Anda di halaman 1dari 68

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Educao e Sade Programa de Vestibular Solidrio (PVS) Disciplina: Qumica Orgnica Voluntrio:

Anderson Angel Vieira Pinheiro E-mail: anderson_avp@hotmail.com

Petrleo e o Carvo Mineral

Aula 05
1

Introduo
O petrleo um dos recursos naturais de que a nossa sociedade mais depende; Isso fcil de entender quando vemos a grande variedade de produtos derivados do petrleo, como:
Gs de cozinha, gasolina, leo diesel, lubrificantes, parafinas, asfalto, medicamentos, inseticidas, fertilizantes, plsticos, corantes e muitos outros produtos que trouxeram conforto para a nossa vida cotidiana e possibilitaram a construo da sociedade tal como a conhecemos hoje.

Pense!
A base de sustentao do mundo moderno, sob vrios aspectos, est no petrleo; por isso, nos tornamos dependentes dele. Mas, quando o petrleo acabar?

Faa uma sntese com suas palavras sobre o tema acima citado e traga na prxima aula!
3

Abordagem Terica
Os principais combustveis fsseis so: - O petrleo; - O gs natural; - A hulha; - Xisto betuminoso. Dentre eles, o mais importante atualmente o petrleo.
4

Abordagem Terica

Hulha

Xisto

Abordagem Terica
Cerca de 90% dos materiais obtidos a partir da refinao do petrleo so queimados para obter energia para meios de transporte, aquecimento industrial e domstico, produo de eletricidade e iluminao. Os outros 10% so usados como matriaprima para a produo de plsticos, borrachas sintticas, fibras, fertilizantes e muitos outros produtos.
6

Abordagem Terica
O petrleo um lquido escuro, oleoso, formado por milhares de compostos orgnicos, com predominncia de hidrocarbonetos.
7

Abordagem Terica
O petrleo costuma ser dividido em tipos ou bases: - Base Parafnica; - Base Asfltica; - Base Naftalnica; - Base Aromtica. No Brasil h a predominncia do petrleo de base parafnica.

Abordagem Terica
Base Parafnica: quando predominam (at 90%) os alcanos. a de maior predominncia no Brasil.

Base Asfltica: quando predominam os hidrocarbonetos de massa molecular elevada (que produzem asfalto);

Abordagem Terica
Base Naftalnica: quando, alm de alcanos, h at 15% ou 20% de cicloalcanos (chamados de hidrocarbonetos naftalnicos);

Base Aromtica: quando, alm de alcanos, h at 25% a 30% de hidrocarbonetos aromticos.

10

Formao das Bacias Petrolferas


O petrleo formou-se na Terra h milhes de anos, e resultou da transformao de fsseis de pequenos animais e vegetais que foram soterrados e submetidos a ao de microorganismos, do calor e de presses elevadas ao longo do tempo.

11

Formao das Bacias Petrolferas


Os pequenos animais marinhos e as vegetaes tpicas de regies alagadias, depois de mortos, se misturam terra lamacenta destas regies, formando camadas de material orgnico.

12

Formao das Bacias Petrolferas


Ao longo de milhes de anos, essas camadas foram sendo comprimidas pelas rochas que se depositaram acima delas e o material orgnico foi sendo lentamente decomposto, transformando-se finalmente em petrleo e gs de petrleo, que se formam juntos.

13

Formao das Bacias Petrolferas


A palavra petrleo significa leo de pedra. As rochas formadas desta maneira so denominadas rochas sedimentares. Algumas delas, por serem porosas, permitem a passagem tanto do petrleo como do gs natural; estes, ao encontrarem rochas impermeveis, se acumulam numa dada regio formando um bolso ou bacia. Por isso, o petrleo encontrado nas Bacias Sedimentares.
14

Formao das Bacias Petrolferas


As jazidas de petrleo, tanto em terra como no mar, obedecem normalmente ao esquema a seguir:

15

Formao das Bacias Petrolferas


O mapa abaixo mostra as principais bacias sedimentares brasileiras, que so as regies com maiores probabilidades de ocorrncia de petrleo ou gs natural.

16

Formao das Bacias Petrolferas


Atualmente, no Brasil, a maior parte do petrleo est sendo retirada de jazidas, sob o mar, principalmente na chamada Bacia de Campos, no estado do Rio de Janeiro. O petrleo, depois de retirado pelo homem das bacias, no pode ser substitudo, ou seja, ele um recurso natural no-renovvel.

17

Formao das Bacias Petrolferas


Dessa maneira, muito importante que o ser humano aprenda a us-lo da melhor maneira possvel, a fim de que possua usufruir dele por um maior perodo de tempo. Teoricamente, o petrleo pode ser encontrado em bacias sedimentares, mas isso nem sempre acontece porque h outros fatores determinantes para a existncia do petrleo.
18

Explorao do Petrleo
A existncia de depsitos de petrleo com interesse comercial depende de vrios fatores: - Rochas sedimentares no subsolo; - Rochas que contenham a matria-prima do petrleo; - Rochas impermeveis com espaos vazios.

19

Explorao do Petrleo
Os tcnicos e gelogos seguem estas evidncias quando esto procura do petrleo. As maiores jazidas so encontradas, normalmente, em locais onde, no passado geolgico, ocorreram dobramentos do subsolo, que deram origem s cavidades que acumulam o petrleo.
20

Explorao do Petrleo
A procura feita a partir: - Estudos do relevo da regio; - Estudos geolgicos da superfcie; - Estudos de processos geofsicos que fazem uma radiografia do subsolo, com o auxlio de avies e de satlites.

21

Explorao do Petrleo
A perfurao em funo do tipo de solo programada para profundidades que variam de 800 a 5.000 metros e feita com o auxlio de brocas de tungstnio ou diamante para rochas muito duras, ou brocas de dentes ou lminas para rochas menos resistente.

22

Explorao do Petrleo
Quando a perfurao feita no mar, na chamada Plataforma Continental, utilizam-se plataformas de ao ou navios-sonda. Essas plataformas dispem de 3 ou mais pernas que se apiam no fundo do mar; atingem 150 metros (um prdio de 50 andares) ou mais de comprimento e sua altura pode ser regulada por complexos sistemas eltricos e hidrulicos, podendo ser rebocadas e colocadas na posio adequada.
23

Explorao do Petrleo

24

Explorao do Petrleo
Embora as perfuraes no mar apresentem um custo 4 vezes maior que as feitas em terra, no Brasil elas tornam-se interessantes economicamente porque os poos martimos produzem muito mais que os terrestres. Qual o motivo?

25

O transporte e o refinamento
Aps a extrao do petrleo, o transporte se d por oleodutos at os pontos de embarque. Grandes navios petrolferos do sequncia ao transporte at os terminais martimos a que se destinam, onde novamente, atravs de oleodutos, o petrleo bombeado at o seu destino final: as refinarias.

26

O transporte e o refinamento

27

O transporte e o refinamento
Nas refinarias, ocorre a separao dos constituintes do petrleo, atravs de vrios processos, como a Destilao Fracionada.

28

O transporte e o refinamento
Como o petrleo uma mistura de milhares de hidrocarbonetos cujos pontos de ebulio esto muito prximos, seria impossvel separ-los um a um; ento a separao feita em grupos de hidrocarbonetos, chamados fraes do petrleo. Cada frao do petrleo ainda uma mistura de hidrocarbonetos formada por um nmero menor de substncias, e sua separao s possvel porque as fraes apresentam diferentes faixas de pontos de ebulio.
29

O transporte e o refinamento

30

O transporte e o refinamento
Inicialmente o petrleo aquecido em um forno, sendo parcialmente vaporizado, e direcionado para uma coluna de fracionamento provida de vrias bandejas. A temperatura da coluna varia com a altura, sendo que no topo encontra-se a menor temperatura.

31

O transporte e o refinamento
Na verdade, impossvel separar de uma maneira eficiente as fraes a primeira vez em que este processo efetuado, por isso ele deve ser repetido. O petrleo uma importante fonte de combustveis e de matria-prima para a indstria. No esquema do prximo slide, aparecem alguns dos muitos produtos, usados no cotidiano, que podem ser obtidos do petrleo.
32

O transporte e o refinamento
Gs de cozinha Gasolina Combustvel para aviao Solvente para colas e tintas Querosene leo diesel leo lubrificante Parafina Asfalto Plstico, isopor, garrafas Essncia para perfumes Corantes (tecidos, fotografias) Detergentes Medicamentos Inseticidas Fertilizantes Explosivos Muitos outros.
33

Craqueamento cataltico
Para atender ao grande consumo de gasolina, as refinarias processam muito petrleo e, em consequncia, sobra leo.

No haveria algum meio de transformar o excesso de leo em mais gasolina?

34

Craqueamento cataltico
A resposta sim, bastando quebrar, por exemplo, uma molcula de leo com 16 tomos de carbono em 2 molculas com 8, que correspondem gasolina. Esse processo chamado de Pirlise ou Craqueamento (Cracking) e executado m outra coluna, consistindo na quebra de molculas de cadeias longas para a obteno de molculas menores.
35

Craqueamento cataltico
O craqueamento possibilitam um aproveitamento quase integral do petrleo, propiciando uma economia expressiva e permitindo a obteno de maiores quantidades de GLP (gs liquefeito de petrleo), gasolina e outros produtos qumicos que sero transformados em uma infinidade de produtos presentes e indispensveis ao nosso dia-a-dia.
36

Craqueamento cataltico
Dependendo da regio onde o petrleo se formou, ele pode apresentar diferentes hidrocarbonetos em porcentagens diferentes na sua composio. O petrleo brasileiro de Base Parafnica, enquanto o petrleo extrado no Oriente Mdio apresenta Base Aromtica. A quantidade obtida de cada tipo de derivado de petrleo depende de sua origem, dos recursos da refinaria e das necessidades do mercado consumidor em cada momento.
37

Craqueamento cataltico

38

Pr-sal

39

Pr-sal
O pr-sal considerado uma grande bacia petrolfera, sem que se saiba exatamente se um conjunto de enormes campos petrolferos independentes, mas prximos, ou um nico campo petrolfero gigantesco. Avalia-se que tenha entre 70 e 100 bilhes de barris (1 barril tem 158,9 litros) equivalentes de petrleo e gs natural mineral. Os gelogos mais otimistas falam em at 200 bilhes ou 300 de barris caso seja formado por um nico campo ou se a sua extenso for ainda maior do que a rea j mapeada.
40

Pr-sal
O petrleo da camada pr-sal mais leve do que o petrleo encontrado no restante do Brasil, como o petrleo da Bacia de Campos, geralmente considerado petrleo pesado. Assim, o petrleo leve, como leo da camada pr-sal, estratgico para o Brasil, pois: (I) mais fcil de ser refinado, produzindo uma porcentagem maior de derivados finos; (II) tem menos enxofre, poluindo menos quando refinado; (III) portanto, comercializado por um valor maior no mercado internacional.
41

Pr-sal

Faa uso do seu pensamento crtico!

42

Pr-sal
Os produtos derivados de petrleo com maior valor agregado no so necessariamente os combustveis, mas sim os outros produtos durveis e semi-durveis resultantes do refino de petrleo. Os subprodutos do petrleo incluem desde produtos inflamveis, solventes, fertilizantes, agrotxicos, produtos farmacuticos, materiais sintticos, tintas,, solventes, detergentes, vernizes, borracha sinttica e plsticos (polmeros), dos quais se destacam os policarbonatos, poliuretanos, polipropileno, PVC, PET.
43

Pr-sal
A descoberta de gigantescas reservas de petrleo na camada pr-sal do litoral brasileiro, simplesmente pode atrair a cobia internacional sobre as riquezas brasileiras em uma escala como nunca se viu antes. H projees que falam em mais de 100 bilhes de barris de petrleo no pr-sal, o que significa algo como um Kuwait ou um Iraque no nosso litoral. Por si s, isto j seria suficiente para modificar a geopoltica do Atlntico Sul.

44

Pr-sal
No difcil imaginar o que poder acontecer se novas descobertas deste tipo, forem feitas em formaes geolgicas semelhantes ao nosso pr-sal (bacias petrolferas abaixo de camadas de rochas salinas), em outros locais do Atlntico Sul, tanto no litoral da Amrica do Sul, como da frica.

45

Mapa do pr-sal

46

Gs natural
Denomina-se Gs natural a mistura de gases aprisionado em bolses no subsolo de algumas regies. Geralmente aparece junto com o petrleo, evidenciando a origem comum de ambos, ou seja, a partir de restos de antigos organismos marinhos.

47

Gs natural

48

Gs natural
Embora a sua composio seja bastante varivel, dependendo do local onde encontrado, o constituinte principal sempre o metano (CH4). Outros componentes so o etano (C2H6), o propano (C3H8) e, geralmente em quantidades menores, o butano (C4H10), alm do dixido de carbono (CO2), do sulfeto de hidrognio (H2S), do nitrognio (N2), etc.
49

Gs natural
A principal aplicao do gs natural como combustvel. Para as indstrias, ele apresenta algumas vantagens em relao ao carvo e ao leo combustvel: seu transporte bem mais simples e sua combusto no deixa resduos em fornos e cadeias.

50

Gs natural
No Brasil, vem sendo usado em pequena escala em alguns veculos motorizados, tais como txis e nibus. Comercialmente, conhecido como GNV Gs Natural Veicular.

51

Gs natural
O metano, alm de ser o principal componente do gs natural, aparece ainda em minas de carvo, onde juntando-se com o ar, d origem a uma mistura explosiva denominada GRISU. Tambm ocorre nos pntanos (da seu nome gs dos pntanos) devido ao apodrecimento dos vegetais.
52

Gs natural
O gs natural no deve ser confundido com o gs de bujo, que usado em foges domsticos. Este, que tambm denominado GLP, formado principalmente por propano e butano.

53

O carvo mineral
H milhares de anos grandes florestas cobriam boa parte da Terra. Quando estas gigantescas plantas, morreram, formaram uma massa contendo, sobretudo, madeira. Sobre essa massa, novas plantas cresceram, morreram e foram cobertas por lama e areia. O calor e a presso provocaram transformaes nessa massa, originando o carvo mineral.
54

O carvo mineral
Na madeira existem substncias contendo vrios elementos qumicos, principalmente o carbono, o oxignio e o hidrognio. Nas alteraes sofridas pela madeira, ocorreu a formao de substncias volteis (CH4, CO2, H2O, etc) que, ao serem eliminadas, foram originando um depsito cada vez mais rico em carbono (carvo) e mais pobre em outros elementos.
55

O carvo mineral
Esse processo chamado de carbonizao, e em seus diversos estgios o depsito recebe diferentes nomes de acordo com o teor de carbono.

56

O carvo mineral
Na natureza encontramos depsitos em todos esses estgios, dependendo de sua idade geolgica. So chamados, de um modo geral, de carvo-de-pedra ou carvo mineral.

57

O carvo mineral
Alm de ser utilizado como combustvel, o carvo uma importante fonte de substncias orgnicas, utilizadas em indstrias qumicas. A obteno dessas substncias feita aquecendo-se o carvo na ausncia do oxignio. Essa operao chamada de Destilao Seca ou Pirlise.
58

Pirlise

59

Destilao seca
A hulha uma variedade de carvo mineral que apresenta aproximadamente 80% de carbono e possui um grande interesse industrial. Isso ocorre porque, com o aquecimento da hulha, entre 1000C e 1.300C, so obtidas 3 fraes importantes a frao gasosa, a frao lquida e a frao slida.
60

Destilao seca: Frao gasosa


Essa mistura recebe o nome de gs de iluminao porque foi usada antigamente na iluminao de ruas (lampies a gs) e atualmente usada como combustvel domstico e tambm na indstria.

61

Destilao seca: Frao lquida


Esta frao formada por 2 fases guas amonacos e alcatro da hulha.
a) guas amoniacais: fase clara, menos densa que a gua; rica em NH3 (amnia), que empregada na preparao de cido ntrico e produo de fertilizantes. b) Alcatro da hulha: fase escura e mais densa que a gua. Constitui a mais importante fonte natural de compostos aromticos. Exemplos benzeno, tolueno, xileno, fenol, naftaleno, cresis, antraceno, piche, etc.
62

Destilao seca: Frao slida


Resduo slido da destilao, denominado carvo coque. Esse carvo consistente, poroso e bastante utilizado na siderrgica para a produo de ferro e ao e na produo de gasolina sinttica.

63

O carvo mineral
A madeira, quando submetida destilao seca, d origem a 3 fraes: - Gasosa; - Lquida; - Slida. Dessas fraes, a frao slida um carvo denominado carvo vegetal.

64

O carvo mineral
O carvo mineral poroso, menos denso que a gua e menos consistente que o carvo coque. E empregado como adsorvente na recuperao de solventes industriais (da gasolina) e na clarificao de leos comestveis, de acar, etc. Tambm usado nos fins de semana para assar aquele churrasco!
ADSORO: adeso superficial ou penetrao superficial de um gs ou de um lquido e um slido.
65

O carvo animal
Obtido da destilao seca (calcinao) de ossos e tambm empregado como adsorvente e na recuperao de solventes industriais e na clarificao de leos.

66

Negro de Fumo
Chamamos de negro de fumo o carvo constitudo por carbono em p, finamente dividido. Ele uma das variedades mais puras de carvo (99% em carbono). Sendo utilizado como pigmento na fabricao de tintas para a imprensa, de pomadas de calados (graxa de sapato), na fabricao de pneus, etc. E o p que encontramos no cano de escape dos automveis.
67

Obrigado!
Agora s estudar!

68

Anda mungkin juga menyukai