Anda di halaman 1dari 5

Aglomerados de Galxias

As estrelas esto reunidas em aglomerados estelares e em estruturas maiores que chamamos de galxias. Por sua vez as galxias interagem gravitacionalmente formando grupos e aglomerados de galxias, e nestes aglomerados pode haver muitas ou poucas galxias. Espcies de Galxias: De acordo com o esquema de classificao proposto por Hubble, as galxias dividemse em trs tipos principais: elpticas, espirais e irregulares.

Elpticas

Espirais

Irregulares

Nos aglomerados, existem mais galxias elpticas, e as poucas espirais so sistemas sem gases e sem estrelas jovens. Estrutura hierrquica de sistemas de Galxias Muitas se encontram em pares, uma galxia orbitando uma outra, em trios, quartetos e assim por diante. Os agrupamentos de galxias podem ser divididos segundo o nmero de membros: Pares de Galxias - quando h duas galxia orbitando uma a outra; Grupos de Galxias - no caso de haverem mais que trs e at cerca de uma dezena de galxias; Aglomerados Pobres ou Aglomerados (clusters) - quando h entre algumas dezenas algumas centenas de galxias; Aglomerados Ricos ou Super Aglomerados (superclusters) quando h vrias centenas de galxias.

cD: o cluster (aglomerado) dominado por uma galxia cD central (exemplo:A2199). B: o aglomerado binrio dominado por um par de galxias luminosas (exemplo: A1656 (Coma)). L: da linha de pelo menos trs das mais brilhantes galxias parecem estar em uma linha reta (exemplo: A426 (Perseus)). C: quatro ou mais dos dez mais brilhantes galxias se formamum ncleo de cluster,comseparaes galxia comparvel (exemplo: A2065 (CoronaBorealis)). F: flat- os mais brilhantes galxias formam uma distribuioachatada no cu (exemplo: A2151 (Hrcules)). I: irregular, a distribuio das galxias mais brilhantes irregular,sem centro ou ncleo bvio (exemplo: A400).

A2199

1656 (COMA)

A426 (PERSEUS)

A2065 (CORONA BOREALIS)

A2151 (HERCULES)

A400

Grupo Local O Grupo Local o grupo de galxias que inclui nossa Galxia, a Via-Lctea. O grupo abrange mais de 30 galxias, com o centro gravitacional localizado entre a Via-Lctea e a Galxia de Andrmeda.

Principais processos fsicos em Aglomeraes de Galxias

Fuso: acontece quando duas galxias de tamanho comparvel se juntam, fundindose em uma s.

Canibalismo: acontece quando uma galxia, literalmente, 'engole' uma companheira de muito menor tamanho.

Lente Gravitacional: a lente gravitacional forma-se devido a presena de um campo gravitacional suficientemente intenso que desvia a trajetria da luz. Essa difrao da luz ocorre quando a luz de uma galxia distante passa atravs de um aglomerado. O efeito da lente gravitacional permite determinar a massa do aglomerado de galxias e propriedades da galxia distante.

Emisso de Raios-X: observado em muitos aglomerados a emisso de raios-X, porm essa emisso no provem das galxias, mas de um gs tnue que se encontra entre elas e permeia todo o aglomerado, chamado gs intra-aglomerado. Este gs foi formado originalmente pelo material que sobrou durante a fase de formao das galxias, aps o Big Bang.

Determinao das Massas de Aglomerados e a Matria Escura TEOREMA DE VIRIAL:

v2 = 3R2, onde r a disperso de velocidade radial, e RG = / 2bG

bij a separao projetada de galxias i e j. Alternativamente, RGpode ser calculado a partir de um ajuste para a distribuio de galxias ou da contagem de filamentos de galxias.

Astrofsicos, no ato de determinar a massa das Galxias a partir da luminosidade por elas emitida, perceberam que ao aplicar o Teorema de Virial para uma mesma galxia, existia um valor bem diferente, ou seja, pelo Teorema de Virial, era encontrada uma massa muito maior que a encontrada a partir da luminosidade. A idia proposta de que essa variao de massa, seria uma matria que no emite luz e que apenas interage gravitacionalmente, a Matria Escura (dark matter).
A matria escura compe cerca de 23% da densidade de energia do universo.

Universo em Grande Escala


Usando a Lei de Hubble podemos estudar a distribuio espacial de galxias no Universo.

Uma amostra grande de galxias foi estudada nos ltimos anos com o objetivo de mapear o Universo "cartograficamente". Um grande nmero de redshifts e medidas de distncia de galxias dentro de um raio de 200 Mpc da nossa Galxia foram feitas por um grupo de astrnomos da Universidade de Harvard. Os primeiros resultados deste estudo j deixaram claro que a distribuio de galxias em grandes escalas no aleatria, elas esto distribudas em planos e filamentos que circundam grandes vazios. Alguns "vazios" chegam a medir 100 Mpc. A melhor explicao para a existncia destes filamentos e vazios que o Universo seja formado de vrias "bolhas" na superfcies das quais esto distribudas as galxias. Os aglomerados mais densos e os superaglomerados seriam formados nas superfcies de contato de duas ou mais "bolhas".

Anda mungkin juga menyukai