Anda di halaman 1dari 31

Curso Nova Etapa Quarteira 2012

Formador: Marcus Martins

Organizao

Plano de Negcios

Organizao um conjunto de duas ou mais pessoas, inseridas numa estrutura aberta ao meio ambiente externo, trabalhando em conjunto e de um modo coordenado, para alcanar determinados objectivos.

Empresa
uma unidade de meios humanos, tcnicos e financeiros organizados que tem por objectivo, atravs da produo e/ou venda de bens e servios, satisfazer necessidades das comunidades onde se encontra inserida.
3

Empresa
A empresa : Organismo Social: Por congregar durante horas pessoas com as mais diferenciadas formaes culturais, religiosas, polticas, etc.,tornando-se o local onde elas passam uma grande parte do seu tempo.
4

Empresa

Empresa

Conjunto de meios: Humanos, materiais tcnicos e financeiros que se combinam de modo a atingir os objectivos definidos.

Sistema de relaes: Para que exista uma empresa no suficiente ter os meios, necessrio combin-los da melhor forma, de modo a que cada um desempenhe as suas funes com a maior rentabilidade possvel.

Empresa

Viso, Misso e Valores


Um dos aspectos mais importantes, seno o mais importante e o que mais orienta, para o pleno exerccio da liderana compartilhada, o estabelecimento da Viso, Misso, e Valores da empresa.

Centro de decises: A empresa encontra-se inserida num meio em constante mutao. Para que ela prossiga os seus objectivos necessria a constante tomada de decises de modo a ajustar a empresa realidade e torn-la cada vez mais eficaz.
7

Viso, Misso e Valores


Sempre que algum na empresa estiver em dvida: o que fazer, como agir, como decidir A resposta estar neste conjunto: Viso, Misso e Valores.

Viso
O enunciado da viso a descrio do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflecte o alvo a atingir: pelos esforos individuais; pelos esforo colectivo; pela aplicao dos recursos.

10

Viso
A aspirao de tornar-se "algo", e a

Viso
A Viso deve ser: Prtica; Realista; Visvel. No se devem estabelecer resultados inatingveis.
12

inspirao porque esse "algo" deve merecer e valer a pena ser concretizado, deve-se sentir orgulho em participar da construo dessa viso. Ou seja, deve ter luz suficiente (inspirao) para apontar o caminho que leva concretizao da aspirao
Alan Weiss
11

Viso
A Viso d resposta s seguintes questes: No que se quer tornar a empresa? Qual a direco apontada? Onde ns estaremos? Em que direco devo aplicar os meus esforos? O que estou eu a ajudar a construir? Os recursos aplicados, a que se destinam?
13

Misso
A misso deve definir o que a empresa ou a organizao se prope a fazer, e para quem. O enunciado da misso uma declarao concisa do propsito e das responsabilidades da empresa perante os seus clientes.

14

Misso
Na declarao de misso respondem-se as seguintes questes: Porque existe a empresa? O que faz a empresa? Para quem?

Misso
O propsito da Misso algo com muito mais significado do que a simples descrio do que feito internamente; a misso retrata a verdade de que o resultado da empresa maior do que a soma das partes do que feito.

15

16

Valores
Valores so princpios, ou crenas, que servem de guia, ou critrio, para os comportamentos, atitudes e decises de todas e quaisquer pessoas, que no exerccio das suas responsabilidades, e na busca dos seus objectivos, estejam a executar a Misso, na direco da Viso.

Valores
Os Valores: definem e facilitam a participao das pessoas no desenvolvimento da Misso, Viso e dos prprios Valores; definem e facilitam a articulao da Misso, Viso e Valores; facilitam a colaborao entre os funcionrios;

17

18

Valores

Valores
O conjunto de valores define a regra do jogo, em termos de comportamentos e atitudes, e responde s seguintes questes: Como os colaboradores se devem comportar, individualmente? Como se relacionam os colaboradores entre si? Como se relacionam os colaboradores com os clientes?
20

facilitam o comprometimento dos empregados com o mercado; facilitam o comprometimento dos empregados com a comunidade e a sociedade. Os valores so inegociveis e os mais perenes de uma empresa.

19

Valores

Valores
Em Resumo, os valores: Definem as regras bsicas que norteiam os comportamentos e atitudes de todos colaboradores. So as regras do jogo para que, executando a Misso, alcancemos a Viso. So o suporte, o estofo moral e tico da empresa.
21 22

Como trata a empresa os seus clientes? Como faz negcios a empresa? Como se relaciona a empresa com a comunidade? Qual a responsabilidade social da empresa? Que valores, crenas ou princpios so importantes para a empresa fazer o que faz, para quem faz, e para o que ela se quer tornar?

Objectivos da Empresa
Os objectivos da empresa podem ser de dois tipos: Objectivos Econmicos. Objectivos Sociais

Objectivos da Empresa
Objectivos Econmicos: so os que tm como finalidade a optimizao dos recursos com vista a maximizar o lucro. Os objectivos econmicos assentam em trs factores: rentabilidade, crescimento e adaptao (ou sobrevivncia)
23 24

Objectivos da Empresa
Objectivos Sociais: so aqueles em que a empresa procura satisfazer as necessidades e interesses dos seus colaboradores com o objectivo de rentabilizar a produo para atingir o seu fim ltimo o lucro mximo
25

Objectivos da Empresa
Os colaboradores so: Trabalhadores; em questes como a segurana no trabalho, o bem estar material e psicolgico, a estabilidade no emprego, as regalias sociais (refeitrios, infantrios, actividades culturais, bibliotecas, etc.)
26

Objectivos da Empresa
Os colaboradores so: Administrao (ou direco); Detentores do capital prprio.

tica e responsabilidade social da empresa


A Responsabilidade Social a Integrao de

preocupaes sociais ou ambientais quer:


nas operaes de todos os dias das organizaes; na sua interaco com a totalidade dos recursos humanos, clientes, investidores, fornecedores, autoridades locais, pblico em geral, etc.

27

28

O Meio Envolvente das Organizaes


Engloba dois tipos:

Meio Envolvente das Organizaes


Meio Envolvente Contextual Contexto Econmico Meio Envolvente Transaccional Clientes Concorrentes Contexto Tecnolgico

Meio Envolvente Contextual Meio Envolvente Transaccional

Contexto Scio-Cultural

Organizao

Fornecedores

Comunidade Contexto Poltico Legal

29

30

Meio Envolvente Contextual


Condiciona a longo prazo as actividades da organizao. Contexto Econmico Determina as trocas de bens e servios, dinheiro e informao na sociedade. Principais variveis: PIB, taxa de inflao, taxas de juro, taxa de cmbio, taxa de desemprego, balana comercial, custos energticos e taxa de poupana, taxa de endividamento.
31

Meio Envolvente Contextual


Contexto Scio-Cultural Reflecte os valores, costumes e tradies da sociedade. Principais variveis: Estilos de vida, valores sociais, taxa de natalidade, estrutura etria, taxa de analfabetismo, distribuio geogrfica, nvel educacional e composio tnica.
32

Meio Envolvente Contextual


Contexto Poltico-Legal Condiciona a alocao de poder e providencia o enquadramento legal da sociedade. Principais variveis: Estabilidade poltica, poltica econmica, enquadramento legal, legislao laboral, restries ao comrcio, leis antimonoplio e lobbying.

Meio Envolvente Contextual


Contexto Tecnolgico Traduz o progresso tcnico da sociedade. Principais variveis: inovaes tecnolgicas, inovaes de processo, proteco de patentes, incentivos do governo e normas de qualidade.

33

34

Meio Envolvente Transaccional


constitudo pelos elementos que interagem directamente com a indstria. Clientes Consumidores actuais e potenciais dos bens e servios oferecidos pela organizao; em conjunto, constituem o mercado ou a procura.

Meio Envolvente Transaccional


Concorrentes Competidores actuais e potenciais dos bens e servios oferecidos pela organizao; em conjunto constituem o mercado ou a oferta. Devem ser estudadas as capacidades, objectivos, estratgias e pressupostos dos concorrentes.

35

36

Meio Envolvente Transaccional


Fornecedores Agentes econmicos que prestam servios ou vendem produtos organizao. Comunidade Organizaes, indivduos e factores que partilham recursos e tm interesses directa ou indirectamente relacionados com o mercado e a organizao
37

Tipos de Organizaes
As Organizaes podem ser de vrios tipos, normalmente a distino feita ao nvel do objectivo da organizao. Existem: Empresas; Associaes; Clubes; ONG (organizaes no governamentais)

38

Classificao de Empresas
As empresas podem ser classificadas quanto: Sector de Actividade; Propriedade dos Meios de Produo; Dimenso; Forma Jurdica.

Sector de Actividade
As empresas podem ser:

Sector Primrio (Extractivo); Sector Secundrio (Transformador); Sector Tercirio (Servios)


40

39

Propriedade dos Meios de Produo


As empresas podem ser : Privadas;

Dimenso
De acordo com o Decreto-Lei n. 372/2007, de 6 de Novembro as empresas podem ser:
Dimenso N. Efectivos Volume de Negcios ou Balano Total

Pblicas; Mistas.
Micro Pequena PME < 10 < 50 < 250 <= 2 Milhes de Euros <= 10 Milhes de Euros <= 50 Milhes de Euros (VN) ou <= 43 Milhes de Euros (BT)

41

42

Forma Jurdica
Existem empresas individuais e empresas colectivas. As empresas individuais podem ser: Empresrio em Nome Individual; Estabelecimento Individual de Responsabilidade Limitada; Sociedade Unipessoal por Quotas

Forma Jurdica
As empresas colectivas podem ser:

Sociedade Sociedade Sociedade Sociedade

em Nome Colectivo por Quotas em Comandita Annima

43

44

Empresrio em Nome Individual

Estabelecimento Individual de Responsabilidade Limitada

N. Scios 1 Capital Social Mnimo No tem

N. Scios 1 Capital Social Mnimo 5.000,00

Responsabilidade Ilimitada
No tem formalidades para a criao.
45

Responsabilidade Limitada
Cada em desuso a partir da criao da figura da Sociedade Unipessoal por Quotas

46

Sociedade Unipessoal por Quotas

Sociedade em Nome Colectivo

N. Scios 1 Capital Social Mnimo 5.000,00 Responsabilidade Limitada Diversas formalidades, requer contabilidade.
47

N. Scios 2 Capital Social Mnimo No tem Responsabilidade Ilimitada Diversas formalidades, requer contabilidade.
48

Sociedade por Quotas

Sociedade em Comandita

N. Scios 2 Capital Social Mnimo 5.000,00 Responsabilidade Limitada Diversas formalidades, requer contabilidade.
49

N. Scios 2 Capital Social Mnimo 5.000,00 Responsabilidade Limitada para os Comanditrios, Ilimitada para os Comanditados Diversas formalidades, requer contabilidade.
50

Sociedade Annima

Constituio de uma Empresa


Para criar uma empresa, podem ser seguidas vrias vias: Modelo Tradicional; Empresa na Hora; Empresa Online.

N. Scios 5 Capital Social Mnimo 50.000,00 Responsabilidade Limitada Diversas formalidades, requer contabilidade.

51

52

Constituio de uma Empresa


Existem algumas etapas para a criao de uma empresa pela via tradicional: 1-Certificado de Admissibilidade 2-Carto da Empresa e o Carto de Pessoa Colectiva 3-Depsito do Capital Social da Empresa 4-Pacto ou Acto Constitutivo de Sociedade
53

Constituio de uma Empresa


Existem algumas etapas para a criao de uma empresa pela via tradicional: 5-Declarao de Incio de Actividade 6-Registo Comercial 7-Inscrio na Segurana Social

54

Constituio de uma Empresa Constituio de uma Empresa


1- Certificado de Admissibilidade
O pedido de Certificado de Admissibilidade pode ser feito pela Internet atravs do site da Empresa Online www.portaldaempresa.pt ou no Instituto dos Registos e Notariado (IRN), www.irn.mj.pt, presencialmente no Registo Nacional de Pessoas Colectivas (RNPC), por forma verbal, pelo prprio ou por pessoa com legitimidade para o efeito ou por escrito em formulrio prprio (Modelo 1) ou ainda pelo correio, em formulrio prprio (Modelo 1) enviado para o Apartado 4064-1501803 LISBOA.
55

2- Carto da empresa e o carto de pessoa colectiva


O Carto da Empresa e o Carto de Pessoa Colectiva, que substitui os cartes anteriormente emitidos pelo RNPC e pelos Servios de Finanas, sempre disponibilizado em suporte electrnico e tambm pode ser disponibilizado em suporte fsico, a pedido dos interessados. Trata-se de um documento de identificao mltipla de pessoas colectivas e entidades equiparadas que contm o Nmero de Identificao de Pessoa Colectiva (NIPC) que corresponde ao Nmero de Identificao Fiscal e o Nmero de Inscrio na Segurana Social (NISS). 56

Constituio de uma Empresa


2- Carto da empresa e o carto de pessoa colectiva
O carto contm ainda o CAE principal e at 3 CAEs secundrias, a natureza jurdica da entidade e data da sua constituio. No verso do carto fsico tambm mencionado o cdigo de acesso certido permanente disponibilizada com a submisso da IES (Informao Empresarial Simplificada). O Carto da Empresa ou de Pessoa Colectiva disponibilizado gratuitamente s empresas que se constituam no mbito ENH (Empresa na hora).
57

Constituio de uma Empresa


2- Carto da empresa e o carto de pessoa colectiva
O Carto da Empresa ou de Pessoa Colectiva pode ser pedido pela Internet, nos sites da Empresa Online e do Instituto de Registos e Notariado, ou presencialmente no RNPC, nas Conservatrias do Registo Comercial, nos Postos de Atendimento dos Registos e nos Postos de Atendimento do registo Comercial da Loja da Empresa.

58

Constituio de uma Empresa


3-Depsito do Capital Social da Empresa
O capital da sociedade deve ser depositado em instituies de crdito numa conta aberta em nome da futura sociedade.

Constituio de uma Empresa


4-Pacto ou Acto Constitutivo de Sociedade
Tendo cumprido todos os passos anteriores, j possvel efectuar o pacto ou acto constitutivo de sociedade. A documentao a apresentar perante a entidade tituladora a seguinte: Certificado de Admissibilidade; Documento comprovativo de que o depsito do capital social foi efectuado ou declarao dos scios de que procederam ao depsito; Documentos de identificao de todos os scios;
59 60

10

Constituio de uma Empresa


5-Declarao de Incio de Actividade No prazo de 15 dias aps a apresentao do registo deve ser apresentada a declarao de incio de actividade num Servio de Finanas. Com esta declarao pretende-se a regularizao da situao da empresa, a fim de dar cumprimento s suas obrigaes de natureza fiscal.
61

Constituio de uma Empresa


6-Registo Comercial
Para efectuar o registo da empresa necessrio promover o registo junto de uma Conservatria de Registo Comercial e levar consigo: Fotocpia autenticada da escritura; Certificado de Admissibilidade; Autorizaes administrativas exigveis para a constituio; Relatrio de revisor oficial de contas, relativo avaliao das entradas em espcie, se as houver.
62

Constituio de uma Empresa


6-Registo Comercial
A conservatria promove oficiosamente a publicao do registo na Internet e comunica o acto ao RNPC para efeitos de inscrio no Ficheiro Central de Pessoas Colectivas.

Constituio de uma Empresa


7-Inscrio na Segurana Social
A inscrio das entidades empregadoras na Segurana Social um acto administrativo, mediante o qual se efectiva a vinculao ao Sistema de Solidariedade e Segurana Social, atribuindo-lhes a qualidade de contribuintes.

63

64

Constituio de uma Empresa


ENH Empresa na Hora
Atravs da iniciativa 'Empresa na Hora' possvel constituir uma sociedade unipessoal, por quotas ou annima no momento e num s posto de atendimento. O processo de constituio de sociedades atravs desta iniciativa extremamente simples. Existem no momento 188 postos de atendimento a nvel nacional, 8 no Algarve (Faro, Loul (2), Portimo, Vila Real de Sto. Antnio, Lagos, Aljezur e Tavira.

Constituio de uma Empresa

65

66

11

Constituio de uma Empresa


ENH Empresa na Hora
1. Escolher uma firma da lista de firmas pr-aprovadas constante no site www.empresanahora.mj.pt ou consultando a lista facultada no posto de atendimento 'Empresa na hora'. A firma escolhida s ser reservada no momento em que o promotor se dirige ao balco e iniciar a constituio da sociedade. Como tal, a firma poder j no estar disponvel no momento em que se dirigir ao balco. Caso de pretenda optar por uma firma que no conste na lista, poder ser utilizado uma firma pr-aprovada pelo RNPC.
67

Constituio de uma Empresa


ENH Empresa na Hora
2. Escolher um dos modelos de pactos pr-aprovados e disponveis no site e na pasta de pactos facultada nos locais de atendimento; 3. Os futuros scios da sociedade devero dirigir-se a um balco 'Empresa na hora' para iniciar o processo de constituio. A lista de balces disponveis pode ser consultada na rea de contactos do site.

68

Constituio de uma Empresa


ENH Empresa na Hora
Documentos Necessrios : Se os scios da sociedade a constituir forem pessoas singulares: Carto de contribuinte; Documento de identificao (carto de cidado, bilhete de identidade, passaporte, carta de conduo ou autorizao de residncia). Carto de beneficirio da Segurana Social (facultativo

Constituio de uma Empresa


ENH Empresa na Hora
Documentos Necessrios : No caso de se tratarem de pessoas colectivas: Carto da empresa ou de pessoa colectiva ou cdigo de acesso aos referidos cartes; Acta da Assembleia Geral que confere poderes para a constituio de sociedade.

69

70

Constituio de uma Empresa


ENH Empresa na Hora
No balco ser elaborado o pacto da sociedade e ser efectuado o registo comercial. So emitidos: uma certido do Pacto Social; o cdigo de acesso Certido Permanente de Registo Comercial, pelo prazo de um ano ou, em alternativa, pelo prazo de trs meses acompanhado de Certido em papel;
71

Constituio de uma Empresa


ENH Empresa na Hora
So emitidos (continuao) o cdigo de acesso ao carto electrnico da empresa; o nmero de segurana social da empresa. posteriormente, ser enviado o carto da empresa, em suporte fsico.

72

12

Constituio de uma Empresa


ENH Empresa na Hora

Constituio de uma Empresa


ENH Empresa na Hora
No momento da constituio da sociedade pode ser indicado desde logo o Tcnico Oficial de Contas ou escolher um da Bolsa de TOCs disponibilizada, para efeitos da entrega desmaterializada da Declarao de Incio de Actividade. Tambm pode ser entregue num servio de Finanas a Declarao de Incio de Actividade devidamente preenchida e assinada pelo Tcnico Oficial de Contas nos 15 dias seguintes data de constituio.
74

O custo deste servio de 360,00. Este valor ser pago no momento da constituio, em numerrio, cheque ou Multibanco. Nas sociedades cujo objecto social seja o desenvolvimento tecnolgico ou a investigao o custo do servio de 300,00.

73

Constituio de uma Empresa


Empresa Online
O acesso ao servio de criao da Empresa Online faz-se atravs do Portal da Empresa (www.portaldaempresa.pt) e obriga utilizao de um computador com ligao Internet e ao recurso certificao digital. O Carto de Cidado vem permitir o acesso a este servio atravs dos certificados digitais incorporados no chip.

Constituio de uma Empresa


Empresa Online
As etapas deste processo de criao so: 1. Reserva do nome da empresa; 2. Informao da empresa; 3. Adeso ao Centro de Arbitragem; 4. Validao do Pacto Social; 5. Assinatura e envio de documentos; 6. Pagamentos; 7. Deteco de inconformidades;
76

75

Constituio de uma Empresa


Empresa Online
1. Reserva do nome da sociedade a partir da Lista de Nomes Fantasia disponvel no servio de criao da Empresa Online. Esta Lista consiste numa seleco de nomes propostos pelo Registo Nacional de Pessoas Colectivas (RNPC), aos quais esto associados um Nmero de Identificao de Pessoa Colectiva (NIPC) e um nmero de Segurana Social, gerado no momento da constituio da sociedade. O nome da sociedade comercial fica reservado at seleco do modo de pagamento, por um perodo mximo de 24 horas.
77

Constituio de uma Empresa


Empresa Online
2. Informao da Empresa Neste passo, o Apresentante opta pelo tipo de pacto social, que melhor se adequa empresa, de entre um modelo pr-aprovado ou modelo elaborado pelo interessado e a informao relativa Empresa a constituir, incluindo os seus Participantes.

78

13

Constituio de uma Empresa


Empresa Online
3. Adeso ao Centro de Arbitragem Depois de ter inserido a informao da empresa, o Apresentante dever indicar se pretende aderir a um Centro de Arbitragem . A adeso s possvel se para o CAE da Empresa e concelho da morada da sede, existir um Centro de Arbitragem. Esta etapa facultativa.

Constituio de uma Empresa


Empresa Online
4. Validao do Pacto Social Aps a introduo da informao relativa Empresa e Participantes, o Apresentante procede validao do Pacto Social, sendo este disponibilizado ao(s) scio(s). Nos casos em que o pacto social elaborado pelo interessado, o Apresentante deve efectuar o upload do pacto social finalizado de forma a disponibilizar o mesmo, aos scios, no Frum privado.

79

80

Constituio de uma Empresa


Empresa Online
5. Assinatura e envio de documentos Depois de validada a informao contida no Pacto Social, o Apresentante deve imprimir os seguintes documentos: Pacto Social; Formulrio de Adeso ao Centro de Arbitragem (caso seja aplicvel); Formulrio para reconhecimento de assinaturas. Depois de impressos todos os documentos, estes devem ser assinados: Formulrio para reconhecimento de assinaturas: assinatura do 81 representante legal.

Constituio de uma Empresa


Empresa Online
5. Assinatura e envio de documentos Depois do Apresentante proceder digitalizao dos documentos de suporte ao processo de constituio da empresa deve efectuar o upload dos mesmos.

82

Constituio de uma Empresa


Empresa Online
6. Pagamentos Os custos inerentes constituio de uma sociedade so o somatrio das rubricas fixas e variveis que a seguir se apresentam: Fixos: 180 (pacto ou acto constitutivo de modelo aprovado) ou 380 (pacto social livre - elaborado pelos interessados) Variveis: Imposto de Selo = 0,4% do Capital Social. Caso seja uma Sociedade Gestora de Participao Social (SGPS) esta parcela no aplicvel.
83

Constituio de uma Empresa


Empresa Online
6. Pagamentos Acresce aos valores anteriores, na constituio de sociedade com Marca associada com uma classe de produtos ou servios 100 . A este valor acresce 44 por cada classe adicional. O pagamento poder ser realizado por multibanco

84

14

Constituio de uma Empresa


Empresa Online
7. Deteco de inconformidades No caso de serem detectadas deficincias durante o processo de registo de constituio, o Apresentante recebe um e-mail no qual constam as correces a realizar. Para proceder s referidas correces necessrio retornar ao Portal da Empresa, autenticar-se e efectulas atravs do Dossier Electrnico da Empresa. Depois de corrigidas todas as inconformidades, o Apresentante deve submeter novamente o processo para que a conservatria possa dar continuidade ao registo da sociedade.

Constituio de uma Empresa


Empresa Online
7. Deteco de inconformidades O perodo para proceder regularizao das inconformidades de cinco dias teis. Caso no as regularize dentro do prazo referido, o processo da sociedade passa a Prazo para correco de irregularidades expirado. Nestes casos, o registo fica provisrio ou recusado e o nome da empresa fica bloqueado.

85

86

Constituio de uma Empresa


Empresa Online
Para concluso do processo: Envio de e-mail notificativo para o Apresentante e Scio(s), aps recepo do pedido pelos servios competentes; Envio de e-mail notificativo e SMS para o Apresentante e scio(s) informando-os da constituio da sociedade; Envio de Certido do Registo Comercial, Carto de Pessoa Colectiva e recibo do pagamento de preparos e emolumentos, por correio, para a morada da sede da sociedade;
87

Constituio de uma Empresa


Empresa Online
Para concluso do processo: Publicao do registo do contrato da sociedade no site do Ministrio da Justia; Disponibilizao de informao sobre a constituio da sociedade Administrao Fiscal: A informao do TOC (se indicado ou atribudo) disponibilizada Administrao Fiscal para que o mesmo possa proceder declarao de incio de actividade;
88

Constituio de uma Empresa


Empresa Online
Para concluso do processo: Disponibilizao de informao sobre a constituio da sociedade Segurana Social; Envio de informao ao Gabinete de Poltica Legislativa e Planeamento (GPLP): Informao relativa actividade registral das sociedades (por exemplo, constituio, alterao da sede, alterao dos rgos sociais) para o site do GPLP, destinada ao Instituto Nacional de Estatstica;
89

Constituio de uma Empresa


Empresa Online
Para concluso do processo: Aps a criao da empresa, a Fundao para a Computao Cientfica Nacional (FCCN) comunica, via e-mail, o login e a password que permitem, atravs da Internet, assumir a gesto do domnio entretanto criado. Este endereo de domnio pode ser utilizado para o endereo de e-mail e para o site na Internet da sociedade que criou.

90

15

Definio

Funo de Produo

Produo o processo pelo qual so criados os bens e servios para satisfao das necessidades.

91

92

Processo Produtivo
Engloba trs componentes: Homens Materiais Mquinas Estes trs componentes so os inputs.
93

Processo Produtivo

A combinao dos trs componentes d origem aos produtos fabricados: os outputs

94

A Produo pode ser:

A Produo pode ser:

Produo por encomenda: Produo de um ou vrios artigos de acordo com a encomenda feita pelo cliente (ex: avies, navios, etc.) Produo por lotes: Produo intermitente de quantidades especficas de um dado produto. Neste caso a concepo do produto e outras actividades produtivas, repetem-se relativamente a um grande nmero de ordens de produo.
95

Produo em srie ou massa: Produo contnua de bens normalizados (automveis, electrodomsticos, pronto a vestir, etc.) Produo de fluidos: Processo relacionado com a produo de produtos lquidos ou gasosos, em que a produo de um origina a produo de outros (ex.: petrleo).

96

16

De acordo com o nmero de artigos produzidos, a Produo pode ser:

A Funo Produo tem 3 funes complementares:

Produo uniforme: a empresa produz sempre o mesmo artigo. Produo mltipla: a empresa produz diversos artigos

Engenharia do produto; Preparao do trabalho; Planeamento e controlo da produo.

97

98

A Engenharia do produto:
Tem como objectivo projectar tecnicamente o produto, de modo a que:

A Preparao do trabalho:
Visa racionalizar a produo definindo, para cada produto:

Satisfaa as necessidades dos consumidores Possa ser produzido utilizando preferencialmente tecnologias do conhecimento da empresa e equipamentos nela existentes.
99

Matrias-primas a utilizar e quantidades a consumir; Tempos de fabrico (tempos/mquina e tempos/homem); Consumos energticos; Consumos de bens e servios a adquirir a outras empresas.
100

Planeamento e controlo da produo:

Custos de Produo:
Existem 3 componentes do custo de produo: Matrias primas Mo-de-obra directa Gastos gerais de fabrico CP = MP + MOD + GGF
101 102

Desenvolver as aces conducentes ao cumprimento dos prazos de entrega acordados com o departamento de vendas; Controlar sistematicamente os desvios entre o programado e o realizado e analisar criticamente as suas causas, por forma a desencadear aces correctivas.

17

Custos de Produo:
Para determinar o Custo Primo: Matrias primas Mo-de-obra directa CPrimo = MP + MOD

Custos de Produo:
Para determinar o Custo Complexivo: Matrias primas Mo-de-obra directa Gastos gerais de fabrico Gastos de distribuio Gastos administrativos Encargos financeiros CC = MP + MOD + GGF + GD + GA + EF
103 104

Objectivo

Funo de Aprovisionamento

A funo aprovisionamento numa empresa tem em vista o abastecimento atempado de todos os bens e servios necessrios ao seu funcionamento eficaz, em quantidade e qualidade desejadas e sempre ao menor custo.
106

105

Bens e servios necessrios:


Definio:
Stock

Mercadorias (Stocks) Matrias-primas e subsidirias (stocks) Materiais diversos Material de embalagem e expedio Artigos de higiene Imobilizado Assistncia tcnica

: Todo o bem que se encontra armazenado com vista a uma utilizao futura.

107

108

18

Qual o objectivo dos stocks?

Qual o objectivo dos stocks?

Anular ou minimizar as variaes imprevisveis: -da procura; -do consumo de materiais; -dos prazos de entrega; -da qualidade dos materiais recebidos.
109

Conseguir uma certa autonomia entre a produo, as vendas e as compras, no fazendo reflectir na produo, e consequentemente nas vendas, as variaes sazonais.

110

Qual o objectivo dos stocks?

Objectivos da Gesto de Stocks

Permitir a compra a custos mais favorveis e, consequentemente, a produo de bens a custos inferiores.

Gesto Material; Gesto Administrativa;

Gesto Econmica.

111

112

Gesto Material de Stocks:


Gesto Material de Stocks:

Minimizar os custos de armazenagem; Evitar a deteriorao dos materiais e dos produtos armazenados; Facilitar a correcta identificao de cada material ou produto; Racionalizar as movimentaes dentro dos armazns, tanto nas operaes de recepo como de fornecimento aos servios requisitantes. Promover o oportuno e correcto fornecimento dos bens requisitados
113

Facilitar a recepo, conferncia, arrumao e expedio dos bens; Dispor as quantidades armazenadas no mnimo espao, devidamente referenciado, com fcil acesso e permitindo, economicamente, as convenientes movimentaes; Proteger os bens de deteriorao e roubo; Racionalizar as tarefas dos trabalhadores que operam nos armazns e minimizar a probabilidade de acidentes.
114

19

Gesto Material de Stocks:


Para cumprir eficazmente as tarefas anteriormente enunciadas so necessrios:

Gesto Material de Stocks:


Relativamente aos armazns tem de se considerar que:

Armazns apropriados; Equipamentos para arrumao dos materiais; Pessoal competente.


115

Devem encontrar-se instalados o mais prximo possvel dos utilizadores do bens, com o objectivo de minimizar custos de transporte; A sua dimenso e configurao deve ser devidamente estudada, tendo em ateno a natureza dos bens a armazenar, as quantidades, as condies de armazenamento - layout
116

Gesto Administrativa de Stocks:

Gesto Administrativa de Stocks:

Fazer o correcto e oportuno registo de qualquer movimentao de materiais nos armazns; Controlar as quantidades existentes, em cada momento, dos produtos em armazm; Conhecer as quantidades de materiais ainda em armazm mas j comprometidas; Previsionar as entradas de novos materiais e produtos, ventiladas em quantidades e datas previstas.
117

Planear a entrega das encomendas aos clientes; Manter actualizada as previses de recepo de encomendas dos fornecedores; Analisar desvios entre as quantidades existentes e as que deveriam existir.

118

Gesto Administrativa de Stocks:


As tarefas descritas realizam-se atravs do preenchimento de: Guias de Entrada; Guias de Sada; Fichas de Armazm.

Gesto Econmica de Stocks:

Controlar o montante financeiro mobilizado em stocks; Controlar o custo de posse em armazm; Controlar os stocks obsoletos; Controlar a ruptura de Stocks. Racionalizar o aprovisionamento com o fim de minimizar o custo do produto sada do armazm.
120

119

20

Gesto Econmica de Stocks:


Baseia-se em: Previses de consumo em cada perodo; Prazos de aprovisionamento; Variaes de preos por nveis de encomenda; Custos de efectivao das encomendas; Custos de transporte; Custos de armazenagem; Custos provocados por rupturas de stocks.
121

Gesto Econmica de Stocks:


Com o fim de vigiar o nvel de stocks e determinar o momento ptimo da sua renovao, as empresas utilizam os seguintes instrumentos: Lote econmico de compra; Ponto de encomenda; Stock de segurana.

122

Lote Econmico de Compra

Lote Econmico de Compra

a quantidade a adquirir por encomenda, que minimiza o custo total de cada unidade armazenada.

A quantidade econmica de Encomenda (Qe) obtm-se pela expresso: Qe ou Le = 2xAxN Rxp

O lote econmico de compra, aquele onde o custo total da encomenda inferior, de acordo com a seguinte expresso:

123

124

Lote Econmico de Compra

Ponto de Encomenda
Para se calcular o ponto de encomenda necessrio conhecer:

CT = N x p +A x N + R x Qe x p Qe 2

CT Custo Total da Encomenda N- N. total de unidades encomendadas por ano; p preo de cada unidade; A Custo de efectivao de cada encomenda (Transporte+Gastos Admin.) Q n. de unidades de cada encomenda; R Percentagem do valor mdio investido em stocks (Custo de Posse)

O lote econmico de compra; Previso de Consumo; Prazo de aprovisionamento Previsto.

125

126

21

Ponto de Encomenda

Ponto de Encomenda

Exemplo:

Graficamente:
Qt. em Stock 6000 A Prazo de aprovisionamento

Supondo que: Lote econmico de compra: 6000 unidades; Previso consumo mensal: 4000 unidades; Prazo de Aprovisionamento Previsto: 15 dias

5000

4000

3000

2000

pe

pe

pe

1000

1 A

2 A

4 A

meses

127

Neste caso, o ponto de encomenda corresponde a 2000 unidades, isto , deve fazer-se nova encomenda quando o stock atingir este valor.

128

Stock de Segurana
O stock de segurana tem como objectivo minimizar a probabilidade de ruptura do stock. As rupturas acontecem quando: Os consumos reais so superiores ao previsto; Os prazos de aprovisionamento so mais dilatados que o previsto.

129

Previso de Vendas

A Previso das vendas pode ser feita de 2 formas: Anlise documental; Mtodos Matemticos.

130

Previso de Vendas Anlise Documental


Previso de Vendas Mtodos Matemticos

Registo de Encomendas; Registo de Facturas; Conta-Corrente de Clientes; Relatrios dos Vendedores; Publicaes de associaes industriais, comerciais e patronais, ou organismos pblicos.

Extrapolao: os acontecimentos iro ocorrer de acordo com a evoluo dos ltimos perodos; Covariao: Consiste em prever a evoluo de um acontecimento com base na de um outro que lhe complementar;

131

132

22

Objectivos do Mdulo

Funo de Distribuio

1.

2.

3.

Integrar a funo Comercial no contexto da empresa, para a prestao de um servio logstico de qualidade; Caracterizar as principais actividades de Distribuio, no mbito da Logstica Total Identificar padres de anlise e de desempenho inerentes funo de distribuio.
134

133

Funo Comercial
A Funo Comercial, ou de Vendas, tem como objectivos: a definio dos preos e condies de venda; a escolha dos canais de distribuio; a opo dos tipos de promoo de vendas.

A Funo Comercial assim responsvel pelo produto, desde a sada da fbrica at ao consumidor final.

135

136

A Funo Comercial procura respostas para as seguintes questes:

Que produtos distribuir?

A empresa deve conhecer as necessidades que os consumidores pretendem ver satisfeitas, para definir o produto (dimenso, peso, durao, utilizao, design, embalagem, etc.
137

Que preos praticar? Os preos formam-se no mercado pelo encontro dos interesses e aces dos consumidores e empresas vendedoras. Quais os circuitos de distribuio a utilizar? Devem escolher-se por forma a garantir que, com o menor custo, os produtos cheguem ao consumidor em boas condies, que seja garantida uma assistncia tcnica eficaz aps a venda, e que permitam a prospeco de novos clientes e aumento das vendas.
138

23

Como obter as respostas s questes anteriormente formuladas?

Quais as aces de promoo a desenvolver? Os produtos devem chegar ao consumidor ao longo dos canais de venda, atravs da publicidade ou da promoo de vendas.

Atravs de uma anlise de Mercado

139

140

A anlise de mercado permitir conhecer:

No que se refere aos consumidores:


Quem compra Definio dos consumidores O que compra Quais as necessidades a satisfazer Quanto compra Dimenso do mercado dos produtos Onde compra Definio dos canais de distribuio Como compra Quanto paga Definio do nvel de preos

No que se refere concorrncia:


Quem fabrica O que fabrica Quanto vende Como vende Definio da concorrncia Qualidade dos produtos concorrentes Potencial de distribuio Canais de distribuio Condies de venda Aces promocionais

141

142

Definio

Funo Financeira / Administrativa

Numa empresa a funo financeira tem como objectivo a anlise dos problemas financeiros da empresa, de modo a assegurar racionalmente os recursos monetrios que lhe so indispensveis.

143

144

24

Tarefas:

Ferramentas:
Balano

Determinar as necessidades de fundos da empresa; Obter recursos da forma mais rentvel; Aplicar os recursos; Controlar a aplicao dos recursos; Analisar a situao econmica e financeira da empresa.
145

de Gesto; Demonstrao da origem e da aplicao de fundos; Grficos e percentagens; Mtodo dos indicadores ou rcios;
146

Balano de Gesto

Demonstrao de Origem e da Aplicao dos Fundos

O balano um documento em que figuram, por um lado, o valor dos bens pertencentes empresa (Activo) e por outro as dvidas pelas quais tem de responder (Passivo) e a diferena entre os dois anteriores, que ser o Capital Prprio.

um mapa constitudo por duas partes: origens de fundos e aplicaes de fundos. So origens de fundos: aumentos de capital prprio, aumentos de passivo, diminuies do activo. So aplicaes de fundos: diminuies do capital prprio, diminuies do passivo, aumentos do activo.
148

147

Grficos e percentagens

Mtodo dos indicadores ou rcios

a comparao de balanos sucessivos em percentagens.

Rcio o quociente entre duas rubricas do balano.

Existem dois aspectos a estudar:


Estrutura Financeira Solvabilidade


150

149

25

Estrutura Financeira

Solvabilidade

Relativamente estrutura financeira, o factor que tem de se verificar que exista uma correspondncia entre os graus de liquidez das aplicaes de fundos e os graus de exigibilidade das fontes de financiamento.

Relativamente solvabilidade, o factor que tem de se verificar que exista a capacidade da empresa solver os seus compromissos. Isso ir verificar-se, em princpio, se o seu capital prprio for igual ou superior ao seu passivo.

151

152

Funo Planeamento

Funo Planeamento

O planeamento uma forma sistemtica de uma organizao poder controlar o futuro. Planear tomar decises antecipadamente de maneira formal e explcita. Um bom funcionamento da empresa comea por uma planificao correcta das actividades a desenvolver. uma funo crtica da empresa porque um erro grave de previso pode conduzir ao fim da empresa.
153 154

Funo Planeamento
Planeamento Estratgico
o processo de fixao das grandes orientaes da empresa e realizado pelos gestores de topo. A empresa no deve definir objectivos a curto ou a longo prazo sem 1 eleger uma estratgia global de actuao. Assim, o planeamento estratgico tem a ver com a forma como a empresa aplica os seus recursos para melhor se defender da concorrncia, tendo em ateno o ambiente em que se move.
155

Funo Planeamento
Planeamento Estratgico
Engloba uma definio do domnio competitivo da empresa e uma resposta as oportunidades e ameaas exteriores e as foras e fraquezas internas.

156

26

Funo Planeamento
Planeamento Operacional Traduz as orientaes estratgicas em programas aplicveis por todos os departamentos da organizao. Referem-se normalmente a partes ou aspectos particulares de uma empresa.

Funo Planeamento
Planeamento Operacional Procura responder a questes como: Porque que esta actividade tem que ser desenvolvida? Com que recursos deve ser executada? Onde deve ser feita? Quem a deve fazer? Como deve ser feita?
157 158

Funo Planeamento
Os elementos do planeamento: 1. Os objectivos 2. As aces 3. Os recursos 4. Implementao e controlo

Funo Planeamento
1. Os objectivos:
Os objectivos devem ser:
Realistas: possibilidade de ser atingido Motivantes: para haver empenho Mensurveis: deve haver uma forma de medir a concretizao Quantificveis: apresenta-lo em n, datas, com factos Datados: deve haver um prazo de concretizao Devem estar no papel: plano de aco Devem ser escalonados: por etapas, se for grande
159 160

Funo Planeamento
2. As aces As aces so os meios ou as actividades especficas para atingir os objectivos. importante ter em considerao os factores que podem afectar o alcance dos objectivos, delineando uma estratgia adequada.

Funo Planeamento
3. Os recursos Um plano deve especificar os tipos e quantidades requeridas, bem como potenciais fontes de afectao desses recursos. Os recursos so tambm, muitas vezes as restries aco.

161

162

27

Funo Planeamento
4. A Implementao e Controlo A implementao de um plano deve indicar a forma de desenvolvimento das aces planeadas. Inclui nomear colaboradores encarregados de por o plano em pratica e definir mecanismos de controle.

Funo Planeamento
FASES DO PLANEAMENTO ESTRATEGICO:
1 Definio da Misso 2 Definio dos objectivos 3 Analise do ambiente interno e da envolvente externa (SWOT) 4 Escolher as estratgias 5 Implementar a estratgia 6 Controlar a estratgia
164

163

Funo Planeamento
ANLISE DO AMBIENTE INTERNO E DA ENVOLVENTE EXTERNA (SWOT) Strenghts (foras) Weaknesses (fraquezas) Oportunities (oportunidades) Treaths (ameaas) As foras e fraquezas so do foro interno, as oportunidades e ameaas derivam do externo.
165

Anlise Interna
Na anlise da envolvente interna identificam-se os principais pontos fortes e pontos fracos da empresa. Importa analisar os seus recursos (humanos; tcnicos; financeiros; fsicos) e identificar as competncias que a tornam competitiva face aos concorrentes.

166

Anlise Interna
Recursos Financeiros: Capital prprio Capacidade de endividamento Capacidade de investimento Liquidez Recursos Tecnolgicos: Equipamento moderno Tecnologias de Informao / Comunicao Direitos de autor
167

Anlise Interna
Recursos Fsicos: Equipamento de produo Stocks Qualidade e Layout (estado) das instalaes Recursos Humanos: Formao, experincia dos colaboradores Flexibilidade Lealdade e comprometimento
168

28

Anlise Interna
Produtos / Servios: Qualidade Preos Stock Ps-venda Poltica de Marketing

Anlise Externa
Na envolvente externa so analisadas com detalhe as oportunidades e ameaas. Para tal analisamse os ambientes transaccional(clientes; fornecedores; concorrentes; distribuidores; etc.) e contextual (poltico legal; econmico; sciocultural; tecnolgico.)

169

170

Anlise Externa
Na envolvente transaccional: Compradores:

Anlise Externa
Fornecedores:

Tamanho e concentrao dos compradores em relao aos produtos Sensibilidade ao preo Grau de informao dos compradores

Quem so? Quantos so? Onde esto? Quais os preos que praticam?

171

172

Anlise Externa
Concorrentes:

Anlise Externa
Na envolvente contextual Factores Poltico Legais:

Concentrao Nmero Preos Diversidade dos concorrentes Diferenciao do produto dos concorrentes Causas de crescimento e possveis consequncias
173

Estabilidade Poltica Estrutura de Impostos Legislao Laboral Poder dos sindicatos Poltica de subsdios
174

29

Anlise Externa
Factores Econmicos:

Anlise Externa
Factores Scio-culturais:

Taxa de juro Taxa de inflao Emprego Estabilidade / Recesso

Idade da populao Atitudes Estilos de vida

175

176

Anlise Externa
Factores Tecnolgicos:

Estratgias
Existem, segundo Porter, 3 estratgias:

Infra-estruturas Redes de comunicao

Liderana pelo preo Diferenciao Enfoque

177

178

Estratgias
Liderana pelo preo A empresa trabalha para alcanar o mnimo dos custos de produo e distribuio para praticar preos de venda mais baixos do que a concorrncia e conquistar mais clientes.

Estratgias
Diferenciao A empresa concentra-se em ter um desempenho superior numa determinada rea, por ex.: Qualidade do produto ou Servio, Tecnologia de ponta, etc.

179

180

30

Estratgias
Enfoque Neste caso a empresa concentra-se num ou mais segmentos de mercado restritos e tenta conhecer o melhor possvel o seu alvo.

181

31

Anda mungkin juga menyukai