Anda di halaman 1dari 30

MINISTRIO DA AGRICULTURA, PECURIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECURIA SDA DEPARTAMENTO DE SADE ANIMAL DSA COORDENAO DE TRNSITO E QUARENTENA

NA ANIMAL CTQA

MANUAL DE PREENCHIMENTO PARA EMISSO DE GUIA DE TRNSITO ANIMAL DE BOVINOS E BUBALINOS VERSO 8.0
Instrues para movimentao de bovinos e bubalinos (Bubalus bubalis) Para trnsito de bfalos silvestres dever ser seguido o Manual GTA Silvestres. Alteraes se encontram em marrom.

ITEM 01: BOVDEOS Deve ser assinalada a quadrcula referente a bovinos ou a bubalinos. Essas quadrculas so mutuamente excludentes, significando que, no caso de carregamentos envolvendo bovinos e bubalinos, dever ser expedida uma GTA para cada espcie. Sempre lembrar que cada GTA somente poder ser emitida para uma espcie. Os campos para a quantidade de animais devero ser preenchidos discriminando os machos (M) das fmeas (F) por faixa etria. No campo total, descrever o total de machos e o total de fmeas a serem transportados. O total de machos e de fmeas dever ser somado e escrito por extenso no item 10: TOTAL POR EXTENSO. A movimentao somente pode ser autorizada caso exista saldo na respectiva faixa etria e sexo envolvidos no trnsito e aps verificao do cumprimento das medidas sanitrias estabelecidas na legislao, de acordo com o cadastro e os registros sob controle dos rgos executores de defesa sanitria animal. Imediatamente aps a emisso da GTA deve ser realizada a baixa do quantitativo movimentado junto ao cadastro da explorao pecuria sob controle dos rgos executores de defesa sanitria animal. ITEM 02: MARCA DO REBANHO Descrever a marca da propriedade conforme informado no cadastro do rgo executor de defesa sanitria animal. Quando existir, utilizar a identificao Ordem e Progresso do MAPA. Quando no houver a marca do rebanho o campo correspondente deve ser inutilizado. ITEM 10: TOTAL POR EXTENSO Escrever por extenso o nmero total de animais, correspondente soma do campo total no item 01, discriminando a espcie, se bovina ou bubalina. ITEM 11: PROCEDNCIA Todos os campos devero ser preenchidos:

CPF/CNPJ: escrever o nmero de Cadastro de Pessoa Fsica (CPF) ou o nmero do Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ) do produtor responsvel pela explorao pecuria de origem dos animais. Os nmeros no devem conter smbolos como pontos, barras ou hfen. Nome: escrever o nome completo do produtor responsvel pela explorao pecuria de origem dos animais, detentor do CPF ou do CNPJ registrado no campo anterior. Estabelecimento: escrever o nome completo do estabelecimento de procedncia dos bovinos ou dos bubalinos. Caso o estabelecimento no tenha um nome comercial, colocar o nome da Pessoa Fsica ou Jurdica que detenha a posse do estabelecimento, mesmo que seja o mesmo nome do produtor relacionado no campo anterior. No usar a expresso o mesmo e sim, repetir a informao quando for necessrio. Cdigo do Estabelecimento: escrever o cdigo do estabelecimento de acordo com o cadastro do rgo executor de defesa sanitria animal. Municpio: escrever o nome completo do municpio no qual est localizado o estabelecimento indicado nos campos acima, de acordo com a base de municpios do IBGE. Ateno, no empregar nomes de distritos, bairros, vilas ou outras localidades do municpio. UF: escrever a sigla, com duas letras maisculas, da Unidade Federativa onde se localiza o municpio descrito no campo acima. Obs.: no caso de aglomeraes de animais, como exposies e leiles, os campos de procedncia devero indicar o local de realizao do evento em questo. Nesse caso, com objetivo de facilitar o rastreamento dos animais, no Item - 17 Observao devero ser registradas as GTAs (UF/Srie/N), acompanhadas do nome do municpio de emisso, que deram origem aos animais para participao no evento. Assim, no caso do trnsito de animais com diferentes origens, devero ser registradas no Item Observao todas as respectivas GTAs que acompanharam o ingresso dos animais ao evento.

ITEM 12: DESTINO At a implantao da GTA eletrnica, todos os campos devero, obrigatoriamente, ser preenchidos com exceo do campo Cdigo do Estabelecimento. Aps adoo da GTA eletrnica, esse campo tambm ser de preenchimento obrigatrio.

CPF/CNPJ: escrever o nmero de Cadastro de Pessoa Fsica (CPF) ou o nmero do Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ) do produtor responsvel pela explorao pecuria para onde so destinados os animais. Os nmeros no devem conter smbolos como pontos, barras ou hfen. Nome: escrever o nome completo do produtor detentor do CPF ou do CNPJ registrado no campo anterior, responsvel pela explorao pecuria para onde so destinados os animais. No caso de ainda no haver pessoa fsica ou jurdica responsvel, como em algumas feiras livres em determinados municpios, e at que o Servio Oficial no estado estabelea a quem caber a responsabilidade por tais eventos, fato obrigatrio, escrever o nome da aglomerao (Ex. feira livre...). Com a implantao da GTA eletrnica, todos os locais de aglomerao devero estar cadastrados e possuir cdigo de 11 dgitos, e as aglomeraes devero estar obrigatoriamente sob tutela de pessoa fsica ou jurdica. Estabelecimento: escrever o nome completo do estabelecimento de destino dos bovinos e bubalinos, para onde os animais sero transportados. Caso o estabelecimento no tenha um nome comercial colocar o nome da Pessoa Fsica ou Jurdica que detenha a posse do estabelecimento, mesmo que seja o mesmo nome do produtor relacionado no campo anterior. No usar a expresso o mesmo e sim, repetir a informao quando for necessrio. Cdigo do Estabelecimento: quando disponvel, escrever o cdigo do estabelecimento de destino dos animais, de acordo com o cadastro dos rgos executores de defesa sanitria animal. No caso de estabelecimentos de abate, informar, obrigatoriamente, o tipo e o nmero do servio de inspeo (SIF, SIE ou SIM). Municpio: escrever o nome completo do municpio no qual est localizado o estabelecimento indicado nos campos acima, de acordo com a base de municpios do

IBGE. Ateno, no empregar nomes de distritos, bairros, vilas ou outras localidades do municpio. UF: escrever a sigla, com duas letras maisculas, da Unidade Federativa onde se localiza o municpio descrito no campo acima. Obs.: No empregar a expresso o mesmo nos campos CPF/CNPJ e Nome para o caso de igual produtor na procedncia e no destino. Nessa situao, as informaes devero ser repetidas nos referidos campos. Nas UFs em que o abate em estabelecimentos sem inspeo veterinria seja uma realidade social e econmica, o rgo executor de defesa sanitria animal dever comunicar e trabalhar em conjunto com o ministrio pblico e os servios de sade pblica no mbito estadual, para identificao das solues e alternativas para o caso. Para casos em que um indivduo/empresa adquira bovdeos e deseje que os animais sejam transportados direto para um frigorfico para abate, o campo destino poder ser preenchido da seguinte forma: Nome e CPF/CNPJ comprador dos animais; Estabelecimento, Cdigo do estabelecimento, Municpio e UF dados do estabelecimento onde sero abatidos.

Deve-se ter rigor no preenchimento dos itens 11 e 12. A definio correta da procedncia e do destino dos animais de fundamental importncia para o sistema de defesa sanitria animal, tanto no aspecto de rastreamento de problemas sanitrios como na anlise de dados, permitindo o estabelecimento de fluxos de comercializao de animais, entre outras questes de importncia sanitria. Para casos especficos de trnsito intraestadual, envolvendo regies de difcil acesso e controle, como, por exemplo, parte das regies pantaneira e amaznica, os rgos executores de defesa sanitria animal, em conjunto com as SFAs, devero estabelecer os controles que permitam a melhor definio da origem e do destino dos animais. As situaes no previstas neste manual devero ser comunicadas ao DSA, por meio da Coordenao do Trnsito e Quarentena Animal CTQA, para definio e padronizao dos procedimentos necessrios. ITEM 13: FINALIDADE Somente pode ser indicada uma finalidade por GTA, assinalando uma das quadrculas disponveis, de acordo com as seguintes opes:

ABATE: bovinos e bubalinos destinados a estabelecimento de abate (abatedouros e frigorficos) com inspeo veterinria oficial. ENGORDA: bovinos e bubalinos destinados a estabelecimentos rurais com a finalidade de ganhar peso, visando posterior abate. REPRODUO: bovinos e bubalinos destinados a Centros de Coleta e Processamento de Smen (CCPSs), a Centros de Coleta e Processamento de Embries (CCPEs), monta natural em propriedades rurais ou a outras atividades reprodutivas. Tambm deve ser utilizada para movimentao de vacas cujo propsito seja produo de leite. EXPOSIO: bovinos e bubalinos destinados permanncia temporria em parques de exposio, feiras ou outras aglomeraes de animais, com objetivo principal de avaliao zootcnica. LEILO: bovinos e bubalinos destinados curta permanncia em parques de exposio, feiras ou outras aglomeraes de animais, com objetivo de comercializao. Quando da expedio do documento para sada dos animais do leilo (nico caso em que a GTA para movimentao de ruminantes pode ser emitida por veterinrio habilitado), escrever os nmeros das GTAs que os acompanharam na chegada ao evento. ESPORTE: bovinos e bubalinos destinados participao em eventos esportivos como, por exemplo, vaquejadas e provas de lao, realizados em propriedades rurais, parques de exposio, feiras ou outras aglomeraes de animais.

Obs: Os estabelecimentos destinados a aglomeraes de animais devero estar cadastrados junto aos rgos executores de defesa sanitria animal. No caso de animais destinados participao em eventos agropecurios para avaliao zootcnica e posterior comercializao em leilo, empregar como finalidade EXPOSIO. No caso de animais destinados pratica esportiva durante feiras, exposies rurais, ou outras aglomeraes, empregar como finalidade ESPORTE. Caso uma explorao pecuria esteja em rea habilitada e o produtor opte por ter animais participando de eventos onde haja animais de reas no habilitadas, ou animais em noventena, sua propriedade iniciar ou reiniciar a noventena. Caso os animais destinados a um estabelecimento no possam ser abatidos, poder, excepcionalmente, ser emitida GTA para deslocamento dos animais a outro estabelecimento ou a uma propriedade. Nesse caso, no campo 17 Observao, dever constar a informao de que a GTA foi expedida em carter excepcional e tambm devero ser descritos os motivos que levaram a essa nova movimentao. Caso a finalidade do trnsito no se enquadre entre as opes previstas, dever ser assinalada a ltima quadrcula ( direita do item 13), empregando-se uma das opes listadas abaixo, que dever ser transcrita no espao frente da referida quadrcula. O emprego de qualquer outra finalidade dever contar com prvia autorizao do DSA. Opes complementares para indicao da FINALIDADE:

TRABALHO: animais destinados a atividades e servios de transporte ou trao. RECRIA: finalidade empregada para trnsito de animais desmamados que ainda no esto aptos reproduo, podendo, no futuro, ser destinados tanto reproduo como engorda. SACRIFCIO: finalidade de uso exclusivo do servio veterinrio oficial com objetivo de registro do trnsito de animais destinados ao sacrifcio ou abate sanitrio. QUARENTENA: finalidade de uso exclusivo do servio veterinrio oficial com objetivo de registrar: trnsito de animais importados, do local de entrada no Brasil at o local da quarentena oficial, de emisso exclusiva por Fiscal Federal Agropecurio; e trnsito de animais do estabelecimento de origem no pas at o local da quarentena oficial para posterior exportao. PESAGEM: animais que saem de suas propriedades de origem e vo at outra propriedade para pesagem, e em seguida voltam para suas propriedades de origem. EXPORTAO: animais para exportao, transportados do local da quarentena oficial at o local de embarque no Brasil. Deve ser emitida ou endossada no campo observao por Fiscal Federal Agropecurio.

ITEM 14: MEIO DE TRANSPORTE Podem ser assinaladas mais de uma quadrcula, de forma a registrar os meios de transporte utilizados para o trnsito dos bovinos e bubalinos. Quando necessrio, na quadrcula denominada Lacre n discriminar o nmero do lacre empregado pelo Servio Veterinrio Oficial para selar a carga do veculo transportador dos animais, devendo ser conferida a sua integridade nos postos de fiscalizao e no destino final. Caso sejam utilizados mais de um lacre por veculo transportador, escrever na quadrcula Lacre n as palavras VIDE 17 e, a seguir, escrever no CAMPO 17 OBSERVAO a palavra Lacres n, seguida da numerao dos lacres empregados. ITEM 15: VACINAES Empregado para assinalar e registrar a etapa de vacinao realizada na explorao pecuria de origem dos animais. O preenchimento desse item exige ateno por parte dos emitentes, uma vez que existem vrias normas regulamentando o emprego da vacinao em bovinos e bubalinos.

Atualmente, as exigncias de vacinao para trnsito de bovinos e bubalinos esto limitadas febre aftosa e brucelose. No caso da febre aftosa, no momento, somente no Estado de Santa Catarina a vacinao no realizada. Nas demais unidades da Federao, a vacinao obrigatria e exigida para o trnsito dos animais. As regras em vigor estabelecem diferentes condies e procedimentos de acordo com a condio sanitria na origem e no destino dos animais e a finalidade da movimentao. Um resumo das exigncias e definies em vigor est disponvel no final do presente documento, destacando-se que as normas para febre aftosa esto em fase de reviso. Abaixo esto apresentados alguns aspectos gerais em vigor a serem considerados na emisso de GTA de bovinos e bubalinos oriundos de UFs onde a vacinao contra a febre aftosa obrigatria: para movimentao de animais primovacinados deve-se observar o prazo mnimo de carncia de 15 dias para emisso da GTA, contados a partir da data da vacinao; no caso de animais revacinados, o prazo de carncia para movimentao de sete dias, contados a partir da data da vacinao; para animais destinados ao abate imediato, a validade da vacinao ser prorrogada em at 60 dias, contados a partir da data do trmino da ltima campanha; e devero ser preenchidas as datas referentes s duas ltimas etapas de vacinao realizadas na explorao pecuria de origem dos animais, independentemente da finalidade e destino dos animais. Para brucelose, existem as seguintes consideraes especficas:

a emisso de GTA, para qualquer que seja a finalidade do trnsito dos animais, fica condicionada regularidade de vacinao das bezerras contra brucelose na explorao pecuria de origem. Caso haja contato entre animais de diferentes exploraes pecurias existentes numa mesma propriedade, a regularidade da vacinao se aplica toda a propriedade. A vacinao dever ser comprovada junto aos rgos executores de defesa sanitria animal, no mnimo uma vez por semestre, por meio de atestado emitido por mdico veterinrio cadastrado ou oficial. No se aplica ao Estado de Santa Catarina, onde a vacinao no realizada; em caso de movimentao de fmeas, a data da ltima vacinao realizada na explorao pecuria de origem dos animais dever constar da GTA, devendo esta ser considerada como data controle do servio veterinrio oficial para a regularidade da vacinao na propriedade, independentemente da faixa etria das fmeas a serem transportadas; para a movimentao exclusivamente de machos no dever ser assinalada a quadrcula de vacinao contra brucelose e muito menos descrita a data da vacinao na explorao pecuria de origem dos animais; para as fmeas entre trs e oito meses de idade, em trnsito interestadual, deve ser exigida a comprovao da vacinao por meio de atestado emitido por mdico veterinrio cadastrado no rgo executor de defesa sanitria animal de origem dos animais ou por mdico veterinrio oficial, mesmo considerando que a explorao pecuria de origem esteja com a situao vacinal regularizada. Quando tratar-se de fmeas registradas em associaes de criadores, deve ser exigida a comprovao individual da vacinao discriminada no atestado; as exigncias acima no se aplicam movimentao de animais originrios do Estado de Santa Catarina, onde no se pratica vacinao contra brucelose; quando houver movimentao de animais positivos para brucelose ou tuberculose, dever ser aposto carimbo, ou descrita essa informao no campo OBSERVAO.

ITEM 16: ATESTADO DE EXAMES Tambm este Item exige constante atualizao e ateno em relao s normas sanitrias em vigor. Abaixo se encontra uma sntese das exigncias em vigor, destacando-se que, quando necessrio, os atestados ou comprovantes devem seguir anexos GTA correspondente.

Exigncias relacionadas com a brucelose:

Para o trnsito interestadual deve ser exigida apresentao de atestado negativo a teste de diagnstico para brucelose, efetuado, no mximo, 60 (sessenta) dias antes da movimentao, para fmeas a partir dos 24 meses de idade, quando vacinadas entre trs e oito meses. Para machos reprodutores e fmeas no vacinadas, deve ser exigida a apresentao de atestados negativos a partir dos oito meses de idade.

Exigncias relacionadas com a tuberculose: Deve ser exigida a apresentao de atestado negativo a teste de tuberculose, efetuado, no mximo, 60 (sessenta) dias antes da movimentao, para machos e fmeas a partir de seis semanas de idade, destinados reproduo quando em trnsito interestadual. So exigidos testes negativos tambm para animais que iro participar em eventos pecurios para gado de elite. Exige-se a apresentao de atestados com resultado negativo aos testes de brucelose e tuberculose para animais destinados participao em exposies, feiras, leiles e outras aglomeraes de animais, exceto para aqueles de rebanho geral destinados participao em leiles, a critrio do servio oficial estadual. Para os referidos eventos pecurios, esto isentos da exigncia de apresentao de atestados, com resultado negativo aos testes de brucelose, animais cujo destino final seja o abate, fmeas de at 24 meses de idade, desde que vacinadas entre trs e oito meses de idade, os animais castrados e os animais procedentes de estabelecimentos de criao livres de brucelose. Para tuberculose, esto isentos da exigncia de apresentao de atestados com resultado negativo aos testes, animais destinados a participao em eventos e cujo destino final seja o abate, e aqueles provenientes de estabelecimentos de criao livres de tuberculose. Ficam dispensados da apresentao de atestados com resultado negativo aos testes de brucelose e tuberculose animais em trnsito, independentemente da idade, sexo ou finalidade, quando oriundos de propriedades certificadas como livres dessas enfermidades. Os animais oriundos de propriedades certificadas como monitoradas para brucelose e tuberculose ficam dispensados da exigncia de testes de diagnstico, independentemente da idade, sexo ou finalidade de trnsito, exceto para a participao em eventos pecurios, quando se faz necessria a apresentao de resultados negativos dentro do prazo de validade. Excetuam-se tambm dessa exigncia animais destinados recria, engorda e ao abate. Animais castrados, quando no destinados ao abate, devero apresentar atestado negativo ao exame de tuberculose.

ITEM 17: OBSERVAO Campo reservado para, quando necessrio, escrever informaes complementares relacionadas aos Itens 14 (Meio de Transporte), 15 (Vacinaes) e 16 (Atestado de Exames), conforme orientaes apresentadas ou outras que se fizerem necessrias, sempre de acordo com orientaes prvias do DSA.

Para o trnsito de bovinos e bubalinos importados de quaisquer paises dever obrigatoriamente ser colocado no item 17, o Cdigo de Identificao Individual do animal no Servio de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos SISBOV.

ITEM 18: UNIDADE EXPEDIDORA Campo destinado aposio do carimbo ou de outra forma de identificao do rgo executor de defesa sanitria animal que emitiu o documento, conforme modelo determinado no anexo III da I.N. n 18, de 18 de julho de 2006. ITEM 19: EMITENTE A emisso da GTA para bovinos e bubalinos de atribuio exclusiva de representantes do servio veterinrio oficial, envolvendo:

mdicos veterinrios do MAPA, ocupantes do cargo de Fiscal Federal Agropecurio. Nesse caso, assinalar a quadrcula correspondente Mdico Veterinrio Federal; mdicos veterinrios dos rgos executores de defesa sanitria animal. Nesse caso assinalar a quadrcula correspondente Mdico Veterinrio Estadual; e outros funcionrios autorizados dos rgos executores de Defesa Sanitria Animal. Nesse caso assinalar a quadrcula correspondente Funcionrio Autorizado.

Os rgos executores de defesa sanitria animal adotaro as providncias cabveis para, aps treinamento especfico, designarem atravs de ato administrativo formal, os funcionrios que estejam autorizados a emitir a GTA, especificando inclusive os municpios que constituem a rea de jurisdio dos mesmos. As SFAs correspondentes mantero o controle dos atos normativos em questo. Obs: h apenas uma exceo em que a GTA para trnsito de bovinos e bubalinos poder ser expedida por veterinrio habilitado quando da sada de animais do estabelecimento de leilo, com destino a municpio do prprio estado, e desde que a movimentao no seja de rea no habilitada para rea habilitada pela U.E. ITEM 20: EMISSO

Local: escrever o nome do municpio onde a GTA foi emitida. Data: escrever a data em que a GTA foi emitida, com dois dgitos para o dia, dois dgitos para o ms e quatro dgitos para o ano. Hora: escrever a hora em que a GTA foi emitida, com dois dgitos para a hora e dois dgitos para os minutos, separados por dois pontos sobrepostos. Exemplo: 08:20 (oito horas e vinte minutos). Validade: escrever a data at a qual a GTA ter validade. O emitente dever definir esse prazo levando-se em considerao a distncia entre a procedncia e o destino, o meio de transporte e outras informaes pertinentes ao tempo de percurso do trnsito dos animais. A data dever ser registrada com dois dgitos para o dia, dois dgitos para o ms e quatro dgitos para o ano. Fone: escrever o nmero da linha telefnica, com o cdigo de rea, do escritrio de atendimento comunidade onde foi realizada a emisso ou do responsvel pela emisso, quando se tratar de mdico veterinrio habilitado.

ITEM 21: IDENTIFICAO E ASSINATURA DO EMITENTE Dever ser aposta a identificao e a assinatura do emitente. A identificao dever ser feita por impresso eletrnica ou por carimbo identificatrio, conforme modelo determinado no anexo III da I.N. n 18, de 18 de julho de 2006. A assinatura dever ser realizada com caneta de cor azul ou preta. Observaes Adicionais: Os escritrios de atendimento comunidade das unidades veterinrias locais de destino dos animais transportados devero atualizar o cadastro da explorao pecuria de destino com o quantitativo de animais recebidos, aps confirmao de ingresso pelo produtor responsvel pela referida explorao pecuria ou seu representante legal. Sempre que possvel, o responsvel pelo escritrio de destino dever inspecionar os animais recebidos na propriedade de destino ou, pelo menos, enviar um auxiliar para conferir os documentos de trnsito animal para atualizao cadastral. Consideraes para o bem-estar animal:

Os animais devem permanecer por no mximo 12 horas em transporte rodovirio contnuo. Aps esse perodo, devero descer do veculo para descanso e alimentao obrigatrios em pontos previamente registrados no servio oficial, que deve fazer inspees regulares;

Deve-se enviar orientao ao Servio Veterinrio Estadual SVE para recomendao aos emitentes, para designao, no campo OBSERVAO, dos locais de descanso; Deve haver um treinamento da mo de obra para recepo e reembarque dos animais; O ponto escolhido para descanso de animais no pode ser um local onde esteja ocorrendo evento pecurio no momento; As estruturas de currais, bebedouros e pastagens devem ser adequadas; Os transportadores devem ser cadastrados junto ao rgo executor; Deve haver educao sanitria direcionada ao assunto; Quando do cadastro dos locais de descanso, devem ser inseridas informaes sobre georeferenciamento, conforme Manual de Padronizao. Procedimentos bsicos: Quando houver, a retirada e a colocao do lacre devem ser realizadas pelo servio veterinrio oficial; Quando a origem for zona de risco com status sanitrio inferior, no devem existir outras espcies susceptveis febre aftosa no local, ou deve haver interdio para sada, por um perodo mnimo de 14 dias, da propriedade onde os animais descansaram; O servio veterinrio oficial de origem deve definir a necessidade de descanso dos animais, conforme o tempo estimado para o deslocamento; O interessado deve definir local de parada, autorizado pelo servio veterinrio oficial do local de descanso e efetuar reserva; O local no deve possuir animais em descanso originrios de rea com status sanitrio inferior na data requerida; No caso da utilizao, para descanso, de recintos de leiles e exposies, executar limpeza e desinfeco aps a sada dos animais; O servio veterinrio oficial da origem informar o trnsito ao servio veterinrio oficial do estado intermedirio para que este autorize o descanso, efetue o recebimento, o acompanhamento, lacre o embarque e faa constar na GTA o nmero do novo lacre, quando for o caso; As normas legais referentes s condies para movimentaes e ingressos em zonas com status sanitrio superior devem sempre ser seguidas.

Consideraes especficas para febre aftosa: Alm das consideraes apresentadas, a emisso de GTA para trnsito de bovinos e bubalinos deve considerar a condio sanitria para febre aftosa na origem e no destino, destacando-se as seguintes regras e procedimentos atualmente em vigor:

Procedimentos a realizar na quarentena de origem: - deve ser feito um requerimento para vistoria do local, preenchido pelo interessado; - deve ser emitido um laudo de vistoria atestando as condies de separao dos lotes e resenha zootcnica (raa, sexo, idade, identificao dos lotes com listagem individual dos animais); - definio do local de quarentena no destino e autorizao do Servio Veterinrio Oficial SVO no destino. A contagem do perodo de quarentena se inicia nesta data, caso os animais j estejam isolados no local aprovado; - deve-se impedir a entrada de animais em propriedades que esto em processo de quarentena, sob pena de se anular o perodo j realizado; - um termo de compromisso deve ser assinado pelos produtores na origem e no destino. Por este termo, os interessados se comprometem a comunicar ingresso e sada de animais; - deve ser realizada identificao individual dos animais. Utilizar-se- a identificao disponvel na propriedade. - deve ser realizada uma vistoria no incio, uma na colheita de materiais para exames e uma quando da colocao de lacre para o transporte na quarentena de origem.

Deve ser realizada uma vistoria na chegada e uma no encerramento da quarentena de destino. Ingresso em zona livre de febre aftosa sem vacinao: O ingresso de animais vacinados contra a febre aftosa proibido. Atualmente, Santa Catarina a nica unidade da Federao reconhecida internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinao.

Ingresso em zona livre de febre aftosa com vacinao: Atualmente, a zona livre de febre aftosa com vacinao, reconhecida internacionalmente, representada pelo Acre mais dois municpios do Amazonas (Boca do Acre e Guajar), Rio Grande do Sul, Rondnia, municpios do centro-sul do Par, Bahia, Distrito Federal, Esprito Santo, Gois, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paran, Rio de Janeiro, So Paulo, Sergipe e Tocantins.

Para recepo de cargas oriundas de zonas com condio sanitria inferior deve-se: a. Lacrar os veculos para trnsito. A retirada do lacre s poder ser feita pelo servio veterinrio oficial; b. Haver uma boa comunicao entre a origem e o destino; com origem em zona livre de febre aftosa sem vacinao: a) os bovinos e bubalinos devero ser vacinados contra a febre aftosa no Estado de destino, com exceo daqueles destinados ao abate imediato, respeitando-se o prazo de 15 dias para nova movimentao dos referidos animais; e b) o Servio Veterinrio Oficial do estado de origem dever comunicar ao Servio Veterinrio Oficial do estado de destino sobre a movimentao desses animais. com origem em zona tampo ou em estados ou partes de estados classificados como mdio risco para febre aftosa: a) abaixo esto apresentadas as regies atualmente consideradas como zona tampo ou classificadas como risco mdio para febre aftosa:

Zona tampo e classificao como risco mdio: Regio da Bahia, representada pelos municpios: Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Formosa do Rio Preto, Mansido, Pilo Arcado, Remanso e Santa Rita de Cssia. Regio de Tocantins, representada pelos municpios: Barra do Ouro, Campos Lindos, Goiatins, Mateiros, Lizarda, Recursolncia e So Flix do Tocantins Regio de Rondnia representada por parte do municpio de Porto Velho.

Classificao como risco mdio: Estados do Maranho e Pernambuco e os seguintes municpios do estado do Par: Abaetetuba, Abel Figueiredo, Acar, Ananindeua, Augusto Corra, Aurora do Par, Baio, Barcarena, Belm, Benevides, Bom Jesus do Tocantins, Bonito, Bragana, Breu Branco, Bujaru, Cachoeira do Piri, Capanema, Capito Poo, Castanhal, Colares, Concrdia do Par, Curu, Dom Eliseu, Garrafo do Norte, Goiansia do Par, Igarap-Au, Igarap-Miri, Inhangapi, Ipixuna do Par, Irituia, Jacunda, Me do Rio, Magalhes Barata, Maracan, Marapanim, Marituba, Mocajuba, Moju, Nova Esperana do Piri, Nova Ipixuna, Nova Timboteua, Ourm, Paragominas, Peixe-Boi, Primavera, Rondon do Par, Salinpolis, Santa Brbara do Par, Santa Isabel do Par, Santa Luzia do Par, Santa Maria do Par, Santarm Novo, Santo Antnio do Tau, So Caetano de Odivelas, So Domingos do Capim, So Francisco do Par, So Joo da Ponta, So Joo de Pirabs, So Miguel do Guam, Tailndia, Terra Alta, Tom-Au, Tracuateua, Ulianpolis, Vigia e Viseu. A expedio da GTA condicionada comprovao, pelo estado de origem, de que os animais a serem

transportados permaneceram na referida zona pelo menos nos ltimos 12 meses ou desde o seu nascimento, em caso de animais com menos de 12 meses de idade, e obteno da autorizao para ingresso na zona livre expedida pelo estado de destino. Os animais devero ser transportados diretamente da origem para o destino; b) os animais devero ser procedentes de exploraes pecurias onde a febre aftosa no foi oficialmente registrada nos 12 meses anteriores data do embarque, e situado em regio onde, no raio de 25 km do estabelecimento, a doena no foi registrada nos seis meses anteriores. Os animais no devem apresentar sinais clnicos compatveis com a doena no dia do embarque; c) os animais devero ser isolados por um perodo mnimo de 30 dias antes do embarque, em local oficialmente aprovado e sob superviso veterinria oficial, sendo submetidos a provas laboratoriais para febre aftosa definidas pelo Departamento de Sade Animal, realizadas em laboratrios aprovados pelo referido Departamento; d) aps chegada ao destino, os animais para recria, engorda, reproduo ou participao em eventos agropecurios, sero mantidos isolados por um perodo no inferior a 14 dias, em local oficialmente aprovado e sob superviso veterinria oficial. Obs 1: quando a finalidade da movimentao for cria, recria, engorda ou reproduo, no caso de pelo menos um animal positivo s provas laboratoriais referentes letra c, todo o lote dever ser impedido de ingressar na zona livre de febre aftosa com vacinao. Para finalidade de abate, somente os animais com reao positiva ficaro impedidos de ingressar na zona livre de febre aftosa com vacinao, estando os demais animais do lote liberados para o trnsito com destino direto ao abatedouro. Obs 2: animais com at seis meses de idade ficam dispensados dos testes laboratoriais referentes letra c, devendo os mesmos estar identificados individualmente e constar da relao definida nos modelos constantes da Instruo Normativa n 44/07. Obs 3: os animais para ingresso na zona tampo, quando no oriundos de zona livre de febre aftosa, com ou sem vacinao, devero cumprir com os mesmos requisitos mencionados nas letras b, c e d, exceto os testes laboratoriais. Obs 4: no caso da existncia de estados ou partes de estados classificados como risco desprezvel, risco mnimo ou baixo risco para febre aftosa e sem reconhecimento internacional de zona livre de febre aftosa ou com reconhecimento internacional suspenso temporariamente, o trnsito de animais com origem nesses estados e com destino zona livre de febre aftosa com vacinao dever obedecer a procedimentos definidos pelo Departamento de Sade Animal, aps anlise de cada caso. Obs 5: os locais de isolamento a que se referem s letras c e d, sero definidos pelas autoridades veterinrias dos estados envolvidos. Para o destino, o local de isolamento dever estar definido quando da emisso da Autorizao para Ingresso de Animais Susceptveis Febre Aftosa em Zona Livre de Febre Aftosa com Vacinao conforme Instruo Normativa n 44/07. Obs 6: quando destinados ao abate, os animais devem embarcar sob superviso veterinria oficial; 6.1. 6.2. aps chegada ao destino, o abate deve ocorrer em estabelecimento sob inspeo federal ou estadual; o recebimento de animais para abate deve ser comunicado pelo frigorfico. Novas emisses de GTA para abate, s podem ocorrer aps essa comunicao.

Trnsito de animais envolvendo zona tampo, zona infectada e outras reas segundo classificao de risco para febre aftosa:

Animais susceptveis febre aftosa para ingresso em zona tampo e unidades da Federao ou regies classificadas como, pelo menos, BR-3 (mdio risco) para febre aftosa, ou outra classificao de risco semelhante que venha a ser adotada, no reconhecidas como zona livre de febre aftosa, quando oriundos de Unidades da Federao com classificao de risco inferior, devero: 1. proceder diretamente da referida regio, onde tenham permanecido por, pelo menos, 12 meses anteriores data de expedio da autorizao ou desde o seu nascimento, no caso de animais com menos de 12 meses de idade, e de explorao pecuria onde a febre aftosa no foi oficialmente registrada nos 12 meses anteriores data do embarque, e que, num raio de 25 km a partir dela, a doena no foi registrada nos seis meses anteriores. Os animais no devem apresentar sinais clnicos da doena no dia do embarque; 2. permanecer isolados por um perodo mnimo de 30 dias antes do embarque, em local oficialmente aprovado e sob superviso do servio veterinrio oficial; 3. no destino, os animais devero ser mantidos isolados por um perodo no inferior a 14 dias, em local oficialmente aprovado e sob superviso veterinria oficial. Bovinos e bubalinos provenientes de zona livre de febre aftosa sem vacinao devero ser vacinados na chegada, sendo revacinados aps 30 (trinta) dias sob controle do servio veterinrio oficial, caso a vacinao contra a febre aftosa seja obrigatria na regio de destino Para o trnsito dentro da zona infectada, para qualquer finalidade, os animais devem ser procedentes de estabelecimento no qual, nos 60 dias anteriores, no tenho sido constatado nenhum caso de febre aftosa, e que, nas suas proximidades, num raio de 25 km, tambm no tenha sido constatado nenhum caso nos 30 dias anteriores.

Obrigatoriedade de permanncia de animais susceptveis febre aftosa, provenientes de zona de alto risco ou risco desconhecido, por 12 meses em zonas de mdio risco e zona tampo, para movimentao com destino a zona livre.

- deve ser realizado acompanhamento oficial das movimentaes; - os animais devem ser identificados, antes do ingresso na zona de mdio risco: a. segundo a norma vigente SISBOV; ou b. com brinco oficial ou dispositivo eletrnico e c. com marcao a fogo em bovinos, tatuagem em ovinos e caprinos, com ms e o ano de entrada na zona de mdio risco ou tampo. Para animais de elite, o controle dever ser feito mediante os nmeros de registro na unidade veterinria local; * o produtor deve assinar um termo de depositrio, garantindo que os animais no sero enviados para zona livre antes de cumprir o prazo de 12 meses. Trnsito entre zonas com diferentes condies sanitrias:

a. Zona livre para zona livre passando por zona tampo ou mdio risco: . lacre na origem; . passagem por rota e pontos de descanso e ingresso definidos; . desinfeco no ponto de entrada no destino (zona livre); . autorizao do destino. b. Zona livre para zona livre passando por zona infectada: Proibir. c. Zona livre para zona de mdio risco passando por zona infectada: . lacre na origem; . rota definida; . desinfeco na entrada da zona de mdio risco;

. autorizao do estado de destino. d. Zona livre para zona infectada passando por zona infectada e posteriormente por zona de mdio risco: . lacre na origem; . rota definida; . desinfeco na entrada da zona de mdio risco; . autorizao do estado de mdio risco de passagem; e. Zona de mdio risco ou tampo para mdio risco ou tampo passando por zona livre: . lacre na origem; . rota definida; . desinfeco na entrada da zona livre; . autorizao da zona livre; f. Zona de mdio risco para mdio risco passando por zona tampo: . lacre na origem; . desinfeco na entrada da zona tampo; . rota definida; g. Zona de mdio risco para zona de mdio risco passando por zona infectada: . lacre na origem; . desinfeco na entrada da zona de mdio risco de destino; . rota definida h. Zona de alto risco ou de risco desconhecido, com destino a zona de alto risco ou risco desconhecido passando por mdio risco ou tampo: . lacre na origem; . rota definida; . desinfeco na entrada da zona de mdio risco; . autorizao da zona de mdio risco; Condies para envio de bovinos para abate e exportao das carcaas para UE

Os animais devero permanecer por perodo mnimo de 90 dias na rea habilitada e por pelo menos 40 dias nas propriedades rurais de origem. As GTAs com finalidade abate para UE somente podero ser emitidas para animais oriundos de propriedades rurais localizadas na rea habilitada sem registro de ingresso, nos ltimos 90 dias, de animais procedentes de rea no habilitada. As propriedades que nos ltimos 90 dias tenham recebido animais de reas no habilitadas para a exportao UE, quando movimentarem animais para outras propriedades ou estabelecimentos de abate dentro da rea habilitada, o faro mediante GTA emitida pela unidade local informando tal condio, sem prejuzo de outras exigncias. Cpia da GTA dever ser encaminhada em prazo no superior a 3 (trs) dias, para a unidade local de destino dos animais. Poder ser descrita no campo 17 (Observao) a informao referente ao no ingresso, na propriedade de origem, de animais provenientes de zona no habilitada pela UE nos ltimos 90 dias, ao invs da aposio de carimbo no verso do documento. Atualmente, as seguintes reas esto habilitadas para exportao para UE: Os Estados So Paulo, Minas Gerais, Esprito Santo, Gois, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paran e Santa Catarina; Mato Grosso do Sul, exceto os municpios da Zona de Alta Vigilncia ZAV - de 15 km a partir das fronteiras externas nos municpios de Porto Murtinho, Bela Vista, Ponta Por,

Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Japor e Mundo Novo, e a zona designada de alta vigilncia nos municpios de Corumb e Ladrio.

TERMO DE COMPROMISSO
(Para proprietrios de animais susceptveis febre aftosa que ingressaram na zona de mdio risco, originrios de zona de alto risco ou risco desconhecido)

Declaro que possuo em minha propriedade, animais susceptveis febre aftosa originrios de zona de alto risco ou risco desconhecido para febre aftosa, e, para preservar a situao sanitria do Brasil, comprometo-me a no transferi-los para a zona livre de febre aftosa em um prazo inferior a doze meses da data do ingresso na zona de mdio risco, e no moviment-los sem prvia autorizao do servio veterinrio oficial, informando qualquer alterao na situao do(s) mesmo(s), tais como: - doena; - morte; - fuga; - roubo ou furto. Declaro, ainda, que tenho cincia que o descumprimento parcial ou integral do presente termo, acarretar sanes conforme legislao vigente. Produtor__________________________________ CPF/CGC __________________ Propriedade___________________________________ Telefone( __)______________ Municpio______________________________________ Estado___________________ UF de origem dos animais: ________________________________________________ Nmero de animais _____(________________________________________________). Identificao dos animais:
Espcie Nmero Individual Sexo Idade Raa

__________________________ Local e data

_____________________________________ Assinatura do proprietrio

Utilizar um termo de compromisso para cada estado de origem dos animais

REQUERIMENTO DE VISTORIA PARA REALIZAO DE QUARENTENA


Eu, ____________________________________________________________________, CPF_____________________________, venho, por meio deste, requerer vistoria da propriedade: Nome, se houver __________________________________________________________; Cdigo __________________________________________________________________; Municpio ________________________________________________________________; UF ______________________________________________________________________; Espcie __________________________________________________________________;

Para fins de realizao de quarentena com objetivo de _______________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________. Espcie a ser isolada __________________________________________.

_____________________________ Local e data

______________________________ Assinatura

LAUDO DE VISTORIA DE PROPRIEDADE PARA QUARENTENA

Eu, ____________________________________________veterinrio oficial, atesto que o local _____________________________________________________________________, possui cadastro regular e atualizado em escritrio do rgo executor no estado, permite isolamento dos animais e adequada separao dos lotes, e h disponibilidade gua e alimento em quantidade suficiente.

Data______/________/________

Assinatura____________________________

Carimbo______________________________

TERMO DE ABERTURA DE QUARENTENA

Emitido o Laudo de Vistoria da Propriedade para Quarentena, que informa apto o local, e, uma vez constatada a presena dos animais (conforme anexa resenha zootcnica) a serem mantidos isolados sob acompanhamento oficial, declaro aberta quarentena para (espcie)_____________, de posse de (produtor)__________________________________________________, com finalidade de_____________________________ na data____/_____/_____.

Nome_________________________________________

Assinatura_____________________________________

Carimbo______________________________________

Eu,_________________________________________, produtor, por meio deste concordo e comprometo-me a cumprir com todos os termos e condies estipulados, e tenho conhecimento de que minha falha em cumpri-los poder acarretar impedimento movimentao dos animais.

______________________ Assinatura

TERMO DE ENCERRAMENTO DE QUARENTENA

Verificado o cumprimento do prazo estabelecido para isolamento dos animais, e o atendimento de todas as condies sanitrias, declaro encerrada a quarentena para (espcie)______________________, de posse (produtor)__________________________________________________, com finalidade de_____________________________ na data____/_____/_____.

Nome_________________________________________

Assinatura_____________________________________

Carimbo______________________________________

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE BOVINOS OU BUBALINOS PARA ABATE SANITRIO

INDICAR SE BOVINO OU BUBALINO

XX XX

XXXXXXX

IDENTIFICAR COM ORDEM E PROGRESSO DO MAPA OU DESCREVER A MARCA DA PROPRIEDADE

100

60

20

40

120

100

DUZENTOS E VINTE BOVINOS OU BUBALINOS


00000000000 Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade tal 00000000000 Nome Estabelecimento de destino 11 DGITOS ou tipo e n reg. Cidade tal XX CASO HAJA MAIS DE UM LACRE, ESCREVER VIDE 17 INCLUIR DADOS DE OUTRA VACINAO, APENAS QUANDO EXIGIDO

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

XX

Abate Sanitrio

X - Escrever nmeros de lacres caso existam mais de um. - Informar: animais positivos para... ou - Animais destinados a abate sanitrio por ocorrncia de foco

000/2007/UF

Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado. Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual) ou Funcionrio Autorizado

INDICAR SE VETERINRIO OFICIAL OU FUNCIONRIO AUTORIZADO

X
X

Preenchimento obrigatrio

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE BOVINOS OU BUBALINOS PARA ABATE

INDICAR SE BOVINO OU BUBALINO

XX XX

XXXXXX

IDENTIFICAR COM ORDEM E PROGRESSO DO MAPA OU DESCREVER A MARCA DA PROPRIEDADE

80

20

10

15

95

35

CENTO E TRINTA BOVINOS OU BUBALINOS


00000000000 Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade tal 00000000000 Nome Estabelecimento de destino tipo e nmero de registro Cidade tal XX

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

XX

X
INCLUIR DADOS DE OUTRA VACINAO, APENAS QUANDO EXIGIDO

000/2007/UF

Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado. INDICAR SE VETERINRIO OFICIAL OU FUNCIONRIO AUTORIZADO
X

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual) ou Funcionrio Autorizado

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE BOVINO OU BUBALINO PARA ENGORDA

INDICAR SE BOVINO OU BUBALINO

XX XX

XXXXXXX

IDENTIFICAR COM ORDEM E PROGRESSO DO MAPA OU DESCREVER A MARCA DA PROPRIEDADE

30

60

10

20

40

80

CENTO E VINTE BOVINOS OU BUBALINOS


00000000000 Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade tal 00000000000 Nome Estabelecimento de destino 11 DGITOS Cidade tal

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

XX

XX

X
INCLUIR DADOS DE OUTRA VACINAO, APENAS QUANDO EXIGIDO

000/2007/UF

Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado. INDICAR SE VETERINRIO OFICIAL OU FUNCIONRIO AUTORIZADO
X

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual) ou Funcionrio Autorizado

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE BOVINOS OU BUBALINOS PARA REPRODUO

INDICAR SE BOVINO OU BUBALINO

XX XX

XXXXXXX

IDENTIFICAR COM ORDEM E PROGRESSO DO MAPA OU DESCREVER A MARCA DA PROPRIEDADE

15

30

25

15

55

SETENTA BOVINOS OU BUBALINOS


00000000000 Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade tal XX 00000000000 Nome Estabelecimento de destino 11 DGITOS Cidade tal XX
INCLUIR DADOS DE OUTRA VACINAO, APENAS QUANDO EXIGIDO 000/2007/UF

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado. INDICAR SE VETERINRIO OFICIAL OU FUNCIONRIO AUTORIZADO
X

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual) ou Funcionrio Autorizado

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE BOVINOS OU BUBALINOS PARA EXPORTAO

INDICAR SE BOVINO OU BUBALINO

XX XX

XXXXXXX

80

40

20

40

100

80

IDENTIFICAR COM ORDEM E PROGRESSO DO MAPA OU DESCREVER A MARCA DA PROPRIEDADE

CENTO E OITENTA BOVINOS OU BUBALINOS


00000000000 Nome Estabel. de origem (quarentena qdo exigido) 11 DGITOS Cidade tal XX CASO HAJA MAIS DE UM LACRE, ESCREVER VIDE 17 XX

Ponto de egresso Cidade tal

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

X Exportao

INCLUIR DADOS DE OUTRA VACINAO, APENAS QUANDO EXIGIDO

X - Escrever nmeros de lacres caso existam mais de um. - Se emitida por Servio Estadual deve ser endossada por FFA

000/2007/UF

Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado.

INDICAR SE VETERINRIO OFICIAL OU FUNCIONRIO AUTORIZADO

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial Federal

MODELO DE GTA PARA BOVINOS OU BUBALINOS PARA QUARENTENA DE ORIGEM

INDICAR SE BOVINO OU BUBALINO

XX XX XXXXXX

100

100

50

50

150

150

IDENTIFICAR COM ORDEM E PROGRESSO DO MAPA OU DESCREVER A MARCA DA PROPRIEDADE

TREZENTOS BOVINOS OU BUBALINOS


00000000000 Nome Nome Estabel. de destino (quarentenrio) 11 DGITOS Cidade tal XX X Quarentena Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade tal XX 00000000000

MARCAR QUANDO HOUVER E CASO HAJA MAIS DE UM LACRE, ESCREVER VIDE 17

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

INCLUIR DADOS DE OUTRA VACINAO, APENAS QUANDO EXIGIDO

X - Escrever nmeros de lacres caso existam mais de um.

000/2007/UF

Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado.

INDICAR SE VETERINRIO OFICIAL OU FUNCIONRIO AUTORIZADO


X

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual) ou Funcionrio Autorizado

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE BOVINOS E BUBALINOS PARA EXPOSIO

INDICAR SE BOVINO OU BUBALINO

XX XX

XXXXXXX

12

20

12

10

45

35

IDENTIFICAR COM ORDEM E PROGRESSO DO MAPA OU DESCREVER A MARCA DA PROPRIEDADE

OITENTA BOVINOS OU BUBALINOS


00000000000 Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade tal 00000000000 Nome Estabelecimento de destino 11 DGITOS Cidade tal

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

XX

XX INCLUIR DADOS DE OUTRA VACINAO, APENAS QUANDO EXIGIDO

000/2007/UF

Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado. INDICAR SE VETERINRIO OFICIAL OU FUNCIONRIO AUTORIZADO
X

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual) ou Funcionrio Autorizado

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE BOVINOS OU BUBALINOS PARA LEILO

INDICAR SE BOVINO OU BUBALINO

XX XX XXXXXXX

10

40

45

50

50

IDENTIFICAR COM ORDEM E PROGRESSO DO MAPA OU DESCREVER A MARCA DA PROPRIEDADE

CEM BOVINOS OU BUBALINOS


00000000000 Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade tal XX 00000000000 Nome Estabelecimento de destino 11 DGITOS Cidade tal

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

XX INCLUIR DADOS DE OUTRA VACINAO, APENAS QUANDO EXIGIDO

000/2007/UF

Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado. INDICAR SE VETERINRIO OFICIAL OU FUNCIONRIO AUTORIZADO

X
X

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual) ou Funcionrio Autorizado

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE BOVINOS E BUBALINOS PARA SADA DE LEILO

INDICAR SE BOVINO OU BUBALINO

XX XX XXXXXXX

10

40

45

50

50

IDENTIFICAR COM ORDEM E PROGRESSO DO MAPA OU DESCREVER A MARCA DA PROPRIEDADE

CEM BOVINOS OU BUBALINOS


00000000000 Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade tal 00000000000 Nome Estabelecimento de destino 11 DGITOS Cidade tal MARCAR QUANDO HOUVER E CASO HAJA MAIS DE UM LACRE, ESCREVER VIDE 17 INCLUIR DADOS DE OUTRA VACINAO, APENAS QUANDO EXIGIDO. PARA FEBRE AFTOSA, MARCAR A MAIS ANTIGA E A MAIS RECENTE.

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

XX

XX Sada de leilo

X - Escrever nmeros de lacres caso existam mais de um. - Escrever os nmeros das GTAs que acompanharam os animais na chegada ao evento.

000/2007/UF

Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado.

INDICAR SE VETERINRIO OFICIAL OU HABILITADO PELO MAPA OU FUNCIONRIO AUTORIZADO

X
X

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial ou Funcionrio Autorizado ou Habilitado

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE BOVINOS OU BUBALINOS PARA TRABALHO

INDICAR SE BOVINO OU BUBALINO

XX XX XXXXXX

IDENTIFICAR COM ORDEM E PROGRESSO DO MAPA OU DESCREVER A MARCA DA PROPRIEDADE

60

40

30

20

90

60

CENTO E CINQENTA BOVINOS OU BUBALINOS


00000000000 Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade tal 00000000000 Nome Estabelecimento de destino 11 DGITOS Cidade tal

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

XX

XX

X Trabalho
INCLUIR DADOS DE OUTRA VACINAO, APENAS QUANDO EXIGIDO

000/2007/UF

Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado. INDICAR SE VETERINRIO OFICIAL OU FUNCIONRIO AUTORIZADO
X

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual) ou Funcionrio Autorizado

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE BOVINOS OU BUBALINOS PARA ESPORTE

INDICAR SE BOVINO OU BUBALINO

XX XX XXXXXXX

40

20

20

30

60

50

IDENTIFICAR COM ORDEM E PROGRESSO DO MAPA OU DESCREVER A MARCA DA PROPRIEDADE

CENTO E DEZ BOVINOS OU BUBALINOS


00000000000 Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade tal 00000000000 Nome Estabelecimento de destino 11 DGITOS Cidade tal

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

XX

XX

INCLUIR DADOS DE OUTRA VACINAO, APENAS QUANDO EXIGIDO

000/2007/UF

Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado. INDICAR SE VETERINRIO OFICIAL OU FUNCIONRIO AUTORIZADO
X

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual) ou Funcionrio Autorizado

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE BOVINOS OU BUBALINOS PARA RECRIA

INDICAR SE BOVINO OU BUBALINO

XX XX XXXXXXX

40

40

20

30

60

70

IDENTIFICAR COM ORDEM E PROGRESSO DO MAPA OU DESCREVER A MARCA DA PROPRIEDADE

CENTO E TRINTA BOVINOS OU BUBALINOS


00000000000 Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade tal 00000000000 Nome Estabelecimento de destino 11 DGITOS Cidade tal X Recria INCLUIR DADOS DE OUTRA VACINAO, APENAS QUANDO EXIGIDO

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

XX

XX

000/2007/UF

Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado. INDICAR SE VETERINRIO OFICIAL OU FUNCIONRIO AUTORIZADO

X
X

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual) ou Funcionrio Autorizado

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE BOVINOS OU BUBALINOS PARA QUARENTENA DE DESTINO BOVINOS IMPORTADOS

INDICAR SE BOVINO OU BUBALINO

XX XX

XXXXXXX

15

25

25

30

30

45

70

100

IDENTIFICAR COM ORDEM E PROGRESSO DO MAPA OU DESCREVER A MARCA DA PROPRIEDADE

CENTO E SETENTA BOVINOS OU BUBALINOS


00000000000 Nome Nome Ponto de ingresso Cidade tal XX Estabel. de destino (quarentenrio) 11 DGITOS Cidade tal XX CASO HAJA MAIS DE UM LACRE, ESCREVER VIDE 17 INCLUIR DADOS DE OUTRA VACINAO, APENAS QUANDO EXIGIDO 00000000000

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

X Quarentena

X - Escrever nmeros de lacres caso existam mais de um. - Cdigo de Identificao Individual do animal no Servio de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos SISBOV. Dados da unidade VIGIAGRO.

000/2007/UF

INDICAR SE VETERINRIO OFICIAL OU FUNCIONRIO AUTORIZADO

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial Federal

Anda mungkin juga menyukai