Anda di halaman 1dari 16

UNIO ESTVEL:

o convvio como se fossem marido e mulher APESAR DE NO SEREM LIGADOS PELO MATRIMNIO. RECONHECIDA como entidade familiar a convivncia duradoura pblica e contnua, de um homem e uma mulher, estabelecida com objetivo de constituio de famlia. D-se, tambm, o nome de CONCUBINATO.

Obs.:

A palavra concubina foi substituda por convivente. Regulada pelas Leis 8.971/94 e 9278/96.

Caractersticas: a) ALIMENTOS: a convivente tem direito a alimentos, provada a necessidade, enquanto no constituir nova unio;

b) PARTILHA:

os bens mveis e imveis adquiridos por um ou por ambos os conviventes, na constncia da unio estvel e a ttulo oneroso, so considerados fruto do trabalho e da colaborao, passando a PERTENCER A AMBAS, em condomnio e em partes iguais, SALVO ESTIPULAO CONTRRIA EM CONTRATO ESCRITO. A disposio no se aplica se a aquisio patrimonial ocorrer com o produto de bens adquiridos anteriormente ao incio da unio A administrao do patrimnio COMPETE A AMBOS, salvo estipulao em contrato escrito

c) SUCESSO:

na falta de descendentes e de ascendentes, o CONVIVENTE sobrevivente ter direito totalidade da herana, tendo, portanto, vocao hereditria igual ao cnjuge,

d) USUFRUTO:

o convivente sobrevivente tem direito ao usufruto de dos bens deixados pelo outro, se houver filho do de cujus ou comum ou de , se no houver filhos, enquanto no constituir nova unio (semelhante ao cnjuge),

e) DIREITO REAL DE HABITAO: ter direito de habitao enquanto viver ou no constituir nova unio ou casamento, relativamente ao imvel destinado residncia da famlia (semelhante ao cnjuge), f) ADOO: CONVIVENTES podem adotar em conjunto, como se fossem casados;

g) a CONVIVENTE pode assumir o sobrenome do companheiro. j) os CONVIVENTES podem ser dependentes um do outro junto a Previdncia Social.

. FILIAO RELAES DE FAMLIA formas:

a pessoa se relaciona a uma famlia de trs

a) VNCULO DE PARENTESCO:

a relao das pessoas vinculadas pelo sangue a um mesmo tronco ancestral;

b) VNCULO CONJUGAL: c) VNCULO DA AFINIDADE:

o elo entre marido e mulher; a relao que liga uma pessoa aos parentes do cnjuge Ex. na linha reta: sogro, genro, padrasto, enteado e na linha colateral: cunhado a AFINIDADE DA LINHA RETA NO SE EXTINGUE COM A DISSOLUO DO CASAMENTO.

Parentesco LEGTIMO: ILEGTIMO: NATURAL: CIVIL: EM LINHA RETA: procede do casamento; no procede do casamento; resulta da consanginidade; resulta da adoo; so as pessoas que esto umas para as outras na relao de ascendentes e descendentes; transversal so pessoas que provm de um s tronco, at o 6 grau, sem descenderem uma da outra (Ex. irmo, tio, sobrinho, primo, etc).

EM LINHA COLATERAL:

IRMOS podem ser: a) germanos: bilaterais filhos do mesmo pai e mesma me ou

b) unilaterais:

que se divide em consangneo mesmo pai, mes diversas e uterinos mesma me, pais diversos.

GRAUS DE PARENTESCO:

contam-se na linha reta os graus de parentesco pelo nmero de geraes e, na colateral, tambm pelo nmero delas, subindo, porm, de um dos parentes at o ascendente comum, e descendo, depois, at encontrar o outro parente.

FILIAO :

A CF aboliu todas as distines entre filhos, ficando proibidas as classificaes discriminatrias, sejam havidos ou no do casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes. pode ser feito a qualquer tempo, quer sejam havidos dentro ou fora do casamento, independente do estado civil de quem os reconhece.

RECONHECIMENTO DOS FILHO:

o Reconhecimento dar-se- atravs de: a) b) c) d) e) registro de nascimento, escritura pblica, escrito particular, testamento, verbalmente perante o juiz casamento.

- no podendo ser feito em ato de

O reconhecimento consentimento.

do

filho

maior

depende

do

seu

11.1. INVESTIGAO DE PATERNIDADE Filho registrado s no nome da me: deve o oficial do Registro enviar ao juiz dados sobre o suposto pai, se houver, para verificao extraoficial do assunto.

a) O Juiz ouvir a me e o suposto pai, independentemente do seu estado civil. Se este confirmar a paternidade, ser lavrado TERMO DE RECONHECIMENTO.

b) Se o suposto pai no atender em 30 dias notificao judicial ou negar a alegada paternidade, o juiz remeter os autos ao MP, para que intente, havendo base, a AO DE INVESTIGAO DE PATERNIDADE em cuja sentena se dispor tambm sobre alimentos.

ADOO temos dois sistemas de adoo: a) regido pelo ECA Lei 8.069/90: para adoo de menores at 18 anos, na data do pedido, ou mais, se j estiverem sob guarda ou tutela dos adotantes. A adoo determinada por sentena judicial, IRREVOGVEL, no se restabelecendo pela morte do adotante. Exclui qualquer vnculo com os pais biolgicos, salvo impedimento matrimonial. Pode adotar os maiores de 21 anos e que sejam 16 anos mais velhos que o ADOTADO. No se admite adoo feita por ascendente ou irmo. continua em vigor na parte no abrangida pelo ECA, ou seja, aplicvel quando o adotado maior de 18 anos. feita por escritura pblica, precisa do consentimento do adotante e pode ser dissolvido o vnculo um ano aps a maioridade do adotado. Pode adotar os maiores de 30 anos, que sejam 16 anos mais velhos que o adotado e que seja casado a mais de cinco anos.

b) regido pelo Cdigo Civil:

11.2. PTRIO PODER, TUTELA, CURATELA, AUSNCIA PTRIO PODER

UMA SOMA DE DIREITOS E OBRIGAES instituda para a proteo dos filhos. Durante o casamento compete o ptrio poder ao pai e a me em conjunto, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordncia, recorrer autoridade judiciria competente para soluo da divergncia.

TUTELA -

so postos sob TUTELA os menores cujos pais faleceram, foram declarados ausentes, foram destitudos ou suspensos do PTRIO PODER.

A tutela um encargo, devendo o interessado oferecer garantias (salvo se forem exguos ou inexistentes os bens do tutelado) e prestar contas de sua gesto.

Poder ser: a) legtima: b) testamentria: recair sobre parentes consangneos do menor; quando o tutor for nomeado pelos pais, em disposio de ltima vontade recair em pessoa estranha famlia do menor, nomeada pelo juiz.

c) dativo:

PROTUTOR:

pessoa que, sem ter sido nomeada para tanto, cuida dos interesses de um menor; chamada de tutela irregular, uma verdadeira gesto de negcios;

CURATELA

curador o nomeado para defender certos interesses, ou para assistir ou representar determinadas pessoas, regendo-lhes a vida e os bens, OU s os bens.

A responsabilidade do curador IDNTICA a do tutor.

O tutor s nomeado para menores, e o curador, em regra, nomeado para maiores incapazes e para a proteo de certos interesses. Ex:. para loucos, nascituros, prdigos, ausentes, herana jacente, para vnculo matrimonial.

AUSNCIA

considera-se AUSENTE a pessoa que desaparece de seu domiclio, sem deixar representante ou procurador, no havendo dela notcias.

Etapas a) curatela do ausente: faz-se a arrecadao judicial dos bens deixados, com nomeao de um curador, publica-se editais durante um ano, reproduzidos de dois em dois meses;

b) sucesso provisria:

entra os herdeiros na posse dos bens, se prestarem garantia pignoratcia ou hipotecria de DEVOLUO INTEGRAL em caso de retorno do ausente, 10 anos aps a abertura da SUCESSO PROVISRIA (ou 5 anos das ltimas notcias, se o ausente contar com mais de 80 anos)

c) sucesso definitiva:

com o cancelamento das caues prestadas.

Se o ausente regressar nos 10 anos seguintes sucesso definitiva, RECEBER ELE os bens no estado em que se acharem. Depois deste prazo no ter mais direito a nada. O CASAMENTO NO SE DISSOLVE PELA AUSNCIA, pois o CC no equipara totalmente a morte presumida com a morte real.

12. ECA - ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE

12.1. CONSIDERAES GERAIS CRIANA: ADOLESCENTE: a pessoa at 12 anos de idade incompletos aquela pessoa entre 12 e 18 anos de idade.

A criana e o adolescente GOZAM DE TODOS OS DIREITOS FUNDAMENTAIS inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral de que trata esta lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, em condies de liberdade e de dignidade. dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Pblico ASSEGURAR, com absoluta prioridade, a EFETIVAO DOS DIREITOS referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria.

12.1. DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS 12.1.1. Do Direito Vida e Sade A criana e o adolescente tm DIREITO A PROTEO VIDA E SADE, mediante a efetivao de polticas sociais pblicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condies dignas de existncia. assegurado atendimento mdico criana e ao adolescente, atravs do Sistema nico de Sade, garantido o acesso universal e igualitrio s aes e servios para promoo, proteo e recuperao da sade.

A criana e o adolescente portadores de deficincia recebero atendimento especializado.

Os casos de suspeita ou confirmao de maus-tratos contra criana ou adolescente SERO OBRIGATORIAMENTE COMUNICADOS ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuzo de outras providncias legais.

12.1.2. Do Direito Liberdade, ao Respeito e Dignidade A criana e o adolescente TM DIREITO LIBERDADE, AO RESPEITO E DIGNIDADE como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituio e nas leis.

12.1.3. Do Direito Convivncia Familiar e Comunitria Disposies Gerais Toda criana ou adolescente TEM DIREITO A SER CRIADO E EDUCADO no seio da sua famlia e, excepcionalmente, em famlia substituta, assegurada a convivncia familiar e comunitria, em ambiente livre da presena de pessoas dependentes de substncias entorpecentes.

Os filhos, havidos ou no da relao do casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao. O PTRIO PODER ser exercido, em igualdade de condies, pelo pai e pela me, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordncia, recorrer autoridade judiciria competente para a soluo da divergncia.

A falta ou a carncia de recursos materiais NO CONSTITUI MOTIVO SUFICIENTE para a perda ou a suspenso do PTRIO PODER.

A perda e a suspenso do PTRIO PODER sero decretadas judicialmente, em procedimento contraditrio, nos casos previstos na legislao civil, bem como na hiptese de descumprimento injustificado dos deveres e obrigaes.

Da Famlia Natural Entende-se por FAMLIA NATURAL a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes. Os filhos havidos fora do casamento podero ser reconhecidos pelos pais, conjunta ou separadamente, no prprio termo de nascimento, por testamento, mediante escritura ou outro documento pblico, qualquer que seja a origem da filiao.

O reconhecimento do estado de filiao DIREITO PERSONALSSIMO, INDISPONVEL e IMPRESCRITVEL, podendo ser exercitado contra os pais ou seus herdeiros, sem qualquer restrio, observado o segredo de Justia.

Da Famlia Substituta A colocao em famlia substituta far-se- mediante guarda, tutela ou adoo, independentemente da situao jurdica da criana ou adolescente, nos termos da lei.

Na apreciao do pedido levar-se- em conta o grau de parentesco e a relao de afinidade ou de afetividade, a fim de evitar ou minorar as conseqncias decorrentes da medida. A colocao em famlia substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissvel na modalidade de adoo.

Da Guarda A guarda OBRIGA prestao de assistncia material, moral e educacional criana ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais.

Da Tutela A tutela ser deferida, nos termos da lei civil, a pessoa de at 21 anos incompletos.

O deferimento da tutela PRESSUPE A PRVIA DECRETAO da perda ou suspenso do ptrio poder e implica necessariamente o dever de guarda.

Da Adoo A adoo de criana e de adolescente reger-se- segundo o disposto nesta lei.


vedada a adoo por procurao. O adotando deve contar com, no mximo, 18 anos data do pedido, salvo se j estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes. A adoo ATRIBUI A CONDIO DE FILHO AO ADOTADO, com os mesmos direitos e deveres, INCLUSIVE SUCESSRIOS, desligando-o de qualquer vnculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais. recproco o direito sucessrio entre o adotado, seus descendentes, o adotante, seus ascendentes, descendentes e colaterais at o 4 grau, observada a ordem de vocao hereditria. os maiores de 21 anos, independentemente de estado

Podem adotar: civil.

No podem adotar: os ascendentes e os irmos do adotando.

O adotante h de ser, pelo menos, 16 anos mais velho do que o adotando.

A adoo DEPENDE DO CONSENTIMENTO dos pais ou do representante legal do adotando.

O consentimento SER DISPENSADO em relao criana ou adolescente cujos pais sejam desconhecidos ou tenham sido destitudos do ptrio poder.

Em se tratando de adotando maior de 12 anos de idade, ser tambm necessrio o seu consentimento.

A adoo ser procedida de estgio de convivncia com a criana ou adolescente,

A adoo PRODUZ SEUS EFEITOS a partir do trnsito em julgado da sentena, exceto na hiptese prevista no art. 42, 5, caso em que ter fora retroativa data do bito. A ADOO IRREVOGVEL. A morte dos adotantes NO RESTABELECE o ptrio poder dos pais naturais.

12.1.4. Do Direito Educao, Cultura, ao Esporte e ao Lazer A criana e o adolescente TM DIREITO EDUCAO, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exerccio da cidadania e qualificao para o trabalho;

dever do Estado ASSEGURAR criana e ao adolescente: Iensino fundamental, obrigatrio e gratuito, inclusive para os que a ele no tiveram acesso na idade prpria; II progressiva extenso da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino mdio; III atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, preferencialmente na rede regular de ensino; IV VV Iatendimento em creche e pr-escola s crianas de zero a seis anos de idade; acesso aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a capacidade de cada um; oferta de ensino noturno regular, adequado s condies do adolescente trabalhador;

VII - atendimento no ensino fundamental, atravs de programas suplementares de material didtico-escolar, transporte, alimentao e assistncia sade.

O ACESSO AO ENSINO OBRIGATRIO E GRATUITO DIREITO PBLICO SUBJETIVO. O no-oferecimento do ensino obrigatrio pelo Poder Pblico ou sua oferta irregular importa RESPONSABILIDADE DA AUTORIDADE COMPETENTE.

12.1.5. Do Direito Profissionalizao e Proteo no Trabalho proibido qualquer trabalho a menores de 14 anos de idade, SALVO na condio de aprendiz. Ao adolescente at 14 anos de idade so assegurados: BOLSA DE APRENDIZAGEM e os DIREITOS TRABALHISTAS E PREVIDENCIRIOS.

12.2. DA PREVENO

dever de todos PREVENIR A OCORRNCIA de ameaa ou violao dos direitos da criana e do adolescente. A criana e o adolescente tm direito a informao, cultura, lazer, esportes, diverses, espetculos e produtos e servios que respeitem sua condio peculiar de pessoa em desenvolvimento.

12.2.1. DA PREVENO ESPECIAL Da Informao Cultura, Lazer, Esportes, Diverses e Espetculos O Poder Pblico, atravs do rgo competente, REGULAR AS DIVERSES E ESPETCULOS PBLICOS, informando sobre: a natureza deles, as faixas etrias a que no se recomendem, locais e horrios em que sua apresentao se mostre inadequada.

Nenhum espetculo ser apresentado ou anunciado SEM AVISO DE SUA CLASSIFICAO, antes de sua transmisso, apresentao ou exibio.

Dos Produtos e Servios PROIBIDA A VENDA criana ou adolescente de:

III III IV -

armas, munies e explosivos; bebidas alcolicas; produtos cujos componentes possam causar dependncia fsica ou psquica ainda que por utilizao indevida; fogos de estampido e de artifcio, exceto aqueles que pelo seu reduzido potencial sejam incapazes de provocar qualquer dano fsico em caso de utilizao indevida; bilhetes lotricos e equivalentes.

PROIBIDA a hospedagem de criana ou adolescente em hotel, motel, penso ou estabelecimento congnere, SALVO se autorizado ou acompanhado pelos pais ou responsvel.

Da Autorizao para Viajar Nenhuma criana PODER VIAJAR PARA FORA DA COMARCA ONDE RESIDE, desacompanhada dos pais ou responsvel, SEM expressa autorizao judicial. Quando se tratar de viagem ao exterior, a AUTORIZAO DISPENSVEL, se a criana ou adolescente: I - estiver acompanhado de ambos os pais ou responsvel; II - viajar na companhia de um dos pais, AUTORIZADO EXPRESSAMENTE PELO OUTRO ATRAVS DE DOCUMENTO COM FIRMA RECONHECIDA.

Sem prvia e expressa autorizao judicial, nenhuma criana ou adolescente nascido em territrio nacional poder sair do Pas em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior.

12.3. DA POLTICA DE ATENDIMENTO A poltica de atendimento dos direitos da criana e do adolescente far-se- atravs de um conjunto articulado de aes governamentais e nogovernamentais, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

12.3.1. DAS ENTIDADES DE ATENDIMENTO As entidades de atendimentos so responsveis pela manuteno das prprias unidades, assim como pelo planejamento e execuo de programas de proteo e scio-educativos destinados a crianas e adolescentes, em regime de: III III orientao e apoio scio-familiar; apoio scio-educativo em meio aberto; colocao familiar;

IV VVI VII -

abrigo; liberdade assistida; semi-liberdade; internao.

12.3.2. DA FISCALIZAO DAS ENTIDADES As entidades governamentais e no-governamentais SERO fiscalizadas pelo Judicirio, pelo Ministrio Pblico e pelos Conselhos Tutelares.

12.4. DAS MEDIDAS DE PROTEO As MEDIDAS DE PROTEO criana e ao adolescente so aplicveis sempre que os direitos reconhecidos na lei (ECA) forem ameaados ou violados: III III por ao ou omisso da sociedade ou do Estado; por falta, omisso ou abuso dos pais ou responsvel; em razo de sua conduta.

12.4.1. DAS MEDIDAS ESPECFICAS DE PROTEO As medidas previstas PODERO SER APLICADAS cumulativamente, bem como substitudas a qualquer tempo.

isolada

ou

Na aplicao das medidas levar-se-o em conta as necessidades pedaggicas, preferindo-se aqueles que visem ao fortalecimento dos vnculos familiares e comunitrios.

A autoridade competente poder determinar, dentre outras, as seguintes medidas: encaminhamento aos pais ou responsvel, mediante, termo de responsabilidade; II orientao, apoio e acompanhamento temporrios; III - matrcula e freqncia obrigatrias em estabelecimento oficial de ensino fundamental; IV - incluso em programa comunitrio ou oficial de auxlio famlia, criana e ao adolescente; V - requisio de tratamento mdico, psicolgico ou psiquitrico, em regime hospitalar ou ambulatorial; VI incluso em programa oficial ou comunitrio de auxlio, orientao e tratamento a alcolatras e toxicmanos; VII - abrigo em entidade; VIII - colocao em famlia substituta. I-

O abrigo MEDIDA PROVISRIA E EXCEPCIONAL, utilizvel como forma de transio para a colocao em famlia substituta, no implicando privao de liberdade.

12.4.2. DA PRTICA DE ATO INFRACIONAL ATO INFRACIONAL: penal.

a conduta descrita como crime ou contraveno

So PENALMENTE INIMPUTVEIS os menores de 18 anos, sujeitos s medidas previstas nesta lei (ECA)

12.4.3 DOS DIREITOS INDIVIDUAIS DIREITO LIBERDADE: NENHUM ADOLESCENTE SER PRIVADO DE SUA LIBERDADE seno em flagrante de ato infracional ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciria competente.

A internao, antes da sentena, pode ser determinada pelo prazo mximo de 45 dias.

12.4.4. DAS GARANTIAS PROCESSUAIS Nenhum adolescente ser privado de sua liberdade SEM O DEVIDO PROCESSO LEGAL.

12.4.5. DAS MEDIDAS SCIO-EDUCATIVAS Verificada a prtica de ato infracional, a autoridade competente poder aplicar ao adolescente as seguintes medidas: III III IV VVI advertncia; obrigao de reparar o dano; prestao de servios comunidade; liberdade assistida; insero em regime de semi-liberdade; internao em estabelecimento educacional;

I. Da Advertncia:

A advertncia consistir em admoestao verbal, que ser reduzida a termo e assinada.

II. Da Obrigao de Reparar o Dano:

Em se tratando de ato infracional com reflexos patrimoniais, a autoridade poder determinar, se for o caso, que o adolescente restitua a coisa, promova o ressarcimento do dano, ou, por outra forma, compense o prejuzo da vtima.

III. Da Prestao de Servios Comunidade:

A prestao de servios comunitrios consiste na realizao de tarefas gratuitas de interesse geral, por perodo no excedente a 6 meses, JUNTO A entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congneres, bem como em programas comunitrios ou governamentais.

IV. Da Liberdade Assistida:

A liberdade assistida SER ADOTADA sempre que se afigurar a medida mais adequada para o fim de acompanhar, auxiliar e orientar o adolescente

V. Do Regime de Semi-liberdade:

O regime de semi-liberdade pode ser determinado desde o incio, ou como forma de transio para o meio aberto, possibilitada a realizao de atividades externas, independentemente de autorizao judicial.

VI. Da Internao:

A internao CONSTITUI MEDIDA PRIVATIVA DA LIBERDADE, sujeita aos princpios de BREVIDADE, EXCEPCIONALIDADE e RESPEITO CONDIO peculiar de pessoa em desenvolvimento.

Em nenhuma hiptese o PERODO MXIMO DE INTERNAO exceder a 3 anos.

Atingido o limite estabelecido (3 anos), o adolescente dever ser liberado, colocado em regime de semi-liberdade ou de liberdade assistida. A LIBERAO SER COMPULSRIA AOS 21 ANOS DE IDADE.

A medida de internao s poder ser aplicada quando: Itratar-se de ato infracional cometido mediante grave ameaa ou violncia a pessoa; por reiterao no cometimento de outras infraes

II graves; III - por descumprimento reiterado e injustificvel da medida anteriormente imposta.

12.5. DA REMISSO Antes de iniciado o procedimento judicial PARA APURAO DE ATO INFRACIONAL, o representante do Ministrio Pblico poder conceder a remisso, como forma de excluso do processo, atendendo s circunstncias e conseqncias do fato, ao contexto social, bem como personalidade do adolescente e sua maior ou menor participao no ato infracional.

12.6. DAS MEDIDAS PERTINENTES AOS PAIS OU RESPONSVEL Verificada a hiptese de maus-tratos, opresso ou abuso sexual IMPOSTOS PELOS PAIS OU RESPONSVEL, a autoridade judiciria poder determinar, como MEDIDA CAUTELAR, o AFASTAMENTO DO AGRESSOR DA MORADIA COMUM.

Anda mungkin juga menyukai