Anda di halaman 1dari 10

Possvel tomar o Reino dos Cus Fora

A voz de Cristo ecoou em Jerusalm, e os seus sditos por se acharem ricos e abastados no o atenderam. Os ricos de "violncia" no reconheceram as sua misrias quando o rei clamou: "Bem-aventurado os pobres de esprito, pois deles o reino dos cus" ( Mt 5:3 ). Eles se escandalizaram de Cristo e da sua mensagem ( Mt 11:6 ; Mt 13:57 ). A rejeio justia de Deus violncia ao reino dos cus. Onde no se estabelece a justia h violncia! ( Lc 11:50 ).

"E, desde os dias de Joo o Batista at agora, se faz violncia ao reino dos cus, e pela fora se apoderam dele" ( Mt 11:12 ) O escritor Myer Pearman deixou registrado o seguinte na tentativa de explicar Mateus 11: 12: "Ningum entra por descuido na vida crist vitoriosa; so os ativos que tomam o Reino por assalto (Mt 11. 12)" Pearlman, Myer, Mateus, o Evangelho do Grande Rei, 1. ed, Rj, CPAD, 1995, pg. 42. isto mesmo que Jesus procurou evidenciar queles que O ouviam? Ele apregoou ao povo que possvel ao homem se apossar do reino dos cus fora? Para compreender a idia da mensagem que Jesus apregoou ao povo de Israel, preciso analisar alguns textos da Escritura (Antigo Testamento).

"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne o seu brao, e aparta o seu corao do SENHOR!" ( Jr 17:5 ) Quando o profeta Jeremias disse: "Maldito o homem que confia no homem", ele quis demonstrar que o homem que confia em si mesmo maldito. Mas, por que o homem que confia em si mesmo maldito? certo que o homem no maldito por utilizar a fora dos seus braos para trabalhar e obter o seu sustento, uma vez que Deus determinou ao homem viver do suor do seu rosto ( Gn 3:19 ). A quem Deus reputa por maldito? Os ouvintes de Jeremias eram dados a seguir o propsito de seus coraes malignos ( Jr 16:12 ), e no davam ouvidos a palavra do Senhor. Confiavam em suas capacidades de articulao poltica e desviavam-se da determinao divina.

Eles se apartavam do Senhor pela incredulidade, pois confiavam em si mesmos e em elementos provenientes da carne. Diferente da perspectiva dos ouvintes de Jeremias a perspectiva dos que conhecem a verdade do evangelho. poca de Cristo os judeus confiavam na carne, ou seja, confiavam que eram filhos de Deus por serem descendentes de Abrao. Atravs do evangelho de Cristo sabemos que todos que confiam na carne apartam o seu corao do Senhor "Isto , no so os filhos da carne que so filhos de Deus, mas os filhos da promessa so contados como descendncia" ( Rm 9:8 ). Quando o homem confia em sua carne, rejeita a salvao que proveniente dos braos de Deus, como se l: "Perto est a minha justia, vem saindo a minha salvao, e os meus braos julgaro os povos; as ilhas me aguardaro, e no meu brao esperaro" ( Is 51:5 ; Is 33:2 ). Atravs da perspectiva do evangelho, verifica-se que Deus tem por maldito o homem que faz da carne a sua salvao, ou seja, que considera a descendncia de Abrao (carne) o seu brao. Sabemos que a f (confiana) a nica maneira de o homem aproximar-se de Deus ( Hb 11:6 ). A ausncia de f mantm-no afastado de Deus, ou seja, apartado de Deus. Mas, em que confiam os homens? "Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas ns faremos meno do nome do SENHOR nosso Deus" ( Sl 20:7 ). Dentre aqueles que confiam em si, ou que o seus prprios braos os 'salvar', h aqueles que confiam em carros e cavalos (riquezas). So os nscios ( Sl 49:6 -9 ; Lc 12:20 ). Porm, tambm h os que se dizem religiosos, que confiam em suas 'boas' aes, que elas os salvar. Dentre estes, h aqueles que confiam na carne, ou seja, que faz da sua origem em Abrao a sua fora (salvao) "E no presumais, de vs mesmos, dizendo: Temos por pai a Abrao; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abrao" ( Mt 3:9 ). Observe a presuno dos fariseus e escribas: 'temos por pai a Abrao', ou seja, eles consideravam que no precisavam de arrependimento, pois entendiam que j estavam salvos por simplesmente serem descendentes de Abrao. Eles confiavam efetivamente na carne. O apstolo Paulo demonstrou que jamais voltaria a confiar na carne como os demais judeus. Eles tinham zelo de Deus, porm, sem entendimento: "Ainda que tambm podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu:" ( Fl 3:4 ; Rm 10:2 ). Enquanto o homem confia que filho de Deus por ser descendente de outro homem (ex.: os judeus), permanecer debaixo da maldio de Ado. Todos os homens so gerados em pecado e concebidos em pecado por serem descendentes de Ado, sendo, portanto, filhos da desobedincia e da ira ( Sl 51:5 ).

Aqueles que confiam no Senhor, e cuja esperana o Senhor, recebero um novo corao e um novo esprito, e sero chamados filhos de Deus, porm, preciso crer conforme diz as Escrituras "Cria em mim, Deus, um corao puro, e renova em mim um esprito reto" ( Sl 51:10 ). Atravs deste versculo conseguimos determinar que: a) Somente pela f o homem aproxima-se de Deus; b) A carne representa todos os elementos pertinentes ao velho homem criado em Ado; c) O brao expressa fora e salvao. Se o homem confia na sua carne e faz dela a sua fora, brao ou salvao, ser maldito. Mas, quem crer em Deus ver o 'brao' do Senhor que Cristo revelado aos homens "O SENHOR desnudou o seu santo brao perante os olhos de todas as naes; e todos os confins da terra vero a salvao do nosso Deus" ( Is 52:10 ). "E respondeu-me, dizendo: Esta a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: No por fora nem por violncia, mas sim pelo meu Esprito, diz o SENHOR dos Exrcitos" ( Zc 4:6 ) Se a palavra de Deus a Zorobabel diz que no por fora e nem por violncia, porque muitos entendem que possvel tomar o reino de Deus por assalto? O erro na interpretao bblica tem incio quando se utiliza somente do trabalho de lexicgrafos para interpret-la. S porque a palavra grega 'harpazeia' significa apanhar, agarrar, arrebatar, isto no determina que seja possvel tomar o reino dos cus fora. preciso comparar as coisas espirituais com as espirituais, ou seja, somente a bblia pode explicar a si mesma! Os judeus entendiam que o 'reino dos cus' seria estabelecido quando eles obtivessem poder e fora blica, mas Deus disse a Zorobabel que no seria por fora e nem por violncia, antes Deus quem faria todas as coisas, ou seja, pelo Esprito de Deus "Porque a minha mo fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de esprito, e que treme da minha palavra" ( Is 66:2 ). O homem que confia na sua carne, ou melhor, que por meio de sua origem agradvel a Deus aquele que no 'treme' da sua palavra. Quem confia na sua carne no bem-aventurado, pois no reconhece que um pobre de esprito. Mas, todos aqueles que confiam no Senhor, que temem ao seu nome ou que 'treme' da sua palavra, so bem-aventurados, uma vez que Deus olha para os 'pobres' de esprito "E bem-aventurado aquele que no se escandalizar por minha causa" ( Mt 11:6 ). Os pobres de esprito so aqueles que no se escandalizam da doutrina de Cristo! Para no se escandalizar de Cristo preciso no confiar na carne, como fazia os escribas e fariseus.

Jesus disse que o homem bem-aventurado por no se escandalizar dele, ou seja, a partir do momento que o homem treme (confia) da palavra de Deus, que Cristo, ele bem-aventurado. Para isto Cristo veio: para anunciar as boas novas do evangelho aos pobres de esprito, aos que no confiam na carne ( Mt 11:5 )! Jamais a fora ou a violncia poderia estabelecer o reino dos cus! Enquanto os habitantes de Jerusalm esperavam estabelecer o reino de Deus atravs de alianas polticas, ou atravs de foras blicas, a palavra de Deus por intermdio dos seus profetas alertava: o reino de Deus haveria de se revelar em glria atravs do seu servo, o 'Renovo' ( Zc 3:8 ). Somente o Renovo do Senhor, que Cristo, estabeleceria o reino de Deus entre os homens. H muito tempo, bem antes de Zorobabel nascer, Ana profetizou: "Ele guarda os ps dos seus santos, porm os mpios emudecem nas trevas. No pela fora que prevalece o homem" ( 1Sm 2:9 ). A exemplo de Ana, a fora do homem deve estar no Senhor ( 1Sm 2:1 ). As outras mulheres confiam literalmente na carne, pois elas no eram estreis. Ana, porm, por ser estril, passou a confiar exclusivamente no Senhor "O arco dos fortes est quebrado, mas os fracos so cingidos de fora" ( 1Sm 2:4 ).

"Os seus profetas so levianos, homens aleivosos; os seus sacerdotes profanaram o santurio, e fizeram violncia lei" ( Sf 3:4 ) H muito tempo os profetas de Deus denunciavam a violncia dos homens em Israel. Por no ouvirem a palavra de Deus, deixavam de confiar em Deus e distorciam a lei de Deus ao bel prazer. Os profetas e sacerdotes em Israel no seguiam aquilo que Deus havia preceituado, porm sobrecarregavam o povo de regras para poderem surrupilos "Ao povo da terra oprimem gravemente, e andam roubando, e fazendo violncia ao pobre e necessitado, e ao estrangeiro oprimem sem razo" ( Ez 22:29 ). A mesma mensagem anunciada por Jeremias a de Sofonias: "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne o seu brao, e aparta o seu corao do SENHOR!" ( Jr 17:5); "No ouve a voz, no aceita o castigo. No confia no Senhor, nem se aproxima do seu Deus" ( Sf 3:2 ). Embora a palavra de Deus fosse transmitida por intermdio dos seus profetas, o povo no ouviam a sua voz. No confiavam em Deus, e por isso, apartavamse do Deus, permanecendo debaixo de maldio.

Atravs desta primeira anlise j possvel determinar se possvel a algum pela fora se apoderar do reino dos cus. "E, desde os dias de Joo o Batista at agora, se faz violncia ao reino dos cus, e pela fora se apoderam dele" ( Mt 11:12 ) Para compreender Mt 11:12 preciso determinar o pblico alvo da mensagem de Cristo, ou seja, preciso contextualizar o versculo. Aps instruir os seus discpulos, aproximou-se de Jesus os discpulos de Joo Batista Mt 11:1 -2. Eles foram enviados por Joo para saber se Cristo era aquele que estava por vir, ou se era preciso esperavar outro (v. 3). Os discpulo de Joo foram instrudos por Jesus e foram anunciar as obras de Cristo a Joo Batista, que estava preso (v. 4- 6). Em seguida Jesus passou a dizer a multido, ou seja, ao povo de Israel acerca da misso de Joo Batista. Verifica-se, ento, que a mensagem do verso 7 ao 19 foi direcionada ao povo de Israel, pessoas que precisavam crer em Cristo para serem salvas. Para crer em Cristo o povo no podia escandalizar-se dele. Porm, o povo olhava a aparncia e se escandalizavam da sua pessoa "No este o filho do carpinteiro? e no se chama sua me Maria, e seus irmos Tiago, e Jos, e Simo, e Judas? E no esto entre ns todas as suas irms? De onde lhe veio, pois, tudo isto? E escandalizavam-se nele. Jesus, porm, lhes disse: No h profeta sem honra, a no ser na sua ptria e na sua casa" ( Mt 13:55 -57). Jesus passou a demonstrar que Joo Batista foi enviado como precursor do reino dos cus, conforme o predito por Isaias ( Mt 11:10 ). Jesus questiona o interesse do povo em ir ver Joo Batista. Por que a necessidade de ir ver um profeta, se no davam ouvido a sua mensagem? ( Mt 11:7 -9). Jesus tambm demonstrou ao povo que, dentre os nascidos de mulher (homens e mulheres), no havia ningum maior que Joo Batista. Porm, o menor dentre o reino dos cus era maior que Joo Batista. Jesus destaca o papel de Joo Batista no reino dos homens, e demonstra que ele era o maior dentre os homens por ter sido escolhido como mensageiro do Senhor "Mas, ento, que fostes ver? Um profeta? Sim, vos digo eu, mais do que profeta (...) no apareceu algum maior do que Joo Batista" ( Mt 11:9 -11 ). Lucas registrou: "E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, no h maior profeta do que Joo o Batista; mas o menor no reino de Deus maior do que ele" ( Lc 7:28 ). Dentre os homens (nascidos de mulher) Joo era o maior, porm, o 'menor' dentre os homens e profetas, no reino dos cus maior do que Joo, e conseqentemente, maior do de todos os profetas. Como pode ser isso? Quando Cristo demonstra que o menor no reino dos cus maior do que Joo, Jesus estava falando de sua pessoa. Cristo maior que Joo Batista no

reino dos cus (mas, o menor maior do que ele no reino de Deus), pois, Cristo se fez o menor dentre os homens, assumindo a condio de servo, para ser o maior no reino ( Mt 11:11 ). Tudo o que Jesus disse ficou na dependncia de seus ouvintes (povo) darem crdito "E, se quiserdes dar crdito, ele o Elias que havia de vir" ( Mt 11:14 ).

"E, desde os dias de Joo o Batista at agora, faz-se violncia ao reino dos cus..." ( Mt 11:12 ) Desde os dias que Joo Batista passou a anunciar o reino dos cus at aquele momento em que Jesus estava falando ao povo, estava ocorrendo violncia ao reino dos cus. Agora, surgem as perguntas: sobre que tipo de violncia Jesus fez meno? Que o advento do reino dos cus? Que tipo de fora utilizam? E, por que a violncia passou a ocorrer aps o incio do ministrio de Joo Batista?

O Reino dos Cus Sabemos que nos dias de Joo Batista passou a ser proclamado o reino dos cus "Arrependei-vos, pois est prximo o reino dos cus" ( Mt 3:2 ). Como Joo era precursor de Jesus, verifica-se que o reino dos cus vincula-se a pessoa de Cristo. A mensagem de Jesus e dos seus discpulos era: "E, indo, pregai, dizendo: chegado o reino dos cus" ( Mt 10:7 ). Os fariseus ao interrogarem a Cristo acerca do reino dos cus obtiveram a seguinte resposta: "E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus no vem com aparncia exterior" ( Lc 17:20 ). Os homens queriam ver o reino de Deus, porm, no entendiam no que consistia o reino dos cus. Eles queriam dizer uns aos outros: Olha ali o reino dos cus, porm, no conseguiam identificar que o reino dos cus j estava entre os homens "Nem diro: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus est entre vs" ( Lc 17:21 ). Quando Jesus disse que "o reino de Deus est entre vs", ele no disse que o reino havia se estabelecido no corao dos seus ouvintes (fariseus), antes demonstrou que o Cristo encarnado o reino dos cus. 'Dentro em vs' tambm pode significar 'no meio de vs'. Ora, quando Jesus disse que 'desde os dias de Joo Batista at agora, faz-se violncia ao reino dos cus', ele estava demonstrando que faziam violncia a sua pessoa. Isto porque a mensagem de Joo era acerca da pessoa de Cristo, e Cristo tambm falava do seu ministrio entre os homens. Cristo identificou-se como sendo o reino de Deus entre os homens, alvo de 'violncia' desde os dias de Joo Batista at aquele momento que Jesus estava falando ao povo de Israel.

Por que Jesus identifica-se como sendo o reino dos cus? Porque Cristo o filho de Davi, e ser rei sobre o reino literal, fsico e visvel sobre Israel e o mundo. Uma vez que os judeus aguardavam o reino de Deus, Cristo sendo o rei, apresenta-se aos seus 'suditos', e o seus no o receberam simplesmente pela sua aparncia exterior. A igreja templo e morada do Esprito de Deus proveniente da mensagem do evangelho, que : "Ento disse Jesus aos seus discpulos: Se algum quiser vir aps mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" ( Mt 16:24 ). Desta forma o crente torna-se participante de Cristo (em Cristo = nova criatura), promessa superior e condio superior a de sdito do reino. A igreja herda com Cristo todas as coisas ( Rm 8:17 ), e reinar em glria com Ele ( 2Tm 2:12 ). A mensagem do reino dos cus foi apresentada inicialmente aos judeus, ou seja, os discpulos de Jesus no deviam ir em direo aos gentios "No tomeis rumo aos gentios, nem entreis em cidades de samaritanos" ( Mt 10:5 ). Embora os judeus esperassem um reino visvel e fsico, havia um aspecto da misso do Messias que desconheciam. Este aspecto que desconheciam sobre o Messias demonstrado em Miquias: "Porque o filho despreza o pai a filha se levanta contra a me, a nora contra a sogra; os inimigos do homem so os da sua prpria casa" ( Mq 7:6 ). Em sua primeira vinda, o Messias no traria paz aos reinos deste mundo e nem haveria de govern-los, antes traria espada, ou seja, julgamento e morte (quem no toma a sua cruz e vem a ps mim, no digno de mim). Para o homem no ser condenado com o mundo preciso ser julgado com Cristo, tomando a sua prpria cruz e morrer com Ele. Jesus jamais declararia paz ao mundo pecaminoso que teve origem em Ado. Jesus trouxe espada, ou seja, todos que negam a si mesmo deixando a sua origem em Ado e morrem por amor a Cristo atravs da f no evangelho, sero de novo criados em verdadeira justia e santidade atravs do ltimo Ado, que Cristo.

A violncia "E, desde os dias de Joo o Batista at agora, faz-se violncia ao reino dos cus..." ( Mt 11:12 ) Sabemos que no possvel aos homens tomarem o reino dos cus a fora, e que no foi esta a idia que Cristo transmitiu ao povo de Israel. correta a a traduo que diz: "Desde os dias de Joo Batista at agora o reino dos cus tomado por esforo, e os que se esforam se apoderam dele" ( Mt 11:12 )? Nunca foi possvel aos homens 'tomar' o reino dos cus fora, e por que isto seria diferente nos dias de Joo Batista? O esforo humano contado na conquista do reino dos cus? Esta no a idia bblica. Jamais ser possvel ao homem tomar posse do reino dos cus atravs da fora. Seria aquela gerao poca de Cristo

diferente das demais? Vemos que no: "Mas, a quem hei de comparar esta gerao?" ( Mt 11:16 ). A gerao poca de Cristo era indiferente a mensagem de Cristo, pois as suas obras era segundo a sabedoria carnal ( Mt 11:16 -19 ; Lc 11:50 ). Estes versos demonstram efetivamente que pelas obras ningum pode entrar ou tomar por assalto o reino dos cus. Muito menos a gerao dos dias de Joo Batista poderia tomar o reino dos cus a fora. Percebe-se atravs da fala de Cristo, quando anunciou que 'faziam violncia ao reino dos cus', que uma reprimenda, uma censura a atitude do povo de Israel que rejeitavam a justia de Deus. O que eles queriam apresentar na conquista do reino dos cus eram verdadeiramente obras de violncia "As suas teias no prestam para vestes nem se podero cobrir com as suas obras; as suas obras so obras de iniqidade, e obra de violncia h nas suas mos" ( Is 59:6 ). Por deixarem de dar crdito palavra de Deus, estavam fazendo violncia ao reino dos cus "Assim diz o SENHOR: Exercei o juzo e a justia, e livrai o espoliado da mo do opressor; e no oprimais ao estrangeiro, nem ao rfo, nem viva; no faais violncia, nem derrameis sangue inocente neste lugar" ( Jr 22:3 ). Onde h falta de justia, sobra a violncia "S permanecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; fazem violncia, um ato sanguinrio segue imediatamente a outro" ( Os 4:2 ). Onde no aceitam o conhecimento de Deus que estabelece a sua justia, sobra obras de violncia ( Os 4:6 ). Ou seja, desde que comeou ser anunciado o reino dos cus (desde Joo Batista at agora), faz-se violncia ao reino dos cus, pois rejeitavam a mensagem de Joo e de Cristo "A voz do SENHOR clama cidade e o que sbio ver o teu nome. Ouvi a vara, e quem a ordenou. Ainda h na casa do mpio tesouros da impiedade, e medida escassa, que detestvel? Seria eu limpo com balanas falsas, e com uma bolsa de pesos enganosos? Porque os seus ricos esto cheios de violncia, e os seus habitantes falam mentiras e a sua lngua enganosa na sua boca" ( Mq 6:9 -12). A voz de Cristo ecoou em Jerusalm, e os seus sditos por se acharem ricos e abastados no o atenderam. Os ricos de "violncia" no reconheceram as sua misrias quando o rei clamou: "Bem-aventurado os pobres de esprito, pois deles o reino dos cus" ( Mt 5:3 ). Eles se escandalizaram de Cristo e da sua mensagem ( Mt 11:6 e Mt 13:57 ). A rejeio justia de Deus violncia ao reino dos cus. Onde no se estabelece a justia h violncia! ( Lc 11:50 ).

Que Fora? "...e pela fora se apoderam dele" ( Mt 11:12 ). Ser que os 'enrgicos' lanam mo do reino dos cus? possvel apoderar-se dele atravs da fora?

Sabemos que pela f em Cristo possvel ao homem tornar-se participante do reino de Deus na condio de sdito. Porm, impossvel algum apoderar-se dele, visto que o reino do Senhor e do seu Cristo ( Ap 11:15 ). A palavra 'apoderam' est mais para uma afronta ao reino do que para uma conquista. Como impossvel 'apoderar-se do reino', a frase "...e pela fora se apoderam dele" assume um valor irnico, pois apresenta um sentido oposto ao original. comum em nossa literatura utilizar um termo com o sentido oposto ao original, e Jesus fez uso desse recurso com a idia que se depreende da frase. Ele faz uma frase de valor irnico diante da impossibilidade dos homens 'apoderaremse' do reino dos cus fora. Ironia (figura de pensamento) - utilizao de termo com sentido oposto ao original, obtendo-se, assim, valor irnico. Alguns denominam de antfrase. Ex: O ministro foi sutil como um elefante. Agora, faz-se necessrio utilizar todo o conhecimento que adquirimos anteriormente.

preciso lembrar que o pblico alvo da mensagem de Cristo era o povo incrdulo;

preciso ter em mente que nada por fora e nem por violncia no reino dos cus, antes pelo Esprito de Deus;

preciso compreender a relao que a bblia estabelece entre fora, brao e salvao;

A fora do homem proveniente da carne, sendo que os gerados da carne so carnais, e, portanto, no podem agradar a Deus; Quem confia na carne e faz dela a sua fora simplesmente continua apartado do Senhor, pois diante de Deus s agradvel aquele que cr em Cristo como diz a Escritura. Qual a fora do homem na tentativa de alcanar o reino dos cus? Os Zelotes queriam estabelecer o reino de Deus atravs da fora blica, pois no compreendiam no que consiste o reino e quem ir estabelec-lo. Os escribas e fariseus confiavam que eram filhos de Deus por serem descendentes de Abrao. Eles confiavam na carne (origem em Abrao) como sendo a fora ou o brao que lhes concedia o direito de serem participantes do reino de Deus. O povo de Israel entendia que a fora dele era proveniente da lei entregue por Moiss. Entendia que, pela lei alcanava fora suficiente para conquistar o reino dos cus.

O povo esqueceu que "no estarem quietos", haveria fora ( Is 30:7 ); Esquecera que pela fora o homem no prevalecer ( 1Sm 2:9 ); Esquecera que no por fora e nem por violncia ( Zc 4:6 ); Esquecera que o arco dos fortes est quebrado, ou seja, a fora do forte sem valia, uma vez que o arco para nada serve ( 1Sm 2:4 );

Esquecera que as outras naes no poderiam salv-lo; esquecera que carros e cavalos no tem serventia; esquecera que as obras de suas mos era sem valor ( Os 14:3 ). "No vos salvar a Assria, no iremos montados em cavalos, e obra das nossas mos no diremos mais: Tu s o nosso Deus; porque por ti o rfo alcanar misericrdia" ( Os 14:3 ). A mensagem de Jesus ao povo de Israel quando disse: "Desde os dias de Joo Batista at agora, faz-se violncia ao reino dos cus, e pela fora apoderam-se dele" ( Mt 11:12 ) a mesma do profeta Isaias, que no captulo 30, em resumo, diz: "Por isso, assim diz o Santo de Israel: porquanto rejeitais esta palavra, e confiais na opresso e perversidade, e sobre isso vos estribais, Por isso esta maldade vos ser como a brecha de um alto muro que, formando uma barriga, est prestes a cair e cuja quebra vir subitamente" ( Is 30:11 -12). Quem confia na opresso e na perversidade faz violncia ao reino dos cus. Quem se estriba na violncia, faz dela a sua fora! Mas, a obra do homem (muro) proveniente da sua fora est prestes a ruir subitamente. "Porque assim diz o Senhor DEUS, o Santo de Israel: Voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiana estaria a vossa fora, mas no quisestes" ( Is 30:15 ) A confiana em Cristo a fora que o homem precisa, mas eles no quiseram.

Anda mungkin juga menyukai