.3x, HTML, CSS, Javascript; Banco de dados: MySQL verso: 4.1x; Autenticao de usurios: a autenticao de usurios pode ser feita tanto na prpria base do sistema quanto atravs de uma base LDAP em algum ponto da rede. Algumas empresas que usam o Ocomon:

Voc pode obter o Ocomon a partir de sua pgina oficial em: http://ocomonphp.sourceforge.net/

Mdulo Administrao Neste mdulo esto as configuraes de acesso, restries e registro dos incidentes.

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora.php?codigo=8847

13/06/2012 10:29:32

Guia completo do Ocomon mdulo admin no Linux (exclusivo VOL) [Artigo]

Pgina 3

Na tela inicial (Home) aparece um resumo de todos os incidentes abertos e quais os seus responsveis, o que possibilita uma melhor gesto dos analistas e das ocorrncias. Na aba Admin ficam as configuraes do portal. Est divido em: Configuraes Ocorrncias Inventario Usurios Em Configuraes ficam as seguintes opes; Configuraes Gerais Abertura de Chamados E-mail SMTP E-mail - Mensagem Aparncia

Configuraes gerais, abertura de chamado e e-mail SMTP

Configuraes gerais do Ocomon


Ficam as configuraes referentes a tipo de idioma, data e hora, arquivos que podem ser anexados e como o chamado ser atendido.

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora.php?codigo=8847

13/06/2012 10:29:32

Anda mungkin juga menyukai